Marcelo Princeswal

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutor e mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicólogo formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Psicologia da Educação, Psicologia Social e Políticas Públicas, atuando no tema de Educação e movimentos sociais na América Latina.

Informações coletadas do Lattes em 16/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

2010 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: As Experiências de Formação Humana dos Movimentos Sociais: as universidades populares educando rigorosamente o Estado?
, Ano de obtenção: 2015. Pablo Antoneo Amadeo Gentili. Coorientador: Marise Nogueira Ramos. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Movimentos Sociais; Formação Humana; Estado; Educação do Campo.

Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

2005 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O MST e a Proposta de Formação Humana da Escola Nacional Florestan Fernandes: uma síntese histórica, Ano de Obtenção: 2007
Deise Mancebo.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: MST; Socialismo; Escola Nacional Florestan Fernades.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Graduação em Psicologia

1998 - 2003

Universidade Federal Fluminense
Título: A Disciplina Entra em Campo: análise sobre a produção de subjetividades das categorias de base do futebol brasileiro
Orientador: Cecília Maria Bouças Coimbra

Formação complementar

2011 - 2011

Diplomatura en Investigación en Infancia y Juventu. (Carga horária: 40h). , Universidad de Manizales, UM, Colômbia.

2009 - 2009

Formação de Tutores em EAD - Conselhos Tutelares. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Curso de Direitos Sociais. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Curso de Extensão ?O ECA e a Escola?. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Rural.

Organização de eventos

PRINCESWAL, M. ; MENEZES, M. ; RIZZINI, I. . II Seminário Internacional Crianças e Adolescentes: Participação Cidadà e Novos Paradgmas. 2010. (Outro).

RIZZINI, I. ; PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. . Construção e Implementação de Políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua situação de Rua. 2009. (Outro).

Participação em eventos

XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu.Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção soial. 2021. (Outra).

XIV Semana Acadêmica de Física.Saúde Mental dos Estudantes na UFRRJ. 2019. (Outra).

VII Fórum Intermunicipal de Psicologia Escolar.Psicologia Escolar e os desafios no contemporâneo. 2018. (Outra).

XII Seminário Interfaces da Psicologia da UFRRJ.TRABALHO & SOCIEDADE NO SÉCULO XXI: Diálogos com a Psicologia no Brasil e no Mundo. 2018. (Seminário).

XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 2018 ? Ciência, Culturas e Cidadania. 2018. (Congresso).

Colóquio Políticas de Segurança e Direitos Humanos: enfocando a primeira infãncia, infãncia e adolescência.Crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil. 2011. (Outra).

Curso de Defesa Popular da Criança e do Adolescente.INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA AMPLAMENTE DESPROTEGIDA: QUAIS AS COMPETÊNCIAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2011. (Outra).

Seminário Internacional Crianças e Adolescentes com Direitos Violados: panorama latino americano.Crianças e Adolescentes e violação de direitos. 2011. (Seminário).

III Internacional Child participation: Learning across Disciplines and Countries.Cultures of participation: young people?s engagement in the public sphere in Brazil. 2010. (Seminário).

XXIII Congresso Associação Brasileira dos Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude. Diretrizes políticas para atendimento de crianças e adolescentes em situação de rua.. 2010. (Congresso).

Organising for Social Justice and Poverty Reduction Programme. Cultures of Participation: young people's engagement in the public sphere in Brazil. 2009. (Congresso).

Seminário Regional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes.Violência contra crianças e adolescentes: Uma perspectiva histórica. 2009. (Seminário).

Seminário Trabalho Infantil na Perspectiva da Educação e Gênero.Crianças e adolescentes em situação de rua: a oportunidade de construir e implementar políticas públicas através dos Conselhos de Direitos das Crianças e Adolescentes. 2009. (Seminário).

VIII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2009. (Outra).

III Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.O Jovem e o Mundo do Trabalho: o cenário Carioca. 2008. (Simpósio).

Justiça Juvenil sob o Marco Legal da Proteção Integral.O Adolescente em Contexto. 2008. (Seminário).

Juventude e Participação Cidadã.Culturas de Participação: Jovens e suas Percepçôes e Práticas sobre Cidadania. 2007. (Seminário).

II Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Culturas de Participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania. 2006. (Simpósio).

IV Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais. 2006. (Outra).

Reflexões sobre as trajetórias de Crianças e Adolescentes em Situação de Marginalidade no Brasil e na França: novas complexidades. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional Reflexões sobre as trajetórias de crianças e adolescentes em situação de marginalidade no Brasil e na França: novas complexidades. 2006.. 2006. (Seminário).

Curso sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.Estatuto da Criança e Adolescente. 2005. (Oficina).

Crianças e Adolescentes Crescendo em Contextos de Pobreza, Marginalidade e Violência na América Latina. 2004. (Seminário).

Seminário Internacional Convivência Familiar e Comunitária: um direito a ser priorizado para todas as crianças. 2004. (Seminário).

Percepções de Crianças e Adolescentes sobre Cidadania e Participação Cidadã.Percepções de Crianças e Adolescentes sobre Cidadania e Participação Cidadã. 2003. (Seminário).

As Transformações da Família e da Sociedade e seu impacto na Infância e juventude.Fortalecendo as Bases de Apoio Familiares e Comunitárias para Crianças e Adolescentes. 2002. (Simpósio).

Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão. Fugas e Rupturas de Modelos de Infância e família. 2002. (Congresso).

Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão. Juizado e Conselho tutelar: Criando Certos Modos de Existências. 2002. (Congresso).

Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão. Outros Olhares, Outras Infâncias. 2002. (Congresso).

I Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão. Criança Não é Risco é Oportunidade: : Fortalecendo as bases de apoio familiares e comunitárias. 2002. (Congresso).

O Encontro entre a Psicologia e o Judiciário na Produção de Infãncia Desiguais.O Encontro entre a Psicologia e o Judiciário na Produção de Infância Desiguais. 2002. (Outra).

Drogas, Subjetividade e Violência. 2001. (Encontro).

Estudando e Fortalecendo os apoios comunitários para famílias, crianças e adolescentes: perspectivas nacionais e internacionais. 2001. (Seminário).

II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A Ruptura dos Vínculos Familiares: Analisando a relação entre abandono e pobreza. 2001. (Congresso).

III Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos.O Discurso Psicologizante no Juizado da infância e Juventude e seus Efeitos na Vida de Crianças e Famílias Pobres. 2001. (Seminário).

IV Encontro Clio-Psyché - Psicologia no Brasil: História e Memória. 2001. (Encontro).

I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Título : Prática dos Personagens que Atuam na área da Infância e Adolescência. 2000. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Luis Claudio Saraiva Pereira Júnior

ROCINHOLI, L. F.;PRINCESWAL, M.; MONTEIRO, R. C.; ROZA, M. M. R.. Processos de Subjetivação das Adolescências: cartografia das linhas de forças no contexto escolar neoliberal. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: GRAZIELLY RIBAS DE OLIVEIRA

PEIXOTO, A. C. A.; ERICEIRA, R. C. S.; SILVA, I. R.;PRINCESWAL, M.. Direito à sexualidade de adolescentes acolhidas institucionalmente. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: GABRIELLA RAMALHO BATISTA

PEIXOTO, A. C. A.; NAIFF, L. A. M.; PAIVA, F. V.;PRINCESWAL, M.; CAMPOS, L. A. M.. Avaliação sobre Vínculo e Reinserção Familiar em Centros DE Referência Especializada em Assistência Social na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana luiza de Melo Dias

NAIFF, L. A. M.; CARDOSO, M. M.; GOMES, M. P. C.;PRINCESWAL, M.. Aspectos psicossociais do suicídio na juventude: identificando representações sociais de profissionais da saúde e da educação de uma cidade mineira. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ILANNA PINHEIRO DA COSTA MEDEIROS

PEIXOTO, A. C. A.;PRINCESWAL, M.; NAIFF, L. A. M.; SILVA, J. C. T.. Violência Intrafamiliar: Um estudo pela perspectiva dos profissionais da rede socioprotetiva de Mesquita / RJ. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela de Araújo Braz dos Santos

PEIXOTO, A. C. A.; NAIFF, L. A. M.; SOUZA, W. F.; MONTEIRO, N. R. O.; SILVA, C. M.;PRINCESWAL, M.. Promoção do Desenvolvimento Saudável de Adolescentes no Contexto do Acolhimento Institucional. 2024.

Aluno: Gabriela de Araújo Braz dos Santos

PEIXOTO, A. C. A.; SOUZA, W. F.;PRINCESWAL, M.; MORAIS, N. A.. Promoção do Desenvolvimento Saudável de Adolescentes no Contexto do Acolhimento Institucional. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela de Araújo Braz dos Santos

PEIXOTO, A. C. A.; SOUZA, W. F.;PRINCESWAL, M.; MORAIS, N. A.. Promoção do Desenvolvimento Saudável de Adolescentes no Contexto do Acolhimento Institucional. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor Hugo Lourenço Natividade

ROCINHOLI, L. F.;PRINCESWAL, M.; GUERREIRO, R. O.. Uma Cartografia das Letras do Rapper Abebe Bikila: Estratégias para pensar a subjetividade do jovem negro e periférico no Rio de Janeiro. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luis Claudio Saraiva Pereira Júnior

ROCINHOLI, L. F.; MONTEIRO, R. C.;PRINCESWAL, M.. O neoliberalismo vai à escola: processos de subjetivação do adolescente no contexto escolar. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo de Freitas Miranda

NAIFF, L. A. M.; COUTINHO, S. M. S.;PRINCESWAL, M.. Aspectos Psicossociais do Posicionamento Político e sua Relação com as Práticas e Tomadas de Decisão no Cotidiano: Discutindo Valores e Representações Sociais a Partir da Realidade Brasileira e Espanhola. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luana Luiza Galoni Pereira

PEIXOTO, A. C. A.; NAIFF, L. A. M.;PRINCESWAL, M.. Construção de Projetos de Vida com Adolescentes do Sexo Feminino em Acolhimento Institucional. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: ILANNA PINHEIRO DA COSTA MEDEIROS

PEIXOTO, A. C. A.; NAIFF, L. A. M.;PRINCESWAL, M.. Violência Intrafamilar:um estudo pela perspectiva dos profissionais da rede protetiva de Mesquita/RJ. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: ABEL JORGE LUIZ ALVES DA GRAÇA MIKI

NAIFF, D. G. M.; NAIFF, L. A. M.;PRINCESWAL, M.. Jovens Evangélicos na Universidade Pública: um estudo de Representações SociaIs e Minorias Ativas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Camilo Monteiro do Amaral Alvarez

PRINCESWAL, M.; SANTOS, M. A. C.. Origens do Internacionalismo dos Sem Terra: primeiros anos de 1979-1986. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Mercedes Queiroz Zuliani

LEHER, R.;PRINCESWAL, M.; PIZETTA, A.. A educação do campo no sudeste do Pará: Os passos da construção de uma contra-hegemonia?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Messias Vieira Barbosa

MOTTA, V.; FONTES, V.;PRINCESWAL, M.. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e a luta por acesso à universidade: O diálogo do movimento com a Universidade Federal do Tocantins ? período 2000 a 2012. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Adriana Pereira de Oliveira

BARAO, G.; BURIGO, A. C.;PRINCESWAL, M.. As jornadas de agroecologia como espaço de luta de classe no estado do Paraná: potencializando o debate do projeto popular para a agricultura. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Karine Neves Mourão

PRINCESWAL, M.; MOTTA, V. C.. Educação do campo: possibilidades e contradições de sua institucionalização no Norte Fluminense. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Victor Hugo Torres Accioli

NAIFF, L. A. M.;PRINCESWAL, M.; SUPRANI, B. B.. Tecendo Contexto: Representações Sociais de Pessoas em Situação de Rua nas Mídias Brasileiras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Louize Braga Pereira

PRINCESWAL, M.; SUPRANI, B. B.. Neoliberalismo e Suas Implicações Psíquicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Karine Inacio da Silva

PRINCESWAL, M.; SUPRANI, B. B.. O Processo de Estruturação da Baixada Fluminense e dos Efeitos do Biopoder na Construção da Subjetividade de Corpos Periféricos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Marina da Cruz Frias

