Marcelo Princeswal

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutor e mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicólogo formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Psicologia da Educação, Psicologia Social e Políticas Públicas, atuando no tema de Educação e movimentos sociais na América Latina.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

2010 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: As Experiências de Formação Humana dos Movimentos Sociais: as universidades populares educando rigorosamente o Estado?
Pablo Antoneo Amadeo Gentili. Coorientador: Marise Nogueira Ramos. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Movimentos Sociais; Formação Humana; Estado; Educação do Campo.

Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

2005 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O MST e a Proposta de Formação Humana da Escola Nacional Florestan Fernandes: uma síntese histórica,Ano de Obtenção: 2007
Deise Mancebo.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: MST; Socialismo; Escola Nacional Florestan Fernades.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Graduação em Psicologia

1998 - 2003

Universidade Federal Fluminense
Título: A Disciplina Entra em Campo: análise sobre a produção de subjetividades das categorias de base do futebol brasileiro
Orientador: Cecília Maria Bouças Coimbra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Diplomatura en Investigación en Infancia y Juventu. (Carga horária: 40h). , Universidad de Manizales, UM, Colômbia.

2009 - 2009

Formação de Tutores em EAD - Conselhos Tutelares. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Curso de Direitos Sociais. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Curso de Extensão ?O ECA e a Escola?. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Rural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PRINCESWAL, M. ; MENEZES, M. ; RIZZINI, I. . II Seminário Internacional Crianças e Adolescentes: Participação Cidadà e Novos Paradgmas. 2010. (Outro).

RIZZINI, I. ; PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. . Construção e Implementação de Políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua situação de Rua. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Colóquio Políticas de Segurança e Direitos Humanos: enfocando a primeira infãncia, infãncia e adolescência.Crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil. 2011. (Outra).

Curso de Defesa Popular da Criança e do Adolescente.INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA AMPLAMENTE DESPROTEGIDA: QUAIS AS COMPETÊNCIAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2011. (Outra).

Seminário Internacional Crianças e Adolescentes com Direitos Violados: panorama latino americano.Crianças e Adolescentes e violação de direitos. 2011. (Seminário).

III Internacional Child participation: Learning across Disciplines and Countries.Cultures of participation: young people?s engagement in the public sphere in Brazil. 2010. (Seminário).

XXIII Congresso Associação Brasileira dos Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude. Diretrizes políticas para atendimento de crianças e adolescentes em situação de rua.. 2010. (Congresso).

Organising for Social Justice and Poverty Reduction Programme. Cultures of Participation: young people's engagement in the public sphere in Brazil. 2009. (Congresso).

Seminário Regional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes.Violência contra crianças e adolescentes: Uma perspectiva histórica. 2009. (Seminário).

Seminário Trabalho Infantil na Perspectiva da Educação e Gênero.Crianças e adolescentes em situação de rua: a oportunidade de construir e implementar políticas públicas através dos Conselhos de Direitos das Crianças e Adolescentes. 2009. (Seminário).

VIII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2009. (Outra).

III Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.O Jovem e o Mundo do Trabalho: o cenário Carioca. 2008. (Simpósio).

Justiça Juvenil sob o Marco Legal da Proteção Integral.O Adolescente em Contexto. 2008. (Seminário).

Juventude e Participação Cidadã.Culturas de Participação: Jovens e suas Percepçôes e Práticas sobre Cidadania. 2007. (Seminário).

II Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Culturas de Participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania. 2006. (Simpósio).

IV Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais. 2006. (Outra).

Reflexões sobre as trajetórias de Crianças e Adolescentes em Situação de Marginalidade no Brasil e na França: novas complexidades. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional Reflexões sobre as trajetórias de crianças e adolescentes em situação de marginalidade no Brasil e na França: novas complexidades. 2006.. 2006. (Seminário).

Curso sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.Estatuto da Criança e Adolescente. 2005. (Oficina).

Crianças e Adolescentes Crescendo em Contextos de Pobreza, Marginalidade e Violência na América Latina. 2004. (Seminário).

Seminário Internacional Convivência Familiar e Comunitária: um direito a ser priorizado para todas as crianças. 2004. (Seminário).

