Márcia Eliza Pires

Possui Doutorado em Letras (Literatura e Vida Social) pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Assis (2014). É pós-doutora em literatura comparada (poesia francesa e brasileira) pela Unesp de Araraquara (2018). Concluiu a graduação em Letras com habilitação em português e francês (2002). É mestre em estudos literários (2008) e especialista em teoria e crítica da literatura (2005). Como bolsista pela Embaixada da França, participou em 2019 da formação internacional na área de língua e linguagens na Université de Franche-Comté (Centre de Linguistique Appliqué) na cidade de Besançon. Bolsista em 2003 do intercâmbio universitário entre as instituições Sophia Antipolis (Nice) e Faculdade de Ciências e Letras - Unesp. Possui larga experiência como professora substituta de língua e literatura francesas junto ao Departamento de Letras Modernas da FCL/Araraquara - Unesp. Atuou também como professora substituta de língua francesa na Faculdade de Ciências e Letras - Unesp/Assis. Integra os seguintes grupos de pesquisa do CNPQ cadastrado pela Unesp: O Simbolismo: seus antecedentes e repercussões (Unesp/Araraquara) e Poéticas da negatividade (Unesp/Assis). Tem publicação nas seguintes áreas de interesse: literatura francesa, poesia brasileira e literatura comparada. É membro da Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo (APFESP).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2010 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Cecília Meireles e a travessia do interlocutor em: Viagem, Vaga música, Mar absoluto e outros poemas e Retrato Natural
Ana Maria Domingues de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Mestrado em Estudos Literários

2006 - 2008

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Crônicas de Viagem - O olhar poético de Cecília Meireles,Ano de Obtenção: 2008
Adalberto Luis Vicente.

Especialização em A Literatura e O Ensino da Literatura

2005 - 2006

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Crônicas de Viagem - O olhar flâneur da cronista
Orientador: Adalberto Luis Vicente

Graduação em Graduação em Letras (Licenciatura em Português e Francês)

1999 - 2002

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Graduação em Graduação em Letras (Bacharelado em Português e Francês)

1999 - 2002

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017

Pós-Doutorado. , Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Francesa. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Université d'été stages pédagogiques. (Carga horária: 48h). , Université de Franche-Comté, UFC, França.

2006 - 2006

IV Ciclo de Conferências - LEAPLE - CNRS/ França. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP, Brasil.

2003 - 2003

Estágio universitário. , Université de Nice Sophia Antipolis, UNSA, França.

2002 - 2002

I Semana de Estudos Teatrais "Luis Antonio Martinez Corrêa". , Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

"As antigas artes" II Encontro de Iniciação Científica em Estudos Clássicos. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Leitura de Teatro: Grandes Fontes do Teatro Moderno. , Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP, Brasil.

2000 - 2000

L'approche dialogique du dialogue chez les enfants. "Aquisições da Linguage. (Carga horária: 15h). , Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP, Brasil.

1999 - 1999

"Ayurveda: la medicina en la India Antigua" - SBEC. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP, Brasil.

1999 - 1999

"Tragédia grega e cinema: Eurípedes na tela". (Carga horária: 4h). , Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Francesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PIRES, M. E. ; AFONSO, J. N. . XII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. 2018. (Congresso).

PIRES, M. E. ; AFONSO, J. N. . XII Congresso internacional de estudos japoneses no Brasil. 2018. (Congresso).

PIRES, M. E. ; AFONSO, J. N. . XVI SEL - Seminário de Estudos Literários - Literatura para quê?. 2018. (Outro).

LEITE, G. M. M. ; PIRES, M. E. . XIII Seminário de Estudos Literários ? UNESP Assis. 2016. (Congresso).

PIRES, M. E. ; SANTOS, F. R. S. . A MELANCOLIA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA LITERATURA: DO ROMANTISMO À CONTEMPORANEIDADE.. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII congresso internacional de estudos japoneses no Brasil. Comissão científica. 2018. (Congresso).

