Glaura Lucas
Possui mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (1999, bolsa FAPESP) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005, bolsa CAPES), com estágio na Open University / Reino Unido (bolsa CAPES). Foi bolsista de Pós-Doutorado Júnior pelo CNPq na Escola de Música da UFMG (2006). Foi membro do Projeto "Experience and meaning in music performace" da Open University/ Reino Unido, onde esteve de dezembro/2007 a fevereiro de 2008 através do programa British Academy Visiting Fellowship. Professora aposentada do Departamento de Teoria Geral da Música da Escola de Música da UFMG. Professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música afro-brasileira, música ritual, reinado, candombe, irmandades do rosário; pesquisa colaborativa; encontro de saberes nas universidades; experiência e significado musical. Juntamente com Eduardo Pires Rosse, lidera o Grupo de Etnomusicologia da Escola de Música da UFMG (endereço CNPq http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0714517700148858).
Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Música
2001 - 2005
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Música e Tempo nos Rituais do Congado Mineiro dos Arturos e do Jatobá
Orientador: em Open University ( Martin Clayton)
com , Ano de obtenção: 2005. Prof. Dra. Martha Tupinambá de Ulhôa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Música ritual; congado; tempo musical.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado em Musicologia
1995 - 1999
Universidade de São Paulo
Título: Os Sons do Rosário: um estudo etnomusicológico do Congado mineiro - Arturos e Jatobá
, Ano de Obtenção: 1999.Prof. Dr. Marcos Branda Lacerda.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Música ritual; congado; ritual afro-brasileiro; ritmos.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Graduação em Bacharelado em Química
1977 - 1981
Universidade Federal de Minas Gerais
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Curso técnico/profissionalizante em Interpretação Teatral
1990 - 1990
Pós-doutorado
2017 - 2018
Pós-Doutorado. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2008
Pós-Doutorado. , Open University, OU, Grã-Bretanha. , Bolsista do(a): British Academy, BA, Inglaterra. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2007
Pós-Doutorado. , Escola de Música UFMG, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Formação complementar
2008 - 2008
Professional field audio recording for video. (Carga horária: 8h). , Open University, OU, Grã-Bretanha.
2008 - 2008
Professional video camera and lighting technique. (Carga horária: 8h). , Open University, OU, Grã-Bretanha.
2007 - 2007
The observer (software para análise de vídeo). (Carga horária: 8h). , Open University, OU, Grã-Bretanha.
1993 - 1993
Música e Realidade Social. (Carga horária: 30h). , Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Restauração de Música Mineira Colonial. (Carga horária: 36h). , Escola de Música UFMG, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Musicologia HIstórica Brasileira. (Carga horária: 30h). , Escola de Música UFMG, Brasil.
1987 - 1987
História da Arte. , Escola de Música UFMG, Brasil.
1987 - 1987
Cultura BRasileira. , Escola de Música UFMG, Brasil.
1986 - 1986
1º Seminário Brasileiro da Música instrumental. , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
1985 - 1986
Grupo de improvisação vocal. , Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1985 - 1986
Contraponto. , Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1985 - 1986
Harmonia. , Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1984 - 1986
Piano. , Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1982 - 1986
Percepção Musical e Treinamento Auditivo. , Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Núcleo de Música - 17º Festival de Inverno. (Carga horária: 110h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1984 - 1985
Prática Coral. , Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1983 - 1984
Apreciação e Análise. , Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1981 - 1982
Laboratório de Expressão. , Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil.
1981 - 1982
Técnica Vocal. , Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Origem e evolução da cultura no Ociedente. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia Histórica Brasileira.
Organização de eventos
LUCAS, G. ; CAMPOS, L. P. F. ; MARTINS, L. M. . I Jornada de Estudos sobre Patrimônio Cultural Imaterial - 51o. Festival de Inverno da UFMG. 2019. (Festival).
TUGNY, R. P. ; LUCAS, G. . Seminário: Etnocídio, Cultura e Universidade. 2012. (Outro).
TUGNY, R. P. ; BARBEITAS, F. ; CAIXETA, R. ; LUCAS, G. ; PROUS, A. . Encontro Internacional de Etnomusicologia. 2000. (Congresso).
ALVARES, E. J. G. ; LUCAS, G. . Projeto "Sopro da Lagoinha". 1994. (Outro).
LUCAS, G. ; CIMBLERIS, C. ; SANTOS, R. A. G. . I Seminário Itabirano de Música. 1993. (Festival).
Participação em eventos
I Circuito Formativo Internacional Sankofa: diálogos com África.Arturos e o diálogo entre saberes tradicionais e acadêmicos - etnomusicologia e Encontro de Saberes. 2024. (Outra).
Ciclo de Debates em Etnomusicologia.Trabalhos colaborativos com a Comunidade Quilombola dos Arturos. 2021. (Encontro).
Diálogos: o Presente da Música.A tradição na música, a música na tradição. 2021. (Outra).
II Congresso Brasileiro de Percussão - IICBO, mesa redonda: O diálogo academia/comunidade em torno da percussão. O diálogo academia/comunidade em torno da percussão. 2019. (Congresso).
VI Jornada de Etnomusicologia da UFPA e IV Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. Etnomusicologia, o Encontro de Saberes nas Universidades, e o Ensino Superior de Música no Brasil. 2019. (Congresso).
XVI Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e XVI Seminário de Progressos.Etnomusicologia: histórico, tendências e desafios atuais. 2019. (Seminário).
V Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - V SIMPOM.A atuação de mestres de comunidades afrodescendentes na universidade: repercussões e desafios do encontro de saberes performáticos. 2018. (Simpósio).
V Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - V SIMPOM.Etnomusicologia - histórico, metodologia e desafios atuais. 2018. (Simpósio).
Jornadas de Etnomusicologia.?A Presença da música no Projeto Encontro de Saberes nas Universidades?. 2017. (Outra).
Seminário de Educação Musical da UFMG: por diferentes caminhos.O Encontro de Saberes na UFMG e a presença da música num projeto de universidade pluriepistêmica. 2017. (Seminário).
VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicolog gia. 2017. (Encontro).
VI SIALA - Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas.Africanias em textos literários e nos cantos do Rosário. 2016. (Seminário).
XXVI Congresso da Associação Nacional em Pesquisa e Pós-Graduação em Música: C. ?Noções naturalizadas de música, arte e criação: desdobramentos a partir de uma leitura da BNCC?. 2016. (Congresso).
Café Controverso.Salvaguarda do Congado Mineiro. 2015. (Outra).
Festas Populares na Perspectiva dos Músicos.O "universo imenso" da experiência musical no Reinado mineiro (Congado). 2015. (Outra).
II DiverMinas - Encontro sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais- UFOP.As falas do tambor nas Festas do Rosário em Minas Gerais. 2015. (Encontro).
Symposium on Afro-Christian Festivals of the Americas.Sounding Legacies. 2015. (Simpósio).
I Seminário de Arte Popular.O Popular no Mundo Contemporâneo. 2014. (Seminário).
XI Jornada de Ciências Sociais: O Som e o Sentido - interfaces entre a música e as ciências sociais.Música e Ritual. 2014. (Encontro).
45o. Festival de Inverno.Oficina: Cantos afro-brasileiros: brincando e resistindo na tradição. 2013. (Outra).
Encontro Internacional de Educação Musical: um novo tempo para a música na educação.Música, Educação e Cultura no Brasil. 2013. (Seminário).
III Encontro de Estudos da Palavra Cantada.Palavras, sons e uma ?penca de idéias?: a dinâmica dos significados na música afro-brasileira. 2011. (Encontro).
I Seminário sobre o Congado de Contagem.História do Congado em Contagem: formação, continuidade e transformações, pelos mestres: um diagnóstico. 2011. (Seminário).
IV Seminário de Música Brasileira.O Reinado do Rosário e a diversidade musical na educação básica. 2011. (Seminário).
IV Seminário de Música Brasileira.Música Cênica: Trilhas Visuais, com Eduardo Guimarães Álvares. 2011. (Seminário).
Música Brasileira em Perspectiva.O trabalho de campo na pesquisa ação-participativa: percursos e desafios de uma experiência em andamento. 2011. (Outra).
V Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Etnicidades, corpo, mediações. 2011. (Encontro).
V Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Identidade e etnicidade. 2011. (Encontro).
V Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Modos de fazer trabalho de campo em pesquisa ação-participativa: o que estamos construindo para o futuro?. 2011. (Encontro).
11o Congresso da SIBE - Sociedad de Etnomusicologia. Nova luz sobre a organização temporal da música afro-brasileira. 2010. (Congresso).
Aula inaugural do Programa doutoral em Música da Universidade de Aveiro.A performance do rosário: significados do tempo musical no ritual afro-brasileiro do Congado. 2010. (Seminário).
Diálogos Musicais: Encontro de Musicologia / Festival de Inverno.Sons e significados na música afro-brasileira. 2010. (Encontro).
Seminário Patrimônio Cultural Imaterial.Estudos de casos concretos de proteção e promoção.. 2010. (Seminário).
Entrainment, Joint Action and Ensemble Workshop.Entrainment and time organization in Afro-Brazilian music. 2009. (Encontro).
II Semana de Música Antiga: os sentidos da Meraviglia. A Maravilha em Minas Gerais. 2009. (Congresso).
VI Colóquio Internacional de Etnocenologia.Painel: Diálogos: Etnocenologia, Etonomusicologia, Neurociências. 2009. (Outra).
I Festival Internacional de Cultura Popular - Vozes de Mestres.Direitos Autorais e condições de atuação na cultura. 2008. (Outra).
VI Seminário Integrado dos cursos de graduação da Escola de Música da UEMG.Introdução à Pesquisa Etnomusicológica. 2008. (Seminário).
Fifth Meeting of the Entrainment Network.Inter-group Entrainment in Brazilian Congado Ritual: some preliminary findings. 2007. (Encontro).
Research Day.´Singing and Reigning with Arturos´: protagonism in the making of a CD-book by a brazilian Congado Community. 2007. (Outra).
Seminário Internacional Saberes Vivos - Teia 2007.Memória e Contrução da cidadania. 2007. (Seminário).
I Encontro de Estudos da Música Popular Brasileira.A música popular afro-mineira: conflitos étnicos e éticos de uma construção. 2006. (Encontro).
I Encontro Tambor Grande.Música e Significado no Reinado do Rosário: um tema para reflexão. 2006. (Encontro).
III Encontro Interacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.O Batuque e os ?Filhos de Zambi?: recriações sócio-musicais na Comunidade Negra dos Arturos. 2006. (Encontro).
III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Música e tempo nos rituais do congado mineiro dos Arturos e do Jatobá. 2006. (Encontro).
Projeto Autor Leitor.Cantando e Reinando com os Arturos. 2006. (Outra).
The Entrainment network - weekend III.Entrainment and social musical interections in Afro- Brazilian congado rituals. 2005. (Outra).
36º Festival de Inverno da UFMG.Música ritual de tradição popular e suas fronteiras de interação social. 2004. (Outra).
IX Conferência Internacional de Capoeira Angola: ações e reflexões em educação.Capoeira Angola, Congado e Candomblé: um diálogo intercultural sobre a transmissão do conhecimento em manifestações afro-brasileiras. 2003. (Encontro).
Latin American Music Seminar.Functions and Meanings of tempo in the Ritual Music of Brazilian Congado. 2003. (Seminário).
Research Day.Music and time experience in Brazilian Congado. 2003. (Encontro).
VII Colóquio do PPGM.'Vamo fazê maravilha'! A expressão congadeira sobre o valor da música nos rituais do Rosário.. 2002. (Outra).
36th World Conference of the ICTM (International Council for Traditional Musica). The Musical/Ritual Relations Between the Afro-Brazilian Religious Groups Congo, Moçambique and Candombe Within the Brotherhoods of the Rosary. 2001. (Congresso).
VI Colóquio de Pesquisa do PPGM - UNIRIO.Percepção e interpretação em Etnomusicologia. 2001. (Outra).