Percepções de Crianças e Adolescentes sobre Cidadania e Participação Cidadã.Percepções de Crianças e Adolescentes sobre Cidadania e Participação Cidadã. 2003. (Seminário).

As Transformações da Família e da Sociedade e seu impacto na Infância e juventude.Fortalecendo as Bases de Apoio Familiares e Comunitárias para Crianças e Adolescentes. 2002. (Simpósio).

Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão. Juizado e Conselho tutelar: Criando Certos Modos de Existências. 2002. (Congresso).

Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão. Outros Olhares, Outras Infâncias. 2002. (Congresso).

Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão. Fugas e Rupturas de Modelos de Infância e família. 2002. (Congresso).

I Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão. Criança Não é Risco é Oportunidade: : Fortalecendo as bases de apoio familiares e comunitárias. 2002. (Congresso).

O Encontro entre a Psicologia e o Judiciário na Produção de Infãncia Desiguais.O Encontro entre a Psicologia e o Judiciário na Produção de Infância Desiguais. 2002. (Outra).

Drogas, Subjetividade e Violência. 2001. (Encontro).

Estudando e Fortalecendo os apoios comunitários para famílias, crianças e adolescentes: perspectivas nacionais e internacionais. 2001. (Seminário).

II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A Ruptura dos Vínculos Familiares: Analisando a relação entre abandono e pobreza. 2001. (Congresso).

III Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos.O Discurso Psicologizante no Juizado da infância e Juventude e seus Efeitos na Vida de Crianças e Famílias Pobres. 2001. (Seminário).

IV Encontro Clio-Psyché - Psicologia no Brasil: História e Memória. 2001. (Encontro).

I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Título : Prática dos Personagens que Atuam na área da Infância e Adolescência. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Camilo Monteiro do Amaral Alvarez

PRINCESWAL, M.; SANTOS, M. A. C.. Origens do Internacionalismo dos Sem Terra: primeiros anos de 1979-1986. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Mercedes Queiroz Zuliani

LEHER, R.;PRINCESWAL, M.; PIZETTA, A.. A educação do campo no sudeste do Pará: Os passos da construção de uma contra-hegemonia?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Messias Vieira Barbosa

MOTTA, V.; FONTES, V.;PRINCESWAL, M.. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e a luta por acesso à universidade: O diálogo do movimento com a Universidade Federal do Tocantins ? período 2000 a 2012. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Adriana Pereira de Oliveira

BARAO, G.; BURIGO, A. C.;PRINCESWAL, M.. As jornadas de agroecologia como espaço de luta de classe no estado do Paraná: potencializando o debate do projeto popular para a agricultura. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Karine Neves Mourao

PRINCESWAL, M.; MOTTA, V. C.. Educação do campo: possibilidades e contradições de sua institucionalização no Norte Fluminense. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cecília Maria Bouças Coimbra

COIMBRA, C. M. B.. A Disciplina Entra em Campo: análise sobre a produção de subjetividades das categorias de base do futebol brasileiro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Carla Silvana Daniel Sartor

Gentilli, P.; Ramos, Marise N.; Frigotto, G; Semeraro, G.;SARTOR, Carla Daniel. As experiências de formação humana dos movimentos sociais: as universidades populares educando rigorosamente o Estado?. 2015. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

gaudêncio frigotto

FRIGOTTO, Gaudencio. MST e a Proposta de Formação Humna da Escola nacional Florestan Fernandes: Uma Síntese Histórica. 2007. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Roberto Leher

GENTILI, P.; MORGENFELD, L. A.; FRIGOTTO, G.; RAMOS, M.N.;LEHER, R.. A Proposta de Formação Humana de Universidades Populares na América Latina: avanços e desafios na construção contra-hegemonia. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Giovanni Semeraro

SEMERARO, G.; Gentili Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio; Ramos Marise Nogueira; Sartor Carla Silvana Daniel. As experiências da formação humana dos movimentos sociais: as universidades populares educando o Estado?. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marise Nogueira Ramos

RAMOS, M. N.; GENTILI, P.; FRIGOTTO, Gaudêncio; SEMERARO, G.; SARTOR, C.. As experiências de formação humana dos movimentos sociais: as universidades populares educando rigorosamente o Estado. 2015. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marise Nogueira Ramos

