Leila Massaroni

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (1980), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, com experiência na área de Enfermagem, ênfase em Gestão em saúde, estudando principalmente os seguintes temas: enfermagem, processo de trabalho em saúde e em enfermagem, planejamento em saúde e centro cirúrgico. Exerceu a coordenação do Colegiado de Curso de Enfermagem no período de 2014 a 2018. Atualmente está exercendo a função de coordenadora da Secretaria de Avaliação Institucional da UFES. Avaliadora pertencente ao BASIS/INEP e membro integrante da CTAA/INEP. Coordenadora da UNA-SUS na Ufes desde 2014.

Informações coletadas do Lattes em 14/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

1998 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O estresse da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico - Suas Representações Sociais
Isaura Setenta Porto. Setores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Ciências Fisiológicas

1991 - 1993

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Efeitos do Cloreto de Mercúrio sobre as atividades elétricas e mecânicas do coração isolado de rato perfundifo pela técnica de Langendorff, Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Dalton Valentin Vasallo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Saúde Humana.

Graduação em Enfermagem

1979 - 1980

Universidade Federal do Espírito Santo

Formação complementar

2022 - 2022

III Curso de atualização em métricas de desempenho acadêmico e comparações. (Carga horária: 80h). , Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.

2022 - 2022

Capacitação CTAA. (Carga horária: 8h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Formação Inicial para Uso da Plataforma M. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Português Instrumental. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2008 - 2008

Curso Avançado em Vacinas. (Carga horária: 30h). , Instituto Prevenir é Saúde, IPS, Brasil.

2003 - 2003

GESTHOS- Capacitação a distância em Administração. (Carga horária: 600h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Gestão em saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.

Organização de eventos

MASSARONI, L. ; MONTEIRO, F. M. ; FREITAS, L. N. N. ; AQUINO, J. S. ; SANTANA, J. M. . A avaliação institucional e o Enade: compartilhando experiências.. 2020. (Outro).

ZANDONADE, E. ; MASSARONI, L. ; MONTEIRO, F. M. ; FREITAS, L. N. N. ; SANTANA, J. M. . AvaliaUfes Itinerante: processos avaliativos na prática. 2019. (Outro).

PRIMO, C. C. ; SOUZA, M.V. ; SILVA, R. I. C. ; MASSARONI, L. ; CAPPI, T. M. . Semana de Enfermagem 2018. 2018. (Congresso).

MASSARONI, L. ; PRIMO, C. C. ; LIMA, E. F. A. ; PORTUGAL, F. B. . II Seminario de Tecnologias de Cuidado: Ferramentas para a sistematização da Assistência de Enfermagem. 2018. (Outro).

MASSARONI, L. ; SILVA, R. I. C. ; CAPPI, T. M. ; SOUZA, L. . Enfermagem no HUCAM: Cuidando, Ensinando e Pesquisando. 2017. (Outro).

MASSARONI, L. . II Fórum de Integração dos Mestrados Profissionais em Enfermagem e II Mostra de trabalhos/Produtos. 2012. (Outro).

Maria Edla de Oliveira Bringuente ; MASSARONI, L. . 8 SENADEN. 2004. (Outro).

Participação em eventos

29º Encontro da Rede UNA-SUS. 2022. (Encontro).

ENCONTRO FORMATIVO DE PROFESSORES DA UFES - CCS. 2022. (Encontro).

ENCONTRO FORMATIVO DE PROFESSORES DA UFES - CCS - AGOSTO - MANHA. 2021. (Encontro).

Inaugural:A identidade do Mestrado Profissional e sua contribuição para inovação em enfermagem,. 2021. (Outra).

?CONTROLE DE INFECÇÃO E BIOSSEGURANÇA: QUAIS SÃO AS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE A TRANSMISSÃO DA COVID-19??. 2020. (Outra).

1º Congresso on line Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. CLIMA DE SEGURANÇA DO PACIENTE E PRESENTEÍSMO EM PROFISSIONAIS DE TERAPIA INTENSIVA. 2020. (Congresso).

Controel de infecção e biossegurança: quais são as evidências científicas sobre a transmissão da Covid-19?. 2020. (Outra).

Encontro Rede Nacional 2020 - Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública. 2020. (Encontro).

Webinar Bate-Papo com o INEP: o que sua IES precisa saber sobre ENADE. 2020. (Seminário).

I Simpósio de enfermagem do HUCAM.Liderança na atuação do Enfermeiro. 2019. (Simpósio).

Perspectivas e desafios sobre Saúde Mental: um olhar sob os diferentes setores.A necessidade de atenção e cuidado à saúde mental e os seus desafios na educação. 2019. (Seminário).

Trabalho e Saúde Docente. 2019. (Seminário).

24 Reunião da Rede UNA-SUS. 2018. (Encontro).

3 Simpósio Nacional de Gestão e Práticas em Saúde: da Política à Ação e. 2018. (Simpósio).

Docência no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades. 2017. (Seminário).

I Seminário Nacional de Acidentes e Violências. 2017. (Seminário).

Encontro Preparatório para implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde. 2016. (Encontro).

67º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2015. (Congresso).

Atuação do Enfermeiro do Trabalho em Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador. 2015. (Outra).

II Mostra de Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS. 2015. (Oficina).

XIX Reunião da Rede UNA-SUS e I Mostra de Experiências da Rede UNA-SUS. 2014. (Outra).

1° Congresso Capixaba de Enfermagem no Tratamento e Cicatrização de Feridas. 2013. (Congresso).

65° Congresso Brasileiro de Enfermagem. Revisor de Trabalhos Científicos. 2013. (Congresso).

Forum de Mestrados Profissionais em Enfermagem.Ciência , Tecnologia e Inovaçao. 2013. (Outra).

1ª Semana Acadêmica do Polo de Itapemirim- Interdisicplinaridade e Interculturalidade no Cotidiano Universitário.Os desafios enfrentados pelos gestores do SUS. 2012. (Oficina).

II Fórum de Integração dos Mestrados Profissionais em Enfermagem e II Mostra de Trabalhos /Produtos. 2012. (Encontro).

I Fórum de Integração dos Mestrados Profissionais em Enfermagem. 2011. (Outra).

Semana de Comemoração dos 35 anos do Curso de Enfermagem da UFES. 2011. (Outra).

XI Conferência Íbero Americana.As muitas possibilidades do processo ensinar e aprender na formação do enfermeiro. 2011. (Encontro).

