Marcos Ribeiro Mesquita
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas, onde ensina no curso de Psicologia, no Programa de Pós-graduação em Psicologia e é pesquisador da temática da juventude com ênfase na esfera da participação política. Também tem se debruçado a estudar gênero e sexualidade desenvolvendo várias pesquisas nessa área.
Informações coletadas do Lattes em 14/02/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)
2002 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Identidade, cultura e política: os movimentos estudantis na contemporaneidade
Orientador: em Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra ( Elísio Estanque)
com , Ano de obtenção: 2006. Salvador Antônio Mireles Sandoval. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Juventude; Estudantes; Participação.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Sociologia Política
1999 - 2001
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Juventude e Movimento Estudantil: o velho e o novo na militância
, Ano de Obtenção: 2001.Janice Tirelli Ponte de Sousa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Juventude; Participação; Movimento estudantil.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Psicologia
1993 - 1997
Universidade Federal da Paraíba
Título: Socialização política dos estudantes universitários da Paraíba
Orientador: Leôncio Larrain Camino
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2004 - 2005
Pesquisa em Sociologia da Juventude. , Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra, CES - UC, Portugal.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicologia Política.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicologia e Movimentos Sociais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicologia e Juventude.
Organização de eventos
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO . VIII Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO. 2022. (Congresso).
MESQUITA, M. R. ; OLIVEIRA, E. C. S. . II Internúcleos de Pesquisa (UFAL e UFPE). 2020. (Outro).
MESQUITA, M. R. . X Simpósio de Psicologia Política. 2018. (Congresso).
MESQUITA, M. R. . XIX Encontro Nacional da ABRAPSO. 2017. (Congresso).
MESQUITA, M. R. ; Sasso, T. . Seminário Nacional:"Saúde em tempos de retrocesso e retirada de Direitos". 2017. (Congresso).
MESQUITA, M. R. . XII Encontro Regional dos Estudantes de Psicologia Norte e Nordeste: Enaura vive, Enaura viverá! O povo preto não para de lutar Dialogando sobre territórios, corpos e saberes junto a Psicologia. 2017. (Congresso).
MESQUITA, M. R. . III CAIITE. 2016. (Congresso).
MESQUITA, M. R. . Comissão Nacional do VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. 2015. (Congresso).
MESQUITA, M. R. . Meandros da resistência da Vila dos Pescadores do Jaraguá. 2014. (Outro).
MESQUITA, M. R. ; OLIVEIRA, A. A. S. ; Huning, S. M. ; Leitão, H. de A. L. . VI INTERNÚCLEOS JUVENTUDE E POLÍTICA. 2013. (Outro).
MESQUITA, M. R. . Transexualidades em debate. 2012. (Outro).
MESQUITA, M. R. . XV Encontro Nacional da ABRAPSO. 2009. (Congresso).
MESQUITA, M. R. . XI Encontro Nacional da ABRAPSO. 2001. (Congresso).
MESQUITA, M. R. . I Encontro Nacional de Pré-Vestibulares Populares. 2000. (Congresso).
Participação em eventos
VII Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO.Culturas digitais, política e juventudes: uma análise do canal Afros e Afins. 2021. (Encontro).
XXI Encontro Nacional da ABRAPSO.Narrativas Negras: representatividade, política e resistência. 2021. (Encontro).
VI Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO.JUVENTUDE E POLÍTICA: UM ESTUDO ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DE JOVENS EM MOVIMENTOS SOCIAIS. 2019. (Encontro).
XX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. Psicologia, Política e Sexualidades. 2019. (Congresso).
X Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Ideologia da igualdade racial na educação e seus reflexos nas políticas afirmativas em raça. 2018. (Simpósio).
X Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.O neoconservadorismo fora do armário: genealogia da 'ideologia de gênero'.. 2018. (Simpósio).
I Colóquio de Psicologia, Gênero e Sexualidades.Movimentos Sociais e deslegitimação da Política. 2017. (Simpósio).
III Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Juventudes e diversidade sexual: A visão de jovens acerca da ação política dos movimentos LGBTs. 2017. (Seminário).
III Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Juventudes e feminismos: A visão de jovens acerca da ação política dos coletivos feministas em Maceió. 2017. (Seminário).
XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.O(s) feminismo(s) enquanto campo teórico-político: Reflexões sobre a intersecção entre Gênero, Geração e Raça. 2017. (Encontro).
XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Ocupar e resistir: modos e sentidos das mobilizações políticas juvenis contemporâneas. 2017. (Encontro).
2nd Internacional Conference LGBT Psychology and Related Fields: tackling the impact of discrimination against LGBT people worldwide. Quando o jovem entra em cena: gênero e sexualidade em debate. 2016. (Congresso).
2ª Conferência Internacional de Psicologia LGBT e campos relacionados: E. Coordenação do GT "Gênero nas escolas: intersecções de raça, sexualidade e geração". 2016. (Congresso).
9º Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Juventudes e diversidade sexual: a visão de jovens sobre a ação política de movimentos LGBTs da cidade de Maceió. 2016. (Simpósio).
9º Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA. 2016. (Simpósio).
9º Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Estratégias de enfrentamento ao machismo e concepções de feminismo: uma análise sobre a ação política das jovens na cidade de Maceió. 2016. (Simpósio).
IX Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.A ?ILUSÃO? E O ?CORRER ATRÁS?: CONCEPÇÕES DE POLÍTICA DE ATIVISTAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS DA CIDADE DE MACEIÓ. 2016. (Simpósio).
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.De(s)marcações do transfeminismo nos movimentos sociais trans/travestis periféricos. 2015. (Seminário).
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.A participação de jovens em movimentos feministas e LGBTs em Maceió: das bandeiras de luta às experiências de militância.. 2015. (Seminário).
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Diversidade sexual no debate da educação: recompondo cenários e tensões. 2015. (Seminário).
VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros..Entre tradições e protagonismos: uma análise da produção audiovisual desenvolvida nos Observatórios da Juventude.. 2015. (Simpósio).
VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros..A participação de jovens em movimentos feministas e LGBTs em Maceió: das bandeiras de luta às experiências de militância.. 2015. (Simpósio).
VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros..Juventude e Participação: diálogos possíveis e dificuldades na militância para diferentes jovens militantes dos movimentos sociais e feministas da cidade de Maceió.. 2015. (Simpósio).
XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO.Diversidade sexual e cotidiano escolar: notas sobre a participação juvenil. 2015. (Encontro).
XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO.Apontamentos sobre o ciberativismo transfeminista e sua relação com movimentos trans/travestis. 2015. (Encontro).
VII Internúcleos de Pesquisa.Juventudes, Política e Diversidades. 2014. (Encontro).
XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.Participação política e formação em psicologia: ocupando os espaços da universidade. 2013. (Encontro).
3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária. MARACATU NO MORRO: UMA EXPERIÊNCIA CULTURAL E INTERVENTIVA NA PERIFERIA DE MACEIÓ. 2012. (Congresso).
3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária. Identidade Cultural e Patrimônio Imaterial: uma intervenção na comunidade de pescadores do Jaraguá. 2012. (Congresso).
Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia.Identidades, culturas e políticas: os movimentos estudantis na contemporaneidade. 2012. (Encontro).
Intacta Retina.Juventude e política. 2012. (Encontro).
Seminário Juventudes Contemporâneas: rupturas, permanências e inventividades.Juventude, Política e Subjetividade. 2012. (Seminário).
Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.JUVENTUDES, MOVIMENTOS E CULTURAS: A COMPREENSÃO DA POLÍTICA E SEU COTIDIANO PARA DIFERENTES JOVENS NA CIDADE DE MACEIÓ. 2012. (Seminário).
Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.JUVENTUDES, MOVIMENTOS E CULTURAS: PRINCIPAIS LUTAS E VALORES DE JOVENS MILITANTES NA CIDADE DE MACEIÓ. 2012. (Simpósio).
Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.MARACATU NO MORRO: UMA EXPERIÊNCIA CULTURAL E INTERVENTIVA NA PERIFERIA DE MACEIÓ. 2012. (Simpósio).
16º Encontro Nacional da ABRAPSO.Juventudes, movimentos e culturas: a participação juvenil na cidade de Maceió. 2011. (Encontro).
7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Política e cultura: uma análise no campo da participação. 2011. (Congresso).
VIII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. Maracatu no morro. 2011. (Congresso).
Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos.E agora José? Mudanças na identidade de gênero em uma comunidade de artesãos de Maceió.. 2010. (Seminário).
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. E agora José? Mudanças geracionais em uma comunidade de artesãos em Maceió. 2010. (Congresso).
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Política e Cultura: uma análise da participação de jovens em movimentos comunitários na cidade de Maceió. 2010. (Congresso).
Seminário Latinoamericano Juventude e Política - IV Encontro Internúcleos Juventude e Política.Culturas Juvenis e resistência. 2010. (Seminário).
Seminário Nacional Juventudes Pernambucanas.Militância, participação política e movimento estudantil. 2010. (Seminário).
XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.Grupo de Trabalho Psicologia Política. 2010. (Simpósio).
III Congresso Latinoamericano de Psicologia ULAPSI. Psicologia, políticas públicas e juventude. 2009. (Congresso).
Seminário do Observatório dos Movimentos Sociais.Os movimentos estudantis na contemporaneidade. 2009. (Seminário).
VI Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. Representação da juventude contemporânea: o olhar dos militantes estudantis. 2009. (Congresso).
XV Encontro Nacional da ABRAPSO.Psicologia Política e Juventude: cultura, política e participação. 2009. (Encontro).
XV Encontro Nacional da ABRAPSO.Psicologia Social e Políticas de Existência: fronteiras e conflitos. 2009. (Encontro).
XXII Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia.Reforma Universitária. 2009. (Encontro).
Semana de Psicologia da FITS.Psicologia Política: desafios e perspectivas. 2008. (Encontro).
V Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Cidadania e democracia participativa. 2008. (Simpósio).
II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Cultura e política: a experiência cultural do movimento estudantil dos CPCs aos CUCAs. 2006. (Congresso).
IV Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Dos CPCs aos CUCAs: a experiência cultural do movimento estudantil. 2006. (Simpósio).
I Congresso Latino-Americano de Psicologia. Cultura e Política: rediscutindo as práticas dos militantes estudantis.. 2005. (Congresso).
I Seminário de Investigadores e Estudantes Brasileiros em Portugal.Movimento estudantil brasileiro: práticas militantes na ótica dos Novos Movimentos Sociais. 2004. (Seminário).
VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Movimento estudantil brasileiro: o desafio de recriar a militância. 2004. (Congresso).
XII Encontro Nacional da ABRAPSO.Estudantes e participação: espaços, identidade e cultura. 2003. (Encontro).
I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Movimento estudantil: histórias, memórias e participação na perspectiva de três pesquisadores. 2002. (Congresso).
Políticas Públicas: juventude em pauta. 2002. (Seminário).
XI Encontro Nacional da ABRAPSO.Juventude e Movimento Estudantil: o 'velho'e o 'novo'na militância.. 2001. (Encontro).
I Encontro Nacional de Pré-Vestibulares Populares. 2000. (Encontro).
X Encontro Nacional da ABRAPSO.Nós e os "outros": as relações intergrupais entre "nativos" e "de fora" na ilha de Santa Catarina. 1999. (Encontro).
VII Encontro Regional Sul da ABRAPSO.Socialização política de universitários: uma visão a partir das redes sociais. 1998. (Encontro).
VII Simpósio Nacional de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 1998. (Simpósio).
49ª Reunião Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.A participação política como instrumento de socialização política dos estudantes universitários. 1997. (Encontro).
Subjetividade, sexualidade e cultura. 1997. (Oficina).
48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.A influência da universidade na participação política dos estudantes universitários da Paraíba.. 1996. (Encontro).
II Congresso Nacional de Psicologia. 1996. (Congresso).
XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.A configuração da rede sócio-emocional: uma análise em função da universidade e da sócio-demografia. 1996. (Encontro).
II Encontro Regional dos Estudantes de Psicologia. 1995. (Encontro).
46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1994. (Encontro).
Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia.Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia. 1994. (Encontro).
II Seminário Nacional de Currículos de Psicologia. II Seminário Nacional de Currículos de Psicologia. 1993. (Congresso).
Participação em bancas
MESQUITA, M. R.; RIOS, L. F.; ADRIAO , K. G.. AS ATUALIZAÇÕES DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 POR PROFISSIONAIS DOS CAPS'S DE PERNAMBUCO.. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO; MENEZES, J. A.. O nosso corpo ecoou: terra-corpo-território de jovens negras quilombolas. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO; RODRIGUES, L.. ?EU NÃO VOU SUCUMBIR?: MULHERES NEGRAS, USUÁRIAS DO CRAS, NO ENFRENTAMENTO ÀS OPRESSÕES DE RAÇA, GÊNERO E CLASSE. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO; BARRETTO, E. S.; TORRES, M. A. S.. HOMOFOBIA NA VEIA DO ESTADO BRASILEIRO: SUJEITOS, TEIAS E ENQUADRAMENTOS. 2022. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO; CÁ SÍ BRANDT, D. B.. Uma análise das temáticas de gênero e sexualidade acionadas por uma entidade do movimento estudantil universitário no Rio de Janeiro no período entre 2018 e 2020. 2022. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MESQUITA, M. R.; OLIVEIRA, E. C. S.; RODRIGUES, L.; COSTA, L. A.; ALVES, M. C.. Histórias de Protagonismo Interseccional no Acolhimento Emergencial de Crianças e Adolescentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
MESQUITA, M. R.; VIEIRA, A. M. D. P.; CORREA, R. L. T.. AS PRÁTICAS ESTUDANTIS DA UNIÃO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (2007 - 2015). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
MESQUITA, M. R.. Ritmo, luta e poesia: a perspectiva antirracista do rap brasileiro.. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MESQUITA, M. R.. Suicídio e produção de subjetividade na contemporaneidade: Uma cartografia de discursos em redes sociais. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MESQUITA, M. R.; ADRIAO , K. G.; MENEZES, J. A.. Artivismos & Dissidências sexuais: movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MESQUITA, M. R.. Gerações em trajetórias: o Movimento Estudantil da UFAL como espaço de construção de memórias coletivas.. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Materna-idades: Trajetórias femininas e pedagogias de um currículo marginal na periferia de Maceió - AL. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. O Currículo proposto pela Escola Nova em Alagoas e as colaborações do Higienista Arthur Ramos nos anos 1920-1940. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Território e subjetividade: uma pesquisa sobre a Comunidade de Pescadores do Jaraguá. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; ALVES, E. P. M.; BITTENCOURT, J. B. M.. Juventude e caminhos de militâncias: entre TICS e a política. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; BRITO, L. M. T.; Oliveira, A. A. S. de. Quando a mãe vai ao tribunal: o revelar da paternidade e suas implicações subjetivas. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; MAHEIRIE, K.. Adjetivações da obra d Vigotski na produção científica da Psicologia brasileira. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
TAVARES, B. L.;MESQUITA, M. R.; BITTENCOURT, J. B. M.. Geração REUNI: a participação juvenil no movimento estudantil da Universidade Federal de Alagoas. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.
