Marlon Marcos Vieira Passos

Completou Licenciatura em História pela Universidade Católica do Salvador (1993) e Bacharelado em Comunicação / Jornalismo (2004) pela Universidade Federal da Bahia. Tornou-se Bacharel em Ciências Sociais/Antropologia, pela Universidade Federal da Bahia (2018). É Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pelo CEAO-UFBA. Defendeu a Dissertação de Mestrado Oyá-Bethânia: os mitos de um Orixá nos ritos de uma Estrela. Suas atividades de pesquisa estão relacionadas principalmente às seguintes temáticas: Orixás, Irmandades Religiosas, Religiões Afro-Brasileiras, Música Popular e Literatura no Brasil. Trabalhou como Assessor de Comunicação no Palacete das Artes Rodin Bahia. Ministrou aulas como Professor-Vistante, da Uneb, no Curso de História, na cidade de Itaberaba-Ba, até fevereiro de 2013. Trabalhou como professor efetivo de sociologia e história na Rede Oficial de Ensino do Estado da Bahia no período de 1998 a 2017. E de 2014 a 2017, trabalhou como professor substituto no Departamento de Educação, na UNEB-Salvador, lecionando as disciplinas de Educação e Relações Etnicorraciais, Antropologia Contemporânea, Antropologia Clássica, História da cultura africana e afro-brasileira. Pratica o jornalismo como Articulista, quinzenalmente, no Jornal A Tarde, em Salvador-Ba. Defendeu a Tese: Iyá Zulmira de Zumbá: uma trajetória entre nações de candomblé (2016, UFBA). Apresentou a título de Conclusão de Curso, em Graduação, a monografia: Entre o sagrado e o jocoso: cânticos, sotaques e ensinamentos de Caboclo em candomblés de Salvador. Atualmente, é doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia - UFBA e professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - lotado no Campus dos Malês - São Francisco do Conde - Bahia.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia

2012 - 2016

Universidade Federal da Bahia
Título: Iyá Zulmira de Zumbá: uma trajetória entre nações de candomblé
Luis Nicolau Parés. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Antropologia; Candomblé; Família de Santo; Congo-Angola; Etnografia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos

2005 - 2008

Universidade Federal da Bahia
Título: Oyá-Bethânia: os mitos de um Orixá nos ritos de uma Estrela,Ano de Obtenção: 2008
Orientador: Cláudio Luís Pereira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Maria Bethânia; Mito; Rito; Oyá-Iansã; Música popular.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Ciências Sociais ( Antropologia)

2011 - 2018

Universidade Federal da Bahia
Título: Entre o jocoso e o sagrado : cânticos, sotaques e ensinamentos de caboclo em Candomblés de Salvador
Orientador: Fátima Regina Gomes Tavares

Graduação em Comunicação / Jornalismo

1991 - 2004

Universidade Federal da Bahia
Título: "Oiá-Bethânia: amálgama de mitos"
Orientador: Lindinalva Rubim

Graduação em História - Licenciatura

1989 - 1993

Universidade Católica do Salvador

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Tecnologia, Consumo e Identidade. (Carga horária: 68h). , Escola Doutoral Fábrica de Ideias, EDFI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Yoruba

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARCOS, Marlon . 1º Encontro da Consciência Negra no Campus XIII. 2010. (Congresso).

MARCOS, Marlon . A África no Imaginário Brasileiro: Utopias e Estereótipos. 2006. (Congresso).

MARCOS, Marlon . Semana de Cultura Pierre Verger. 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Encontro de Nações de Candomblé.Oyá-Bethânia: os mitos de um Orixá nos ritos de uma Estrela. 2013. (Encontro).

IX Simpósio de História. 2013. (Simpósio).

Antropologia no Brasil, Antropologia do Brasil: Para uma antropologia da antropologia brasileira.Para uma antropologia da antropologia brasileira. 2012. (Outra).

A vida social das coisas africanas: Objetos e significados nos Museus da Arte e Culturas Africanas.A vida social das coisas africanas. 2012. (Oficina).

Cinema pela Verdade.O filme Hércules 56 e a Ditadura Militar no Brasil. 2012. (Encontro).

Discutindo o o Filme Hércules 56.Hércules 56 e a Ditadura Militar. 2012. (Encontro).

1° Simpósio Internacional de Baianidade - Sinbaianidade.Reverência: monumento às Águas da Dona do Mundo (Tiganá Santana). 2011. (Simpósio).

