Salomão Larêdo

SALOMÃO LARÊDO, é advogado, jornalista. Mestre em Teoria Literária pela UFPA - Universidade Federal do Pará. Professor, é paraense da Vila do Carmo ? Cametá -. Escritor influente, um dos nomes mais importantes da cultura amazônica contemporânea com intensa atividade literária e de trabalho pela democratização de acesso aos bens culturais, à promoção do livro e da adoção de bibliotecas, fomentando a leitura e incentivando nova geração de leitores críticos. De suas obras ? entre romances, contos, poemas, memórias e autoficção ? imanam, naturalmente, o imaginário amazônico. Fundou a associação paraense de escritores, a união dos escritores da Amazônia, criou o Jirau da Literatura, e, criou também, junto com colegas escritores e com a parceria da livraria da Fox e da editora Empíreo, a FLiPA ? Feira Literária do Pará que acontece todos os anos, em Belém, no terceiro domingo do mês de outubro e objetiva valorizar o autor local e sua produção, criando também o Prêmio Nobre e o Prêmio Fox/Empíreo de Literatura. É membro da união brasileira de escritores, de São Paulo, da academia cametaense de letras, paraense de letras e de jornalismo. Foi o coordenador geral do programa Jornal e Educação, O Liberal na Escola, desde sua fundação em 1995, que objetiva formar leitor crítico e com seu permanente projeto O Escritor na Escola, procura fomentar, em toda parte, a prática da leitura. Ao lado de outros 46 autores do Brasil, o escritor Salomão Larêdo é o único paraense a integrar o Dictionary of Literary Biography Style Manual no ano de 2019. O trabalho é uma publicação da editora norte-americana Bruccoli Clark Layman Book, que contrata professores de diversas universidades do mundo para escrever sobre escritores proeminentes de todos os tempos.

Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária

2005 - 2007

Universidade Federal do Pará
Título: RAYMUNDO MORAES NA PLANÍCIE DO ESQUECIMENTO
Orientador: LUIZ HELENO MONTORIL DEL CASTILO
, Ano de Obtenção: 2007.Coorientador: LUIZ HELENO MONTORIL DEL CASTILO.

Especialização em LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA

2002 - 2003

Universidade do Estado do Pará

Graduação em DIREITO

1971 - 1975

Universidade Federal do Pará

Formação complementar

2006 - 2006

Extensão universitária em Coordenadores de Programas de relacionamento. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2004 - 2004

Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

1997 - 1997

Qualidade no Texto Empresarial. (Carga horária: 8h). , JORNAL O LIBERAL, ORM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Liateratura Paraense.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Organização de eventos

LARÊDO, S. . Participou, como Conferencista, do III Seminário de Estudos linguísticos e literários de Mocajuba, promovido pelo Campus da UFPA/Cametá, no polo Universitário Sérgio Maneschy em Mocajuba-Pará, no dia 22 de março de 2019.. 2019. (Congresso).

LARÊDO, S. . 6ª FLíPA ?FEIRA LITERÁRIA DO PARÁ. 2019. .

LARÊDO, S. . 5ª FLíPA ?FEIRA LITERÁRIA DO PARÁ. 2018. .

LARÊDO, S. . 4ª FLíPA ?FEIRA LITERÁRIA DO PARÁ. 2017. .

LARÊDO, S. . 3ª FLiPA - Feira Literária do Pará. 2016. .

LARÊDO, S. . 2ª FLíPA ?FEIRA LITERÁRIA DO PARÁ. 2015. .

LARÊDO, S. . 1ª FLíPA ?FEIRA LITERÁRIA DO PARÁ. 2014. .

LARÊDO, S. . I Jirau da Literatura Paraense. 2008. (Outro).

SECULT ; LARÊDO, S. . Prêmio Dalcídio Jurandir de Literaturra. 2007. (Outro).

LARÊDO, S. . Encontro de coordenadores de programas jornada e educação. 2006. (Outro).

LARÊDO, S. ; O Estadão . Prêmio Multicultural Estadão. 2001. (Outro).

Participação em eventos

25ª FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO E DAS MULTIVOZESS. 25ª FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO E DAS MULTIVOZES. 2022. (Feira).

24ª FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO E DAS MULTIVOZES. 24ª FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO E DAS MULTIVOZES. 2021. (Feira).

CONVERSA COM O ESCRITOR SALOMÃO LARÊDO: LANÇAMENTO ON-LINE DO LIVRO 'PEDRAL CANAL DO INFERNO'.CONVERSA COM O ESCRITOR SALOMÃO LARÊDO: LANÇAMENTO ON-LINE DO LIVRO 'PEDRAL CANAL DO INFERNO'. 2021. (Outra).

I CAFÉ COM LETRAS DO CURSO DE LETRAS DO IFPA BELÉM.Olho de boto: um romance contestador. 2020. (Outra).

6ª Feira Literária do Pará ? FLiPA, na Livraria da Fox. 6ª Feira Literária do Pará ? FLiPA, na Livraria da Fox. 2019. (Feira).

III Seminário de Estudos linguísticos e literários de Mocajuba.III Seminário de Estudos linguísticos e literários de Mocajuba. 2019. (Seminário).

