Zenilde Ferreira da Silva Melo

Mestranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2023-2) PPGEEProf. Título do projeto de pesquisa: Prática educomunicativa na formação do professor de matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Sebastião (Porto Velho/Rondônia): a profissionalização por meio da produção de vídeos e edição com o aplicativo Canva Educacional, tendo como professor orientador Dr Guilherme Mendes Tomaz dos Santos. Filiada a ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação; Membra da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membra do Grupo de Pesquisa em Inovação Educacional, Formação e Desenvolvimento Profissional (G-PIEFORD/UNIR). Membra discente da Comissão Permanente de Acompanhamento de Egressos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Núcleo de Ciências Humanas (NCH) da Universidade Federal de Rondônia Unir. Estagiária de docência na Universidade Federal de Rondônia sob a supervisão do professor Dr Guilherme Mendes Tomaz dos Santos no curso de pedagogia 1 período EAD, tendo como disciplina Introdução à Informática e Educação a Distância, período 2024/1 (ativo) e 4 período, tendo como disciplina referente ao estágio Matemática Básica, período 2023/2 (finalizado). Graduada em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de Rondônia. Pós graduada (Lato Sensu) em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Integrada de Várzea Grande (2009). No período de 2001 a 2003 trabalhou em emissora de rádio como locutora profissional. Experiência em Docência na Educação Básica desde 2003. No período de 2014 a 2015 foi Orientadora de Estudos de professores pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Atualmente (desde 2012) é coordenadora pedagógica (supervisora) na Rede Estadual de Educação do Estado de Rondônia. Tem como foco temas como Educação, Comunicação, Liderança, Políticas Públicas, Tecnologias e Ferramentas Educacionais.

Informações coletadas do Lattes em 12/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Educação Escolar

2023 - Atual

Universidade Federal de Rondônia
Título: O aplicativo canva educacional como recurso didático-pedagógico para o professor de matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Sebastião: a educomunicação em questão, Ano de Obtenção:
Orientador: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos

Especialização em Psicopedagogia Clínica

2008 - 2009

Faculdades Integradas de Varzea Grande
Título: Estudo de Caso
Orientador: Lisiane dos Santos Fortino

Graduação em Pedagogia

2004 - 2008

Universidade Federal de Rondônia
Título: EDUCOMUNICAÇÃO: A INTER-RELAÇÃO INOVADORA COMO METODOLOGIA DE ENSINO
Orientador: Margarida Arcari

Formação complementar

2013 - 2013

Aprendizagem Baseada em Projetos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2005 - 2005

A condição Moderna e Pós moderna na formação do Pe. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Semana de Exatas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Arte e Competência na Educação. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

1998 - 1998

Relações Humanas. (Carga horária: 10h). , Sistema de educação Intensiva, SEI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Organização de eventos

PEDROSA, Neide Borges. ; MELO, Z.F.S. . II CONGRESSO NACIONAL EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2006. (Congresso).

Participação em eventos

66ª Reunião Anual da SBPC. QUEBRANDO AS BARREIRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO IMAGINÁRIO DAS ARTES CÊNICAS.. 2014. (Congresso).

A compreensão a diversidade e o processo de inclusão.A compreensão da diversidade. 2006. (Outra).

II CONGRESSO NACIONAL EM EDUCÃÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS E VI SEMANA DE MATEMÁTICA. AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO SÉCULO XXI PERANTE AS NOVAS TECNOLOGIAS. 2006. (Congresso).

A CONDIÇÃO MODERNA E PÓS-MODERNA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.Encontro Estadual do Curso de Pedagogia. 2005. (Encontro).

V SEMANA DE MATEMÁTICA.Uma Abordagem Sobre Resolução de Problemas. 2005. (Oficina).

ARTE E COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO. 2004. (Seminário).

PARÂMETROS EM AÇÃO. 2004. (Outra).

SEMANA DE EXATAS: IV SEMANA DE MATEMÁTICA E II SEMANA DE FÍSICA. 2004. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SILVA, Albertina. N,P, ; MELO, Z.F.S. ; OLIVEIRA, L. F. ; MEDEIROS, S. S. ; PEREIRA, N. T. . Quebrando as barreiras da Língua Portuguesa através do imaginário das artes cênicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, Z. F. S. ; NEDO, G. C. ; MELO, E. V. ; MELO, Z.F.S. . As Crianças e Adolescentes do Século XXI Perante as Novas Tecnologias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    O aplicativo canva educacional como recurso didático-pedagógico para o professor de matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Sebastião: a educomunicação em questão, Descrição: Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em março de 2024.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (25) . , Integrantes: Zenilde Ferreira da Silva Melo - Coordenador.

  • 2024 - Atual

    O aplicativo canva educacional como recurso didático-pedagógico para o professor de matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Sebastião: a educomunicação em questão, Descrição: Projeto voltado para a formação continuada de professores de matemática que atuam no 6 ano do ensino fundamental com o intuito de utilizar o Canva educacional como recurso didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (25) . , Integrantes: Zenilde Ferreira da Silva Melo - Coordenador / Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2003 - 2012

Centro Educacional Parque dos Pioneiros

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de séries Iniciais, Carga horária: 25

2001 - 2003

Sistema Itapirema de Comunicação AM

Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: Locução, Carga horária: 10

2009 - 2015

Escola Estadual de ensino Fundamental Beatriz Ferreira

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

Outras informações:
Atuou como professora do 6 ao 9 ano nas disciplinas de Lingua Inglesa e educação Religiosa.

2012 - 2015

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Júlio Guerra

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora/Supervisão, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou na Coordenação Pedagógica de Professores da Escola, dando suporte e aprimorando as condições para o Ensino.

2016 - Atual

Escola Estadual de Ensino Fundamental São Sebastião I

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora/Supervisão, Carga horária: 40