Marcelo Princeswal

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutor e mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicólogo formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Psicologia da Educação, Psicologia Social e Políticas Públicas, atuando no tema de Educação e movimentos sociais na América Latina.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

2010 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: As Experiências de Formação Humana dos Movimentos Sociais: as universidades populares educando rigorosamente o Estado?
Pablo Antoneo Amadeo Gentili. Coorientador: Marise Nogueira Ramos. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Movimentos Sociais; Formação Humana; Estado; Educação do Campo.

Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

2005 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O MST e a Proposta de Formação Humana da Escola Nacional Florestan Fernandes: uma síntese histórica,Ano de Obtenção: 2007
Deise Mancebo.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: MST; Socialismo; Escola Nacional Florestan Fernades.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Graduação em Psicologia

1998 - 2003

Universidade Federal Fluminense
Título: A Disciplina Entra em Campo: análise sobre a produção de subjetividades das categorias de base do futebol brasileiro
Orientador: Cecília Maria Bouças Coimbra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Diplomatura en Investigación en Infancia y Juventu. (Carga horária: 40h). , Universidad de Manizales, UM, Colômbia.

2009 - 2009

Formação de Tutores em EAD - Conselhos Tutelares. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Curso de Direitos Sociais. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Curso de Extensão ?O ECA e a Escola?. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Rural.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PRINCESWAL, M. ; MENEZES, M. ; RIZZINI, I. . II Seminário Internacional Crianças e Adolescentes: Participação Cidadà e Novos Paradgmas. 2010. (Outro).

RIZZINI, I. ; PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. . Construção e Implementação de Políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua situação de Rua. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Colóquio Políticas de Segurança e Direitos Humanos: enfocando a primeira infãncia, infãncia e adolescência.Crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil. 2011. (Outra).

Curso de Defesa Popular da Criança e do Adolescente.INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA AMPLAMENTE DESPROTEGIDA: QUAIS AS COMPETÊNCIAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2011. (Outra).

Seminário Internacional Crianças e Adolescentes com Direitos Violados: panorama latino americano.Crianças e Adolescentes e violação de direitos. 2011. (Seminário).

III Internacional Child participation: Learning across Disciplines and Countries.Cultures of participation: young people?s engagement in the public sphere in Brazil. 2010. (Seminário).

XXIII Congresso Associação Brasileira dos Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude. Diretrizes políticas para atendimento de crianças e adolescentes em situação de rua.. 2010. (Congresso).

Organising for Social Justice and Poverty Reduction Programme. Cultures of Participation: young people's engagement in the public sphere in Brazil. 2009. (Congresso).

Seminário Regional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes.Violência contra crianças e adolescentes: Uma perspectiva histórica. 2009. (Seminário).

Seminário Trabalho Infantil na Perspectiva da Educação e Gênero.Crianças e adolescentes em situação de rua: a oportunidade de construir e implementar políticas públicas através dos Conselhos de Direitos das Crianças e Adolescentes. 2009. (Seminário).

VIII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2009. (Outra).

III Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.O Jovem e o Mundo do Trabalho: o cenário Carioca. 2008. (Simpósio).

Justiça Juvenil sob o Marco Legal da Proteção Integral.O Adolescente em Contexto. 2008. (Seminário).

Juventude e Participação Cidadã.Culturas de Participação: Jovens e suas Percepçôes e Práticas sobre Cidadania. 2007. (Seminário).

II Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Culturas de Participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania. 2006. (Simpósio).

IV Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais. 2006. (Outra).

Reflexões sobre as trajetórias de Crianças e Adolescentes em Situação de Marginalidade no Brasil e na França: novas complexidades. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional Reflexões sobre as trajetórias de crianças e adolescentes em situação de marginalidade no Brasil e na França: novas complexidades. 2006.. 2006. (Seminário).

Curso sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.Estatuto da Criança e Adolescente. 2005. (Oficina).

Crianças e Adolescentes Crescendo em Contextos de Pobreza, Marginalidade e Violência na América Latina. 2004. (Seminário).

Seminário Internacional Convivência Familiar e Comunitária: um direito a ser priorizado para todas as crianças. 2004. (Seminário).