6º Curso de Atualização em Imunizações da AMES e 2ª Jornada do Centro de Vacinação da Praia.Como aliviar a dos na aplicação de vacinas. 2010. (Outra).

6º Curso de Atualização em Imunizações da AMES e 2ª Jornada do Centro de Vacinação da Praia.Técnica de aplicação de vacinas. 2010. (Outra).

Encontro sobre Classificação Internacional de Enfermagem-CIPE. 2010. (Encontro).

A integralidade nos serviços de saúde - NTS/UFES.A política do SUS- garantindo direitos e deveres do trabalhador e usuário. 2009. (Outra).

A integralidade nos serviços de saúde - NTS/UFES.O cuidado integral - fruto da interdisciplinaridade e do uso de tecnologias. 2009. (Outra).

Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área de Saúde.O desenvolvimento da Residência Multiprofissional no Brasil. 2009. (Outra).

I Jornada de Imunizações do CVP. 2009. (Outra).

Jornada Intersiciplinar em Câncer de Mama. 2009. (Outra).

Revisão das técnicas e remodelagem das rotinas de enfermagem: Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HUCAM.O processo de trabalho na saúde. 2009. (Outra).

60 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2008. (Congresso).

60 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Aplicação e avaliação de um instrumento adaptado da sistematização de enfermagem para pacientes nos períodos pré e pós-operatório. 2008. (Congresso).

60 Congresso Brasileiro de Enfermagem. O Estresse dos porfissionais da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico: Estudo de suas Representações Sociais. 2008. (Congresso).

Fórum Nacional de Educação das profissões na Área de Saúde. 2008. (Outra).

Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área de Saúde.Avaliação -Formação/Serviço praticam a intersiciplinaridade e promovem o cuidado integral?. 2008. (Oficina).

Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área de Saúde.Integrando formaçã, serviços e usuários. 2008. (Outra).

I Jornada Fluminense Espiritossantense de Imunizações.Calendário de Vacinaçao/PNI - Visão Nacional e Regional. 2008. (Outra).

XV Congresso Brasileiro de Infectologia Pediatrica. Práticas de Vacinação. 2008. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica. Práricas na Vacinação. 2008. (Congresso).

SOESPE. Cateterismo Intermitente Limpo. 2007. (Congresso).

1 Seminário de Humanização - HUMANIZASUS. 2005. (Seminário).

25 Convenção Capixaba de Enfermagem. 2005. (Outra).

Ensino e Pesquisa nos Hospitais Universitários Federais. 2005. (Oficina).

Re-significando o exercício da enfermagem no HUCAM. 2005. (Oficina).

56 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Congresso).

8° Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. 2004. (Seminário).

8° Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Humanização como elemento fortalecedor da relação trabalho-formação em saúde. 2004. (Oficina).

8° Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Sub-Comissão: Social/Lazer/Saúde/Hospedagem. 2004. (Outra).

53° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2001. (Congresso).

Curso de Capacitação de Supervisores das Agências Regionais do PROFAE. 2001. (Outra).

7° Pesquisando em Enfermagem e 3ª Jornada de História da Enfermagem.A representação do estresse da equipe de enfermagem do centro cirúrgico. 2000. (Encontro).

VI ENFSUDESTE. 1993. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Vanessa Sena de Almeida

ALMEIDA, V. S.; BATISTA, K. M.; GOUVEIA, A. L.; BRINGUENTHI, M. E. O.;MASSARONI, L.; SILVA, R. M.. TECNOLOGIA PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM A FAMILIARES DE PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Camila Andrade Ferreira dos Santos

BATISTA, K. M.; TAVARES, F. L.;MASSARONI, L.; SOMONETTI, S. H.; SIPOLATTI, W. G. R.. ?TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDICA EM PÓS ALTA HOSPITALAR. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Ana Paula Gomes da Cruz,

CRUZ, A. P. G.;MASSARONI, L.; COUTINHO, V. R. D.; PRIMO, C. C.; FIGUEIREDO, K. C.;LIMA, E. F. A.. ??TRANSPORTE INTRA-HOSPITALAR DE PACIENTES: ELABORAÇÃO DE PROTOCOLO?. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Ana Paula Gomes da Cruz,

MASSARONI, L.; PRIMO, C. C.;LIMA, E. F. A.; FIGUEIREDO, K. C.; COUTINHO, V. R. D.. ?TRANSPORTE INTRA-HOSPITALAR DE PACIENTES: ELABORAÇÃO DE PROTOCOLO?. 2022.

Aluno: Camila Andrade Ferreira dos Santos,

BATISTA, K. M.; SILVA, R. I. C. G.; SIPOLATTI, W. G. R.; TAVARES, F. L.;MASSARONI, L.. ?TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS DE PACIENTES EM PÓS ALTA HOSPITALAR SUBMETIDOS A CIRURGIA CARDÍACA?. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Marta Lúcia Martins

ANDRADE, J. G. F.; REZENDE, C. M. C.;MASSARONI, L.. ?SAÚDE DO TRABALHADOR EM FOCO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR. 2021. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia.

Aluno: JÉSSICA LUANA SANTOS CRUZ

CRUZ, J. L. S.; PORTUGAL, F. B.; LOURENCAO, D. C. A.; LIMA. E.F.A; PRIMO, C. C.;MASSARONI, L.. Clima de Segurança do paciente e presenteísmo em Unidade de Terapia Intensiva. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Marta Lúcia Martins

COELHO, M. C. R.; ANDRADE, J. G.;MASSARONI, L.. Saúde do Trabalhador em foco: Centro de Referência em Saúde do Trabalhador no município de Cachoeiro de Itapemirim. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Maximiniana Aparecida dos Reis Fonseca

PORTUGAL, F. B.; LIMA, E. F. A.;MASSARONI, L.. Protocolo para assistência segura. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Armelinda Pedrini Faria

MASSARONI, L.; PORTUGAL, F. B.;LIMA, E. F. A.. A Enfermagem na realização da Tomografia Computadorizada. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Maristela de Oliveira Costa

COSTA, M. O.; LIMA. E.F.A; LIMA, R. C. D.; ANDRADE, M. A. C.;MASSARONI, L.. Percepções da Enfermagem:sobre os regimes trabalhistas do hospital Universitário Federal. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Felipe Fernandes ALcântara