II Seminário Integrado de Linguagens e Literaturas de Baião? II SILLB.Internet das coisas da literatura da nossa linguagem itinerante de cada dia. 2019. (Seminário).

Narrativas amazônicas contemporâneas, Projeto Circular, Centro Cultural do Carmo.Narrativas amazônicas contemporâneas. 2019. (Outra).

Primeira Feira Literária Infanto-juvenil de Belém.Primeira Feira Literária Infanto-juvenil de Belém. 2019. (Seminário).

SEMANA ACADEMICA DO CURSO DE LETRAS.A importância da leitura e da literatura para o acadêmico de Letras. 2019. (Encontro).

5ª Feira Literária do Pará ? FLiPA, na Livraria da Fox. 5ª Feira Literária do Pará ? FLiPA, na Livraria da Fox. 2018. (Feira).

I SILLB ? Seminário Integrado de Linguagens e Literatura de BaiãoI SILLB ? Seminário Integrado de Linguagens e Literatura de Baião.I SILLB ? Seminário Integrado de Linguagens e Literatura de Baião. 2018. (Seminário).

Primeiro Círculo de Saberes ? Narramazônia ? Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense -Mesa de Debate ?Narrativas da Literatura Contemporânea no Pará?..Primeiro Círculo de Saberes ? Narramazônia ? Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense -Mesa de Debate ?Narrativas da Literatura Contemporânea no Pará?.. 2018. (Encontro).

Realizou, junto com a editora Empíreo e Livraria da Fox, a 5ª Feira Literária do Pará ? FLiPA, na Livraria da Fox, em Belém-PA, nos dias 20 e 21 de outubro de 2018.. Realizou, junto com a editora Empíreo e Livraria da Fox, a 5ª Feira Literária do Pará. 2018. (Feira).

A convite da FIBRA ? Faculdade Integrada Brasil Amazônia - proferiu a conferencia da cerimônia de abertura da IX Jornada da Pós-Graduação, no auditória da instituição,. ?Cultura, Livro e Leitura no Mundo Pós-Moderno?.. 2016. (Congresso).

A convite da profa. Gleice Faro, teve um encontro literário com os alunos da Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho.Encontro literário. 2016. (Encontro).

Autor estudado no Seminário de Literatura Amazônica Escola Zulima V. Dias, no dia 10 de Novembro de 2016..Seminário de Literatura Amazônica Escola Zulima V. Dias. 2016. (Outra).

Encontro literário Paraense, na XX Feira Pan-Amazônica do Livro.Marcas da Criação. 2016. (Encontro).

III Semana Acadêmica do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA.?Direitos e Violações na Amazônia?. 2016. (Encontro).

IX Jornada da Pós-Graduação da FIBRA -Faculdade Integrada Brasil Amazônia -AF.?Cultura, Livro e Leitura no Mundo Pós-Moderno?. 2016. (Encontro).

Seu livro de poemas Senhora das Águas (editado em 1982 ) foi tema da Oficina de Leitura Dramática, ministrada pela professora Telma Monteiro, na Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará.(apenas para convidado e participante. 2016. (Oficina).

Oficina sobre Leitura e Produção de textos,na Casa da Linguagem..Leitura e Produção de textos. 2015. (Oficina).

XXV Mostra Científico Cultural (MCC).?Belém 400 anos- A serviço de uma sociedade mais fraterna e subtema: ?Salomão Larêdo, Belém agradece e te abraça!?. 2015. (Outra).

A convite da Editora Moderna, esteve na Escola Salesiana de Ananindeua, conversando om estudantes, no turno da manhã, sobre leitura, dia 22 de abril de 2014.Escola Salesiana de Ananindeua. 2014. (Encontro).

A convite da Escola Estadual de Ensino Médio Profa. Osvaldina Muniz, participou como homenageado, do Projeto ?Caricaturas: o humor na ponta do lápis.homenageado. 2014. (Oficina).

CHÁ COM LETRAS E ARTE, XIX semana Acadêmica ? CCSE/UEPA (Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará.?Educação, Mídia e Participação Social?.. 2014. (Encontro).

Gravou, a convite da produtora 3D Produções LTDA, comercial para a TV SBT? Belém/PA, ao ?Programa Belém Nosso Bem"..?Programa Belém Nosso Bem?. 2014. (Outra).

I Colóquio "Práticas discursivas, alteridade e modos de subjetivação" da Amazônia Tocantinaa."O Outro na linguagem, na Literatura e na filosofia". 2014. (Outra).

Mini-curso CULTURA AMAZÔNICA.MINI- CURSO CULTURA AMAZÔNICA ? LIVRO, LEITURA E LITERATURA ? com ênfase na literatura autóctone. 2014. (Simpósio).

No dia 22 de Junho de 2014 - na UEPA ? participou de um importante bate papo no encerramento da disciplina literatura amazônica, do curso de Letras - 4 ano matutino de Língua Portuguesa da UEPA..Literatura Amazônica. 2014. (Encontro).

1 Seminário Regional do Observatório da Educação da Comissão de Educação da Câmara dos deputados.A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO PARÁ: CONSTRUINDO BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2013. (Seminário).