TAVARES, B. L.;MESQUITA, M. R.; BITTENCOURT, J. B. M.. Violência, juventude e mídia: um estudo de recepção dos jovens do bairro do Bebedouro, Maceió - Alagoas. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.
OLIVEIRA, A. A. S.; MAHEIRIE, K.;MESQUITA, M. R.. Juventudes: o conceito na produção científica brasileira. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; DIOGENES, E. N.; SILVA, R. R.; PEREIRA, A. S.. O que é ser jovem... aluno... e alagoano? Um estudo sobre referências culturais e identidades juvenis. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; LIMA, M. E. O.; Techio, E. M.. Representações sociais e práticas dos psicólogos no CRAS de Sergipe. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.
MESQUITA, M. R.. . O sentido do movimento estudantil contemporâneo pela voz dos estudantes de saúde.. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO; ADRIAO , K. G.; MENEZES, J. A.. Narrativas sobre (des)esperança entre pessoas jovens cis egressas de institucionalizações: uma inter-invenção psicanalítica-contracolonial-feminista.. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MESQUITA, M. R.. Configurações subjetivas da participação política de dirigentes do DCE/UFES. 2020. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Espírito Santo.
MESQUITA, M. R.. O processo de (re) significação da aposentadoria na sociedade brasileira: discurso, trabalho e capitalismo. 2019. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. SENTIDOS DA CRIATIVIDADE NA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; SILVA, A. S.; SANDOVAL, S. A. M.; PEREIRA, L.; ANDERY, H. M. S. S.. Educação popular e consciência política na luta pelo espaço urbano em Maceió: a resistência da vila de pescadores de Jaraguá. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
MESQUITA, M. R.; MACHADO, F. V.; KRISCHKE, P. J. D. S.; ZANELLA, A. V.. POLÍTICA, ESTÉTICA E ATIVISMO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DO GREENPEACE NO CONTEMPORÂNEO. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MESQUITA, M. R.; CASTRO, L. R.; BORGES, C. A. M.; PEDRO, R. M. L. R.; BEZERRA, H. D.. A ação coletiva de jovens estudantes universitários e suas formas de organização na universidade e na sociedade contemporânea. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MAHEIRIE, K.; MONTARDO, D. L. O.;MESQUITA, M. R.; DOMINGUEZ, M. E.; ZANELLA, A. V.. Música(s), Sujeito(s) e Cidade(s)... Diálogo(s).. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
LINHARES, A. M. B.; FIGUEIREDO, J. B. A.; ANDRADE, F. R. B.;MESQUITA, M. R.; SALES, C. M. V.. Autobiografização e formação de juventudes: uma reflexão sobre a produção da vida na periferia. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
MESQUITA, M. R.; NASCIMENTO, F. A.; ESSUS, A. M. M. S. A.; BRANCO, E. A. C.; LIMA, E. F. W.. Teatro Dialógico: Benjamim Santos em incursão pela História e Memória do Teatro Brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO. Em nome de Deus? Pedagogias de jovens conservadores no Brasil do século XXI. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. O Youtube fora do armário: um estudo sobre ciberativismo LGBT e identidade social. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
MESQUITA, M. R.. Sentidos da criatividade na experiência escolar de jovens do Ensino Médio. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; LINHARES, A. M. B.; FIGUEIREDO, J. B. A.; SALES, C. M. V.; COSTA, M. R.. Autobiografização e formação de juventudes: uma reflexão sobre a produção da vida na periferia. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
MESQUITA, M. R.. Para além das fronteiras convencionais do ativismo político: novos repertórios de ação e modos de organização coletiva dos estudantes no contemporâneo. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MESQUITA, M. R.. Redes Sociais e Formação da Juventude: Produção da Vida?. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO. Produção de racismo religioso contra as religiões de matriz africana na mídia baiana. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO; BARRETTO, E. S.; TORRES, M. A. S.. A homofobia na veia do estado brasileiro: sujeitos, teias e enquadramentos. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; MENEZES, J. A.; LYRA, J.. ATIVISMO JUVENIL COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO AO EPISTEMICÍDIO DA POPULAÇÃO NEGRA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MESQUITA, M. R.; CÁ LEITE, V. J.; SÍ. Uma análise das temáticas de gênero e sexualidade acionadas por uma agrupação do movimento estudantil universitário no Rio de Janeiro. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MESQUITA, M. R.; OLIVEIRA, E. C. S.; RODRIGUES, L.. ?EU NÃO VOU SUCUMBIR?: MULHERES NEGRAS, USUÁRIAS DO CRAS, NO ENFRENTAMENTO ÀS OPRESSÕES DE RAÇA, GÊNERO E CLASSE. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; OLIVEIRA, E. C. S.; RODRIGUES, L.; COSTA, L. A.; BEDIN, L.. HISTÓRIAS DE PROTAGONISMO INTERSECCIONAL NO ACOLHIMENTO EMERGENCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
MESQUITA, M. R.; VIEIRA, A. M. D. P.; CORREA, R. L. T.. AS PRÁTICAS ESTUDANTIS DA UNIÃO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (2007-2015). 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
MESQUITA, M. R.. Entre sacristias e sexualidade: uma conversa sobre Mulheres lésbicas que se descobriram dentro da Igreja católica. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; SANDRINE, P.; MEDRADO, B.; MENEZES, J. A.. Mulheres trans e travestis em 'mandatas' coletivas: agenciamentos (im)possíveis em contextos de necropolítica. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MESQUITA, M. R.. Como é difícil não ter 18 anos e guardar a semente da esperança: a via sacra da memória coletiva do Movimento Estudantil alagoano. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Crenças sobre o racismo no Brasil e análise de redes sociais: um diálogo possível. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Artivismos & Sexualidades dissidentes: (cri)ações estéticas e políticas de resistência a heteronormatividade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MACEDO, J. P. S.; CARVALHO, L. V.;MESQUITA, M. R.. O intensivista diante da morte: o tema "a morte e o morrer" na formação do residente em terapia intensiva. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MESQUITA, M. R.; MACEDO, J. P. S.; SILVA, A. V. F.. "Índio presente": os remanescentes indígenas tabajara e sua emergência étnica no Piauí. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MESQUITA, M. R.; CARVALHO, L. V.; SILVA, A. V. F.. Suicídio e produção de subjetividade na contemporaneidade: uma cartografia de discursos em redes sociais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MESQUITA, M. R.; SILVA, A. V. F.; SEVERO, A. K. S.. Preceptoria em Psicologia: análise de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade na perspectiva institucionalista. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MESQUITA, M. R.; SILVA, A. V. F.; CARVALHO, L. V.. Cartografia dos modos de sujeição e resistência de mulheres acerca da violência de gênero. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MESQUITA, M. R.; CARVALHO, L. V.; SILVA, A. V. F.. Os sentidos atribuídos à morte pelos headbangers de Parnaíba - Piauí. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MESQUITA, M. R.; MACEDO, J. P. S.; OLIVEIRA, A. R.. Tendência temporal e distribuição espacial da mortalidade por suicídio no Piauí: desafios para a rede de atenção psicossocial. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MESQUITA, M. R.; SEVERO, A. K. S.; SILVA, A. V. F.. Inserção do CAPS em municípios de pequeno porte e trabalho interprofissional: o que está sendo construído?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MESQUITA, M. R.; SILVA, A. V. F.; SEVERO, A. K. S.. Cartografia dos processos de subjetivação em saúde de pessoas com sofrimento psíquico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MESQUITA, M. R.. MaternaIdades: Trajetórias de classe, gênero e pedagogias de um currículo marginal na periferia de Maceió - AL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. O currículo proposto pela Escola Nova em Alagoas e as colaborações do higienista Arthur Ramos nos anos 1920-1940. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; MOREIRA, L. E.. Territorialidade e processos de subjetivação: uma pesquisa sobre a Comunidade de Pescadores do Jaraguá Maceió. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; SATO, L.. Propostas de redução da idade penal e estratégias de governo da juventude. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; NASCIMENTO, E. O.. Juventudes e caminhos de militância: entre TICs e política. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; MAYORGA, C.. A psicologia sócio-histórica e adjetivações da obra de Vigotski na produção científica brasileira. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; NASCIMENTO, P. F. G.; TAVARES, B. L.. Geração REUNI: a participação juvenil no movimento estudantil da Universidade Federal de Alagoas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; DIOGENES, E. N.; SILVA, R. R.; PEREIRA, A. S.. O que é ser jovem... e alagoano? Um estudo sobre as identidades juvenis a partir das representações de jovens alunos do Ensino Médio. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; FRANCISCHINI, R.. O conceito de juventude na produção científica brasileira. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; BICALHO, P. P.; Huning, S. M.. O viver e o morrer nas ruas de Maceió: notas sobre o cotidiano na cidade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Carolina Maria de Jesus, raça e alfabetização no Brasil: construindo uma narrativa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. CIRCUNSTÂNCIAS DE CRIAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CENTRO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM 12 DE MAIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Direito à cidade e processo de remoção. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Mercado de trabalho e população LGBT. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Gênero e prisão: os impactos do sistema prisional sobre a desigualdade social e invisibilidade da mulher encarcerada no estado de Alagoas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Tiradentes.
MESQUITA, M. R.. A implementação da lei 10.639/03: processos psicossociais da formação de subjetividade da criança negra na escola.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Tiradentes.
MESQUITA, M. R.. Psicologia e Transidentidades: pensando a (trans)formação psi.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Tiradentes.
MESQUITA, M. R.. Limites e possibilidades da prática do psicólogo na rede de atendimento às mulheres em situação de violência: uma análise do município de Maceió. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Tiradentes.
MESQUITA, M. R.. Condicionantes sociais da reincidência penitenciária em Alagoas: um estudo na NA Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Tiradentes.
MESQUITA, M. R.. Homens, gênero e violência contra as mulheres: reflexões sobre novas/outras masculinidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Assédio sexual no contexto universitário: produzindo sentidos sobre notícias veiculadas na internet. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; Huning, S. M.. A produção de narrativas na pesquisa em Psicologia Social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Considerações sobre a Proposta da Criação de Gênero Neutra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Juventude e futuro em comunidades pesqueiras e turísticas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. O trabalho como constituinte da subjetividade: a atividade dos catadores de material reciclável.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; Oliveira, A. A. S. de; Bezerra, H. J. S.. O filé como prática cultural: as perspectivas de produtores e turistas.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Juventude e relações intrageracionais: um estudo psicossocial em comunidades litorâneas.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Meninos e meninas em comunidades litorâneas: uma análise das desigualdades de gênero.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Homossexualidade: uma reflexão sobre a homoafetividade masculina no Brasil contemporâneo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; Moreira, J. E. L.; Ribeiro, M. A. T.. Configurações dos relacionamentos amorosos no espaço virtual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; COELHO, J. A. P. M.; Silva, J. dos S.. História da beleza, bulimia e seu tratamento pela terapia cognitivo-comportamental.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; Oliveira, A. A. S. de; Leitão, H. de A. L.. Etnografia: conhecendo uma comunidade litorânea no nordeste brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; Huning, S. M.. O sentido produzido sobre o envelhecer pelas telenovelas brasileiras.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; Oliveira, A. A. S. de. Consumo e subjetividade: uma análise da produção científica brasileira em psicologia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; Oliveira, A. A. S. de. Literatura de cordel e construção do sujeito: uma análise de significados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; Bernardes, J. de S.. Breve ensaio em Psicologia Organizacional e do Trabalho em Alagoas: formação e atuação profissional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; Ribeiro, M. A. T.. Reflexões sobre os discursos dos/das psicólogos/as acerca das ações da psicologia no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em Alagoas: limites, desafios e perspectivas.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; BORGES, C. A. M.; GEHWER, R. B.. Concurso Público para Psicologia. 2014. Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; BORGES, C. A. M.; GEHWER, R. B.. Concurso Público para Psicologia. 2013. Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Concurso para docentes do 3° grau. 2009. Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Seleção de Professor Substituto. 2010. Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Seleção de Professor Substituto. 2010. Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Comissão de Seleção no Programa de Mobilidade Nacional 2010. 2010. Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Comissão de Seleção no Programa de Mobilidade Internacional 2010. 2010. Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.; Martins, M. N. S. G.; Huning, S. M.. Comissão de Avaliação de Progressão Funcional. 2009. Universidade Federal de Alagoas.
MESQUITA, M. R.. Comissão de Avaliação de Trabalhos do XIX Encontro de Iniciação Científica do V Congresso Acadêmico da UFAL. 2009. Universidade Federal de Alagoas.
