Eliane Maria de Oliveira
Eliane Maria de Oliveira foi professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul de 2001 a 2020 ( aposentadoria). Professora do Ensino Médio e Fundamental entre 1985 e 2000 da Rede Pública de Mato Grosso do sul. Professora da Associação Educacional do Cone Sul entre 1999 e 2006 no Ensino Médio e Superior. Coordenadora do Mestrado em Letras da UEMS entre 2011 e 2014. Coordenadora da Graduação em Letras entre 2002 a 2007. Coordenadora do Bacharelado em Letras em 2019. Diretora de Ensino Médio e Fundamental entre 1997 e 1999. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atua principalmente com seguintes temas: identidade, literatura brasileira, literatura, história e acervos. Coordena o Laboratório de Pesquisas em Acervos Pessoas Jindřich Trachta da UEMS. É autora dos seguintes livros: Literatura e identidade nacional: uma leitura de Viva o povo brasileiro(2012), Acervo Capiroba(1968-2008): quarenta anos da fortuna crítica de João Ubaldo Ribeiro( 2015), Jindřich Trachta( autor, leitor, escritor e tradutor) memória e livros.( 2019). A formação da pesquisadora é a seguinte: Graduação em Letras Port/Inglês - FFCL Ministro Tarso Dutra (1984), Graduação em Pedagogia - FFCL de Presidente Venceslau (1991), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Doutorado em Letras/ Literatura pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita - Unesp. Assis (2011). Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais( 2016). Estágio complementar pós-doutoral pela Universidade de Masarykova, República Tcheca.(2016). Nome anterior Eliane Maria de Oliveira Giacon
Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras/ Literatura
2007 - 2011
Universidade Estadual Júlio de Mesquita - Unesp. Assis
Título: ACERVO CAPIROBA (1968-2008): UM ESTUDO DA FORTUNA CRÍTICA DE JOÃO UBALDO RIBEIRO.
João Luís Cardoso Tápias Ceccantini.
Mestrado em Letras
2000 - 2002
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: VIVA O POVO BRASILEIRO: HISTÓRIA E IDENTIDADE,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Dr. ANTONIO ROBERTO ESTEVES
Palavras-chave: novo, romance, histórico, viva, povo, brasileiro.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior; Outro; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Especialização em Programa de Pós Graduação em Letras:Estudos Literários
2015 - 2016
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: JINDŘICH TRACHTA (AUTOR, LEITOR, ESCRITOR E TRADUTOR) MEMÓRIAS E LIVROS
Orientador: Wander Melo Miranda
Pós-doutorado
2015 - 2016
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Formação complementar
2018 - 2018
Capacitação de docentes para atuar na avaliação de curso. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016
Czech Language Compatriots' Course. (Carga horária: 120h). , Charles University in Prague, CU, República Tcheca.
2013 - 2013
Formação Continuada p. Avaliadores do ENEM 2013. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em "Formação Continuada para Avaliadores das Redações. (Carga horária: 100h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Extensão para Capacitação de Tutores. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Curta Duração. , Universidade Estadual Júlio de Mesquita - Unesp. Assis, UNESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Organização de eventos
GIACON, E. M. O. ; RODRIGUES, M. L. ; TAFARELLO, P. C. . Discurso: gênero e sexualidade. 2014. (Congresso).
GIACON, E. M. O. ; ABRAÃO,D. ; PEREIRA, D. C. . III Encontro de Estudos Literários da UEMS. 2012. (Congresso).
GIACON, E. M. O. . II Encontro de Estudos Literários da UEMS. 2011. (Congresso).
GIACON, E. M. O. ; GAMA, A. S. . Intercâmbio Cultural Tcheco-Eslovaco-Brasileiro: Memória e História. 2011. (Outro).
GIACON, E. M. O. . Língua e Cultura Tcheca: a diversidade cultural em estudo. 2011. (Outro).
ABRAÃO,D. ; GIACON, E. M. O. ; RODRIGUES, M. L. ; PEREIRA, D. C. ; SANTANA, A. C. . I - Encontro de Estudos Literários: Literatura, História e Sociedade. 2010. (Outro).
GIACON, E. M. O. . I SIMPOLENA - Simpósio de Letras de Nova Andradina. 2010. (Outro).
RODRIGUES, M. L. ; GAMA, A. S. ; GIACON, E. M. O. . I Encontro de análise de Discurso: Limites e Perspectivas. 2007. (Outro).
GIACON, E. M. O. ; PERON, E. M. . Seminários de Literatura: da graduação à Pós-graduação. 2007. (Congresso).
GIACON, E. M. O. . II CELLMS e III EPGL. 2006. (Congresso).
Participação em eventos
Colóquio do Campo Discursivo.A obra literária: Estudo dos processos de apropriação dos discursos coletivos pelo texto literário. 2019. (Outra).
Encontro anual do PROFLETRAS.Afinal, o que se ensina, quando se ensina Literatura na escola.. 2019. (Encontro).
CLISERTAO. A literatura Infantil nas bordas. 2018. (Congresso).
II EPEEL. Apontamentos sobre Letramento Literário. 2018. (Congresso).
Integra UFMS. Avaliador de Linguagens. 2018. (Feira).
Segundo encontro de Educadores: As múltiplas linguagens Ca e a apropriação do conehchecimento nos dias atuais.Literatura e Desenvolvimento intelectual. 2018. (Encontro).
III COPENE. Relações raciais e homossexuais em O Bom Criolo. 2017. (Congresso).
XVI Encontro do PROLER.PROLER MULHER. 2015. (Encontro).
Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional, V Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional, XIII Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional (RE)Visões do Fantástico: do centro às margens; caminhos cruzados. VIVA O POVO BRASILEIRO: O FANTÁSTICO PARA RELER OS DISCURSOS DE IDENTIDADE NACIONAL. 2014. (Congresso).
Discurso: gênero e sexualidade. Literatura e identidade: a mulher na obra de João Ubaldo Ribeiro. 2014. (Congresso).
IV Forum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS. 2014. (Outra).
V EEL Encontro de Estudos Literários da UEMS: Questões em Torno do Marginal: entre a tradição e a inovação.Minicurso :MERCADO EDITORIAL E A OBRA LITERÁRIA . 2014. (Encontro).
V EEL Encontro de Estudos Literários da UEMS: Questões em Torno do Marginal: entre a tradição e a inovação.Pesquisas Desenvolvidas no NEHMS. 2014. (Encontro).
V EEL Encontro de Estudos Literários da UEMS: Questões em Torno do Marginal: entre a tradição e a inovação.Ruptura e transformação na narrativa de João Gilberto Nol( em conjunto com Luciene Veiga Costa). 2014. (Encontro).
I Forum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS. 2013. (Outra).
II Encontro de Editores de Periódicos. 2013. (Encontro).
II Seminário de Programas de Pós-graduação da Área de Letras e Linguística. 2013. (Seminário).
I Seminário de Programas de Pós-graduação da Área de Letras e Linguística: identidades, convergências e perspectivas.. 2013. (Seminário).
IV Encontro de Estudos Literários da UEMS.Estudos Técnicos sobre Acervos e Arquivos. 2013. (Encontro).
VI ConLaCol. Água Viva: poesia contemporânea em Clarice Lispector. 2013. (Congresso).
VI ConLaCol. Borges na memória coletiva dos leitores. 2013. (Congresso).
V Simpósio Nacional de Estudos Filológico e Linguísticos.O apelo da ruptura de Grotowiski no poema de Carlos Djandre Rolim. 2013. (Simpósio).
III Encontro de Estudos Literários.Os estudos sobre o romance de extração histórica nos últimos 20 anos.. 2012. (Encontro).
X Encontro de professores da UEMS. 2012. (Encontro).
2 EPEX -UEMS.Acervo eurico Félix: Um guia da produção literária do autor. 2011. (Encontro).
Capacitação para elaboradores e revisores de itens do ENADE/BNI. 2011. (Outra).
Curso de Língua Tcheca. 2011. (Oficina).
II Colóquio de Lingística e Literatura: Letras em Jarcim.Leitura de Imagens dos Mitos Literários. 2011. (Outra).
II EEL-Encontro de Estudos Literários da UEMS: Desafios da Teoria e da Crítica Literária no Final do Século XX e XXI.Literatura e Ensino de Literatura: Desafios. 2011. (Encontro).
III SELL - Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários.Fortuna Crítica de João Ubaldo Ribeiro. 2011. (Simpósio).
Intercâmbio Cultural Tcheco-Eslovaco-Brasileiro.O olhar brasileiro sobre a literatura tcheca. 2011. (Simpósio).
VII EPGL, VI CNELLMS. Projetos de Pesquisa em Andamento. 2011. (Congresso).
VIIEPGL, VI CNLLMS, IV EPPGL. Minicurso Contos e Crônicas. 2011. (Congresso).
1 Evento de Elaboração de Itens do Banco Nacional de Itens.Produção de Itens. 2010. (Outra).
Capacitação para Credenciamento de Colaboradores do BNI - Banco Nacional de Itens. 2010. (Outra).
GELCO. A mulher, um ser esquisito. 2010. (Congresso).
I EEL - Encontro de Estudos Literários: Literatura, História e Sociedade.Arqervo, arquivo e repositório: função histórico-memorialista da literatura. 2010. (Encontro).
I EEL - Encontro de Estudos Literários: Literatura, História e Sociedade.Acervo ou arquivo: a obra ubaldiana como fonte de pesquisa. 2010. (Encontro).
I SIMPOLENA.Estudos Literários do grupo de pesquisa: Literatura, História e Sociedade.. 2010. (Simpósio).
CONAE / COIED - ( com apresentação de trabalho). Estudos e Propostas para o Eixo I. 2009. (Congresso).
I Salão de Pesqusia Docente e IV Encontro de Iniciação Científica( com apresentação de trabalho).Arquivo Capiroba. 2009. (Encontro).
XIII Cilco de Literatura: Seminário Internacional As letras em tempo de pós( com apresentação de trabalho).Idenitdade e Literatura: uma leitura do discurso Ubaldiano. 2009. (Seminário).
ABRALIC( com apresentação de trabalho). Acervo Capiroba: um estudo de ( sobre) a obra ubaldiana(1968-2008). 2008. (Congresso).
