Gustavo Fechus Monteiro

Gustavo Fechus graduou-se em Letras (licenciatura em Língua Portuguesa) na Universidade Federal de Ouro Preto, especializou-se em Revisão de Textos na PUC-Minas e fez mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem, na UFOP. É professor de Literatura, Redação e Língua Portuguesa e diretor pedagógico e de operações da Plataforma Redigir.

Informações coletadas do Lattes em 12/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem

2014 - 2016

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Da organização oracional ao fluxo do discurso: o grupo adverbial, e a vírgula, sob perspectiva sistêmico-funcional,Ano de Obtenção: 2016
Giacomo Patrocinio Figueredo.Bolsista do(a): Programa de Apoio à Pós-Graduação, PROAP, Brasil.

Especialização em Revisão de Textos

2011 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: O emprego da vírgula com adjuntos adverbiais
Orientador: Eliane Mourão

Graduação em Letras

2007 - 2011

Universidade Federal de Ouro Preto
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

1996 - 2006

Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre

Formação complementar

2009 - 2009

A narrativa de Clarice Lispector. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2009 - 2009

Lírica e modernidade. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2009 - 2009

Harmonia na música popular. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2008 - 2008

Gêneros textuais: estratégias de ensino. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2008 - 2008

Literatura e psicanálise. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2007 - 2007

A música na história do Brasil. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

Participação em eventos

1 Seminário de pesquisa POSLETRAS: Estudos da Linguagem.O grupo adverbial e a vírgula: opções e usos. 2014. (Seminário).

II Jornadas Internacionais Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa. O emprego de vírgula com grupo adverbial: prescrições, usos e acasos. 2014. (Congresso).

XIII Semana de Letras DELET/ICHS/UFOP - Culturas da oralidade, culturas da escrita. A Redação no ENEM e os itens de "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias": Novas perspectivas. 2014. (Congresso).

Congresso Internacional La Lengua Portuguesa. O uso dos sinais de pontuação com orações coordenadas do português. 2013. (Congresso).

ENELIN - V Encontro de Estudos da Linguagem/ IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem.O emprego da vírgula com adjuntos adverbiais: prescrições e usos. 2013. (Encontro).

La lengua portuguesa. O uso dos sinais de pontuação com orações coordenadas do português. 2013. (Congresso).

V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem.O emprego da vírgula com adjuntos adverbiais: prescrições e usos. 2013. (Encontro).

XI Semana de Letras da UFOP. 2010. (Seminário).

II Seminário de Atividades Acadêmicas do Departamento de Letras UFOP.Literatura Brasileira: uma discussão sobre o marco inaugural. 2009. (Seminário).

II Seminário de Atividades Acadêmicas do Departamento de Letras UFOP. 2009. (Seminário).

Lírica e Modernidade. 2009. (Seminário).

3ª mostra de profissões.3ª Mostra de Profissões. 2008. (Outra).

Congresso Internacional Centenário de Dois Imortais. 2008. (Congresso).

Fórum das Letras - 2008. 2008. (Outra).

I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. 2008. (Simpósio).

XI Encontro Mineiro de Estudantes de Letras.Reflexos da Modernidade em Tabacaria. 2008. (Encontro).

XI Encontro Mineiro de Letras: Metamorfoses da Escrita. 2008. (Encontro).

X Semana de Letras da UFOP.Uma leitura da rubrica em "Vestido de Noiva". 2008. (Seminário).

X Semana de Letras da UFOP. 2008. (Encontro).

Fórum das Letras 2007. 2007. (Outra).

I Seminário de Pesquisa do GEAD/UFOP. 2007. (Seminário).

Tradução, Vanguarda e Modernismos. 2007. (Seminário).

X Encontro Mineiro de Estudantes de Letras. 2007. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MONTEIRO, G. F. ; MOURAO, E. . O emprego da vírgula com adjuntos adverbiais: prescrições e usos. Anais Enelin [2013] do V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: linguagem, sociedade, políticas , v. 1, p. 213-218, 2013.

  • MONTEIRO, G. F. ; Perpétua, E.D. . Independência literária: uma conquista para inglês ver. Revista da Pesquisa & Pós-Graduação , v. 10, p. 57-66, 2010.

  • MONTEIRO, G. F. ; MOURAO, E. . O uso dos sinais de pontuação em construções coordenadas do português. In: Ángel Marcos de Dios. (Org.). La lengua portuguesa. 1ed.Salamanca: Universidad Salamanca, 2014, v. II, p. 521-535.

  • MONTEIRO, G. F. . Uma trajetória em devir. Suplemento Literário, Belo Horizonte, p. 16 - 17, 01 mar. 2014.

  • MONTEIRO, G. F. . Retratos do caipira na cidade. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 03 ago. 2009.

  • MONTEIRO, G. F. . Jornalistas X Aspirantes. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 06 jul. 2009.

  • MONTEIRO, G. F. . Festival de crise dos festivais. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 15 jun. 2009.

  • MONTEIRO, G. F. . Recomendo Paulo Coelho. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 18 maio 2009.