Orientou
Corpos Dissidentes e Amores Desviantes: Construindo Sentidos Acerca do Amor a partir da Experiência de Mulheres Gordas e Lésbicas; ; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
RACISMO E SEXISMO DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO: A HISTÓRIA SILENCIADA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
COMO VOCÊ USA A SUA RAIVA? AS INTERFACES ENTRE VIOLÊNCIAS, RAIVA, JUVENTUDES E RACIALIZAÇÃO ATRAVÉS DO ENCONTRO ENTRE BICHAS PRETAS; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
CARTAS TRANSFEMINISTAS: QUANDO AS TRANSMASCULINIDADES ENTRAM EM CENA; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
PRIMAVERAS NEGRAS: OS USOS E A PRÁTICA DA AFROESTIMA NA VIDA DE PESSOAS NEGRAS; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Gêneros e sexualidades dissidentes no currículo: desafios docentes e discentes na escola; 2023; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
PERMANÊNCIA DE PESSOAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIAS, NARRATIVAS E IMPLICAÇÕES POLÍTICAS; 2023; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
CONHECENDO TRAJETÓRIAS E PERCURSOS DE(S)VIADOS: SOBRE OS DESLOCAMENTOS TERRITORIAIS E SUBJETIVOS CONTEMPORÂNEOS; 2023; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
VIVÊNCIAS DE TRABALHADORAS/ES DA REDE DE PROTEÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA FAMILIAR CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES; 2022; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DA JUVENTUDE DO MOVIMENTO DAS/OS TRABALHADORAS/ES RURAIS SEM-TERRA (MST) EM ALAGOAS; 2022; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Mulheres e Economia Solidária em Flexeiras (AL): Trabalho cooperado, geração de renda e autonomia; 2022; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
O ARMÁRIO ENTRE JOVENS GAYS NO SERTÃO DO PAJEÚ; 2022; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
A construção dos sentidos de ser negra/o: experiências de racismo nas trajetórias de estudantes do Ensino Médio; 2020; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
SUJEITOS DOS FEMINISMOS EM DISPUTA: uma análise a partir da produção de teses e dissertações brasileiras; 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
GÊNERO E SEXUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORAS E PROFESSORES; 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Gênero, geração e raça: uma análise interseccional das trajetórias de militância de mulheres negras jovens feministas; 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Além da camisinha na banana: a experiência da participação de jovens nas discussões sobre diversidade sexual e gênero na escola; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Da busca pela vida: O ativismo político de travestis e transexuais na cidade de Maceió/AL; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
A compreensão de diferentes atores acerca das medidas socioeducativas; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Jovens, projetos de vida e escola: relações e significados a partir da visão de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em Maceió; 2013; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
?Ideologia de Gênero? na perseguição contra Judith Butler no Brasil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
?Enegrecendo suas estantes? o modismo de acadêmicas(os) brancas(os) no movimento antirracista: experiência da formação em Psicologia na Universidade Federal de Alagoas; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
LGBTfobia, dispositivos e hegemonia da norma: mecanismos da violência em operação; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Descolonizando masculinidades negras: um olhar sobre a trajetória de Chiron no filme "Moonlight"; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Conectando as raízes com outros tempos: memórias do Movimento Trans brasileiro em um cenário pandêmico ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
DOS SANTOS E SAMUEL C; G; DO NASCIMENTO; CULTURAS DIGITAIS, JUVENTUDES E POLÍTICA: AS MÍDIAS DIGITAIS COMO ESPAÇO DE RECONHECIMENTO E FORTALECIMENTO DA NEGRITUDE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
AS CONCEPÇÕES DO FEMINISMO PARA JOVENS MILITANTES NA CIDADE DE MACEIÓ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Sexismo e misoginia na trajetória política e deposição da primeira mulher presidenta do Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
As concepções do feminismo para jovens participantes da Marcha Mundial das Mulheres e da Marcha das Vadias na cidade de Maceió; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
As concepções do feminismo para jovens participantes dos Coletivos Mulheres Resistem e Mulheres em Luta na cidade de Maceió; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Juventudes e Gênero: compreendendo a participação dos jovens militantes nos movimentos sociais feministas da cidade de Maceió; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
A JUVENTUDE NAS JORNADAS DE JUNHO EM ALAGOAS: UM ESTUDO A PARTIR DE MATERIAL JORNALÍSTICO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
SAINDO DO ARMÁRIO: A HISTÓRIA DO MOVIMENTO LÉSBICO EM MACEIÓ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
JUVENTUDES, CULTURAS E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA CIDADE DE MACEIÓ: IDEÁRIOS,VALORES E LUTAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
JUVENTUDES, CULTURAS E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA CIDADE DE MACEIÓ: IDEÁRIOS,VALORES E LUTAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Juventudes e participação política: compreensões e experiências de jovens militantes da cidade de Maceió; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Violência Doméstica praticada contra crianças e adolescentes: um estudo do tema a partir da demanda encaminhada ao Centro de Apoio de Serviço Social e Psicologia- CASSP; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Bullying Escolar no ensino médio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Violência e envelhecimento: caracterização da pessoa idosa assistida pelo Centro Integrado de Atendimento e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPPI); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Psicologia Comunitária, juventude e cultura: as práticas culturais e políticas em comunidades de Maceió; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Gênero, comunidade e cultura: a produção do filé por homens no Pontal da Barra; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Bullying Escolar no ensino médio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Juventude e política: análise de duas possibilidades de participação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Música, negritude e política: arte e resistência na produção musical de cantoras negras; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Música, negritude e política: arte e resistência na produção musical de cantoras negras; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Música, negritude e política: arte e resistência na produção musical de cantoras negras; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Música, negritude e política: arte e resistência na produção musical de cantoras negras; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Música, negritude e política: arte e resistência na produção musical de cantoras negras; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Música, negritude e política: arte e resistência na produção musical de cantoras negras; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Música, negritude e política: arte e resistência na produção musical de cantoras negras; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Música, negritude e política: arte e resistência na produção musical de cantoras negras; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Narrativas Negras: representatividade, política e resistência; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Narrativas Negras: representatividade, política e resistência; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Narrativas Negras: representatividade, política e resistência; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Culturas digitais, juventudes e política: as vozes dissonantes de jovens youtubers no cenário de recrudescimento do conservadorismo no Brasil; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Culturas digitais, juventudes e política: as vozes dissonantes de jovens youtubers no cenário de recrudescimento do conservadorismo no Brasil; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Culturas digitais, juventudes e política: as vozes dissonantes de jovens youtubers no cenário de recrudescimento do conservadorismo no Brasil; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Juventudes e Política: revisitando o debate em torno da sexualidade; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Juventudes e Política: revisitando o debate em torno do gênero; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
JUVENTUDES, POLÍTICA, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: UMA REVISÃO DA PRODUÇÃO DO NÚCLEO EDIS (2010-2016); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
JUVENTUDES, POLÍTICA, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: UMA REVISÃO DA PRODUÇÃO DO NÚCLEO EDIS (2010-2016); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Concepções do Feminismo para jovens participantes da Marcha das Vadias na cidade de Maceió; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Concepções do Feminismo para jovens participantes do Coletivo Mulheres em Luta na cidade de Maceió; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Concepções do Feminismo para jovens participantes do Coletivo Mulheres Resistem na cidade de Maceió; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
AS CONCEPÇÕES DO FEMINISMO PARA JOVENS PARTICIPANTES DA MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES NA CIDADE DE MACEIÓ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
As concepções sobre o feminismo para jovens participantes de grupos e coletivos feministas na cidade de Maceió; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
As concepções sobre o feminismo para jovens participantes de grupos e coletivos feministas na cidade de Maceió; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
JUVENTUDES, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: A AÇÃO POLÍTICA DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS E LGBTS DA CIDADE DE MACEIÓ NA VISÃO DOS JOVENS MACEIOENSES; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
JUVENTUDES, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: A AÇÃO POLÍTICA DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS E LGBTS DA CIDADE DE MACEIÓ NA VISÃO DOS JOVENS MACEIOENSES; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
JUVENTUDES, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: A AÇÃO POLÍTICA DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS E LGBTS DA CIDADE DE MACEIÓ NA VISÃO DOS JOVENS MACEIOENSES; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
JUVENTUDES, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: A AÇÃO POLÍTICA DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS E LGBTS DA CIDADE DE MACEIÓ NA VISÃO DOS JOVENS MACEIOENSES; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
JUVENTUDES, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS EM MOVIMENTOS SOCIAIS FEMINISTAS E LGBTS NA CIDADE DE MACEIÓ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
JUVENTUDES, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS EM MOVIMENTOS SOCIAIS FEMINISTAS E LGBTS NA CIDADE DE MACEIÓ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
JUVENTUDES, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS EM MOVIMENTOS SOCIAIS FEMINISTAS E LGBTS NA CIDADE DE MACEIÓ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
JUVENTUDES, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS EM MOVIMENTOS SOCIAIS FEMINISTAS E LGBTS NA CIDADE DE MACEIÓ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
ANÁLISE DA PRODUÇÃO DESENVOLVIDA NOS OBSERVATÓRIOS DE JUVENTUDE REFERENTE À RELAÇÃO JUVENTUDE E CULTURA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
ANÁLISE DA PRODUÇÃO DESENVOLVIDA NOS OBSERVATÓRIOS DE JUVENTUDE REFERENTE À RELAÇÃO JUVENTUDE E GÊNERO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
ANÁLISE DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DESENVOLVIDA NOS OBSERVATÓRIOS DE JUVENTUDE; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
ANÁLISE DA PRODUÇÃO DESENVOLVIDA NOS OBSERVATÓRIOS DE JUVENTUDE REFERENTE À RELAÇÃO JUVENTUDE E POLÍTICA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Juventudes, Movimentos e Culturas: a participação juvenil na cidade de Maceió; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Juventudes, culturas e participação: conhecendo e articulando as redes, as lutas e os valores militantes; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Juventudes e política: um olhar sobre os movimentos juvenis de Maceió; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
E agora José? Mudanças na identidade de gênero em uma comunidade de artesãos de Maceió; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
E agora José? Mudanças geracionais em uma comunidade de artesãos de Maceió; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Ribeiro Mesquita;
Produções bibliográficas
-
NASCIMENTO, S. C. G. ; OLIVEIRA, E. C. T. ; MESQUITA, MARCOS RIBEIRO . RAP COMO DISPOSITIVO: RELATO SOBRE GRUPO DE ADOLESCENTES PRETAS/OS E O FAZER SAÚDE. ASAS DA PALAVRA (UNAMA) , v. 20, p. 245-260, 2023.
-
ÁVILA, DINA MARIA VITAL ; MESQUITA, MARCOS RIBEIRO . Uma professora que conta histórias sobre infâncias: gêneros e sexualidades dissidentes na escola. Teias (Rio de Janeiro) , v. 24, p. 28-41, 2023.
-
ALVES, J. B. ; FERNANDES, S. L. ; MESQUITA, M. R. . Produção de Subjetividade e Militância Política dos Jovens do Movimento Sem Terra no Semiárido Alagoano. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. 01, p. 10-29, 2021.
-
SILVA, C. C. L. E. ; MESQUITA, M. R. . A compreensão da política por militantes do movimento trans alagoano. REVISTA DE PSICOLOGIA : TEORIA E PRÁTICA (ONLINE) , v. 22, p. 251, 2020.
-
SILVA, A. C. R. F. ; MESQUITA, M. R. . Interseccionalidade e participação política: A experiência de mulheres negras jovens feministas. REVISTA DE PSICOLOGIA POLÍTICA , v. 20, p. 339, 2020.
-
BONFIM, JULIANO ; MESQUITA, MARCOS RIBEIRO . -NUNCA FALARAM DISSO NA ESCOLA...-: UM DEBATE COM JOVENS SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE. PSICOLOGIA & SOCIEDADE (ONLINE) , v. 32, p. 1-16, 2020.
-
SILVA, A. C. R. F. ; MESQUITA, M. R. . A política e os afetos nas práticas de pesquisas feministas e o encontro com ?mulheres negras jovens?. PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS , v. 15, p. 1-25, 2020.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; SILVA, A. C. R. F. ; LIMA, L. B. ; BONFIM, JULIANO ; SILVA, C. C. L. E. . JUVENTUDES, GÊNERO E SEXUALIDADE: A AÇÃO POLÍTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. POLIS E PSIQUE , v. 8, p. 93-117, 2018.
-
OLIVEIRA, M. M. D. ; MESQUITA, M. R. . Saindo do armário: a história do movimento lésbico em Maceió. REVISTA ÁRTEMIS , v. 26, p. 387-405, 2018.
-
SILVA, A. C. R. F. ; MESQUITA, M. R. . Juventude e Gênero nos Observatórios da Juventude no Brasil: análise de sua produção teórica.. REVISTA ELECTRÓNICA DE PSICOLOGÍA POLÍTICA (EN LÍNEA) , v. 38, p. 19-36, 2017.
-
MESQUITA, M. R. . Juventudes e o sentido da política no contemporâneo. TÓPICA : REVISTA DE PSICANÁLISE , v. 1, p. 49-56, 2017.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; BONFIM, JULIANO ; PADILHA, ERISE ; SILVA, ANA CECÍLIA . JUVENTUDES E PARTICIPAÇÃO: COMPREENSÃO DE POLÍTICA, VALORES E PRÁTICAS SOCIAIS. PSICOLOGIA & SOCIEDADE (ONLINE) , v. 28, p. 288-297, 2016.
-
MACIEL, S. A. M. ; MESQUITA, M. R. . A juventude nas Jornadas de Junho em Alagoas: um estudo a partir de material jornalístico. Universitas , v. 14, p. 173-195, 2016.