Capacitação de Geretnes de Unidades, Coordenadores e coordenadores Adjuntos da UEMS.Construção do PDI. 2008. (Encontro).
9 Encontro de Professores de UEMS - Um salto para aPós-Graduação Stricto Sensu. 2007. (Encontro).
III CELLMS. Tópicos de Literatura, Cultura e Identidade. 2007. (Congresso).
III Colóquio InternacionaLdo CILBELC: Interminati spzi e souvrumani silenzi..Vila Real e Sargento Getúlio: um espaço para o estudo do ilhamento. 2007. (Outra).
3 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Revitlizando Saberes na Vida do Professor. 2006. (Congresso).
58ª Reunião Anual da SBC.Cunhataí: uma aposta no novo romance histórico. 2006. (Outra).
II CELLMS/ III EPGL. Yo, El Supremo( 1974) : Um espaço para a leitura do discurso erótico. 2006. (Congresso).
II CELLS e III EPGL. Yo, El Supremo( 1974): Um espaço para a leitura do discurso erótico.. 2006. (Congresso).
II Colóquio Internacional do CILBELC.De santo a Deus: um espaço intertextual entre a literatura e o cinema brasileiro. 2006. (Outra).
IV COPENE. Vozes Negras no BRasil:uma análise do discurso ubaldiano. 2006. (Congresso).
Narrativas de Extração Histórica: Escrituras da Memória.Madama Sui: um estudo da narrativa de Roa Bastos. 2006. (Simpósio).
Narrativas de Extração Histórica: Escrituras da Memória.Madame Sui: memória e eroticidade como formas de resistência ao poder. 2006. (Simpósio).
57ª Reunião Anual da SBPC. Contos e romance ubaldianos; um estudo da enunciação. 2005. (Congresso).
8 Encontro de Professores da UEMS.8 Encontro de Professores da UEMS. 2005. (Encontro).
FORUM DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA UEMS.FORUM DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA UEMS. 2005. (Outra).
Forúm de Estágio Curricular Supervisionado da UEMS.Forúm de Estágio Curricular Supervisionado da UEMS. 2005. (Outra).
II ENCONTRO DE PESQUISA DA FINAN.Teoria da Recepção: Leitura Livre ou Imposta? Leitor Real ou Abstrato?. 2005. (Encontro).
II Encotntro de Pesquisa da FINAN.Dois Tempos e Uma Parada; Um Estudo do Conto e do Romance como Formas de Releitura da Historiografia. 2005. (Encontro).
O SINAES e a Qaulidade Superior no Brasil.O SINAES e a Qualidade Superior no Brasil. 2005. (Encontro).
XVII CELLIP.O erótico na obra de Hilda Hilst: uma forma de revelação. 2005. (Simpósio).
XXIII Semana da História: História e Imagem: Imagem da História.Vigilia do Almirante: um estudo da metaficção historiográfica. 2005. (Outra).
12ª SBPC. Jovem. 2004. (Congresso).
1ª SBPC Cultura e Natureza. 2004. (Congresso).
56ª SBPC -.56ª SBPC. 2004. (Seminário).
I Encontro de Pesquisa da FINAN: diálogo entre saberes: construindo conhecimento.literatura e identidade em Viva o povo brasileiro. 2004. (Encontro).
VI Semana de Letras de Nova Andradina - Signos em Rotação.Brasileiro: uma Questão de Discurso. 2004. (Encontro).
51 Grupo de Estudos Literários. Viva o povo brasileiro: um estudo literário e histórico. 2003. (Congresso).
Encontro da Educação Básica do Mato Grosso do Sul.Encontro da Educação Básica do Mato Grosso do Sul. 2003. (Encontro).
Encontro do Programa de Avaliação Básica do Mato Grosso do Sul. 2003. (Encontro).
I Encontro de Programa de Avaliação da Educação Básica - Oficina de Elaboração de Itens.I Encontro de Programa de Avaliação da Educação Básica - Oficina de Elaboração de Itens. 2003. (Encontro).
II Semana de Letras Anglo-Latinas da UEMS.II Semana de Letras Anglo -Latinas da UEMS: Ano 10. 2003. (Seminário).
II Seminário de Educação à Distância. 2003. (Seminário).
50 Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. 2002. (Seminário).
Encontro de Professores. 2002. (Encontro).
XVIIJELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2001. (Outra).
Capacitação em Informática Educativa. 1999. (Oficina).
Introdução à Informática.Introdução à Informática. 1999. (Outra).
Seminário propostas e desfios do ensino médio no contexto da Escola Guaicuru.Seminário propostas e desafios do ensino médio no contexto da Escola Guaicuru. 1999. (Seminário).
Capacitação continuada do programa Aprender Aprendendo.Curso de Capacitação Continuada do programa Aprender Aprendendo. 1998. (Outra).
Utilização das Redes de Comunicação do PROINFO.Curso de Utilização das redes de comunicação do PROINFO. 1998. (Outra).
Participação em bancas
OLIVEIRA, E.M.; DORSA, A. C.; ABRAO, D.. Sagarana, Senhorinha e O Tesouro enterrado: o narrador em foco.. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
OLIVEIRA, E.M.; DORSA, A. C.; CARDOSO, V.. Ecos da Geração Beat na Literatura. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
OLIVEIRA, E.M.; DORSA, A. C.; CARDOSO, V.. Religiosidade negra no universo de Jorge Amado: uma leitura de Jubiabá( 1935). 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
OLIVEIRA, E.M.; BENATTI, A. R.; RODRIGUES, M. L.; DORSO, A. C.. As africanidades em Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
OLIVEIRA, E.M.; ARAUJO, S. D.; RAMOS, W. F.; BENATTI, A. R.. Leitura de Ecos de Minha Terra, de Oscar Ribas, e cacau, de Jorge Amado: Temática da Escravidão. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
DORSO, A. C.;OLIVEIRA, E.M.; CASTILHO, M. A.. A cultura gaúcha na formação da identidade sul-mato-grossense sob a ótica da Análise do Discurso. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco.
DORSO, A. C.;OLIVEIRA, E.M.; CASTILHO, M. A.. A cultura gaúcha na formação da identidade sul-mato-grossense. 2018.
OLIVEIRA, E.M.; ARAUJO, S. D.; DORSO, A. C.. A literatura de Mato Grosso do Sul em três momentos da crítica. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; FLECK, G. F.; ARAUJO, S. D.. Identidades na dinâmica dos contos de João Gilberto Noll em "A máquina de ser".. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; PEREIRA, D. C.; RODRIGUES, L. A.. PERSPECTIVAS DO ENSINO DE LITERATURA AFRICANA EM LÍNGUA PORTUGUESA: DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
FLECK, G. F.;GIACON, E. M. O.; FIUZA, A. A. F.. Romances históricos americanos: The last of the mohicans( 1826), Xicoténcatl( 1826) e O guarani(1857) - configurações das indentidades ameríndias. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GIACON, E. M. O.; HENZ, R. R. G. R.; PINTO, M. L.. Luciane Zaida Ferreira da Silva Viana. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; FLECK, G. F.; ABRAO, D.. Leituras de Borges: vozes brasileiras no espelho. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; HENZ, R. R. G. R.; PINTO, M. L.. O Programa Além da Palavras como Alternativa de Recuperação de Alunos do 6 Ano com Defasagem na Aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; ARAUJO, S. D.; PEREIRA, D. C.. Leitura e Interpretação de textos aplicados aos 6 e 9 anos do Ensino Fundamental II. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
RODRIGUES, L. A.;GIACON, E. M. O.; PEREIRA, D. C.. Letramento literário e Ensino de Literatura: uma proposta de intervenção para o 7 ano do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ARAUJO, S. D.;GIACON, E. M. O.; PEREIRA, D. C.. A personagem feminina na obra de Érico Veríssimo: um quadro da sociedade brasileira dos anos 30 do Século XX.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ARAUJO, S. D.;GIACON, E. M. O.; SANTOS, R. C. Z.. A infância em Guimarães Rosa: quatro travessias da crítica. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAO, D.; BANDUCCI JUNIOR, A.;GIACON, E. M. O.. Délio e Delinha: uma união poética de uma história musical. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SOUZA, A. A. A.; ABRAÃO,D.;GIACON, E. M. O.. Sebastião Uchoa Leite: certa poesia voyeur. 2013.
ARAUJO, S. D.; FREIRE, Z. N. S.;GIACON, E. M. O.; PEREIRA, D. C.; ABRAÃO,D.. A crítica revisada: um estudo sobre a infância em Guimarães Rosa. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
DORSO, A. C.;OLIVEIRA, E.M.; CASTILHO, M. A.; LIMA, M. C.; BOURLEGAT, C. A. L.; LOPES JUNIOR, D.. As feiras de ciências e tecnologias do IFMS: disseminação do conhecimento com perspectivas de desenvolvimento.. 2020. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Local) - Universidade Católica Dom Bosco.
