Claudio Fuentes Moreira

Formado em Química Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz (1971), realizou 2 cursos de especialização, sendo pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (1981) e University of Denver (1980) Atualmente é consultor em propriedade industrial no Departamento de Contratos e Propriedade Intelectual da Coordenadoria de Planejamento e Negócios (CPN), vinculada à Diretoria de Inovação do Instituto do Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Apóia pesquisadores na proteção e comercialização dos direitos de propriedade industrial e na disseminação da cultura da proteção de tecnologias e produtos. Autor, sob coordenação de Angela Cristina Azanha Puhlmann, da publicação IPT "Noções Gerais de Proteção de Tecnologia e Produtos".

Informações coletadas do Lattes em 27/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Propriedade Industrial

1981 - 1981

Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Título: Não tem
Orientador: Não tem

Especialização em Executive Development ? Project Administration

1980 - 1980

University Of Denver
Título: Não tem
Orientador: James P. Blackledge

Graduação em Química Industrial

1967 - 1971

Faculdades Oswaldo Cruz
Título: Elementos de Cálculo de Trocadores de Calor e Vasos de Pressão, 1976
Orientador: Mário Cappuani

Formação complementar

2011 - 2011

Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 160h). , Ministério da Fazenda, MIN. FAZENDA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Participação em eventos

Palestra: Inovação frugal a partir de informações de patentes ? Ferramentas de busca e de avalição de contudo de patentes.. 2017. (Outra).

O valor de suas ideias: como proteger a sua propriedade intelectual no Brasil e nos Estados Unidos. 2015. (Seminário).

Simpósio Brasil-EUA: Direito de Patentes e Segredos de Negócios como Ferramentas para o Desenvolvimento de Negócios. 2013. (Simpósio).

Simpósio Brasil-EUA: Direito de Patentes e Transferência de Tecnologia como Ferramentas para o Desenvolvimento de Negócios. 2012. (Outra).

Semana de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP.Mesa redonda Marcas e Patentes e Start Ups. 2011. (Outra).

Workshop Experiências em Transferências de Tecnologia. 2011. (Outra).

Noções Gerais de Proteção de Tecnologia e Produtos - IPT. Noções Gerais de Proteção de Tecnologia e Produtos. 2008. (Congresso).

Patentes como Fonte de Informações - IPT.?Patentes como Fonte de Informações?. 2008. (Seminário).

?Propriedade Industrial? ? USP. 2007. (Seminário).

A propriedade intelectual como fator estratégico comercial - INPA.Redação de patentes. 2007. (Seminário).

A propriedade intelectual como fator estratégico comercial - INPA.Técnicas de Negociação. 2007. (Seminário).

A propriedade intelectual como fator estratégico comercial - INPA.Negociação de Tecnologia. 2007. (Seminário).

?Noções Gerais de Proteção de Tecnologia e Produtos.?Noções Gerais de Proteção de Tecnologia e Produtos. 2006. (Oficina).

Curso de Propriedade Intelectual - CIETEC.Sistema Brasileiro de Patentes. 2006. (Simpósio).

Curso de Propriedade Intelectual - CIETEC.Noções Gerais de Proteção de Tecnologia e Produtos. 2006. (Oficina).

Curso de Propriedade Intelectual - CIETEC.Redação de patentes. 2006. (Oficina).

Curso de Propriedade Intelectual - CIETEC.Direito Autoral e Software. 2006. (Oficina).

Curso de Propriedade Intelectual - CIETEC.Marcas e Busca de Marcas. 2006. (Oficina).

Curso de Propriedade Intelectual - CIETEC.Sistema Brasileiro de Patentes. 2006. (Oficina).

Curso de Propriedade Intelectual - CIETEC.Contratos de Tecnologia. 2006. (Oficina).

Curso de Propriedade Intelectual - CIETEC.Sistema Internacional de patentes. 2006. (Oficina).

?Noções Elementares de Propriedade Industrial? - IPT.?Noções Elementares de Propriedade Industrial?. 2004. (Seminário).

?Patentes como Fonte de Informações? - Universidade Vale do Paraíba.?Patentes como Fonte de Informações?. 2004. (Seminário).

?Patentes como Fonte de Informações? - USP/Ribeirão Preto.?Patentes como Fonte de Informações?. 2004. (Seminário).