XIII Encontro da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música).Participação no Grupo de trabalho - Etnomusicologia no Brasil: balanço e perspectivas. 2001. (Encontro).
XIII Encontro da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música).Considerações sobre o uso de representação gráfica como auxílio no processo de transcrição em etnomusicologia. 2001. (Encontro).
Encontro Internacional de Etnomusicologia.Contexto e Significado do Congado Mineiro. 2000. (Encontro).
IV Encontro de Musicologia Histórica.Música religiosa dos negros do Rosário na América portuguesa. 2000. (Encontro).
Projeto Noite Musical.Música e Memória. 2000. (Outra).
Seminário Legislativo 10 anos do estatuto da criança e do adolescente.membro da Comissão Técnica Interinstitucional sobre cultura, lazer e esporte. 2000. (Seminário).
Seminários do Instituto C.G. Jung - MG.A fundamentação mítica e a música do congado. 2000. (Seminário).
I Encontro de Música e Alteridade.Música e Alteridade. 1999. (Encontro).
XII Encontro da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música).O ritual dos ritmos no congado mineiro dos Arturos e do Jatobá. 1999. (Encontro).
2º Seminário de Ritmos Brasileiros. 1997. (Seminário).
IX Encontro da ANPPOM.Aspectos Etnomusicológicos do Congado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 1996. (Encontro).
"Música Hoje".A Mùsica na Passagem do Milênio. 1993. (Outra).
III Ciclo de Análise Musical.Análise das Características Dodecafônicas de 'Allegretto con Motto para flauta e piano de Guerra Peixe'. 1991. (Outra).
I Seminário de Educação Musical de Belo Horizonte.Criatividade e Processos Não_Verbais. 1991. (Seminário).
I Semana de estudos de Química. 1981. (Outra).
Participação em bancas
CAMPOS, L. P. F.; ASSIS, S. C.;LUCAS, G.. ?Os batidos das caixas, gungas e patangomes das guardas do Reinado de Justinópolis/MG". 2024. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Música da UEMG.
BARBOSA, R. V.; IRLANDINI, L. A. M. L.; ROSSE, E. P.; CAMPOLINA, E. L.;LUCAS, G.. A utopia do universal em ?Paysages Planétaires? de Henri Pousseur. 2022. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
ROSSE, E. P.; SILVA, J. A. S. E.;LUCAS, G.. Comunidade Bigode: uma etnografia do samba e do sambista em Belo Horizonte. 2022. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
ROSSE, E. P.; CARDOSO, L. C.; CAMPOS, L. P. F.;LUCAS, G.. Performances da branquitude ? O quê é que a baiana tem feito no Axé?. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
ROSSE, E. P.; ARCANJO JUNIOR, L.;LUCAS, G.; REYNER, I. R.. Curt Lange: implicações sociorraciais do termo ?mulatismo musical?. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
OLIVEIRA, A. S.; ROSSE, E. P.;LUCAS, G.. Coral Lírico de Minas Gerais e a prática musical como política pública: patrimônio, tradição e modernidade. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
CAMPOS, L. P. F.; MARTINS, L. M.; ARCANJO JUNIOR, L.;LUCAS, G.. De Dança Sagrada Afro-Mineira à Performance de Branquitude: Uma Etnografia Multi-Situada do Tilelê. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Música da UEMG.
ROSSE, E. P.;LUCAS, G.; CAMPOS, L. P. F.. ?Itsári?, Roots e Raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura,. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
BARRENECHEA, S.; PINTO, M. T. P.;LUCAS, G.. Material Didático para Ensino Coletivo de Tuba e Eufônio. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ROSSE, E. P.; CAMPOS, L. P. F.; SILVA, W. M.;LUCAS, G.. Espiritismo e música na Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz: uma aproximação etnográfica. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
ROSSE, E. P.; CAMPOS, L. P. F.; DANTAS, V. L. A.;LUCAS, G.. ?Música é energia: sentidos do fazer musical nas práticas de cuidado da Casa de Everilda Batista?. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
ROCHA, E. M. O.; CARDOSO, A. N. N.;LUCAS, G.; DUARTE, F. L. S.. "Cantá Pras Alma": a reza cantada do ritual de Encomendação das Almas. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
LUCAS, G.; ANDRADE, K. V.; ROSSE, E. P.. Práticas musicais dos Pataxó nas escolas regulares de Belo Horizonte: contatos inter-étnicos e afirmação identitária. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
AMARAL, P. M. G.; ROSSE, E. P.;LUCAS, G.. Experiências do lugar: uma etnografia de festas de aparelhagem nas periferias de Belém do Pará, focada em seus frequentadores. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
JAYME, J. G.; RIBERIO, R. F.;LUCAS, G.. Arturos e o território da diferença: organização comunitária para mediação e desenvolvimento local. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
TUGNY, R. P.; LOPES, H.;LUCAS, G.. Do apito da fábrica aos sons da orquestra: percurso histórico-musical da Corporação Musical Cachoeira Grande. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
CARDOSO, A. N. N.; ROSSE, E. P.;LUCAS, G.. Tradição e transformação nas práticas musicais da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição de Raposos - MG. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ROSSE, E. P.; SILVA, A. C. E.;LUCAS, G.. Usos e funções da música na Renovação Carismática Católica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
TUGNY, R. P.; LATERZA FILHO, M.;LUCAS, G.. A Rádio Inconfidência nos tempos do auditório: considerações sobre os gêneros musicais no acervo de partituras. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
TUGNY, R. P.; SILVA, R. A.;LUCAS, G.. A trágica e ambígua racialização do discurso musicológico brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
FIGOLI, L. H. G.; SILVA, R. A.;LUCAS, G.. "Eu quero é morrer afogada no rosário de Maria": a música como suporte de redundâncias rituais e veículo de promoção de afetos, imagens e identidade na ladainha da Irmandade do Jatobá. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.
PITRE-VASQUEZ, E. R.; Loureiro, E. C. V.;LUCAS, G.. A expressividade no Choro: um estudo a partir de perspectivas da Etnomusicologia e da Fenomenologia. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
ASSIS, A. C.; MOTTA, M. H. S.;LUCAS, G.. Por Deus, pela Pátria e pelo Coco da Bahia! Recortes e colagens da estética tropicalista. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
BATISTA, A. S.; TUGNY, R. P.;LUCAS, G.. Daime Música: identidades, transformações e eficácia na música da Doutrina do Daime. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; SILVA, R. H. A.; TUGNY, R. P.. Macaco Bong.tec: música como tecnologia social de empoderamento estético e político. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; LOPES, H.; TUGNY, R. P.. Mensagens do tambor: significados musicais, educação e projeto social pelo Grupo Arautos do Gueto. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
BARBEITAS, F.; CAMPOLINA, E. L.;LUCAS, G.. Viola de dez cordas: entre a tradição e a contemporaneidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
FONSECA, E. J. M.; BARBEITAS, F.;LUCAS, G.. O panorama atual da Marujada de Conceição do Mato Dentro/MG: uma análise da interferência de agentes externos sobre sua cultura musical tradicional. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
TUGNY, R. P.; STEIN, M. R. A.;LUCAS, G.. A Romaria do Senhor Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé: uma etnografia do significado musical. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
TUGNY, R. P.; ARAUJO, S. M.;LUCAS, G.. O samba sacramentado: a música na cadência do samba no Quintal do Divina Luz. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
QUEIROZ, L. R. S.; FREITAS, J. J. M.;LUCAS, G.. Performance musical dos ternos de catopês de Bocaiúva - MG. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.
LUCAS, G.; FEICHAS, H.; BARBEITAS, F.; PRASS, L.. O Candombe do Açude entre a tradição e a exposição. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
TUGNY, R. P.;LUCAS, G.; LOPES, H.. Brasil de todos os cantos: programas radiofônicos musicais do Projeto Minerva pelo radialista J. da Silva Vidal na Rádio Bandeirantes de São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
ROCHA, F. O.;LUCAS, G.; ALMEIDA, J. L. S.. A caixa-clara na bateria: estudo de caso de performances dos bateristas Zé Eduardo Nazário e Márcio Bahia. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; QUEIROZ, L. R. S.; TUGNY, R. P.. Um estudo etnomusicológico do congado de Nossa Senhora do Rosário do Distrito do Rio das Mortes ? São João Del Rei, MG. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; QUEIROZ, L. R. S.; TUGNY, R. P.. Um estudo etnomusicológico do congado de Nossa Senhora do Rosário do Distrito do Rio das Mortes ? São João Del Rei, MG. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
FEICHAS, H.; GROSSI, C.; FONSECA, J. G.;LUCAS, G.. Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
CARDOSO, A. N. N.; BARBOSA, J.;LUCAS, G.. Processo de transformação de uma Banda Civil para Banda Sinfônica. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG.
FEICHAS, H.; PEREZ, L. F.; SILVA, J. A. S. E.;LUCAS, G.. E o verbo se fez canto: músicas, discursos e cultos evangélicos. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
SILVA, W. M.; CASTAGNA, P.;LUCAS, G.. Pipiruí e Caixa de Assovio. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAUJO, S. M.; SILVA, J. A. S. E.;LUCAS, G.. Memória dos sons e os sons da memória: uma etnografia musical da Maré. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LUCAS, G.. O gesto musical nos métodos de percussão afro-brasileira. 2008. Dissertação (Mestrado em mestrado em música) - Escola de Música UFMG.
PALOMBINI, C.; NEDER, A.; ULHOA, M. T.;LUCAS, G.. Da Bossa Nova ao Pop: transformações na obra de Marcos Valle entre 1968 e 1974. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LUCAS, G.; SILVA, R. H. A.; Mota, M.R.. As paisagens sonoras do Brás: reapropriações da cultura popular na linguagem musical. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PALOMBINI, C.; FEICHAS, H.; SANDRONI, C.;LUCAS, G.. Tudo isso junto de uma vez só: o choro, o forró e as bandas de pífano na música de Hermeto Pascoal. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
TUGNY, R. P.; CARDOSO, A. N. N.;LUCAS, G.. Folia de Reis no Norte de Minas Gerais: música, ritual e devoção no terno do Mestre Joaquim Poló. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
TUGNY, R. P.;LUCAS, G.; FEICHAS, H.. O Rock que vem do morro. 2006. Dissertação (Mestrado em mestrado em música) - Escola de Música UFMG.
TUGNY, R. P.;LUCAS, G.; FEICHAS, H.. Entre o Erudito e o Popular: as tramas, os dramas e as aventuras progressivas de uma banda classe média em BH. 2006. Dissertação (Mestrado em mestrado em música).
SANTIAGO, P. F.;LUCAS, G.; GUIMARAES, A. C.. Teclado eletrônico: estratégias e abordagens criativas na musicalização de adultos em grupo. 2006. Dissertação (Mestrado em mestrado em música).
MOURA, M.; FREITAS, J.; MATOS, E.;LUCAS, G.; SEVERINO, J. R.. Ao som dos tambores, patangomes, violões e pandeiros: um estudo sobre o Reinado e a Folia da Comunidade Quilombola dos Arturos. 2025. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.
WISSENBACH, M. C. C.; PEREIRA, E. A.; POSSIDONIO, E.;LUCAS, G.. ?Essa gunga veio de lá!? ? Sinos e sineiros na África Centro-Ocidental e no Brasil centro-africano. 2023. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
BENEDITO, C. J. R.; AMADO, P. V.; OLIVEIRA, A. S.; ROSSE, E. P.;LUCAS, G.. ?Uma banda aqui e outra lá no céu?: etnografia das bandas de música de Nova Lima/MG a partir da atuação dos regentes. 2023. Tese (Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG.
ROSSE, E. P.; CAMPOS, L. P. F.; BORGES, R. M.; JAMAL JUNIOR, J. R.;LUCAS, G.. Meninas de Sinhá: tramas e urdiduras das práticas musicais em diálogo com a saúde mental e a inclusão social,. 2022. Tese (Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG.