OLIVEIRA, M. O. F.; CORASSA, M. A. C.;MASSARONI, L.. "DEFICIÊNCIA VISUAL E ACESSIBILIDADE: UM ESTUDO FOTOETNOGRÁFICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Gestão Pública/ UFES) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Izabella Soares de Oliveira

LIMA, E. F. A.; CROZETA, K.; PRIMO, C. C.; CASAGRANDE, R. I.;MASSARONI, L.. Gerenciamento de leitos do setor de urgência e emergência. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Lucinete de Oliveira Souza

MASSARONI, L.; LIMA, R. C. D.; LIMA, E. F. A.; CAPPI, T. M.; PORTUGAL, F. B.. Planejamento e gestão de serviços em um hospital universitário. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Laís Rubert Machado

PORTUGAL, F. B.;MASSARONI, L.; LIMA. E.F.A; FIGUEIREDO, K. C.; LIMA, R. C. D.; SIQUEIRA, M. M.. A cultura de segurança do paciente em um Centro Cirúrgico. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Simone Soares da Silva

FURIERI, L. B.; FIORESI, M.; FIORIN, B. H.; SIPOLATTI, W. G. R.; LOPES, A. B.;MASSARONI, L.. Desenvolvimento de um software para controle de indicadores de qualidade e dados clínicos de pacientes em hemodiálise. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Luana Emerick Knupp

FIGUEIREDO, T. A. M.; XAVIER, F. G.; MACIEL, P. M. A.; FREGONA, G.;MASSARONI, L.. RE-DES-CONSTRUÇÕES DA MASCULINIDADE: COM A PALAVRA HOMENS PENECTOMIZADOS POR CÂNCER. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Carla Braga Oliveira Rodrigues

BRINGUENTHI, M. E. O.; PRADO, T. N.; PRIMO, C. C.; NASCIMENTO, L. C. N.;MASSARONI, L.; LAIGNIER, M. R.. ?Lesão por pressão em pacientes pediátricos: Fluxograma de prevenção e Sistematização do Cuidado de Enfermagem. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: FERNANDA CORDEIRO SIRTOLI VANTIL

LIMA, E. F. A.MASSARONI, L.; PRIMO, C. C.; VANTUIL, F. C. S.; SOUSA, A. I.; PORTUGAL, F. B.; FIGUEIREDO, K. C.. Gestão de risco na segurança do Paciente com Transtorno Mental. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: MICHELY FILETE

FILETE, M.;MASSARONI, L.; MACIEL, PAULETE MARIA AMBRÓSIO; REZENDE, C. M. C.; CARVALHO, M. T. C.; BICUDO, S.D.S. Processo de Trabalho do Enfermeiro em Instituições de Longa Permanência. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Liliana Pereira Coelho

MACIEL, P. A.; OLIVEIRA, L. S. S.; OLYMPIO, P. C. A. P.; BICUDO, S.D.S; COELHO, M. C. R.;MASSARONI, L.. A Enfermagem e as Práticas da Atenção á Saúde do Indígena Idoso. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Brenda do Amaral Almeida

ALMEIDA, B. A.; BATISTA, K. M.; OLYMPIO, P. C. A. P.; GRAZZIANO, E. S.;MASSARONI, L.; LUCIANO, L. S.. Estresse e Burnout em trabalhadores da industria petrolífera. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Jefferson Muniz Tonini

MASSARONI, L.; TONINI, J. M.; CAVALARI JUNIOR, O.; CARNEIRO, T. C.. As Representações Sociais de tutores da Universidade Federal do espírito Santo. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Priscilla Leite Nunes Schmidt,

RAMOS, M.C; LUCIANO, L. S.; ROSEMBERG, D. S.; RONCHI, J.; BICUDO, S.D.S;MASSARONI, LEILA. Análise da Atividade de Enfermeiros de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um Hospital Universitário. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Renata Frossard Teixeira

FIGUEIREDO, T. A. M.; Maria Helena Costa Amorim; SODRE, F.;MASSARONI, LEILA. A Acupuntura Enquanto Prática Complementar na Atenção á Saúde do Trabalhador. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Cintia Pereira Ferreira

MASSARONI, L.; COELHO, M. C. R.; GENTILLI, R. L.. O controle social em um colegiado de gestão: experiência em um hospital plúblico estadual. 2014 - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Jefferson Muniz Tonini

MASSARONI, L.; CARNEIRO, T. C. J.; CAVALARI JUNIOR, O.. As Representações Sociais de Tutores de um Curso a Distância ofertado na Universidade Federal do Espírito Santo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Gestão Pública/ UFES) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rosana de Oliveira Carvalho Silva

BATISTA, K. M.; CASTRO, D. S.; GUIDO, L. A.; COSTA, A. L. S.;MASSARONI, L.. Estresse e Hardiness em Equipe Multiprofissional do Centro Cirúrgico de um Hospital Universitário. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Maria Aparecida Moreira Raposo

MACIEL, P. M. A.; LEITE, F. M. C.; BICUDO, S. D. S.; CARVALHO, M. T. C.; SANTO, F. H. E.;MASSARONI, L.. Violência Contra a Pessoa Idosa: O Olhar dos Profissionais de Saúde de um Hospital Universitário. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Daiane Juvêncio de Arruda

MASSARONI, L.. Adesão medicamentosa em idosos de um ambulatório filantrópico do Espírito Santo: estilo de vida e condições de saúde.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: DEBORA DOS SANTOS FLEGELER

Rita de Cássia Duarte LIma; GARCIA, A.C.P; ARAÚJO, M.D.; MACIEL, E.L.N.;MASSARONI, L.. Territórios de (in)tensões: as práticas de cuidados de agentes comunitários de saúde no Município de Cariacica. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Guilherme Peixoto Tinoco

Ivanita Stefanon; Dr. Dalton Valentim Vassallo;MASSARONI, L.. Desempenho contrátil do ventrículo direito sete dias pós infarto em ratos com e sem sinais de insuficiência cardíaca. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Reanta Maia Sales Madureira

Eliane Zandoanade; MACIEL, P. M. A.; MORELATO, R. L.; Denise Silveira de CAstro;MASSARONI, L.. Perfil sócio econômico e acesso ao sistema de saúde de idosos do Município de Vitória. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Karina Delaprani Espindula