XIV SEL - Seminário de Estudos Literários - Literatura para quê?. 2018. (Seminário).

XIV SEL - Seminário de Estudos Literários - Literatura para quê?.Expressão de literatura feminina: as inter-relações poéticas e libertárias nas obras de Cecília Meireles, Gabrielle Colette e Edith Boissonas. 2018. (Simpósio).

XIX Seminário de Pesquisa do PPG em Estudos Literários. IV Seminário Internacional de Estudos Litterários.Literatura francesa oitocentista. 2018. (Seminário).

I SEMANA DE LETRAS "As Letras no Processo Cultural: Ecos da Margem. CARTAS, DIÁRIOS, ESCRITAS: A PRODUÇÃO INTIMISTA FEMININA ALÉM DA MARGEM. 2017. (Congresso).

IV Encontro dos Centros de Ensino de Línguas da UNESP.Ensino de língua e literatura francesas em diálogo com as artes: a música e a pintura como estratégia pedagógica. 2017. (Encontro).

Minicurso - Percursos Líricos em torno do Simbolismo. 2017. (Outra).

V Colóquio Internacional de Poesia, o Simbolismo, as Artes.Charles Baudelaire e Cecília Meireles ? ressonâncias poéticas sob a égide noturna.. 2017. (Outra).

XV Encontro Internacional da Abralic.Michel de Montaigne e Cecília Meireles: um encontro entre duas solidões.. 2017. (Simpósio).

XV Encontro Internacional da Abralic "Textualidades Contemporâneas". A melancolia e seus desdobramentos na literatura: do Romantismo à Contemporaneidade. 2017. (Congresso).

4 Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literáriros. Paris, turistas e museus na crônica poética de Cecília Meireles.. 2016. (Congresso).

XIII Seminário de Estudos Literários "Literatura Comparada e Estudos Culturais: Intersecções" II Seminário Gêneros Híbridos da Modernidade.Literatura Comparada: o belo e o sublime na exaltação da grandiosidade de todas as coisas. 2016. (Simpósio).

XIII Seminário de Estudos Literários "Literatura Comparada e Estudos Culturais: Intersecções" II Seminário Gêneros Híbridos da Modernidade.Cecília Meireles e Charles Baudelaire: a transfiguração da palavra rumo ao infinito.". 2016. (Simpósio).

XIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC.Equivalências - melancolia e solidão em Cecília Meireles e Baudelaire. 2015. (Simpósio).

XIV Encontro Internacional da Abralic: Fluxos e Correntes.A melancolia e seus desdobramentos: do Romantismo à Contemporaneidade. 2015. (Simpósio).

Colóquio Internacional de Poesia Moderna. Cecília Meireles: a poesia dos sentidos e das pequenas coisas. 2014. (Congresso).

O banal pelos rumos do poético nas crônicas de Cecília Meireles.Cecília Meireles: o poético na profundidade do ínfimo. 2014. (Seminário).

II Congresso Internacional do PPG Letras XIV SEL. Cecília Meireles: o poético na profundidade do ínfimo. 2013. (Congresso).

Quarta Cultural.Cecília à toda prova Bate papo e sarau. 2013. (Outra).

IV Seminário Leituras da Modernidade."Viagem" e "Epitáfio de navegadora" - pelo tempo e ação da interioridade.. 2012. (Seminário).

XI Seminário de Estudos Literários.Cecília Meireles e "A última cantiga". Na coita de amor, quem é o verdadeiro vassalo?. 2012. (Simpósio).

I Congresso Internacional do PPG Letras. Cecília Meireles e a crônica poética: a suspensão das fronteiras entre prosa e poesia. 2011. (Congresso).

III Colóquio de Letras de Assis. Cecília Meireles e o diálogo com a ausência. 2011. (Congresso).

X Sel.Cecília Meireles e o fenômeno da interlocução - o pronome "tu". 2010. (Seminário).