Técnicas de Negociação - SESCOOP.Técnicas de Negociação. 2001. (Seminário).

?Noções Básicas sobre Patentes? - SENAI. "Noções Básicas sobre Patentes?. 1998. (Congresso).

?Noções Básicas sobre Patentes? - SENAI. ?Noções Básicas sobre Patentes?. 1997. (Congresso).

Técnicas de Negociação - IPT.Técnicas de Negociação. 1995. (Seminário).

?Desenvolvimento com Transferência de Tecnologia? - FAAP. ?Desenvolvimento com Transferência de Tecnologia?. 1994. (Congresso).

?Desenvolvimento com Transferência de Tecnologia? - Universidade de Franca. ?Desenvolvimento com Transferência de Tecnologia?. 1989. (Congresso).

Técnicas de Negociação - IPT.Técnicas de Negociação. 1989. (Seminário).

?Avaliação e Previsão Tecnológica? - FEA/USP. ?Avaliação e Previsão Tecnológica?. 1988. (Congresso).

?Desenvolvimento com Transferência de Tecnologia? - Inst. Pesca/Sec. Agricultura de SP. ?Desenvolvimento com Transferência de Tecnologia?. 1988. (Congresso).

?Desenvolvimento com Transferência de Tecnologia? - ITAL. ?Desenvolvimento com Transferência de Tecnologia?. 1988. (Congresso).

?Marcas, Patentes e Transferência de Tecnologia? ? Pinheiro Neto. 1988. (Outra).

?Noções Básicas de Transferência de Tecnologia? - IUFRO. ?Noções Básicas de Transferência de Tecnologia?. 1988. (Congresso).

?Patentes como Fonte de Informação Tecnológica e Estratégica? - FEA/USP. ?Patentes como Fonte de Informação Tecnológica e Estratégica?. 1988. (Congresso).

?Transferência de Tecnologia? - FEA/USP. ?Transferência de Tecnologia?. 1988. (Congresso).

"Técnicas de Negociação? - USP. 1988. (Outra).

Técnicas de Negociação - IPT.Técnicas de Negociação. 1988. (Seminário).

?Technological Innovation and Technogy Transfer for Brazilian Federal Officials and Directors of Innovation Centers? - CNPq/USAID. 1985. (Oficina).

?Transferência de Tecnologia. 1985. (Seminário).

?Administração de Projetos e Programas de Base Tecnológica? - USP. 1983. (Outra).

?Gerenciamento de Projetos? - IPT. 1983. (Seminário).

?Treinamento de Técnicos em Preparo e Análise de Patentes?. 1983. (Oficina).

Executive Development / Project Administration? ? Denver Research Institute (University of Denver). 1980. (Oficina).

?Sistemas de Informações Gerenciais? - USP. 1978. (Outra).

Orientou

Yuri Basile Tukoff Guimarães

Programa de Mentoring - conhecimento sobre patentes; 2014; Orientação de outra natureza; (III Ciclo do Programa Mentoring do IPT) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: Claudio Fuentes Moreira;

Produções bibliográficas

  • PUHLMANN, A. C. A. ; MOREIRA, C. F. . Noções gerais sobre proteção de tecnologia e produtos: versão empresário. São Paulo: IPT, 2004. 137p .

  • MOREIRA, C. F. . Palestra: Marcas, patentes e desenho industrial - patentes ou segredo industrial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, C. F. ; OLIVEIRA, N. ; SANTOS, M. . Palestra: Noções gerais de propriedade industrial e processos administrativos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, C. F. ; SANTOS, M. . Palestra: Noções gerais de propriedade industrial e politicas do IPT. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

MOREIRA, C. F. . ?Noções Gerais de Proteção de Tecnologia e Produtos? Versão Inventor. 2004.

MOREIRA, C. F. . ?Noções Básicas de Propriedade Industrial e as Alterações da Nova Legislação?. 1997.

MOREIRA, C. F. . ?Elementos de Propriedade Industrial?. 1989.

MORAES, S. L. ; MASSOLA, C. P. ; SACCOCCIO, E. M. ; CABRAL JUNIOR, M. ; ALBARELLI, D. S. N. A. ; MOREIRA, C. F. ; GUBITOSO, E. B. S. ; MOTTA, F. G. ; GUIMARÃES, Y. B. T. . Mapeamento da produção de rejeitos das empresas de mineração e da maturidade das tecnologias aplicadas para sua valoração.. 2017.