Curso de Extensão Para um aantropologia da Alimentação (Módulo I).Para uma antropologia da alimentação ( módulo 1). 2011. (Outra).

Curso de Extensão Para um aantropologia da Alimentação (Módulo I).Para uma antropologia da alimentação ( módulo 1). 2011. (Outra).

1° Encontro da Consciência Negra no Campus XIII.As religiões de matrizes africanas no cenário da intolerância religiosa contemporânea. 2010. (Encontro).

25a Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. Oyá-Bethânia: os Mitos de um Orixá nos Ritos de uma Estrela. 2006. (Congresso).

II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade.Bethânia e Oyá: Interseções Simbólicas entre uma Artista e um Orixá no Universo da MPB. 2006. (Seminário).

Semana do Folclore do Colégio Oficina.Mitos e Ritos da Religiosidade Afro-Baiana da Música Popular Brasileira. 2006. (Seminário).

XXX Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais. O Espelho de Clarice: uma Abordagem Antropológica da Poética do Feminino na Obra de Clarice Lispector. 2006. (Congresso).

I Seminário do Grupo de Pesquisa O Som do Lugar e o Mundo.Maria Bethânia e Oyá: interseções simbólicas entre uma artista e um orixá no universo da música popular brasileira. 2005. (Seminário).

Semana de Cultura do Cólégio Mendel.O Candomblé na Irmandade da Boa Morte. 2002. (Seminário).

Semana de Cultura do Colégio Sartre.A Cidade do Salvador. 2001. (Seminário).

Seminário Ética da Coexistência: Dinâmicas Territoriais e Comunalidade. 2001. (Seminário).

Semana de Cultura Pierre Verger.O Candomblé de Ketu. 1996. (Seminário).

Semana de Cultura Afro-Americana.A Irmandade da Boa Morte. 1992. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Taís Costa Borges

MARCOS, Marlon. Relações entre História e Literatura: o negro representado na literatura de Joaquim Manoel de Macedo - As Vítimas - Algozes (1869 - 1887). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Girley Oliveira dos Santos

MARCOS, Marlon. A Festa de Santo Antônio de Argoim: para além do altar o mito, a cultura e a tradição.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Vagner José Rocha Santos

Vagner Santos;MARCOS, Marlon. Cultura, comida e outras histórias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Dayane Fernandes Ramos

Dayane Ramos;MARCOS, Marlon. Mulheres negras da Liberdade - O papel da mulher dentro da cidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Social da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Armindo Jorge de Carvalho Bião

PEREIRA, C. L.;BIÃO, A.; LUHNING, A. E.. Oyá-Bethânia: os mitos de um orixá nos ritos de uma estrela. 2008. Dissertação (Mestrado em Prog. Multidisc. de PG em Est Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

Cláudio Luiz Pereira

PEREIRA, C. L.; Luhning, A.; Bião, A.. Oyá-Betânia: os mitos de um Orixá nos ritos de uma estrela. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

Lindinalva Silva Oliveira Rubim

RUBIM, Lindinalva S. O.. Oiá Bethânia: Amálgama de mitos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Lindinalva Silva Oliveira Rubim

RUBIM, Lindinalva S. O.; SILVEIRA, Renato da; OLIVEIRA, Carlos B. Oiá Betânia: amálgama dos Mitos - uma análise sócio-antropológica da trajetória Artística de Maria Betânia, sob a influência de elementos míticos do rixa Oiá-Iansã. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia.

Marcelo Moura Mello

MELLO, Marcelo Moura; PARÉS, L. N.; MOURA, Milton; SILVA, Vagner Gonçalves da; RABELO, Miriam. Iyá Zulmira de Zumbá: uma trajetória entre nações do candomblé. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Carlos Antônio Barros de Oliveira

BARROS, Carlos; SILVEIRA, Renato da; RUBIM, Lindinalva Silva Oliveira. Oyá - Bethânia: um Amálgama de Mitos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia.