FLECK, G. F.;GIACON, E. M. O.; CANDIDO, W. R.; ALVES, L. K.; LOTTERMANN, C.. Escritas Antropofágicas na América Latina: Releituras da História pela Ficção. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
FLECK, G. F.;OLIVEIRA, E.M.; CANDIDO, W. R.; ALVES, L. K.; LOTTERMANN, C.. Escritas antropofágicas na América Latina: Releituras da História pela Ficção. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, E.M.; BOTOSO, A.; MACIEL, M. A. S.. Religiosidade negra a partir de uma leitura de Jubiabá à luz dos conceitos modernos de identificação e hibridismo.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
OLIVEIRA, E.M.; CARDOSO, V.; PAZ, R. G. L. F.. Expoente de uma geração: a herança contracultural da geração Beat.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
FREIRE, Z. R. N. S.; ARAUJO, S. D.;GIACON, E. M. O.. A construção de uma identidade conflituosa em OTSL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; ARAUJO, S. D.; FREIRE, Z. R. N. S.. Estudos sobte autores sul-mato-grossense e a crítica literária regional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; ABRAO, D.; MACIEL, M. A. S.. Leituras de Borges: Vozes brasileiras no espelho. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; PEREIRA, D. C.; RODRIGUES, L. A.; MACIEL, M. A. S.. Perspectivas do Ensino de Literatura Afriacna em Língua Portuguesa no Ensino Superior. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
MEDEIROS, M. M.; MACIEL, M. A. S.;GIACON, E. M. O.. Entre embates e entraves o emergir das identidades guineenses. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
FLECK, G. F.;GIACON, E. M. O.; VIEIRA, D. S.. A leitura da Literatura no Ensino Fundamental II bases teóricas e práticas possíveis. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GIACON, E. M. O.; ARAUJO, S. D.; FURUZATO, F. D.. Identidades na dinâmica dos contos de João Gilberto Noll em "A máquina de ser".. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ARAUJO, S. D.;GIACON, E. M. O.; FURUZATO, F. D.. A cidade ausente: a memória como ficcionalização do imaginário em Ricardo Piglia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; CHAVES, A. S.; PINTO, M. L.. A ruptura do processo ensino-aprendizagem no 6 ano: uma experiência de sala de aula. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; CHAVES, A. S.; PINTO, M. L.. Teoria e Prática do programa Além da Palavras, na área de leitura e interpretação de textos aplicados no 6 e 9 anos do Ensino Fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAO, D.;GIACON, E. M. O.; GOMES, N.S.. A promoção da leitura e a elevação da escrita por meio dos textos literários. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAO, D.;GIACON, E. M. O.; GOMES, N.S.. Texto literario nas obras didáticas de Língua Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundmanetal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
PEREIRA, D. C.; RODRIGUES, L. A.;GIACON, E. M. O.. Da literatura ao letramento literário: uma proposta de ensino. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SOUZA, J. A.;GIACON, E. M. O.; PINTO, M. L.; RODRIGUES, L. A.. Poesia e cultura popular: a música brasileira enquanto gênero e as possibilidades de contribuir para o letramento de alunos do Ensino Médio. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.; SOUZA, A. A. A.;GIACON, E. M. O.. Entre infâncias e versos: uma leitura da poesia de Manoel de Barros pelo olhar da criança. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.;GIACON, E. M. O.; SOUZA, F. F.. A aparição da voz feminina [...] obras Emma e Orgulho e Preconcentio de Jane Austen. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização latu-sensu) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; SOUZA, F. F.; ABRAÃO,D.. Comparações entre realidade e ficção no livro Vencecavalo e /ou outro povo de João Ubaldo Ribeiro.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização latu-sensu) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.;GIACON, E. M. O.; CARDOSO, V.. O inusitado na obra de Siscar. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização latu-sensu) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.;GIACON, E. M. O.; CARDOSO, V.. Carlito Azevedo: uma aquarela poética pós-moderna. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização latu-sensu) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. O estilo Gótico na Literatura: Estudo da Obra Drácula, o Vampiro da meia-noite de Bram Stoker. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização latu-sensu) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Cunhataí: Ficcçãoe/ou História?. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização latu-sensu) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
AREDES, A. P. J.;GIACON, E. M. O.; PERON, E. M.. Educação Especial: autismo e transtorno de déficit de atenção no âmbito escolar: é possível confundi-los. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
PEREIRA, D. C.; ANASTACIO, E. B. A.;GIACON, E. M. O.. Um olhar para a literatura de Cabo Verde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; ABRAÃO,D.; RODRIGUES, M. L.. Uma história que reconta o discurso de identidade no romance O feitiço da ilha do pavão.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GALINDO, C. S. O.; PERON, E. M.;GIACON, E. M. O.. Literatura e cinema: os pecados da adaptação O crime do padre Amaro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Port/ Inglês U.U Nova Andradina) - Universidade Estadual de Mato Grosso.
GALINDO, C. S. O.; GAMA, A. S.;GIACON, E. M. O.. A erotização da figura feminina na poesia amorosa de Castro Alves. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GALINDO, C. S. O.; GAMA, A. S.;GIACON, E. M. O.. Epifania, mulheres em construção e morte: o que há entre Macabéa e Mrs Dalloway. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; GALINDO, C. S. O.; GAMA, A. S.. Memória na revista Seleções: um estudo do perfil da mulher na década de 1950.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GALINDO, C. S. O.; PERON, E. M.;GIACON, E. M. O.. A persuasão nos poemas religiosos de Gregório de Matos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GALINDO, C. S. O.; GAMA, A. S.;GIACON, E. M. O.. A ironia como crítica social em alguns contos de Machado de Assis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; PERON, E. M.; SILVA, S. A.. O teatro de Maria Clara Machado como veículo no processo educacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; PERON, E. M.; GAMA, A. S.. O feitiço da ilha do pavão e a questão da representação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; PERON, E. M.; GAMA, A. S.. Pontos de contato entre as obras O presidente Negro, de Monteiro Lobato, e O urro do tigre, de Eurico Félix.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; PERON, E. M.; GAMA, A. S.. Repente e Repeentista no sertão protagonistas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; PERON, E. M.; GAMA, A. S.. João Ubaldo Ribeiro: literatura e influência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; PERON, E. M.; GAMA, A. S.. Vida e Paixão de Pandomar, o Cruel: um processo de tradução. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; PERON, E. M.; GAMA, A. S.. Bio(o)bliografia de Eurico Félix e a temática feminina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.; SILVA, S. A.. A Escola Rural em Face às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segunda Licenciatura em Computação -PARFOR) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GALINDO, C. S. O.;GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.. A literatura marginal como representação da realidade: o contexto de violência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GALINDO, C. S. O.;GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.. A representação do perfil feminino na peça "Cobé" de Joaquim Manoel de Macedo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SALOMÃO,N.J.; GALINDO, C. S. O.;GIACON, E. M. O.. Traduções domesticadoras, o que elas escondem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
RODRIGUES, M. L.;GIACON, E. M. O.; SANTANA, A. C.. A representação da mulher no discurso de alguns provérbios populares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
PEREIRA, D. C.; GALINDO, C. S. O.;GIACON, E. M. O.. A poética de Maria Ângela Alvim. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; GALINDO, C. S. O.; PEREIRA, D. C.. Causos de Batayporã: análise dos contos de Eurico Fálix. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
PEREIRA, D. C.; GALINDO, C. S. O.;GIACON, E. M. O.. Singularidades na poesia de Hélio Serejo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
RODRIGUES, M. L.; SANTANA, A. C.;GIACON, E. M. O.. Mídia, Redes de Memória e Trajetos dos Sentidos dp Sistema de Cotas para Negros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; GALINDO, C. S. O.; RODRIGUES, M. L.. O tempo e a crônica na escrita de Eurico Félix. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.; SALOMÃO,N.J.. Adaptação literária para o cinema: Crítica e questionamento do mundo contemporâneo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.; SALOMÃO,N.J.. Alvorecer e Crepúsculo: O Mito Romântico do Vampiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.;GIACON, E. M. O.; GALINDO, C. S. O.. Figurações da vida social na Literatura Sul-mato-grossense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
LIMA, M. C. A.;GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.. Os surdos e deficientes auditivos nas Webtecnologias: Um olhar para a escrita do português. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
LIMA, M. C. A.;GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.. O letramento digital na Educação Básica: A face do aluno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.; RODRIGUES, M. L.. a ótica feminina no novo romance histórico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.; GALINDO, C. S. O.;GIACON, E. M. O.. Os resquícios da Ditadura Militar na letras do PopRock da decada de 1980. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
RODRIGUES, M. L.;GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.. O leitor no Ensino Médio, seu discurso sobre a leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
RODRIGUES, M. L.;GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.. Discurso de cotas na UEMS: Desconforto na Academia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GAMA, A. S.;GIACON, E. M. O.; RODRIGUES, M. L.. Violência infantil doméstica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GAMA, A. S.;GIACON, E. M. O.; RODRIGUES, M. L.. Das questões históricas da violência sexual infantil no Brasil à mídia contemporânea: a cultura do espetáculo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.; LIMA, M. C. A.. A história da leitura: uma leitura singular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
LIMA, M. C. A.;GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.. O uso dos Weblogs no processo de onclusão digital e letramento escolar de pessoas surdas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
LIMA, M. C. A.;GIACON, E. M. O.; SALOMÃO,N.J.. Hipertextualização digital de um conto infantil impresso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras, Física Ambiental, Enfermagem) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
RODRIGUES, M. L.; GAMA, A. S.;GIACON, E. M. O.. A cosntrução da representação do professor de Língua Inglesa pelo discurso do aluno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; PERON, E. M.; ABRAÃO,D.. A CONSTRUÇÃO DO HERÓI : UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-LITERÁRIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Tradição Oral: nos Trovadores e no Terno de Reisado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Discursividade sobre Traição. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Discursividade: Piadas de Casamento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Mato Grosso do Sul: Revista em Letras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Música como Expressão de sua época. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Valores e Simbologia em Drácula. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. a crítica Política na Crônica de Luís Fernando Veríssimo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. História e Literatura em O home mau de Nioaque de Hélio Serejo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Breakfast at Tiffany's: Adaptação filmica.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.;GIACON, E. M. O.; SOUZA, F. F.. O tropicalismo pantaneiro em "Tetê e o lírio selvagem". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; ABRAÃO,D.; SOUZA, F. F.. Fortuna de João Ubaldo: artigos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.;GIACON, E. M. O.; SOUZA, F. F.. A poética selvagem de Douglas Diegues. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.;GIACON, E. M. O.; SOUZA, F. F.. A poética de Carlos Djandre Rolim: Universalidade e Diferença. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.;GIACON, E. M. O.; SOUZA, F. F.. Tetê e o Lírio Selvagem: Vôo Libertário contra a repressão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.;GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.. A construção de sentido na literatura infantil: texto e imagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; RODRIGUES, M. L.. Discurso e Poesia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.;GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.. O feminino e o sagrado na poética de Adélia Prado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.;GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.. A poética de Roberto Piva: Margens do texto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. O crime do Padre Amaro: um estudo dos elementos estruturais da narrativa na escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Leitura e Literatura: uma viagem possíveldos clássicos aos modernos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso.
GIACON, E. M. O.. Um olhar crítico sobre as obras Dom Casmurro e Otelo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Dos diários íntimos pessoais aos Web blogs virtuais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. A Hora da Estrela: um espaço para o estudo do narrador pós-moderno. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Poética de João Cabral: um espaço para a análise literária. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. A prática da leitura na escola pública: o gosto pela poesia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. A crise no ensino de Língua Materna. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. As diversas faces da morte nas obras Mulher sem pecado e Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. A concepção de Língua e Linguagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. A identidade étnica na obra Viva o Povo Brasileiro de João Ubaldo Ribeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. A identidade da mulher na música popular brasileira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso.
