Marcos Vieira de Queiróz

Possui graduação e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto, com experiência na área de Retórica e Teoria da Argumentação e suas interfaces com outras disciplinas, como a Sociologia e a Epistemologia. Na graduação, desenvolveu projetos de pesquisas na área dos estudos discursivos, em específico a AD de orientação francesa e suas correlações com a teoria da argumentação. No mestrado, desenvolveu pesquisa que visava definir a teoria da argumentação (de Chaïm Perelman) como uma teoria dependente de uma concepção social da linguagem. No doutorado, persiste nesse objetivo, porém com um foco mais aprofundado: compreender a presença da interdisciplinariedade e da sofística na obra desse jurista filósofo. Trabalha como professor de redação e língua portuguesa nas redes pública e particular de Juiz de Fora/MG. Também presta serviço para a Associação de Proteção ao Jovem Aprendiz, ministrando aulas de redação e comunicação empresarial e de língua portuguesa (tópicos gerais). Além da atividade docente, revisa textos há seis anos, tarefa em que se empenha bastante, fazendo cursos e workshops para formação complementar. Nessa empreitada, já trabalhou para plataformas de ensino (como SAS e Redigir A+) preparando e revisando material didático e corrigindo redações.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Lingüística

2020 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: INTERDISCIPLINARIDADE E SOFÍSTICA NA NOVA RETÓRICA DE CHAÏM PERELMAN: UMA ANÁLISE DE SUAS FONTES MODERNAS,
Orientador: Fábio Fortes
Palavras-chave: interdisciplinariedade; nova retórica; sofística; linguística histórica.

Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem

2014 - 2016

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: ARGUMENTAÇÃO, DEFINIÇÃO E SOCIEDADE: o ethos e a construção social da realidade nos jornais de Mariana/MG durante as eleições municipais de 2012.,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: William Augusto Menezes
Coorientador: Ubiratan Garcia Vieira. Palavras-chave: Argumentação; Jornalismo; Retórica.

Graduação em Letras

2008 - 2013

Universidade Federal de Ouro Preto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

QUEIROZ, M. V. . II Jornada de pesquisa: discurso, linguagem e memória. 2013. (Outro).

QUEIROZ, M. V. . Projeto de relatoria do "Sou mais juventude". 2013. (Outro).

QUEIROZ, M. V. . Colóquio Internacional em homenagem a Jean Peytard: um precursor no campo da linguística discursiva. 2012. (Outro).

QUEIROZ, M. V. . III Seminário de Atividades Acadêmicas do Departamento de Letras da UFOP. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio Interdisciplinar Linguagem e Filosofia da UFJF. 2019. (Simpósio).

VI Encontro de Pós- Graduandos em Estudos Discursivos da USP?.Argumentação e Sociologia: a Nova Retórica e os âmbitos sociais da argumentação. 2014. (Encontro).

XXI Seminário de iniciação Científica da UFOP.Argumentação e representações da política durante as eleições municipais de Mariana no ano de 2012: ampliando uma metodologia de análise. 2013. (Seminário).

Cinema revolucionário Latino-Americano. 2012. (Oficina).

Colóqio Internacional em Homenagem a Jean Peytard: um precursor n no campo da linguística discursiva. 2012. (Outra).

Curtas Colombianos Comentados. 2012. (Oficina).

Elementos de Análise Semiótica Francesa - XII Semana de Letras - Pluralidade da Memória: leitura, tradução e práticas discursivas. 2012. (Oficina).

II Congresso Brasileiro de Retórica. O engendramento do ethos e do pathos através do logos. 2012. (Congresso).

Simpósio Meio século da teoria dos atos de fala - Austin e seus leitores. 2012. (Simpósio).

XII Semana de Letras - Pluralidade da Memória: leitura, tradução e práticas discursivas.Uma abordagem contextual: um contrato de comunicação de editoriais na teoria semiolinguística. 2012. (Encontro).

XX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.A argumentação no gênero editorial: uma metodologia de análise. 2012. (Seminário).

1ª Jornada de Pesquisa.Discurso, identidade e memória num discurso de posse eleitoral na cidade de Mariana/MG. 2011. (Seminário).

I Encontro de Estudos Bakhtinianos.Argumentação e responsividade na posse eleitoral. 2011. (Encontro).