SUPRANI, B. B.;PRINCESWAL, M.. O trabalho na era digital: Uma reflexão sobre a Psicologia como um serviço digital e seus efeitos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Thamires da Silva Melgaço

SUPRANI, B. B.;PRINCESWAL, M.. Pejotização: Os efeitos da precarização dos direitos na reforma trabalhista e seus impactos na saúde mental do trabalhador brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Thairiny Marceli Gonçalves Trindade

PRINCESWAL, M.; SUPRANI, B. B.. Um Breve Olhar sobre a Motivação Racista na Produção de Violência Pelo Estado. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rebeca Silva Fernandes

POMBO, M.;PRINCESWAL, M.. Ângulos da Branquitude: olhares emergentes sobre como o branco mobiliza a sua identidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: ELIDA CHRISTINE DE ASSUMPCAO HUSBARDO

PRINCESWAL, M.; NAIFF, L. A. M.. Os Atravessamentos do Racismo na Vida Escolar e sua Influência na Vivência de Pessoas Negras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Ferreira de Araújo

BORGES, L. M.;PRINCESWAL, M.. Os Desafios dos Cuidados Paliativos Na Atenção Básica em Saúde: uma Revisão Integrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucas Moreno Godinho

ROCINHOLI, L. F.;PRINCESWAL, M.. Potências da Clínica-Estética. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda de Oliveira Pachini Pará

ROCINHOLI, L. F.;PRINCESWAL, M.. A Morte e a Morte de Ivan Ilitch. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucas Pontes Martins da SIlva

PRINCESWAL, M.; SUPRANI, B. B.. Clínica Política: caminhos Trilhados e Possíveis para uma Psicologia Imanente à Realidade Social. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Clara Monteiro Souza

PRINCESWAL, M.; SUPRANI, B. B.; SILVA, J. G.. Direito à maternidade e violência de Estado: desafios e potências das maternidades negras em territórios de periferias e favelas do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliane Torres do Nascimento

SUPRANI, B. B.;PRINCESWAL, M.. A Perda do Limite entre o Trabalho e Casa: como o Home Office afeta a Saúde Mental de Trabalhadores. 2022.

Aluno: Andressa Gomes Martins da Silva

SUPRANI, B. B.;PRINCESWAL, M.. Trabalho Informal e Entregadores de Aplicativo: uma análise a partir da Clínica da Atividade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Caroline Curty Pereira

SUPRANI, B. B.;PRINCESWAL, M.. Adoecimento psíquico da classe trabalhadora: uma breve análise sobre as dimensões da precarização do trabalho pela gestão do medo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Carvalho Coelh

PRINCESWAL, M.; SUPRANI, B. B.. As Violências de Estado e seus Impactos Psicossociais para a População Periférica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda de Carvalho Lisboa dos Prazeres,

PRINCESWAL, M.; SUPRANI, B. B.. Biopolítica e Criminalização da Pobreza: o fazer viver e o deixar morrer das classes perigosas no Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mayara do Nascimento Araújo,

PRINCESWAL, M.; SUPRANI, B. B.. A Práxis da Psicologia no Desenvolvimento de Autonomia e Protagonismo nos Centros de Referência da Assistência Social. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Viana Rodrigues da Rocha,

PRINCESWAL, M.; SUPRANI, B. B.. As Novas Tecnologias Virtuais e os seus Impactos no Cotidiano. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Caroline Oliveira da Silva

PRINCESWAL, M.; SUPRANI, B. B.. Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Thainá Xavier Manhães

SUPRANI, B. B.;PRINCESWAL, M.. Análise da Atividade: o processo de Uberização e Precarização do Trabalho. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana da Silva Rodrigues de Freitas

SUPRANI, B. B.;PRINCESWAL, M.. Psicodinâmica do Trabalho e Síndrome de Burnout. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno de Almeida Neves

PRINCESWAL, M.; SUPRANI, B. B.. As diferentes Concepções de Sujeito Revolucionário no Brasil Contemporâneo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana da Silva Nascimento

CAMERA, M. V. A.;PRINCESWAL, M.. Uma Possível Análise da Repressão da Sexualidade e suas Repercussões no Corpo Feminino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Castro Basílio de Souza

SUPRANI, B. B.;PRINCESWAL, M.. Saúde Mental e Trabalho: A transição da Psicopatologia à Psicodinâmica do Trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

RODRIGUES, A. C.; SILVA, N. L. S.; PIRES, L. A.; CONSIDERA, A. L.;PRINCESWAL, M.. Concurso para Magistério Superior Edital 54/2020. 2021. Universidade Federal Fluminense.

PRINCESWAL, M.; RODRIGUES, A. C.; TIBOLA, T.. Comissão Avaliadora de Trabalhos Científicos do XXI Encontro Nacional da Abrapso. 2021. Associação Brasileira de Psicologia Social.

PRINCESWAL, M.. Comissão Avaliadora de Trabalhos Científicos no "12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva" (ABRASCO),. 2018.

Orientou

Jaqueline Garcia dos Santos

Identidade Cultural e Organização das Escolas do Campo no Município de Seropédica: Um Estudo De Caso; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Eliane Oliveira Legora

Educação e Resistência: narrativas de retorno dos sujeitos da EJA no assentamento Francisco Domingos Ramos; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Sirlane Araujo Marques

Políticas Públicas de Inclusão em Educação de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação: abordagem sobre sesafios e perspectivas da Educação e intersetorialidade em Escolas do município Duque de Caxias; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Laura Carvalho Anconi

Crítica da Cura Gay a partir da Perspectiva da Superstição na Ética de Espinosa; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Camilo Monteiro do Amaral Alvarez

A CONSTRUÇÃO DO INTERNACIONALISMO DO MST NAS EXPERIÊNCIAS DO SEU COLETIVO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DE 1984 A 1994; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Orientador: Marcelo Princeswal;

Karine Neves Mourão

EDUCAÇÃO DO CAMPO: possibilidades e contradições de sua institucionalização no Norte Fluminense; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Orientador: Marcelo Princeswal;

Karine Inacio da Silva

O Processo de Estruturação da Baixada Fluminense e dos Efeitos do Biopoder na Construção da Subjetividade de Corpos Periféricos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

ELIDA CHRISTINE DE ASSUMPCAO HUSBARDO

Os Atravessamentos do Racismo na Vida Escolar e sua Influência na Vivência de Pessoas Negras; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Thairiny Marceli Gonçalves Trindade