X Seminário de Pesquisa/ IV Simpósio de Literatura.Cecília Meireles e o olhar flâneur em Crônicas de viagem. 2009. (Simpósio).

X Seminário de Pesquisa IV Simpósio de Literatura "Diálogos com a crítica de Antonio Candido".Cecília Meireles e o olhar flâneur em Crônicas de viagem. 2009. (Seminário).

VII Seminário de pesquisa ?Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile: 50 anos?. (Carga horária 50 h).A CRÔNICA POÉTICA: O RESGATE DA POESIA PELO OLHAR DE CECÍLIA MEIRELES. 2006. (Seminário).

Perspectivas da Literatura Francesa: 200 anos de Victor Hugo (Carga horária 4h). 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Grazzielle Forcato Martins

SANTOS, F. R. S.; SIMOES JUNIOR, A. S.;PIRES, M. E.. A imago mortis em Kiriale, de Alphonsus de Guimaraens. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

Aluno: Bruna Fernanda de Simone

FERNANDES, M. L. O.; DINIZ, F. G. M.; SOUZA, C. R.; SANTOS, A. C.;PIRES, M. E.. As configurações do Amor na Lírica de Nuno Júdice. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Aluno: Marina Lourenço Morgado

PIRES, M. E.; MAURO, C. F. C.; CASTELAN, I. C.; SILVESTRE, F. A.; BORGES, E. B. G.. Memória, espaço e símbolos na narrativa de Marcel Pagnol. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Aluno: KEDRINI DOMINGOS DOS SANTOS

PIRES, M. E.; LEITE, G. M. M.; SILVA, S. V.; DOMINGOS, N.; TABAK, F. M.. Guy de Maupassant e Villiers de L'isle-Adam: a ilusão e o amor em Fort comme la mort e L'Ève future. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Aluno: Adrienne Katia Savazoni Morelato

LEITE, G. M. M.; ROCHA, N. A.; RAPUCCI, C. A.; LOPES, D.;PIRES, M. E.. As vestes do corpo e da melancolia na poesia de autoria feminina: Gabriela Mistral, Cecília Meireles e Henriquieta Lisboa. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Aluno: Adrienne Katia Savazoni Morelato

LEITE, G. M. M.;PIRES, M. E.; ROCHA, N. A.. Corpo e melancolia na poesia de autoria feminina latino americana. Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Henriqueta Lisboa.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Aluno: Dalila Silva Neroni Jora

PIRES, M. E.; VICENTE, A. L.; OLIVEIRA, A. C.. Tradução literária: da ponte ao abismo - um estudo de tradução por meio da literariedade e transtextualidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Aluno: Glenda Verônica Donadio

PIRES, M. E.; VICENTE, A. L.; OLIVEIRA, A. C.. Elementos poéticos e surrealistas em L'Écume des jours (1947), de Boris Vian.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Aluno: Clara Oliveira Mendes

PIRES, M. E.; OLIVEIRA, A. C.; BARCELLOS, N. C. P. F.. Escrever é como cuidar de um bonsai. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Aluno: Kênia Francine Rodrigues

PIRES, M. E.; OLIVEIRA, A. C.; BARCELLOS, N. C. P. F.. O tema mais poético do mundo: a representação do luto na poesia de Edgar Alan Poe. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Aluno: Ana Flávia Silva Sardelari

PIRES, M. E.; OLIVEIRA, A. C.; BARCELLOS, N. C. P. F.. O surrealismo em imagens: as artes plásticas e visuais na obra de André Breton. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Letras (Licenciatura em Português e Francês)) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Aluno: Sérgio Gabriel Muknicka

PIRES, M. E.; OLIVEIRA, A. C.; BARCELLOS, N. C. P. F.. Alberto Moravia e a Trilogia no Feminino: Il Paradiso, um ultra vita e boh. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Aluno: Lorenzo Arturo Hernandes Boturo

PIRES, M. E.. O duplo em Baudelaire. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Aluno: Marina Bariani Trava

FERNANDES, M. L. O.; SILVA, P. C. A.;PIRES, M. E.. Ou isto ou aquilo A poesia (não tão) infantil de Cecília Meireles. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Aluno: Marina Pessoto de Arruda

PIRES, M. E.. Análise da gestão escolar democrática na educação Infantil em uma escola do município de Araras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Hermínio Ometto.