VACCARI, P. R.; MIRANDA, V. R. E.; ROSSE, E. P.; ARCANJO JUNIOR, L.;LUCAS, G.. Uma perspectiva crítico-racial da História da Música Brasileira (1926) de Renato Almeida. 2022. Tese (Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG.
RIOS, S.;LUCAS, G.; SOUZA, A. G. R.; CLIMACO, M.; BITTER, D.. Prelúdios para ?violino só? de Flausino Vale: sons do cotidiano mineiro. 2021. Tese (Doutorado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.
LUCAS, G.; PRASS, L.; CAMPOS, L. P. F.; ROSSE, E. P.; DIAS, C. E.. O ?tradicional? e o ?contemporâneo? no choro: um estudo etnomusicológico entre rodas e palcos de chorões de Belo Horizonte.. 2020. Tese (Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG.
LABORDE, D.; BARBEITAS, F.; SANDRONI, C.; CAMPOS, L. P. F.;LUCAS, G.; FLECHET, A.. Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira,. 2020. Tese (Doutorado em Musique, Histoire, Societé) - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales.
CARVALHO, J. J.; VIANNA, L.; SOUZA, M. S. C.;LUCAS, G.. Trânsito da Cultura Popular: política pública, produção, difusão e salvaguarda nos encontros de culturas tradicionais. 2018. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília.
TUGNY, R. P.;LUCAS, G.; BARBOSA NETO, E. R.; SIEPIERSKI, C. T.; REILY, S. A.. Lá no céu canta os anjo, aqui na Terra canta nóis: um estudo etnográfico das práticas sócio-musicais dos foliões de reis no sul de Minas Gerais. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG.
QUEIROZ, L. R. S.;LUCAS, G.; SANTOS, E. S.; LIMA, A. J.; MARINHO, V. M.. Performance musical na cultura popular contemporânea de João Pessoa/PB. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.
ALEXANDRE, M. A.; QUEIROZ, S. M. M.; BARBOSA, T. V. R.; SILVA, J.; MARTINS, E. S.;LUCAS, G.. É d'ingoma/Saravano tambu/ Peço licença/ Pro meu canto firmá. 2017. Tese (Doutorado em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAUJO, S. M.; SILVA, W. M.; FERRAZ, D. L. S.; PIRANI, D.;LUCAS, G.. Práticas musicais na favela do Morro das Pedras em Belo Horizonte: um estudo crítico sobre música e modo de vida. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; PRASS, L.; SILVA, W. M.; BEAUDET, J.; CAMPOS, L. P. F.. Música, movimento e rivalidade entre camponeses no Alto Jequitinhonha. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG.
DEBORTOLI, J. A.;LUCAS, G.; GOIS, A. J.; NAVEDA, L.; CORTES, G.. Música e dança na Festa de Reis em Carmo do Cajuru-MG: uma etnografia construída no envolvimento e no movimento de pessoas, instrumentos e sonoridades.. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos do Lazer) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LABORDE, D.;LUCAS, G.; SANDRONI, C.; HENNION, A.; LESTOILE, B.. Les modes d'écoute d'une poésie chantée: le maracatu de baque solto de la cutlura popular à la scène musicale globalisée (Brésil-Europe). 2016. Tese (Doutorado em Musique, Histoire, Societé) - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales.
ARROYO, M.; CHADA, S. M. M.;LUCAS, G.; KERR, D. M.; FRANCISCHINI, A.. CARIMBÓ DO ?SANTO PRETO?: A presença negra na performance musical da Festividade do Glorioso São Benedito em Santarém Novo (PA). 2016. Tese (Doutorado em Doutorado) - Departamento de Música da UNESP.
FREITAS, J. J. M.; QUEIROZ, L. R. S.;LUCAS, G.; SANTOS, E. S.; GIOVANNINI JUNIOR, O.. Políticas culturais para as culturas populares em Januária-MG: inter-relações com as práticas musicais na contemporaneidade. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal da Paraíba.
MARTINS, S. M. M.; FERREIRA, A. A.;LUCAS, G.; RATTS, A. J. P.; CARRIL, L. F. B.. O Enigma do Rosário: os mistérios da (r)existência nas correntezas da urbanização. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências da UFMG.
FONSECA, D. J.; IKEDA, A. T.; SILVA, C. B. R.; FENERICK, J. A.;LUCAS, G.. Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmologia de grupos caipiras do Médio Tietê, SP. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências e Letras UNESP Campus de Araraquara.
SILVA, R. H. A.; VINCENS, G. C. L.; GARCIA, L. H. A.; MENESES, J. N. C.;LUCAS, G.. Memórias, discos e outras notas: uma história das práticas musicais na era elétrica (1927-1971). 2013. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.
LUCAS, G.; SILVA, R. H. A.; Ulhôa, M. T.; Silva, M.A.. Na esquina do mundo:trocas culturais na música popular brasileria através da obra do Clube da Esquina (1960-1980). 2007. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LUHNING, A.; TRAVASSOS, E.; VEIGA JUNIOR, M. V. R.; GARCIA, S. M. C.;LUCAS, G.. A Linguagem dos Tambores. 2006. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.
LUCAS, G.; ROSSE, E. P.; BENEDITO, C. J. R.; AMADO, P. V.. Uma banda aqui e outra lá no céu?: etnografia das bandas de música de Nova Lima/MG a partir da atuação de seus regentes. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Escola de Música da UFMG.
OLIVEIRA, A. S.; FONSECA, E. J. M.;LUCAS, G.; ARCANJO JUNIOR, L.. Renato Almeida e a rede de sociabilidade: da teoria do branqueamento à sua história da música. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Escola de Música da UFMG.
ROSSE, E. P.; BORGES, R. M.;LUCAS, G.. MENINAS DE SINHÁ: Tramas e urdiduras do tecido musical. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Escola de Música da UFMG.
ROSSE, E. P.; ROSSE, L. P.; CAMPOS, L. P. F.;LUCAS, G.. O ?tradicional? e o ?contemporâneo? no choro: um estudo etnomusicológico entre rodas e palcos de chorões de Belo Horizonte.. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Escola de Música da UFMG.
BARBEITAS, F.; PAOLIELLO, G.;LUCAS, G.. Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso paradigmático de Mozart Secundino de Oliveira. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Escola de Música da UFMG.
TUGNY, R. P.;LUCAS, G.; BARBOSA NETO, E. R.; SIEPIERSKI, C. T.. Retóricas da Tradição e Disputas Simbólicas no Campo das Culturas Tradicionais: as Companhias de Reis no sul de Minas Gerais. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
QUEIROZ, S. M. M.; ALEXANDRE, M. A.; BARROS, C. S.;LUCAS, G.. Candombe mineiro: É d'ingoma/ Saravano tambu/ Peço licença/ Pro meu canto firmá. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.
LUCAS, G.; SOUZA, J. V. A.; TUGNY, R. P.; ROSSE, E. P.. Formas de dialogismo musical entre cantadores no Alto Jequitinhonha. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
SILVA, W. M.; ROSSE, E. P.; FERRAZ, D. L. S.;LUCAS, G.. As práticas musicais no Morro das Pedras: etnomusicologia, pós-colonialismo e dialética. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Escola de Música da UFMG.
MARTINS, S. M. M.; SEABRA, O. C. L.;LUCAS, G.. Negras (r)existências nas correntezas da urbanização: enunciações da metropolização contemporânea na comunidade dos Arturos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Instituto de Geociências da UFMG.
ROSSE, E. P.;LUCAS, G.; JAMAL JUNIOR, J. R.. Samba como patrimônio em Belo Horizonte: O processo de construção de uma política pública. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
CAMPOS, L. P. F.; ASSIS, S. C.;LUCAS, G.. Os batidos das caixas, gungas e patangomes na sonoridade das guardas do Reinado de Justinópolis/MG. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Escola de Música da UEMG.
FERNANDES, S. L. N.; AMANCIO, G.; CAMPOS, L. P. F.; ARCANJO JUNIOR, L.;LUCAS, G.. Música Negra em diáspora: arte e resistência em Belo Horizonte. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
ROSSE, E. P.; ROSSE, L. P.;LUCAS, G.. Comunidade Bigode: uma etnografia do samba e do sambista em Belo Horizonte. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
CARDOSO, L. C.; CAMPOS, L. P. F.;LUCAS, G.. ?As três estrelas do axé não tem a cor de Salvador ? apropriação cultural e privilégio branco na cultura popular. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; ARCANJO JUNIOR, L.; TUGNY, R. P.. Curt Lange: implicações socioraciais do termo "mulatismo musical". 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
ROCHA, E. A.; FONSECA, M. F. C.; MELO, E. L.;LUCAS, G.. Transcrição para Partitura dos Toques dos Sinos da Semana Santa da Catedral Basílica Nossa Senhora Do Pilar de São João Del-Rei. 2021.
CAMPOS, L. P. F.; MARTINS, L. M.; BARROS, J. M.;LUCAS, G.. "Perspectivas Etnomusicológicas do Tilelê: Relações da Cena Musical de Belo Horizonte com as Artes Performáticas do Reinado de Nossa Senhora do Rosário". 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
CARDOSO, A. N. N.;LUCAS, G.. O sonoro e a construção de sentidos no Reinado do Rosário de Itapecerica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
CARDOSO, A. N. N.; ROSSE, E. P.;LUCAS, G.. Vivências, usos e funções da música na Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
ROSSE, E. P.;LUCAS, G.. Flexibilidade Tropical: uma etnografia dos frequentadores de festas de aparelhagem. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
ROSSE, E. P.; DANTAS, V. L. A.;LUCAS, G.. Impressões do fazer musical nas práticas de cuidado da Sociedade Espírita Everilda Batista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
ROSSE, E. P.;LUCAS, G.. A Lei 11.645/08: reflexões a respeito da música e cultura indígenas a partir do contato interétnico em escolas regulares de Belo Horizonte. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
ROSSE, E. P.;LUCAS, G.. Produções musicais, saúde e interculturalidade entre os Maxakali_Tikmu'un. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
JAYME, J. G.; RIBERIO, R. F.;LUCAS, G.. Arturos e o território da diferença: organização comunitária para mediação e desenvolvimento local. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
KORMAN, C. H.; RODRIGUES, M.;LUCAS, G.. "Puxa o fole, sanfoneiro": o acordeon de 120 no contexto da música instrumental contemporânea. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
TUGNY, R. P.; SILVA, R. A.;LUCAS, G.. O discurso racial na construção da musicologia no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; BARBEITAS, F.. A expressividade no Choro: um estudo a partir das perspectivas etnomusicológica e fenomenológica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; CARDOSO, A. N. N.. Tradição e transformação no repertório das Bandas de Música. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; ROSSE, E. P.. Renovação Carismática Católica: caraceterização de usos e funções da música. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
TUGNY, R. P.;LUCAS, G.. Rádio Inconfidência de Belo Horizonte: estudo da identidade dos gêneros no acervo de arranjos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; TUGNY, R. P.. Música.tec: processos criativos no rock independente. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
BARBEITAS, F.;LUCAS, G.. O panorama atual da Marujada de Conceição do Mato Dentro-MG: análise da influência de agentes externos sobre a manifestação cultural tradicional denominada Marujada de Conceição do Mato Dentro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
BARBEITAS, F.;LUCAS, G.. Viola Caipira: entre a tradição e a contemporaneidade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; TUGNY, R. P.. Arautos do Gueto: música e ideologia. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
TUGNY, R. P.;LUCAS, G.. A Romaria do Senhor Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé: uma etnografia do significado musical. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; ROCHA, F. O.. A influência da técnica e dos ritmos tradicionais da caixa-clara na bateria brasileira. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; FEICHAS, H.. Os processos de aprendizagem musical na Orquestra Ribeiro Bastos de São João Del Rei. 2011.
LUCAS, G.; FEICHAS, H.. Música em Metamorfose. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
BARBEITAS, F.;LUCAS, G.; TUGNY, R. P.. O samba sacramentado: o processo de comunicação em performance de samba. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Escola de Música da UFMG.