Um Breve Olhar sobre a Motivação Racista na Produção de Violência pelo Estado; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Louize Braga Pereira

Neoliberalismo e Suas Implicações Psíquicas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Déborah Ribeiro

Méndez; Educação Popular e Clínica Política: práticas integradoras para o desenvolvimento humano,; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Lucas Pontes Martins da SIlva

CLÍNICA POLÍTICA: CAMINHOS TRILHADOS E POSSÍVEIS PARA UMA PSICOLOGIA IMANENTE À REALIDADE SOCIAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Maria Clara Monteiro Souza

Direito à maternidade e violência de Estado: desafios e potências das maternidades negras em territórios de periferias e favelas do Rio de Janeiro; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

DÉBORA NASCIMENTO PEREIRA

O USO EXCESSIVO DAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS MIDIAS SOCIAIS NA SAÚDE MENTAL DO ADOLESCENT; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Bruna Carvalho Coelho

As Violências de Estado e seus Impactos Psicossociais para a População Periférica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Amanda de Carvalho Lisboa dos Prazeres

Biopolítica e Criminalização da Pobreza: o fazer viver e o deixar morrer das classes perigosas no Brasil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Mayara do Nascimento Araújo

A Práxis da Psicologia no Desenvolvimento de Autonomia e Protagonismo nos Centros de Referência da Assistência Social; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Gabriel Viana Rodrigues da Rocha

As Novas Tecnologias Virtuais e os seus Impactos no Cotidiano; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Ana Caroline Oliveira da Silva

Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Bruno de Almeida Neves

As diferentes Conceepções de Sujeito Revolucionário no Brasil Contemporâneo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Eduarda Ferreira da Silva

Luto e lutas, reparação e direitos: cartografias e pistas a partir da construção de uma política pública de atenção às pessoas atingidas pela violência de Estado; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Princeswal;

João Paulo de Jesus Andrade

Orientação de Monitoria; 2024; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Leonardo Mothé Ferreira

Orientação de Monitoria; 2024; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Andreza Maria Pixioline Domingues

Orientação de Monitoria; 2023; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

João Paulo de Jesus Andrade

Orientação de Monitoria; 2023; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Laura Carvalho Anconi

Orientação de Monitoria; 2023; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Pedro Fernandes Flauzino da Silva

Orientação de Monitoria; 2023; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

MILENA ARAUJO SANTOS

Orientação de Monitoria; 2023; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Milena Cristina B

F; da Silva; Orientação de Monitoria; 2023; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Princeswal;

Produções bibliográficas

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Culturas de Participação: jovens e suas percepções e práticas sobre cidadania. O Social em Questão , v. 1, p. 101-126, 2012.

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Jóvenes, compromisso y esfera pública en Brasil. Estudios Jaliscienses , v. 79, p. 44-62, 2010.

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Cultures of participation: young people?s engagement in the public sphere in Brazil. Community Development Journal (Online) , v. 45, p. 335-345, 2010.

  • BORNSTEIN, V. J. (Org.) ; ALENCAR, A. (Org.) ; LEANDRO, B. B. S. (Org.) ; MATIELO, E. (Org.) ; NESPOLI, G. (Org.) ; GOLDSCHIDT, I. L. (Org.) ; PINTO, J. M. C. (Org.) ; WONG UN, J. A. (Org.) ; PRINCESWAL, M. (Org.) ; OLIVEIRA, M. S. (Org.) ; BONETTI, O. P. (Org.) ; TRAVASSOS, R. (Org.) ; PAIVA, T. C. R. (Org.) ; TRINDADE, T. (Org.) . Formação em educação popular para trabalhadores da saúde.. 1. ed. Rio de Janeiro: escola Politecnica de Saúde Joaquim Venancio.Fiocruz, 2017.

  • BORNSTEIN, V. J. (Org.) ; ALENCAR, A. (Org.) ; LEANDRO, B. B. S. (Org.) ; MATIELO, E. (Org.) ; NESPOLI, G. (Org.) ; GOLDSCHMIDT, I. (Org.) ; PINTO, J. M. C. (Org.) ; WONG UN, J. A. (Org.) ; PRINCESWAL, M. (Org.) ; OLIVEIRA, M. S. (Org.) ; BONETTI, O. P. (Org.) ; TRAVASSOS, R. (Org.) ; PAIVA, T. C. R. (Org.) ; TRINDADE, T. (Org.) . Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde - Textos de Apoio. 1. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2016. v. 1. 164p .

  • BONRSTEIN, V. J. (Org.) ; ALENCAR, A. (Org.) ; LEANDRO, B. B. S. (Org.) ; MATIELO, E. (Org.) ; NESPOLI, G. (Org.) ; GOLDSCHIDT, I. L. (Org.) ; PINTO, J. M. C. (Org.) ; WONG UN, J. A. (Org.) ; PRINCESWAL, M. (Org.) ; OLIVEIRA, M. S. (Org.) ; BONETTI, O. P. (Org.) ; TRAVASSOS, R. (Org.) ; PAIVA, T. C. R. (Org.) ; TRINDADE, T. (Org.) . Guia do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde. 1. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2016. v. 1. 72p .

  • RIZZINI, I. ; PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. ; BUSH, Malcolm . A Efetivação de Políticas Públicas no Brasil: o caso das políticas para crianças e adolescentes em situação de rua. 1. ed. Rio de Janeiro: CIESPI, 2012.

  • PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. . Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua. CMDCA-Rio e a criança e o adolescente em situaçâo de rua: avanços e desafios na formulação de uma política pública. 1. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010. v. 1. 48p .

  • RIZZINI, I. ; PRINCESWAL, M. ; SILVA, R. T. . What works in supporting children and youth: who live in low income communities in Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: , 2006. 56p .

  • WONG UN, J. A. ; PRINCESWAL, M. ; BONRSTEIN, V. J. . Do vento ao tijolo. A institucionalização da educação popular em saúde no Brasil. In: MOREL, Cristina Maria Toledo Massadar; PEREIRA, Ingrid D?avilla Freire; lopes, Marcia Cavalcanti Raposo. (Org.). Educação em saúde: material didático para formação técnica de agentes comunitários de saúde. 1ed.RiO de Janeiro: EPSJV, 2020, v. 1, p. 13-271.

