Lucas Alexandre Pedebos

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Foi enfermeiro da Prefeitura Municipal de Florianópolis entre 2010 e 2024, tendo atuado como Gerente de Inteligência e Informação na Secretaria Municipal de Saúde de 2017 a 2019.Atuou, anteriormente, como professor em caráter temporário da Universidade Federal de Santa Catarina, como coordenador de unidade básica de saúde e como enfermeiro assistencial.Foi coordenador da construção dos protocolos de enfermagem de 2015 a 2019.Tem ampla experiência em Atenção Primária em Saúde, análise de evidências científicas e construção/análise de indicadores com intuito de avaliação da assistência e gestão em saúde.De maio de 2019 a abril de 2020 atuou na Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, inicialmente como Coordenador-Geral de Informação da Atenção Primária e posteriormente como Diretor de Programas.Atualmente é Gerente de Dados e Informação Estratégica na empresa Radar Saúde, voltada ao auxílio de melhorias nos processos e resultados em saúde pública e privada.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Saúde Pública

2008 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A Ouvidoria da Saúde em Santa Catarina: análise sob a perspectiva da bioética cotidiana e da Política Nacional de Humanização
, Ano de Obtenção: 2010.Marta Inez Machado Verdi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Bioética; Política Nacional de Humanização; Ouvidoria; Saúde Coletiva.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Especialização em Economia da Saúde

2017 - 2018

Universidade Federal de Goiás
Título: Associação entre custos por equipe de saúde da família e porte de unidade básica de saúde em um município de grande porte do sul do Brasil
Orientador: Janice Dornelles de Castro

Especialização em Especialização em Informática em Saúde

2013 - 2014

Universidade Federal de São Paulo
Título: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem e a Integração com Sistemas de Informação em Saúde
Orientador: Carla Francine Dalmati

Graduação em Enfermagem

2004 - 2008

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Implicações das Condições de Trabalho na Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Orientador: Jonas Salomão Spricigo

Formação complementar

2007 -

Centro Acadêmico Livre de Enfermagem. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2015

Seleção de Fornecedores de TI. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2014 - 2014

Introdução ao Acolhimento e Classificação de Risco. (Carga horária: 26h). , Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, SES-SC, Brasil.

2014 - 2014

Atenção às Situações de Crise em Saúde Mental. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2014

Capac. p/ utilização e manejo da ferramenta RIPSA. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Apoio pedagógico e inserção social. (Carga horária: 256h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2011 - 2012

Atualização - Saúde Materna e Neonatal. (Carga horária: 190h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEN, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação em Sala de Vacina. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, SES-SC, Brasil.

2008 - 2008

Curso Preparatório para Formadores da PNH. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, ESP-SC, Brasil.

2008 - 2008

Curso Prep. Form. de Apoiads Inst. da Humanização. (Carga horária: 50h). , Escola de Saúde Pública - SP, ESP - SC, Brasil.

2007 - 2007

Primeiros Socorros. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2007 - 2007

Suporte Acançado de Vida em Cardiologia e Trauma. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2007 - 2007

Comissão Básica Permanente de Avaliação Curricular. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2007 - 2007

Curso Extra-Curricular em Inglês nível Avançado 1. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2005 - 2007

Extensão universitária em Liga Acadêmica de Saúde Pública. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2006

Curso Extra-Curricular em Inglês nível 8. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2005 - 2006

Centro Acadêmico Livre de Enfermagem. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2005 - 2005

Curso Básico em DST, HIV, AIDS e Direitos Humanos. (Carga horária: 20h). , Fundação Açoriana para o Controle da AIDS, FAÇA, Brasil.

2005 - 2005

Curso Extra-Curricular em Inglês nível 7. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Ciências Humanas e Políticas Públicas de Saúde.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática em Saúde.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ciência de Dados.

Organização de eventos

CAPONI, S. ; VERDI, M. I. M. ; HELLMANN, F. ; PEDEBÔS, L. A. . Simpósio e Lançamento do Livro "Medicalização da Vida". 2010. (Outro).