Loureiro, E. C. V.; CARDOSO, A. N. N.;LUCAS, G.. Edumusical: análise de um software brasileiro voltado para a educação musical. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LUCAS, G.; FERNANDINO, J. R.; SILVA, W.. Atitudes pedagógicas e identidade musical: interações sociais no Projeto Cariúnas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Escola de Música da UFMG.
CARDOSO, A. N. N.; SILVA, W. M.;LUCAS, G.. Utilizações do Pandeiro na Musicalização: Descrição de Práticas e Ideias para o Universo Escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Escola de Música da UFMG.
SILVA, W. M.; CARDOSO, A. N. N.;LUCAS, G.. Pastorinhas da Tapera ? Modalidade de ensino e aprendizagem de repertorio musical. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; MACEDO, C. A.. Rodeando a Santa Cruz: memória, identidade e cultura da Guarda de Congado Nossa Senhora do Rosário de Raposos?MG. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e pesquisa no campo da arte e da cultura) - Escola Guingnard - Universidade do Estado de MInas Gerais.
LUCAS, G.; MACEDO, C. A.. Entre os naipes da memória e da história: a Corporaçã Musical Nossa Senhora de Lourdes de Vespasiano. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e pesquisa no campo da arte e da cultura) - Escola Guingnard - Universidade do Estado de MInas Gerais.
LUCAS, G.. A linguagem oral e musical, mítica e sagrada como formadora da "identidade cultural" dos Arturos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e pesquisa no campo da arte e da cultura) - Escola Guingnard - Universidade do Estado de MInas Gerais.
LUCAS, G.. MEMÓRIAS E IDENTIDADES CULTURAIS CARNAVALESCAS: o caso do carnaval de Januária-MG. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e pesquisa no campo da arte e da cultura) - Escola Guingnard - Universidade do Estado de MInas Gerais.
DALBEN, A. I. L. F.;LUCAS, G.; RIBEIRO, L. S.; BERNARDES, V.. O ensino musical na rede regular pública brasileira sob a ótica de Paulo Freire. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
ASSIS, A. C.;LUCAS, G.; FEICHAS, H.; RODRIGUES, M.. A Apropriação da Música Sertaneja pelo Governo Collor de Mello. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Musicologia Histórica Brasileira) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CARDOSO, A. N. N.;LUCAS, G.; CAVALIERI, M. C.; RODRIGUES, M.. Processos de Ensino/Aprendizagem Musical na Escola de Samba Pena Branca e no Bloco Rato Seco em Diamantina. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ASSIS, A. C.; OLIVEIRA, A. S.;LUCAS, G.; TUGNY, R. P.. Para além das barras duplas: reflexão preliminar sobre as práticas musicais nas novenas nos séculos XVIII e XIX. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Musicologia Histórica Brasileira) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
ASSIS, A. C.;LUCAS, G.; FEICHAS, H.; CAVALIERI, M. C.. O Papel do Professor na Excelência da Educação Musical. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
ASSIS, A. C.; KATER, C.; BARBEITAS, F.;LUCAS, G.. Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição: 85 anos de memória viva em Belo Horizonte. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Musicologia Histórica Brasileira) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARCANJO JUNIOR, L.; CAMPOS, L. P. F.;LUCAS, G.. A colonialidade do currículo musical e a necessidade de um ensino decolonial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Musical) - Escola de Música da UEMG.
ANDRADE, K. V.; GUIMARAES, C. G.;LUCAS, G.. (Em)cantando a ?vida?: Um encontro entre mestres tradicionais e estudantes universitários. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.
ROSSE, E. P.;LUCAS, G.. Entre a Vela e o Refletor: O discurso da tradição em meio à transposição dos cantos e ritmos rituais do Congado para as performances de artistas profissionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LUCAS, G.; SILVA, W. M.. Aprendendo dentro da tradição. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Licenciatura) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; SILVA, W. M.. O Rock Pesado em Belo Horizonte e o Entendimento Regional de seus Sub-Gêneros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Licenciatura) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; SILVA, W. M.. Pela formação de um professor bimusical para a escola pública regular brasileira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Especialização em Educação Musical) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; FEICHAS, H.. Violência, êxtase e rock?n roll: uma análise etnomusicológica de um show de rock. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Licenciatura) - Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; SILVA, R. H. A.. A Princesa Isabel, a Abolição e o Congado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ASSIS, A. C.; SILVA, W.;LUCAS, G.. Concurso para Professor Visitante. 2013. Escola de Música da UFMG.
LATERZA FILHO, M.; COTTA, A. H. G.; CARDOSO, A. N. N.;LUCAS, G.; VINCENS, G.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Carreira de Professor de Educação Superior / UEMG. 2012. Escola de Música da UEMG.
ASSIS, A. C.; TUGNY, R. P.;LUCAS, G.. Concurso Público para Professor Visitante. 2011. Escola de Música da UFMG.
LUCAS, G.; GUIMARAES, A. C.; SANTOS, P. S. M.. Concurso Público para Contratação de professor Efetivo - CPD 051/2009 na área de Música, sub-área Musicologia. 2009. Universidade Federal de São João Del-Rei.
BORGHOFF, M. M.; RIBEIRO, A. A.; RODRIGUES, M.; FEICHAS, H.;LUCAS, G.. Concurso Público para Professor Assistente DE. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.
LUCAS, G.; GUIMARAES, A. C.; GOLDBERG, L. G. D.. Concurso Público para Contratação de Professor Efetivo. 2009. Universidade Federal de São João Del-Rei.
PEREIRA, E. A.;LUCAS, G.; MOURA, M. A.; RIOS, S.; MOREIRA, T. T.. Comissão de Avaliação de Mérito a candidato ao reconhecimento de Notório Saber pela UFMG.. 2021. Universidade Federal de Minas Gerais.
LUCAS, G.; SANDRONI, C.; LOPES, W.; BARROS, A.; FERRAZ, F.; MARIANO, R.. Festival da Canção PUC Minas. 2018. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
LUCAS, G.; Augusto, M. Nova Lima talento & arte. 2007. Prefeitura Municipal de Nova Lima.
LUCAS, G.. Fellowship to John Simon Guggenheim Memorial Foundation. 2007. John Simon Guggenhein Memorial Foundation.
LUCAS, G.; FEICHAS, H.; CARVALHO, G.; PALOMBINI, C.. Comissão local de avaliação de trabalhos de Iniciação Científica. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.
LUCAS, G.. Concurso Sílvio Romero. 2005. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF.
LUCAS, G.. Prêmio Multicultural Estadão. 2000. Estadão Cultura.
LUCAS, G.. Prêmio Multicultural Estadão. 1999. Estadão Cultura.
LUCAS, G.. Prêmio Multicutural Estadão. 1998. Estadão Cultura.
CIMBLERIS, C.;LUCAS, G.; SANTOS, R. A. G.. Festival da Canção. 1992. Prefeitura Municipal de João Monlevade.
LUCAS, G.. Festival da Canção. 1988. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
LUCAS, G.. Desfile de Escolas de Samba. 1986. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
Orientou
CURT LANGE: Implicações sociorraciais do termo ?mulatismo musical?; 2021; Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG, ; Orientador: Glaura Lucas;
Performances da branquitude ? O quê é que a baiana tem feito no Axé?; 2021; Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaura Lucas;
Práticas musicais dos Pataxó nas escolas regulares de Belo Horizonte; 2017; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaura Lucas;
Experiências do Lugar: uma etnografia de festas de aparelhagem nas periferias de Belém do Pará, focada em seus frequentadores; 2017; Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaura Lucas;
Usos e funções da música na Renovação Carismática Católica; 2015; Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaura Lucas;
Tradição e Transformação nas práticas musicais da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição de Raposos -MG; 2015; Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG, ; Orientador: Glaura Lucas;
A expressividade no Choro: um estudo a partir de perspectivas da Etnomusicologia e da Fenomenologia; 2014; Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
Mensagens do tambor: significados musicais, educação e projeto social pelo Grupo Arautos do Gueto; 2013; Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaura Lucas;
O panorama atual da Marujada de Conceição do Mato Dentro/MG: uma análise da interferência de agentes externos sobre sua cultura musical tradicional; 2013; Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaura Lucas;
Macaco Bong; tec: música como tecnologia social de empoderamento estético e político; 2013; Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaura Lucas;
Daime Música: identidades, transformações e eficácia na música da Doutrina do Daime; 2013; Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaura Lucas;
Um estudo etnomusicológico do congado de Nossa Senhora do Rosário do Distrito do Rio das Mortes ? São João Del Rei, MG; 2011; Dissertação (Mestrado em mestrado em música) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Orientador: Glaura Lucas;
O Candombe do Açude entre a tradição e a exposição; 2011; Dissertação (Mestrado em mestrado em música) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Orientador: Glaura Lucas;
Processo de transformação de uma Banda Civil para Banda Sinfônica; 2010; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaura Lucas;
?Uma banda aqui e outra lá no céu?: etnografia das bandas de música de Nova Lima/MG a partir da atuação dos regentes; 2023; Tese (Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG, ; Orientador: Glaura Lucas;
Uma perspectiva crítico-racial da História da Música Brasileira (1926) de Renato Almeida; 2022; Tese (Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG, ; Orientador: Glaura Lucas;
Colonialidade e tradição: desvelando a matriz de poder adjacente às práticas musicais/violinísticas de concerto; 2021; Tese (Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG, ; Coorientador: Glaura Lucas;
intitulada O ?tradicional? e o ?contemporâneo? no choro: um estudo etnomusicológico entre rodas e palcos de chorões de Belo Horizonte; ; 2020; Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaura Lucas;
Práticas musicais na favela do Morro das Pedras em Belo Horizonte: um estudo crítico sobre música e modo de vida; 2017; Tese (Doutorado em Música) - Escola de Música da UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaura Lucas;
Música, movimento e rivalidade entre camponeses no Alto Jequitinhonha; 2017; Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaura Lucas;
2020; Escola de Música da UFMG, ; Glaura Lucas;
Atitudes pedagógicas e identidade musical: interações sociais no Projeto Cariúnas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Escola de Música da UFMG; Orientador: Glaura Lucas;
Marabaixo enquanto manifestação musical no Amapá: um estudo na comunidade afrodescendente do Bairro do Laguinho AFOMAPA e Arthur Cassaca; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
Características e tendências na Música das Igrejas Batistas em Belo Horizonte; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musica) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
Rodeando a Santa Cruz: memória, identidade e cultura da Guarda de Congado Nossa Senhora do Rosário de Raposos?MG; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e pesquisa no campo da arte e da cultura) - Escola Guingnard - Universidade do Estado de MInas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
Entre os naipes da memória e da história: a Corporaçã Musical Nossa Senhora de Lourdes de Vespasiano; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e pesquisa no campo da arte e da cultura) - Escola Guingnard - Universidade do Estado de MInas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
A mulher e o aprendizado dos tambores: o caso do grupo Xicas da Silva; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Escola de Música UFMG; Orientador: Glaura Lucas;
O Candombe do Açudes, suas riquezas e trnsformações: de patrimônio cultural a cultura de entretenimento; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Cultural) - Centro Universitário UNA; Orientador: Glaura Lucas;
A linguagem oral e musical, mítica e sagrada como formadora da "identidade cultural" dos Arturos; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e pesquisa no campo da arte e da cultura) - Escola Guingnard - Universidade do Estado de MInas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
CULTURA POPULAR, CARNAVAL E ARTE EDUCAÇÃOI - UM CASO AFLITO DE IDENTIDADE NA CONTEMPORANEIDADE; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e pesquisa no campo da arte e da cultura) - Escola Guingnard - Universidade do Estado de MInas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
A ÍNTIMA RELAÇÃO DA MÚSICA COM A DANÇA NAS PRÁTICAS MUSICAIS DO CONGADO MINEIRO; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e recursos pedagógicos em música) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
O ensino musical na rede regular pública brasileira sob a ótica da pedagogia de Paulo Freire; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
Processos de Ensino/Aprendizagem Musical na Escola de Samba Pena Branca e no Bloco Rato Seco em Diamantina; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
'Vai pra Cuba?' Elementos afro-cubanos na música sertaneja; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Licenciatura) - Escola de Música da UFMG; Orientador: Glaura Lucas;
Pesquisa sobre práticas musicais de povos ciganos no Brasil: um levantamento bibliográfico; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Licenciatura) - Escola de Música da UFMG; Orientador: Glaura Lucas;
Entre a Vela e o Refletor: o discurso da tradição em meio à transposição dos cantos e ritmos rituais do Congado para as performances de artistas profissionais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
Aprendendo dentro da tradição; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Licenciatura) - Escola de Música da UFMG; Orientador: Glaura Lucas;
A perspectiva independente: uma descrição da música extrema produzida na cena underground de Belo Horzonte; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Licenciatura) - Escola de Música da UFMG; Orientador: Glaura Lucas;
Pela formação de um professor bimusical para a escola pública regular brasileira; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Licenciatura) - Escola de Música da UFMG; Orientador: Glaura Lucas;
Violência, êxtase e rock n' roll: uma análise etnomusicológica de um show de rock; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
Memória e recriação de significados nas práticas musicais contemporâneas de negros na Região metropolitana de Belo Horizonte - significados do tempo musical; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Licenciatura) - Escola de Música da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
Memória e recriação de significados nas práticas musicais contemporâneas dos negros em Belo Horizonte - Análise de significados musicais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glaura Lucas;
Ações de restauro, conservação preventiva, organização e divulgação do Acervo Curt Lange; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
Ações de restauro, conservação preventiva, organização e divulgação do Acervo Curt Lange; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
dos Reis; Ações de restauro, conservação preventiva, organização e divulgação do Acervo Curt Lange; 2011; Orientação de outra natureza; (Belas Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
Revisão da organização do Acervo Curt Lange; 2010; Orientação de outra natureza; (Arquivologia) - Escola de Ciência da Informação da UFMG; Orientador: Glaura Lucas;
Revisão da organização do Acervo Curt Lange; 2010; Orientação de outra natureza; (Música) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaura Lucas;
Revisão da organização do Acervo Curt Lange; 2010; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG; Orientador: Glaura Lucas;
Revisão da organização do Acervo Curt Lange; 2010; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Escola de Ciência da Informação da UFMG; Orientador: Glaura Lucas;
Produções bibliográficas
-
LUCAS, G. . O ?Encontro de Saberes? e as práticas performáticas afrodiaspóricas nas universidades brasileiras. Cadernos de Inclusão , v. 7 n. 17, p. 1-62, 2021.
-
LUCAS, G. ; QUEIROZ, L. R. S. ; PRASS, L. ; AREDES, R. O. ; RIBEIRO, F. H. . Afro-Brazilian Musical Cultures: Perspectives for Educational Conceptions and Practices in Music. The World of Music (Wilhelmshaven) , v. 5 (2016) 1, p. 135-158, 2016.
-
LUCAS, G. . Resenha de Livro: RIBEIRO, Hugo Leonardo. As Taieiras. São Cristóvão: Editora UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2008. 206p.. Música & Cultura (Salvador. Online) , v. 9, p. 00-03, 2014.
-
LUCAS, G. . 'Vamo fazê maravilha!': avaliação estético-ritual das performances do Reinado pelos congadeiros. Per Musi (UFMG) , v. 24, p. 62-66, 2011.
-
LUCAS, G. ; CLAYTON, M. ; LEANTE, L. . Inter-group entrainment in Afro-Brazilian Congado ritual. Empirical Musicology Review , v. 6, p. 75-102, 2011.
-
LUCAS, G. . O Trabalho de Campo em Pesquisa-Ação Participativa: Reflexões sobre uma Experiência em Andamento com a Comunidade Negra dos Arturos e a Associação Cultural Arautos do Gueto em Minas Gerais. Música & Cultura (Salvador. Online) , v. 6, p. 1-11, 2011.
-
LUCAS, G. . Musical Rituals of Afro-Brazilian Religious Groups Within the Cerimonies of Congado. Yearbook for Traditional Music , UCLA - Los Angeles/USA, v. 34, p. 115-127, 2002.
-
LUCAS, G. . Some considerations on the use of graphic representation as an aid for musical transcription in Ethnomusicology. Mikropolyphonie, v. 7, p. 8-14, 2001.
-
LUCAS, G. . Chor'ingoma! Os instrumentos sagrados no congado dos Arturos e do Jatobá. Musicahoje , Belo Horizonte, v. 7, p. 10-38, 2000.
-
LUCAS, G. . Análise do Allegretto con Motto de C. Guerra Peixe. Cadernos de Estudo. Análise Musical , São Paulo, v. 5, p. 84-96, 1992.
-
LUCAS, G. . Os Sons do Rosário: o congado mineiro dos Arturos e Jatobá. 2a. Edição. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. v. 1. 384p .
-
LUCAS, G. ; LUZ, J. B. (Org.) . Cantando e Reinando com os Arturos. Belo Horizonte: Rona, 2006.
-
LUCAS, G. . Os Sons do Rosário: o Congado mineiro dos Arturos e Jatobá. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. v. 1000. 360pp .
-
LUCAS, G. ; CARMO, J. M. . Alteridade. In: José Alberto Salgado; Suzel Ana Reily. (Org.). Vocabulário de Pesquisa em Música. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. dos autores. PDF, 2025, v. 1, p. 9-17.
-
LUCAS, G. . Quando a ingoma corre o mundo: os sons dos reinados nos espaços públicos. In: Lúcia Campos; José Antônio Baeta Zille. (Org.). À Escuta da Cidade. 1ed.Belo Horizonte: Centro de Registro: UEMG - Escola de Música, 2024, v. 7, p. 99-130.
-
LUCAS, G. . Drums in the experience of Black Catholicism in Minas Gerais, Brazil. In: Suzel Ana Reily e Jonathan M. Dueck (ed.). (Org.). The Oxford Handbook of Music and World Christianities. 1ed.Oxford/New York: Oxford University Press, 2016, v. , p. 163-186.
-
LUCAS, G. ; QUEIROZ, L. R. S. ; PRASS, L. ; RIBEIRO, F. H. ; AREDES, R. O. . Culturas musicais afro-brasileiras: perspectivas para concepções e práticas educativas em música. In: Lühning, Ângela; Tugny, Rosângela Pereira de. (Org.). Etnomusicologia no Brasil. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. , p. 239-276.
-
LUCAS, G. . Sons rituais: memórias da África, ecos da escravidão. In: KISHIMOTO, Alexandre; TRONCARELLI, Ma. Cristina; DIAS, Paulo Anderson F.. (Org.). O Reinado da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá - Belo Horizonte -MG. 1ed.São Paulo: Edições Acervo Cachuera!, 2015, v. , p. 169-177.
-
LUCAS, G. . Palavras, sons e uma 'penca de idéias': a dinâmica dos significados em músicas afrodescendentes. In: MATOS, Claudia Neiva de; MEDEIROS, Fernanda Teixeira de; OLIVEIRA, Leonardo Davino de. (Org.). Palavra Cantada - Estudos Transdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ/ FAPERJ, 2014, v. , p. 143-160.
-
LUCAS, G. . Performing the Rosary: meanings of time in Afro-Brazilian Congado music. In: Martin Clayton; Byron Dueck; Laura Leante. (Org.). Experience and meaning in music performance. 1ed.Nova Iorque: Oxford University Press, 2013, v. , p. 86-107.
-
LUCAS, G. . Diferentes perspectivas sobre o contexto e o significado do congado mineiro. In: Rosângela Pereira de Tugny; Ruben Caixeta de Queiroz. (Org.). Músicas africanas e indígenas no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006, v. , p. 75-82.
-
LUCAS, G. . As falas da ingoma. In: Rosângela Pereira de Tugny; Ruben Caixeta de Queiroz. (Org.). Músicas africanas e indígenas no Brasil.. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006, v. , p. 101-111.
-
LUCAS, G. . O Encontro de Saberes e as práticas performáticas afrodiaspóricas nas universidades brasileiras. Cadernos da Inclusão 17, Universidade de Brasília, p. 1 - 62, 02 dez. 2021.
-
LUCAS, G. . Garimpando os vissungos no século XXI. Suplemento Literário de Minas Gerais, p. 24 - 27, 31 out. 2008.
-
LUCAS, G. . Etnomusicologia, o Encontro de Saberes nas Universidades, e o ensino superior de música no Brasil. In: VI Jornada de Etnomusicologia do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA, 2020, Belém. Etnomusicologias: Perspectiva e Pluralidade. Belém: LabEtno/UFPA : GEMAM/UEPA,, 2020. p. 38-50.
-
FISCHER, D. D. ; ROSSE, E. P. ; LUCAS, G. ; ROSSE, L. P. ; JAMAL, R. ; AREDES, R. O. ; CUPERTINO, S. . Noções naturalizadas de música, arte e criação: desdobramentos a partir de uma leitura da BNCC. In: XXVI Congresso da Associação Nacional em Pesquisa e Pós-Graduação em Música: C, 2016, Belo Horizonte. Cadernos de Resumos e Anais do XXVI Congresso da ANPPOM, 2016.
-
CHAGAS, R. M. S. ; LUCAS, G. . Transmissão do saber e relações sociais nas práticas musicais das bandas civis de música. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2014. p. 0-08.
-
LUCAS, G. . Nova Luz Sobre a Organização Temporal da Música Afro-Brasileira. In: XI Congresso da SIBE - Música e Saberes em Trânsito, 2012, Lisboa. Musics and knowledge in Transit / Músicas e saberes em trânsito / Músicas y saberes en tránsito. Lisboa: Colibri, 2012.
-
LUCAS, G. . Significados do tempo musical nas performances simultâneas das guardas no Reinado do Rosário. In: VI Colóquio Internacional de Etnocenologia, 2009, Belo Horizonte. painéis de pesquisadores convidados do VI Colóquio Internacional de Etnocenologia, 2009.
-
LUCAS, G. . O Batuque e os ?Filhos de Zambi?: recriações sócio-musicais na Comunidade Negra dos Arturos.. In: III Encontro Interacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006, São Paulo. III Encontro da ABET- Associação Brasileira de Etnomusicologia Anais, 2006.
-
LUCAS, G. . Música e tempo nos rituais do congado mineiro dos Arturos e do Jatobá.. In: III Encontro Interacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006, São Paulo. III Encontro da ABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006.
-
LUCAS, G. . Entrainment and socio-cultural interections in Afro-Brazilian Congado rituals. In: Tre Entrainment network - weekend III, 2005. The Entraiment Network: shared materials, 2005.
-
LUCAS, G. . Considerações sobre o uso de representação gráfica como auxílio no processo de transcrição em Etnomusicologia. In: XIII Encontro Nacional da ANPPOM, 2001, Belo Horizonte. XIII Encontro Nacional da ANPPOM - Anais, 2001. v. 1. p. 231-238.
-
LUCAS, G. . Música Religiosa dos Negros do Rosário na América Portuguesa. In: IV Encontro de Musicologia Histórica, 2001, Juiz de Fora. IV Encontro de Musicologia Histórica - Anais, 2001. p. 191-203.
-
LUCAS, G. . O ritual dos ritmos no Congado mineiro dos Arturos e do Jatobá. In: XII Encontro Nacional da ANPPOM, 2001, Salvador. XII Encontro Nacional da ANPPOM, 1999.
-
LUCAS, G. ; SANTOS, R. A. G. . Criatividade e Processos Não-Verbais. In: I Seminário de Educação Musical, 1991, Belo Horizonte. Cadernos de Estudo: Educação Musical. Belo Horizonte/ São Paulo: Escola de Música da UFMG/ Atravez, 1991. v. 2/3. p. 94-95.