Percepções de Crianças e Adolescentes sobre Cidadania e Participação Cidadã.Percepções de Crianças e Adolescentes sobre Cidadania e Participação Cidadã. 2003. (Seminário).

As Transformações da Família e da Sociedade e seu impacto na Infância e juventude.Fortalecendo as Bases de Apoio Familiares e Comunitárias para Crianças e Adolescentes. 2002. (Simpósio).

Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão. Juizado e Conselho tutelar: Criando Certos Modos de Existências. 2002. (Congresso).

Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão. Outros Olhares, Outras Infâncias. 2002. (Congresso).

Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão. Fugas e Rupturas de Modelos de Infância e família. 2002. (Congresso).

I Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão. Criança Não é Risco é Oportunidade: : Fortalecendo as bases de apoio familiares e comunitárias. 2002. (Congresso).

O Encontro entre a Psicologia e o Judiciário na Produção de Infãncia Desiguais.O Encontro entre a Psicologia e o Judiciário na Produção de Infância Desiguais. 2002. (Outra).

Drogas, Subjetividade e Violência. 2001. (Encontro).

Estudando e Fortalecendo os apoios comunitários para famílias, crianças e adolescentes: perspectivas nacionais e internacionais. 2001. (Seminário).

II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A Ruptura dos Vínculos Familiares: Analisando a relação entre abandono e pobreza. 2001. (Congresso).

III Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos.O Discurso Psicologizante no Juizado da infância e Juventude e seus Efeitos na Vida de Crianças e Famílias Pobres. 2001. (Seminário).

IV Encontro Clio-Psyché - Psicologia no Brasil: História e Memória. 2001. (Encontro).

I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Título : Prática dos Personagens que Atuam na área da Infância e Adolescência. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Camilo Monteiro do Amaral Alvarez

PRINCESWAL, M.; SANTOS, M. A. C.. Origens do Internacionalismo dos Sem Terra: primeiros anos de 1979-1986. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Mercedes Queiroz Zuliani

LEHER, R.;PRINCESWAL, M.; PIZETTA, A.. A educação do campo no sudeste do Pará: Os passos da construção de uma contra-hegemonia?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Messias Vieira Barbosa

MOTTA, V.; FONTES, V.;PRINCESWAL, M.. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e a luta por acesso à universidade: O diálogo do movimento com a Universidade Federal do Tocantins ? período 2000 a 2012. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Adriana Pereira de Oliveira

BARAO, G.; BURIGO, A. C.;PRINCESWAL, M.. As jornadas de agroecologia como espaço de luta de classe no estado do Paraná: potencializando o debate do projeto popular para a agricultura. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Karine Neves Mourao

PRINCESWAL, M.; MOTTA, V. C.. Educação do campo: possibilidades e contradições de sua institucionalização no Norte Fluminense. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

gaudêncio frigotto

FRIGOTTO, Gaudencio. MST e a Proposta de Formação Humna da Escola nacional Florestan Fernandes: Uma Síntese Histórica. 2007. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carla Silvana Daniel Sartor

Gentilli, P.; Ramos, Marise N.; Frigotto, G; Semeraro, G.;SARTOR, Carla Daniel. As experiências de formação humana dos movimentos sociais: as universidades populares educando rigorosamente o Estado?. 2015. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Roberto Leher

GENTILI, P.; MORGENFELD, L. A.; FRIGOTTO, G.; RAMOS, M.N.;LEHER, R.. A Proposta de Formação Humana de Universidades Populares na América Latina: avanços e desafios na construção contra-hegemonia. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marise Nogueira Ramos

RAMOS, M. N.; GENTILI, P.; FRIGOTTO, Gaudêncio; SEMERARO, G.; SARTOR, C.. As experiências de formação humana dos movimentos sociais: as universidades populares educando rigorosamente o Estado. 2015. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marise Nogueira Ramos

GENTILI, P.;RAMOS, M. N.; FRIGOTTO, Gaudêncio; LEHER, R.; MORGENFELD, L.. A proposta de formação humana de Universidade populares na América Latina: avanços e desafios na contrução da contra-hegemonia. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Deise Mancebo

MANCEBO, Deise; LOBO, Roberta; FRIGOTTO, Gaudêncio. O MST e a proposta de formação humana da Escola Nacional Florestan Fernandes para a classe trabalhadora: uma síntese histórica. 2007. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cecília Maria Bouças Coimbra