ESPINDULA, K. D.; LIMA, R. C. D.; MACIEL, E.L.N.; PIERANTONI, C. R.; ARAUJO, M. D.;MASSARONI, L.. Trabalhadores de saúde no SUS: vínculos frágeis - implicações complexas. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Edna Aparecida Silveira Almeida

ALMEIDA, E. A. S.;VASSALLO, D. V.; STEFANON, I.;MASSARONI, L.. Efeito da administração aguda de 100 microgramas de acetato de chumbo na reatividade vascular à fenilefrina no leito vascular caudal de ratos. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Mariana Rabello Laigner

Rita de Cássia Duarte LIma; Emerson Elias Merhy; Luiz Henrique Borges;MASSARONI, L.; Denise Silveira de CAstro. O Processo de trabalho de Enfermagem em um Hospital Pediátrico- relações e intercesões na produção cotidiana do cuidar. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Adriana Caiado Machado

Dr. Dalton Valentim Vassallo;Ivanita StefanonMASSARONI, L.. Efeito de baixa concentração (25nM) de cloreto de Mercúrio sobre a pressão arterial e sobre a reatividade pressórica à fenilefrina em ratos normotensos. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Mariana Rabello Laigner

MASSARONI, L.. O processo de trabalho da enfermagem em um hospital pediátrico, enfocando a Relação Saúde - Trabalho na Produção Cotidiana do Cuidar. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Magda Ribeiro de Castro Soares

MASSARONI, L.; ZEITOUNE, R. C. G.; GUEDES, C. R.; STIPP, M. A. C.; LISBOA, M. T.; ARAUJO, F. P.; OLIVEIRA, N. V. D.. Humanização no trabalho docente de Enfermagem na Perspectiva da saúde do Trabalhador. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Enefermagem- EEAN/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tania Mara Cappi

CARDOSO, M. M. V. N.; GOMES, M. P. C.; CORREIA, L. M.; ROSAS, A. M. M. T. F.;MASSARONI, LEILA; MATOS, T. M. C.; SANTOS, N. L. P.; CARVALHO, S. M.. Ideologia que permeia a prática da Educação Permanente por Tutores e Preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Enefermagem- EEAN/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rita Inês Casagrande da Silva

STIPP, M. A. C.;LIMA, E. F. A.; SILVINO, Z. R.; CARDOSO, M. M. V. N.; ZEITOUNE, R. C. G.;MASSARONI, L.; MOREIRA, M. C.. A Gerencia de Enfermagem nos Serviços de cardiologia da região Metropolitana de Vitória. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Enefermagem- EEAN/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mirian Fioresi

Dr. Dalton Valentim Vassallo;Ivanita StefanonJ.G.MILLMASSARONI, L.. Exposição ao chumbo por 30 dias: implicações na pressão arterial e na contratilidade miocárdica. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Giulia Alessandra Wiggers Peçanha

Dr. Dalton Valentim Vassallo; Ana Maria Briones Alonso; Cleci Menezes Moreira;Ivanita StefanonMASSARONI, L.. Efeitos da exposição crônica ao cloreto de mercúrio sobre a reatividade vascular e propriedades mecânicas e estruturais de artérias de resistência de ratos. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Tânia Mara Cappi Mattos

CARDOSO, M. M. V. N.;MASSARONI, LEILA; LUCIANO, L. S.; ROSAS, A. M. M. T. F.; GOMES, M. P. C.. A Prática da educação Permanente por Tutores e Preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Magda Ribeiro de Castro Soares

ZEITOUNE, R. C. G.;MASSARONI, LEILA; STIPP, M. A. C.; LISBOA, M. T. L.; GUEDES, C. R.. Humanização no Trabalho do Docente de Enfermagem na Perspectiva da Saúde do Trabalhador. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Izabella Soares de Oliveira

MASSARONI, L.LIMA, E. F. A.; SILVA, R. I. C. G.; PRIMO, C. C.; CROZETA, K.. Gerenciamento de leitos no setor de urgência e emergência. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Lucinete de Oliveira Souza

MASSARONI, L.; LIMA. E.F.A; LIMA, R. C. D.; GELBCKE, F. L.; PORTUGAL, F. B.. Planejamento e gestão de serviços em um hospital universitário. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Graciella Pimental Rangel Kock

KOCK, G. P. R.;MASSARONI, L.; OLIVEIRA, M. O. F.; SILVEIRA, R. Z.. A prevenção do suicídio em universidades federais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração - UFES) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Simone Soares da Silva

FURIERI, L. B.; FIORESI, M.; SIPOLATTI, W. G. R.; CANHESTRO, M. R.;MASSARONI, LEILA; LOPES, A. B.. Indicadores Assistenciais do Serviço de Hemodiálise de um Hospital Universitário. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Carla Braga Oliveira Rodrigues

BRINGUENTHI, M. E. O.; PRADO, T. N.; PRIMO, C. C.;MASSARONI, L.; LAIGNIER, M. R.. Instrumento para avaliação do paciente pediátrico e neonatal com lesão por pressão. 2017.

Aluno: Brenda do Amaral Almeida

Batista, K.M; OLYMPIO, P. C. A. P.; GRAZZIANO, E. S.;MASSARONI, LEILA; LUCIANO, L. S.. Estresse e Burnout em Trabalho da Indústria Petrolífera. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: FERNANDA CORDEIRO SIRTOLI VANTIL

LIMA, E. F. A.; PRIMO, C. C.; PORTUGAL, F. B.; FIGUEIREDO, K. C.;MASSARONI, LEILA; SOUSA, A. I.. Gestão de Riscos na Segurança do Paciente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Priscilla Leite Nunes Schmidt

MASSARONI, L.; RAMOS, M.C; BICUDO, S. D. S.; ROSEMBERG, D. S.; RONCHI, J.; LUCIANO, L. S.. Análise da Atividade de Enfermeiros de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um Hospital Universitário. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rosana de Oliveira Carvalho Silva

Batista, K.M;MASSARONI, LEILA; COSTA, A. L. S.; CASTRO, D. S.; GUIDO, L. A.. Estresse e Hardines em Equipe Multiprofissional do Centro Cirúrgico de um Hospital Universitário. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Batriz de Freitas Junqueira

MASSARONI, L.; MENDES, V.; OLIVEIRA, E. R. A.. Qualidade de Segurança do paciente: desafios para sua implantação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Qualidade em Saúde e Segurança d) - Escola nacional de saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Joszilene Teodoro de Jesus