GENTILI, P.;RAMOS, M. N.; FRIGOTTO, Gaudêncio; LEHER, R.; MORGENFELD, L.. A proposta de formação humana de Universidade populares na América Latina: avanços e desafios na contrução da contra-hegemonia. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Deise Mancebo

MANCEBO, Deise; LOBO, Roberta; FRIGOTTO, Gaudêncio. O MST e a proposta de formação humana da Escola Nacional Florestan Fernandes para a classe trabalhadora: uma síntese histórica. 2007. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Sidnei Luiz Ramos

As percepções e conceitos utilizados nas análises sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ (turma 2010-2013); ; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; (Orientador);

Camilo Monteiro do Amaral Alvarez

A CONSTRUÇÃO DO INTERNACIONALISMO DO MST NAS EXPERIÊNCIAS DO SEU COLETIVO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DE 1984 A 1994; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Orientador: Marcelo Princeswal;

Karine Neves Mourao

EDUCAÇÃO DO CAMPO: possibilidades e contradições de sua institucionalização no Norte Fluminense; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Orientador: Marcelo Princeswal;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Lívia do Nascimento

Resistindo aos modelos hegemônicos de infância e família: histórias de vida contadas nos processos do Juizado de Menores de 1936 a 1945; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lívia do Nascimento;

Maria Lívia do Nascimento

Estatuto da criança e do adolescente: novas engrenagens em movimento?; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lívia do Nascimento;

Maria Lívia do Nascimento

Estatuto da Criança e do Adolescênte: novas engrenagens em movimento?; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lívia do Nascimento;

Marise Nogueira Ramos

As Experiências de Formação Humana dos Movimentos Sociais: as universidades populares educando rigorosamente o Estado?, Ano de obtenção: 2015; ; 2015; Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marise Nogueira Ramos;

Deise Mancebo

O MST e a proposta de formação humana da Escola Nacional Florestan Fernandes para a classe trabalhadora: uma síntese histórica; 2007; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Deise Mancebo;

Pablo Antonio Amadeo Gentili

As experiências de Formação Humana dos Movimentos Sociais: as universidades populares educando rigorosamente o Estado?; 2015; Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Pablo Antonio Amadeo Gentili;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Culturas de Participação: jovens e suas percepções e práticas sobre cidadania. O Social em Questão , v. 1, p. 101-126, 2012.

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Jóvenes, compromisso y esfera pública en Brasil. Estudios Jaliscienses , v. 79, p. 44-62, 2010.

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Cultures of participation: young people?s engagement in the public sphere in Brazil. Community Development Journal (Online) , v. 45, p. 335-345, 2010.

  • BORNSTEIN, V. J. (Org.) ; ALENCAR, A. (Org.) ; LEANDRO, B. B. S. (Org.) ; MATIELO, E. (Org.) ; NESPOLI, G. (Org.) ; GOLDSCHMIDT, I. (Org.) ; PINTO, J. M. C. (Org.) ; WONG UN, J. A. (Org.) ; PRINCESWAL, M. (Org.) ; OLIVEIRA, M. S. (Org.) ; BONETTI, O. P. (Org.) ; TRAVASSOS, R. (Org.) ; PAIVA, T. C. R. (Org.) ; TRINDADE, T. (Org.) . Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde - Textos de Apoio. 1. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2016. v. 1. 164p .

  • BONRSTEIN, V. J. (Org.) ; ALENCAR, A. (Org.) ; LEANDRO, B. B. S. (Org.) ; MATIELO, E. (Org.) ; NESPOLI, G. (Org.) ; GOLDSCHIDT, I. L. (Org.) ; PINTO, J. M. C. (Org.) ; WONG UN, J. A. (Org.) ; PRINCESWAL, M. (Org.) ; OLIVEIRA, M. S. (Org.) ; BONETTI, O. P. (Org.) ; TRAVASSOS, R. (Org.) ; PAIVA, T. C. R. (Org.) ; TRINDADE, T. (Org.) . Guia do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde. 1. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2016. v. 1. 72p .