Milton Araújo Moura

PARÉS, Luís Nicolau; RABELO, Míriam; MELO, Marcelo Moura; SILVA, Vagner Gonçalves;MOURA, Milton. Iyá Zulmira de Zumbá: uma trajetória entre nações de Candomblé. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Cleidiana Patricia Costa Ramos

TAVARES, F.; CLOUX, R.;RAMOS, C. P. C.. Entre o jocoso e o sagrado:cânticos, sotaques e ensinamentos de caboclos em candomblés de Salvador. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Luis Nicolau Parés

RABELO, M.; MOURA, Milton; MELLO, M. M.; SILVA, V. G.;PARES, L. N.. Iyá Zulmira de Zumbá: uma trajetoria entre nações de candomnblé. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Luis Nicolau Parés

PARES, L. N.; RABELO, M.; MOURA, Milton. Das nações entrecruzadas na trajetória de uma sacerdotisa: o caso mãe Zulmira e o seu terreiro Tumbeci. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Angela Elisabeth Lühning

LÜHNING, A. E.; Bião, A.; PEREIRA, C. L.. OIÁ - Bethânia: os mitos de um orixá nos ritos de uma estrela. (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos). 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Tainã Santos de Souza

Seu cabelo, Nossa Identidade: Construção de Identidade Negra; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marlon Marcos Vieira Passos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cláudio Luiz Pereira

Oyá-Betânia: os mitos de um Orixá nos ritos de uma estrela; 2008; Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cláudio Luiz Pereira;

Lindinalva Silva Oliveira Rubim

Oiá Bethânia: Amálgama de mitos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Linda Rubim;

Lindinalva Silva Oliveira Rubim

Oiá Betânia: amálgama dos Mitos - uma análise sócio-antropológica da trajetória Artística de Maria Betânia, sob a influência de elementos míticos do rixa Oiá-Iansã; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Linda Rubim;

Fatima Regina Gomes Tavares

Entre o jocoso e o sagrado: cânticos, sotaques e ensinamentos de caboclo em candomblés de Salvador; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Fatima Regina Gomes Tavares;

Luis Nicolau Parés

Um estudo sócio-antropológico sobre o entrecruzamento de nações num terreiro angola na Bahia: o caso Tumbenci; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luis Nicolau Parés;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARCOS, Marlon . Quando a mãe é a filha e a filha é a mãe: semelhanças narrativas em Oiá-Iansã e Maria Bethânia. Leituras Contemporâneas , v. 4, p. 47-54, 2009.

  • MARCOS, Marlon . Oyá-Bethânia: os mitos de um Orixá nos ritos de uma estrela. 1. ed. Salvador da Bahia: Pinaúna, 2016. v. 1. 192p .

  • MARCOS, Marlon . Poemar. 1. ed. Salvador da Bahia: Kawo-Kabiyesile, 2015. v. 1. 30p .

  • Marcos, Marlon ; MARCOS, Marlon . Memórias do Mar. 1. ed. Salvador: Produção Independente, 2013. v. 1. 84p .

  • MARCOS, Marlon . Sob a égide das Águas. 1. ed. Salvador: Kawo Kabiyesile, 2013. v. 1. 168p .

  • MARCOS, Marlon . Populações Negras na Bahia: Ensaios de História Social. 1. ed. Curitiba: Appris, 2011. v. 1. 216p .

  • Marcos, Marlon ; MARCOS, Marlon . A memória coletiva do candomblé em um terreiro congo-angola da Bahia contemporânea: algumas leituras sobre a patrimonialização de espaços étnico-raciais. In: Urpi Montoya Uriarte; Maria Eunice Maciel;. (Org.). Patrimônio, cidades e memória social. 1ed.SALVADOR: Edufba, 2016, v. 1, p. 363-376.

  • MARCOS, Marlon . O congo-angola e o ketu: nações interpenetradas em rituais no Unzó Tumbenci de Lauro de Freitas - Bahia. In: Raphael Fontes Cloux; Leice Daiane de Araújo Costa. (Org.). Interfaces socioculturais em educação, gênero, urbanismo, música, linguagens,representações e cultura afro-brasileira. 1ed.Salvador da Bahia: Kawo-Kabiyesile, 2015, v. 1, p. 277-292.

  • MARCOS, Marlon . Um olhar antropológico sobre o sagrado em Maçalê, CD de Tiganá Santana: reinvenções da fé. In: Raphael Fontes Cloux; Izabel de Fátima Cruz e Melo. (Org.). Sete Esquinas: Panoramas socioculturais nas Ciências Humanas. 1ed.Salvador da Bahia: Kawo-Kabiyesile, 2013, v. 1, p. 13-25.

  • MARCOS, Marlon . Um sacerdote savalu. Jornal A Tarde, Salvador da Bahia, p. 02 - 02, 06 maio 2017.

  • MARCOS, Marlon . O jeje savalu. Jornal A Tarde, Salvador da Bahia, p. 02 - 02, 25 mar. 2017.