  • PRINCESWAL, M. ; Mandel, U. . Brazil's Landless Movement and Children and Young People's Participation. In: E. Kay M. Tisdall; Andressa M. Gadda; Udi Mandel Butler. (Org.). Children and Young People's Participation and Its Transformative Potential. 1ed.: Palgrave Macmillan, 2014, v. 1, p. 18-194.

  • Mandel, U. ; PRINCESWAL, M. . Children and Young People's Participation in Public Action in Brazil: Genealogies and Recent Innovations. In: E. Kay M. Tisdall; Andressa M. Gadda; Udi Mandel Butler. (Org.). Children and Young People's Participation and Its Transformative Potential. 1ed.: Palgrave Macmillan, 2014, v. , p. 79-92.

  • PRINCESWAL, M. . O direito à convivência familiar e comunitária sob o paradigma da proteção integral. In: ASSIS, Simone Gonçalves; Farias, Luis Otavio Pires. (Org.). Levantamento nacional das críanças e adolescentes em serviço de acolhimento. 1ed.São {aulo: HUCIETEC EDITORA, 2013, v. 1, p. 23-62.

  • PRINCESWAL, M. ; RIBEIRO, F. M. L. . O Sistema de Garantia dos Direitos: entre a democracia e as práticas autoritárias. In: Elizabeth Serra Oliveira; Paula Vargens. (Org.). Desafios Educativos do fazer cotidiano: diferentes olhares. 1ed.Rio de Janeiro: mperial Novo Milênio Gráfica e Editora, 2012, v. , p. 01-215.

  • PRINCESWAL, M. . A infância e a Adolescência pobre no Brasil e as Políticas de Contenção. In: Oliveira, Elizabeth Serra; Vargas, Paula. (Org.). Aprendendo a apreender: Os caminhos da construção coletiva do fazer. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2011, v. , p. -.

  • PRINCESWAL, M. ; CAROLINA, A. ; RICARDO, N. C. . Conversando sobre. In: Maria Helena Zamora; Nívia Carla Ricardo. (Org.). Vozes e Experiências dos Educadores de uma Favela. Rio de Janeiro: EDUSU, 2002, v. , p. -.

  • PRINCESWAL, M. ; SILVA, M. C. ; BATISTA, Q. M. ; AYRES, L. S. M. ; Barbosa, Carla Silva . Problematizando as Redes que Tecem as Práticas dos Especialistas no Juizado da Infância e Juventude. In: Nascimento, M.aria Livia. (Org.). PIVETES : a produção de infâncias desiguais Intertexto. 1ed.Niterói: Intertexto e Oficina do Autor, 2002, v. , p. 198-215.

  • MONTEIRO, A. C. ; PRINCESWAL, M. ; TIBOLA, T. . Pensarcom o Território: narrativas e ressonâncias. In: 21o Encontro Nacional ABRAPSO, 2022, São Paulo. Anais eletrônicos do XXI Encontro Nacional ABRAPSO, 2022.

  • PRINCESWAL, M. ; MANCEBO, D. . As Universidades Populares na América Latina e suas relações com as universidades públicas. In: II Seminário Internacional Universidad- Sociedad- Estado, 2011, Montevideo. Reforma Universitária: Universidades Latinoamericanas y desarollo. Montevideo: Unidad de Comunicación de la Universidad de la República (UCUR), 2011. v. 1. p. 2-206.

  • PRINCESWAL, M. ; BATISTA, Q. O. ; SILVA, M. C. ; AYRES, L. S. M. . A ruptura dos Vínculos Familiares: analisando a relação entre abandono e pobreza. In: A ruptura dos Vínculos Familiares: analisando a relação entre abandono e pobreza, 2001, Salvador. II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001.

  • PRINCESWAL, M. ; BATISTA, Q. O. ; SIVA, M. C. ; AYRES, L. S. M. . Eca e o Neoliberalismo. In: XI Seminário de Iniciação Científica da UFF- Prêmio Vasconcellos Torres de ciência e tecnologia, 2001, Niterói. XI Seminário de Iniciação Científica da UFF- Prêmio Vasconcellos Torres de ciência e tecnologia, 2001.

  • PRINCESWAL, M. ; BATISTA, Q. M. ; SILVA, M. C. ; AYRES, L. S. M. ; SILVA, M. M. . Vínculos Familiares e Pobreza: a Problematização da Atuação do psicólogo no Juizado da Infância e Juventude. In: VII Encontro Regional da ABRAPSO - SP, 2000, Piracicaba. Vínculos Familiares e Pobreza: a Problematização da Atuação do psicólogo no Juizado da Infância e Juventude, 2000. p. 307-308.

  • PRINCESWAL, M. ; SILVA, M. C. ; BATISTA, Q. O. ; AYRES, L. S. M. ; NASCIMENTO, M. L. . Recomenda-se terapêuticas: uma análise sobre a atuação do especialista psicólogo no Juizado da Infância e Adolescência. In: X Seminário de Iniciação Científica da UFF- Prêmio Vasconcellos Torres de ciência e tecnologia, 2000, Niterói. X Seminário de Iniciação Científica da UFF- Prêmio Vasconcellos Torres de ciência e tecnologia, 2000.

  • NESPOLI, G. ; GOLDSCHIDT, I. L. ; TRAVASSOS, R. ; WONG UN, J. A. ; PRINCESWAL, M. ; BORNSTEIN, V. J. . Reflexões sobre um currículo argiloso e o potencial da educação popular na formação de trabalhadores e movimentos sociais em defesa do SUS. In: 13º Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida, 2017. v. 4.

  • SILVA, E. F. ; PRINCESWAL, M. ; SUPRANI, B. B. . VIOLÊNCIA DE ESTADO: VIOLÊNCIA DE ESTADO: FERRAMENTAS TEÓRICO-PRÁTICAS NO ATENDIMENTO À VÍTIMAS E SEUS FAMILIARES. In: X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023), 2023, Seropédica. Anais da X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2023) da UFRRJ: Inteligência Artificial e sua relação com o Desenvolvimento Científico - Tecnológico e Inovação, 2023.