Aluno: Maísa Aparecida Rossini de Campos

PIRES, M. E.. Análise da gestão escolar democrática na educação Infantil em uma escola do município de Araras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

Aluno: Mayra Alves de Medeiros

PIRES, M. E.. Qualidade da educação baseada em avaliação externa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

Aluno: Valdenice Garcia

PIRES, M. E.. Qualidade da educação baseada em avaliação externa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

PIRES, M. E.; OLIVEIRA, A. C.; VIEIRA, B. V. G.. XIX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. IV Seminário Internacional de Estudos Literários. IV Workshop do Grupo de Pesquisa em Dramaturgia e Cinema. "O Cinema e seus Duplos". 2018. Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

PIRES, M. E.; AFONSO, J. N.; SANTOS, F. R. S.. XIV SEL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA PARA QUÊ? Parecerista. 2018. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PIRES, M. E.PIRES, M. E.. Mapa cultural paulista. 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sylvia Helena Telarolli de Almeida Leite

VICENTE, Adalberto Luis; OLIVEIRA, A. M. D.;LEITE, S. H. T. A.. Crônicas de Viagem: O olhar poético de Cecília Meireles. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras Unesp Araraquara.

Sylvia Helena Telarolli de Almeida Leite

VICENTE, Adalberto Luis;LEITE, S. H. T. A.; BARBOSA, Sidney. As crônicas de viagem de Cecília Meireles: um olhar poético. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras Unesp Araraquara.

Ana Maria Domingues de Oliveira

VICENTE, Adalberto Luis;OLIVEIRA, A. M. D.; LEITE, S. H. T. A.. Crônicas de viagem: o olhar poético de Cecília Meireles. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Ana Maria Domingues de Oliveira

OLIVEIRA, A. M. D.; FERREIRA, Sandra Aparecida; SILVA, Jacicarla Souza da. Cecília Meireles e a travessia do interlocutor em Viagem, Vaga música, Mar absoluto e outros poemas e retrato natural. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras Assis) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Fabiano Rodrigo da Silva Santos

SANTOS, F. R. S.; VICENTE, A. L.; OLIVEIRA, A. M. D.; LOPES, D.; FERREIRA, S. A.. A trajetória do "tu" em "Viagem", "Vaga Música", "Mar absoluto e outros poemas" e "Retrato Natural", de Cecília Meireles. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Jacicarla Souza da Silva

OIIVEIRA, A. M. D.; FERREIRA, S. A.;SILVA, J. S.. Cecília Meireles e a travessia do interlocutor em. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Delvanir Lopes

OLIVEIRA, A. M. D.;LOPES, D.; SANTOS, F. R. S.; FERREIRA, S. A.; VICENTE, A. L.. A travessia do interlocutor de Cecília Meireles em ""Viagem"; "Vaga Música", "Mar Absoluto e outros poemas e "Retrato Natural". 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Adalberto Luís Vicente

VICENTE, A. L.; OLIVEIRA, A. M. D.; LEITE, Sylvia Helena Telarolli de Almeida. Crônicas de Viagem: o olhar poético de Cecília Meireles. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Adalberto Luís Vicente

VICENTE, A. L.; OLIVEIRA, A. M. D.; SANTOS, F. R. S.; FERREIRA, S. A.; LOPES, D.. A travessia do interlocutor de Cecília Meireles em "Viagem", "Vaga Música", "Mar Absoluto e Outros Poemas" e "Retrato Natural". 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Sandra Aparecida Ferreira