VERDI, M. I. M. ; CAPONI, S. ; PEDEBÔS, L. A. . A Vida Medicada: ética, saúde pública e indústria farmácêutica. 2009. (Outro).

CLAUSEN, R. G. ; PEDEBÔS, L. A. . III Fórum Municipal de Conselhos Locais de Saúde. 2008. (Outro).

VERDI, M. I. M. ; CAPONI, S. ; PEDEBÔS, L. A. . II Congresso Catarinense de Saúde Coletiva. 2008. (Congresso).

PEDEBÔS, L. A. ; SOUZA, T. . I Semana Acadêmica de Enfermagem - SAEnf. 2007. (Outro).

CUNHA, I. P. ; PEDEBÔS, L. A. ; SOUZA, T. . Princípios Básicos de Estereologia em Análises Morfométricas. 2007. (Outro).

PEDEBÔS, L. A. . Ciclo de Palestras do CALEnf. 2006. (Outro).

Participação em eventos

Projeto de Formação de Melhoria da Qualdiade da Rede de Atenção à Saúde QUALISUS-REDE.Capítulo 1 - Hipertensão arterial sistêmica. 2015. (Oficina).

Projeto de Formação de Melhoria da Qualdiade da Rede de Atenção à Saúde QUALISUS-REDE.Protocolo de enfermagem vol.1 - hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares. 2015. (Oficina).

Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem. 2013. (Simpósio).

X Congresso Brasileiro de Bioética. 2013. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Bioética. Bioética Clínica e Direitos Humanos. 2013. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Bioética Clínica. 2013. (Congresso).

Congresso Paranaense de Medicina de Família e Comunidade. "Procedimentos no domicílio" e "Cuidados com Feridas". 2012. (Congresso).

III Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Curativo na APS. 2012. (Congresso).

1º Fórum de Bioética e Pesquisa de Manaus.A Bioética e a Humanização dos Serviços de Saúde. 2011. (Outra).

1º Fórum de Bioética e Pesquisa de Manaus.Os CEPs são autônomos? Até onde?. 2011. (Outra).

9º Congresso da Rede Unida. Cinema, saúde e bioética: construindo novas metodologias para a educação em saúde a partir da Política Nacional de Humanização. 2010. (Congresso).

Encontro Catarinense de Estudantes de Enfermagem.Resgate do Movimento Estudantil na Enfermagem em Santa Catarina. 2010. (Outra).

III Congresso Internacional de Especialidade Pediátricas - Criança 2010. Humanização na Rede Hospitalar da Região Sul. 2010. (Congresso).

III Congresso Internacional de Especialidade Pediátricas - Criança 2010. 2010. (Congresso).

Simpósio e Lançamento do Livro "Medicalização da Vida: ética, saúde pública e indústria farmacêutica". 2010. (Simpósio).

1º Ciclo de Debates em Bioética. 2009. (Outra).

1º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Enfermagem.Com a Voz, o Povo: a experiência da construção de um Conselho Local de Saúde. 2009. (Seminário).

2º Seminário Nacional de Humanização: trocando experiências.Política Nacional de Humanização na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde:: análise das implicações éticas para a garantia do direito à atenção integral à saúde. 2009. (Seminário).

A Vida Medicada: ética, saúde pública e indústria farmacêutica.Em busca da Perfeição: a medicalização da beleza entre adolescentes. 2009. (Simpósio).

1º Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Comunicação Oral. 2008. (Congresso).

II Congresso Catarinense de Saúde Coletiva. Implicações do Trabalho no Acesso aos Serviços de Saúde. 2008. (Congresso).

2º Encontro Catarinense sobre a Doença de Parkinson. 2007. (Encontro).

Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem.A Participação Discente na Construção de um Novo Modelo de Atenção a Saúde Através da Inserção na Rede Docente Assistencial. 2007. (Outra).

Princípios Básicos de Esterelogia. 2007. (Outra).

VII Encontro Catarinense de Saúde Mental & Seminário Internacional de Saúde Mental e Cultura. 2007. (Encontro).

1º Encontro Catarinense sobre a Doença de Parkinson. 2006. (Encontro).

86º Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Enfermagem & Seminário Nacional de Formação Política da ENEEnf. 2006. (Seminário).