-
LUCAS, G. . "Vamo fazê maravilha!" Avaliação estético-ritual das performances do Reinado pelos congadeiros. In: II Semana de Música Antiga:os sentidos da meraviglia, 2009, Belo Horizonte. II Semana de Música Antiga: os sentidos da meraviglia, 2009. p. 75-76.
-
LUCAS, G. . Entrainment and Time Organization in Afro-Brazilian Music. In: Entrainment, Joint Action and Ensemble Workshop, 2009, Milton Keynes. Entrainment, Joint Action and Ensemble Workshop, 2009.
-
LUCAS, G. . The music/ritual relations between the Afro-Brazilian religious groups Congo, Moçambique and Candombe within the brotherhoods of the rosary. In: 36th World Conference of the International Council for Traditional Music, 2001, Rio de Janeiro. ICTM - 36th World Conference - Abstracts, 2001. p. 63-64.
-
LUCAS, G. . Os Sons do Rosário. In: Encontro Internacional de Etnomusicologia, 2000, Belo Horizonte. Encontro Internacional de Etnomusicologia - músicas africanas e indígenas em 500 anos de Brasil, 2000.
-
LUCAS, G. ; CARMO, J. M. . Verbete 'Alteridade'. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LUCAS, G. . Mesa-redonda: PATRIMÔNIO E SABERES ANCESTRAIS - CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . Etnomusicologia - tendências do campo no Brasil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LUCAS, G. . Vozes da Tradição em Performances Apresentacionais - o Coral Vozes de Campanhã. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FONSECA, E. J. M. ; LUZ, J. B. ; LUCAS, G. ; QUEIROZ, L. R. S. . 9o. Encontro do Ciclo de Debates em Etnomusicologia - 20 anos da ABET. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LUCAS, G. ; SOUZA, E. S. . Encontro de Saberes Tradicionais e Comunidades Quilombolasa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LUCAS, G. . Etnomusicologia: histórico, tendências e desafios atuais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . O tambor e a ancestralidade africana no Brasil: reflexões sobre a inclusão de saberes e de mestres da percussão tradicional nas universidades.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LUCAS, G. . Cantando e dançando o reinado hoje. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LUCAS, G. . Etnomusicologia, o Encontro de Saberes nas Universidades, e o Ensino Superior de Música no Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . A atuação de mestres de comunidades afrodescendentes na universidade: repercussões e desafios do encontro de saberes performáticos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . Etnomusicologia - histórico, metodologia e desafios atuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . O Encontro de Saberes na UFMG e a presença da música num projeto de universidade pluriepistêmica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LUCAS, G. . A presença da música no Projeto Encontro de Saberes nas Universidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . Música e tempo no Reinado do Rosário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . O 'universo imenso' dos cantos afro-brasileiros na universidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . Africanias nos cantos do Reinado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LUCAS, G. ; INACIO, J. A. ; AREDES, R. O. ; DUTRA, R. ; ROCHA, B. ; ANDRADE, M. A. M. . Ações de extensão em etnomusicologia aplicada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . A música como prática social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . A música na salvaguarda do congado mineiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . The ?immense universe? of musical experience within Afro-Brazilian Congado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LUCAS, G. . O 'universo imenso' da experiência musical no Reinado mineiro (Congado). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . AS FALAS DO TAMBOR NAS FESTAS DO ROSÁRIO EM MINAS GERAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LUCAS, G. . A música e o registro patrimonial do congado mineiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAGAS, R. M. S. ; LUCAS, G. . Transmissão do saber e relações sociais nas práticas musicais das bandas civis de música. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . Etnomusicologia: Histórico e Perspectivas Atuais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Leão, Maíra Maduro ; ASSIS, M. C. ; LUCAS, G. . 'Acervo Curt Lange: o tratamento arquivístico do acervo pessoal do musicólogo Francisco Curt Lange'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONSECA, R. A. ; LUCAS, G. . Etnomusicologia aplicada: Comunidade dos Arturos e Arautos do Gueto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . O trato da memória na Comunidade dos Arturos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . Entre a intimidade e a difusão:suportes e sentidos da memória na Comunidade dos Arturos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. ; INACIO, J. A. ; SILVA, A. . Fala na mesa redonda ?Exclusão, cultura e políticas públicas. Experiências de trabalhos: universidade e poder público?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LUCAS, G. ; SANTOS, M. E. . Fala na mesa redonda: ?Espaços de memória e resistência. Experiências estéticas e políticas: repensando instituições?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LUCAS, G. . Perspectivas da pesquisa em etnomusicologia sobre o Congado de Minas Gerais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. ; RAMOS, J. T. M. ; SILVA, D. C. A. ; CORREA, B. C. ; REIS, P. C. G. . Acervo Curt Lange: o tratamento arquivístico do acervo pessoal do musicólogo Francisco Curt Lange. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . Nova luz sobre a organização temporal da música afro-brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LUCAS, G. . A performance do rosário: significados do tempo musical no ritual afro-brasileiro do Congado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . Sons do Rosário: ecos da escravidão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . Significados do tempo musical nas performances simultâneas das guardas no Reinado do Rosário. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. ; SANTOS, J. A. . Cantando e Reinando com os Arturos: os sentidos da construção de um cd. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . 'Vamo fazê maravilha!"avaliação estético-ritual das performances do Reinado pelos congadeiros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . Música e Tempo: abordagens etnomusicológicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . Entrainment and time organization in Afro-Brazilian music. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . Etnomusicologia, diversidade cultural e educação musical. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . Ritmos afro-brasileiros: uma abordagem etnomusicológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . Introdução à pesquisa em Etnomusicologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. ; LEANTE, L. ; CLAYTON, M. . Research Seminar - Entrainment in congado music. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LUCAS, G. ; SANTOS, J. A. . Memória e construção da cidadania. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CLAYTON, M. ; LUCAS, G. ; LEANTE, L. . Inter-group Entrainment in Brazilian Congado Ritual: some preliminary findings. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . Singing and Reigning with Arturos: protagonism in the making of a Cd-book by a Brazilian Congado Community. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUZ, J. B. ; LUZ, M. B. ; SILVA, A. M. ; LUCAS, G. . Cantando e Reinando com os Arturos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . A música popular Afro-mineira: conflitos étnicos e éticos de uma construção. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . O Batuque e os Filhos de Zambi : recriações sócio-musicais na Comunidade Negra dos Arturos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . Música e tempo nos rituais do congado mineiro dos Arturos e do Jatobá. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . Entrainment and social musical interactions in Afro- Brazilian congado rituals. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . Música ritual de tradição popular e suas fronteiras de interação social. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . Functions and meanings of tempo in the ritual music of Brazilian Congado. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . Music and time experience in Brazilian Congado. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . 'Vamo fazê maravilha!' A expressão congadeira sobre o valor da música nos rituais do Congado. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . Considerações sobre o uso de representação gráfica como auxílio no processo de transcrição em etnomusicologia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . The musical/ritual relations between the Afro-Brazilian religious groups Congo, Moçambique and Candombe within the brotherhoods of the rosary. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . Percepção e Interpretação em Etnomusicologia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . Música religiosa dos negros do rosário na América portuguesa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LUCAS, G. . O ritual dos ritmos no congado mineiro dos Arturos e do Jatobá. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . Aspectos Etnomusicológicos do Congado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . A música na passagem do Milênio. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUCAS, G. . Análise do Alegretto con motto, de C. Guerra-Peixe. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, L. M. ; LUCAS, G. . Afrografias da Memória: o reinado do rosário no Jatobá de Leda Maria Martins - edição revista e atualizada. São Paulo; Belo Horizonte: Editora Perspectiva e Mazza Edições, 2021 (Transcrições musicais e texto no livro Afrografias da Memória de Leda Maria Martins).
-
LUCAS, G. ; ROCHA, B. ; ANDRADE, M. A. M. ; DUTRA, R. . O Samba no Morro das Pedras - Caderno de Cifras. Belo Horizonte: (Gráfica) Tiragem de 200 exemplares, 2016 (Caderno de Cifras).
-
ROCHA, F. O. ; BARBEITAS, F. ; LUCAS, G. . Avaliação do Programa 'Ação de Formação Artística e Cultural' da Fundação Municipal de Cultura 2012 (Relatório de pesquisa).
-
LUCAS, G. . Registro fonográfico da festa do Rosário de Nova Lima e Raposos. Nova Lima: Nas Montanhas Produções, 2009 (Texto do livro que acompanha cd).
-
LUCAS, G. ; CAMARGOS, A. L. . Escola Municipal de Música José Acácio de Assis Costa - Zé Fuzil. Nova Lima: SEM- Nova Lima, 2007 (Catálogo da Escola Municipal de Música José Acácio de Assis Costa - Zé Fuzil).
-
LUCAS, G. . An ethnographic perspective of musical entrainment. Londres: European Meetings in Ethnomusicology, 2005 (Comentário sobre artigo de periódico).
-
LUCAS, G. . An ethnographic perspective of musical entrainment. European Seminar in Ethnomusicology, 2004 (Comentário sobre artigo de periódico).
-
MARTINS, L. M. ; LUCAS, G. . transcrições musicais. São Paulo/Belo Horizonte: Perspectiva/Mazza, 1997 (Transcrições musicais e texto no livro Afrografias da Memória de Leda Maria Martins).
Outras produções
LUCAS, G. ; ROCHA, F. O. ; SILVA, W. M. . Avaliação do Programa 'Ação de Formação Artística e Cultural' da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte(FMC). 2013.
BARBEITAS, F. ; ROCHA, F. O. ; LUCAS, G. . Avaliação do Programa 'Ação de Formação Artística e Cultural' da Fundação Municipal de Cultura. 2012.
SANTOS, M. E. ; SANTOS, J. A. ; LUCAS, G. . Preservação das Raízes do Pai Arthur. 2011.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer sobre projeto de pesquisa de mestrado. 2023.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer sobre relatório final de pesquisa de pós-doutorado. 2023.
LUCAS, G. . IV CONPESQ - avaliação de trabalho submetido. 2023.
LUCAS, G. . Colóquio PPGM UNIRIO. 2022.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer sobre relatório final de bolsa de pesquisa de doutorado. 2022.
LUCAS, G. . 8o. Nas Nuvens - Congresso de Música. 2022.
LUCAS, G. . Revista Música da Universidade de São Paulo. 2022.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer de relatório de bolsa de pesquisa no exterior. 2022.
LUCAS, G. . Parecer técnico para Endangered Material Knowledge Programme. 2021.
LUCAS, G. . FAPESP - Parecer sobre andamento de pesquisa de doutorado. 2021.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer inicial sobre bolsa de pós-doutorado. 2021.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer sobre bolsa de pesquisa no exterior. 2021.
LUCAS, G. . FAPESP avaliação projeto pós-doutorado. 2020.
LUCAS, G. . SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. 2020.
LUCAS, G. . FAPESP - processo de doutorado. 2020.
LUCAS, G. . Vivência: Revista de Antropologia (ISSN: 2238-6009). 2020.
LUCAS, G. . FAPESP avaliação relatório bolsa de doutorado. 2020.
LUCAS, G. . XXX Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2020.
LUCAS, G. . VI Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM). 2020.
LUCAS, G. . Nas Nuvens. 2020.
LUCAS, G. . Revista Música e Cultura - Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2019.
LUCAS, G. . Opus - Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2019.
LUCAS, G. . XXIX Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2019.
LUCAS, G. . XXIX Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2019.
LUCAS, G. . VI Jornada de Etnomusicologia da UFPA e IV Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. 2019.
LUCAS, G. . Processo de Progressão Funcional de professor da Escola de Música da UFMG. 2019.
LUCAS, G. . OPUS - Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2018.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer final de pesquisa de mestrado. 2018.
LUCAS, G. . XI Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). 2018.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer sobre projeto de pesquisa de doutorado. 2018.
LUCAS, G. . Parecer de acompanhamento de relatório científico FAPESP. 2017.
LUCAS, G. . Avaliação de artigos submetidos ao VIII ENABET - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2017.