  • RIZZINI, I. ; PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. ; BUSH, Malcolm . A Efetivação de Políticas Públicas no Brasil: o caso das políticas para crianças e adolescentes em situação de rua. 1. ed. Rio de Janeiro: CIESPI, 2012.

  • PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. . Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua. CMDCA-Rio e a criança e o adolescente em situaçâo de rua: avanços e desafios na formulação de uma política pública. 1. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010. v. 1. 48p .

  • RIZZINI, I. ; PRINCESWAL, M. ; SILVA, R. T. . What works in supporting children and youth: who live in low income communities in Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: , 2006. 56p .

  • Mandel, U. ; PRINCESWAL, M. . Children and Young People's Participation in Public Action in Brazil: Genealogies and Recent Innovations. In: E. Kay M. Tisdall; Andressa M. Gadda; Udi Mandel Butler. (Org.). Children and Young People's Participation and Its Transformative Potential. 1ed.: Palgrave Macmillan, 2014, v. , p. 79-92.

  • PRINCESWAL, M. ; Mandel, U. . Brazil's Landless Movement and Children and Young People's Participation. In: E. Kay M. Tisdall; Andressa M. Gadda; Udi Mandel Butler. (Org.). Children and Young People's Participation and Its Transformative Potential. 1ed.: Palgrave Macmillan, 2014, v. 1, p. 18-194.

  • PRINCESWAL, M. . O direito à convivência familiar e comunitária sob o paradigma da proteção integral. In: ASSIS, Simone Gonçalves; Farias, Luis Otavio Pires. (Org.). Levantamento nacional das críanças e adolescentes em serviço de acolhimento. 1ed.São {aulo: HUCIETEC EDITORA, 2013, v. 1, p. 23-62.

  • PRINCESWAL, M. ; RIBEIRO, F. M. L. . O Sistema de Garantia dos Direitos: entre a democracia e as práticas autoritárias. In: Elizabeth Serra Oliveira; Paula Vargens. (Org.). Desafios Educativos do fazer cotidiano: diferentes olhares. 1ed.Rio de Janeiro: mperial Novo Milênio Gráfica e Editora, 2012, v. , p. 01-215.

  • PRINCESWAL, M. . A infância e a Adolescência pobre no Brasil e as Políticas de Contenção. In: Oliveira, Elizabeth Serra; Vargas, Paula. (Org.). Aprendendo a apreender: Os caminhos da construção coletiva do fazer. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2011, v. , p. -.

  • PRINCESWAL, M. ; CAROLINA, A. ; RICARDO, N. C. . Conversando sobre. In: Maria Helena Zamora; Nívia Carla Ricardo. (Org.). Vozes e Experiências dos Educadores de uma Favela. Rio de Janeiro: EDUSU, 2002, v. , p. -.

  • PRINCESWAL, M. ; SILVA, M. C. ; BATISTA, Q. M. ; AYRES, L. S. M. ; Barbosa, Carla Silva . Problematizando as Redes que Tecem as Práticas dos Especialistas no Juizado da Infância e Juventude. In: Nascimento, M.aria Livia. (Org.). PIVETES : a produção de infâncias desiguais Intertexto. 1ed.Niterói: Intertexto e Oficina do Autor, 2002, v. , p. 198-215.

  • PRINCESWAL, M. ; MANCEBO, D. . As Universidades Populares na América Latina e suas relações com as universidades públicas. In: II Seminário Internacional Universidad- Sociedad- Estado, 2011, Montevideo. Reforma Universitária: Universidades Latinoamericanas y desarollo. Montevideo: Unidad de Comunicación de la Universidad de la República (UCUR), 2011. v. 1. p. 2-206.

  • PRINCESWAL, M. ; BATISTA, Q. O. ; SILVA, M. C. ; AYRES, L. S. M. . A ruptura dos Vínculos Familiares: analisando a relação entre abandono e pobreza. In: A ruptura dos Vínculos Familiares: analisando a relação entre abandono e pobreza, 2001, Salvador. II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001.

  • PRINCESWAL, M. ; BATISTA, Q. O. ; SIVA, M. C. ; AYRES, L. S. M. . Eca e o Neoliberalismo. In: XI Seminário de Iniciação Científica da UFF- Prêmio Vasconcellos Torres de ciência e tecnologia, 2001, Niterói. XI Seminário de Iniciação Científica da UFF- Prêmio Vasconcellos Torres de ciência e tecnologia, 2001.