IV Encontro Mineiro de Análise do Discurso.Relações entre a sofística e a análise do discurso: uma abordagem diferenciada. 2011. (Encontro).

IV Seminário de Atividades Acadêmicas.A sofística nos discursos atuais. 2011. (Seminário).

XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.A argumentação nos discursos sociais: por uma metodologia de análise. 2011. (Seminário).

II Colóquio Interinstitucional em Análise do Discurso. 2010. (Outra).

XI Semana de letras da UFOP.Contrato e estratégias argumentativas em um discurso de posse na cidade de Mariana/MG. 2010. (Simpósio).

3 Encontro Mineiro de Análise do Discurso. 2009. (Encontro).

II Encontro Memorial do ICHS. 2009. (Encontro).

X Encontro Nacional de Tradutores/IV Encontro Internacional de Tradutores.Carmina Drummondiana In Scena. 2009. (Encontro).

IX Simpósio Filosófico - Teológico. 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

William Augusto Menezes

MENEZES, W. A.; MENDES, P. H. A.; BRITTES, Juçara G.; GONCALVES, J. L. V. R.. Argumentação, definição e sociedade: o ethos e a construção social da realidade nos jornais de Mariana - MG. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

William Augusto Menezes

MENEZES, W. A.; MENDES, P. H. A.. Argumentação, definição e sociedade: o ethos e a construção da realidade nos jornais de Mariana durante as eleições municipais 2012. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Maysa de Pádua Teixeira Paulinelli

William Augusto Menezes; Paulo Henrique Aguiar Mendes; Juçara Gorsk Brittes;Maysa de Pádua Teixeira Paulinelli. Argumentação, definição e sociedade: o ethos e a construção social da realidade nos jornais de Mariana durante as eleições municipais de 2012. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

William Augusto Menezes

A argumentação no discurso midiático: identificação e definição na cobertura jornalística em Mariana durante o período eleitoral 2012; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: William Augusto Menezes;

Fábio da Silva Fortes

Interdisciplinaridade e sofística na Nova Retórica de Chaïm Perelman: uma análise de suas fontes modernas; Início: 2020; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Ubiratan Garcia Vieira

ARGUMENTAÇÃO, DEFINIÇÃO E SOCIEDADE: o ethos e a construção social da realidade nos jornais de Mariana/MG durante as eleições municipais de 2012; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Ubi Garcia Vieira;

Ubiratan Garcia Vieira

Argumentação e representações sociais da política durante as eleições municipais de Mariana no ano de 2012: ampliando uma metodologia de análise; 2012; Iniciação Científica - Fundação Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Ubi Garcia Vieira;

Melliandro Mendes Galinari

Estratégias Político-Argumentativas em Editoriais de Jornais da Cidade de Mariana (no interior do projeto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Letras (DELET)) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Melliandro Mendes Galinari;

Melliandro Mendes Galinari

Estratégias Argumentativas em Discursos de Posse da Cidade de Mariana (no interior do projeto "A Argumentação nos Discursos sociais: por uma metodologia de análise", PIBIC/CNPQ/UFOP); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Letras (DELET)) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Melliandro Mendes Galinari;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

QUEIROZ, M. V. ; VIEIRA, U. G. . Argumentação e representações sociais da política durante as eleições municipais de Mariana no ano de 2012: ampliando uma metodologia de análise. 2013. (Relatório de pesquisa).

QUEIROZ, M. V. ; GALINARI . A argumentação nos discursos sociais: por uma metodologia de análise. 2012. (Relatório de pesquisa).

QUEIROZ, M. V. ; GALINARI . A argumentação nos discursos sociais: por uma metodologia de análise. 2011. (Relatório de pesquisa).

QUEIROZ, M. V. . Carmina Drummondiana In Scena. 2009 (Peça de Teatro).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2013

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2016

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Cooperativa de Vestibulares

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de redação e língua portuguesa, Carga horária: 20

2015 - Atual

Colégio Cerqueira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de redação e língua portuguesa, Carga horária: 10

2019 - Atual

Associação de Proteção à Guarda Mirim de JF/MG

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de redação e língua portuguesa, Carga horária: 20

2019 - 2019

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa (PEB), Carga horária: 5