GIACON, E. M. O.. A identidade do Estado de Mato Grosso do Sul. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso.
GIACON, E. M. O.. Peojeto: Contos de Fadas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. A identidade do estado de Mato-grosso do Sul: uma questão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. A identidade da mulher na música popular brasileira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Leitura e Escola: Uma Interdependência Necessária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. A Intimidade Lingüístico-literária de Luiz Fernando Veríssimo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Aspectos Históricos e Culturais no Romance a Moreninha de Joaquim manuel de Macedo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Um Estudo sobre a Personagem em Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Concepção de Língua e Linguagem para os Acadêmicos do 4 Ano de Letras/UEMS/Nova Andradina/2005. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. A Importância da Leitura na Formação do Leitor Crítico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Dom Casmurro: Do verbo ao Texto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Ruptura e Modernismo na Semana de 22. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Visão Utópica de Tomás More. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; GAMA, A. S.; CRISTO, E.. Banca de Seleção de Língua Inglesa. 2013. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.;GIACON, E. M. O.; MACIEL, R.F.. Banca de seleção de professores. 2011. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
ABRAÃO,D.;GIACON, E. M. O.; PEREIRA, D. C.. Banca de Seleção de Literatura Brasileira. 2011. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; SOUZA, F. F.; MATTOS, M. A.. Banca Examinadora da Seleção de Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2010. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; BENICIO, R.; MARCELO, R.. 27a.Noite Nacionald e Poesia da UBE Mato Grosso do Sul. 2015. União Brasileira de Escritores - MS.
GIACON, E. M. O.; PEREIRA, D. C.; ABRAO, D.. Banca de Seleção de Mestrado Acadêmico 2014. 2014. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.;GIACON, E. M. O.. Banca de Seleção de Mestrado Acadêmico 2013. 2013. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
OLIVEIRA, Ana Maria Soares; FIGUEIRA, Kátia Cristina Nascimento;GIACON, E. M. O.; RODRIGUES, M. L.. Concurso para Concessão do VII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública - Edição 2011.. 2011. Fundação Escola de Governo de MS.
GIACON, E. M. O.; LIMA, M. C. A.; SALOMÃO,N.J.. Banca Para Aproveitamento Extraordinário de Língua Inglesa. 2011. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.; BUENO. Processo de Avaliação e seleção do Programa Institucional de Iniciação Científica PIBIC/UEMS/CNPq. 2009. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Avaliação e Seleção do Progrma Institucional de Bolsa da Iniciação Científica PIBIC/UEMS/CNPq. 2009. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
GIACON, E. M. O.. Exame de Seleção da Pós-graduação Latu Sensu em Ciências da Linguagem. 2006. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Orientou
Análise do narrador em contos, romance e novelas; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);
Sagarana, Senhorinha e O Tesouro enterrado: o narrador em foco; ; 2020; Dissertação (Mestrado em Letras) - UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Ecos da Geração Beat na Literatura; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Religiosidade negra no universo de Jorge Amado: uma leitura de Jubiabá( 1935); 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Leitura de Ecos da Minha Terra, de Oscar Ribas e Cacau, de Jorge Amado: Temática da escravidão; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
As africanidades em Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
A literatura de Mato Grosso do Sul em três momentos da crítica; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
PERSPECTIVAS DO ENSINO DE LITERATURA AFRICANA EM LÍNGUA PORTUGUESA: DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Identidades na dinâmica dos contos de João Gilberto Noll em "A máquina de ser"; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
A Literatura Regional Sul-Mato-Grossense na sala de aula do Ensino Fundamental II: uma proposta de letramento literário; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Leituras de Borges: vozes brasileiras no espelho; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Rodrigues; O Programa Além da Palavras como Alternativa de Recuperação de Alunos do 6 Ano com Defasagem na Aprendizagem; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Leitura e Interpretação de textos aplicados aos 6 e 9 anos do Ensino Fundamental II; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
A produção de Jornal Escolar no 6 ano do Ensino Fundamental; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Comparações entre realidade e ficção no livro "Vencecavalo e/ou outro povo" de João Ubaldo Ribeiro; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização latu-sensu) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
O estilo Gótico na Literatura: Estudo da Obra Drácula, o Vampiro da meia-noite de Bram Stoker; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização latu-sensu) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Cunhataí: um novo romance histórico; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização latu-sensu) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Variação Linguística; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Língua Portuguesa e Literatura) - FINAN- Faculdades Integradas de Nova Andradina; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
contos de Fadas: História e Desenvolvimento; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Língua Portuguesa e Literatura) - FINAN- Faculdades Integradas de Nova Andradina; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Macabéia: A Arquitetura da Solidão; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Língua Portuguesa e Literatura) - FINAN- Faculdades Integradas de Nova Andradina; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Um dueto: Machado e Ubaldo; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Língua Portuguesa e Literatura) - FINAN- Faculdades Integradas de Nova Andradina; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
O processo de Aquisição e o Desenvolvimento da Fala; ; ; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Língua Portuguesa e Literatura) - FINAN- Faculdades Integradas de Nova Andradina; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Uma história que reconta o discurso de identidade no romance O feitiço da ilha do pavão; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Memória na revista Seleções: um estudo do perfil da mulher na década de 1950; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
O teatro de Maria Clara Machado como veículo no processo educacional; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Bio(o)bliografia de Eurico Félix e a temática feminina; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Vida e Paixão de Pandomar, o Cruel: um processo de tradução; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
João Ubaldo Ribeiro: literatura e influência; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Repente e Repeentista no sertão protagonistas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Pontos de contato entre as obras O presidente Negro, de Monteiro Lobato, e O urro do tigre, de Eurico Félix; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
O feitiço da ilha do pavão e a questão da representação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
O tempo e a crônica na escrita de Eurico Félix; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Causos de Batayporã: análise dos contos de Eurico Fálix; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras, Física Ambiental, Enfermagem) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Adaptação literária para o cinema: Crítica e questionamento do mundo contemporâneo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Alvorecer e Crepúsculo: O Mito Romântico do Vampiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
A ótica feminina no novo romance histórico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
A história da leitura: uma leitura singular; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
A CONSTRUÇÃO DO HERÓI : UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-LITERÁRIA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Tradição Oral: Nos Trovadores e no Terno de Reisado; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
João Ubaldo Ribeiro: o escritor e a crítica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Discurso e Poesia: Mário Quintana; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
A Hora da Estrela: Um espaço para o estudo do narrador pós-moderno; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Dos diários íntimos pessoais aos Web Blogs virtuais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Garoto Linha Dura: Análise das Crônicas de Stanislau Ponte Preta; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Poética de João Cabral: um espaço de análise literária; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Crônica; uma janela para o mundo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Berlim: Análise das Crônicas de João Ubaldo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Teoria da recepção: leitura livre ou imposta? Leitor real ou abstrato?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
A identidade regional presente na questão ervateria: Hélio Serejo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Livro de Histórias; Estudo dos Contos Ubaldianos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
O Teatro como Veículo no Processo Educacional; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Teoria da Recepção: leitura Livre ou Imposta? leitor Real ou Abstrato; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Codificação e Decodificação dos Signos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Leitura: um processo complexo; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
as lendas na Literatura Infantil: reconstituiçãodo conhecimento; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Viva o povo brasileiro: espaço de leitura dos discursos sobre a identidade da mulher negra; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Laboratório de Acervos Pessoais: implantação e disponibilidade na WEB dos dados coletados; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Investigação da crítica de produção de Carlos Djandre Rolim; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Port/Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
O APELO D A RUPTURA DE GROTOWSKI NO POEMA DE CARLOS DJANDRE ROLIM; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
ACERVO CARLOS DJANDRE ROLIM: UM GUIA DA PRODUÇÃO E DA FORTUNA CRÍTICA DO POETA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
ACERVO EURICO FÉLIX: UM GUIA DA PRODUÇÃO LITERÁRIA DO AUTOR; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Acervo João Ubaldo Ribeiro: Dados no WIKI; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
ACERVO EURICO FÉLIX: UM GUIA DA PRODUÇÃO LITERÁRIA DO AUTOR; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Crônica: Uma Janela Para o Mundo; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, PIBIC/UEMS; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Cunhataí: história e/ou ficção?; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
O galpão serejiano de ientidae sul-matogrossense:discurso, enunciação e gênero; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Port/Inglês) - PIBIC/UEMS; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Baliza enunciativa entre cronistas brasileiros e João Ubaldo; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/ Port/Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Identidade Regional Presente na Questão Ervateria- Hélio Serejo; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Berlim: crônicas de João Ubaldo; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Comparativismo entre cronistas brasileiros e João Ubaldo Ribeiro; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliane Maria de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, E.M. . A Literatura Infantil nas bordas.. REVISTA PHILOLOGUS , v. 75, p. 390-400, 2019.
-
PIESANTI, L. A. ; OLIVEIRA, E.M. . Into the wild e caminhadas confluências e divergências. LINGUAGEM EM (RE)VISTA , v. 12, p. 110-120, 2017.
-
SILVA, J. R. R. ; OLIVEIRA, E.M. . Manifestações literárias em Mato Grosso do Sul: Reflexões. REVISTA PHILOLOGUS , v. 23, p. 848-857, 2017.
-
GIACON, E. M. O. . Os processos de leitura, a percepção e as funções do texto literário.. Web RevistaLinguagem, Educação e Memória , v. 11, p. 23-37, 2016.
-
GIACON, E. M. O. . Revista seleções: arquivo de pesquisa de imagens referentes às mulheres da década de 1950 (A2). Revista Mulheres e Literatura , v. 13, p. 1-15, 2014.
-
GIACON, E. M. O. ; ABRAO, D. . LABOR ATÓRIO DE ACERVOS PESSOAIS: UM ESTUDO DA BIBLIOTECA DE JINDRICH TRACHTA. Revista Philologus , v. 60, p. 1333-1341, 2014.
-
SILVA, A. C. M. ; GIACON, E. M. O. ; MACIEL, R. F. . O ENSINO DE LITERATURA PERPASSADO PELA TEORIA LITERÁRIA: ANÁLISES LITERÁRIAS E CONCEPÇÕES DE IDENTIDADE. Revista GeoPantanal , v. 9, p. 161-173, 2014.