-
SILVA, C. C. L. ; MESQUITA, M. R. . Exercício da cidadania e luta pela vida: precariedade das vidas de travestis e transexuais no estado de Alagoas. EMANCIPAÇÃO (ONLINE) (PONTA GROSSA) , v. 16, p. 45-61, 2016.
-
BONFIM, JULIANO ; MESQUITA, M. R. . Quando a/o jovem entra em cena: gênero e sexualidade em debate. REVISTA EPOS (ELETRÔNICA) , v. 7, p. 104-122, 2016.
-
MESQUITA, M. R. ; OLIVEIRA, A. C. M. . Juventudes, movimentos e culturas: a participação política de jovens na cidade de Maceió. Estudos de Psicologia (Natal. Online) , v. 1, p. 35-50, 2013.
-
MATTOS, A. R. ; MESQUITA, M. R. . A participação política de jovens no contemporâneo e seus desafios. Psicologia e Sociedade (Impresso) , v. 25, p. 478-480, 2013.
-
MESQUITA, M. R. . Movimentos estudantis em análise: institucionalização e emergência de novas práticas no campo da política. Saberes (Recife) , v. 2, p. 62-81, 2009.
-
MESQUITA, M. R. . Cultura e política: os coletivos de cultura no movimento estudantil. Revista Crítica de Ciências Sociais , v. 81, p. 179-207, 2008.
-
MESQUITA, M. R. . Juventude e movimento estudantil: discutindo as práticas militantes. Revista Psicologia Política (Impresso) , Brasil, v. 3, n.5, p. 89-120, 2003.
-
MESQUITA, M. R. . Movimento estudantil brasileiro: práticas militantes na ótica dos Novos Movimentos Sociais. Revista Crítica de Ciências Sociais , v. 66, n.66, p. 117-149, 2003.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; SOUZA, T. M. C. (Org.) ; OLIVEIRA, E. C. S. (Org.) ; MENEZES, J. A. (Org.) . Cartas feministas: psicologia em tempos de pandemia. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2023. v. 1. 248p .
-
SILVA, Y. M. (Org.) ; MESQUITA, MARCOS RIBEIRO (Org.) ; Huning, S. M. (Org.) . Antirracismo cordial: das dinâmicas institucionais às alianças político-afetivas. 1. ed. Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL), 2023. v. 1. 249p .
-
MESQUITA, M. R. ; LIBARDI, S. S. (Org.) . Impactos psicossociais da pandemia [recurso eletrônico] : contribuições do Núcleo Alagoas da ABRAPSO. 1. ed. MACEIÓ: EDUFAL, 2021. v. 1. 175p .
-
OLIVEIRA, E. C. S. (Org.) ; MESQUITA, M. R. (Org.) ; SOUZA, T. M. C. (Org.) . Feminismos, Psicologia e Resistências Contemporâneas. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2020. v. 1. 326p .
-
MESQUITA, M. R. ; COSTA, F. A. (Org.) . Psicologia Política no Brasil e enfrentamentos a processos antidemocráticos. 1. ed. MACEIÓ: EDUFAL, 2019. v. 1. 263p .
-
MESQUITA, M. R. . Identidade, cultura e política: os movimentos estudantis na contemporaneidade.. 1. ed. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas - EDUFAL, 2009. v. 1. 248p .
-
MESQUITA, M. R. ; OLIVEIRA, E. C. S. . Aqui todo mundo fala: pesquisas desbocadas e coraçonadas em psicologia social. In: Henrique Caetano Nardi; Paula Sandrine Machado; Rafaela Vasconcelos Freitas. (Org.). PSICOLOGIA, POLÍTICA E SEXUALIDADES. 1ed.São Paulo: Editora Devires, 2024, v. 1, p. 27-40.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; SOUZA, W. L. ; ALVES, D. C. S. . Políticas de ação afirmativa na pós-graduação: a experiência do PPGP/UFAL. In: Sheyla C. S. Fernandes; Frederico Alves Costa; Charles Elias Lang; Saulo Luders Fernandes; Simone Maria Hüning. (Org.). Políticas e pesquisas no contexto da pós-graduação brasileira. 1ed.Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2024, v. 1, p. 78-104.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; SOUZA, W. L. ; SILVA, A. C. . Cartas de amor e de luta: escritas, partilhas, resistências e encantamentos em tempos de inimizade e pandemia. In: Tatiana Machiavelli Carmo Souza; Érika Cecília Soares Oliveira; Marcos Ribeiro Mesquita; Jaileila de Araújo Menezes. (Org.). Cartas feministas : psicologia em tempos de pandemia. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2023, v. 1, p. 110-138.
-
ALVES, D. C. S. ; MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; SOUZA, W. L. . ?O lixo vai falar, e numa boa?: enegrecimento epistêmico e a insurgência da/o intelectual negra/o. In: Yasmin Maciane da Silva; Marcos Ribeiro Mesquita; Simone Maria Hüning. (Org.). ANTIRRACISMO CORDIAL: das dinâmicas institucionais às alianças político-afetivas. 1ed.: , 2023, v. 1, p. 189-216.
-
MESQUITA, M. R. ; ALVES, D. C. S. ; SOUZA, W. L. . Cenas da pandemia: vulnerabilidades sociais num cenário necropolítico. In: SUZANA SANTOS LIBARDI; MARCOS RIBEIRO MESQUITA. (Org.). IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DA PANDEMIA CONTRIBUIÇÕES DO NÚCLEO ALAGOAS DA ABRAPSO. 1ed.MACEIÓ: EDUFAL, 2021, v. 1, p. 11-19.
-
SILVA, A. C. R. F. ; MESQUITA, M. R. . Política e resistência para jovens negras feministas: sentidos, articulações e afetos. In: Erika Cecília Soares Oliveira; Marcos Ribeiro Mesquita; Tatiana. (Org.). Feminismos, psicologia e resistências contemporâneas. 1ed.Maceió: Edufal, 2020, v. 1, p. 227-248.
-
SANTOS, J. B. dos ; MESQUITA, M. R. . Diversidade em debate: gênero e sexualidade na cena pública. In: FREDERICO ALVES COSTA; MARCOS RIBEIRO MESQUITA. (Org.). Psicologia Política no Brasil e enfrentamentos a processos antidemocráticos. 1ed.MACEIÓ: EDUFAL, 2019, v. 1, p. 181-196.
-
Huning, S. M. ; MESQUITA, M. R. . Esse título todo é pra que eu diga como eu aprendi a lutar? - ISBN 9788586472282. In: Aluísio Ferreira de Lima; Deborah Christina Antunes; Marcelo Gustavo Aguilar Calegare.. (Org.). A Psicologia Social e os atuais desafios ético-políticos no Brasil.. 1ed.Porto Alegre: ABRAPSO, 2015, v. 1, p. 19-35.
-
SILVA, R. J. S. ; Huning, S. M. ; MESQUITA, M. R. . Por entre culturas e políticas, a construção da assistência social.. In: Lílian Rodrigues da Cruz; Neuza Guareschi. (Org.). O psicólogo e as políticas públicas de assistência social. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2012, v. 1, p. 125-148.
-
MESQUITA, M. R. ; Alves, J. M. D. ; Martins, M. H. da M. . Gênero, arte e cultura: discutindo o caso dos rendeiros do Pontal da Barra.. In: Heliane de Almeida Lins Leitão. (Org.). Coisas do gênero: diversidade e desigualdade.. 1ed.Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2011, v. 1, p. 147-165.
-
MESQUITA, M. R. . Cultura e política: a experiência dos coletivos de cultura no movimento estudantil. In: Cibele Maria Lima Rodrigues; Flávio Santos da Silva. (Org.). Democracia, identidades e dilemas. 1ed.Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2011, v. 1, p. 07-44.
-
MESQUITA, M. R. . Movimento estudantil e as questões de Gênero e de Diversidade Sexual: o desafio de recriar a militância. In: Luís Antônio Groppo; Michel Zaidan Filho; Otávio Luiz Machado. (Org.). Movimentos Juvenis na contemporaneidade. 1ed.Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2008, v. 2, p. 84-107.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; SILVA, A. C. . Cê não vai aguentar bater de frente com uma travesti. Pensar a Educação em pauta, p. 1 - 1, 04 nov. 2022.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; MELO FILHO, A. H. . ?Quem defende a criança queer??: o uso da infância como estratégia de grupos conservadores. Pensar a Educação em pauta, p. 1 - 1, 20 maio 2022.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; MOURA, C. A. . A poética política de Rosa Luz. Pensar a Educação em pauta, p. 1 - 1, 11 jun. 2021.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; MOURA, C. A. . E se a arte fosse travesti?. Pensar a Educação em pauta, p. 1 - 1, 02 jun. 2021.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; SILVA, J. H. . Considerações para uma escola afrontosa. Pensar a Educação em pauta, p. 1 - 1, 01 mar. 2021.
-
MESQUITA, M. R. . Juventudes e diversidade sexual: A visão de jovens acerca da ação política dos movimentos LGBTs. In: III Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2017, Campina Grande. III Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2017. v. 1. p. 1533-1538.
-
MESQUITA, M. R. . JUVENTUDES E FEMINISMOS: A VISÃO DE JOVENS ACERCA DA AÇÃO POLÍTICA DOS COLETIVOS FEMINISTAS EM MACEIÓ. In: III Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2017, Campina Grande. III Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2017. v. 1. p. 1539-15444.
-
MESQUITA, M. R. . Cidadania e democracia participativa: o caso dos estudantes. In: V Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2008, São Paulo. Anais do V Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2008.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; MOURA, C. A. ; MEDEIROS, M. S. ; SILVA, A. C. ; GOMES, A. C. S. ; BATISTA, N. M. S. . Narrativas Negras: representatividade, política e resistência. In: XXI Encontro Nacional da ABRAPSO, 2021, São Paulo. Anais do XXI Encontro Nacional ABRAPSO. São Paulo: Editora da ABRAPSO, 2021. v. 1. p. 606-608.
-
MESQUITA, M. R. ; SILVA, A. C. R. F. ; LIMA, L. B. . A participação dos jovens nos movimentos sociais feministase LGBTs da cidade de Maceió: diálogos possíveis e dificuldades na militância. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador. II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015.
-
MESQUITA, M. R. ; SILVA, C. C. L. E. . De(s)marcações do transfeminismo nos movimentos sociais trans/travestis periféricos. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador. II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015.
-
MESQUITA, M. R. ; SANTOS, J. B. dos . Diversidade sexual no debate da educação: recompondo cenários e tensões. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador. II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; BATISTA, N. M. S. ; MEDEIROS, M. S. ; SILVA, A. C. ; GOMES, A. C. S. . Música, negritude e política: arte e resistência na produção musical de cantoras negras. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABRAPSO, 2022, Maceió. ANAIS ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABRAPSO, 2022. p. 135-136.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; SILVA, A. C. ; MEDEIROS, M. S. ; MOURA, C. A. ; GOMES, A. C. S. . Narrativas Negras: representatividade, política e resistência. In: VII Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO, 2021, Salvador. Psicologia Social e luta antirracista: reflexões e estratégias ético-políticas a partir da interseccionalidade, 2021. v. VII. p. 1-1.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; SANTOS, H. M. M. ; NASCIMENTO, S. C. G. ; MOURA, C. A. . Culturas digitais, política e juventudes: uma análise do canal Afros e Afins. In: VII Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO, 2021, Salvador. Psicologia Social e luta antirracista: reflexões e estratégias ético-políticas a partir da interseccionalidade, 2021. v. VII. p. 1-1.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; SANTOS, H. M. M. ; NASCIMENTO, S. C. G. ; MOURA, C. A. . Culturas digitais, política e juventudes: uma análise do canal Barraco da Rosa. In: VII Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO, 2021, Salvador. PSICOLOGIA SOCIAL & LUTA ANTIRRACISTA: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS ÉTICO-POLÍTICAS A PARTIR DA INTERSECCIONALIDADE, 2021. v. VII. p. 1-1.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; NASCIMENTO, S. C. G. ; SANTOS, H. M. M. ; MOURA, C. A. . O malware Spartakus: uma análise preta sobre culturas digitais, política e juventudes. In: VII Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO, 2021, Salvador. PSICOLOGIA SOCIAL & LUTA ANTIRRACISTA: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS ÉTICO-POLÍTICAS A PARTIR DA INTERSECCIONALIDADE, 2021. v. VII. p. 1-1.
-
MESQUITA, M. R. . Psicologia, Política e Sexualidades. In: XX Encontro Nacional da ABRAPSO, 2019, São Paulo. XX Encontro Nacional da ABRAPSO. Porto Alegre: Editora da ABRAPSO, 2019. v. 1. p. 992-993.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; RODRIGUES, M. N. M. ; SANTOS, H. M. M. . JUVENTUDE E POLÍTICA: UM ESTUDO ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DE JOVENS EM MOVIMENTOS SOCIAIS. In: VI Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO, 2019, Aracaju. Psicologia Social: desafios e contribuições em tempos de crise, 2019. v. 1. p. 1-1.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO . Psicologia, Política e Sexualidade. In: XX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2019, São Paulo. A Psicologia social frente aos autoritarismos, polarização social e crise sistêmica do capitalismo: em defesa da democracia e da emancipação humana, 2019. v. 1. p. 1-1.
-
MESQUITA, M. R. . Ideologia da igualdade racial na educação e seus reflexos nas políticas afirmativas em raça. In: PSICOLOGIA POLÍTICA NO BRASIL E ENFRENTAMENTOS A PROCESSOS ANTIDEMOCRÁTICOS, 2018, Maceió. X Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. Maceió: EDUFAL. v. 1. p. 126-126.
-
MESQUITA, M. R. . O Neoconservadorismo Fora do Armário: Genealogia da 'Ideologia de Gênero. In: PSICOLOGIA POLÍTICA NO BRASIL E ENFRENTAMENTOS A PROCESSOS ANTIDEMOCRÁTICOS, 2018, Maceió. X Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. Maceió: EDUFAL, 2018. v. 1. p. 33-34.