OLIVEIRA, A. M. D.;FERREIRA, S. A.; LOPES, D.; SANTOS, F. R. S.; VICENTE, A. L.. A travessia do interlocutor de Cecília Meireles em Viagem, Vaga Música, Mar absoluto e Retrato Natural. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

Sandra Aparecida Ferreira

OLIVEIRA, A. M. D.;FERREIRA, S. A.; SILVA, J. S.. Cecília Meirelles e a travessia do interlocutor em Viagem, Vaga Música e Mar Absoluto. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

Sandra Aparecida Ferreira

OLIVEIRA, A. M. D.;FERREIRA, S. A.; SILVA, J. S.. Cecília Meirelles e a travessia do interlocutor em Viagem, Vaga Música e Mar Absoluto. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Lucia Outeiro Fernandes

Sá Carneiro e a modernidade poética; 2002; 50 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Maria Lucia Outeiro Fernandes;

Ana Maria Domingues de Oliveira

Cecília Meireles e a travessia do interlocutor em: Viagem, Vaga música, Mar absoluto e outros poemas e Retrato Natural; 2014; Tese (Doutorado em Letras Assis) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Ana Maria Domingues de Oliveira;

Adalberto Luís Vicente

Crônicas de viagem: o olhar poético de Cecília Meireles; 2008; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Adalberto Luis Vicente;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PIRES, MÁRCIA ELIZA . Charles Baudelaire e Cecília Meireles: ressonâncias poéticas sob o domínio da noite. TEXTO POÉTICO , v. 15, p. 322-337, 2019.

  • PIRES, M. E. . O domínio do poético em Victor Hugo e Cecília Meireles - a esfera dos cemitérios. MISCELÂNEA (ASSIS. ONLINE) , v. 23, p. 153-170, 2018.

  • PIRES, M. E. . Michel de Montaigne e Cecília Meireles: um encontro entre duas solidões. Lettres Françaises , v. 2, p. 219, 2017.

  • PIRES, M. E. . Equivalências - Melancolia e êxtase em 'Enivrez-vous' de Charles Baudelaire e 'Vinho' de Cecília Meireles. Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 17, p. http://seer.fcl-103, 2016.

  • PIRES, M. E. . Charles Baudelaire: poesia e afetividade no ensino da literatura francesa. CERRADOS , v. 25, p. 129, 2016.

  • PIRES, M. E. . Flânerie melancólica em Crônicas de Viagem. Guavira Letras , v. 21, p. 349, 2015.

  • PIRES, M. E. . Cecília Meireles: cronista e poetisa. A poeticidade da prosa em Crônicas de Viagem. Estação Literária , v. 11, p. 237, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PIRES, M. E. ; AFONSO, J. N. . XII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil (Congresso, Organização de Evento, Comissão Científica). 2018.

PIRES, M. E. ; AFONSO, J. N. . XVI SEL - Seminário de Estudos Literários - Literatura para quê?. 2018.