  • PRINCESWAL, M. ; BATISTA, Q. M. ; SILVA, M. C. ; AYRES, L. S. M. ; SILVA, M. M. . Vínculos Familiares e Pobreza: a Problematização da Atuação do psicólogo no Juizado da Infância e Juventude. In: VII Encontro Regional da ABRAPSO - SP, 2000, Piracicaba. Vínculos Familiares e Pobreza: a Problematização da Atuação do psicólogo no Juizado da Infância e Juventude, 2000. p. 307-308.

  • PRINCESWAL, M. ; SILVA, M. C. ; BATISTA, Q. O. ; AYRES, L. S. M. ; NASCIMENTO, M. L. . Recomenda-se terapêuticas: uma análise sobre a atuação do especialista psicólogo no Juizado da Infância e Adolescência. In: X Seminário de Iniciação Científica da UFF- Prêmio Vasconcellos Torres de ciência e tecnologia, 2000, Niterói. X Seminário de Iniciação Científica da UFF- Prêmio Vasconcellos Torres de ciência e tecnologia, 2000.

  • PRINCESWAL, M. . Culturas de Participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania. In: II Simpósio Internacional sobre a juventude Brasileira, 2005, Porto Alegre. II JUBRA, 2005.

  • PRINCESWAL, M. . MST: Produzindo outros Olhares sobre a infância, Juventude e Família. In: XII Seminário de Iniciação Científica Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2002, Niterói. Prêmio Vasconcellos Torres. Niterói: EDUFF, 2002.

  • PRINCESWAL, M. . As Universidades Populares na América Latina e suas relações com as universidades públicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Cultures of Participation: Young people?s engagement in the public sphere in Brazil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. . O Jovem e o Mundo do Trabalho: o cenário Carioca. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PRINCESWAL, M. ; NEUMANN, M. M. ; SCALDINI, M. ; CALDEIRA, P. . Culturas de Participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PRINCESWAL, M. . A Escola Nacional Florestan Fernandes: A formação dos militantes do MST. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. ; RIZZINI, I. ; PEREIRA, L. . Percepções de Crianças e Adolescentes sobre Cidadania e Participação Cidadã. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PRINCESWAL, M. ; Barbosa, Carla Silva ; OLIVEIRA, Q.B.M. . Outros Olhares, Outras Infâncias. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. ; OLIVEIRA, Q.B.M. ; Barbosa, Carla Silva ; AYRES, L. S. M. . Fugas e Rupturas de Modelos de Infância e família. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. . Criança Não é Risco é Oportunidade: : Fortalecendo as bases de apoio familiares e comunitárias. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. . O Discurso Psicologizante no Juizado da infância e Juventude e seus Efeitos na Vida de Crianças e Famílias Pobres. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PRINCESWAL, M. ; OLIVEIRA, Q.B.M. ; AYRES, L. S. M. ; Barbosa, Carla Silva . A Ruptura dos Vínculos Familiares: Analisando a relação entre abandono e pobreza. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. . Prática dos Personagens que Atuam na área da Infância e Adolescência. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Cultures of Participation: Young people?s engagement in the public sphere in Brazil. London: NGPA Working Paper Series - London Scholl Of Economics and Political Science, 2008 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NOCETI, M. B. ; PRINCESWAL, M. ; LACERDA, N. M. N. ; Barros, V . Capacitacion sobre Educacion popular, niñez y derechos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NOCETI, M. B. ; PRINCESWAL, M. ; LACERDA, N. M. N. ; Barros, V . Juegos e Juguetes en Latinoamerica: Experiências Interculturales. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Soares, A. B. ; PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. ; NEUMANN, M. M. ; PICANCO, F. ; MENEZES, M. ; RIZZINI, I. ; ALHADEFF, A.I. . Juventude e o Mundo do trabalho. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno).

BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. ; ABREU, Roberta . Culturas de participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania. 2007. (Relatório de pesquisa).