-
GIACON, E. M. O. . Um olhar sobre a fortuna crítica de João Ubaldo Ribeiro. Comunicação: Veredas (UNIMAR) , v. 13, p. 11-31, 2014.
-
COSTA, L. V. ; GIACON, E. M. O. . JOÃO GILBERTO NOLL: UMA NARRATIVA DA CONTEMPORANEIDADE. Revista Philologus , v. 60, p. 1305-1333, 2014.
-
GIACON, E. M. O. ; REZENDE, M. T. M. . Murilo Mendes da Sicília a Andaluzia. Revista Philologus , v. 19, p. 469-579, 2013.
-
GIACON, E. M. O. . PLURALIDADE DISCURSIVA EM VIVA O POVO BRASILEIRO E LIVRO DE HISTÓRIAS. Revista Ágora (Vitória) , v. 17, p. 100-114, 2013.
-
GIACON, E. M. O. ; SILVA, A. C. M. . O LIVRO, O ESPAÇO, A MEMÓRIA: A DICOTOMIA DOM/MALDIÇÃO NOS CONTOS BORGEANOS. Recorte (UninCor) , v. 10, p. 01-12, 2013.
-
REZENDE, M. T. M. ; GIACON, E. M. O. . O APELO D A RUPTURA DE GROTOWSKI NO POEMA DE CARLOS DJANDRE ROLIM. Ave Palavra (UNEMAT) , v. 15, p. 1-10, 2013.
-
GIACON, E. M. O. . Gotas de Teoria: o conto e a crônica. Revista Philologus , v. 57, p. 485-490, 2013.
-
GIACON, E. M. O. ; RODRIGUES, M. L. ; ABRAO, D. . LITERATURA E IDENTIDADE: LEITURA DOS DISCURSOS DE DARCY E UBALDO RIBEIRO. Revista Trama (UNIOESTE. Online) , v. 8, p. 67-80, 2012.
-
GIACON, E. M. O. ; GOMES, N.S. . Análise do texto: Da nacionalidade da literatura brasileira de Santiago Nunes Ribeiro. Revista de Ciências Humanas e Sociais Pitágoras , v. 2, p. 1-5, 2012.
-
GIACON, E. M. O. ; RODRIGUES, M. L. . Nas folhas da crítica dos últimos 40 anos. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro) , v. 15, p. 32-50, 2011.
-
GIACON, E. M. O. ; SILVA, G. M. . Vence, Vence Santos Bezerra. Ave Palavra (UNEMAT) , v. 12, p. 1-9, 2011.
-
GIACON, E. M. O. ; ASSONI, Marlei Aparecida Lazarini . Ser Ubaldo, Ser conto, Se cinema. Ave Palavra (UNEMAT) , v. 12, p. 1-5, 2011.
-
GIACON, E. M. O. ; GIACON, G. M. . Discussões sobre o conceito de identidade. Ave Palavra (UNEMAT) , v. 12, p. 1-10, 2011.
-
PÍCOLO, A.P. T. ; GIACON, E. M. O. . De galpão em galpão: uma leitura da cultura ervateira. Web Revista Linguagem, Educação e Memória , v. 1, p. 1, 2011.
-
GIACON, E. M. O. . O prazer de ensinar literatura. Revista de Estudos Literários da UEMS , v. 2, p. 100-110, 2011.
-
GIACON, E. M. O. . Construção da narrativa. Página de Debate: Questões de Linguistica e de Linguagem , v. 13, p. 1-6, 2010.
-
GIACON, E. M. O. . O negro, o discurso, o povo e a literatura: relevos de leitura da obra ubaldiana. Línguas & Letras (UNIOESTE) , v. 11, p. 1-16, 2010.
-
GIACON, E. M. O. . A identidade em jogo. Letras & Letras (UFU. Impresso) , v. 2, p. 29-44, 2009.
-
GIACON, E. M. O. . Universidade Pública. Página de Debate: Questões de Linguistica e de Linguagem , v. 1, p. 1-8, 2009.
-
GIACON, E. M. O. . A hora da Estrela : a palavra como fomento à tradição literária. Em Tese (Belo Horizonte) , v. 13, p. 01/13-08, 2009.
-
GIACON, E. M. O. . Identidade e Literatura: uma leitura do discurso ubaldiano. Ciclo de Literatura , v. 1, p. 3-6, 2009.
-
GIACON, E. M. O. . A lente machadiana e as mulhers. Línguas & Letras (UNIOESTE) , v. 10, p. 1-10, 2009.
-
GIACON, E. M. O. . Natureza e Função da Literatura. Página de Debate: Questões de Linguistica e de Linguagem , v. 11, p. 1-8, 2009.
-
GIACON, E. M. O. . De Dante Moreira Leite a Stuart Hall. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 2, p. 1-15, 2008.
-
GIACON, E. M. O. ; RODRIGUES, M. L. . Negro: um discurso a ser lido via narrativa ubaldiana. Inorme Palmares , v. 1, p. 1-1, 2007.
-
GIACON, E. M. O. . Contos e Romances Ubaldianos: um estudo da enunciação. Guavira Letras , v. I, p. 6-28, 2007.
-
GIACON, E. M. O. . Madama Sui: memória e eroticidade como formas de resistência ao poder. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro) , v. 8, p. 156-172, 2007.
-
GIACON, E. M. O. . A imagem de um povo via romance. Revista Literatura e Cultura (Rio de Janeiro) , UFRJ - Rio de Janeiro - RJ, v. 1, p. 1-13, 2006.
-
GIACON, E. M. O. . O ano da morte de Ricardo Reis. Ave Palavra (UNEMAT) , v. 1, p. 207-209, 2006.
-
GIACON, E. M. O. . Cartas de um sedutor: paródia e intertexto. Revista Mulheres e Literatura , v. 11, p. 10, 2006.
-
GIACON, E. M. O. ; LIMA, A. C. O. . Contos de Fadas: História e Desenvolvimento. II JORNADA DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO DA GRANDE DOURADOS/ VI SEMANA ACADÊMICA DO CURSO NORMAL SUPERIOR, DOURADOS, v. 1, 2005.
-
GIACON, E. M. O. . Brasileiro: Uma questão de discurso. Anais da VI Semana de Letras : signos em rotação, Dourados - MS, p. 1-9, 2005.
-
GIACON, E. M. O. . Vigilia del almirante: um estudo da metaficção historiográfica. Anais Eletrônicos da XXIII Semana de História , Assis-SP, p. 1-11, 2005.
-
GIACON, E. M. O. ; SILVA, D. A. . Teoria da recepção: Leitura livre ou imposta? Leitor Real ou Abstrato?. Anais do II Encontro de Pesquisa da FINAN. , Nova Andradina - MS, p. 1-10, 2005.
-
GIACON, E. M. O. . Dois Tempos e uma parada: estudo do conto e do romance como formas de releituras da historiografia. II Encontro de Pesquisa da FINAN , Nova Andradina- MS, p. 1-10, 2005.
-
GIACON, E. M. O. . Brasileiro: uma questão de discurso histórico. Anais do I Encontro de Pesquisa da FINAN , Nova Andradina, v. 1, p. 1-11, 2004.
-
GIACON, E. M. O. . Quatro Rasgos: um novo romance histórico. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 1, p. 1-8, 2003.
-
GIACON, E. M. O. . Tempo Espanhol ( 1959). Revista Arandu (Dourados) , Dourados - MS, n.19, p. 42-43, 2002.
-
OLIVEIRA, E.M. . Jindřich Trachta: autor, leitor, escritor e tradutor. 1. ed. Curitiba- PR: CRV Editora, 2019. v. 1. 162p .
-
GIACON, E. M. O. . Acervo Capiroba( 1968-2008) quaretna anos da fortuna crítica de João Ubaldo Ribeiro. 1. ed. Jundiai-SP: Paco editorial, 2015. v. 1. 280p .
-
GIACON, E. M. O. ; ABRAO, D. (Org.) ; PEREIRA, D. C. (Org.) ; AREAS, V. (Org.) ; FLECK, G. F. (Org.) ; MEDEIROS, M. M. (Org.) ; SOUZA, A. A. A. (Org.) ; FREIRE, Z. R. N. S. (Org.) ; RODRIGUES, L. A. (Org.) ; BOTOSO, A. (Org.) ; LOBO, L. L. B. (Org.) ; CARVALHO, L. F. M. (Org.) . Pesquisa em Literatura: deslocamentos, conexões e diferenças: reflexões de crítica, teoria e historiografia literária do Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 1. ed. Curitiba- PR: Aprris, 2014. v. 1. 214p .
-
ABRAO, D. ; GIACON, E. M. O. ; RODRIGUES, M. L. ; GOMES, N.S. ; COSTA, N. S. A. . Coletânea Primeiras Palavras VII. 1. ed. Campo Grande: Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, 2014. v. 1. 80p .
-
GIACON, E. M. O. . Literatura e Identidade nacional: uma leitura de Viva o povo brasileiro. 1. ed. Jundiaí - SP: PACO Editorial, 2012. v. 1. 120p .
-
OLIVEIRA, E.M. . CINEMA COM UBALDO: DE SARGENTO A DEUS. In: Bruno César Alves Marcelino. (Org.). Dossiê Cultura em Foco [livro eletrônico]: integração cultural latino-americana. 1ed.Jaguarão: CLAEC, 2017, v. 1, p. 75-85.
-
GIACON, E. M. O. . A Memória social em Viva o povo brasileiro como aposta para o futuro. In: Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Neide Araújo Castilho Teno, Susylene Dias de Araújo. (Org.). Manifestações: ensaios críticos de Língua e Literatura. 1ed.Curitiba PR: Appris, 2016, v. 1, p. 51-62.
-
GIACON, E. M. O. . Viva o povo brasileiro: o fantástico para reler os discuros de identidade nacional. In: Flavio García; Maria Cristina Batalha e Regina Michelli (Orgs.). (Org.). Re)Visões do Fantástico: do centro às margens; caminhos cruzados. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016, v. 1, p. 269-277.
-
GIACON, E. M. O. . O ato de ensinar a ler e escrever. In: Maria Leda Pinto [et ali]. (Org.). Ensino de Linguagem: diferentes perspectivas. 'ed.Curitiba- PR: Aprris, 2014, v. 1, p. 97-112.