COIMBRA, C. M. B.. A Disciplina Entra em Campo: análise sobre a produção de subjetividades das categorias de base do futebol brasileiro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Giovanni Semeraro

SEMERARO, G.; Gentili Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio; Ramos Marise Nogueira; Sartor Carla Silvana Daniel. As experiências da formação humana dos movimentos sociais: as universidades populares educando o Estado?. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Sidnei Luiz Ramos

As percepções e conceitos utilizados nas análises sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ (turma 2010-2013); ; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; (Orientador);

Camilo Monteiro do Amaral Alvarez

A CONSTRUÇÃO DO INTERNACIONALISMO DO MST NAS EXPERIÊNCIAS DO SEU COLETIVO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DE 1984 A 1994; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Orientador: Marcelo Princeswal;

Karine Neves Mourao

EDUCAÇÃO DO CAMPO: possibilidades e contradições de sua institucionalização no Norte Fluminense; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Orientador: Marcelo Princeswal;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Lívia do Nascimento

Resistindo aos modelos hegemônicos de infância e família: histórias de vida contadas nos processos do Juizado de Menores de 1936 a 1945; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lívia do Nascimento;

Maria Lívia do Nascimento

Estatuto da criança e do adolescente: novas engrenagens em movimento?; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lívia do Nascimento;

Maria Lívia do Nascimento

Estatuto da Criança e do Adolescênte: novas engrenagens em movimento?; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lívia do Nascimento;

Marise Nogueira Ramos

As Experiências de Formação Humana dos Movimentos Sociais: as universidades populares educando rigorosamente o Estado?, Ano de obtenção: 2015; ; 2015; Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marise Nogueira Ramos;

Deise Mancebo

O MST e a proposta de formação humana da Escola Nacional Florestan Fernandes para a classe trabalhadora: uma síntese histórica; 2007; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Deise Mancebo;

Pablo Antonio Amadeo Gentili

As experiências de Formação Humana dos Movimentos Sociais: as universidades populares educando rigorosamente o Estado?; 2015; Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Pablo Antonio Amadeo Gentili;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Culturas de Participação: jovens e suas percepções e práticas sobre cidadania. O Social em Questão , v. 1, p. 101-126, 2012.

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Jóvenes, compromisso y esfera pública en Brasil. Estudios Jaliscienses , v. 79, p. 44-62, 2010.

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Cultures of participation: young people?s engagement in the public sphere in Brazil. Community Development Journal (Online) , v. 45, p. 335-345, 2010.

  • BORNSTEIN, V. J. (Org.) ; ALENCAR, A. (Org.) ; LEANDRO, B. B. S. (Org.) ; MATIELO, E. (Org.) ; NESPOLI, G. (Org.) ; GOLDSCHMIDT, I. (Org.) ; PINTO, J. M. C. (Org.) ; WONG UN, J. A. (Org.) ; PRINCESWAL, M. (Org.) ; OLIVEIRA, M. S. (Org.) ; BONETTI, O. P. (Org.) ; TRAVASSOS, R. (Org.) ; PAIVA, T. C. R. (Org.) ; TRINDADE, T. (Org.) . Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde - Textos de Apoio. 1. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2016. v. 1. 164p .

  • BONRSTEIN, V. J. (Org.) ; ALENCAR, A. (Org.) ; LEANDRO, B. B. S. (Org.) ; MATIELO, E. (Org.) ; NESPOLI, G. (Org.) ; GOLDSCHIDT, I. L. (Org.) ; PINTO, J. M. C. (Org.) ; WONG UN, J. A. (Org.) ; PRINCESWAL, M. (Org.) ; OLIVEIRA, M. S. (Org.) ; BONETTI, O. P. (Org.) ; TRAVASSOS, R. (Org.) ; PAIVA, T. C. R. (Org.) ; TRINDADE, T. (Org.) . Guia do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde. 1. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2016. v. 1. 72p .

  • RIZZINI, I. ; PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. ; BUSH, Malcolm . A Efetivação de Políticas Públicas no Brasil: o caso das políticas para crianças e adolescentes em situação de rua. 1. ed. Rio de Janeiro: CIESPI, 2012.

  • PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. . Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua. CMDCA-Rio e a criança e o adolescente em situaçâo de rua: avanços e desafios na formulação de uma política pública. 1. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010. v. 1. 48p .

  • RIZZINI, I. ; PRINCESWAL, M. ; SILVA, R. T. . What works in supporting children and youth: who live in low income communities in Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: , 2006. 56p .

  • Mandel, U. ; PRINCESWAL, M. . Children and Young People's Participation in Public Action in Brazil: Genealogies and Recent Innovations. In: E. Kay M. Tisdall; Andressa M. Gadda; Udi Mandel Butler. (Org.). Children and Young People's Participation and Its Transformative Potential. 1ed.: Palgrave Macmillan, 2014, v. , p. 79-92.

  • PRINCESWAL, M. ; Mandel, U. . Brazil's Landless Movement and Children and Young People's Participation. In: E. Kay M. Tisdall; Andressa M. Gadda; Udi Mandel Butler. (Org.). Children and Young People's Participation and Its Transformative Potential. 1ed.: Palgrave Macmillan, 2014, v. 1, p. 18-194.

  • PRINCESWAL, M. . O direito à convivência familiar e comunitária sob o paradigma da proteção integral. In: ASSIS, Simone Gonçalves; Farias, Luis Otavio Pires. (Org.). Levantamento nacional das críanças e adolescentes em serviço de acolhimento. 1ed.São {aulo: HUCIETEC EDITORA, 2013, v. 1, p. 23-62.

  • PRINCESWAL, M. ; RIBEIRO, F. M. L. . O Sistema de Garantia dos Direitos: entre a democracia e as práticas autoritárias. In: Elizabeth Serra Oliveira; Paula Vargens. (Org.). Desafios Educativos do fazer cotidiano: diferentes olhares. 1ed.Rio de Janeiro: mperial Novo Milênio Gráfica e Editora, 2012, v. , p. 01-215.

  • PRINCESWAL, M. . A infância e a Adolescência pobre no Brasil e as Políticas de Contenção. In: Oliveira, Elizabeth Serra; Vargas, Paula. (Org.). Aprendendo a apreender: Os caminhos da construção coletiva do fazer. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2011, v. , p. -.

  • PRINCESWAL, M. ; CAROLINA, A. ; RICARDO, N. C. . Conversando sobre. In: Maria Helena Zamora; Nívia Carla Ricardo. (Org.). Vozes e Experiências dos Educadores de uma Favela. Rio de Janeiro: EDUSU, 2002, v. , p. -.

  • PRINCESWAL, M. ; SILVA, M. C. ; BATISTA, Q. M. ; AYRES, L. S. M. ; Barbosa, Carla Silva . Problematizando as Redes que Tecem as Práticas dos Especialistas no Juizado da Infância e Juventude. In: Nascimento, M.aria Livia. (Org.). PIVETES : a produção de infâncias desiguais Intertexto. 1ed.Niterói: Intertexto e Oficina do Autor, 2002, v. , p. 198-215.

  • PRINCESWAL, M. ; MANCEBO, D. . As Universidades Populares na América Latina e suas relações com as universidades públicas. In: II Seminário Internacional Universidad- Sociedad- Estado, 2011, Montevideo. Reforma Universitária: Universidades Latinoamericanas y desarollo. Montevideo: Unidad de Comunicación de la Universidad de la República (UCUR), 2011. v. 1. p. 2-206.

  • PRINCESWAL, M. ; BATISTA, Q. O. ; SILVA, M. C. ; AYRES, L. S. M. . A ruptura dos Vínculos Familiares: analisando a relação entre abandono e pobreza. In: A ruptura dos Vínculos Familiares: analisando a relação entre abandono e pobreza, 2001, Salvador. II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001.

  • PRINCESWAL, M. ; BATISTA, Q. O. ; SIVA, M. C. ; AYRES, L. S. M. . Eca e o Neoliberalismo. In: XI Seminário de Iniciação Científica da UFF- Prêmio Vasconcellos Torres de ciência e tecnologia, 2001, Niterói. XI Seminário de Iniciação Científica da UFF- Prêmio Vasconcellos Torres de ciência e tecnologia, 2001.