RIZZINI, I. ; PRINCESWAL, M. ; SILVA, R. T. . What works in supporting children and youth: who live in low income communities in Rio de Janeiro. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Publicação).

AYRES, L. S. M. ; NASCIMENTO, M. L. ; COIMBRA, C. M. B. ; SCHEINVAR, E ; PRINCESWAL, M. . O Encontro entre a Psicologia e o Judiciário. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Soares, A. B. ; BUTLER, U. ; PRINCESWAL, M. . Nós: a Revolução de cada dia. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    Pensando Segurança Pública, Descrição: Estudo qualitativo sobre as principais dinâmicas criminais envolvendo a mortalidade por homicídio em 10 municipios da Bahia e dois em Sergipe que apresentam elevado número e taxa de mortes por essa causa. Aplicação de entrevistas individuais e em grupo a atores sociais privilegiados em relação a esta temática, a fim de identificar suas percepções sobre várias questões para os elevados índices de homicídios nas localidades mais violentas dos municípios estudados... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador / Edinilsa Ramos de Souza - Integrante / Kathie Njaine - Integrante / Paulo Cesar Pontes Fraga - Integrante / aria Cecília de Souza Minayo - Integrante / Joviana Quintes Avanci - Integrante / Adalgisa Peixoto Ribeiro - Integrante / Queite Batista Moreira Oliveira - Integrante / Fernanda Mendes Lages Ribeiro - Integrante - Integrante.

  • 2008 - 2012

    Theorising Children?s Participation: learning across countries and across disciplines, Descrição: Rede internacional de de pesquisadores sobre a temática da participação de crianças e da juventude em quatro paises :Reino Unido, Africa do Sul, India e Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Irene Rizzini - Integrante / Udi Mendel Butler - Coordenador., Financiador(es): Leverhulme trust - Cooperação.

  • 2008 - 2011

    Os processos de construção e implementação de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua, Descrição: Assessorar e documentar o trabalho da Comissão de Políticas Básicas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CMDCA RJ), na construção, implementação e divulgação de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua. Fomentar o mesmo processo em outras oito cidades, nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país, guardando as especificidades de cada uma delas. Criar um Banco de Dados com informações sobre infância e juventude em situação de vulnerabilidade no país, com ênfase no município do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Irene Rizzini - Coordenador / Paula Caldeira - Integrante., Financiador(es): OAK Foundation - Auxílio financeiro / Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Projeto CIPROJOVEM: Conhecimento e Práticas Inovadoras de Geração de Trabalho e Renda para Jovens em Comunidades de Baixa Renda, Descrição: Descrição: 1) Justificativa O projeto viabilizará o acesso ágil a dados brutos hoje pouco disponíveis, articulado ao mapeamento de métodos e técnicas de desenvolvimento econômico comunitário que promovam relações mais equitativas de competição no mercado de trabalho e de geração de renda para os jovens que vivem em comunidades de baixa-renda. O piloto será realizado junto a cinco comunidades com distintas características na cidade do Rio de Janeiro. 2) Objetivo geral Desenvolver uma agenda de estratégias e prioridades de desenvolvimento econômico comunitário voltado para a população jovem de localidades de baixa-renda no Rio de janeiro, a partir da participação ativa de lideranças e jovens moradores de cinco comunidades. 3) Objetivos específicos a) Realizar levantamento e análise da literatura nacional e internacional existente sobre juventude e desenvolvimento econômico comunitário; b) Desenvolver estudos com base em indicadores quantitativos, qualitativos e geográficos para seleção das comunidades participantes; c) Identificar e descrever diferentes estratégias de desenvolvimento econômico comunitário, em curso hoje, em localidades de baixa-renda no Rio de Janeiro; d) Identificar e treinar jovens e pessoas de referência nas comunidades envolvidas em estratégias de desenvolvimento econômico comunitário; e) Capacitar equipe CIESPI para difusão de estratégias de desenvolvimento econômico comunitário, visando inclusão do tema na agenda de atividades dos projetos do centro; f) Identificar diferentes fatores de inserção dos jovens em atividades de geração de renda, formal e informal; g) Analisar as áreas dos setores, formal e informal, que mais absorvem jovens de comunidades de baixa-renda com alguma formação; h) Elaboração de produtos para difusão de tecnologia sobre desenvolvimento econômico comunitário em diferentes âmbitos, tais como, guia e artigos (português e inglês), vídeo e cd-rom. i) Promover debates entre pessoas das comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Alexandre Barbara Soares - Coordenador / Paula Caldeira - Integrante / Mariana Scaldini - Integrante / Mariana Menezes - Integrante / Felícia Picanço - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Culturas de Participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania, Descrição: A Pesquisa visava analisar a noção da ?participação juvenil?, muito utilizada atualmente em discursos na área social. Buscou-se entender este fenômeno através de três perspectivas: as percepções sobre a participação; suas práticas; e finalmente seus efeitos nas vidas de jovens. Nossa reflexão parte das visões de dois atores: o jovem inserido em organizações, grupos e iniciativas da sociedade civil, e o educador ou coordenador adulto que ali se encontra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Udi Mendel Butler - Coordenador / ABREU, Roberta - Integrante., Financiador(es): Economic and Social Research Council - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Iniciativas e Práticas no Atendimento a Criança e Adolescentes., Descrição: Descrição: A pesquisa teve como principal objetivo indicar iniciativas que vêm alcançando bons resultados no atendimento de crianças e adolescentes, no Rio de Janeiro, assim como apontar algumas lacunas ou problemas no percurso deste atendimento. Nossa meta era mapear, descrever e analisar práticas e estratégias que auxiliam na permanência de crianças e adolescentes em suas famílias e comunidades de origem, contribuindo para o seu desenvolvimento e oportunidades de vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Irene Rizzini - Coordenador / Renata Tavares da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2005