  • MARCOS, Marlon . Luis Nicolau Parés e os voduns. Jornal A Tarde, Salvador da Bahia, p. 2 - 2, 13 ago. 2016.

  • MARCOS, Marlon . Saluba. Jornal A Tarde, Salvador da Bahia, p. 2 - 2, 30 jul. 2016.

  • MARCOS, Marlon . Tristeza e Claudia Cunha. Jornal A Tarde, p. 2 - 2, 16 jul. 2016.

  • Marcos, Marlon ; MARCOS, Marlon . Saudosa Iyá Ajikutu. Jornal A Tarde, Salvador da Bahia, p. 2 - 2, 02 jul. 2016.

  • MARCOS, Marlon . Fêmea aos 70 anos. Jornal A Tarde, Salvador da Bahia, p. 2 - 2, 18 jun. 2016.

  • MARCOS, Marlon . Sob o olhar de Clarice. Jornal A Tarde, Salvador da Bahia, p. 2 - 2, 04 jun. 2016.

  • MARCOS, Marlon . Bethânia e a UFBA. Jornal A Tarde, Salvador da Bahia, p. 2 - 2, 21 maio 2016.

  • MARCOS, Marlon . Memórias em sépia. Jornal A Tarde, p. 2 - 2, 23 abr. 2016.

  • MARCOS, Marlon . Em acordo com Gil e Caetano. Jornal A Tarde, p. 2 - 2, 09 abr. 2016.

  • MARCOS, Marlon . Sob as mãos da equede. Jornal do A Tarde, p. 3 - 3, 13 mar. 2016.

  • MARCOS, Marlon . Bethânia: a realeza como destino. Jornal A Tarde, p. 3 - 3, 20 fev. 2016.

  • MARCOS, Marlon . Ilê Axé Dana Dana de Caetité. Jornal A Tarde, Salvador da Bahia, p. 3 - 3, 11 jan. 2016.

  • Marcos, Marlon ; MARCOS, Marlon . Katuka: negritude em evidência. Jornal A Tarde, Salvador- Bahia, p. 3 - 3, 12 jul. 2011.

  • MARCOS, Marlon . Maria Bethânia faz 65 anos. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 18 jun. 2011.

  • MARCOS, Marlon . Gal na voz de Claudia Cunha. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 25 fev. 2011.

  • MARCOS, Marlon . Bethânia e as palavras. Jornal A Tarde, Salvador- Bahia, p. 2 - 2, 28 jan. 2011.

  • MARCOS, Marlon . Carmélia de Oxaguian. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 10 jan. 2011.

  • MARCOS, Marlon . Arany Santana: negra cidadania. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 30 nov. 2010.

  • MARCOS, Marlon . Salvador: nova guinada musical. Jornal A Tarde, Salvador-Ba, p. 2 - 2, 02 fev. 2010.

  • MARCOS, Marlon . Bethânia: Pesquisa e Canções. Jornal A Tarde, Salvador- Bahia, p. 3 - 3, 23 nov. 2009.

  • MARCOS, Marlon . Terreiro à espera do tombamento. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 14 out. 2009.

  • MARCOS, Marlon . O legado de Gaiaku Luiza. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 24 ago. 2009.

  • MARCOS, Marlon . Mananciais do poder feminino. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 06 mar. 2009.

  • MARCOS, Marlon . 100 anos da mais que notável. Jornal da Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 15 fev. 2009.

  • MARCOS, Marlon . As três meninas do Brasil. ATarde, Salvador, p. 3 - 3, 31 jan. 2009.

  • MARCOS, Marlon . Histórias que se tecem em Clarice Lispector. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 4 - 5, 20 dez. 2008.

  • MARCOS, Marlon . Os azuis de Jenner Augusto. Jornal A Tarde, Salvador- Bahia, p. 3 - 3, 29 nov. 2008.

  • MARCOS, Marlon . Impressões da grandeza. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 01 nov. 2008.

  • MARCOS, Marlon . Falando banto no Brasil. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 01 out. 2008.

  • MARCOS, Marlon . Afirmação étnico-sociocultural. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 31 ago. 2008.

  • MARCOS, Marlon . Estética erguida pela dor. A Tarde Cultural, Salvador, p. 4 - 5, 21 jun. 2008.

  • MARCOS, Marlon . Entre agonia e contemplação. A Tarde Cultural, Salvador, p. 4 - 5, 14 jun. 2008.

  • MARCOS, Marlon . Intérprete do afro-Brasil. A Tarde, Salvador, p. 3 - 3, 21 maio 2008.