  • PRINCESWAL, M. ; BATISTA, Q. M. ; SILVA, M. C. ; AYRES, L. S. M. ; SILVA, M. M. . Vínculos Familiares e Pobreza: a Problematização da Atuação do psicólogo no Juizado da Infância e Juventude. In: VII Encontro Regional da ABRAPSO - SP, 2000, Piracicaba. Vínculos Familiares e Pobreza: a Problematização da Atuação do psicólogo no Juizado da Infância e Juventude, 2000. p. 307-308.

  • PRINCESWAL, M. ; SILVA, M. C. ; BATISTA, Q. O. ; AYRES, L. S. M. ; NASCIMENTO, M. L. . Recomenda-se terapêuticas: uma análise sobre a atuação do especialista psicólogo no Juizado da Infância e Adolescência. In: X Seminário de Iniciação Científica da UFF- Prêmio Vasconcellos Torres de ciência e tecnologia, 2000, Niterói. X Seminário de Iniciação Científica da UFF- Prêmio Vasconcellos Torres de ciência e tecnologia, 2000.

  • PRINCESWAL, M. . Culturas de Participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania. In: II Simpósio Internacional sobre a juventude Brasileira, 2005, Porto Alegre. II JUBRA, 2005.

  • PRINCESWAL, M. . MST: Produzindo outros Olhares sobre a infância, Juventude e Família. In: XII Seminário de Iniciação Científica Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2002, Niterói. Prêmio Vasconcellos Torres. Niterói: EDUFF, 2002.

  • PRINCESWAL, M. . As Universidades Populares na América Latina e suas relações com as universidades públicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Cultures of Participation: Young people?s engagement in the public sphere in Brazil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. . O Jovem e o Mundo do Trabalho: o cenário Carioca. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PRINCESWAL, M. ; NEUMANN, M. M. ; SCALDINI, M. ; CALDEIRA, P. . Culturas de Participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PRINCESWAL, M. . A Escola Nacional Florestan Fernandes: A formação dos militantes do MST. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. ; RIZZINI, I. ; PEREIRA, L. . Percepções de Crianças e Adolescentes sobre Cidadania e Participação Cidadã. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PRINCESWAL, M. ; Barbosa, Carla Silva ; OLIVEIRA, Q.B.M. . Outros Olhares, Outras Infâncias. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. ; OLIVEIRA, Q.B.M. ; Barbosa, Carla Silva ; AYRES, L. S. M. . Fugas e Rupturas de Modelos de Infância e família. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. . Criança Não é Risco é Oportunidade: : Fortalecendo as bases de apoio familiares e comunitárias. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. . O Discurso Psicologizante no Juizado da infância e Juventude e seus Efeitos na Vida de Crianças e Famílias Pobres. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PRINCESWAL, M. ; OLIVEIRA, Q.B.M. ; AYRES, L. S. M. ; Barbosa, Carla Silva . A Ruptura dos Vínculos Familiares: Analisando a relação entre abandono e pobreza. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRINCESWAL, M. . Prática dos Personagens que Atuam na área da Infância e Adolescência. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. . Cultures of Participation: Young people?s engagement in the public sphere in Brazil. London: NGPA Working Paper Series - London Scholl Of Economics and Political Science, 2008 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NOCETI, M. B. ; PRINCESWAL, M. ; LACERDA, N. M. N. ; Barros, V . Capacitacion sobre Educacion popular, niñez y derechos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NOCETI, M. B. ; PRINCESWAL, M. ; LACERDA, N. M. N. ; Barros, V . Juegos e Juguetes en Latinoamerica: Experiências Interculturales. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Soares, A. B. ; PRINCESWAL, M. ; CALDEIRA, P. ; NEUMANN, M. M. ; PICANCO, F. ; MENEZES, M. ; RIZZINI, I. ; ALHADEFF, A.I. . Juventude e o Mundo do trabalho. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno).

BUTLER, U. M. ; PRINCESWAL, M. ; ABREU, Roberta . Culturas de participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania. 2007. (Relatório de pesquisa).

RIZZINI, I. ; PRINCESWAL, M. ; SILVA, R. T. . What works in supporting children and youth: who live in low income communities in Rio de Janeiro. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Publicação).