Duke in Brazil Program Director Duke University - participou de uma discussão sobre a linguagem e Cultura Popular no programa Duke in Brazil Summer Program 2013.Duke in Brazil Program Director Duke University. 2013. (Seminário).

gincana com autores paraenses na Feira Pan Amazônia do Livro de 2014 , sobre a escritora paraense Olga Savary. gincana com autores paraenses na Feira Pan Amazônia do Livro de 201. 2013. (Olimpíada).

Palestra ?A Literatura Paraense?, II Circuito Literário Banco da Amazônia, efetivado pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.?A Literatura Paraense?,II Circuito Literário Banco da Amazônia. 2013. (Encontro).

A Noite é uma palavra, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.Convidado da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, participou da atividade ?A Noite é uma palavra?, ocasião em que foi feita encenação de seu livro ? A garota que tentou bater na mãe com vassoura e ficou seca, na hora?. 2012. (Encontro).

Circuito Literário.? Circuito Literário ",da Fundação Cultural do Pará Tancredo. 2012. (Encontro).

Pré Pan, evento da Secretaria de Estado da Cultura ? Secult.XVI Feira Pan Amazônia do Livro.. 2012. (Encontro).

Semana do Livro do Colégio Ideal.Convesa com alunos sa 6ª série. 2012. (Encontro).

XVI Feira Pan Amazônia do Livro."Bate-Papo com o Escritor?,. 2012. (Encontro).

13ª Edição do Concurso Talentos da Maturidade. 2011. (Outra).

Programa de Orientação Profissional.Importância da escolha profissional. 2011. (Seminário).

XII Projeto Semana Nacional do Livro Infantil.Importância da Leitura. 2011. (Seminário).

Café literário. Contribuição à Literatura Paraense. 2010. (Congresso).

Feira da Poesia.Contribuição à Literatura Amazônica. 2010. (Seminário).

I Seminário - O Liberal na escola - Os museus e sus ações educativas.O Liberal no Feliz Lusitânia. 2010. (Seminário).

Seminário de Literatura - UFPA.Narrativas da ficção paraense - Autores contemporâneos. 2010. (Seminário).

XIV Feira PAn-Amazônica do Livro.Escritor: José Artheiro - "O caso da boneca negra". 2010. (Outra).

25 Anos da Fundação Casa da Cultura de Marabá.Contribuição prestada à Casa da Cultura. 2009. (Seminário).

I Sarau Literário da EEEFM Rio Caeté - Literatura e arte que utiliza a palavra como matéria prima de suas criações.Contribuição à Literatura Paraense. 2009. (Outra).

I Semana Literária.Pelo trabalho de incentivo à leitura que efetiva há muitos anos na sociedade amazônica.. 2009. (Outra).

I Semana Literária de Barcarena: Conta Pará.Contribuição à Literatura Paraense. 2009. (Seminário).

Noite cultural.Contribuição à Literatura Paraense. 2009. (Outra).

Seminário - Leitura - Casa do Professor.O incentivo à leitura nas salas de aula. 2009. (Seminário).

XI Feira do Livro de Marabá.Palestra e Café Literário. 2009. (Outra).

XII Feira PanAmazônica do Livro.Contribuição à Literatura Paraense. 2009. (Outra).

137 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna.Contribuição à Literatura Paraense. 2008. (Outra).

Encontro com escritores paraenses - CENH.Incentivo à leitura. 2008. (Encontro).

I Encontro de Pesq. em Educ., Trab. e Desenvolvimento Regional e do III ESCUT - Encontro de Estudantes do Campus Univ. do Tocantins/Cametá.Por uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade para além dos portões. 2008. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa III Encontro de Estudantes do Campus Universitário do Tocantis/ Cametá-PA.I Encontro de Pesquisa III Encontro de Estudantes do Campus Universitário do Tocantis/ Cametá-PA. 2008. (Encontro).

I JIrau da LIteratura Paraense.I JIrau da LIteratura Paraense. 2008. (Outra).

I Jornada Avadêmica do IESSB.I Jornada Avadêmica do IESSB. 2008. (Outra).

Literatura & Ensino: A Ficção Amazônica.Literatura & Ensino: A Ficção Amazônica. 2008. (Outra).

Programação de 137 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna.Programação de 137 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna. 2008. (Outra).

Roda Literária - Colégio São Paulo.Dialogando com o Poeta Paraense Salomão Larêdo. 2008. (Outra).

136 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna.Vida e obra de Raimundo Sátyro de Mello. 2007. (Seminário).

2ª Semana da Leitura da EMEF São Judas Tadeu.A importância da leitura no cotidiano. 2007. (Seminário).

Aniversário da Biblioteca Pública "Arthur Vianna".Aniversário da Biblioteca Pública "Arthur Vianna". 2007. (Outra).

Bate-papo com o Escritor.Bate-papo com o Escritor. 2007. (Outra).

Bate-papo sobre atividades profissionais.Atividades profissionais. 2007. (Seminário).

Bate-papo sobre suas atividades profissionais.Bate-papo sobre suas atividades profissionais. 2007. (Outra).

Dia da Poesia - Curso de Letras UEPA.Literatura Paraense. 2007. (Seminário).

Espaço Chocolate com Letrinhas na Feira do Livro.Espaço Chocolate com Letrinhas na Feira do Livro. 2007. (Outra).