YU, A. S. O. ; RUIZ, M. S. ; GUBITOSO, E. B. S. ; GONCALVES, L. R. ; MOREIRA, C. F. ; SANTOS, M. ; MARTINS, F. E. . Desenvolvimento e validação de tecnologias para remediação de solo e água subterrânea contaminados com organoclorados - Suporte a Tomada de Decisão na Avaliação de Tecnologias de Remediação e Planos de Intervenção. São Paulo: IPT/CPN, 2014. 58p. (Relatório 135582-205). 2014.

MOREIRA, C. F. ; OLIVEIRA, N. ; AZEVEDO, P. B. M. ; ASSIMAKOPOULOS, C. T. . Módulo: Valoração de Tecnologia no Curso Propriedade Intelectual: Proteção, Valoração e Comercialização de Tecnologia. 2007. .

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    PRO-NIT-SP - Consolidação e Padronização de Metodologia de Proteção e Comercialização de Tecnologias, Descrição: O projeto ?Consolidação e Padronização de Metodologia de Proteção e Comercialização de Tecnologias? PRO-NIT-SP reúne sete importantes Instituições de Ciência e Tecnologia - ICTs do Estado de São Paulo em uma rede, com o objetivo de aprimorar as metodologias de transferência de tecnologia dos participantes Com previsão de 2 anos de duração, o projeto irá capacitar as ICTs para aperfeiçoar seus processos e procedimentos de transferência de tecnologia visando a oferta ativa das tecnologias desenvolvidas e, ainda aperfeiçoar os processos e procedimentos de proteção da propriedade intelectual. Entre as atividades do projeto, estão previstos treinamentos presenciais e à distância (muitos deles abertos aos colaboradores do IPT), mapeamento de tecnologias existentes, estudos de mercado e valoração de tecnologias, além de troca de informações entre as instituições participantes, de forma a estabelecer e disseminar um conjunto de ?boas práticas? de transferência de tecnologia. Haverá ainda um sistema de gestão de portfólio de tecnologias, o qual permitirá também a criação de uma ?vitrine virtual?, onde todas as instituições participantes poderão exibir suas ofertas de tecnologias. Ao final do projeto, deverá ser realizado um seminário aberto para divulgação dos resultados. Além do IPT, participam desta rede a Unicamp, USP, UNESP, UFSCAR, UNIFESP e CTA/ITA. O projeto conta com financiamento da FINEP e com o apoio do Instituto Inovação, responsável pelos treinamentos e acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudio Fuentes Moreira - Integrante / Fernando Landgraf - Coordenador / Nereide de Oliveira - Integrante / Eduardo Luiz Machado - Integrante / Abraham Sin Oih Yu - Integrante / Paulo Brito Moreira de Azevedo - Integrante / Mauro Silva Ruiz - Integrante / Alex Fedozi Vallone - Integrante / Maisa Santos - Integrante / Cesar Akira Yokomizo - Integrante / Yuri Basile Tukoff Guimarães - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

Prêmios

2011

Agente da Propriedade Industrial - API nº 2138, Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI.

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - Atual

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Vínculo: Tercerizado, Enquadramento Funcional: Consultor em Propriedade Industrial, Carga horária: 20

2006 - 2008

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Vínculo: Tercerizado, Enquadramento Funcional: Gerente Prog. de Investigação Tecnol. no IPT, Carga horária: 30

Outras informações:
Projeto realizado conjuntamento por UNICAMP, IPT, USP, UNESP e IPEN, com recursos da FAPESP.

2001 - 2006

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Vínculo: Tercerizado, Enquadramento Funcional: Consultor em Propriedade Industrial, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

1986 - 1996

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Agrupamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

1976 - 1986

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Projeto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1974 - 1976

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnólogo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1968 - 1972

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2011

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Inovação, Diretoria de Inovação.,Atividade realizada, Integrante do Grupo Economia da Inovação Tecnológica, do Diretório de Grupo de Pesquisa no Brasil do CNPq..

Propriedade Intelectual

Patentes (22)