Assédio Moral no Trabalho. 2006. (Outra).

Congresso Nacional dos Trabalhadores. 2006. (Congresso).

Conselho Nacional de Entidades de Base. 2006. (Congresso).

Controle de Infecção Hospitalar. 2006. (Outra).

Sistema COREN / COFEN. 2006. (Outra).

XIV Encontro Catarinense de Enfermagem Pediátrica. 2005. (Encontro).

Orientou

Ezequiel Aparecido dos Santos

Vigilância em saúde na atenção domiciliar: um olhar estratégico do conhecimento baseado na construção de protocolos no município de Bauru-SP; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Atenção Domiciliar) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Maria Madalena Souza Bento

Integração do Serviço de Atenção Domiciliar e o Serviço Social do município de Jaguariúna - SP; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Atenção Domiciliar) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Laila Barreto

Atenção Domiciliar: a educação em saúde como ferramenta para instrumentalizar o cuidado ao idoso pelo seu núcleo familiar; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Atenção Domiciliar) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Maristela Freire Silva de Araújo

Serviço de Atenção Domiciliar: uma proposta de articulação entre a rede de atenção à saúde e outros serviços da comunidade para a promoção de saúde; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Atenção Domiciliar) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Manuela Justi de Farias

Implantação de grupo terapêutico de hipertensos e diabéticos em uma Estratégia de Saúde da Família de São João Batista - SC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Marcel Schiavini

Projeto de Intervenção: abordagem às lesões de esforço repetitivo na unidade básica de saúde de Seara - SC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Marcello de Quadros Ribeiro

Falha de adesão ao tratamento em portadores crônicos de Hipertensão Arterial Sistêmica em um município do meio oeste catarinense; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Maria Fernanda Piccoli

Projeto de intervenção para prevenção do desmame precoce e promoção do aleitamento materno no bairro Bom Viver em Biguaçu - SC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Maria Julia Almeida Rostirolla

Estratégia de abordagem da obesidade na atenção primária no Sistema Único de Saúde; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Maria Luiza Martins Teixeira

Implementação de novo método de acolhimento no Centro de Saúde Barreiros na cidade de São José - SC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Mariana Moreira Moraes

Implementação do grupo "Cuidando do cuidador de saúde mental" na Estratégia Saúde da Família Acaraí em São Francisco do Sul - SC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Mariele Felipe Dassoler

A implantação do acolhimento no processo de trabalho da equipe da Estratégia de Saúde da Família no município de Turvo - SC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Antonio Vila Benitez

Plano de Intervenção para aumentar a qualidade de vida de pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde de Quarto Centenário - PR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Antonio Vila Benitez

Plano de intervenção para aumentar a qualidade de vida de pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde de Quarto Centenário - PR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Beatriz Zozaya Aldana

Atenção à saúde de portadores de Diabetes Melitus e Hipertensão Arterial Sistêmica na perspectiva da Estratégia de Saúde da Família do município Santa Inês - PR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Clotilde Caridad Uribe Hernandez

O grupo de hipertensos e a adesão ao tratamento proposto: experiência no município Tapejara - PR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Indira Rosa Borrell Fernandez

Plano de intervenção para prevenção de Hipertensão Arterial Sistêmica em pacientes do município de Altonia - PR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Mayibet Matos Camejo

Prevenção das complicações e fatores de risco modificáveis na população hipertensa da Equipe de Saúde da Família 1, Formosa do Oeste - PR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Nidia Tati Ruiz

Projeto de intervenção educativa em pacientes com depressão e uso descontrolado de antidepressivos em uma Unidade Básica de Saúde; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Nilvia Dorvigny Izquierdo

Estratégias em saúde para o aumento da adesão de exercício físico em pacientes diabéticos cadastrados pela Unidade Básica de Saúde Jardim Brasília no município de Carambéi - PR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Oniel Perez Perez

Educação em saúde para diminuição da incidência de Diabetes Mellitus e melhoria da qualidade de vida dos diabéticos nas comunidades rurais de Paranavaí - PR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Nibenia Rodriguez Trujillo