I Congresso Internacional de Estudos Lingüisticos e Literários na Amazônia. 2007. (Congresso).

I Jornada de Educação e Linguagem.A linguagem literária e a construção do conhecimento. 2007. (Outra).

Literatura Paraense.Literatura paraense. 2007. (Outra).

Seminário: El Componente Cultural En La Clase de Espaol.Seminário: El Componente Cultural En La Clase de Espaol. 2007. (Seminário).

Bate-papo com alunos de 1 ano de Ensino Médio da Escola EEEFM Profª Maria Gabriela Ramos de Oliveira.Bate-papo com alunos de 1 ano de Ensino Médio da Escola EEEFM Profª Maria Gabriela Ramos de Oliveira. 2006. (Outra).

Comemoração ao Dia do Bibliotecário.Ações da sociedade civil em prol da leitura, do livro e do leitor. 2006. (Seminário).

Comemoração ao Dia do Livro.Obras literárias. 2006. (Outra).

I Encontro de Estudantes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.Interdisciplinaridade e desenvolvimento. 2006. (Seminário).

II Feira do Livro da E.R.C. LAR DE MARIA.II Feira do Livro da E.R.C. LAR DE MARIA. 2006. (Outra).

Interdisciplinaridade e Desenvolvimento Regional.Interdisciplinaridade e Desenvolvimento Regional. 2006. (Outra).

I Semana Acadêmica do Curso de Letras.I Semana Acadêmica do Curso de Letras. 2006. (Outra).

Literatura e Regionalidade: do Tocantins ao Homem Amazônida.Literatura e Regionalidade: do Tocantins ao Homem Amazônida. 2006. (Outra).

O Dia do Folclore Paraense.O Dia do Folclore Paraense. 2006. (Outra).

O moderno cantando e encantando a cultura do Pará.O moderno cantando e encantando a cultura do Pará. 2006. (Outra).

O seminário estadual de ensino religioso escolar.Leitura. 2006. (Seminário).

Projeto de integração didática "Gênero Crônica".Gênero Crônica. 2006. (Seminário).

Relato de Experiências Sobre Práticas de Leitura.Relato de Experiências Sobre Práticas de Leitura. 2006. (Seminário).

Semana Acadêmica do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.Literatura e regionalidade: Do Tocantins ao homem amazônida. 2006. (Seminário).

Seminário Estadual de Ensino Religioso Escolar.Seminário Estadual de Ensino Religioso Escolar. 2006. (Seminário).

XVI Encontro de Coordenadores de Programa Jornal Educação.XVI Encontro de Coordenadores de Programa Jornal Educação. 2006. (Outra).

Encontro pedagógico.1 Encontro Pedagógico da Região do Salgado. 2005. (Encontro).

Mesa Redonda - O significado Social da Leitura.Mesa Redonda - O significado Social da Leitura. 2005. (Outra).

Projeto - O escritor fora da Estante.Projeto - O escritor fora da Estante. 2005. (Outra).

Semana Acadêmica da Esamaz.Semana Acadêmica. 2005. (Outra).

1 Encontro de Bibliotecas da Amazônia.1 Encontro de Bibliotecas da Amazônia. 2004. (Encontro).

1 Encontro de Bibliotecas da Amazônia.1 Encontro de Bibliotecas da Amazônia. 2004. (Outra).

Aniversário da Fonoteca Raimundo Satiro de Melo.Aniversário da Fonoteca Raimundo Satiro de Melo da Biblioteca pública Arthur Vianna. 2004. (Outra).

A Pan-amazônica na escola.A Pan-amazônica na escola. 2004. (Outra).

Encontro do sistema estadual de Bibliotecas do Pará.Encontro do sistema estadual de Bibliotecas do Pará. 2004. (Encontro).

I encontro de bibliotecas da amazônia.O nosso leitor começa na escola?. 2004. (Encontro).

I Feira de Livros do Colégio CEI.I Feira de Livros do Colégio CEI. 2004. (Outra).

I Semana acadêmica da FIBRA.I Semana acadêmica da FIBRA. 2004. (Outra).

VIII Encontro IFNOPAP: cultura e biodiversidade.VIII Encontro IFNOPAP: cultura e biodiversidade. 2004. (Encontro).

VIII Jornada de estudos Lingüísticos e Literários.VIII Jornada de estudos Lingüísticos e Literários. 2004. (Outra).

Chalé Traz Leituras.Chalé Traz Leituras. 2003. (Outra).

Feira de literatura paraense.Feira de literatura paraense. 2003. (Outra).

I Feira Municipal do professor. I Feira Municipal do Professor. 2003. (Congresso).

II Feira do livro.Semana nacional do livro e da biblioteca - II Feira do livro. 2003. (Outra).

II Feira do Livro do Colégio Madre Celeste. II Feira do Livro do Colégio Madre Celeste. 2003. (Congresso).

O Mundo de Salomão Laredo.Evento: O Mundo de Salomão Laredo. 2003. (Outra).

V Semana do Livro do Colégio São Paulo.V Semana do Livro do Colégio São Paulo. 2003. (Outra).

I Universo LIterário.I Universo Literário. 2002. (Outra).

Encontro Nacional de coordenadores de programas de Jornal na Educação.Encontro Nacional de coordenadores de programas de Jornal na Educação. 2001. (Encontro).