    Percepções de Crianças e Adolescentes sobre Cidadania e Participação Cidadã, Descrição: Descrição: Trata-se de um projeto internacional, coordenado por integrantes da Rede Internacional de Pesquisa Childwatch, cujo objetivo é estudar as percepções de crianças e adolescentes sobre cidadania, direitos e responsabilidades, bem como o entendimento que eles têm sobre sua participação. Compreende-se cidadania como a consciência e o exercício dos direitos e deveres, o que supõe ter e/ ou criar condições para uma ação participativa e transformadora que não se limite apenas ao acesso aos direitos sociais. A pesquisa no Brasil está sendo realizada pela equipe do CIESPI, que vem coletando informações sobre as percepções de crianças e adolescentes provenientes de diversos segmentos da sociedade. A equipe vem trabalhando com grupos focais formados por crianças e adolescentes em diferentes contextos: escolas públicas e privadas, e com crianças/adolescentes que se encontram nas ruas e em instituições, e em um acampamento do Movimento dos Sem Terra (MST).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Irene Rizzini - Coordenador / Luciléia Pereira - Integrante / Marina Rodrigues de Jesus - Integrante., Financiador(es): Childwatch International - Cooperação.

  • 2002 - 2005

    Bases de apoio: fortalecendo as bases de apoio familiares e comunitárias para crianças e adolescentes, Descrição: Descrição: Projeto desenvolvido em 3 comunidades de baixa renda das cidades do Rio de Janeiro e São Gonçalo. Objetiva subsidiar políticas e práticas integradas para a inserção social e o desenvolvimento integral de crianças e jovens de localidades de baixa renda, através da promoção de programas que fortaleçam as suas bases de apoio familiares e comunitárias. Este projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto PROMUNDO e o CIESPI Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, em convênio com a PUC-Rio. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Carla Daniel Sartor - Integrante / Alexandre Barbara Soares - Integrante / Irene Rizzini - Coordenador / Renata Tavares da Silva - Integrante / Paula Caldeira - Integrante / Maria Helena Zamora - Integrante., Financiador(es): OAK Foundation - Auxílio financeiro / Department For International Development - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Histórias de Vida: O Cotidiano de Crianças, Jovens e Famílias do MST, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2000 - 2002

    Criança Não É Risco, É Oportunidade, Descrição: projeto de pesquisa e ação comunitária que visa identificar suportes com os quais as famílias contam na criação e desenvolvimento de suas crianças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2000 - 2001

