Marcia de Sousa Amorim
Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE (2009). Pós-graduação Lato Sensu em Enfermagem em Urgência e Emergência (2011) e Enfermagem em Saúde do Trabalhador (2011). Possui experiência no Ensino Superior, por meio de preceptoria de estágio curricular. Tem experiência profissional na área de Fundamentos de Assistência ao Paciente e Saúde Coletiva. Atualmente cursa a Pós-graduação Lato Sensu em Enfermagem Estética pelo Bio Cursos Pós-graduações (2022) e Residência em Harmonização Orofacial pelo Instituto Sharon (2023).
Informações coletadas do Lattes em 27/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Enfermagem do Trabalho
2010 - 2011
FACULDADE LITERATUS
Título: LER E DORT RELACIONADOS AO TRABALHO DA ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
Orientador: YEDA ARRUDA
Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência
2010 - 2011
FACULDADE LITERATUS
Título: QUEDAS E URGÊNCIA ORTOPÉDICA DO PACIENTE IDOSO:
Orientador: NOELI NEVES TOLEDO
Graduação em ENFERMAGEM
2005 - 2009
Centro Universitário do Norte
Título: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ESTRATEGIA SAUDE DA FAMILIA
Formação complementar
2022 - 2022
Letramento em saúde, Produção do Conhecimento eCuidado-centrado na populaçã. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Atenção Básica em Saúde.
Participação em eventos
XXIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO.. 2015. (Congresso).
CURSO DE ATCN " ADVANCED TRAUMA CARE FOR NURSES.. 2012. (Outra).
" V SIEN - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENFERMAFEM".. 2010. (Simpósio).
CURSO DE CÁLCULO E DILUIÇÂO DE MADICAMENTOS.. 2010. (Outra).
IV JORNADA DE IMUNIZAÇÂO. 2010. (Outra).
CURSO MULTIDISCIPLINAR DE ATUALIZAÇÂO EM PNEUMOLOGIA.. 2007. (Outra).
I ENCONTRO INTER-UNIVERSITÁRIO EM SAÚDE COLETIVA DO AMAZONAS.. 2007. (Seminário).
II CONGRESSO AMAZONENSE DE CARDIOLOGIA.. 2007. (Congresso).
III SEMANA DE ENFERMAGEM. 2007. (Seminário).
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO, RECUPERAÇÂO ANESTESICA E CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÂO. 2007. (Congresso).
II SEMANA DE ENFERMAGEM. 2006. (Seminário).
I SEMANA DE NUTRIÇÂO SOBRE O TEMA "NUTRIÇÂO FONTE DE VIDA.". 2005. (Seminário).
SEMINÁRIO DE ÉTICA E FORMAÇÂO PROFISSIONAL.. 2005. (Seminário).
CONGRESSO NORTE- NORDESTE DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA. 2004. (Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2010
Saúde de Vento e Popa, Descrição: A educação em saúde possibilita que ocorra a inclusão de políticas públicas e propostas de ensino que transformem a sociedade e traga melhoria da qualidade de vida. O projeto de extensão Saúde de Vento e Popa visou realizar ações educativas com vistas à promoção e proteção da saúde e prevenção de risco a agravos da comunidade que realiza a travessia do rio Negro por meio de balsas. Os procedimentos metodológicos consistiram na realização de ações educativas realizadas pelos acadêmicos do curso de Enfermagem do UNINORTE, junto aos docentes participantes do projeto, direcionadas à população que utilizavam as balsas como meio de locomoção, destacou ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e higiene ambiental. Os principais conteúdos foram: Câncer de Pele, Higiene Ambiental, Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Melittus do Tipo I e II, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Verminoses, Ginástica Laboral, e Higiene Corporal. O projeto foi desenvolvido, no período de outubro/2010 a dezembro/2010. As atividades educativas contribuíram de maneira significativa para a proposta de sensibilizar à comunidade quanto à promoção e proteção á saúde e prevenção de agravos a saúde. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcia de Sousa Amorim - Coordenador / Zilmar Augusto de Souza Filho - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2013
Centro Universitário do NorteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Preceptora, Carga horária: 40
Outras informações:
Preceptora de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Enfermagem, na área de Saúde Coletiva pela Estratégia de Saúde da Família na UBS Mansour Bulbol, Manaus - AM
Atividades
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde Coletiva
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde Coletiva
-
04/2012 - 07/2012
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde Coletiva
2014 - 2014
Conselho Regional de Enfermagem do AmazonasVínculo: Participante de Projeto, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 5
2017 - 2021
Clínica da Mão - Helder Sena MEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 44
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcia de Sousa Amorim e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?