-
MESQUITA, M. R. ; SILVA, A. C. R. F. . O(s) feminismo(s) enquanto campo teórico-político: Reflexões sobre a intersecção entre Gênero, Geração e Raça. In: XIX Encontro Nacional da ABRAPSO, 2017, Uberlândia. XIX Encontro Nacional da ABRAPSO. Florianópolis: Editora da ABRAPSO, 2017. v. 1. p. 378-379.
-
MESQUITA, M. R. . Ocupar e resistir: modos e sentidos das mobilizações políticas juvenis contemporâneas. In: XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira Social, 2017, Uberlândia. XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira Social. Porto Alegre: ABRAPSO Editora, 2017. v. 1. p. 539-541.
-
MESQUITA, M. R. ; SANTOS, J. B. dos . Quando o jovem entra em cena: gênero e sexualidade em debate. In: 2nd Internacional Conference LGBT Psychology and Related Fields: tackling the impact of discrimination against LGBT people worldwide, 2016, Rio de Janeiro. 2nd Internacional Conference LGBT Psychology and Related Fields, 2016.
-
MESQUITA, M. R. . JUVENTUDES E DIVERSIDADE SEXUAL: A VISÃODE JOVENS SOBRE A AÇÃO POLÍTICA DEMOVIMENTOS LGBTSDA CIDADE DE MACEIÓ. In: IX Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2016, Natal. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. Natal: Editora da UFRN, 2016. v. 1. p. 400-400.
-
MESQUITA, M. R. . ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO AO MACHISMO E CONCEPÇÕES DE FEMINISMO: UMA ANÁLISE SOBRE A AÇÃO POLÍTICA DAS JOVENS NA CIDADE DE MACEIÓ. In: IX Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2016, Natal. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. Natal: Editora da UFRN, 2016. v. 1. p. 404-404.
-
MESQUITA, M. R. . A ?ILUSÃO? E O ?CORRER ATRÁS?: CONCEPÇÕES DE POLÍTICA DE ATIVISTAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS DA CIDADE DE MACEIÓ. In: IX Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2016, Natal. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. Natal: Editora da UFRN, 2016. v. 1. p. 427-427.
-
MESQUITA, M. R. ; SILVA, A. C. R. F. . Juventude e Participação: diálogos possíveis e dificuldades na militância para difrentes jovens militantes dos movimentos sociais e feministas da cidade de Maceió.. In: VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros., 2015, Rio de Janeiro. VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros.. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2015. v. 1. p. 443-443.
-
MESQUITA, M. R. ; LIMA, L. B. . A participação de jovens em movimentos feministas e LGBTs em Maceió: das bandeiras de luta às experiências de militância.. In: VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros., 2015, Rio de Janeiro. VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros.. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2015. v. 1. p. 424-424.
-
MESQUITA, M. R. ; SILVA, C. C. L. E. . Entre tradições e protagonismos: uma análise da produção audiovisual desenvolvida nos Observatórios da Juventude.. In: VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros., 2015, Rio de Janeiro. VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros.. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2015. v. 1. p. 233-233.
-
SILVA, C. C. L. E. ; MESQUITA, M. R. . Apontamentos sobre o ciberativismo transfeminista e sua relação com movimentos trans/travestis. In: XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2015, Fortaleza. XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO: Psicologia Social e os atuais desafios ético-políticos no Brasil. Florianópolis: Editora da ABRAPSO, 2015. v. 1. p. 295-295.
-
MESQUITA, M. R. ; SANTOS, J. B. dos . Diversidade sexual e cotidiano escolar: not as sobre a participação juvenil. In: XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2015, Fortaleza. XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO: Psicologia Social e os atuais desafios ético-políticos no Brasil. Florianópolis: Editora da ABRAPSO, 2015. v. 1. p. 500-500.
-
MESQUITA, M. R. . Participação política e formação em psicologia: ocupando os espaços da universidade. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Florianópolis. Anais do XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.
-
MESQUITA, M. R. . Ideários, Valores e Lutas de Jovens Militantes de Maceió. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Florianópolis. Anais do XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.
-
MESQUITA, M. R. . Juventudes e Participação: a Concepção de Política Para Diferentes Jovens Militantes da Cidade de Maceió.. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Florianópolis. Anais do XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.
-
SANTOS, J. B. dos ; MESQUITA, M. R. ; Oliveria, A. C. M. de ; Melo, A. C. G. ; PADILHA, E. V. A. ; SILVA, A. C. R. F. . Juventudes, movimentos e culturas: a compreensão da política e seu cotidiano para diferentes jovens na cidade de Maceió. In: Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2012, Recife. V JUBRA - Territórios interculturais de juventude. Recife: Editora da UFPE, 2012. v. 1.
-
SILVA, A. C. R. F. ; MESQUITA, M. R. ; SANTOS, J. B. dos ; Oliveria, A. C. M. de ; Melo, A. C. G. ; PADILHA, E. V. A. . Juventudes, movimentos e culturas: principais lutas e valores de jovens militantes na cidade de Maceió. In: Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2012, Recife. V JUBRA - Territórios interculturais de juventude. Recife: Editora da UFPE, 2012. v. 1.
-
MESQUITA, M. R. ; Huning, S. M. ; SANTOS, E. S. ; SANTOS, E. S. ; SILVA, D. F. . Maracatu no morro: uma experiência cultural e interventiva na periferia de Maceió. In: Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2012, Recife. V JUBRA - Territórios interculturais de juventude. Recife: Editora da UFPE, 2012. v. 1.
-
MESQUITA, M. R. ; Huning, S. M. ; PADILHA, E. V. A. . Identidade Cultural e Patrimônio Imaterial: uma intervenção na comunidade de pescadores do Jaraguá. In: 3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária, 2012, Feira de Santana. 3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária, 2012.
-
MESQUITA, M. R. ; Huning, S. M. . MARACATU NO MORRO: UMA EXPERIÊNCIA CULTURAL E INTERVENTIVA NA PERIFERIA DE MACEIÓ. In: 3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária, 2012, Feira de Santana. 3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária, 2012.
-
MESQUITA, M. R. . Juventudes, movimentos e culturas: a participação juvenil na cidade de Maceió. In: XVI Encontro Nacional da ABRAPSO, 2011, Recife. XVI Encontro Nacional da ABRAPSO, 2011.
-
Oliveira, A. N. S. ; Oliveria, A. C. M. de ; Melo, A. C. G. ; MESQUITA, M. R. . JUVENTUDES, CULTURAS E PARTICIPAÇÃO: CONHECENDO E ARTICULANDO AS REDES, AS LUTAS E OS VALORES MILITANTES.. In: XXI Encontro de Iniciação Científica, 2011, Maceió. Congresso Acadêmico da UFAL, 2011.
-
Oliveira, A. N. S. ; Oliveria, A. C. M. de ; Melo, A. C. G. ; MESQUITA, M. R. . JUVENTUDES, PARTICIPAÇÃO E COMPREENSÕES ACERCA DA POLÍTICA: A EXPERIÊNCIA DE JOVENS MILITANTES NA CIDADE DE MACEIÓ. In: XXI Encontro de Iniciação Científica, 2011, Maceió. Congresso Acadêmico da UFAL, 2011.
-
MESQUITA, M. R. ; Huning, S. M. . Maracatu no morro. In: X Semana de Extensão Universitária, 2011, Maceió. Congresso Acadêmico da UFAL, 2011.
-
Alves, J. M. D. ; Martins, M. H. da M. ; MESQUITA, M. R. . E agora José? Mudanças na identidade de gênero em uma comunidade de artesãos de Maceió. In: Fazendo Gênero, 2010, Florianópolis. Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010.
-
MESQUITA, M. R. . Política e Cultura: uma análise da participação de jovens em movimentos comunitários na cidade de Maceió. In: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.
-
MESQUITA, M. R. . E agora José? Mudanças geracionais em uma comunidade de artesãos em Maceió. In: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.
-
Alves, J. M. D. ; MACHADO, M. F. ; MARTINS, M. H. M. ; MESQUITA, M. R. . E agora José? Mudanças na identidade de gênero em uma comunidade de artesãos de Maceió. In: XX Encontro de Iniciação Científica, 2010, Maceió. Congresso Acadêmico da UFAL, 2010.
-
Alves, J. M. D. ; MARTINS, M. H. M. ; MACHADO, M. F. ; MESQUITA, M. R. . E agora José? O fazer filé e as relações de gênero. In: XX Encontro de Iniciação Científica, 2010, Maceió. Congresso Acadêmico da UFAL, 2010.
-
MESQUITA, M. R. ; Huning, S. M. . Maracatu no morro. In: IX Semana de Extensão Universitária, 2010, Maceió. Congresso Acadêmico da UFAL, 2010.
-
MESQUITA, M. R. . A representação da juventude: o olhar dos militantes estudantis. In: Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. VI CONPSI, 2009.
-
MESQUITA, M. R. . Psicologia Política e Juventude: cultura, política e participação. In: XV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2009, Maceió. Anais do XV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2009.
-
Oliveira, A. A. S. de ; Leitão, H. de A. L. ; MESQUITA, M. R. . Crianças e jovens em comunidades litorâneas. In: XV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2009, Maceió. Anais do XV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2009.
-
MESQUITA, M. R. . Psicologia, políticas públicas e juventude. In: III Congresso da ULAPSI, 2009, Cidade do México. Anais do III Congresso da ULAPSI, 2009.
-
MESQUITA, M. R. . Juventude e participação: analisando os movimentos estudantis. In: V Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2008, São Paulo. Anais do V Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2008.
-
MESQUITA, M. R. . Cultura e política: a experiência cultural do movimento estudantil dos CPCs aos CUCAs. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Enfrentando as dívidas históricas da sociedade brasileira..
-
MESQUITA, M. R. . Dos CPCs aos CUCAs: a experiência cultural do movimento estudantil. In: IV Simpósio de Psicologia Política, 2006, Belo Horizonte. IV Simpósio de Psicologia Política, 2006.
-
MESQUITA, M. R. . A consciência política no movimento estudantil do Brasil contemporâneo. In: I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PSICOLOGIA, 2005, São Paulo. I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PSICOLOGIA, 2005.
-
MESQUITA, M. R. . Cultura e Política: rediscutindo as práticas dos militantes estudantis. In: I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PSICOLOGIA, 2005, São Paulo. I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PSICOLOGIA, 2005.
-
MESQUITA, M. R. . Movimento estudantil brasileiro: o desafio de recriar a militância. In: VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2004, Coimbra. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2004.
-
MESQUITA, M. R. . Movimento estudantil brasileiro: práticas militantes na ótica dos Novos Movimentos Sociais. In: I Seminário de Investigadores e Estudantes Brasileiros em Portugal, 2004, Coimbra. I Seminário de Investigadores e Estudantes Brasileiros em Portugal, 2004.
-
MESQUITA, M. R. . Estudantes e participação: espaços, identidade e cultura.. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. XII Encontro Nacional da ABRAPSO: estratégias de invenção do presente - a psicologia social no contemporâneo, 2003.
-
MESQUITA, M. R. ; LHULLIER, L. A. ; KRISCHE, J. P. . Democratização e Clivagens Geracionais: contextos de socialização e cultura política.. In: I Congresso Barsileiro de Psicologia, 2002, São Paulo. I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão., 2002.
-
MESQUITA, M. R. . Movimento estudantil: histórias, memórias e participação na perspectiva de três pesquisadores.. In: I Congresso Barsileiro de Psicologia, 2002, São Paulo. I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2002.
-
MESQUITA, M. R. . Juventude e Movimento Estudantil: o 'velho'e o 'novo'na militância. In: XI Encontro Nacional da ABRAPSO, 2001, Florianópolis. XI Encontro Nacional da ABRAPSO, 2001.
-
MESQUITA, M. R. ; SESTREN, G. ; SOARES, E. C. ; ALBORGHETTI, P. F. ; LHULLIER, L. A. . Nós e os "outros" : as relações intergrupais entre nativos e "de fora" na ilha de Santa Catarina. In: X Encontro Nacional da ABRAPSO, 1999, São Paulo. X Encontro Nacional da ABRAPSO, 1999.
-
MESQUITA, M. R. ; SESTREN, G. ; SOARES, E. C. ; ONEDA, A. ; ALBORGHETTI, P. F. ; LHULLIER, L. A. . A questão da identidade nas relaçõs entre nativos e "de fora" na ilha de Santa Catarina. In: Encontro de Iniciação Científica da UFSC, 1999, Florianópolis. Encontro de Iniciação Científica da UFSC, 1999.
-
MESQUITA, M. R. ; TRIGO, R. A. E. ; SOARES, S. ; LHULLIER, L. A. . Contribuições da Psicologia Política num curso de formação de formadores do movimento sindical. In: VII Encontro Regional Sul da ABRAPSO, 1998, Curitiba. VII Encontro Regional Sul da ABRAPSO, 1998.
-
MESQUITA, M. R. ; BRANDÃO, C. S. ; CAMINO, L. . Socialização e participação política de universitários: uma visão a partir das redes sociais. In: VII Encontro Regional Sul da ABRAPSO, 1998, Curitiba. VII Encontro Regional Sul da ABRAPSO, 1998.
-
MESQUITA, M. R. ; SOARES, E. C. ; CAMPOS, M. ; ALBORGHETTI, P. F. ; LHULLIER, L. A. . As relações entre "nativos" e "de fora" na ilha de Santa Catarina. In: VII Encontro Regional Sul da ABRAPSO, 1998. VII Encontro Regional Sul da ABRAPSO, 1998.
-
MESQUITA, M. R. ; CAMPOS, M. ; SOARES, E. C. ; ALBORGHETTI, P. F. ; LHULLIER, L. A. . As relações etnocêntricas entre "nativos" e "de fora" na ilha de Santa Catarina. In: VII Encontro Regional Sul da ABRAPSO, 1998, Curitiba. VII Encontro Regional Sul da ABRAPSO, 1998.