JESUS, J. T.;MASSARONI, L.; OLIVEIRA, E. R. A.; MENDES, V.. Qualidade e Segurança do paciente: desafios para sua implantação em um hospital materno-infantil no município de Vila Velha/ES. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Qualidade em Saúde e Segurança d) - Escola nacional de saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Mylena Santos Oliveira

OLIVEIRA, M.S;MASSARONI, L.. Residência Multiprofissional em saúde e o Cuidado em Saúde. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Simone Vizeu Alves Tomaz

TOMAZ, S.V.A;MASSARONI, L.. Pacientes Candidatos a Cirurgia Cardíaca. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Mariana Soares Teixeira

MASSARONI, L.Túlio Alberto Martins de Figueiredo. A percepção da equipe de saúde sobre o trabalho multiprofissional. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Sáude) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Pablo Henrique do Amaral Gomes

MASSARONI, L.. Atenção Multidisciplinar a usuários em ambulatório hospitalar de cardiologia: estruturação e resultados. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Sáude) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Aluana dos santos Ribeiro

ALMEIDA, M. V. S.;MASSARONI, L.; NASCIMENTO, L. C. N.. Revisão Integrativa de literatura: Enfermagem compreendendo a sua complexidade e as necessidades socioeconômicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Valéria Uliana

LIMA, E. F. A.MASSARONI, L.; ULIANA, V.. Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre hipertensão malígna. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rute Ferreira dos Santos

MASSARONI, L.; SOUZA, M.V.; SANTOS, R. F.; SANTANA, R. G.. O Cuidado de Enfermagem Pré- Natal na Atenção Primária à Saúde: uma revisão da literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Nicolli Dias Duarte

DUARTE, N. D.;MASSARONI, L.LIMA, E. F. A.; MACHADO, L. R.. Causas de cancelamento de cirurgias em um hospital universitário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Luiza Moreira Ambrosim

AMBROSIM, L. M.; Batista, K.M;MASSARONI, L.. Propostas de intervenção no estresse dos estudantes de enfermagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Henrique Coutinho Moreira

MOREIRA, H. C.; SILVA, F. M.; FIGUEIREDO, T. A. M.;MASSARONI, LEILA. Educação ambiental em enfermagem: uma revisão intergativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Bruno Henrique Dias Silva

ALMEIDA, M. V. S.;MASSARONI, L.; SALES, C. M. M.. A Contribuição da teoria da diversidade e universalidade do cuidado cultural de Leininger para o cuidado às gestantes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Mayla Viola

MASSARONI, L.. Absenteísmo na equipe de enfermagem: uma análise pela via de uma revisão bibliográfica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Andressa Alves Rodrigues

TOMAZINI, A. B.; PORTUGAL, F. B.;MASSARONI, L.. Percepção dos profissionais de enfermagem sobre a morte e o processo de morrer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Wagner Pinheiro

TOMAZINI, A. B.; CASAGRANDE, R. I.;MASSARONI, L.. Os indicadores de desempenho e qualidade da assistência de enfermagem à pacientes adultos da Unidade de Terapia Intensiva: uma revisão integrativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Marcos Roberto Bernardino

MASSARONI, L.. Avaliação de atividade educativa com trabalhadores de enfermagem de clínica médica de hospital público no município de Vitória, ES. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Lais Candido Enz

MASSARONI, L.. As anotações/registros de enfermagem contribuem para a avaliação dos serviços de auditoria hospitalar? Uma revisão integrativa de literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Waldery De Nadai Schunk

MASSARONI, L.. A dinâmica do mercado de trabalho em saúde após a criação do Sistema Único de Saúde e sua repercussão no Estado do Espírito Santo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Paula Almeida da Silva Rocha

MASSARONI, L.. Estesse no docente de enfermagem: uma revisão sistemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Marcio Nascimento Araujo e Priscila Dutra Maia

MASSARONI, L.. Abordagem da equipe de enfermagem no que concerne aos acidentes com perfurocortantes: revisão integrativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Samira Sandy Ferreira Strelhow

MASSARONI, L.; BARROSO, D. R. C.. Avaliação Sociodemográfica e da Condição Bucal de Pacientes Internados na Unidade de Terapia Intensiva e do Conhecimento dos Profissionais de um Ambiente Hospitalar Privado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Heloisa Spinassé de Melo

MASSARONI, L.. Os Instrumentos utilizados para avaliar conhecimento em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Tatiana Miranda Debruem

DEBRUEM, T. M.;MASSARONI, L.. Saúde do homem: uma proposta de humanização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Camila Nogueira Felsky

MASSARONI, L.; ALMEIDA, M. V. S.; CRUZ, S.. Percepção dos diretores das Unidades de Saúde da Familia sobre a institucionalização da avaliação, Vitória-ES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Márcia Kubitschek de Oliveira

MASSARONI, L.; MACIEL, P. M. A.; Renata Maria Sales Madureira. Idosos centenários de Vitória: Um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Márcia Kubitschek de Oliveira e Pricila Carolina A

MASSARONI, L.; PAULETE AMBROSIO MACIEL; Renata Maria Sales Madureira. Silva.Os centenários de Vitória: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Clarice Santana Milagres

MASSARONI, L.. Desvelando o universo do enfermeiro nefrologista inserido nas unidades de hemodiálise da Grande Vitória. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Juliana Almeida e Larisse de Oliveira Herzog

PAULETE AMBROSIO MACIEL;MASSARONI, L.. A Utilização de medicamentos e a condição vacinal dos idosos da Região de Maruípe-Vitória-ES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rafaela Borges Loureiro

LOUREIRO, R. B.; ZANDOMENICO, B.;MASSARONI, L.. O gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) como fator de Biosegurança. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: CLÉBER CORREIA E THIAGO FACHETTI DA SILVA

Renata Maria Sales Madureira;MASSARONI, L.; PAULETE AMBROSIO MACIEL. A Institucionalização do Idoso: com a palavra a comunidade de Vitória - ES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: CLÉBER CORREIA E THIAGO FACHETTI DA SILVA

MASSARONI, L.; PAULETE AMBROSIO MACIEL. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO IDOSO: COM A PALAVRA A COMUNIDADE DE VITÓRIA-ES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Lorena Barros e Mirian Fioresi

MASSARONI, L.. Efeios de baixas concentrações de chumbo na atividade contrátil de múculos papilares de VE de ratos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espirito Santo.