Intervenções para aumentar a adesão ao exame citopatológico do colo to útero na Unidade Básica de Saúde Mandacarú em Maringá - PR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Multiprofissional na Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lucas Alexandre Pedebos;

Produções bibliográficas

  • HARZHEIM, ERNO ; D?AVILA, OTÁVIO PEREIRA ; PEDEBOS, LUCAS ALEXANDRE ; WOLLMANN, LUCAS ; COSTA, LUIS GUSTAVO MELLO ; CUNHA, CARLO ROBERTO HACKMANN DA ; MOURA, LUANA NUNES DE ; MINEI, TALES ; FALLER, LIVIA DE ALMEIDA . Atenção primária à saúde para o século XXI: primeiros resultados do novo modelo de financiamento. Ciência & Saúde Coletiva , v. 27, p. 609-617, 2022.

  • ANDRADE, BRUNA ; PEDEBOS, LUCAS ALEXANDRE ; SILVA, ANA CAROLINA SEVERINO DA ; AMANTE, LÚCIA NAZARETH ; PAES, LUCILENE GAMA ; PAESE, FERNANDA . Diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis realizados por enfermeiros na Atenção Primária à Saúde. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE , v. 17, p. 2755, 2022.

  • REBOLHO, RICARDO COLLAR ; POLI NETO, PAULO ; PEDEBÔS, LUCAS ALEXANDRE ; GARCIA, LEANDRO PEREIRA ; VIDOR, ANA CRISTINA . Médicos de família encaminham menos? Impacto da formação em MFC no percentual de encaminhamentos da Atenção Primária. Ciência & Saúde Coletiva , v. 26, p. 1265-1274, 2021.

  • GARCIA, LEANDRO PEREIRA ; GONÇALVES, ANDRÉ VINÍCIUS ; ANDRADE, MATHEUS PACHECO ; PEDEBÔS, LUCAS ALEXANDRE ; VIDOR, ANA CRISTINA ; ZAINA, ROBERTO ; HALLAL, ANA LUIZA CURI ; CANTO, GRAZIELA DE LUCA ; TRAEBERT, JEFFERSON ; ARAÚJO, GUSTAVO MEDEIROS DE ; AMARAL, FERNANDA VARGAS . Estimating underdiagnosis of COVID-19 with nowcasting and machine learning. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA , v. 24, p. ---, 2021.

  • TISSOT, HEGLER C. ; PEDEBOS, LUCAS A. . Improving Risk Assessment of Miscarriage During Pregnancy with Knowledge Graph Embeddings. Journal Of Healthcare Informatics Research , v. 5, p. 359-381, 2021.

  • AQUINO, NICOLE ; PEDEBÔS, LUCAS ALEXANDRE ; CALDERON, DANIELA . Custo anual de cuidado ao paciente segundo o tipo de morbidadeAnnual cost of health care according to individual morbidity. JORNAL BRASILEIRO DE ECONOMIA DA SAÚDE , v. 13, p. 43-48, 2021.

  • LANZONI, GABRIELA MARCELLINO DE MELO ; CECHINEL-PEITER, CAROLINE ; PEDEBÔS, LUCAS ALEXANDRE ; BARRA, DANIELA COUTO CARVALHO ; NASCIMENTO, WAGNER JOSÉ . Indicadores de produção assistencial do enfermeiro na Atenção Básica em Saúde. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e29410212354, 2021.

  • PEDEBOS, LUCAS ALEXANDRE . Associação entre custos por equipe de saúde da família e porte de unidade básica de saúde em uma capital do sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , v. 26, p. 1543-1552, 2021.

  • HARZHEIM, ERNO ; D?AVILA, OTÁVIO PEREIRA ; RIBEIRO, DANIELA DE CARVALHO ; RAMOS, LARISSA GABRIELLE ; SILVA, LARIÇA EMILIANO DA ; SANTOS, CAROLINE MARTINS JOSÉ DOS ; COSTA, LUIS GUSTAVO MELLO ; CUNHA, CARLO ROBERTO HACKMANN DA ; PEDEBOS, LUCAS ALEXANDRE . Novo financiamento para uma nova Atenção Primária à Saúde no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , v. 25, p. 1361-1374, 2020.