-
GIACON, E. M. O. . Romance de Extração Hustórica: interface entre a Literatura e História. In: Eliane Maria de Oliveira Giacon e Daniel Abrão. (Org.). Pesquisa em Literatura: deslocamentos, conexões e diferenças: reflexões de crítica, teoria e historiografia literária do Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 1ed.Curitiba- PR: Aprris, 2014, v. 1, p. 95-105.
-
GIACON, E. M. O. . ENREDO/ DESENREDO DA CRÍTICA BRASILEIRA. In: Daniel Abrão, Nataniel dos Santos Gomes, marlon Leal Rodrigues. (Org.). Pesquisa em Letras: Questões de Língua e Literatura. 1ed.Curitiba: APPRIS, 2012, v. 1, p. 1-212.
-
GIACON, E. M. O. . Os pés de Chico Bento. In: Nataniel dos Santos Gomes e Marlon Leal Rodrigues. (Org.). Para o alto e avante! Textos sobre histórias em quadrinhos para usar em sala de aula.. 1ed.Curitiba: Appris, 2012, v. 2, p. 121-134.
-
GIACON, E. M. O. . ARquivo Capiroba: Uma antropofagia da obra de João Ubaldo Ribeiro. In: Sandra Nitrini [et al}. (Org.). Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. XIed.Saão Paulo: e-book, 2009, v. XI, p. 1-9.
-
GIACON, E. M. O. . Literatura Comparada. In: Elza Sabino da Silva Bueno; Emílio Davi Sampaio. (Org.). ESTUDOS DA LINGUAGEM E DE LITERATURA um olhar para o lato sensu. 20ed.Dourados: UEMS, 2008, v. 1, p. 122-130.
-
GIACON, E. M. O. . Resenha crítica da apresentação da Cia Tau. Jornal Imagem, Nova Andradina-MS, 21 set. 2007.
-
GIACON, E. M. O. . O conceito de Universidade 2. Correio de Três Lagoas, Três Lagoas/MS, p. 2 - 2, 26 abr. 2007.
-
GIACON, E. M. O. . A História da UEMS. A hora do povo, p. 5 - 5, 13 abr. 2007.
-
GIACON, E. M. O. . O conceito de universidade. Jornal Imagem, Nova Andradina- MS, p. 2 - 2, 10 mar. 2007.
-
GIACON, E. M. O. . Mosaico Erótico Hilstiano: Um estudo do discurso e da Relação Autor e Público. ANAIS do EPEFIS, Fátima do Sul- MS, p. 24 - 24, 06 jun. 2006.
-
COSTA, L. V. ; GIACON, E. M. O. . Ruptura e transformação na narrativa de João Gilberto Nol( em conjunto com Luciene Veiga Costa). In: V EEL Encontro de Estudos Literários da UEMS: Questões em Torno do Marginal: entre a tradição e a inovação, 2014, Campo Grande. Anais do V EEL. Campo Grande: UEMS, 2014. v. 1. p. 118-128.
-
RODRIGUES, A. M. L. F. ; BERNARDO, C. ; GIACON, E. M. O. . A INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO. In: VII SINEFIL, 2014, Campo Grande-MS. VII SINEFIL, 2014. v. 60. p. 212-220.
-
GIACON, E. M. O. ; SILVA, A. C. M. . Borges na memória coletiva dos leitores. In: VI ConLaCol, 2013, Formosa - GO. VI ConLaCol Caderno de Resumos. Formosa - GO: Editora Kelps, 2013. v. 1. p. 41-42.
-
GIACON, E. M. O. ; MACIEL, L. T. O. . Água Viva: poesia contemporânea em Clarice Lispector. In: VI ConLaCol, 2013, Formosa - GO. VI ConLaCol Caderno de Resumos. Formosa - GO: Editora Kelps, 2013. v. 1. p. 41-41.
-
GIACON, E. M. O. ; SILVA, A. C. M. . BORGES NA MEMÓRIA COLETIVA DOS LEITORES BRASILEIROS. In: Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora-Jaime Cerrón Palomino, 2013, Formosa - GO. Anais do Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora-Jaime Cerrón Palomino. Formosa - 1go, 2013. v. 6. p. 28-35.
-
MACIEL, L. T. O. ; GIACON, E. M. O. . ÁGUA VIVA: POESIA CONTEMPORÂNEA EM CLARICE LISPECTOR. In: Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora-Jaime Cerrón Palomino, 2013, Formosa - GO. Anais do Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora-Jaime Cerrón Palomino. Formosa- GO, 2013. v. 6. p. 357-364.
-
Mara Regina Pacheco ; GIACON, E. M. O. . A questão da identidade na obra alencariana:Iracema. In: III Encontro de Pesquisa da FINAN, 2006, Nova Andradina. A questão da identidade na obra alencariana:Iracema. Nova Andradina: Cristo Rei, 2006. v. 1. p. 1-5.
-
GIACON, E. M. O. ; SANTOS, M. R. . Cunhataí: uma aposta no novo romance histórico brasileiro. In: 58ª Reunião Anual da SBC, 2006, Florianópolis. Anais da SBPC, 2006. v. 1.
-
GIACON, E. M. O. . O Erótico na obra de Hilda Hilst: Uma Forma de Revelação. In: XVII CELLIP, 2005, Guarapuava - PR. Anais do XVII CELLIP. Guarapuava PR: Grafica Universitária, 2005. v. 1. p. 83-88.
-
GIACON, E. M. O. . Dois Tempos e uma parada.. In: II Encotntro de Pesquisa da FINAN, 2005. Anais II Encontro de Pesquisa da FINAN. Nova andradina: Cristo Rei, 2005. v. 1. p. 7-14.
-
GIACON, E. M. O. ; SILVA, D. A. . Teoria da Recepção: Leitura Livre ou imposta?. In: II Encotntro de Pesquisa da FINAN, 2005, Nova Andradina. II Encontro de Pesquisa da FINAN. Nova andradina: Cristo Rei, 2005. v. 1. p. 1-10.
-
GIACON, E. M. O. . Brasileiro: uma Questão de Discurso. In: VI Semana de Letras de Nova Andradina - Signos em Rotação, 2004. Anais VI Semana de Letras: Signos em rotação. Nova Andradina: UEMS, 2004. v. 1. p. 1-9.
-
GIACON, E. M. O. . Literatura e identidade em viva o povo brasileiro. In: I Encontro de Pesquisa da FINAN: diálogo entre saberes: construindo conhecimento, 2004. I Anais da FINAN. nova andradina: Gráfica Cristo Rei, 2004.
-
GIACON, E. M. O. . VIVA O POVO BRASILEIRO: O FANTÁSTICO PARA RELER OS DISCURSOS DE IDENTIDADE NACIONAL. In: II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional, V Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional, XIII Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional (RE)Visões do Fantástico: do centro às margens; caminhos cruzad, 2014, Rio de Janeiro. (Re)Visões do Fantástico: do centro às margens; caminhos cruzados Comunicações em Simpósios e Livres II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional / V Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional / XIII Painel Reflexões. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014. v. 1. p. 291-292.
-
GIACON, E. M. O. . Estudo Técnico sobre Acervos e arquivos. In: IV Encontro de Estudos Literários da UEMS, 2013, Campo Grande. IV Encontro de Estudos Literários da UEMS, 2013. v. 1. p. 5-5.
-
GIACON, E. M. O. . Vila Real e Sargento Getúlio: um espaço para o estudo do ilhamento. In: III Colóquio InternacionaLdo CILBELC: Interminati spzi e souvrumani silenzi., 2007, Assis. Interminati spzi e souvrumani silenzi: representações do espaço nas visões artísticas. Assis-SP: SAEPE, 2007. v. 1. p. 41-41.
-
GIACON, E. M. O. . Negro: um discurso a ser lido via narrativa ubaldiana. In: XVIII Seminário do CELLIP, 2007, Ponta Grossa. Caderno de resumos do 18 Seminário do CELLIP. Ponta Grossa PR: Fundação Araraucária, 2007. v. 1. p. 178-178.
-
GIACON, E. M. O. ; Silva, N.J.B. . Crônicas de João Ubaldo. In: 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005. 57 Reunião da SBPC, 2005.
-
GIACON, E. M. O. . Acervo do Memorial da América Latina: Estudo das Africanidades. In: V Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, 2008, Goiânia- GO. V Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Goiânia- Goiás: Editora da UCG, 2008. v. 1. p. 137-137.
-
GIACON, E. M. O. . De santo a Deus: um espaço intertextual entre a literatura e o cinema brasileiro. In: II Colóquio Internacional do CILBELC, 2006, Assis - SP. II Colóquio Internacional do CILBELC. Assis - SP: UNESP, 2006. v. 1. p. 60-70.
-
GIACON, E. M. O. ; RODRIGUES, M. L. . Vozes Negras no Brasil: Uma análise do discurso ubaldiano. In: IV COPENE, 2006, Salvador- BA. Brasil negro e suas Africanidades: Produção e Transmissão de Conhecimento. Salvador BA: UNEB, 2006. v. 1. p. 148-148.
-
GIACON, E. M. O. . Revitalizando Saberes na Vida do Professor. In: 3 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006. Revitalizando Saberes na Vida do Professor. FlorianópolisSC, 2006.
-
GIACON, E. M. O. . Madama Sui: Um espaço para o estudo do texto erótico. In: Narrativas de Extração Histórica: Escrituras da Memória, 2006. Madama Sui: Um espaço para o estudo do texto erótico, 2006.
-
GIACON, E. M. O. . Yo, el Supremo( 1974): Umespaço par a leitura do discurso erótico. In: II CELLMS/ III EPGL, 2006, Nova Andradina- MS. II CELLMS/ III EPGL. Nova Andradina- MS: Gráfica Cristo Rei, 2006.
-
GIACON, E. M. O. . Vigilia del Almirante: um estudo da metaficção historiográfica. In: XXIII Semana de História: História da Imagem: Imagem da História, 2005, Assis- SP. XXIII Semana de História, 2005.
-
GIACON, E. M. O. . Mosaico Erótico Hilstiano: Um Estudo do Discurso e da Revelaçâo Autor e Público. In: V EPEFIS, 2005, Fátima do Sul. Anais do V EPEFIS. Fátima do Sul - MS: Editora da FIFASUL, 2005. v. 1. p. 24-24.