PIRES, M. E. . XIX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. IV Seminário Internacional de Estudos Literários. IV Workshop do Grupo de de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema. 'O cinema e seus duplos'. Literatura Francesa Oitocentista. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PIRES, M. E. ; AFONSO, J. N. . Eroticidade e escrita: a literatura submersa na autoria feminina. II Semana de Letras - tempo de relembrar: 60 anos do curso de letras de Assis.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIRES, M. E. . Ensino de língua e literatura francesas em diálogo com as artes: a música e a pintura como estratégia pedagógica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIRES, M. E. ; AFONSO, J. N. . CARTAS, DIÁRIOS, ESCRITAS: A PRODUÇÃO INTIMISTA FEMININA ALÉM DA MARGEM. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIRES, M. E. . Introdução à Língua e à Cultura Francesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    A literatura do final do século XIX. O Simbolismo: antecedentes e repercussões, Descrição: Inscrito no CNPq, aborda obras e autores dos períodos incluídos no título, buscando identificar neles traços do movimento simbolista, considerando-o responsável por muitas das grandes transformações que conheceu a literatura de muitos países nos séculos XIX e XX.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Eliza Pires - Integrante / Fabiano Rodrigo da Silva Santos - Integrante / Guacira Marcondes Machado Leite - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Aspectos do sublime e do grotesco na literatura: do romantismo à contemporaneidade, Descrição: O grupo dedica-se à investigação a presença das categorias do sublime e do grotesco na literatura e estética da modernidade, tomando como referência seu impacto sobre o romantismo e seus reflexos sobre a literatura produzida, desde então, até a contemporaneidade. As manifestações de tais categorias desenvolvem-se no limiar dos cânones classicistas de beleza, representando, em solo romântico, a possibilidade de flexibilização do belo, demandando novas linguagens estéticas, de modo a comportar, em um polo, as manifestações do inexprimível, do transcendente e do absoluto (campo de atuação do sublime) e noutro, o disforme, o baixo, o monstruoso e o mau-gosto (paragens do grotesco). O sublime, por enfeixar as formas de beleza que excedem os limites do entendimento (como postula Kant) e o grotesco, por comportar a incongruência (segundo Kayser), são categorias que problematizam a própria mimesis: o sublime, ao tentar plasmar o inexprimível caminha para a abstração e o grotesco, ao buscar representar o sórdido e o disforme, adentra os meandros da distorção. A presença do sublime e do grotesco em ambiente romântico possui, pois, potencialidade de ruptura; contudo, ao longo da modernidade a manutenção de seu caráter renovador demanda a revisão de sua linguagem. Isso, pois, a imagética do sublime decanta facilmente em convenções de elevação e arrebatamento, e a do grotesco, por depender dos efeitos de choque, torna-se cada vez menos expressiva, conforme a distorção torna-se uma das linhas de força da arte moderna. Desse modo, o sublime, para permanecer vivo na modernidade e na contemporaneidade, renova sua expressão, buscando plasmar os efeitos de perplexidade diante do silêncio e do esvaziamento da expressão artística, ao passo que o grotesco aproxima-se cada vez mais dos referenciais estranhos às artes elevadas, flertando com as manifestações desprivilegiadas da cultura de mercado e com a espetacularização da realidade, transpondo, assim, as fronteiras da obra de arte. Há, pois, um percurso de evolução dessas categorias do romantismo à contemporaneidade cuja investigação permite avaliar a permanência de uma tradição e a reincidência de inquietações relativas aos fenômenos da representação, do cânone e do estatuto da obra de arte que permitem utilizar o sublime e o grotesco como mirante para observação dos diálogos entre o romantismo e os períodos estéticos posteriores objetivo último de nossos estudos. Sublime e grotesco tangem à esfera geral da fruição estética, portanto, sua investigação não se limita ao campo da literatura. Por isso, embora o grupo de pesquisa centre suas atenções no fenômeno da literatura, suas atividades e discussões tomam como interlocutoras manifestações representativas de outras linguagens estéticas, sobretudo, as artes plásticas, em que os fenômenos da abstração sublime e da distorção grotesca são verificáveis de modo privilegiado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Eliza Pires - Integrante / Fabiano Rodrigo da Silva Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - 2019

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ensino de língua e literatura francesa, Carga horária: 12

2018 - 2018

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ensino de Literatura Francesa I, Carga horária: 12

2018 - 2018

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ensino de Literatura Francesa III, Carga horária: 12

2018 - 2018

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Língua Francesa III, Carga horária: 4

2017 - 2017

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto classificado em 1 lugar, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor Substituto lotado no Departamento de Letras Modernas - UNESP/Araraquara

2017 - 2017

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Língua Francesa II, Carga horária: 4

2017 - 2017

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Língua Francesa IV, Carga horária: 4

2017 - 2017

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: A Narrativa Francesa, Carga horária: 4

2017 - 2017

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Ensino de Literatura Francesa, Carga horária: 2

Outras informações:
Le nouvau roman e littérature francophone.