  • SELLERA, PAULO EDUARDO GUEDES ; PEDEBOS, LUCAS ALEXANDRE ; HARZHEIM, ERNO ; MEDEIROS, OLIVIA LUCENA DE ; RAMOS, LARISSA GABRIELLE ; MARTINS, CAROLINE ; D?AVILA, OTÁVIO PEREIRA . Monitoramento e avaliação dos atributos da Atenção Primária à Saúde em nível nacional: novos desafios. Ciência & Saúde Coletiva , v. 25, p. 1401-1412, 2020.

  • HARZHEIM, ERNO ; MARTINS, CAROLINE ; WOLLMANN, LUCAS ; PEDEBOS, LUCAS ALEXANDRE ; FALLER, LÍVIA DE ALMEIDA ; MARQUES, MAXIMILIANO DAS CHAGAS ; MINEI, TALES SHINJI SAWAKUCHI ; CUNHA, CARLO ROBERTO HACKMANN DA ; TELLES, LUIZ FELIPE ; MOURA, LUANA JONATA NUNES DE ; LEAL, MÁRCIA HELENA ; RODRIGUES, ATILA SZCZECINSKI ; RECH, MILENA RODRIGUES AGOSTINHO ; D'AVILA, OTÁVIO PEREIRA . Ações federais para apoio e fortalecimento local no combate ao COVID-19: a Atenção Primária à Saúde (APS) no assento do condutor. Ciência & Saúde Coletiva , v. 25, p. 2493-2497, 2020.

  • GARCIA, LEANDRO PEREIRA ; TRAEBERT, JEFFERSON ; BOING, ALEXANDRA CRISPIM ; SANTOS, GRAZIELLI FARIA ZIMMER ; PEDEBÔS, LUCAS ALEXANDRE ; D'ORSI, ELEONORA ; PRADO, PAULO INACIO ; VERAS, MARIA AMELIA DE SOUSA MASCENA ; BOAVA, GIULIANO ; BOING, ANTONIO FERNANDO . O potencial de propagação da COVID-19 e a tomada de decisão governamental: uma análise retrospectiva em Florianópolis, Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA , v. 23, p. E200091, 2020.

  • HARZHEIM, ERNO ; DE ALMEIDA FALLER, LÍVIA ; D?AVILA, OTÁVIO PEREIRA ; MATTURRO, LUCAS ; PEDEBÔS, LUCAS . Physical activity: a (mobile) call to action. BMJ-British Medical Journal , v. 368, p. m316, 2020.

  • REIS, JOÃO GABBARDO DOS ; HARZHEIM, ERNO ; NACHIF, MARIA CRISTINA ABRÃO ; FREITAS, JULIANA CARLA DE ; D?ÁVILA, OTÁVIO ; HAUSER, LISIANE ; MARTINS, CAROLINE ; PEDEBOS, LUCAS ALEXANDRE ; PINTO, LUIZ FELIPE . Criação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e suas implicações para o SUS. Ciência & Saúde Coletiva , v. 24, p. 3457-3462, 2019.

  • VOLTOLINI, BRUNA CARLA ; ANDRADE, SELMA REGINA DE ; PICCOLI, TALITA ; PEDEBÔS, LUCAS ALEXANDRE ; ANDRADE, VANESSA . ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA MEETINGS: AN INDISPENSABLE TOOL FOR LOCAL PLANNING. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 28, p. 20170477-14, 2019.

  • PEDEBOS, LUCAS ALEXANDRE ; ROCHA, DAYANA KARLA ; TOMASI, YANÁ . A vigilância do território na atenção primária: contribuição do agente comunitário na continuidade do cuidado. Saúde em Debate , v. 42, p. 940-951, 2018.

  • Eidelwein, C ; Severo Garcia Junior, C. A ; PEDEBÔS, L. A. ; Otaviano Pedro, M. F. ; CARDOSO REZENDE CHAVES, A. G. ; YASUI, S. . Função Apoio em Pesquisa: experimentação na produção de (des)caminhos e desvios. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change , v. 5, p. 39-49, 2014.