  • SILVA, J. G. ; SUPRANI, B. B. ; SANTOS, K. L. A. ; PRINCESWAL, M. . Violência de Estado: ferramentas teórico-práticas no atendimento à vítimas e seus familiares. In: 6º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2022, São Paulo. Anais do 6º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2022.

  • PRINCESWAL, M. . Culturas de Participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania. In: II Simpósio Internacional sobre a juventude Brasileira, 2005, Porto Alegre. II JUBRA, 2005.

  • PRINCESWAL, M. . MST: Produzindo outros Olhares sobre a infância, Juventude e Família. In: XII Seminário de Iniciação Científica Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2002, Niterói. Prêmio Vasconcellos Torres. Niterói: EDUFF, 2002.

  • PRINCESWAL, M. ; SUPRANI, B. B. . Violência armada e desaparecimentos forçados na Baixada Fluminense: a política de morte contra crianças, adolescentes e jovens. DESIDADES - REVISTA ELETRÔNICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE , 2025.

  • PRINCESWAL, M. . Viver no fim do mundo? Crianças e jovens em meio às esperanças e aos destroços. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRINCESWAL, M. ; SILVA, J. G. ; SUPRANI, B. B. ; SANTOS, K. L. A. . Luto e lutas, reparação e direitos: cartografias e pistas a partir da construção de uma política pública de atenção às pessoas atingidas pela Violência de Estado. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PRINCESWAL, M. . As Universidades Populares na América Latina e suas relações com as universidades públicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Cultures of Participation: Young people?s engagement in the public sphere in Brazil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. . O Jovem e o Mundo do Trabalho: o cenário Carioca. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PRINCESWAL, M. . A Escola Nacional Florestan Fernandes: A formação dos militantes do MST. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. ; NEUMANN, M. M. ; SCALDINI, M. ; CALDEIRA, P. . Culturas de Participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PRINCESWAL, M. ; RIZZINI, I. ; PEREIRA, L. . Percepções de Crianças e Adolescentes sobre Cidadania e Participação Cidadã. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PRINCESWAL, M. ; Barbosa, Carla Silva ; OLIVEIRA, Q.B.M. . Outros Olhares, Outras Infâncias. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. ; OLIVEIRA, Q.B.M. ; Barbosa, Carla Silva ; AYRES, L. S. M. . Fugas e Rupturas de Modelos de Infância e família. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. . Criança Não é Risco é Oportunidade: : Fortalecendo as bases de apoio familiares e comunitárias. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. . O Discurso Psicologizante no Juizado da infância e Juventude e seus Efeitos na Vida de Crianças e Famílias Pobres. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PRINCESWAL, M. ; OLIVEIRA, Q.B.M. ; AYRES, L. S. M. ; Barbosa, Carla Silva . A Ruptura dos Vínculos Familiares: Analisando a relação entre abandono e pobreza. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. . Prática dos Personagens que Atuam na área da Infância e Adolescência. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Cultures of Participation: Young people?s engagement in the public sphere in Brazil. London: NGPA Working Paper Series - London Scholl Of Economics and Political Science, 2008 (Artigo).

Outras produções

NOCETI, M. B. ; PRINCESWAL, M. ; LACERDA, N. M. N. ; Barros, V . Juegos e Juguetes en Latinoamerica: Experiências Interculturales. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NOCETI, M. B. ; PRINCESWAL, M. ; LACERDA, N. M. N. ; Barros, V . Capacitacion sobre Educacion popular, niñez y derechos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Soares, A. B. ; PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. ; NEUMANN, M. M. ; PICANCO, F. ; MENEZES, M. ; RIZZINI, I. ; ALHADEFF, A.I. . Juventude e o Mundo do trabalho. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno).

BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. ; ABREU, Roberta . Culturas de participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania. 2007. (Relatório de pesquisa).

RIZZINI, I. ; PRINCESWAL, M. ; SILVA, R. T. . What works in supporting children and youth: who live in low income communities in Rio de Janeiro. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Publicação).

AYRES, L. S. M. ; NASCIMENTO, M. L. ; COIMBRA, C. M. B. ; SCHEINVAR, E ; PRINCESWAL, M. . O Encontro entre a Psicologia e o Judiciário. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Soares, A. B. ; BUTLER, U. ; PRINCESWAL, M. . Nós: a Revolução de cada dia. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Mapeamento Exploratório de Desaparecidos e Desaparecimentos Forçados em Municípios da Baixada Fluminense, Descrição: O objeto central do projeto envolve os processos de pesquisa, divulgação, discussão política e articulação para dar visibilidade aos resultados da pesquisa, intitulada Mapeamento exploratório sobre desaparecidos e desaparecimentos forçados em municípios da Baixada Fluminense - Rio de Janeiro, realizada no período de 2021-2023. Na atual etapa da pesquisa serão realizadas investigações que abarcam: análise de processos judiciais de pessoas desaparecidas; mapeamento de grupos armados com domínio de território que atuam na Baixada Fluminense; levantamento de dados com mídias e redes sociais; análise de dados do Instituto de Segurança Pública e Disque Denúncia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Nalayne Mendonça Pinto - Coordenador / osé Claudio de Souza Alves - Integrante / aqueline de Sousa Gomes - Integrante / Amanda Gabriele - Integrante / Lucas Nogarole - Integrante / Gabriel Souza - Integrante / Augusto Perilo - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Luto e lutas, reparação e direitos: cartografias e pistas a partir da construção de uma política pública de atenção a atingidas(os) pela violência de Estado, Descrição: O presente projeto de pesquisa-intervenção tem como objetivo cartografar a construção e implementação de uma política pública em âmbito municipal voltada à atenção psicossocial às pessoas atingidas pela violência de Estado, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Tal política proposta por entidades da sociedade civil organizada em parceria com membros do poder público e da Universidade, tem entre as suas principais estratégias oferecer um serviço pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do município, em seus equipamentos de referência: os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS). A construção da política pública em uma cidade importante da baixada fluminense com altos índices de violência é considerada um importante passo pelos diferentes atores sociais no desenvolvimento de tecnologias sociais que busquem responder às demandas históricas das populações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador / Bernardo Bittencourt Suprani - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Pensando Segurança Pública, Descrição: Estudo qualitativo sobre as principais dinâmicas criminais envolvendo a mortalidade por homicídio em 10 municipios da Bahia e dois em Sergipe que apresentam elevado número e taxa de mortes por essa causa. Aplicação de entrevistas individuais e em grupo a atores sociais privilegiados em relação a esta temática, a fim de identificar suas percepções sobre várias questões para os elevados índices de homicídios nas localidades mais violentas dos municípios estudados... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador / Edinilsa Ramos de Souza - Integrante / Kathie Njaine - Integrante / Paulo Cesar Pontes Fraga - Integrante / aria Cecília de Souza Minayo - Integrante / Joviana Quintes Avanci - Integrante / Adalgisa Peixoto Ribeiro - Integrante / Queite Batista Moreira Oliveira - Integrante / Fernanda Mendes Lages Ribeiro - Integrante - Integrante.