Encontro Nacional de Jornal na Educação.Encontro Nacional de Jornal na Educação. 2001. (Encontro).

Festival de Música do Servidor Público. Festival de Música do Servidor Público. 2001. (Congresso).

Fórum Nacional de Jovens sobre jornal na educação.Fórum Nacional de Jovens sobre jornal na educação. 2001. (Outra).

V Feira Pan-Amazônica do Livro. V Feira Pan-Amazônica do Livro. 2001. (Congresso).

VI Fepo Moderno.VI Festival de poesia do colégio Moderno. 2001. (Outra).

Festival de Música do Servidor Público.Festival de Música do Servidor Público. 2000. (Outra).

Festival de Música do Servidor Público.Festival de Música do Servidor Público. 1999. (Outra).

Atividades Literátias.Atividades Literátias. 1998. (Outra).

I Festival da Poesia do Colégio Moderno.I Festival da Poesia do Colégio Moderno. 1998. (Encontro).

Campanha 'Paixão de Ler'.Campanha 'Paixão de Ler'. 1997. (Encontro).

I Encontro de Jornalismo Impresso.I Encontro de Jornalismo Impresso. 1997. (Encontro).

II International Newspapers in education conference. II International Newspapers in education conference. 1997. (Congresso).

XVII Semana do Escritor Paraense. XVII Semana do Escritor Paraense. 1995. (Feira).

CRIENCANTE - I Festival de música Madre Celeste. CRIENCANTE - I Festival de Música Madre Celeste. 1994. (Exposição).

I Encontro de Escritores do norte do Brasil.I Encontro de Escritores do norte do Brasil. 1994. (Encontro).

O Escritor na cidade.O Escritor na cidade. 1994. (Encontro).

I Congresso Paraense de escritores. I Congresso Paraense de escritores. 1985. (Congresso).

I Feira do Livro do escritor paraense. I Feira do Livro do Escritor paraense. 1985. (Feira).

Participação em bancas

Aluno: Alunos do Curso de Graduação em Letras do Campus de Cametá

LARÊDO, S.. Farinhad e mandióca: um estudo lingüístico e semântico dos tipos de farinha do município de Cametá. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

LARÊDO, S.. Prêmio Dalcidio Jurandir de Literatura 2012, Categoria Poesia. 2012.

LARÊDO, S.. Assessoria ao Prêmio Sesc de Literatura 2017.. 2017.

LARÊDO, S.. Comissão de seleção nacional da Bolsa Funarte de Criação Literária. 2010. Fundação Nacional de Artes.

LARÊDO, S.. Concurso de Poesia. 2001. Livraria Jinkings.

LARÊDO, S.. Prêmio Multicultural Estadão 2001. 2001. Jornal O Estado.

LARÊDO, S.. IV Festival de Poesia do Colégio Moderno. 2001. Colégio Moderno.

LARÊDO, S.. I Festival de Poesia do Colégio Moderno. 1998. Colégio Moderno.

LARÊDO, S.. Projeto 'Deixa teu Corpo falar'. 1997. Colégio Nossa Senhora de Nazaré.

LARÊDO, S.. I Festival de Música do Colégio Madre Celeste. 1994. Madre Celeste.

Produções bibliográficas

  • LARÊDO, S. . Putiri. 1. ed. SALOMÃO LARÊDO EDITORA, 2022.

  • LARÊDO, S. . Pedral Canal do Inferno. 1. ed. EMPÍREO, 2021.

  • LARÊDO, S. . Antônia Cudefacho. 1. ed. EMPÍREO, 2019.

  • LARÊDO, S. . Cabaré dos Bandidos ? Guamares. 2. ed. EMPÍREO, 2018.

  • LARÊDO, S. . As Icamiabas Lenda das Amazonas - Paíz das Pedras Verdes ? romance de mulheres guerreiras sem marido e seus muiraquitãs. 1. ed. são paulo: Editora Empíreo, 2017. v. 300. 126p .

  • LARÊDO, S. . Olho de Boto. 01. ed. São Paulo: Editora Empíreo, 2015. 280p .

  • LARÊDO, S. . Tio David. Padre David, a vida ? em fatos e fotos ? do cônego David Gonzaga Larêdo. 01. ed. Belém: Editora Larêdo, 2013. v. 01. 188p .

  • LARÊDO, S. . Terra dos Romualdos País dos Maparás. 1. ed. Belém: SALOMÃO LARÊDO EDITORA, 2013. v. 1000. 738p .

  • LARÊDO, S. . As histórias de São Benedito. Belém: Salomão Larêdo Editora, 2010.

  • LARÊDO, S. . As intolerâncias do baratismo. Belém: Salomão Larêdo Editora, 2010.

  • LARÊDO, S. . Os grandes lábios de Belém. Belém: Salomão Larêdo Editora, 2009.

  • LARÊDO, S. . A Crença no Amor Lygia Nassar - organizador. 01. ed. Belém: Salomão Larêdo, 2008. v. 01. 200p .

  • LARÊDO, S. . Vila do Carmo do Tocantins ? A Festa de N. Sra. do Carmo ? Paisagem de Afetos - memória histórica. 01. ed. Belém: Salomão Larêdo, 2007. v. 01. 330p .