-
MESQUITA, M. R. ; ALBORGHETTI, P. F. ; CAMPOS, M. ; SOARES, E. C. ; LHULLIER, L. A. . As relações entre nativos e de fora em Florianópolis sob uma perspectiva de atitudes de xenofobia. In: VII Encontro Regional Sul da ABRAPSO, 1998, Curitiba. VII Encontro Regional Sul da ABRAPSO, 1998.
-
MESQUITA, M. R. ; BRANDÃO, C. S. ; PEREIRA, C. R. ; COSTA, J. C. C. . A participação política como instrumento de socialização política dos estudantes universitários. In: 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1997, Belo Horizonte. 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1997.
-
MESQUITA, M. R. . Socialização política de estudantes universitários: atitudes democráticas e as diversas formas de inserção social. In: V Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 1997, João Pessoa. V Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 1997.
-
MESQUITA, M. R. ; BRANDÃO, C. S. ; CAMINO, L. ; PEREIRA, C. R. ; COSTA, J. C. C. . A participação política como instrumento de socialização política dos estudantes universitários.. In: 49ª Reunião Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1997. 49ªn Reunião Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência., 1997.
-
MESQUITA, M. R. ; SANTOS, W. T. M. ; LIMA, M. E. O. . A influência da universidade na participação política dos estudantes universitários da Paraíba. In: 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1996, São Paulo. 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1996.
-
MESQUITA, M. R. ; BRANDÃO, C. S. . Atitudes democráticas e autoritárias de estudantes de uma universidade privada: uma análise em termos da participação social. In: 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1996, São Paulo. 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1996.
-
MESQUITA, M. R. . Participação política: um estudo comparativo entre uma universidade pública e uma universidade privada. In: IV Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 1996, João Pessoa. IV Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 1996.
-
MESQUITA, M. R. . A influência da inserção nas diversas redes sociais sobre as atitudes dos universitários frente ao autoritarismo e a democracia. In: IV Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 1996, João Pessoa. IV Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 1996.
-
MESQUITA, M. R. ; BRANDÃO, C. S. ; LIMA, M. E. O. . A configuração da rede sócio-emocional: uma análise em função da universidade e da sócio-demografia. In: XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1996, Ribeirão Preto. XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1996.
-
MESQUITA, M. R. . A configuração da rede socio-emocional: uma análise em função da universidade e da sócio-demografia.. In: XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1996. XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia., 1996.
-
SILVA, R. A. C. ; MESQUITA, MARCOS RIBEIRO . Reflexões sobre o armário: tramas, resistências e (in)visibilidades. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , 2024.
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; SANTOS, H. M. M. ; MOURA, C. A. ; NASCIMENTO, S. C. G. . Culturas digitais, política e juventudes: uma análise do canal Afros e Afins. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; NASCIMENTO, S. C. G. ; SANTOS, H. M. M. ; MOURA, C. A. . Culturas digitais, política e juventudes: uma análise do canal Barraco da Rosa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; MOURA, C. A. ; SANTOS, H. M. M. ; NASCIMENTO, S. C. G. . O malware Spartakus: uma análise preta sobre culturas digitais, política e juventudes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; SILVA, A. C. ; MOURA, C. A. ; MEDEIROS, M. S. ; GOMES, A. C. S. ; BATISTA, N. M. S. . Narrativas Negras: representatividade, política e resistência. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, MARCOS RIBEIRO ; SILVA, A. C. ; MOURA, C. A. ; MEDEIROS, M. S. ; GOMES, A. C. S. ; BATISTA, N. M. S. . Narrativas Negras: representatividade, política e resistência. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. . Psicologia, Política e Sexualidades. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, H. M. M. ; RODRIGUES, M. N. M. ; MESQUITA, M. R. . JUVENTUDE E POLÍTICA: UM ESTUDO ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DE JOVENS EM MOVIMENTOS SOCIAIS.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; SILVA, A. C. R. F. . O(s) feminismo(s) enquanto campo teórico-político: Reflexões sobre a intersecção entre Gênero, Geração e Raça.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; SILVA, A. C. R. F. ; LIMA, L. B. . Juventudes e feminismos: A visão de jovens acerca da ação política dos coletivos feministas em Maceió. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; SILVA, A. C. R. F. ; LIMA, L. B. . Juventudes e diversidade sexual: A visão de jovens acerca da ação política dos movimentos LGBTs. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; SANTOS, J. B. dos . Quando o jovem entra em cena: gênero e sexualidade em debate. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. . Juventudes contemporâneas, participação política e territórios de resistência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MESQUITA, M. R. ; SILVA, A. C. R. F. . Juventude e Participação: diálogos possíveis e dificuldades na militância para diferentes jovens militantes dos movimentos sociais e feministas da cidade de Maceió.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; SILVA, C. C. L. E. . Entre tradições e protagonismos: uma análise da produção audiovisual desenvolvida nos Observatórios da Juventude.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; SANTOS, J. B. dos . Diversidade sexual no debate da educação: recompondo cenários e tensões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; SILVA, C. C. L. E. . De(s)marcações do transfeminismo nos movimentos sociais trans/travestis periféricos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; LIMA, L. B. ; SILVA, A. C. R. F. . A participação dos jovens nos movimentos sociais feministas e LGBTs da cidade de Maceió: diálogos possíveis e dificuldades na militância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; LIMA, L. B. . A participação de jovens em movimentos feministas e LGBTs em Maceió: das bandeiras de luta às experiências de militância.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; SILVA, C. C. L. E. . Apontamentos sobre o ciberativismo transfeminist a e sua relação com movimentos trans/travestis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; SANTOS, J. B. dos . Diversidade sexual e cotidiano escolar: notas sobre a participação juvenil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. . Aspectos psicopolíticos e pedagógicos da resistência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MESQUITA, M. R. ; FERNANDES, R. L. . Transexualidade e subversão corporal: o corpo subvertido em resistência ao corpo hegemônico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. . Participação política e formação em psicologia: ocupando os espaços da universidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. . Juventudes e Participação: a Concepção de Política Para Diferentes Jovens Militantes da Cidade de Maceió.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. . Ideários, Valores e Lutas de Jovens Militantes de Maceió. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. . Identidades, culturas e políticas: os movimentos estudantis na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MESQUITA, M. R. . Juventude e política. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MESQUITA, M. R. . Juventude, Política e Subjetividade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MESQUITA, M. R. ; Huning, S. M. ; PADILHA, E. V. A. . Identidade Cultural e Patrimônio Imaterial: uma intervenção na comunidade de pescadores do Jaraguá. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; SILVA, A. C. R. F. ; SANTOS, J. B. dos . JUVENTUDES, MOVIMENTOS E CULTURAS: A COMPREENSÃO DA POLÍTICA E SEU COTIDIANO PARA DIFERENTES JOVENS NA CIDADE DE MACEIÓ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; SANTOS, J. B. dos ; SILVA, A. C. R. F. . JUVENTUDES, MOVIMENTOS E CULTURAS: PRINCIPAIS LUTAS E VALORES DE JOVENS MILITANTES NA CIDADE DE MACEIÓ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; Huning, S. M. . MARACATU NO MORRO: UMA EXPERIÊNCIA CULTURAL E INTERVENTIVA NA PERIFERIA DE MACEIÓ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; Huning, S. M. . MARACATU NO MORRO: UMA EXPERIÊNCIA CULTURAL E INTERVENTIVA NA PERIFERIA DE MACEIÓ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. . Juventudes, movimentos e culturas: a participação juvenil na cidade de Maceió. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, M. R. . Juventudes, movimentos e culturas: a participação juvenil na cidade de Maceió. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MESQUITA, M. R. . Política e cultura: uma análise no campo da participação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, M. R. ; Alves, J. M. D. ; Martins, M. H. da M. . E agora José? Mudanças na identidade de gênero em uma comunidade de artesãos de Maceió.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MESQUITA, M. R. . Juventude, participação e cultura na contemporaneidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, M. R. ; Martins, M. H. da M. ; Alves, J. M. D. . E agora José? Mudanças geracionais em uma comunidade de artesãos em Maceió. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, M. R. . Militância, participação política e movimento estudantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MESQUITA, M. R. . Culturas juvenis e resistência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MESQUITA, M. R. . Política e Cultura: uma análise da participação de jovens em movimentos comunitários na cidade de Maceió. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, M. R. . A representação da juventude: o olhar dos militantes estudantis.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. . Psicologia, políticas públicas e juventude. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, M. R. . Psicologia Social e Políticas de Existência: fronteiras e conflitos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MESQUITA, M. R. . Psicologia política e juventude: cultura, política e participação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. ; Leitão, H. de A. L. ; Oliveira, A. A. S. de . Crianças e jovens em comunidades litorâneas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MESQUITA, M. R. . Cidadania, democracia e participação juvenil: o caso dos estudantes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MESQUITA, M. R. . Juventude e participação: analisando os movimentos estudantis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MESQUITA, M. R. . Cultura e política: a experiência cultural do movimento estudantil dos CPCs aos CUCAs. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, M. R. . Dos CPCs aos CUCAs: a experiência cultural do movimento estudantil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MESQUITA, M. R. . Movimento estudantil: passado e futuro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MESQUITA, M. R. . A consciência política no movimento estudantil do Brasil contemporâneo.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, M. R. . Cultura e Política: rediscutindo as práticas dos militantes estudantis. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, M. R. . Movimento estudantil brasileiro: o desafio de recriar a militância. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, M. R. . Movimento estudantil brasileiro: práticas militantes na ótica dos Novos Movimentos Sociais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MESQUITA, M. R. . Estudantes e participação: espaços, identidade e cultura. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, M. R. . Democratização e clivagens geracionais: contextos de socialização e cultura política. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, M. R. . Movimento estudantil: histórias, memórias e participação na perspectiva de três pesquisadores. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, M. R. ; BRIZOLA, Ana Lídia Campos ; KRISCHE, J. P. . Política e pós-modernidade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MESQUITA, M. R. . Psicologia Política no Brasil: fundamentos e campos de atuação profissional. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MESQUITA, M. R. . Juventude e Movimento Estudantil: o 'velho'e o 'novo'na militância. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, M. R. . Movimento estudantil brasileiro: o desafio de recriar a militância. Coimbra: Centro de Estudos Sociais, 2004 (Publicação em página institucional na Internet).
Outras produções
MESQUITA, M. R. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos e relatórios de pesquisa PIBIC. 2017.
MESQUITA, M. R. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos e relatórios de pesquisa PIBIC. 2017.
MESQUITA, M. R. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos e relatórios de pesquisa PIBIC. 2016.
MESQUITA, M. R. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos e relatórios de pesquisa PIBIC. 2016.
MESQUITA, M. R. . Assessoria à Coordenação de Pós-graduação (CPG). 2016.
MESQUITA, M. R. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos e relatórios de pesquisa PIBIC. 2015.
MESQUITA, M. R. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos e relatórios de pesquisa PIBIC. 2015.
MESQUITA, M. R. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos e relatórios de pesquisa PIBIC. 2014.
MESQUITA, M. R. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos e relatórios de pesquisa PIBIC. 2014.
MESQUITA, M. R. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos e relatórios de pesquisa PIBIC. 2013.
MESQUITA, M. R. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos e relatórios de pesquisa PIBIC. 2013.
MESQUITA, M. R. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos e relatórios de pesquisa PIBIC. 2012.
MESQUITA, M. R. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos e relatórios de pesquisa PIBIC. 2012.
MESQUITA, M. R. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos e relatórios de pesquisa PIBIC. 2011.
MESQUITA, M. R. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos e relatórios de pesquisa PIBIC. 2011.
MESQUITA, M. R. . Relatórios Parciais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2010.
MESQUITA, M. R. . III Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. 2010.
MESQUITA, M. R. . XV Encontro Nacional da ABRAPSO. 2009.
MESQUITA, M. R. . II Concurso de teses, dissertações e artigos da ABRAPSO. 2009.
MESQUITA, M. R. . ?Ocupar e resistir?: modos e sentidos das mobilizações políticas juvenis contemporâneas. 2017. (Coordenação de GT em evento nacional).
MESQUITA, M. R. . Gênero e Diversidade na Escola - GDE. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MESQUITA, M. R. ; MATOS, A. . Gênero nas escolas: intersecções de raça, sexualidade e geração. 2016. (Coordenação de GT em evento internacional).
MESQUITA, M. R. . Sexualidade e Orientação Sexual. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).
MESQUITA, M. R. . Diversidade e educação em direitos humanos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
MESQUITA, M. R. . Gênero e Diversidade na Escola - GDE. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, S. L. ; MESQUITA, M. R. . Diversidade e Direitos Humanos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
MESQUITA, M. R. ; SANTOS, S. L. . Diversidade e educação em direitos humanos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
MESQUITA, M. R. . Educação superior, formação em Psicologia e modos de subjetivação: leituras psicossociais dos conflitos e impasses contemporâneos. 2013. (Coordenação de GT em evento nacional).
CAVALCANTI, M. ; Huning, S. M. ; MESQUITA, M. R. ; MARTINS, M. H. M. ; SILVA, J. A. . Uma vila tradicional de pesca com seu modo de fazer e seu lugar em Jaraguá. 2012. (Dossiê).
MESQUITA, M. R. ; MORTADA, S. P. . Juventude e participação política à luz da psicologia social.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MESQUITA, M. R. ; MARTINS, J. . Sociologia da Educação. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).
MESQUITA, M. R. ; Huning, S. M. ; RODRIGUES, M. N. M. ; LIRA, J. ; FRAZAO, A. ; MIRANDA, F. ; FERNANDES, R. L. ; FEITOSA, A. L. O. . Quem tem juízo resiste e luta. 2015. Filme.