AYRES, L. S. M. ; NASCIMENTO, M. L. ; COIMBRA, C. M. B. ; SCHEINVAR, E ; PRINCESWAL, M. . O Encontro entre a Psicologia e o Judiciário. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Soares, A. B. ; BUTLER, U. ; PRINCESWAL, M. . Nós: a Revolução de cada dia. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    Pensando Segurança Pública, Descrição: Estudo qualitativo sobre as principais dinâmicas criminais envolvendo a mortalidade por homicídio em 10 municipios da Bahia e dois em Sergipe que apresentam elevado número e taxa de mortes por essa causa. Aplicação de entrevistas individuais e em grupo a atores sociais privilegiados em relação a esta temática, a fim de identificar suas percepções sobre várias questões para os elevados índices de homicídios nas localidades mais violentas dos municípios estudados... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador / Edinilsa Ramos de Souza - Integrante / Kathie Njaine - Integrante / Paulo Cesar Pontes Fraga - Integrante / aria Cecília de Souza Minayo - Integrante / Joviana Quintes Avanci - Integrante / Adalgisa Peixoto Ribeiro - Integrante / Queite Batista Moreira Oliveira - Integrante / Fernanda Mendes Lages Ribeiro - Integrante - Integrante.

  • 2008 - 2012

    Theorising Children?s Participation: learning across countries and across disciplines, Descrição: Rede internacional de de pesquisadores sobre a temática da participação de crianças e da juventude em quatro paises :Reino Unido, Africa do Sul, India e Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Irene Rizzini - Integrante / Udi Mendel Butler - Coordenador., Financiador(es): Leverhulme trust - Cooperação.

  • 2008 - 2011

    Os processos de construção e implementação de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua, Descrição: Assessorar e documentar o trabalho da Comissão de Políticas Básicas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CMDCA RJ), na construção, implementação e divulgação de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua. Fomentar o mesmo processo em outras oito cidades, nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país, guardando as especificidades de cada uma delas. Criar um Banco de Dados com informações sobre infância e juventude em situação de vulnerabilidade no país, com ênfase no município do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Irene Rizzini - Coordenador / Paula Caldeira - Integrante., Financiador(es): OAK Foundation - Auxílio financeiro / Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Projeto CIPROJOVEM: Conhecimento e Práticas Inovadoras de Geração de Trabalho e Renda para Jovens em Comunidades de Baixa Renda, Descrição: Descrição: 1) Justificativa O projeto viabilizará o acesso ágil a dados brutos hoje pouco disponíveis, articulado ao mapeamento de métodos e técnicas de desenvolvimento econômico comunitário que promovam relações mais equitativas de competição no mercado de trabalho e de geração de renda para os jovens que vivem em comunidades de baixa-renda. O piloto será realizado junto a cinco comunidades com distintas características na cidade do Rio de Janeiro. 2) Objetivo geral Desenvolver uma agenda de estratégias e prioridades de desenvolvimento econômico comunitário voltado para a população jovem de localidades de baixa-renda no Rio de janeiro, a partir da participação ativa de lideranças e jovens moradores de cinco comunidades. 3) Objetivos específicos a) Realizar levantamento e análise da literatura nacional e internacional existente sobre juventude e desenvolvimento econômico comunitário; b) Desenvolver estudos com base em indicadores quantitativos, qualitativos e geográficos para seleção das comunidades participantes; c) Identificar e descrever diferentes estratégias de desenvolvimento econômico comunitário, em curso hoje, em localidades de baixa-renda no Rio de Janeiro; d) Identificar e treinar jovens e pessoas de referência nas comunidades envolvidas em estratégias de desenvolvimento econômico comunitário; e) Capacitar equipe CIESPI para difusão de estratégias de desenvolvimento econômico comunitário, visando inclusão do tema na agenda de atividades dos projetos do centro; f) Identificar diferentes fatores de inserção dos jovens em atividades de geração de renda, formal e informal; g) Analisar as áreas dos setores, formal e informal, que mais absorvem jovens de comunidades de baixa-renda com alguma formação; h) Elaboração de produtos para difusão de tecnologia sobre desenvolvimento econômico comunitário em diferentes âmbitos, tais como, guia e artigos (português e inglês), vídeo e cd-rom. i) Promover debates entre pessoas das comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Alexandre Barbara Soares - Coordenador / Paula Caldeira - Integrante / Mariana Scaldini - Integrante / Mariana Menezes - Integrante / Felícia Picanço - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Culturas de Participação: Jovens e suas Percepções e Práticas de Cidadania, Descrição: A Pesquisa visava analisar a noção da ?participação juvenil?, muito utilizada atualmente em discursos na área social. Buscou-se entender este fenômeno através de três perspectivas: as percepções sobre a participação; suas práticas; e finalmente seus efeitos nas vidas de jovens. Nossa reflexão parte das visões de dois atores: o jovem inserido em organizações, grupos e iniciativas da sociedade civil, e o educador ou coordenador adulto que ali se encontra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Udi Mendel Butler - Coordenador / ABREU, Roberta - Integrante., Financiador(es): Economic and Social Research Council - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Iniciativas e Práticas no Atendimento a Criança e Adolescentes., Descrição: Descrição: A pesquisa teve como principal objetivo indicar iniciativas que vêm alcançando bons resultados no atendimento de crianças e adolescentes, no Rio de Janeiro, assim como apontar algumas lacunas ou problemas no percurso deste atendimento. Nossa meta era mapear, descrever e analisar práticas e estratégias que auxiliam na permanência de crianças e adolescentes em suas famílias e comunidades de origem, contribuindo para o seu desenvolvimento e oportunidades de vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Irene Rizzini - Coordenador / Renata Tavares da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2005