LUCAS, G. . Revista Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, N.19, Novembro, 2017. 2017.
LUCAS, G. . IV Jornada de Etnomusicologia da UFPA. 2017.
LUCAS, G. . XXVI Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2016.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer sobre projeto de mestrado. 2015.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer sobre projeto de mestrado -reconsideração. 2015.
LUCAS, G. . VII ENABET - parecer sobre artigos submetidos. 2015.
LUCAS, G. ; SILVA, W. M. . Relatório da Avaliação do Programa 'Ação de Formação Artística e Cultural' da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte(FMC). 2014.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer sobre relatório de pesquisa de Iniciação Científica. 2014.
LUCAS, G. . Per Musi - parecer sobre artigo submetido. 2014.
LUCAS, G. . XXIII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2013.
LUCAS, G. . XXIII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2013.
LUCAS, G. . Parecer ad hoc à CAPES - bolsa de Pós-doutorado no exterior. 2013.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer sobre relatório de pesquisa de Iniciação Científica. 2013.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer sobre projeto de doutorado - reconsideração. 2013.
LUCAS, G. . Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP - parecer sobre artigo submetido. 2013.
LUCAS, G. . FAPESP Parecer para projeto - bolsa de Iniciação Científica. 2012.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer sobre projeto de publicação de livro. 2012.
LUCAS, G. . FAPESP - parecer sobre projeto de doutorado. 2012.
LUCAS, G. . Per Musi - parecer sobre artigo submetido. 2012.
LUCAS, G. . Ações de restauro, conservação preventiva, organização e divulgação do Acervo Curt Lange. 2011.
LUCAS, G. . V Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2011.
LUCAS, G. . XXI Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Mùsica. 2011.
LUCAS, G. . FAPESP Parecer sobre projeto concorrendo a bolsa de Iniciação Científica. 2011.
LUCAS, G. . XX Congresso da ANPPOM. 2010.
LUCAS, G. . Revisão da organização do Acervo Curt Lange. 2010.
LUCAS, G. ; BOREM, F. . Per Musi - Revista Acadêmica de Música (nº 12). 2005.
LUCAS, G. . Programa Bem Cultural - Vissungos - Rede Minas de Televisão. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LUCAS, G. ; TUGNY, R. P. . Tambores e Violinos. 1999. (Programa de rádio ou TV/Outra).
LUCAS, G. . Os Sons do Rosário em Minas Gerais. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . O ?Encontro de Saberes? e a atuação de mestres e mestras das artes performáticas afrodescendentes nas universidades brasileiras. 2018. (Relatório de pesquisa).
LUCAS, G. ; ANDRADE, M. A. M. ; ROCHA, B. ; DUTRA, R. . O Samba no Morro das Pedras - Caderno de Cifras. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de cifras musicais).
LUCAS, G. ; SILVA, A. ; ROMOALDO, F. ; INACIO, J. A. ; DUTRA, R. ; COSTA, R. C. R. ; FONSECA, R. A. ; AREDES, R. O. ; ROCHA, B. . O samba no Morro das Pedras. 2016. (Filme documentário).
LUCAS, G. ; LUZ, J. B. ; LUZ, J. B. ; SANTOS, J. A. . Oficina: Cantos afro-brasileiros: brincando e resistindo na tradição - 45o. Festival de Inverno da UFMG. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUCAS, G. . Educação Musical e Diversidade Cultural. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LUCAS, G. . Sons e significados na Música Afro-Brasileira. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUCAS, G. . Educação Musical e Diversidade Cultural. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LUCAS, G. . Etnomusicologia e Diversidade Cultural. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Abordagem etnográfica no congado em Minas Gerais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Análise Etnomusicológica: a música como cultura e sociedade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUCAS, G. . Metodologia da Educação Musical. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LUCAS, G. . Etnografia musical. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Inventário e Registro do Patrimônio Imaterial do Estado de Minas Gerais. 2006. .
LUCAS, G. . Educação musical e diversidade cultural. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LUCAS, G. . Research Seminar - Music and time in afro-brazilian congado rituals. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Etnomusicologia - 6º Seminário de Conexão do curso de Ciências Sociais da PUC-MG. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Research Seminar - Rosary, ngoma and time organization in the ritual music of Brazilian Congado. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Time organization in the ritual music of Brazilian Congado. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Music and Ritual: Rhythmic Ritual in Brazilian Congado. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Introdução 'a pesquisa etnomusicológica: a observação de campo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUCAS, G. . Transcrição em Etnomusicologia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. ; FEICHAS, H. . Music and Cultural Contact: African roots in Brazilian popular music. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Reflexões sobre o conceito de folclore. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Reflexões sobre imagens do congado em Minas Gerais. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Reflexões acerca de métodos de pesquisa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LUCAS, G. . Iniciação à pesquisa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LUCAS, G. ; LUZ, C. A. ; LUZ, C. A. ; LUZ, G. B. ; LUZ, J. B. ; LUZ, M. B. . Os Sons do Rosário - Encontro Internacional de Etnomusicologia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Ritmos do Congado: uma abordagem etnomusicolõgica. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Expressões Musicais e Alteridade. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Processos de transformação discursiva da música negra nas Américas. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Musicalização Infantil - XXI Festival de Inverno de Itabira. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . O silêncio na Música Contemporânea - John Cage. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. ; SANTOS, R. A. G. . Musicalização Infantil - XX Festival de Invrno de Itabira. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LUCAS, G. . Apreciação Musical. 1993. .
LUCAS, G. . Musicalização - XXV Festival de Inverno da UFMG. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUCAS, G. ; CIMBLERIS, C. ; SANTOS, R. A. G. . Escola Municipal de Música de João Monlevade/MG. 1992. (Idealização e Coordenação da Implantação de escola de música).
LUCAS, G. . Oficina Artes Integradas (música) - XXIII Festival de Inverno da UFMG. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUCAS, G. . Oficina Laboratório de Pesquisa sonora - Festival infantil - XXI Festival de Inverno da UFMG. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUCAS, G. ; LUCAS, B. ; SCHEID, J. A. ; Zapata, W. . Teatro Móvel. 1990. Teatral.
LUCAS, G. ; NACIF, M. . Rádio Zé Fuzil. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).
ASSIS, A. C. ; LUCAS, G. ; PEREIRA, M. . Panorâmica da criação musical na Escola de Música da UFMG. 2000. Interpretação.
ALVARES, E. J. G. ; LUCAS, G. ; ALVARES, P. . 11º Ciclo de Música Contemporânea de Belo Horizonte. 1994. Interpretação.
LUCAS, G. ; DIAS, C. E. . Quarta doze e meia. 1994. Interpretação.
LUCAS, G. ; DIAS, C. E. . Orquestra de Sopros da EMUFMG. 1994. Interpretação.
LUCAS, G. ; DIAS, C. E. . Música de domingo. 1994. Interpretação.
LUCAS, G. ; MALETA, E. . Coral Voz e Cia. 1991. Apresentação de Obra (para compositores).
LUCAS, G. ; CIA, E. . A vida tumult'amorosa de Mafalda de Petipoá e outras histórias. 1989. Interpretação.
LUCAS, G. ; Rolla, M.P ; Lucas, Maria Helena ; Dério, Andréa . A vida tumult-amorosa de Mafalda de Petipuá - I Mostra de Arte Contemporânea. 1988. Interpretação.
LUCAS, G. ; Estupefato, Cia. . A volta triunfal da vida tumult-amorosa de Mafalda de Petipoá. 1988. Interpretação.
LUCAS, G. ; GIRAMUNDO, G. . GIZ. 1988. Interpretação.
ALVARES, E. J. G. ; LUCAS, G. ; FERNANDINO, J. ; MORAES, M. C. J. ; MENEGALE, B. ; SANTIAGO, P. F. . Música Hoje. 1987. Interpretação.
ALVARES, E. J. G. ; LUCAS, G. ; FEA, O. I. V. -. . Cultura Inglesa Cultural Events. 1986. Apresentação de Obra (para compositores).
ALVARES, E. J. G. ; LUCAS, G. ; FEA, grupo de improvisação vocal . II Simpósio para pesquisadores em Música contemporânea. 1985. Apresentação de Obra (para compositores).
ALVARES, E. J. G. ; LUCAS, G. ; FEA, Oficina de Improvisação Vocal . 8º Festival de Arte. 1985. Apresentação de Obra (para compositores).
ALVARES, E. J. G. ; LUCAS, G. ; FEA, O. I. V. -. . Improvisação vocal. 1985. Apresentação de Obra (para compositores).
Duarte, Vito ; LUCAS, G. ; Lucas, Rosana ; Freitas, D . Uni,duni tê... o quer vai acontecer?. 1979. Interpretação.
INACIO, J. A. ; SILVA, A. ; COSTA, R. C. ; ROMOALDO, F. ; LUCAS, G. ; AREDES, R. O. ; FONSECA, R. A. ; DUTRA, R. ; ANDRADE, M. A. M. ; ROCHA, B. . O Samba no Morro das Pedras. 2016. Filme.
RAJAO, C. ; RAJAO, E. ; LUCAS, G. . Registro fonográfico da Festa do Rosário de Nova Lima e Raposos. 2009 (organização de cd).
LUZ, J. B. ; LUCAS, G. . Cantando e Reinando com os Arturos. 2006 (organização de cd).
LUCAS, G. ; CIMBLERIS, C. . Direçaõ da Trilha Sonora do Espetáculo de Dança 'Entre os Céu e as Serras' da Cia. de Dança de Minas Gerais. 2000.
ALVARES, P. S. ; LUCAS, G. . A generalíssima do piano, de Paulo Sérgio Guimarães Alves. 1985 (Partipação como atriz em espetáculo de Música contemporânea (filme)) .
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Práticas Musicais e Relações Étnico-Raciais, Descrição: Nas primeiras décadas do século XXI, foram implementadas leis voltadas ao acesso ao ensino universitário de povos indígenas e de populações negras, e que garantem a inclusão de saberes vinculados a essas populações em todos os níveis de ensino. Esse período testemunhou igualmente um avanço no debate sobre a colonialidade do saber e do poder, e um incremento significativo da produção intelectual, da atuação em universidades e da ação política de pesquisadore(a)s acadêmicos e mestre(a)s de saberes tradicionais negros, negras e indígenas, comprometidas com a produção e disseminação de conhecimentos assentados sobre bases cosmológicas, epistemológicas e/ou sociais vinculados a esses povos, desafiando a hierarquização de saberes e a hegemonia dos conhecimentos de matriz europeia branca. Partindo desse cenário, este projeto propõe o exame de práticas musicais ? e de outras modalidades de produção estética sonora ? considerando-se as relações étnico-raciais e/ou o debate sobre a descolonização dos conhecimentos sonoro-musicais. O projeto, vinculado ao Grupo de Etnomusicologia da UFMG, abarca diferentes eixos de investigação: o da pesquisa das práticas musicais em seus contextos de performance; o do estudo das abordagens de processos de ensino-aprendizagem musical e performático, e o do exame dos discursos históricos e musicológicos produzidos sobre as músicas e práticas musicais existentes no país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Glaura Lucas - Coordenador / Robson Miguel Saquett Chagas - Integrante / Jonatha Maximiniano do Carmo - Integrante / Mariana Marina Santos de Carvalho - Integrante / Edilson Jonatah Cardoso - Integrante / Hudson Ditherman Francisco Rosa - Integrante.
-
2017 - 2018
O ?Encontro de Saberes? e a atuação de mestres e mestras das artes performáticas afrodescendentes nas universidades brasileiras, Descrição: Intencionando contribuir para a consolidação do projeto Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras ? idealizado por José Jorge de Carvalho em 2009, iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), sediado na Universidade de Brasília, sob a coordenação de Carvalho - este projeto de pós-doutorado busca refletir teórica e metodologicamente sobre a atuação de mestres e mestras das culturas tradicionais como professores nas universidades brasileiras, e a inclusão, nos currículos acadêmicos, de seus saberes, mestrias e epistemologias. Especificamente, visa a discutir as particularidades dos trabalhos sonoro-musicais e performáticos do universo de conhecimento de grupos tradicionais afrodescendentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Glaura Lucas - Coordenador.