  • 2008 - 2012

    Theorising Children?s Participation: learning across countries and across disciplines, Descrição: Rede internacional de de pesquisadores sobre a temática da participação de crianças e da juventude em quatro paises :Reino Unido, Africa do Sul, India e Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Irene Rizzini - Integrante / Udi Mendel Butler - Coordenador., Financiador(es): Leverhulme trust - Cooperação.

  • 2008 - 2011

    Os processos de construção e implementação de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua, Descrição: Assessorar e documentar o trabalho da Comissão de Políticas Básicas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CMDCA RJ), na construção, implementação e divulgação de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua. Fomentar o mesmo processo em outras oito cidades, nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país, guardando as especificidades de cada uma delas. Criar um Banco de Dados com informações sobre infância e juventude em situação de vulnerabilidade no país, com ênfase no município do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Irene Rizzini - Coordenador / Paula Caldeira - Integrante., Financiador(es): OAK Foundation - Auxílio financeiro / Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Projeto CIPROJOVEM: Conhecimento e Práticas Inovadoras de Geração de Trabalho e Renda para Jovens em Comunidades de Baixa Renda, Descrição: Descrição: 1) Justificativa O projeto viabilizará o acesso ágil a dados brutos hoje pouco disponíveis, articulado ao mapeamento de métodos e técnicas de desenvolvimento econômico comunitário que promovam relações mais equitativas de competição no mercado de trabalho e de geração de renda para os jovens que vivem em comunidades de baixa-renda. O piloto será realizado junto a cinco comunidades com distintas características na cidade do Rio de Janeiro. 2) Objetivo geral Desenvolver uma agenda de estratégias e prioridades de desenvolvimento econômico comunitário voltado para a população jovem de localidades de baixa-renda no Rio de janeiro, a partir da participação ativa de lideranças e jovens moradores de cinco comunidades. 3) Objetivos específicos a) Realizar levantamento e análise da literatura nacional e internacional existente sobre juventude e desenvolvimento econômico comunitário; b) Desenvolver estudos com base em indicadores quantitativos, qualitativos e geográficos para seleção das comunidades participantes; c) Identificar e descrever diferentes estratégias de desenvolvimento econômico comunitário, em curso hoje, em localidades de baixa-renda no Rio de Janeiro; d) Identificar e treinar jovens e pessoas de referência nas comunidades envolvidas em estratégias de desenvolvimento econômico comunitário; e) Capacitar equipe CIESPI para difusão de estratégias de desenvolvimento econômico comunitário, visando inclusão do tema na agenda de atividades dos projetos do centro; f) Identificar diferentes fatores de inserção dos jovens em atividades de geração de renda, formal e informal; g) Analisar as áreas dos setores, formal e informal, que mais absorvem jovens de comunidades de baixa-renda com alguma formação; h) Elaboração de produtos para difusão de tecnologia sobre desenvolvimento econômico comunitário em diferentes âmbitos, tais como, guia e artigos (português e inglês), vídeo e cd-rom. i) Promover debates entre pessoas das comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Alexandre Barbara Soares - Coordenador / Paula Caldeira - Integrante / Mariana Scaldini - Integrante / Mariana Menezes - Integrante / Felícia Picanço - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Culturas de Participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania, Descrição: A Pesquisa visava analisar a noção da ?participação juvenil?, muito utilizada atualmente em discursos na área social. Buscou-se entender este fenômeno através de três perspectivas: as percepções sobre a participação; suas práticas; e finalmente seus efeitos nas vidas de jovens. Nossa reflexão parte das visões de dois atores: o jovem inserido em organizações, grupos e iniciativas da sociedade civil, e o educador ou coordenador adulto que ali se encontra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Udi Mendel Butler - Coordenador / ABREU, Roberta - Integrante., Financiador(es): Economic and Social Research Council - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Iniciativas e Práticas no Atendimento a Criança e Adolescentes., Descrição: Descrição: A pesquisa teve como principal objetivo indicar iniciativas que vêm alcançando bons resultados no atendimento de crianças e adolescentes, no Rio de Janeiro, assim como apontar algumas lacunas ou problemas no percurso deste atendimento. Nossa meta era mapear, descrever e analisar práticas e estratégias que auxiliam na permanência de crianças e adolescentes em suas famílias e comunidades de origem, contribuindo para o seu desenvolvimento e oportunidades de vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Irene Rizzini - Coordenador / Renata Tavares da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2005

    Percepções de Crianças e Adolescentes sobre Cidadania e Participação Cidadã, Descrição: Descrição: Trata-se de um projeto internacional, coordenado por integrantes da Rede Internacional de Pesquisa Childwatch, cujo objetivo é estudar as percepções de crianças e adolescentes sobre cidadania, direitos e responsabilidades, bem como o entendimento que eles têm sobre sua participação. Compreende-se cidadania como a consciência e o exercício dos direitos e deveres, o que supõe ter e/ ou criar condições para uma ação participativa e transformadora que não se limite apenas ao acesso aos direitos sociais. A pesquisa no Brasil está sendo realizada pela equipe do CIESPI, que vem coletando informações sobre as percepções de crianças e adolescentes provenientes de diversos segmentos da sociedade. A equipe vem trabalhando com grupos focais formados por crianças e adolescentes em diferentes contextos: escolas públicas e privadas, e com crianças/adolescentes que se encontram nas ruas e em instituições, e em um acampamento do Movimento dos Sem Terra (MST).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Irene Rizzini - Coordenador / Luciléia Pereira - Integrante / Marina Rodrigues de Jesus - Integrante., Financiador(es): Childwatch International - Cooperação.