  • Severo Garcia Junior, C. A ; PEDEBÔS, L. A. ; NOGUEZ, C. ; YASUI, S. . Ampliação da Capacidade de Análise: a produção de sentidos na Política Nacional de Humanização. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change , v. 5, p. 79-89, 2014.

  • SILVEIRA, E. R. ; PEDEBÔS, L. A. ; CALDERON, D. B. L. ; PEREIRA, K. G. ; AQUINO, N. M. R. . Monitoramento do Planejamento para a Tomada de Decisão em Florianópolis: o sistema PDCASaúde. In: Ministério da Saúde. (Org.). Premio InovaSUS 2012-2013: valorização de boas práticas e inovação na gestão do trabalho na saúde. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2015, v. , p. 183-190.

  • FREITAS, T. ; PEDEBÔS, L. A. ; MEDEIROS, G. A. R. . A consolidação do SUS e seus princípios: pontos e contrapontos de um sistema idealizado para ser universal, integral e equiativo. In: Fernando Hellmann, Marta Verdi, Rita Gabrielli, Sandra Caponi. (Org.). Bioética e Saúde Coletiva. 1ed.Florianópolis: DIOESC, 2012, v. , p. 86-106.

  • TEIXEIRA, M. ; GARCIA, L. P. ; RAMOS, I. ; PEDEBÔS, L. A. ; MACEDO, D. ; ARAUJO, G. M. . PREVISÕES DE AUSÊNCIA EM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM UNIDADES DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS. In: II Workshop de informação, dados e tecnologia, 2018, João Pessoa. Anais do II Workshop de informação, dados e tecnologia, 2018.

  • VERDI, M. I. M. ; PEDEBÔS, L. A. . Política Nacional de Humanização na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde:: análise das implicações éticas para a garantia do direito à atenção integral à saúde. In: 2º Seminário Nacional de Humanização: trocando experiências, 2009, Brasília. 2º Seminário Nacional de Humanização, 2009.

  • ALVES, T. F. ; PEDEBÔS, L. A. . A Participação Discente na Construção de um Novo Modelo de Atenção a Saúde Através da Inserção na Rede Docente Assistencial. In: Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, 2007, Londrina. IV Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, 2007.

  • PEDEBOS, LUCAS ALEXANDRE . Associação entre custos por equipe de saúde da família e porte de unidade básica de saúde em uma capital do sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , 2021.

  • REBOLHO, R. C. ; POLI NETO, P. ; PEDEBOS, LUCAS ALEXANDRE ; GARCIA, L. P. ; VIDOR, A. C. . Médicos de família encaminham menos? Impacto da formação em MFC no percentual de encaminhamentos da Atenção Primária.. Ciência & Saúde Coletiva , 2021.

  • TEIXEIRA, M. ; GARCIA, L. ; RAMOS, I. ; PEDEBÔS, L. A. ; MACEDO, D. ; ARAUJO, G. . Previsões de Ausência em Atendimento Especializado em Unidades de Saúde Pública de Florianópolis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEDEBÔS, L. A. . Sistematização do Processo de Trabalho da Enfermagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, K. G. ; VERDI, M. I. M. ; LIMA, R. C. G. S. ; SCHMITT, H. B. B. ; PEDEBÔS, L. A. ; FREITAS, T. G. ; OLIVEIRA, I. C. S. . Cinema, saúde e bioética: construindo novas metodologias para a educação em saúde a partir da Política Nacional de Humanização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEDEBÔS, L. A. ; SOUZA, A. P. ; BARROSO, C. R. ; PAESE, F. ; PESSOA, L. G. . Com a Voz o Povo: A Experiência da Construção de um Cosnelho Local de Saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, T. G. ; PEDEBÔS, L. A. . Em busca da Perfeição: a medicalização da beleza entre adolescentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERDI, M. I. M. ; PEDEBÔS, L. A. . A Política Nacional de Humanização na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde: análise das implicações éticas para a garantia do direito à atenção integral à saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEDEBÔS, L. A. ; BARROSO, C. R. ; SPRICIGO, J. S. . Implicações do Trabalho no Acesso aos Serviços de Saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VERDI, M. I. M. ; PEDEBÔS, L. A. . A Política Nacional de Humanização na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde: análise das implicações éticas para a garantia do direito à atenção integral à saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALVES, T. F. ; PEDEBÔS, L. A. . A Participação Discente na Construção de um Novo Modelo de Atenção a Saúde Através da Inserção na Rede Docente Assistencial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAYAD, Y. J. ; SARTOR, D. G. B. ; PEDEBÔS, L. A. . Interdisciplinaridade em Saúde: o posicionamento da Liga de Saúde Pública. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DELZIOVO, C. R. ; PEDEBÔS, L. A. ; MORETTI-PIRES, R. O. . Bases Conceituais da Clínica Ampliada. Florianópolis: Universidade Aberta do SUS (UNASUS), 2012 (Material didático).