-
2008 - 2013
Experience, meaning and time in Congado ritual music, Descrição: Continuação de trabalho colaborativo entre os três pesquisadores, iniciado em 2005. Análise do papel do tempo musical na construção e transmissão de significados na performance ritual do Congado de Minas Gerais, com atenção especial à maneira como os congadeiros percebem e reagem à força do entrainment, fenômeno que trata da tendência à sincronização de dois ou mais processos rítmicos independentes quando em interação. http://www.open.ac.uk/Arts/experience/glucas.htm. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Glaura Lucas - Coordenador / Martin Clayton - Integrante / Laura Leante - Integrante.
-
2008 - Atual
Memória e recriação de significados nas práticas musicais contemporâneas afrodescendentes em Belo Horizonte, Descrição: Análise dos processos de atualização e construção de significados nas performances musicais vinculadas à população negra na região metropolitana de Belo Horizonte, tanto as que integram rituais e celebrações tradicionais relacionadas à trajetória histórica do negro mineiro, que acontecem principalmente em âmbito comunitário, quanto as expressões musicais de grupos recentemente criados, com ou sem fins profissionais e mercadológicos, nas quais se observa a projeção de uma identidade negra que é elaborada e performaticamente recriada a partir de novos modelos referenciais ou através da articulação entre modelos identitários contemporâneos e tradicionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Glaura Lucas - Coordenador / Robson Miguel Saquett Chagas - Integrante / Rubens de Oliveira Aredes - Integrante / Leonardo Pires Rosse - Integrante / Paulo Vinícius Amado - Integrante / André Luiz Mendes Pereira - Integrante / Filipe Generoso Brandão Murta Gaeta - Integrante / Flávio Cravo Resende - Integrante / Cristiano Augusto Ferreira Trindade - Integrante / André Botelho de Andrade - Integrante / Irene Perez Bertachini - Integrante.
-
2006 - 2007
Pesquisa em estágio PDJ - Música e significado nas práticas musicais contemporâneas dos negros em Belo Horizonte, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Glaura Lucas - Coordenador.
Prêmios
2024
Prêmio UFMG de Teses - a Robson Miguel Saquett Chagas: Melhor tese do Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal de Minas Gerais.
2023
Prêmio Capes de Teses - Menção Honrosa à tese de Jonatha Maximiniano do Carmo, orientado por Glaura Lucas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
2018
Prêmio Sílvio Romero - 2a. Menção Honrosa à tese de Leonardo Pires Rosse, orientado por Glaura Lucas, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - IPHAN.
2007
Visiting Fellowship, British Academy.
2004
Conselheiro Consultivo da Associação Cultural Arautos do Gueto, Associação Cultural Arautos do Gueto - Morro das Pedras - Belo Horizonte.
1999
Prêmio Sílvio Romero - 1a. colocação, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular da FUNARTE.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música. , Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 34094766, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - 2008
SMC/ Escola Municipal de música José Acácio de Assis Costa "Zé Fuzil"Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Diretora
Atividades
-
08/2007 - 12/2007
Ensino,Disciplinas ministradas, Harmonia, HIstória da Linguagem Musical II
2007 - 2008
Open UniversityVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
British Academy Visiting Fellowship
2007 - 2007
Open UniversityVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Análises preliminares para o projeto desenvolvido posteriormente "Experience, meaning and entrainment in Afro-Brazilian Congado ritual"
2004 - 2004
Open UniversityVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Elaboração de projeto, juntamente com Dr. Martin Clayton, para ser apresentado a agências de fomento para realização de pesquisas no projeto "Experience and meaning in Musical Performance" da Open University.
Atividades
-
12/2007 - 02/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Open University.Linhas de pesquisa
2007 - 2007
Escola Guingnard - Universidade do Estado de MInas GeraisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplina: História e Teorias da Arte: Música
Curso: Pós-Graduação - Ensino e Pesquisa no campo da Arte e da Cultura
2006 - 2006
Escola Guingnard - Universidade do Estado de MInas GeraisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina: HIstória e Teorias da Arte - Música
Curso: Pós-Graduação lato sensu "Ensino e Pesquisa no campo da Arte e Cultura
Atividades
-
05/2007 - 06/2007
Ensino, Ensino e pesquisa no campo da arte e da cultura, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, HIstória e Teoria da Arte
-
04/2006 - 06/2006
Ensino, Ensino e pesquisa no campo da arte e da cultura, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, HIstória e Teoria da Arte
2005 - 2009
The Open UniversityVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Não Há
Outras informações:
membro do Entrainment Network, grupo internacional e interdisciplinar de pesquisadores que estudam aplicações do conceito de entrainment na pesquisa da performance musical
2000 - 2000
Fundacao Clovis SalgadoVínculo: Trabalho técnico-artístico, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços
Outras informações:
Direção musical de Espetáculo - Entre o céu e as serras (Cia de dança de Minas Gerais)
Atividades
-
07/1999 - 06/2000
Serviços técnicos especializados , Companhia de Dança de Minas Gerais.Serviço realizado, Direção Musical do Espetáculo "Entre o Céu e as Serras".
1992 - 1992
Casa de Cultura de João MonlevadeVínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora
Outras informações:
Implantação da Escola Municipal de Música de João Monlevade
Atividades
-
02/1992 - 12/1992
Direção e administração, Escolda de Música de João Monlevade.Cargo ou função, Coordenadora, junto com Rafael Anderson G. Santos e Claudia Cimbleris da implantação da Escola Municipal de Música de João Monlevade.
2016 - 2021
Escola de Música da Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Aposentada em 17 de maio de 2021
2008 - 2016
Escola de Música da Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2007
Escola de Música da Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista PDJ (Pós- Doutorado Júnior), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
12/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Membro da Comissão de Acompanhamento do Notório Saber, conforme Resolução no 02/2021 Programa de Pós-Graduação em Música-PPGMUS da Escola de Música da UFMG,.
-
04/2021 - 07/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Comissão de Avaliação de Mérito do memorial descritivo do Sr. Dirceu Ferreira Sérgio, candidato ao reconhecimento de Notório Saber pela UFMG..
-
06/2018 - 05/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Representante titular da Escola de Música junto à Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG.
-
03/2018 - 05/2021
Ensino, Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Música, Cultura e Sociedade
-
03/2009 - 05/2021
Ensino, Doutorado, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos Avançados em Música, Estudos Orientados em Música, Etnomusicologia, Seminários em Música e Cultura
-
02/2021 - 03/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Membro da comissão de avaliação dos pedidos de bolsa junto ao PPGMUS.
-
01/2021 - 03/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Presidente da comissão que elaborou a resolução que regulamenta o procedimento de indicação de candidaturas ao reconhecimento de Notório Saber pelo Programa de Pós-Graduação em Música.
-
04/2019 - 03/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Presidente da COMISSÃO DE ENQUADRAMENTO FUNCIONAL DE PROFESSOR VISITANTE DA UFMG.
-
06/2016 - 03/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Membro do Comitê Didático-Pedagógico da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos.
-
03/2012 - 06/2019
Ensino, Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos em Música e Pedagogia: Perspectivas Etnomusicológicas para a Educação Musical
-
03/2018 - 06/2018
Ensino, Formação Transversal em Saberes Tradicionais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Danças, cantos, toques e saberes tradicionais, Saberes e fazeres cantados
-
08/2016 - 02/2017
Ensino, Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, UNI073- Tópicos em Culturas em Movimento B: Os cantos afrobrasileiros dos Arturos
-
12/2015 - 02/2017
Direção e administração, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Coordenadora do Laboratório de Musicologia e Etnomusicologia da Escola de Música da UFMG.
-
12/2015 - 02/2017
Direção e administração, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Coordenadora da Área de Música e Cultura da Escola de Música.
-
03/2009 - 12/2016
Ensino, Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Música, Cultura e Sociedade, Tópicos em Teoria da Música - Músicas Afro-Brasileiras
-
06/2016 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Membro de comissão de avaliação de estágio probatório.
-
05/2014 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Membro titular da Câmara do Departamento de Teoria Geral da Música.
-
04/2014 - 05/2014
Ensino, Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Módulo 'Cantos afro brasileiros: brincando e resistindo na tradição', na disciplina 'Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais' ofertada para alunos de toda UFMG, uma promoção do Projeto Encontro de Saberes, do INCTI, da UnB.
-
11/2012 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Membro do Comitê Assessor de Extensão 'Desenvolvimento Regional e Urbano'.
-
06/2010 - 10/2013
Direção e administração, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Coordenadora do Acervo Curt Lange.
-
04/2009 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Coordenadora da área de Musicologia do Departamento de Teoria Geral da Música.
-
03/2009 - 12/2012
Ensino, Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Harmonia
-
10/2010 - 10/2012
Direção e administração, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Membro do Colegiado de Pós-Graduação.
-
12/2009 - 03/2011
Direção e administração, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Coordenadora do Projeto de Monitoria de Graduação.
-
12/2008 - 03/2011
Direção e administração, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.Cargo ou função, Coordenadora do Laboratório de Musicologia e Etnomusicologia.
-
08/2008 - 08/2010
Ensino, Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos em Teoria da Música - Introdução à Etnomusicologia
-
08/2008 - 06/2009
Ensino, Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Percepção Musical
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Criação II
-
03/2006 - 03/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.Linhas de pesquisa
-
03/2006 - 12/2006
Ensino, Mestrado, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas Musicais Afro-Brasileiras, Etnomusicologia
2005 - 2008
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3
Atividades
-
02/2008 - 12/2008
Ensino, Princípios e recursos pedagógicos em música, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Música Brasileira e Educação Musical
-
02/2006 - 05/2006
Ensino, Princípios e recursos pedagógicos em música, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Folclore Musical Brasileiro
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Música Brasileira - Práticas Interpretativas, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Folclore Musical Brasileiro
1999 - 2002
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado / pesquisador colaborador, Carga horária: 3
Atividades
-
02/2007 - 06/2007
Ensino, Especialização, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Educação Musical
-
02/2002 - 06/2002
Ensino, Especialização, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Evolução da Linguagem Musical - Música popular Brasileira
-
01/2002 - 04/2002
Ensino, Bacharelado e Licenciatura em Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Música Popular Brasileira.
-
08/2001 - 11/2001
Ensino, Especialização, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos em Arte, Educação e Sociedade
-
02/2001 - 06/2001
Ensino, Especialização, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos em Arte, Educação e Sociedade
-
08/1999 - 06/2001
Extensão universitária , Escola de Música UFMG.Atividade de extensão realizada, Professora no curso de extensão em Música Popular Brasileira.
-
08/2000 - 11/2000
Ensino, Especialização, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Evolução da Linguagem Musical II
-
02/2000 - 06/2000
Ensino, Especialização, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Evolução da Linguagem Musical I
1995 - 1995
Fundação de Educação ArtisticaVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações:
Professora de Apreciação Musical
Atividades
-
02/1995 - 07/1995
Ensino,Disciplinas ministradas, Apreciação Musical
1988 - 1992
Centro Artístico Tangram Para o Desenvolvimento da CriatividadeVínculo: Sócio fundador, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/1988 - 07/1992
Direção e administração, .Cargo ou função, Diretora Administrativa.
-
02/1988 - 07/1992
Ensino,Disciplinas ministradas, Piano, Musicalização
-
02/1988 - 07/1992
Treinamentos ministrados .Treinamentos ministrados, Treinamento de professores
2021 - 2023
Escola de Música da UFMGVínculo: Professora voluntária, Enquadramento Funcional: Professora e Orientadora, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora voluntária no Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFMG, realizando orientações de doutorado e participando de comissões.Professora voluntária na Graduação em Música, Licenciatura, realizando orientações de TCC e lecionando disciplinas na Formação Transversal em Saberes Tradicionais.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Glaura Lucas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?