  • 2002 - 2005

    Bases de apoio: fortalecendo as bases de apoio familiares e comunitárias para crianças e adolescentes, Descrição: Descrição: Projeto desenvolvido em 3 comunidades de baixa renda das cidades do Rio de Janeiro e São Gonçalo. Objetiva subsidiar políticas e práticas integradas para a inserção social e o desenvolvimento integral de crianças e jovens de localidades de baixa renda, através da promoção de programas que fortaleçam as suas bases de apoio familiares e comunitárias. Este projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto PROMUNDO e o CIESPI Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, em convênio com a PUC-Rio. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Carla Daniel Sartor - Integrante / Alexandre Barbara Soares - Integrante / Irene Rizzini - Coordenador / Renata Tavares da Silva - Integrante / Paula Caldeira - Integrante / Maria Helena Zamora - Integrante., Financiador(es): Department For International Development - Auxílio financeiro / OAK Foundation - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Histórias de Vida: O Cotidiano de Crianças, Jovens e Famílias do MST, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2000 - 2002

    Criança Não É Risco, É Oportunidade, Descrição: projeto de pesquisa e ação comunitária que visa identificar suportes com os quais as famílias contam na criação e desenvolvimento de suas crianças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2000 - 2001

    Estatuto da Criança e Adolescente: Novas Engrenagens em Movimento?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Mauro Carvalho da Silva - Integrante / Lygia Santa Maria Ayres - Integrante / Queiti Oliveira Batista - Integrante / Maria Lívia do Nascimento - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. , Rodovia BR-465, UFRRJ, 23897000 - Seropédica, RJ - Brasil - Caixa-postal: 20270339, Telefone: (21) 26821841

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministra disciplinas na graduação em Psicologia (Psicologia Institucional, Psicologia Ambiental) e nas Licenciaturas da UFRRJ (Psicologia e Educação: Conexões e Diálogos, e Psicologia Social). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (nível mestrado stricto sensu).

Atividades

  • 08/2024

    Ensino, Educação Agrícola, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação na LInha de Pesquisa Educação, Fundamentos e Formação Humana

  • 06/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Psicologia.,Linhas de pesquisa

  • 06/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro do Conselho Gestor do Comitê Intersetorial do programa de apoio e atendimento psicossocial para mâes e familiares vítimas de assassinato e desaparecimento forçado da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Nova Iguaçi.

  • 08/2019

    Estágios , Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Supervisor em Estágio Socioanalítico na Assistência Social.

  • 07/2019

    Direção e administração, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Vice-chefe de Departamento.

  • 01/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro Titular da Psicologia do Colegiado de Curso de Belas Artes.

2016 - 2017

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 30

Outras informações:
Membro da coordenação nacional do Curso em Educação Popular em Saúde, promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

2015 - 2015

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro da equipe de Planejamento do Curso Nacional em Educação Popular em Saúde para profissionais da Atenção Básica, desenvolvido pela Escola Nacional de Políticas Públicas (ENSP/Fiocruz) e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em convênio com o Ministério da Saúde.

2013 - 2014

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do curso Educação Popular em Saúde para profissionais da Atenção Básica, desenvolvido pela Escola Nacional de Políticas Públicas (ENSP/Fiocruz) e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em convênio com o Ministério da Saúde

2012 - 2014

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor em Educação a Distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor no Curso a Distância de Aperfeiçoamento Impactos da Violência na Saúde EAD/CLAVES/FIOCRUZ - 4a edição.

2011 - 2014

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Outras informações:
Colaborador no curso de Especialização Trabalho, Educação e Movimentos Sociais desenvolvido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) em convênio com a Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Exerci a função de orientador e coordenador da Linha de Pesquisa Ciência, cultura e hegemonia: a produção do conhecimento e a questão da consciência.

2012 - 2012

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Professor assitente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente

Outras informações:
Professor assistente na disciplina Políticas Públicas e Violência para alunos de mestrado e doutorado da sub área violência e saúde do programa de pós-graduação stricto senso de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ)

2009 - 2012

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria em Educação a Distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutoria em Educação a Distância "Curso Teoria e Prática de Conselheiros Tutelares e de Direitos"

2017 - Atual

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente das disciplinas, Economia e Comportamento (Psicologia)., Psicologia e Instituições, Psicologia e Globalização.

2015 - 2016

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor da disciplina de Introdução à Psicologia para os cursos de História e Ciências Sociais

2011 - 2012

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Temporário de Psicologia nas disciplinas Psicologia do Desenvolvimento e Criança, Adolescente e Saúde.

2002 - 2012

Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Infância

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

2011 - 2011

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

Outras informações:
Estágio em docência pelo Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) na disciplina Seminário de Conteúdo Variável ? Infância, Juventude e Direitos: Perspectivas Históricas e Contemporâneas com a professora Irene Rizzini. Primeiro semestre de 2011

2001 - 2002

juizado da infancia e juventude

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2001 - 09/2002

    Estágios , Juizado da Infância e Juventude, Divisão Técnica.,Estágio realizado, estágio de intervenção sócio-analítico.

2000 - 2003

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Grupo de pesquisa PIVETES ? Programa de Intervenção Voltado às Engrenagens e Territórios de Exclusão Social ? Lasp ? SPA ? Departamento de Psicologia

Atividades

  • 11/2002 - 11/2003

    Estágios , Centro de Estudos Gerais.,Estágio realizado, Estágio Curricular em Clínica Transdisciplinar no Centro de Atenção Psicossocial Rubens Corrêa (CAPS) ? Irajá, RJ.

2001 - 2002

Universidade Santa Úrsula

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: assistente de pesquisa, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/2002 - 10/2002

    Estágios , Coordenação de Estudos e Pesquisas Sobre a Infância.,Estágio realizado, Guia de Metodologias e conceitual de apoio familiar a Crianças e Adolescentes e Bases de Dados Legislativas sobre a Infância e adolescência.

2000 - 2000

ASSOCIAÇÃO NITEROIENSE DE DEFICIENTES FÍSICOS

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2000 - 12/2000

    Estágios , Setor de Psicologia.,Estágio realizado, psicologia esportiva.