    Percepções de Crianças e Adolescentes sobre Cidadania e Participação Cidadã, Descrição: Descrição: Trata-se de um projeto internacional, coordenado por integrantes da Rede Internacional de Pesquisa Childwatch, cujo objetivo é estudar as percepções de crianças e adolescentes sobre cidadania, direitos e responsabilidades, bem como o entendimento que eles têm sobre sua participação. Compreende-se cidadania como a consciência e o exercício dos direitos e deveres, o que supõe ter e/ ou criar condições para uma ação participativa e transformadora que não se limite apenas ao acesso aos direitos sociais. A pesquisa no Brasil está sendo realizada pela equipe do CIESPI, que vem coletando informações sobre as percepções de crianças e adolescentes provenientes de diversos segmentos da sociedade. A equipe vem trabalhando com grupos focais formados por crianças e adolescentes em diferentes contextos: escolas públicas e privadas, e com crianças/adolescentes que se encontram nas ruas e em instituições, e em um acampamento do Movimento dos Sem Terra (MST).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Irene Rizzini - Coordenador / Luciléia Pereira - Integrante / Marina Rodrigues de Jesus - Integrante., Financiador(es): Childwatch International - Cooperação.

  • 2002 - 2005

    Bases de apoio: fortalecendo as bases de apoio familiares e comunitárias para crianças e adolescentes, Descrição: Descrição: Projeto desenvolvido em 3 comunidades de baixa renda das cidades do Rio de Janeiro e São Gonçalo. Objetiva subsidiar políticas e práticas integradas para a inserção social e o desenvolvimento integral de crianças e jovens de localidades de baixa renda, através da promoção de programas que fortaleçam as suas bases de apoio familiares e comunitárias. Este projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto PROMUNDO e o CIESPI Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, em convênio com a PUC-Rio. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Carla Daniel Sartor - Integrante / Alexandre Barbara Soares - Integrante / Irene Rizzini - Coordenador / Renata Tavares da Silva - Integrante / Paula Caldeira - Integrante / Maria Helena Zamora - Integrante., Financiador(es): OAK Foundation - Auxílio financeiro / Department For International Development - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Histórias de Vida: O Cotidiano de Crianças, Jovens e Famílias do MST, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2000 - 2002

    Criança Não É Risco, É Oportunidade, Descrição: projeto de pesquisa e ação comunitária que visa identificar suportes com os quais as famílias contam na criação e desenvolvimento de suas crianças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2000 - 2001