  • MONTEIRO, G. F. . Antes tarde do que mais tarde. O liberal, 04 maio 2009.

  • MONTEIRO, G. F. . Bibi, à francesa. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 20 abr. 2009.

  • MONTEIRO, G. F. . Dia da mentira. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 06 abr. 2009.

  • MONTEIRO, G. F. . Estado (gravíssimo) de calamidade pública. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 02 mar. 2009.

  • MONTEIRO, G. F. . Fábio Assunção. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 17 nov. 2008.

  • MONTEIRO, G. F. . A boa educação de economizar gentileza. O liberal, 27 out. 2008.

  • MONTEIRO, G. F. . Ressaca eleitoral. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 13 out. 2008.

  • MONTEIRO, G. F. . O caso da braguilha. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 08 out. 2008.

  • MONTEIRO, G. F. . Gráficos de vergonha. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 22 set. 2008.

  • MONTEIRO, G. F. . Suposições e equívocos. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 18 ago. 2008.

  • MONTEIRO, G. F. . Inflação beneficente. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 04 ago. 2008.

  • MONTEIRO, G. F. . Na falta do Gregório e da Dercy.... O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 21 jul. 2008.

  • MONTEIRO, G. F. . Nota de falecimentos. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 23 jun. 2008.

  • MONTEIRO, G. F. . Bola de ouro. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 09 jun. 2008.

  • MONTEIRO, G. F. . Morte e vida severina. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 19 maio 2008.

  • MONTEIRO, G. F. . Atualidade antes de Cristo. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 05 maio 2008.

  • MONTEIRO, G. F. . Aglomeração e exibicionismo. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 21 abr. 2008.

  • MONTEIRO, G. F. . Anedota justificativa. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 07 abr. 2008.

  • MONTEIRO, G. F. . Os quadrúpedes coloridos. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 12 nov. 2007.

  • MONTEIRO, G. F. . Crime e castigo. O liberal, Ouro Preto, Itabirito, Mariana, 05 nov. 2007.

  • MONTEIRO, G. F. . Memória do Brasil e identidade nacional: a figuração do índio na literatura brasileira. In: 17 Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2009, São Paulo. SIICUSP, 2009.

  • MONTEIRO, G. F. . O grupo adverbial e a vírgula: opções e usos. In: 1 Seminário de Pesquisa POSLETRAS: Estudos da Linguagem, 2014, Mariana. Caderno de resumos: Seminário de Pesquisas do POSLETRAS: Estudos da Linguagem., 2014. v. 1. p. 1-43.

  • MONTEIRO, G. F. . O emprego de vírgula com grupo adverbial: prescrições, usos e acasos. In: II Jornadas Internacionais Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa, 2014, Córdoba. II JORNADAS INTERNACIONAIS DESCOBRINDO CULTURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA Facultad de Lenguas ? UNC ? Libro de Resúmenes (Livro de Resumos) - 2014, 2014. v. 1.

  • MONTEIRO, G. F. ; MOURAO, E. . O uso dos sinais de pontuação com orações coordenadas do português. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTEIRO, G. F. ; MOURAO, E. . O emprego da vírgula com adjuntos adverbiais: prescrições e usos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, G. F. . Memória e identidade: a figuração do negro na literatura brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MONTEIRO, G. F. . Independência literária: uma conquista para inglês ver. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MONTEIRO, G. F. . Memória do Brasil e identidade nacional: a figuração do índio na literatura brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MONTEIRO, G. F. . Memória do Brasil e identidade nacional: a figuração do índio na literatura brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MONTEIRO, G. F. . Uma leitura da rubrica em 'Vestido de Noiva'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, G. F. . Reflexos da modernidade em 'Tabacaria'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

MONTEIRO, G. F. . Meu nome é qualquer um. 2010 (Literatura).

BUOSI, G. ; MONTEIRO, G. F. . Primeira Pessoa. 2010.

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Memória e identidade: a figuração do negro na literatura brasileiria, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gustavo Fechus Monteiro - Integrante / Elzira Divina Perpétua - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Memória do Brasil e identidade nacional: a figuração do índio na literatura brasileiria, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gustavo Fechus Monteiro - Integrante / Elzira Divina Perpétua - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Prêmios

2014

Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura - Categoria Jovem Escritor Mineiro, Secretaria de Estado de Cultura.

2014

Jovem Instrumentista BDMG, BDMG Cultural.

2013

Jovem Músico BDMG, BDMG Cultural.

2012

22 Concurso de Contos Paulo Leminski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Prefeitura Municipal de Toledo.

2009

19 Concurso Luiz Vilela, Fundação Cultural de Ituiutaba.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Coopvest. , Rua São josé, n. 166, Centro, 35400000 - Ouro Preto, MG - Brasil, Telefone: (31) 88823311

Experiência profissional

2013 - Atual

IFMG OURO PRETO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

2009 - Atual

coopvest

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

2008 - Atual

coopvest

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

2012 - 2012

Colégio Da Vinci

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

2008 - 2012

Pré-vestibular Humanista

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

2010 - 2011

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista