Paula Andrea Valenzuela da Silva

Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Potência pela Universidade Federal Fluminense (2009) e mestrado em Engenharia Elétrica na área de Sistemas de Energia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014). Trabalha desde 2009 na PSR Soluções e Consultoria em Energia onde é Diretora Técnica e gerente da equipe de regulação e atua em estudos regulatórios voltados para o setor elétrico brasileiro, estudos tarifários e de precificação de energia nos ambientes de contratação regulada e livre, análises de estratégias de suprimento para consumidores de energia e avaliações econômico-financeiras de empresas de geração, distribuição e transmissão.

Informações coletadas do Lattes em 27/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Elétrica

2011 - 2014

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Construção de um Mecanismo de Realocação de Energia para Renováveis com repartição de suas cotas baseada no Método do Benefício Marginal considerando a voltalidade da produção de seus participantes, Ano de Obtenção: 2014
Delberis Araujo Lima.Coorientador: Luiz Augusto Nóbrega Barroso. Palavras-chave: Mecanismo de Realocação de Energia; Teoria de Jogos Cooperativos; Medida de Risco; Fontes de Energia Renovável.

Graduação

2004 - 2009

Universidade Federal Fluminense
Título: Análise da viabilidade técnico-econômica da instalação de uma planta de cogeração
Orientador: Eric Serge Sanches

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Avaliação de Projetos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Estudo de Mercado.

Produções bibliográficas

  • GOMES, R. ; VALENZUELA, P. ; ALVARES, J. ; RODRIGUES, A. ; GOMES, A. ; BARROSO, L. ; CEBALLOS, C. . Assessing current practices in market design to enable e-mobility in Brazil. In: CIRED Porto Workshop 2022: Emobility and power distribution systems, 2022, Hybrid Conference. CIRED Porto Workshop 2022: E-mobility and power distribution systems, 2022. p. 1039.

  • VALENZUELA, P. ; LIMA, D. A. ; GRANVILLE, S. . A risk-constrained Energy Reallocation Mechanism for renewable sources with a Marginal Benefit approach. ELECTRIC POWER SYSTEMS RESEARCH , 2018.

  • VALENZUELA, P. ; LIMA, D. A. ; BARROSO, L. A. ; GRANVILLE, S. ; BEZERRA, B. ; PEREIRA, M. V. . Mecanismos de Realocação de Energia para renováveis: incorporando a voltalidade da produção de seus participantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VALENZUELA, P. ; LINO, P. R. ; SILVA, G. H. C. E. ; PEREZ, R. C. ; LIMA, D. A. ; FERREIRA, V. H. . Análise do impacto da resposta da demanda aos sinais econômicos das bandeiras tarifárias na operação eletroenergética de longo prazo no sistema interligado nacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LINO, P. R. ; VALENZUELA, P. ; FERREIRA, R. S. ; BARROSO, L. A. ; BEZERRA, B. ; PEREIRA, M. V. . Energy Tarriff and Demand Response in Brazil: an Analysis of Recent Proposals from the Regulator. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, B. ; BARROSO, L. A. ; PEREIRA, M. V. ; LINO, P. R. ; CAVALCANTI, R.G. ; VALENZUELA, P. . Equilíbrio entre Encargos Setoriais e a Segurança de Suprimento: Energia de Reserva ou POCP?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, R. S. ; BARROSO, L. A. ; CARVALHO, M.M. ; KELMAN, R. ; LINO, P. R. ; VALENZUELA, P. . The Role of Correlated Prices in Demand Response: a Robust Optimization Approach. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALENZUELA, P. . Experimentos práticos para o laboratório de medidas elétricas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VALENZUELA, P. . Apostila Didática de Medidas Elétricas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    PD-00063-3089/2023 DE3089 - Inserção Técnico-Comercial para Análise Tecnológica, de Viabilidade e Mercado, e de Aspectos Regulatórios de Hidrogênio produzido via Eletrólise", Descrição: O projeto considera 4 produtos principais: Metodologias para estudos no tema de hidrogênio; Desenho de mercado para o uso do H2 como energético no Brasil; Planta de Produção de H2 Verde com capacidade de 1 MW; Sistema de conversão de energia híbrido nacional com retificadores ativos com IGBT. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Andrea Valenzuela da Silva - Coordenador / Celso Dall'Orto - Integrante.