  • DELZIOVO, C. R. ; PEDEBÔS, L. A. ; MORETTI-PIRES, R. O. . Clínica ampliada enquanto metodologia de trabalho. UNASUS, 2012 (Material didático).

  • DELZIOVO, C. R. ; PEDEBÔS, L. A. ; MORETTI-PIRES, R. O. . Camihos para implementar a clínica ampliada. UNASUS, 2012 (Material didático).

  • DELZIOVO, C. R. ; PEDEBÔS, L. A. ; MORETTI-PIRES, R. O. . Práticas exitosas de clínica ampliada. UNASUS, 2012 (Material didático).

  • PEDEBÔS, L. A. . Curso de Formação de Apoiadores Institucionais para a Humanização da Gestão e da Atenção à Saúde. 2009. .

  • PEDEBÔS, L. A. . Curso de Capacitação a Distância para a Atenção Básica. 2008. .

  • PEDEBÔS, L. A. ; ALVES, T. F. . ABOCAT 14 - Na Veia e Sem Dó. 2007. (Editoração/Outra).

  • PEDEBÔS, L. A. ; RODRIGUES, A. C. R. L. ; ANDERSON, T. J. . Campanha Dia Mundial sem cigarro. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • PEDEBÔS, L. A. ; ALVES, T. F. . ABOCAT 14 - Na Veia e Sem Dó. 2006. (Editoração/Outra).

  • CAMPOLINO, M. A. ; SASSO, G. T. M. D. ; COELHO, L. ; PEDEBÔS, L. A. . Reanimação Cardio-Pulmonar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Formação em Humanização do SUS: Avaliação dos efeitos dos processos de formação de apoiadores institucionais na produção de saúde nos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, Descrição: Este projeto propõe a realização de uma pesquisa avaliativa dos cursos de formação de apoiadores promovidos pela Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção do SUS em três estados brasileiros ? São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre os anos de 2008 e 2009. Trata-se de um estudo multicêntrico e interinstitucional, envolvendo o Ministério da Saúde e três instituições acadêmicas parceiras nos respectivos Estados - Universidade Estadual de São Paulo, em Assis/SP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Santa Catarina. Como objetivo principal a pesquisa se propõe a avaliar os processos de formação e seus efeitos na produção de saúde dos referidos territórios. A humanização parte do princípio de que a produção de saúde engloba 1) produção de subjetividades; 2)produção de novos processos e práticas de trabalho; e 3) produção de redes que se inserem em cenários e contextos territoriais. Estas três dimensões serão tomadas como eixos estruturantes da pesquisa. Propõe-se, ainda, a avaliação dos condicionantes e variáveis que favorecem ou dificultam a sustentação e continuidade dos processos de mudança disparados pelos planos de intervenções elaborados durante os cursos, bem como desenvolver metodologias que possam servir de marco teórico-metodológico para outras pesquisas avaliativas no campo da saúde. A fim de perseguir tais objetivos, a orientação metodológica da avaliação formativa e participativa, que estruturou os projetos pedagógicos dos cursos em questão, mantém-se como fio condutor da pesquisa que os avaliará. Compreendida como práxis avaliativa que atravessa os processos de trabalho/ação, uma avaliação formativa produz informação para (retro)alimentar todo o processo de intervenção desencadeado, tornando o planejar-fazer um ato indissociável. Representa, nessa medida, uma aposta numa dada arquitetura institucional que implica a superação da lógica que separa aquele que avalia daquele que é avaliado, incorporando po. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Alexandre Pedebos - Integrante / Marta Inez Machado Verdi - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    A OUVIDORIA DA SAÚDE EM SANTA CATARINA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA BIOÉTICA COTIDIANA E DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lucas Alexandre Pedebos - Integrante / Marta Inez Machado Verdi - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    A Política Nacional de Humanização na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde: análise das implicações éticas para a garantia do direito à atenção integral à saúde, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas Alexandre Pedebos - Integrante / Marta Inez Machado Verdi - Coordenador.