-
GIACON, E. M. O. . Contos e romance ubaldianos: um estudo da enunciação. In: 57ª SBPC, 2005. Anais da SBPC.
-
GIACON, E. M. O. ; Silva, N.J.B. . Berlim: crônicas de João Ubaldo. In: ENIC, 2004, Dourados. I ENIC - encontro de Iniciação Científica da UEMS, 2004. p. 110-110.
-
GIACON, E. M. O. ; PÍCOLO, A.P. T. . Identidade Regional Presente na Questão Ervateira - Hélio Serejo. In: I ENIC - encontro de Iniciação científica da UEMS, 2004, Dourados. I ENIC- Encontro de Iniciação Científica da UEMS, 2004. p. 109-109.
-
GIACON, E. M. O. ; ORTEGA, Silvana dos Santos ; BARBOSA, Márcia de Souza . Enunciado suassuniano. In: IV EPEFIS, 2004, Fátima do Sul. Revista Integração. Fátima do Sul: Faculdades Integradas, 2004. v. 1. p. 26-26.
-
GIACON, E. M. O. ; Silva, N.J.B. . Um brasileiro em Berlim: estudo da crônica ubaldianoa. In: 56ª SBPC -, 2004. Anais da SBPC. Cuiabá-MT, 2004.
-
GIACON, E. M. O. . viva o povo brasileiro: um estudo literário e histórico. In: 51 Grupo de Estudos Literários, 2003, São Paulo. Anais do GEL. São Paulo- SP: Edusp, 2003.
-
GIACON, E. M. O. . Quatro rasgos: um novo romance histórico. In: GEL, 2002, São Paulo. 50 Seminário do Gel. São Paulo: Contexto, 2002. p. 155-155.
-
GIACON, E. M. O. . Viva o povo brasileiro- A história de um povo recontada via ficção do noo romance histórico. In: XIV CELLIP, 2000, Maringá. Caderno de Resumos. Maringá: Universidade Estadual de maringá, 2000. v. 1. p. 145-145.
-
GIACON, E. M. O. . Um dueto siciliano. In: VIII Seminário de Estudos Literários, 1999, Assis. Poesia Contemporânea. Assis: UNESP, 1999.
-
GIACON, E. M. O. . I Congresso Nacional PROFLETRAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GIACON, E. M. O. . Pesquisa em Letras: possibilidades de estudos sobre arquivos e acervos de escritores e leitores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIACON, E. M. O. . Palestra- Gotas de Teoria: o conto e a crônica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACIEL, L. T. O. ; GIACON, E. M. O. . Água Viva: poesia contemporânea em Clarice Lispector. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. C. M. ; GIACON, E. M. O. . Borges na memória coletiva dos leitores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GIACON, E. M. O. . Os estudos sobre o romance de extração histórica nos últimos 20 anos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GIACON, E. M. O. . Arquivo Capiroba: nas malhas da pesquisa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GIACON, E. M. O. ; ASSONI, Marlei Aparecida Lazarini . A mulher, um ser esquisito. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GIACON, E. M. O. . Tópico 1 - Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GIACON, E. M. O. . Identidade e Literatura: uma leitura do discurso ubaldiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GIACON, E. M. O. . Arquivo Capiroba: uma antropofagia da obra ubaldiana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Mara Regina Pacheco ; GIACON, E. M. O. . A questão da identidade na obra alencariana: Iracema. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GIACON, E. M. O. . Brasileiro: uma questão de discurso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GIACON, E. M. O. . Processo de Leitura Fragmentada. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GIACON, E. M. O. ; BARBOSA, Márcia de Souza ; ORTEGA, Silvana dos Santos . Enunciado Suassuniano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GIACON, E. M. O. . Berlim: crônicas de João Ubaldo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GIACON, E. M. O. . Marcas de identidade regional na prosa de Hélio Serejo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GIACON, E. M. O. . Viva o povo brasileiro: história e identidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GIACON, E. M. O. . Ubaldo: do cronista ao romancista. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GIACON, E. M. O. . Literatura e identidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GIACON, E. M. O. . Clarice Lispector e a Hora da Estrela. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GIACON, E. M. O. . Eva, Santa, Evita: Retratos Históricos e Ficcionais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GIACON, E. M. O. . Identidade e Luta: Uma análise do Povo Brasileiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GIACON, E. M. O. . O Novo Romance Histórico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GIACON, E. M. O. . Sobre o Novo Romance Histórico Brasileiro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GIACON, E. M. O. . Viva o povo brasileiro - a história de um povo contada via ficção do novo romance histórico.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GIACON, E. M. O. . Um dueto siciliano. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
GIACON, E. M. O. . Avaliação do Premio de Gestão 2011.. 2012.
GIACON, E. M. O. . Consultora MEC/Sesu. 2012.
GIACON, E. M. O. . 1ª Câmara de Assessoria Técnica Científica da FUNDECT. 2012.
GIACON, E. M. O. . Consultora Ad-Hoc do PROEXT. 2012.
GIACON, E. M. O. . Convênio entre o Centro de Memória Jindrich Trachta e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2011.
GIACON, E. M. O. . Responsável Técnica pela Proposta de Convênio entra a UEMS e a Universidade de Charles da República Tcheca. 2011.
GIACON, E. M. O. . Revisão lingüística do Álbum Biográfico, Didático e Histórico de Nova Andradina - 45 anos. 2004.
GIACON, E. M. O. . I Encontro de Iniciação Científica da UEMS. 2004.
OLIVEIRA, E.M. . Revisão da Obra Brasília - Cidade e Sonho. 2018.
OLIVEIRA, E.M. . Avaliador do FETECMS / FETECCMS-JR / EXPOCIÊNCIA CENTRO-OESTE. 2017.
GIACON, E. M. O. . Parecerista do FIC. 2016.
GIACON, E. M. O. . Revista Trama. 2016.
ABRAO, D. ; GIACON, E. M. O. ; RODRIGUES, M. L. ; COSTA, N. S. A. ; GOMES, N.S. . Curso de Formação Continuada do Programa Brasil Alfabetizado. 2014.
GIACON, E. M. O. . ENEM - Elaboração de Itens. 2011.
GIACON, E. M. O. . ENADE - Elaboração de Itens. 2011.
GIACON, E. M. O. . ENEM - Elaboração de Itens. 2010.
ABRAÃO,D. ; GIACON, E. M. O. ; RODRIGUES, M. L. ; AREDES, A. P. J. . Projeto Pedagógico Stricto Sensu da Letras. 2008.
ABRAÃO,D. ; AREDES, A. P. J. ; BUENO ; GIACON, E. M. O. ; PERON, E. M. ; RODRIGUES, M. L. ; SOUZA, F. F. . Ciências da Linguagem - curso Latto sensu. 2008.
GIACON, E. M. O. . Projeto Pedagógico do Curso de Letras- Hab. Port/Ing.- UEMS. 2004.
GIACON, E. M. O. . Literatura Brasileira. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GIACON, E. M. O. . Web Revista Linguagem, Educação e Memória. 2016. (Editoração/Periódico).
GIACON, E. M. O. ; ABRAO, D. . Web Revista Linguagem, Educação e Memória. 2015. (Editoração/Periódico).
GIACON, E. M. O. ; ABRAO, D. . Web Revista Linguagem, Educação e Memória. 2014. (Editoração/Periódico).
GIACON, E. M. O. ; TAFARELLO, P. C. . Web revista LInguagem, Educação e Memória. 2013. (Editoração/Periódico).
GIACON, E. M. O. ; TAFARELLO, P. C. . Web- revista Linguagem Educação e Memória. 2012. (Editoração/Periódico).
GIACON, E. M. O. . ACERVO CAPIROBA: UM ESTUDO SOBRE A OBRA UBALDIANA, O MERCADO EDITORIAL E A PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA ( (1968-2008). 2012. (Relatório de pesquisa).
GIACON, E. M. O. ; GAMA, A. S. . Curso de Cerimonial. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GIACON, E. M. O. ; TAFARELLO, P. C. ; RODRIGUES, M. L. . Web revista Linguagem, Educação e Memória. 2011. (Editoração/Periódico).
GIACON, E. M. O. . Descritores e a Educação Nacional. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GIACON, E. M. O. ; ABRAÃO,D. ; RODRIGUES, M. L. . Projeto da UEMS- PROPP. 2009. (Relatório de pesquisa).
GIACON, E. M. O. . Material Didático em Literatura de Língua Portuguesa. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático de Literatura Portuguesa).
GIACON, E. M. O. . Introdução à Análise do Discurso: Teoria e Prática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GIACON, E. M. O. . Contos e Romances Ubaldianos: um estudo da enunciação. 2006. (Relatório de pesquisa).
GIACON, E. M. O. . (Des) Caminhos e ( Des) Construção de uma História. 2006. (Projeto de Ensino).
GIACON, E. M. O. ; RODRIGUES, M. L. ; AREDES, A. P. J. ; ABRAÃO,D. . Pós-gradução em Letras. 2006. (Comissão de Elaboração de projeto Stricto Sensu).
GIACON, E. M. O. . REvitalização de Saberes na Vida do Professor. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ESTEVES, A. R. ; MILTON, H. C. ; GIACON, E. M. O. ; MACARI, M. F. A. O. ; FIURUCCI, W. R. . O novo romance histórico latino-americano: história, protagonista e invenção literária. 2002. (Relatório de pesquisa).
GIACON, E. M. O. . O livro. 2009 (conto) .
GIACON, E. M. O. . Uuuuuuuuhhhh. 2009 (conto) .
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
LITERATURA E ENSINO: O USO DO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA.( LETRAMENTO LITERÁRIO), Descrição: A proposta deste projeto parte das observações sobre o texto literário, o ensino, o professor leitor ou não, a falta ou a má aplicação do texto literário no Ensino Fundamental, o que abre a nós, enquanto professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nos dois PROFLETRAS de Dourados e Campo Grande a preocupação de trabalharmos com nossos orientandos, a fim de que eles possam em primeiro lugar serem treinados em grupos de leitura e estudos para serem leitores de textos literários e depois sejam multiplicadores das técnicas, em suas escolas, e por fim eles possam em seus trabalhos finais criarem um produto, bem como relatórios, que demonstrem como o texto literário, enquanto literalidade e construção literário, vem sendo aplicado sem ala de aula.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira - Coordenador / Susylene Dias de Araújo - Integrante / Zélia Nolasco dos Santos Freire - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / José Rone Rabelo da Silva - Integrante / Mayara da Silva da Rocha - Integrante.