MESQUITA, M. R. ; BRIZOLA, Ana Lídia Campos ; KRISCHKE, Paulo . Política e pós-modernidade. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .
MESQUITA, M. R. . Psicologia Política no Brasil: fundamentos e campos de atuação profissional. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
COLETIVOS DE ESTUDANTES NEGROS NA UNIVERSIDADE: AQUILOMBAMENTO, PARTICIPAÇÃO E LUTA ANTIRRACISTA, Descrição: Nas últimas duas décadas, as universidades passaram por um amplo processo de democratização, só possível pela implementação das políticas de ação afirmativa, luta histórica do movimento negro. Os resultados destas políticas são visíveis quando observamos o aumento significativo no número de pessoas negras (pardas e pretas) nas universidades brasileiras. Seus efeitos podem ser observados também através da construção de redes de coletivos de estudantes negros nas universidades que vêm intervindo politicamente não só denunciando o racismo institucional, fortemente presente neste espaço, mas também produzindo uma série de discursos e práticas políticas que passam tanto por uma luta por reconhecimento, por uma defesa das políticas de acesso e permanência e a reivindicação por sua ampliação; quanto por uma formação que considere a produção teórica de intelectuais negros. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a participação política de estudantes que integram coletivos negros na construção de discursos e práticas antirracistas na universidade. Também pretende, identificar as principais lutas e reivindicações dos coletivos de estudantes negros na universidade; mapear as principais pautas de formação realizadas pelos coletivos; caracterizar as práticas e experiências dos coletivos, observando seus modos de organização política, de formação e de acolhimento; e sistematizar as formas de enfrentamento desses coletivos às práticas racistas na universidade. A pesquisa será realizada em diferentes universidades do Nordeste. Integrarão este campo, coletivos negros das seguintes universidades: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Realizado o contato e discutido a pesquisa com cada um dos coletivos, faremos o convite para que seus integrantes participem de um grupo focal intitulado Coletivos de estudantes negros, aquilombamento e a constituição de uma política antirracista na universidade. O grupo terá em média entre dez e doze participantes que serão convidados a se posicionarem diante das questões que relacionam universidade, participação política e práticas antirracistas. Em uma segunda etapa da pesquisa, serão realizadas entrevistas individuais com estudantes de modo a aprofundar algumas questões debatidas no grupo, principalmente aquelas que se referem à experiência de participação nos coletivos aqui analisados. Tanto os grupos focais como as entrevistas serão oportunamente transcritas para posterior análise. A pesquisa terá a análise de conteúdo como abordagem para a apreciação e análise dos dados. Espera-se que a pesquisa resulte na produção de dados que permitam a análise da participação política de estudantes que integram coletivos negros na construção de discursos e práticas antirracistas na universidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Marcos Ribeiro Mesquita - Coordenador / Cauê Assis de Moura - Integrante / Samuel Conselheiro Germano do Nascimento - Integrante / Erick dos Santos Silva - Integrante / Milena Wanderley Barros - Integrante / Raíssa de Abreu Rocha Gomes - Integrante.
-
2021 - 2024
Mu#769;sica, negritude e poli#769;tica: arte e resiste#770;ncia na produc#807;a#771;o musical de cantoras negras, Descrição: Nas últimas décadas as lutas pela igualdade racial têm conquistado uma série de avanços que se dão tanto pela implementação de políticas públicas, pela postulação do debate acadêmico e político sobre o tema, cada vez mais cotidianizado; pela afirmação identitária que se expressa cada vez mais fortemente no âmbito da cultura, e ainda pela construção de um pensamento social que posiciona a questão racial como um elemento que estrutura a sociedade. Todas essas conquistas fortalecem sobremaneira a luta antirracista em diferentes espaços sociais. Na atualidade, assistimos uma série de coletivos de artistas que trazem para o campo da cultura, suas vozes, lutas, narrativas negras. O fazem também se apropriando das novas tecnologias que tem subsidiado e potencializado suas formas de expressão. É nesse contexto que percebemos a emergência de uma série de cantoras/es negras/os que trazem para o cenário artístico e musical, narrativas sobre a negritude: a denúncia das desigualdades, a força da resistência e o fortalecimento de uma perspectiva que não cansa em erguer a voz. Trazem também para o cenário musical questões como gênero, sexualidade, classe social, corpo, politica, etc. Neste projeto, ensejamos discutir expressões da música negra contemporânea que tem se destacado tanto através do rap, do samba ou da mpb, e que a partir de sua sonoridade, rítmica e letra, compartilham narrativas sobre o mundo e sobre a negritude, produzida por negras e negros. Este trabalho objetiva compreender como a discussão racial protagonizada por mulheres negras, na música brasileira, corrobora com a construção de narrativas plurais e contra-hegemônicas que compõem e disputam o significado de ser negra/o na atualidade. Assim, analisaremos as obras audiovisuais de 4 cantoras negras, procurando, com suas perspectivas apresentadas nas musicas, conexões que interligam os objetivos da pesquisa, falas sobre negritude, interssecionalidade, representatividade entre outros relatos pessoais da vivencia do preconceito na sociedade brasileira. As cantoras escolhidas são Bixarte, Jup do Bairro, Doralyce e Luedji Luna. Elas integram a mais recente expressão da música popular brasileira em sua pluralidade de vertentes. A escolha destas cantoras se deu em função tanto da representatividade que carregam, quanto do teor de suas músicas. Para esta pesquisa foram escolhidas para a análise as seguintes obras: Revolução, Faces e o single Travesti no comando da nação de Bixarte; Corpo sem juízo e o single Sinfonia do corpo de Jup do Bairro; Canto da revolução, Pílula livre e o single Vamos derrubar o governo, de Doralyce; e Um corpo no mundo e Bom mesmo é estar debaixo dágua de Luedji Luna. Orientaremos nossa investigação a partir do uso teórico-político do conceito de interseccionalidade para compreender de que forma os diferentes marcadores sociais presentes nas narrativas presentes na produção musical destas quatro cantoras, produzem efeitos nas suas experiências de vida. Para a análise, serão trabalhadas questões relativas aos objetivos estabelecidos, bem como outros elementos que possam surgir durante o processo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Ribeiro Mesquita - Coordenador / Aline Cecilio da Silva - Integrante / Milena da Silva Medeiros - Integrante / Naricla Mariana dos Santos Batista - Integrante / Áurea Cristinne da Silva Gomes - Integrante / Robson Aparecido da Costa Silva - Integrante / Kássia Magaly Oliveira da Costa Sarmento - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.
-
2020 - 2021
Narrativas Negras: representatividade, política e resistência, Descrição: Da organização de passeatas via whatsapp à divulgação de debates online, as mídias digitais tem sido hoje um elemento importante de constituição do ato político. Elas vêm provocando reordenamentos nos modos pelos quais nos comunicamos, nos constituímos e construímos o mundo, intervimos nele. Com a popularização das diferentes mídias, fruto, dentre outras coisas, da democratização da internet, novas narrativas sobre a realidade irrompem no cenário social visibilizando grupos que historicamente foram secundarizados, marginalizados. Este projeto se interessa em discutir as narrativas produzidas por negras e negros em torno de suas trajetórias, de suas memórias e afetos, e como elas se relacionam com o estabelecimento e afirmação de uma negritude brasileira. Nesse sentido, objetiva compreender como a discussão racial protagonizada por negras e negros corrobora para a construção de narrativas plurais e contra-hegemônicas que compõem e disputam o significado de ser negra/o na atualidade do cenário brasileiro. Assim, analisaremos as narrativas de negras e negros que participaram do projeto Potências Negras, produzido pelo youtuber Murilo Araújo, e que contou com a realização de 30 convidadas/os vindas/os de áreas e de projetos diversos. Disponibilizado em seu canal intitulado Muro pequeno, o projeto foi realizado em novembro de 2019 em alusão ao mês da Consciência Negra e discutiu diferentes questões da realidade negra brasileira. Orientaremos nossa investigação a partir do uso teórico-político do conceito de interseccionalidade, fruto do pensamento feminista negro, para compreender de que forma os diferentes marcadores sociais presentes nas vidas e narrativas de negras e negros produzem efeitos nas suas experiências de vida. Especificamente, buscamos pensar o modo como a intersecção entre gênero, sexualidade e raça marcam suas trajetórias de vida, de modo a construírem narrativas acerca do significado se der negra/o. Assim, propomos analisar as narrativas produzidas a partir das 30 entrevistas realizadas no projeto a partir dos diferentes marcadores sociais presentes nas trajetórias dessas pessoas. Para a análise, serão trabalhadas questões relativas aos objetivos estabelecidos, bem como outros elementos que possam surgir no processo de análise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Ribeiro Mesquita - Coordenador / Cauê Assis de Moura - Integrante / Aline Cecilio da Silva - Integrante / Milena da Silva Medeiros - Integrante / Naricla Mariana dos Santos Batista - Integrante / Áurea Cristinne da Silva Gomes - Integrante / Robson Aparecido da Costa Silva - Integrante / Kássia Magaly Oliveira da Costa Sarmento - Integrante.
-
2019 - 2020
Culturas digitais, juventudes e política: as vozes dissonantes de jovens youtubers no cenário de recrudescimento do conservadorismo no Brasil, Descrição: Não é raro ver disseminada a ideia de que a juventude contemporânea é alienada, conformada com os desígnios da sociedade; a juventude do consumo exacerbado e das práticas tecnológicas. Pensá- la nesses termos é ignorar suas especificidades e pluralidade, para o que muitos autores veem como solução designar a categoria como ?juventudes? e problematizá-la a partir dessa diversidade. Diante dessa multiplicidade de formas de ser jovem, de vivenciar a juventude, há também uma diversidade de modos de compreender a política, distintas formas de vivê-la, de experienciá-la. Nesse espectro múltiplo que relaciona os diferentes modos de ser jovem e de participar politicamente, situamos as intervenções e experiências constituídas por meio das culturas digitais. Da organização de passeatas via whatsapp, à divulgação de debates online, as mídias digitais tem sido hoje um elemento importante de constituição do ato político. Assim, esse projeto objetiva compreender como as narrativas construídas por jovens youtubers que debatem temas políticos em seus canais corroboram com a construção de discursos contra-hegemônicos no cenário de conservadorismo atual. Para tanto, para a análise desta pesquisa foram escolhidos três canais de jovens youtubers que desenvolvem em suas publicações temas políticos e sociais como raça/etnia, classe social, gênero e sexualidade: Barraco da Rosa, de Rosa Luz; Descomplicando textões, de Spartakus; e Afros e Afins, de Nátaly Neri. A escolha por jovens youtubers que vêm fazendo esse debate em uma mídia digital de grande alcance se relaciona com o nosso desejo de observar e compreender se a discussão destes temas corrobora com a construção de narrativas contra- hegemônicas no cenário de conservadorismo atual. Além do alcance, justificamos a escolha destas e destes sujeitos em função da diversidade de segmentos que representam. A partir do mapeamento das publicações, selecionaremos aquelas que contenham narrativas que tratem de discussões étnico- raciais, de classe, gênero e sexualidade por serem temas importantes em termos do contraponto que fazem no cenário de conservadorismo. Orientaremos nossa investigação a partir do uso teórico-político do conceito de interseccionalidades, fruto do pensamento feminista negro, para compreender de que forma os diferentes marcadores sociais presentes nas vidas e narrativas destas/es jovens youtubers produzem efeitos nas suas experiências de vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Marcos Ribeiro Mesquita - Coordenador / Hélvia Monique Modesto dos Santos - Integrante / Cauê Assis de Moura - Integrante / Samuel Conselheiro Germano do Nascimento - Integrante / DEBORA CRISTINA DA SILVA ALVES - Integrante / JADIELMA DE BARROS ALVES - Integrante / CAMILA BALBINA DA SILVA - Integrante.