  • LARÊDO, S. . Antônia Cudefacho ? O ardente amor de um padre. 01. ed. Belém: Salomão Larêdo, 2006. v. 01. 195p .

  • LARÊDO, S. . A garota que tentou bater na mãe com a vassoura e ficou seca, na hora ? casos visagentos. 01. ed. Belém: Salomão Larêdo, 2006. v. 01. 145p .

  • LARÊDO, S. . Sarrabulho ? a lenda da cobra norato ? conto. 01. ed. Belém: Salomão Larêdo, 2006. v. 01. 123p .

  • LARÊDO, S. . Margarida, Rosaura e Iraci ? histórias de três putas e um artista ? conto. 01. ed. Belém: Salomão Larêdo, 2006. v. 01. 22p .

  • LARÊDO, S. . Ilha das Flores. 01. ed. Belém: Salomão Larêdo, 2006. v. 01. 30p .

  • LARÊDO, S. . Fofós de Cametá ? carnaval nativo. 01. ed. Belém: Salomão Larêdo, 2006. v. 01. 28p .

  • LARÊDO, S. . Cametá Vila Viçosa de Santa Cruz dos Camutá. 01. ed. Belém: Salomão Larêdo, 2006. v. 01. 52p .

  • LARÊDO, S. . Marabaenses ? carpintaria naval. 01. ed. Belém: Salomão Larêdo, 2006. v. 01. 62p .

  • LARÊDO, S. . Maria Antonia Carvalho por Maria das Mercês. 01. ed. Belém: Salomão Larêdo, 2006. v. 01. 19p .

  • LARÊDO, S. . Família Larêdo ? origens e desenvolvimento ? memória emotiva, social, histórica, afetiva. 01. ed. Belém: Salomão Larêdo, 2005. v. 01. 558p .

  • LARÊDO, S. . Trapiche - aerotextos. , 2003.

  • LARÊDO, S. . Lâmina Mea ? mulher não chora ou Suzama matriz ? prosa e poesia. , 2003.

  • LARÊDO, S. . Matinta Perera ? conto. , 2003.

  • LARÊDO, S. . Embaixo do Casco ? conto. , 2003.

  • LARÊDO, S. . Amor Engarrafado ? conto. , 2003.

  • LARÊDO, S. . Os papagaios do paruru ? situação ? prosa. , 2003.

  • LARÊDO, S. . Moju Moju meu amor. , 2003.

  • LARÊDO, S. . Boiúna-me - poesia e prosa. , 2003.

  • LARÊDO, S. . Matintresh ? conto. , 2003.

  • LARÊDO, S. . Jibóia Branca via Tapanã/ Tenoné ? texto ( poema) instalação. , 2003.

  • LARÊDO, S. . Os Satiro de Melo ? história de família musical. , 2003.

  • LARÊDO, S. . Palácio dos Bares ? Buate Condor -Poesia - depoimentos/ memória social e emotiva. , 2003.

  • LARÊDO, S. . Palácio dos Bares. Belém: Salomão Laredo Editora, 2003. 552p .

  • LARÊDO, S. . Lygia da Cunha Nassar. , 2003.

  • LARÊDO, S. . Vera ? o romance. , 2000.

  • LARÊDO, S. . Moiraba ? a lenda do sapo ? Conto. , 2000.

  • LARÊDO, S. . Capitariquara e nas Conceição dos Araguaias ? Conto. , 2000.

  • LARÊDO, S. . Eu lhe direi sem embaraço ? em parceria. , 1999.

  • LARÊDO, S. . O Prazer de Ler e Escrever - Ouvindo Histórias do Imaginário Amazônico. , 1998.

  • LARÊDO, S. . Marcas D?água - aerotextos. , 1998.

  • LARÊDO, S. . Timbuí - a lenda da anta ? Conto. , 1998.

  • LARÊDO, S. . Chapéu Virado ? a lenda do boto ? Conto. , 1997.

  • LARÊDO, S. . A Vingança da Amada nas Ardências da Amante ? Conto. , 1996.

  • LARÊDO, S. . Atualidades ? Poemas. , 1994.

  • LARÊDO, S. . Maraílhas ? Contos. , 1993.

  • LARÊDO, S. . Água Tocantinas - Siriás e Banguês. Belém: Salomão Larêdo Editora, 1993. v. 1.

  • LARÊDO, S. . Remos de Faia ? Romance. , 1991.

  • LARÊDO, S. . Guamares ? Romance. , 1989.

  • LARÊDO, S. . Sibele Mendes de Amor e Luta ? Romance. , 1984.

  • LARÊDO, S. . Escapulário Tocantino ? Conto ?. , 1983.

  • LARÊDO, S. . Tocanvia ? Contos. , 1983.

  • LARÊDO, S. . Senhora das Águas ? Poemas ? Menção honrosa. , 1982.

  • LARÊDO, S. . Cânticos do Amor Amado ? Poemas. , 1970.

  • LARÊDO, S. . O Porquinho ? Historinha manuscrita. Belém: salomão Larêdo, 1965.

  • LARÊDO, S. . Apresentação. In: Escola de Governo do Pará. (Org.). Concurso de Conto e Poesia do Servidor Público do Estado do Pará. 1ed.Belém: Governo do Estado do Pará, 2004, v. 1, p. -.