Aluno: MICHELY FILETE

FILETE, M.; MEYRELLES, S. S.; VASQUEZ, E. C.;MASSARONI, L.. Avaliação da reatividade vascular em camundongos ateroscleróticos tratados com espironolactona. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Juliana Gabrieli Pimentel e Luciana Soares de Castro

PIMENTEL, J. G.; CASTRO, L. S.; LIMA, R. C. D.; LAIGNIER, M. R.;MASSARONI, L.. Processo de trabalho da equipe de enfermagem: o estresse na produção do trabalho num hospital universitário. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Annelise Faria da Silva e Jaqueline Ribeiro Merizio

MASSARONI, L.. Avaliação do processo comunicacional nas clínicas cirúrgicas, sob a ótica do paciente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Jefferson Faustino de Andrade e Marcelo Hubner Moreira

ANDRADE, J. F.; MOREIRA, M. H.; SOUZA, J. G.;MASSARONI, L.; TAVARES, F. L.;MASSARONI, L.. A administração do tempo do enfermeiro como estratégia para uma gerência eficaz. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Priscilla Ferreira e Silva

SILVA, P. F. E.;MASSARONI, L.; SOUZA, J. G.; ALTOE, R.. Enfermagem e Gestão de Serviços de Saúde: Um perfil das ações dos enfermeiros de centro cirúrgico da região da Grande Vitória/ES. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Claudia Ferreira do Amaral, Karina Resemaire Lallemand Tapi

MASSARONI, L.. Aplicação de ujm modelo adaptado da Sistematização da Assistência de Enfermagem em pacientes no pré e pós-operatório da clínica cirúrgica do HUCAN. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Joelson Rodrigues de Souza e Viviane Miller Vieira

MASSARONI, L.. O Desafio da Inserção do Acompanhante da Instituição Hospitalar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Aline Binotte Loureiro e Fabiola Rizzi

MASSARONI, L.. Representação do Ato Cirúrgico: um estudo com pacientes no pré-operatório. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Adriana Ribeiro Lira et al

Maria Helena Costa Amorim; Denise Silveira de CAstro;MASSARONI, L.. Fatores que retardam a realização do exame Colpocitológico-Papanicolau em mulheres portadoras de cancer de colo do útero. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Acristiane Agrizzi da Silva et al

Denise Silveira de CAstro;MASSARONI, L.; Maria Helena Costa Amorim. Ansiedade versus Cancer de mama. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: ANA CAROLINA SANTANA GIRÃO

MASSARONI, L.. Fatores Predisponentes das Infecções no Sítio Cirúrgico. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

ZANDONADE, E.; OLIVEIRA, E. R. A.; BUSSINGUER, E. C. A.; SILVA, J. R. L. E.; SILVA, P. E. A.; LIMA, R. C. D.;MASSARONI, L.. Banca para professor titular de Ethel Leonor Noia Maciel. 2020. Universidade Federal do Espírito Santo.

MASSARONI, L.; DANTAS, R. A. A.; SILVA, M. A. D.; SILVA, G. T. R.. Avaliação Docente- Classe E- Titular. 2018. Universidade Federal de Sergipe.

OLIVEIRA, E. R. A.; FURTADO NETO, H. A.; LIBERTI, E. A.; ENDRINGER, D. C.;MASSARONI, L.. Comissão Especial de avaliação para Progressão e Promoção na carreira de Magistério Superior. 2015. Universidade Federal do Espírito Santo.

MASSARONI, L.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Efetivo do Departamento de Enfermagem/UFES. 2015. Universidade Federal do Espírito Santo.

MASSARONI, L.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Efetivo na área de Enfermagem. 2013. Universidade Federal do Espírito Santo.

MASSARONI, L.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Efetivo na área de Enfermagem. 2013. Universidade Federal do Espírito Santo.

MASSARONI, L.; BICUDO, S.D.S; Batista, K.M. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor 3º grau. 2012. Universidade Federal do Espírito Santo.

MASSARONI, L.; Denise Silveira de CAstro; Maria Tereza Coimbra. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de Cargos de Professor Auxiliar, Assistente, Adjunto da UFES. 2006. Universidade Federal do Espírito Santo.

SCOCHI, C.; NASCIMENTO, E. R.;MASSARONI, L.. Reconsideração e diligências de APCN's. 2015. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

LEITE, F. M. C.;LIMA, E. F. A.; Batista, K.M; FIORESI, M.;MASSARONI, L.. Comissão de seleção para ingresso no curso de Mestrado Profissional do PPGENF ? Edital 01/2021. 2022. Universidade Federal do Espírito Santo.

FIORIN, B. H.; NASCIMENTO, L. C. N.;MASSARONI, L.. Edital 004- SEAD/UFES. 2021. Universidade Federal do Espírito Santo.

LIMA, E. F. A.MASSARONI, L.; FIORESI, M.; Batista, K.M; LEITE, F. M. C.. Processo seletivo para Mestrado Profissional. 2020. Universidade Federal do Espírito Santo.

MASSARONI, L.. Avaliação de trabalhos científicos. 2015. Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería.

MASSARONI, L.; GELBCKE, F. L.; PERES, A. M.. Comissão de análise e julgamento da área da Enfermagem do Prêmio Capes Interfarma. 2015. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

MASSARONI, L.. Comissão de Avaliação de Docentes em Estágio Probatório. 2014. Universidade Federal do Espírito Santo.

MASSARONI, L.; Casotte, Liliane Dias; Souza, Santinho F.; BASSANI, E.; DIAS, T. L.; GAVA, T. B. S.. Comissão Especial para Elaborar Propostas de Resolução para Oferta de Disciplina à Distância nos Cursos Presenciais da UFES. 2014. Universidade Federal do Espírito Santo.

ZEITOUNE, R. C. G.; SOUZA, T. V.;MASSARONI, L.. Comissão de Seleção de Candidata ao Curso de Doutorado. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ZEITOUNE, R. C. G.; ROSAS, A. M. M. T. F.;MASSARONI, L.. Comissão de Seleção para Curso de Doutorado. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ZEITOUNE, R. C. G.; STIPP, M. A. C.;MASSARONI, L.. Comissão de seleção ao Curso de Doutorado. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MASSARONI, L.. Banca Examinadora Professor Voluntário. 2007. Universidade Federal do Espírito Santo.