-
2017 - 2019
Juventudes e Política: uma contribuição das e dos jovens na construção dos movimentos feministas e LGBTs da cidade de Maceió - Edital FAPEAL, Descrição: Nos últimos anos, a relação das e dos jovens com a política vem ganhando espaço e gerando um amplo debate no campo das ciências sociais, expressão de um tempo em que a própria concepção de política vem sendo problematizada, transformada. As experiências e práticas de participação atuais que trazem para o centro do debate a reivindicação por novos canais de intermediação entre sociedade civil e Estado, e as possibilidades de diálogo entre os campos da política e da cultura, são alguns sinais da necessidade de uma reflexão maior sobre o conceito de política para além de sua ideia tradicional. No que concerne às possibilidades de diálogo entre política e cultura, um dos horizontes de participação mais realçados pela sociedade, em geral, e pelas e pelos jovens, em particular, tem sido a experiência em grupos e movimentos identitários que mobilizam o debate e reivindicação por demandas de cidadania vinculadas às questões de gênero e diversidade sexual. As experiências políticas relacionadas às lutas feministas e lgbts multiplicam-se dentro e fora das universidades trazendo à tona discursos marcados pela urgência de políticas e práticas sociais com foco na garantia da igualdade de direitos. A centralidade dessa experiência política extrapola os espaços institucionais de participação e entra na vida de muitas e muitos jovens que são afetadas e afetados por esses discursos, por essas demandas de transformação social e cultural. Neste sentido, este projeto tem por objetivo analisar e compreender a visão das e dos jovens sobre as dinâmicas participativas dos grupos e movimentos sociais feministas e lgbts na cidade de Maceió. Num momento em que as dimensões de gênero e da diversidade sexual são realçadas como campos privilegiados de debate na sociedade civil contemporânea; em que são pautadas como valores sociais e elementos importantes para pensar as práticas políticas na atualidade; pretendemos compreender como as e os jovens têm se posicionado em torno deste debate. Para tanto, realizaremos entrevistas com dez jovens que integram diferentes coletivos e movimentos sociais feministas e lgbts na cidade de Maceió ou ainda que simpatizam e conhecem as propostas e o conteúdo político destes grupos. Estas e estes jovens serão convidadas e convidados a se posicionarem diante das questões que relacionam juventude e política pelo prisma dos movimentos feministas e lgbts. As entrevistas serão gravadas e posteriormente transcritas para a realização das análises. Estudar a participação e as diferentes expressões da política na contemporaneidade a partir da visão das e dos jovens sobre estes movimentos e organizações faz-se cada vez mais importante no sentido de pensar suas dinâmicas e possibilidades de transformação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Ribeiro Mesquita - Coordenador / Maria Nativa Matias Rodrigues - Integrante / DEBORA CRISTINA DA SILVA ALVES - Integrante / HELVIA MONIQUE MODESTO DOS SANTOS - Integrante / Jardiael Herculano da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2016
As concepções sobre o feminismo para jovens participantes de grupos e coletivos feministas na cidade de Maceió, Descrição: Nos últimos anos, as relações dos jovens com a política e a participação vêm gerando interesse e discussões pertinentes às dinâmicas contemporâneas; expressão de um tempo em que a concepção da política vem sendo fortemente problematizada. No que concerne às possibilidades de diálogo entre política e cultura, um dos horizontes de participação dos jovens na atualidade tem sido a experiência em grupos e movimentos feministas que mobilizam reivindicações múltiplas por demandas de cidadania vinculadas às questões de gênero, sexualidade, corpo, entre outras. A ainda existente desigualdade entre homens e mulheres, o fortalecimento de valores ligados à autonomia e expressão do corpo, o necessário debate sobre a violência contra as mulheres, são alguns dos motivos que movimentam diversas jovens ao se inserirem em movimentos e coletivos feministas, e lutarem por visibilidade, respeito e direitos. Esta participação pode ser observada através da retomada de inúmeras manifestações feministas que ocorrem todos os anos nas principais cidades do país (e aqui destacamos a Marcha das Vadias), no crescente debate sobre política e feminismo através de blogs e redes sociais e na constituição de coletivos locais que discutem e reivindicam a pauta feminista. Neste sentido, tornam-se questões importantes para nós: a) as concepções de feminismo que perpassam essas experiências e são compartilhadas pelas jovens; b) os valores que as constituem; e c) como estas concepções se traduzem nas práticas e discursos destas participantes. Partindo do entendimento do feminismo como um movimento plural, acreditamos serem diversas não só as formas de compreendê-lo, mas também, e por consequência disso, suas concepções de política e de organização. Neste sentido, este projeto tem por objetivo analisar as concepções acerca do feminismo para jovens participantes de grupos e coletivos feministas na cidade de Maceió. Além disso, analisar a participação destas jovens nos grupos, suas principais reivindicações e modos de organização. Num momento em que a dimensão do gênero é realçada como um campo privilegiado de debate na sociedade civil contemporânea; em que são pautadas como valores sociais e elementos importantes para pensar as práticas políticas na atualidade; pretendemos compreender as visões que estas jovens têm do feminismo enquanto ideário e movimento. Estudar a participação a partir de jovens feministas e a concepção de feminismo que permeia suas práticas se torna um importante termômetro para pensar a relação dos jovens com política no contemporâneo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Ribeiro Mesquita - Coordenador / Ana Cecília Ramos Ferreira da Silva - Integrante / Lívia Barbosa Lima - Integrante / Marianna Ribeiro Guimarães - Integrante.
-
2014 - 2017
Juventudes, Gênero e Diversidade Sexual: a visão dos jovens maceioenses acerca da ação política dos movimentos feministas e lgbts da cidade - Projeto Universal, Descrição: Nos últimos anos, a relação dos jovens com a política vem ganhando espaço e gerando um amplo debate no campo das ciências sociais, expressão de um tempo em que a própria concepção de política vem sendo problematizada, transformada. As experiências e práticas de participação atuais que trazem para o centro do debate a reivindicação por novos canais de intermediação entre sociedade civil e Estado, e as possibilidades de diálogo entre os campos da política e da cultura, são alguns sinais da necessidade de uma reflexão maior sobre o conceito de política para além de sua ideia tradicional. No que concerne às possibilidades de diálogo entre política e cultura, um dos horizontes de participação mais realçados pela sociedade, em geral, e pelos jovens, em particular, tem sido a experiência em grupos e movimentos identitários que mobilizam o debate e reivindicação por demandas de cidadania vinculadas às questões de gênero e diversidade sexual. As experiências políticas relacionadas às lutas feministas e lgbts multiplicam-se dentro e fora das universidades trazendo à tona discursos marcados pela urgência de políticas e práticas sociais com foco na garantia da igualdade de direitos. No entanto, as discussões em torno do feminismo e da diversidade sexual extrapolam os espaços institucionais de participação e entram na vida de tantos outros jovens que são afetados por esses discursos, por essas demandas de transformação social e cultural. Neste sentido, este projeto tem por objetivo analisar e compreender a visão dos jovens sobre as dinâmicas participativas dos grupos e movimentos sociais feministas e lgbts na cidade de Maceió. Num momento em que as dimensões de gênero e da diversidade sexual são realçadas como campos privilegiados de debate na sociedade civil contemporânea; em que são pautadas como valores sociais e elementos importantes para pensar as práticas políticas na atualidade; pretendemos compreender como os jovens têm se posicionado em torno deste debate. Para tanto, realizaremos dois grupos focais com jovens de diferentes expressões sociais, que integram ou não estes e outros movimentos sociais. Estes terão em média entre oito e dez participantes que serão convidados a se posicionarem diante das questões que relacionam juventude e política pelo prisma dos movimentos feministas e lgbts. Os grupos focais serão realizados na Universidade Federal de Alagoas em espaço delimitado pelo Grupo de Pesquisa e terão um coordenador que fará a mediação do debate a partir de um eixo aberto de discussão organizado previamente pelos pesquisadores. Os grupos serão gravados e posteriormente transcritos para a realização das análises. Estudar a participação e as diferentes expressões da política na contemporaneidade a partir da visão dos jovens sobre estes movimentos e organizações faz-se cada vez mais importante no sentido de pensar suas dinâmicas e possibilidades de transformação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Ribeiro Mesquita - Coordenador / Juliano Bonfim dos Santos - Integrante / Ana Cecília Ramos Ferreira da Silva - Integrante / Carolina Cavalcante Lins e Silva - Integrante / Lívia Barbosa Lima - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2014
Juventudes, Gênero e Diversidade Sexual: um estudo sobre a participação de jovens em movimentos sociais feministas e LGBTs na cidade de Maceió., Descrição: Nos últimos anos, as relações dos jovens com a política, e as formas com que esse diálogo se dá, vêm gerando discussões e estudos cada vez mais necessários; expressão de um tempo em que a própria concepção da política vem sendo transformada, problematizada. No que concerne às possibilidades de diálogo entre política e cultura, um dos horizontes de participação mais realçados pela sociedade, em geral, e pelos jovens, em particular, tem sido a experiência em grupos e movimentos identitários que mobilizam o debate e reivindicação por demandas de cidadania vinculadas às questões de gênero e diversidade sexual. As experiências políticas relacionadas às lutas feministas e lgbts multiplicam-se dentro e fora das universidades trazendo à tona discursos marcados pela urgência de políticas e práticas sociais com foco na garantia da igualdade de direitos. Este trabalho tem por objetivo analisar a participação de jovens em movimentos feministas e lgbts na cidade de Maceió e quer, a partir dele, compreender como estes vêm pautando suas lutas por questões identitárias no campo do feminismo e da diversidade sexual. Deseja também, além disso, entender as distintas estratégias de enfrentamento às práticas de machismo e homofobia/lesbofobia/transfobia empreendidas por esses grupos e refletir sobre as dificuldades e limites no campo da mobilização para cada um deles.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Ribeiro Mesquita - Coordenador / Juliano Bonfim dos Santos - Integrante / Erise Veloso de Amorim Padilha - Integrante / Carolina Cavalcante Lins e Silva - Integrante / Rafael Lima Fernandes - Integrante / Vicente Matheus Sampaio Silva - Integrante / Lívia Barbosa Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2012 - 2013
Jovens, Cultura, Gênero e Política: uma análise da produção dos Observatórios da Juventude., Descrição: A produção acadêmica sobre o tema juventude em diversas áreas cresceu consideravelmente na última década servindo de base para discussões acerca da realidade dos jovens no país. No campo da psicologia este cenário se confirma a partir de um significativo aumento na produção e análise de temas que tratam das experiências e demandas juvenis ligadas às dimensões que vão da política ao gênero, da religiosidade à educação, da sexualidade à cultura. Muito recentemente têm-se constituído no interior das universidades, mas também do terceiro setor e do próprio Estado, um espaço específico de estudos sobre juventude. Com foco na pesquisa e em projetos de intervenção, os Observatórios da Juventude como são chamados, têm realizado um importante papel de produção e sistematização de dados sobre a realidade juvenil e fomentado uma relação de diálogo e parceria com os próprios jovens, seus grupos, seus movimentos. Este projeto tem como objetivo analisar a produção realizada em distintos Observatórios da Juventude do país a partir de seus projetos de pesquisa e intervenção, as publicações impressas e audiovisuais sobre os jovens, suas experiências e necessidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Marcos Ribeiro Mesquita - Coordenador / Juliano Bonfim dos Santos - Integrante / Ana Cecília Ramos Ferreira da Silva - Integrante / Erise Veloso de Amorim Padilha - Integrante / Carolina Cavalcante Lins e Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
Juventudes, movimentos e culturas: a participação juvenil na cidade de Maceió., Descrição: Considerando a atuação política dos jovens um importante elemento de análise num contexto de forte centralidade das juventudes no cenário atual, este projeto pretende estudar de modo aprofundado a participação de diferentes movimentos e grupos juvenis em Maceió observando suas distintas características, especificidades e formas de inserção na cidade. Pretende também fazer uma reflexão sobre as dificuldades e limites no campo da mobilização. Para tanto, será realizado um mapeamento dos principais movimentos e grupos juvenis da cidade contemplando a pluralidade que os caracteriza.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Marcos Ribeiro Mesquita - Coordenador / Alan Nazário Silva Oliveira - Integrante / Ana Clara Martins de Oliveria - Integrante / Anna Carolina Gomes Melo - Integrante / Juliano Bonfim dos Santos - Integrante / Ana Cecília Ramos Ferreira da Silva - Integrante / Erise Veloso de Amorim Padilha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5
-
2009 - 2010
E agora José? Mudanças na identidade de gênero em uma comunidade de artesãos de Maceió, Descrição: Este projeto pretende estudar o processo de ressignificação das relações entre homens e mulheres ? seus espaços, seus papéis ? mediado pelo trabalho e pela arte; objetiva de modo mais evidente, analisar as transformações nas relações de gênero a partir da inserção de homens na produção do filé, renda popularmente conhecida na cidade de Maceió e tradicionalmente confeccionada pelas mulheres da comunidade do Pontal da Barra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcos Ribeiro Mesquita - Coordenador / Júlia Mayra Duarte Alves - Integrante / Mário Henrique da Mata Martins - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2011
Excelência Acadêmica para o Projeto de Extensão Maracatu no Morro, Universidade Federal de Alagoas., Universidade Federal de Alagoas.
2010
Excelência Acadêmica para o Projeto de Iniciação Científica "E agora José?, Mudanças na identidade de gênero em uma comunidade de artesãos de Maceió", Universidade Federal de Alagoas., Universidade Federal de Alagoas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Psicologia - IP. , Universidade Federal de Alagoas, Tabuleiro do Martins, 57072900 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141353
Experiência profissional
2008 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participação em Comissão Antirracista do Instituto de Psicologia (IP/UFAL) 2020/2022
Atividades
-
03/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Processos Socioculturais, Metodologia de Pesquisa em Psicologia
-
08/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Psicologia - IP.,Linhas de pesquisa
-
08/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Pesquisa em Psicologia II, Prática de Pesquisa em Psicologia III, Processos em Avaliação Psicológica I, Processos em Avaliação Psicológica II, Psicologia: Ciência e Profissão, Psicologia e Processos Socioculturais, Psicologia, gênero e diversidade., Psicologia Social II, Temáticas em Processos Socioculturais, Teorias e Sistemas Psicológicos I, Tópicos Especiais I, Psicologia - Curso de Serviço Social
-
03/2016 - 03/2018
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Assessor da Coordenação de Pós-Graduação.
-
03/2013 - 03/2016
Ensino, Gênero e Diversidade na Escola, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gênero e Diversidade na Escola - Diversidade e Direitos Humanos
-
09/2013 - 09/2015
Direção e administração, Instituto de Psicologia - IP.,Cargo ou função, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas.
-
03/2012 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Comitê Assessor de Pesquisa (UFAL).
-
08/2008 - 08/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes.,Cargo ou função, Comissão de Auto Avaliação do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA).
2008 - 2008
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2008 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Escolar I (Prática), Psicologia Escolar II (Teoria e Prática), Supervisão de Estágio em Psicologia Escolar
-
02/2008 - 07/2008
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Estágio realizado, Psicologia Escolar.
2007 - 2008
Faculdade de Pato BrancoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2007 - 02/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico de Pesquisa I, Estágio Básico de Pesquisa II, Ética Profissional, Psicologia: ciência e profissão, Psicologia e Saúde, Psicologia e Saúde II, Psicologia Social I, Psicologia Social II
-
02/2007 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Pato Branco.,Cargo ou função, Representante do Colegiado de Psicologia, da Comissão de Ética da instituição e do Conselho de Administração.
2003 - 2003
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2003 - 03/2003
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Cidadania
2001 - 2002
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 30
Atividades
-
08/2001 - 12/2002
Ensino, Sociologia da Educação - Ensino a Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Ribeiro Mesquita e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?