    Estatuto da Criança e Adolescente: Novas Engrenagens em Movimento?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Mauro Carvalho da Silva - Integrante / Lygia Santa Maria Ayres - Integrante / Queiti Oliveira Batista - Integrante / Maria Lívia do Nascimento - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. , Rodovia BR-465, UFRRJ, 23897000 - Seropédica, RJ - Brasil - Caixa-postal: 20270339, Telefone: (21) 26821841

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Membro da coordenação nacional do Curso em Educação Popular em Saúde, promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

  • 2012 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor em Educação a Distância, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutor no Curso a Distância de Aperfeiçoamento Impactos da Violência na Saúde EAD/CLAVES/FIOCRUZ - 4a edição.

  • 2015 - 2015

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Membro da equipe de Planejamento do Curso Nacional em Educação Popular em Saúde para profissionais da Atenção Básica, desenvolvido pela Escola Nacional de Políticas Públicas (ENSP/Fiocruz) e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em convênio com o Ministério da Saúde.

  • 2013 - 2014

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor do curso Educação Popular em Saúde para profissionais da Atenção Básica, desenvolvido pela Escola Nacional de Políticas Públicas (ENSP/Fiocruz) e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em convênio com o Ministério da Saúde

  • 2011 - 2014

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

    Outras informações:
    Colaborador no curso de Especialização Trabalho, Educação e Movimentos Sociais desenvolvido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) em convênio com a Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Exerci a função de orientador e coordenador da Linha de Pesquisa Ciência, cultura e hegemonia: a produção do conhecimento e a questão da consciência.

  • 2012 - 2012

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Professor assitente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente

    Outras informações:
    Professor assistente na disciplina Políticas Públicas e Violência para alunos de mestrado e doutorado da sub área violência e saúde do programa de pós-graduação stricto senso de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ)

  • 2009 - 2012

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria em Educação a Distância, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutoria em Educação a Distância "Curso Teoria e Prática de Conselheiros Tutelares e de Direitos"

  • 2017 - Atual

    Centro Universitário Augusto Motta

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Docente das disciplinas, Economia e Comportamento (Psicologia)., Psicologia e Instituições, Psicologia e Globalização.

  • 2015 - 2016

    Fundação Getúlio Vargas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professor da disciplina de Introdução à Psicologia para os cursos de História e Ciências Sociais

  • 2011 - 2012

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor Temporário de Psicologia nas disciplinas Psicologia do Desenvolvimento e Criança, Adolescente e Saúde.

  • 2002 - 2012

    Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Infância

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Atividades

    • 10/2003 - 05/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, .,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Estágio em docência pelo Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) na disciplina Seminário de Conteúdo Variável ? Infância, Juventude e Direitos: Perspectivas Históricas e Contemporâneas com a professora Irene Rizzini. Primeiro semestre de 2011

  • 2001 - 2002

    juizado da infancia e juventude

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

    Atividades

    • 08/2001 - 09/2002

      Estágios , Juizado da Infância e Juventude, Divisão Técnica.,Estágio realizado, estágio de intervenção sócio-analítico.

  • 2000 - 2003

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Grupo de pesquisa PIVETES ? Programa de Intervenção Voltado às Engrenagens e Territórios de Exclusão Social ? Lasp ? SPA ? Departamento de Psicologia

    Atividades

    • 11/2002 - 11/2003

      Estágios , Centro de Estudos Gerais, .,Estágio realizado, Estágio Curricular em Clínica Transdisciplinar no Centro de Atenção Psicossocial Rubens Corrêa (CAPS) ? Irajá, RJ.

  • 2001 - 2002

    Universidade Santa Úrsula

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: assistente de pesquisa, Carga horária: 20

    Atividades

    • 05/2002 - 10/2002

      Estágios , Coordenação de Estudos e Pesquisas Sobre a Infância, .,Estágio realizado, Guia de Metodologias e conceitual de apoio familiar a Crianças e Adolescentes e Bases de Dados Legislativas sobre a Infância e adolescência.

  • 2000 - 2000

    ASSOCIAÇÃO NITEROIENSE DE DEFICIENTES FÍSICOS

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2000 - 12/2000

      Estágios , Setor de Psicologia, .,Estágio realizado, psicologia esportiva.

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.