Prêmios

2014

TOEFL ITP - 553, Educational Testing Service.

2014

Prêmio INOVASUS 2014, Ministério da Saúde.

2013

Prêmio INOVASUS 2013, Ministério da Saúde.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Saúde Ingleses. , Travessa dos Imigrantes nº 135, Ingleses, 88058418 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 32692100

Experiência profissional

2010 - 2022

Prefeitura Municipal de Florianópolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2017 - 05/2019

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.,Cargo ou função, Gerente de Inteligência e Informação.

  • 04/2013 - 03/2017

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde.,Cargo ou função, Técnico da Gerência de Planos, Metas e Políticas de Saúde..

  • 01/2012 - 04/2013

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde.,Serviço realizado, Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família.

  • 05/2011 - 01/2012

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde.,Cargo ou função, Coordenador de Unidade Básica de Saúde.

  • 11/2010 - 05/2011

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde.,Serviço realizado, Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família.

2014 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Tutor

Outras informações:
Tutor do Curso de Especialização Multiprofissional na Atenção Básica, desenvolvendo atividades presenciais e à distância (através da plataforma Moodle).

2009 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de Histologia.

2008 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina - Saúde e Sociedade para o curso de graduação em Medicina.

2007 - 2008

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2009 - 12/2010

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Histologia

  • 03/2009 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.,Cargo ou função, Membro.

  • 08/2007 - 08/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Graduação em Enfermagem.,Cargo ou função, Membro da Comissão Básica Permanente para acompanhamento de implantação curricular.

  • 03/2007 - 07/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Monitoria - disciplina Histologia - MOR 5317.

  • 09/2006 - 02/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Monitoria - disciplina Histologia aplicada à Enfermagem MOR 5317.

  • 05/2006 - 08/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Monitoria - disciplina Histologia aplicada à Enfermagem - MOR 5317.

  • 08/2005 - 12/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Monitoria - disciplina Saúde da Mulher I - MED 7004.

  • 02/2005 - 07/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Monitoria - disciplina Histologia Geral.

2019 - 2020

Ministério da Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador-Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador-Geral de Informação da Atenção Primária

Atividades

  • 05/2019 - 04/2020

    Direção e administração, Secretaria de Atenção Primária em Saúde, Departamento de Saúde da Família.,Cargo ou função, Coordenador-Geral de Informação da Atenção Primária.

2022 - Atual

RADAR ASSESSORIA EM SAUDE LTDA, Radar

Vínculo: assessoria, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2025

    Direção e administração, Gerência de TI.,Cargo ou função, Gerente de Dados e Informação Estratégica.

  • 04/2022 - 03/2025

    Serviços técnicos especializados , Gerência de TI.,Serviço realizado, Analise de dados; Engenharia de dados; Consultoria especializada.

2024 - 2025

Banco Interamericano de Desenvolvimento

Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 10

Outras informações:
Atividades de consultoria especializada, envolvendo análise de dados e construção de instrumentos voltados ao aprimoramento da gestão de serviços de saúde, com foco em saúde digital.

2024 - 2024

Banco Interamericano de Desenvolvimento

Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 10

Outras informações:
Realização de análise de dados e construção da plano de ação para aprimoramento da rede de atenção à saúde com foco na doença renal crônica.

2022 - 2022

Banco Interamericano de Desenvolvimento

Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 10

Outras informações:
Desenvolvimento de análise de dados e construção de produtos focados na construção do PlanoEstratégico de Telemedicina para o Estado de Sergipe.