  • MARCOS, Marlon . Senhora da beleza. A Tarde, Salvador, p. 3 - 3, 05 maio 2008.

  • MARCOS, Marlon . A força da latinidade. A Tarde Cultural, Salvador, p. 12 - 12, 19 abr. 2008.

  • MARCOS, Marlon ; VIEIRA, A. C. C. . Modernismo com apelo didático. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 12 - 12, 22 mar. 2008.

  • MARCOS, Marlon . Sob a égide das águas. Sob a égide das águas, Salvador, p. 3 - 3, 29 fev. 2008.

  • MARCOS, Marlon . Sob a égide das águas. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, 29 fev. 2008.

  • MARCOS, Marlon . À luz da ancestralidade. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 29 dez. 2007.

  • MARCOS, Marlon . Humano desumanizado. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 13 nov. 2007.

  • MARCOS, Marlon . São Joaquim: retratos da cidade. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 27 out. 2007.

  • MARCOS, Marlon . Olhar sobre a ancestralidade. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 19 set. 2007.

  • MARCOS, Marlon . Águas para Oxalá. Jornal A Tarde, Salvador - Bahia, p. 3 - 3, 01 set. 2007.

  • MARCOS, Marlon . Onipresença amadiana. Jornal A Tarde, Salavdor-Bahia, p. 3 - 3, 22 ago. 2007.

  • MARCOS, Marlon . O deus Tempo. Jornal da A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 09 ago. 2007.

  • MARCOS, Marlon . Inacessível à poesia. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 04 ago. 2007.

  • MARCOS, Marlon . Sobre santos e orixás. A Tarde, Salvador, p. 3 - 3, 25 jul. 2007.

  • MARCOS, Marlon . Nelson Rodrigues, um especialista nas contradições da alma humana. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 9 - 9, 14 jul. 2007.

  • MARCOS, Marlon . Dolorosos desencontros. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 05 jul. 2007.

  • MARCOS, Marlon . Ao som do Alujá. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 28 jun. 2007.

  • MARCOS, Marlon . Filhos da baía. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 23 maio 2007.

  • MARCOS, Marlon . À memória de uma Gaiaku. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 02 maio 2007.

  • MARCOS, Marlon . O coro dos descontentes. Jornal A Tarde, Salvador-Bahia, p. 3 - 3, 25 abr. 2007.

  • MARCOS, Marlon . As artes da língua. Jornal A Tarde, Salvador -Ba, p. 3 - 3, 17 abr. 2007.

  • MARCOS, Marlon . Caetano e Lazzo: negritude celebrada em duas canções. Jornal A Tarde, Salvador - Ba, p. 8 - 9, 24 mar. 2007.

  • MARCOS, Marlon . Iemanjá, energia que vem das águas. Jornal A tarde, Salvador - Ba, p. 12 - 12, 27 jan. 2007.

  • MARCOS, Marlon . No âmago de uma celebração. Jornal A Tarde, Salvador -Ba, p. 12 - 12, 30 dez. 2006.

  • MARCOS, Marlon . A nova etnologia do candomblé. A Tarde, Salvador, p. 3 - 5, 23 set. 2006.

  • MARCOS, Marlon . Mito e identidade. A Tarde, p. 6 - 9, 17 jun. 2006.

  • MARCOS, Marlon . O Candomblé e a Irmandade da Boa Morte. A Tarde, Salvador, p. 3 - 5, 20 maio 1995.

  • MARCOS, Marlon . Árias hoje. Jornal A Tarde, Salvador -Ba, p. 3 - 3, 03 set. 1994.

  • MARCOS, Marlon . Brava Musa. A Tarde, Salvador, p. 12 - 12, 30 abr. 1994.

  • MARCOS, Marlon . Intolerância Religiosa. In: 1 Seminário sobre Educação Afro-brasileira de Senhor do Bonfim-Ba., 2006, Senhor do Bonfim. Re vista do Seminário. Senhor do Bonfim- Ba: Colégio Sagrado Coração de Jesus, 2006. v. 1. p. 3-3.

  • MARCOS, Marlon . Oyá-Bethânia: os Mitos de um Orixá nos Ritos de uma Estrela. In: 25a Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. Anais da 25a Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. Goiânia: Editora Universidade Federal de Goiás, 2006. v. 1. p. 47-47.

  • MARCOS, Marlon . Bethânia e Oyá: Interseções Simbólicas entre uma Artista e um Orixá no Universo da MPB. In: II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2006, Rio de Janeiro. II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade: Caderno de Resumos. Rio de Janeiro, 2006. v. 1. p. 146-147.

  • MARCOS, Marlon . O Espelho de Clarice: uma Abordagem Antropológica da Poética do Feminino na Obra de Clarice Lispector. In: XXX Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2006, Caxambu. XXX Encontro Anual da ANPOCS: Caderno de Resumos, 2006. v. 1. p. 56-57.

  • MARCOS, Marlon . Oyá-Bethânia: os mitos de um Orixá nos ritos de uma Estrela. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCOS, Marlon . Um olhar antropológico sobre o sagrado em Maçalê, CD de Tiganá Santana:reinvenções'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCOS, Marlon . Oyá-Bethânia: os Mitos de um Orixá nos Ritos de uma Estrela. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCOS, Marlon . Bethânia e Oyá: Interseções simbólicas entre uma Artista e um Orixá no Universo da MPB. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCOS, Marlon . O Espelho de Clarice: uma Abordagem Antropológica da Poética do Feminino na Obra de Clarice Lispector. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCOS, Marlon . Mitos e Ritos da Religiosidade Afro-Baiana na Música Popular Brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCOS, Marlon . Maria Bethânia e Oyá: interseções simbólicas entre uma artista e um orixá no universo da música popular brasileira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCOS, Marlon ; Carlos Danon . Hip-Hop, Educação e Poder: o Rap como instrumento de Eduacação. Salvador da Bahia: Unijorge, 2015 (Resenha de Livro).

  • MARCOS, Marlon . Oiá-Bethânia: Amálgama de Mitos 2004 (Monografia de Conclusão de Curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARCOS, Marlon . Leituras contra o racismo na obra literária e jornalística deLima Barreto. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARCOS, Marlon . Salvador, a cidade canção. 1997 (Crônica).

MARCOS, Marlon . Brava Musa. 1994 (Crônica Poética).

MARCOS, Marlon . Árias, hoje. 1994 (Crônica Poética).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1997

Concurso de Redação "Fale sobre sua cidade", Fundação Assis Chateaubriand.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras - Campus dos Malês. , Avenida Juvenal Eugênio Queiroz, s/n, Centro, 40060055 - São Francisco do Conde, BA - Brasil, Telefone: (71) 36518250, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2017

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto (REDA), Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor Substituto ensinando nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais

  • 2010 - 2013

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atualmente leciona a disciplina Estágio Supervisionado em Históra, no Campus XIII, na cidade de Itaberaba-Bahia. Participa do Programa Federal Plataforma Freire, onde ministrou a disciplina Antropologia Cultural, na cidade de Marcionílio Souza-Bahia ( vinculação direta coma UNEB).

  • 2010 - 2013

    Plataforma Freire

    Vínculo: Professor-Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrou a disciplina Antropologia Cultural, no município de Marcionílio Souza - Bahia.

  • 2009 - 2010

    Instituto do Patrimonio Artistico e Cultural da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Jornalista (Assessor de Comunicação), Carga horária: 20

    Outras informações:
    Cumpro tarefas ligadas à Assessoria de Comunicação do Museu Palcete das Artes Rodin Bahia, além de promover eventos culturais e elaborar projetos relacionados ao setor educativo deste equipamento cultural baiano.

  • 2008 - 2011

    Centro Universitário Jorge Amado

    Vínculo: Professor de Antropologia, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Ensina noções básicas de Antropologia e da disciplina Estudos Culturais.

  • 2008 - 2009

    Centro Universitário Jorge Amado

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Lecionando as Disciplinas Estudos Culturais, Antropologia Cultural e História da América, História Indígena. Possuo experiência em EAD (Educação a Distância).

  • 2003 - 2005

    Colégio Oficina

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

    Atividades

    • 03/2003 - 12/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia

  • 2003 - 2003

    Colégio Cândido Portinari

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Atividades

    • 02/2003 - 12/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 2000 - 2003

    colégio Sartre

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Atividades

    • 02/2000 - 12/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 1995 - 1999

    Colégio Chave

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Atividades

    • 02/1995 - 01/1999

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Sociologia

  • 1998 - 2017

    Secretaria de Educação do Estado da Bahia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atua a 18 anos como professor de história e sociologia no Ensino Médio da Rede Oficial de ensino do Estado da Bahia.

  • 2017 - Atual

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuando nos cursos de Pedagogia e BHU