MASSARONI, L.; SOUZA, J. G.; CADE, N. V.. Avaliação do Período de Estágio Probatório da professora Luzimar dos Santos Lucianos. 2007. Universidade Federal do Espírito Santo.

Orientou

Andressa Barcelos

Elaboração de Tecnologia Educacional para a gestão do cuidado no exercício da Resposabilidade Técnica em Enfermagem; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Coorientador);

Armelinda Pedrini Faria

A Enfermagem na realização da Tomografia Computadorizada; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Lucinete de Oliveira Souza

Planejamento em Saúde - Experiencia em um hospital de ensino; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Lais Ubert Machado

Segurança do Paciente no Período Trans-Operatório; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Coorientador);

Andressa Rodrigues

Percepção da equipe de enfermagem de clínica médica sobre o processo de morte e morrer; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Ana Lidia de Barros Gonçalves

A utilização da Teoria de Orem na assistência do Enfermeiro ao paciente em Diálise peritoneal: uma revisão integrativa; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Armelinda Pedrini Faria

A Enfermagem na realização da tomografia Computadorizada; 2022; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Leila Massaroni;

Cátia Pereira de Souza Silva

FORMAÇÃO DE UMA COMISSÃO DE TERAPIA INTRAVENOSA EM UM HOSPITAL PÚBLICO ESTADUAL; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Leila Massaroni;

Lucinete de Oliveira Souza

Planejamento e gestão de serviços em um hospital universitário; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Leila Massaroni;

Laís Rubert Machado

A cultura de segurança do paciente em um Centro Cirúrgico; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Coorientador: Leila Massaroni;

Cátia Pereira de Souza Silva

Implantação da Comissão de PICC em pacientes adultos de um hospital estadual; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Leila Massaroni;

Liliana Pereira Coelho

A Enfermagem e as práticas de atenção à saude do indígena idoso; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Coorientador: Leila Massaroni;

Ana Maria Zanotti de Aguiar Lima

Processo de Trabalho em um Ambulatório de Oncologia na Percepção da Equipe Técnicas de Enfermagem; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8)) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Leila Massaroni;

Gabrielle Begido Gonzaga

Conhecimento e Prática dos Enfermeiros sobre o Cuidado com Feridas; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Leila Massaroni;

Gabrielle Begido Gonzaga

O conhecimento e práticas dos Enfermeiros sobre o tratamento de feridas; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Leila Massaroni;

Alessandra Monteiro Guimarães Carvalho Barbosa

Significados do Processo do Morrer e da Morte para a Equipe Multiprofissional de uma Unidade de terapia Intensiva Adulto; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Leila Massaroni;

Kassia Regina de Castro Rosseto

Influência do Processo Educativo de Enfermagem no Pré e Pós-Operatório de Paciente de Cirurgia Cardíaca; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Coorientador: Leila Massaroni;

Nicolli Dias Duarte

Causas de Cancelamentos de cirurgia em um hospital geral; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Leila Massaroni;

Márcia Kubistechek de Oliveira e Pricila Carolina A

Silva; Os centenários de Vitória: um estudo de caso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Leila Massaroni;

Clarice Santana Milagres

Desvelando o universo do enfermeiro nefrologista inserido nas unidades de hemodiálise da Grande Vitória; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Leila Massaroni;

Rodolfo Littig Neto

Adaptação de um instrumento para admissão e alta do paciente cirúrgico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Leila Massaroni;

Annelise Faria da Silva e Jaqueline Ribeiro Merizio

Avaliação do porcesso comunicacional nas clínicas cirúrgicas, sob a ótica do paciente; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Leila Massaroni;

Priscila Ferreira e Silva

Enfermagem e gestão deserviços de saúde:um perfil das ações dos enfermeiros de centro cirúrgico da região da Grande Vitória,ES; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Leila Massaroni;

Claudia Ferreira do Amaral e Karina Resemarie Lallemand Tapi

Aplicação de um modelo adaptado da istematização da Assistência de Enfermagem em pacientes no pré e pós-operatório da Clínica Cirúrgica do HUCAM; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Leila Massaroni;

Mara Sandra Lamas Rocio

Necessidades de Suporte Avançado de Vida no trauma no Suporte do Corpo de Bonbeiros: relevância a partir do perfil do vitimado; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Leila Massaroni;

Ana Carolina Santos Girão

Fatores predisponentes das infecções no sítio cirurgico; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Leila Massaroni;

Produções bibliográficas

  • FARIA, ARMELINDA PEDRINI ; LIMA, ELIANE DE FÁTIMA ALMEIDA ; PERUZINI, GILMAR ; ALMEIDA, MARCIA VALÉRIA DE SOUZA ; COELHO, MARIA CARLOTA DE REZENDE ; SILVA, RITA INÊS CASAGRANDE DA ; MASSARONI, LEILA . ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 16, p. 1-6, 2025.

  • RIPARI, R. M. ; LIMA, E. F. A. ; MASSARONI, L. ; BARCELOS, M. R. B. ; PRIMO, C. C. . Caracterização de pacientes com indicação de atendimento domiciliar no município de Vitória ? ES. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1-9, 2022.

  • SILVA, SIMONE SOARES DA ; SIPOLATTI, WALCKIRIA GARCIA ROMERO ; FIORIN, BRUNO HENRIQUE ; MASSARONI, LEILA ; LOPES, ANDRESSA BOLSONI ; FIORESI, MIRIAN ; FURIERI, LORENA BARROS . Validação de conteúdo e desenvolvimento de um software para hemodiálise. Acta Paulista de Enfermagem , v. 34, p. 1-8, 2021.

  • VANTIL, FERNANDA CORDEIRO SIRTOLI ; LIMA, ELIANE DE FÁTIMA ALMEIDA ; FIGUEIREDO, KARLA CROZETA ; MASSARONI, LEILA ; SOUSA, ANA INÊS ; PRIMO, CÂNDIDA CANIÇALI . Safety of patients with mental disorders: a collective construction of strategies. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 73, p. 1-8, 2020.

  • COELHO, L. P. ; REZENDE, C. M. C. ; OLYMPIO, P. C. A. P. ; OLIVEIRA, L. S. S. ; MASSARONI, L. ; MACIEL, P. A. . O ENFERMEIRO E O CUIDADO AO INDÍGENA IDOSO: O OLHAR GERONTOLÓGICO. CIÊNCIA, CUIDADO E SAÚDE (ONLINE) , v. 17, p. 1-8, 2018.