    Estatuto da Criança e Adolescente: Novas Engrenagens em Movimento?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Integrante / Mauro Carvalho da Silva - Integrante / Lygia Santa Maria Ayres - Integrante / Queiti Oliveira Batista - Integrante / Maria Lívia do Nascimento - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Rede Brincar e Aprender, Descrição: O projeto tem como tema o brincar e sua multifacetada prática, com vistas a expandir oportunidades de desenvolvimento dos potenciais das crianças em seus locais de moradia e aumentar as chances de estabelecerem uma convivência saudável em suas comunidades. Esse projeto de pesquisa-ação visa criar um circuito de trocas de vivências, onde sejam partilhadas dúvidas, incertezas, novos caminhos e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições comprometidas com o futuro de crianças e jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Princeswal - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. , Rodovia BR-465, UFRRJ, 23897000 - Seropédica, RJ - Brasil - Caixa-postal: 20270339, Telefone: (21) 26821841

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 30

Outras informações:
Membro da coordenação nacional do Curso em Educação Popular em Saúde, promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

2012 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor em Educação a Distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor no Curso a Distância de Aperfeiçoamento Impactos da Violência na Saúde EAD/CLAVES/FIOCRUZ - 4a edição.

2015 - 2015

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro da equipe de Planejamento do Curso Nacional em Educação Popular em Saúde para profissionais da Atenção Básica, desenvolvido pela Escola Nacional de Políticas Públicas (ENSP/Fiocruz) e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em convênio com o Ministério da Saúde.

2013 - 2014

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do curso Educação Popular em Saúde para profissionais da Atenção Básica, desenvolvido pela Escola Nacional de Políticas Públicas (ENSP/Fiocruz) e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em convênio com o Ministério da Saúde

2011 - 2014

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Outras informações:
Colaborador no curso de Especialização Trabalho, Educação e Movimentos Sociais desenvolvido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) em convênio com a Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Exerci a função de orientador e coordenador da Linha de Pesquisa Ciência, cultura e hegemonia: a produção do conhecimento e a questão da consciência.

2012 - 2012

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Professor assitente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente

Outras informações:
Professor assistente na disciplina Políticas Públicas e Violência para alunos de mestrado e doutorado da sub área violência e saúde do programa de pós-graduação stricto senso de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ)

2009 - 2012

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria em Educação a Distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutoria em Educação a Distância "Curso Teoria e Prática de Conselheiros Tutelares e de Direitos"

2017 - Atual

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente das disciplinas, Economia e Comportamento (Psicologia)., Psicologia e Instituições, Psicologia e Globalização.

2015 - 2016

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor da disciplina de Introdução à Psicologia para os cursos de História e Ciências Sociais

2011 - 2012

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Temporário de Psicologia nas disciplinas Psicologia do Desenvolvimento e Criança, Adolescente e Saúde.

2002 - 2012

Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Infância

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2003 - 05/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, .,Linhas de pesquisa

2011 - 2011

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

Outras informações:
Estágio em docência pelo Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) na disciplina Seminário de Conteúdo Variável ? Infância, Juventude e Direitos: Perspectivas Históricas e Contemporâneas com a professora Irene Rizzini. Primeiro semestre de 2011

2001 - 2002

juizado da infancia e juventude

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2001 - 09/2002

    Estágios , Juizado da Infância e Juventude, Divisão Técnica.,Estágio realizado, estágio de intervenção sócio-analítico.

2000 - 2003

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Grupo de pesquisa PIVETES ? Programa de Intervenção Voltado às Engrenagens e Territórios de Exclusão Social ? Lasp ? SPA ? Departamento de Psicologia

Atividades

  • 11/2002 - 11/2003

    Estágios , Centro de Estudos Gerais, .,Estágio realizado, Estágio Curricular em Clínica Transdisciplinar no Centro de Atenção Psicossocial Rubens Corrêa (CAPS) ? Irajá, RJ.

2001 - 2002

Universidade Santa Úrsula

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: assistente de pesquisa, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/2002 - 10/2002

    Estágios , Coordenação de Estudos e Pesquisas Sobre a Infância, .,Estágio realizado, Guia de Metodologias e conceitual de apoio familiar a Crianças e Adolescentes e Bases de Dados Legislativas sobre a Infância e adolescência.

2000 - 2000

ASSOCIAÇÃO NITEROIENSE DE DEFICIENTES FÍSICOS

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2000 - 12/2000

    Estágios , Setor de Psicologia, .,Estágio realizado, psicologia esportiva.

2017 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.