2017 - 2017

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Língua Francesa II, Carga horária: 2

2017 - 2017

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ensino de Literatura Francesa I, Carga horária: 2

Outras informações:
Lecture et analyse - Gérard de Nerval, Honoré de Balzac, Gustave Flaubert.

2017 - 2017

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Ensino de Literatura Francesa II, Carga horária: 2

Outras informações:
Lecture et Analyse - Arthur Rimbaud, Sthéphane Mallarmé; Poésie Symboliste et Surréaliste.

2017 - 2017

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Poesia Francesa, Carga horária: 2

Outras informações:
La poésie française - La Pléiade, Le Romantisme.

Atividades

  • 03/2017 - 12/2018

    Ensino, Graduação em Letras (Licenciatura em Português e Francês), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Literatura Francesa - O Novo Romance; Literatura Francófona, Ensino de Literatura Francesa I e II, Língua Francesa II, Língua Francesa IV, Narrativa Francesa, Poesia Francesa

2016 - 2017

Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta de Francês

Outras informações:
Professora de Francês - nível graduação (Línguas I e V)

2016 - 2016

Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Francês, Carga horária: 12

2015 - 2016

Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de francês, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor Substituto de Francês. Disciplinas: Língua Francesa IV

2015 - 2016

Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Francês, Carga horária: 24

Outras informações:
Professora de francês nas disciplinas: Língua francesa I, III e V

2013 - 2013

Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docência II

Outras informações:
Atividade ministrada mediante oferecimento da disciplina:?Literatura Portuguesa I?Trata-se de uma disciplina optativa oferecida para a graduação em Letras como parte das atividades de estágio exigidas pela CAPES. O estágio foi realizado sob orientação da Profa. Drª Ana Maria Domingues de Oliveira

2012 - 2012

Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docência I

Outras informações:
Atividade ministrada mediante oferecimento da disciplina: "A poesia portuguesa contemporânea de autoria feminina" Trata-se de uma disciplina optativa oferecida para a graduação em Letras como parte das atividades de estágio exigidas pela CAPES. O estágio foi realizado sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria Domingues de Oliveira

Atividades

  • 05/2015 - 02/2017

    Ensino, Língua Francesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Francesa I, Língua Francesa II, Língua Francesa III, Língua Francesa IV

2014 - 2015

Fundação Hermínio Ometto

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 30

Outras informações:
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e literatura. Disciplinas ministradas: 01/2014 - 05/2015 Leitura e produção de textos - Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação 01/2014 - 05/2015 Leitura e produção de textos- Ensino, Bacharelado em Ciências Contábeis, Nível: 01/2014 - 05/2015 Leitura e Produção de Textos - Ensino, Psicologia, Nível: Graduação 01/2014 - 05/2015 Fundamentos da Língua Portuguesa - Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação Ensino, 01/2014 - 05/2015 Literatura Infantil e Fundamentos da Língua Portuguesa. Pedagogia EaD, Nível: Graduação 01/2014 - 05/2015 Leitura e produção de textos - Ensino, Educação Física, Nível Graduação 01/2014 - 05/2015 Outras atividades técnico-científicas , Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Graduação. - Membro da equipe do Curso de Aperfeiçoamento da Escolaridade Básica (CAPEB), oferecido aos alunos ingressantes. - Membro da equipe de apoio docente a alunos de Educação à distância e orientador de trabalhos..

2005 - 2005

Ministério da Defesa Exército Brasileiro, 2º BBC/1945

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de francês, Carga horária: 78

Outras informações:
Curso básico de língua francesa aos militares que participaram da "Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti"

2007 - 2009

Deborah's House Idiomas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e tradutor de francês

2004 - 2008

Socil Evialis

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e tradutor de francês

2006 - 2006

Aliança Francesa

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e tradutor de francês

2012 - 2012

Centro Educacional Sesi, 205

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do ensino fundamental 2