  • LARÊDO, S. . O Homem Editora. CartaCapital, São Paulo, p. 12 - 13, 12 mar. 2014.

  • LARÊDO, S. . Homenagem a Cametá. Revista Troppo +, Belém-PA, p. 10, 12 jan. 2014.

  • LARÊDO, S. . Livro de Salomão Larêdo resgata memória do baixo Tocantins. Revista Toda!, Belém-PA, p. 24 - 25, 17 nov. 2013.

  • LARÊDO, S. . De lá da terra dos Romualdos. Amazônia Viva, Estado do Pará, p. 54 - 58, 01 set. 2013.

  • LARÊDO, S. . Estrebushismo na Literatura do Pará. LINHA MESTRA, Campinas, SP, , v. 07, 07 abr. 2008.

  • LARÊDO, S. . LIterante. Literante, Belém, , v. 1, 01 ago. 2005.

  • LARÊDO, S. . Autores sem Editoras. O Liberal, Belém, 20 maio 2005.

  • LARÊDO, S. . Sistema de BIbliotecas. O Liberal, Belém, 19 mar. 2005.

  • LARÊDO, S. . Tu, sumana, boiunaste-me. O Liberal, Belém, 12 jan. 2005.

  • LARÊDO, S. . O Pará na literatura. O Liberal, Belém, 21 set. 2004.

  • LARÊDO, S. . Os Satiro de Melo. O Liberal, Belém, 02 jun. 2004.

  • LARÊDO, S. . 20 anos sem dom Milton. O Liberal, Belém, 07 maio 2004.

  • LARÊDO, S. . Desinteresse pelo livro. O Liberal, Belém, 21 abr. 2004.

  • LARÊDO, S. . Biblioteca Central da UFPA. O Liberal, Belém, 01 mar. 2004.

  • LARÊDO, S. . Amazônia, outro país. O Liberal, Belém, 12 fev. 2004.

  • LARÊDO, S. . O falar cametaense. O Liberal, Belém, 14 jan. 2004.

  • LARÊDO, S. . Os sons da cidade. O Liberal, Belém, 12 jan. 2004.

  • LARÊDO, S. . A estrada para Vila do Carmo. O Liberal, Belém, 03 nov. 2003.

  • LARÊDO, S. . Halloween e a Matinta-Perera. O Liberal, Belém, 25 out. 2003.

  • LARÊDO, S. . O Livro Popular. O Liberal, Belém, 01 out. 2003.

  • LARÊDO, S. . Você pode me dar um livro?. O Liberal, Belém, 21 abr. 2003.

  • LARÊDO, S. . O rotidogue do Tio Sam. O Liberal, Belém, 21 jan. 2003.

  • LARÊDO, S. . Natal com Livros. O Liberal, Belém, 25 dez. 2002.

  • LARÊDO, S. . Homenagem ao mestre Penafort. O Liberal, Belém, 21 dez. 2002.

  • LARÊDO, S. . Multiplicação de Bibliotecas. O Liberal, Belém, 18 dez. 2002.

  • LARÊDO, S. . No sol de quase janeiro. O Liberal, Belém, 13 dez. 2002.

  • LARÊDO, S. . Campanha pela fome de leitura. O Liberal, Belém, 18 nov. 2002.

  • LARÊDO, S. . Canoa de leituras. O Liberal, Belém, 08 maio 2002.

  • LARÊDO, S. . Milhões de leitores. O Liberal, Belém, 07 nov. 2001.

  • LARÊDO, S. . Quantos livros você leu neste ano de 2000. Jornal da Cidade, Belém, 01 dez. 2000.

  • LARÊDO, S. . Literatura paraense - importancia. Jornal Cidade, Belém, 01 nov. 2000.

  • LARÊDO, S. . Câmara paraense do livro. O Liberal, Belém, 19 jan. 1998.

  • LARÊDO, S. . A convite de Magda Silva ? Coordenadora do Programa de Língua Portuguesa da Duke University, participou, via Skype, de uma palestra com os alunos da Duke University sobre Literatura, livro e leitura na Amazônia ? Criação de espaços de leitura e a formação do leitor crítico.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARÊDO, S. . DISCUSSÃO SOBRE A LINGUAGEM E CULTURA POPULAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARÊDO, S. . Mesa Redonda - O nosso leitor começa na escola?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARÊDO, S. . Palestra - Vida e obra de Raimundo Satiro de Melo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARÊDO, S. . Oficina - O uso do jornal em bibliotecas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LARÊDO, S. . A formação do Leitor e as dificuldades do letramento na educação paraense. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARÊDO, S. . Do mundo da leitura à leitura do mundo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARÊDO, S. . A importância da leitura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARÊDO, S. . O prazer de ler: o escritor na escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARÊDO, S. . Apresentação artística. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LARÊDO, S. . Experiências educacionais do trabalho com o jornal para o ensino fundamental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARÊDO, S. . A importância do Ato de Ler. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARÊDO, S. . Matinta Pereira e Raloy. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARÊDO, S. . Leitura em minha vida. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARÊDO, S. . Produção Literária da Amazônia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARÊDO, S. . Café das Letras. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARÊDO, S. . Conversando com os alunos sobre literatura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

LARÊDO, S. . A convite dos alunos da Escola Estadual Lauro Sodré, concedeu entrevista - na Livraria Fox? que serviu de subsidio para a Feira da Cultura da escola, que neste ano teve como tema os 'Poetas Paraense'. Falou sobre a formação do leitor crítico e da arte literária que se faz no Pará e fez doação de material literário para os alunos apresentarem na atividade cultural que. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LARÊDO, S. . Salomão Larêdo - ESCRITOR PARAENSE COM DIVERSAS OBRAS LITERÁRIAS PUBLICADAS.. 2007. (Blog).