  • 2019 - Atual

    PD-00063-3056/2019 - Novos modelos regulatórios de remuneração para as distribuidoras do futuro: acomodando os recursos energéticos distribuídos., Descrição: Propor aprimoramentos na regulamentação vigente que incentivem novos modelos de remuneração das distribuidoras adequados à inevitável inserção dos Recursos Energéticos Distribuídos e com eles a possível criação das Plataformas Distribuídas para Serviços.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Andrea Valenzuela da Silva - Integrante / Rafael de Oliveira Gomes - Coordenador.

  • 2017 - 2022

    PD-0397-3026/2017 -, Descrição: PD-0397-3026/2017 - "Inserção de Sistema de Armazenamento em Configurações Múltiplas para Suporte à Geração Eólica". O projeto é parte da chamada estratégica de P&D da Aneel nº 021/2016, focada na aplicação de projetos piloto de sistemas de armazenamento de energia. O objetivo do projeto em questão é avaliar, dimensionar e aplicar Sistema de Armazenamento de Energia (SAE) em centrais eólicas, além de avaliar os benefícios do SAE na cadeia de fornecimento de energia elétrica. A possibilidade da redução de problemas técnicos com a utilização do armazenamento de energia é um item promissor para a operação de sistemas eólicos e, consequentemente, para o sistema elétrico como um todo. Além de permitir um suporte de tensão (resultando em redução nos problemas de nível de tensão em regime permanente, dinâmico e transitório), é possível implantar um SAE (ESS ? Energy Storage System, em inglês) para diminuir a variabilidade da produção eólica, ?suavizando? a potência gerada, assim como, o problema de ?rampa" (taxa de variação da produção de grande bloco de centrais eólicas). Os SAE também podem ser utilizados para o fornecimento de outros serviços, que podem otimizar a utilização dos recursos ou otimizar a receita dos investidores. Os resultados do projeto serão insumo para elaboração de propostas de normas técnicas, ajustes regulatórios e novos modelos de negócio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Andrea Valenzuela da Silva - Coordenador / Pedro André Carvalho Rosas - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Projeto de P&D Estratégico da Aneel nº 021/2016 ? ?Arranjos Técnicos e Comerciais para a Inserção de Sistemas de Armazenamento de Energia no Setor Elétrico Brasileiro?, Descrição: O objetivo desse projeto é avaliar, dimensionar e aplicar sistema de armazenamento de energia (ESS) em centrais eólicas, além de analisar os benefícios sistêmicos, considerando aumento de flexibilidade e confiabilidade do suprimento do sistema interligado como um todo. Para isso, serão realizadas simulações da operação hidrotérmica e o planejamento da expansão para diversos sistemas, considerando os ESS. Serão desenvolvidas metodologias para o dimensionamento e escolha do melhor local para a instalação do ESS dentro do parque eólico. Além disso, será estudada a atuação do ESS para a regulação e suavização da geração de energia, além do fornecimento de serviços ancilares, como regulação de tensão, frequência e melhoria da qualidade de fornecimento. Também serão analisados outros possíveis benefícios como o gerenciamento de energia e aumento da energia firme dos parques geradores que utilizam fontes renováveis intermitentes. Em relação aos ESS, serão realizados testes em ambiente controlado para avaliar o comportamento quanto à variação da temperatura, características elétricas e software, dentre outros. Os resultados do projeto serão insumo para elaboração de propostas de normas técnicas, ajustes regulatórios e novos modelos de negócio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Andrea Valenzuela da Silva - Coordenador / Wendell Teixeira - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Projeto P&D PD-0642-0002/2014 - Metodologia de Elaboração da Função de Custo do Déficit, Descrição: Desenvolvimento da metodologia de elaboração da função de custo do déficit de energia que captura sua relação direta com o custo da expansão do sistema elétrico, assim como a avaliação de eventos importantes para o setor elétrico, tal como o efeito do racionamento de energia elétrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Andrea Valenzuela da Silva - Integrante / Bernardo Bezerra - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • PSR Soluções e Consultoria em Energia. , Praia Botafogo, 370/1º andar, Botafogo, 22250040 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39062100, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

PSR Soluções e Consultoria em Energia

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Engenheira Eletricista, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2009

Lanxess Elastômeros do Brasil S.A.

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30