-
2013 - 2016
Laboratório de Pesquisa em Acervos Pessoais, Descrição: O projeto financiado pelo FUNDECT/CNPq pretende criar na UEMS( unidade de Campo Grand) um laboratório de acervos, que a princípio receberá inofrmações sobre o Centro de memória Jindrich Tracta. A parte finaciável é para estruturar o espaço. a parte teórica pretende ler como o filólogo Jindrich Tracta, no interior de Mato Grosso do Sul, construi as suas leituras. O projeto está ligado ao Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, pois a estrutura física será fixada, na unidade de Campo Grande, a fim de que os próximos passos da pesquisa venham a estudar outras bibliotecas e leitores de Mato Grosso do Sul. Receberemos também doações de escritores do estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira - Coordenador / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Rosana Pegorari Casteliano - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2013 - Atual
Escritores do Século XX e início do XXI : um estudo da obra e da crítica, Descrição: O projeto pretende estudar a obra e a crítica literária a respeito de escritores( poetas e prosadores) entre os século XX e XXI. Pretende-se ler tanto os textos literários quanto a fortuna crítica.O projeto está ligado à linha de pesquisa Historiografia Literária do Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira - Coordenador / Ana Claudia Marini da Silva - Integrante / Susylene Dias de Araújo - Integrante / Luciene Veiga da Costa - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Rosana Pegorari Casteliano - Integrante / Pâmela Fernanda Nunes Romero - Integrante / Isidro Albino José - Integrante.
-
2012 - 2015
NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO DE LEITURA ALÉM DAS PALAVRAS, Descrição: A partir do Projeto "Além das Palavras", desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, o projeto pretende fazer com que os alunos do Mestrado Profissional em Letras utilizem as técnicas do Além da Palavras, na prática de sala de aula e com isso verifiquem os resultados nas séries transição como é o caso do sexto ano. Do mais a mesma técnica passa a ser utilizada em outros anos, a fim de verificar como é possível uma metodologia criada para alunos dos primeiros anos atingir bons resultados ou não em outros anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira - Coordenador / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / Adriana Marques Lopes Fagundes Rodrigues - Integrante / Claudia Bernardo - Integrante / Luciane Zaida Ferreira da Silva Viana - Integrante / Daniel Abrão - Integrante.
-
2009 - 2013
Escritores do século XX: Acervo em meio digital, Descrição: O projeto constitui um prolongamento do projeto de pesquisa ligado à capacitação em doutoramento da professora, pois está ocorrendo uma pesquisa sobre a obra de João Ubaldo Ribeiro( 1968-2008), que envolve em linhas gerais uma pesquisa intensa que passou pelo veio da atividade de catalogação de uma produção, que migrou do texto impresso para a WEB.Durante o processo de coleta e análise, percebeu-se que a tendência das universidades, bibliotecas e editoras era colocar muitos textos disponíveis, o que aguçou muito a nossa curiosidade em relação a outros escritores. Surgiu então a hipótese de que: se por um lado há muito material arquivado se deteriorando em bibliotecas e nas estantes de escritores; por outro há um meio de disponibilizá-los (WEB), visto dessa forma e em conseqüência de muito material da nossa pesquisa necessitar de um destino, surgiu então a idéia de que na UEMS pudesse florescer um projeto,que atendesse a demanda de disponibilizar on line dados de narradores brasileiros, regionais e internacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira - Coordenador / Fernandes Ferreira de Souza - Integrante., Número de orientações: 10
-
2007 - 2009
Vozes Negras no Brasil: Uma análise do discurso ubaldiano em Viva o povo brasileiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante., Número de orientações: 1
-
2002 - 2006
Contos e Romances Ubaldianos: Um Estudo da Enunciação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira - Coordenador / Régilane Maraya Carvalho - Integrante / Naiara Joelma Bispo da Silva - Integrante., Número de orientações: 8
Projetos de desenvolvimento
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Reader s Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira Giacon - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Reader s Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira Giacon - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Reader s Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira Giacon - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Reader?s Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira Giacon - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Reader?s Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira Giacon - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Reader?s Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira Giacon - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Reader?s Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira Giacon - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Reader?s Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira Giacon - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Reader?s Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira Giacon - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Reader?s Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Reader?s Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante.Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Reader?s Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Reader?s Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Reader?s Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ACERVOS PESSOAIS, Descrição: A proposta de pesquisa fixar-se-á, a princípio no Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na cidade de Batayporã, onde livros, documentos, mapas, revistas está guardados. A intenção é criar um laboratório de análise documental e de divulgação documentos, livros, revistas e mapas em Campo Grande. O Centro de Memória, que é o foco da pesquisa foi criado pela família Trachta em setembro de 2001. Nesse local, há livros de uma biblioteca, que guarda tanto a coleção da revista Seleções de 1945 até 2001 como os livros que foram publicados pela Readers Digest. Além desse material documentado, há livros em tcheco, francês e russo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane Maria de Oliveira - Coordenador / Marlon Leal Rodrigues - Integrante / Daniel Abrão - Integrante / Nataniel dos Santos Gomes - Integrante / José Carlos Ziliane - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
Prêmios
2011
Moção de Congratulação, Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul - Deputada Dione Hashioka.
2010
2 Concurso Municipal de Desenho e Redação, Gênero Artigo de Opinião. Tema meio ambiente, Prefeitura Municipal de Nova Andradina.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS- Unidade Universitária de Campo GRande. , Rodovia 080, José Abraõ, 79750000 - Campo Grande, MS - Brasil, Telefone: (67) 39014612, URL da Homepage:
Experiência profissional
1999 - 2004
Associação Educacional do Cone SulVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: efetivo
2001 - Atual
Universidade Estadual de Mato Grosso do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora de Estágio em Língua Portuguesa( graduação) Professora de Estágio em Língua Inglesa( graduação) Professora da graduação em Literatura Brasileira e Teoria da Literatura. Professora do Mestrado em Letras da UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professora do Mestrado Profissional em Letras- UEMS- UFRN Coordenadora do Curso de Letras Port/Inglês de Nova Andradina de 2002 a 2009 Coordenadora do Curso de Letras Port/Inglês de 2011 a 2013 Membro do CEPE de 2007 até 2013. Coordenadora do Mestrado em Letras de 2013 a 2015
Atividades
-
10/2011
Extensão universitária , UEMS- Unidade Universitária de Campo GRande.,Atividade de extensão realizada, Editoração da Web revista Linguagem, Educação e Memória.
-
03/2010
Direção e administração, Unidade de Nova Andradina.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, conselheira.
-
10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Pesquisa e Pós-graduação-UEMS.,Cargo ou função, conselheira.
-
03/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Grupo de pesquisa em Estudos Literários.,Linhas de pesquisa
-
09/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Conselheiro.
-
06/2004
Serviços técnicos especializados , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Serviço realizado, Consultoria Científica.
-
06/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara Editorial da Revista de Letras.,Cargo ou função, Membro da Câmara Editorial da Revista Letras.
-
02/2004
Outras atividades técnico-científicas , PIBIC - Iniciação Científica, PIBIC - Iniciação Científica.,Atividade realizada, Orientadora do projeto : Análise das crônicas de João Ubaldo Ribeiro..
-
02/2004
Outras atividades técnico-científicas , PIBIC - Iniciação Científica, PIBIC - Iniciação Científica.,Atividade realizada, Comparativismo entre cronistas brasileiros e João Ubaldo Ribeiro.
-
08/2003
Direção e administração, Unidade de Nova Andradina.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
08/2003
Outras atividades técnico-científicas , PIBIC/CNPq/UEMS, PIBIC/CNPq/UEMS.,Atividade realizada, Orientadora do projeto de iniciação científica: Identidade Regional Presente na Questão Ervateira- Hélio Serejo..
-
05/2003
Serviços técnicos especializados , Câmara Editorial da Revista de Letras.,Serviço realizado, Integra a Câmara Editorial.
-
04/2003
Ensino, Especialização latu-sensu, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, LITERATURA E IDENTIDADE
-
03/2003
Direção e administração, Unidade de Nova Andradina.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
02/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Comunitário Consultivo.,Cargo ou função, Conselheira.
-
11/2001
Ensino, Letras/ Port/Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira , Teoria da Literatura
-
11/2001
Ensino, Letras, Física Ambiental, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa
-
04/2011 - 10/2011
Extensão universitária , Unidade de Nova Andradina.,Atividade de extensão realizada, Ensino de Língua e Cultura Tcheca.
-
05/2010 - 10/2010
Extensão universitária , E.E. Marechal Rondon.,Atividade de extensão realizada, Curso sobre como desenvolver as habilidades da matriz da Provinha Brasil e Prova Brasil.
-
05/2010 - 10/2010
Treinamentos ministrados , E.E. Marechal Rondon.,Treinamentos ministrados, Ensino: curso para os professores sobre como elaborar questões da Prova Brasil
-
04/2009 - 07/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, E Estudos Dirigidos sobre Técnicas de Ensino de Língua Portuguesa
-
07/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Unidade de Nova Andradina.,Atividade de extensão realizada, projeto de extensão: Revitalização de Saberes na Vida do Professor.
-
09/2003 - 09/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Conselheira do COUNI.
-
02/2004 - 11/2004
Extensão universitária , Unidade de Nova Andradina.,Atividade de extensão realizada, Arte Cênica e a Literatura.
-
11/2003 - 11/2004
Ensino, Letras/ Port/Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de ensino: Arte Cênica e Literatura
-
09/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Unidade de Nova Andradina.,Atividade de extensão realizada, CONTADORES DE HISTÓRIAS DE NOVA ANDRADINA.
1984 - 2001
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do SulVínculo: 40 horas, Enquadramento Funcional: concursada, Carga horária: 40
Atividades
-
12/1998 - 11/2001
Direção e administração, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.,Cargo ou função, Diretora Adjunta.
-
02/1984 - 12/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eliane Maria de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?