LARÊDO, S. . Uma abordagem textual discursiva e variacionista. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LARÊDO, S. . Curso Renovação de C.N.H. 2008. .

LARÊDO, S. . Curso de Datilografia. 1966. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2014

menção honrosa do CCSE (Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará, pelos relevantes serviços prestados como Escritor e Jornalista a sociedade paraense., CCSE (Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará).

2011

placa de Reconhecimento ?por sua grande contribuição à arte literária como escritor cametaense?, Centro Integrado de Educação Profissional de Cametá SENAI/SEDUC.

2010

ordem do Mérito Marajoara, Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras.

2010

Comenda de Honra ao Mérito Dr. Gentil Bittencourt, Câmara Municipal de Cametá.

2010

Honra ao Mérito do colégio estadual de ensino médio Manoel Antonio de Castro ? Mac, Igarapé-Miri.

2009

Medalha do Mérito Francisco Caldeira de Castelo Branco, Prefeitura Municipal de Belém.

2009

honra ao mérito comemorativo dos 25 anos da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Fundação Casa da Cultura de Marabá.

2008

Prêmio Monteiro Lobato, União Brasileira dos Escritores.

2005

Medalha Comemorativa, Academia Paraense de Jornalismo.

2004

Contribuição Literária ao Estado do Pará, Secretaria de Educação do Estado do Pará.

2000

PRÊMIO MALBA TAHAN, ACADEMIA CARIOCA DE LETRAS E UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES.

2000

Medalha Centenário, Academia Paraense de Letras.

1995

Medalha 80 anos, Assembléia Paraense.

1993

Medalha de 25 do Conselho Estadual de Cultura do Pará, Conselho Estadual de Cultura.

1993

Medalha José Veríssimo, Academia Paraense de Letras.

1991

1 PREMIO CULTURAL CEJUP/APL, CEJUP E ACADEMIA PARAENSE DE LETRAS.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

Universidade Federal Rural da Amazônia

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 50

Outras informações:
Professor do curso de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/UFRA, no município de Gurupá. Na disciplina Interpretação e Produção Textual.

2011 - 2012

Universidade Federal Rural da Amazônia

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor vistante, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministrou a oficina "Ler -muito prazer -aproveite que é nosso" nas cidades de Capanema, Igarapé-Açu, Marapanim, Capitão Poço pelo PARFOR/UFRA, no cursos de gradução de Pedagogia.

2011 - 2011

Universidade Federal Rural da Amazônia

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor vistante, Carga horária: 50

Outras informações:
Professor do curso de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/UFRA, no município de Cametá. Na disciplina Interpretação e Produção Textual.

2010 - 2010

Missão Friuli Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor da disciplina Literatura e Interpretação do curso técnico em rádio e televisão

2010 - 2011

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor vistante, Carga horária: 40

Outras informações:
Docente no curso de especialização "Linguagem e educação: Uma abordagem textual, discursiva e variacionista" do campus do Tocantins/Cametá.

2010 - 2010

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 48

Outras informações:
Professor da disciplina Narrativas da Ficção Paraense no curso de especialização na UFPA - no campus do Baixo-Tocantins ? Cametá

2008 - 2008

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 45

Outras informações:
Professor da disciplina Narrativas da Ficção Paraense no curso de especialização na UFPA ? campus do Baixo-Tocantins

2007 - 2007

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor vistante, Carga horária: 40

Outras informações:
Docente no curso de especialização "Linguagem e educação: Uma abordagem textual, discursiva e variacionista" do campus do Tocantins/Cametá.

2005 - 2007

Escola Superior da Amazônia

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor da disciplina Atividades Complementares e Literatura do curso de Letras

1995 - 1995

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor da disciplina Estratégias de Leitura do curso de comunicação social da CNBB Regional Norte II

1993 - 2011

Delta Publicidade Jornal O Liberal

Vínculo: Coordenador de Proj. Especiais, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 0

1993 - 2011

Delta Publicidade Jornal O Liberal

Vínculo: Serviço Privado, Enquadramento Funcional: Celetista

Atividades

  • 01/1993

    Direção e administração, Coordenação de Projetos.,Cargo ou função, Coordenação.

1982 - Atual

Salomão Larêdo Editora

Vínculo: Redator / Produtor, Enquadramento Funcional: Celetista

1979 - 1998

Prefeitura Municipal de Belém

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Direção, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1979

    Direção e administração, Secretaria de Administração.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 01/1986

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Saúde e Meio Ambiente.,Cargo ou função, Consultor Jurídico Chefe.