  • AGUIAR, A. M. Z. ; LIMA, E. F. A. ; COELHO, M. C. R. ; MASSARONI, L. . O processo de trabalho em um ambulatório de oncologia na percepção dos técnicos de enfermagem. Cadernos de Pesquisa (UNIRIO) (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1809-6107 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Impresso)) , v. 9, p. 181-186, 2017.

  • ROSSETO, K. R. C. ; NUNES, K. Z. ; SIPOLATTI, W. G. R. ; FURIERI, L. B. ; MASSARONI, L. ; FIORESI, M. . Intervenção educativa de Enfermagem ao cliente submetido à cirurgia cardíaca. REVISTA BAIANA DE ENFERMAGEM , v. 31, p. 01-04, 2017.

  • ROSSETO, KASSIA REGINA DE CASTRO ; NUNES, KAROLINI ZUQUI ; MASSARONI, LEILA ; FIORESI, MIRIAN . O processo educativo do enfermeiro sob a ótica de clientes submetidos à cirurgia cardíaca. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE , v. 18, p. 22-29, 2017.

  • BARBOSA, A. M. G. C. ; MASSARONI, L. . Convivendo com a Morte e o Morrer. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 10, p. 457, 2016.

  • BARBOSA, A. M. G. C. ; MASSARONI, L. ; LIMA. E.F.A . Significados do processo de morrer e da morte para a equipe multiprofissional. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 2, p. 4510-4517, 2016.

  • FARIA, G. B. G. ; PRADO, T. N. ; LIMA, E. F. A. ; ROGENSKI, N. M. B. ; BORGHARDT, A. T. ; MASSARONI, L. . CONHECIMENTO E PRÁTICA DOS ENFERMEIROS SOBRE O CUIDADO COM FERIDAS. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 10, p. 4532-4538, 2016.

  • ALVES, SHEILA MARIA PARREIRA ; COELHO, MARIA CARLOTA DE REZENDE ; BORGES, LUIZ HENRIQUE ; CRUZ, CÉSAR ALBENES DE MENDONÇA ; MASSARONI, LEILA ; MACIEL, PAULETE MARIA AMBRÓSIO . A flexibilização das relações de trabalho na saúde: a realidade de um Hospital Universitário Federal. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 20, p. 3043-3050, 2015.

  • SILVA, RITA CASAGRANDE ; MASSARONI, LEILA ; SILVEIRA DE CASTRO, DENISE ; ZANDONADE, ELIANA ; COSTA AMORIM, MARIA HELENA . Evolução clínica de pacientes submetidos à revascularização do miocárdio em um hospital universitário de 2004 a 2008. Investigación en Enfermería Imagen y Desarrollo , v. 18, p. 45, 2015.

  • Túlio Alberto Martins de Figueiredo ; MASSARONI, L. . Representações Sociais na Enfermagem Capixaba. Revista HUCAM , v. 04, p. 01-05, 2004.

  • M.G.S. GOMES ; J.G.MILL ; MASSARONI, L. ; Ivanita Stefanon ; Dr. Dalton Valentim Vassallo . Effects of aluminum on the mechanical an eletrical activity of the Langendorff perfused rat heart. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , v. 27, p. 95-100, 1994.

  • MASSARONI, L. ; Dr. Dalton Valentim Vassallo ; Ivanita Stefanon . Effects of mercury on the mechanical and eletrical activity of the Langendorff perfused rat heart.. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , v. 25, p. 861-864, 1992.

  • MASSARONI, L. ; MACIEL, P. M. A. ; OLYMPIO, P. C. A. P. ; COELHO, L. P. ; COELHO, M. C. R. ; OLIVEIRA, L. S. S. . Desafios das Políticas Públicas na Atenção à pessoa Idosa. 1. ed. Vitória: Editora EMESCAM, 2018. v. 01. 184p .

  • SOUZA, L. O. ; LIMA, E. F. A. ; LIMA, R. C. D. ; PORTUGAL, F. B. ; CAPPI, T. M. ; MASSARONI, L. . O Planejamento na perspectiva dos gestores de um hospital universitário. In: Marcus Fernandes da silva Praxedes. (Org.). Políticas e Práticas em Saúde e em Enfermagem. 5ed.Ponta grossa: Atena, 2022, v. 5, p. 166-176.

  • COELHO, MARIA CARLOTA DE REZENDE ; GENTILLI, R. M. L. ; FERREIRA, C. P. ; MASSARONI, L. . Controle Social na Gestão de um Hospital Público. GESTÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES NO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA. 1ed.Vitoria ES: Editora EMESCAM, 2016, v. , p. 89-104.

  • MASSARONI, L. . Enfermagem Cirúrgica. In: Elda Coelho de Azevedo Bussinger; Rita de Cássia Duarte Lima. (Org.). Projeto de profissionalização em Ação:qualificação profissional dos trabalhadores da área de Enfermagem. IESP/SESA: , 2001, v. 01, p. -.

  • LUCIANO, L. S. ; MASSARONI, L. . A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e para além deles: a emergência do trabalho dos profissionais de saúde. Coronavirus-UFES, Site da UFES, p. 1 - 3, 20 nov. 2020.

  • MASSARONI, L. . Vacinação contra febre amarela. TV Vitoria, 04 abr. 2017.

  • MASSARONI, L. . Vacinação contra febre amarela. TV Gazeta, 04 abr. 2017.

  • MASSARONI, L. . Aumenta diagnóstico de estresse em complexos hospitalares. NURSING- Revista Técnica de Enfermagem, 01 abr. 1999.

  • MASSARONI, L. ; Ivanita Stefanon ; Dr. Dalton Valentim Vassallo . Efeitos tóxicos do mercúrio sobre o miocárdio. Ciância Hoje, Rio de Janeiro, 01 set. 1994.

  • VANTIL, F. C. S. ; LIMA. E.F.A ; PRIMO, C. C. ; MASSARONI, L. . Construção e validação de tecnologias gerenciais para a consolidação da assistência ao paciente com transtorno mental. In: Anais do 16° SENADEn (Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem) e o 13° SINADEn (Simpósio Nacional de dIagnóstico de Enfermagem), 2018, Florianópolis. Anais Aben SC, 2018. v. 1. p. 7214337.

  • MASSARONI, L. ; Dr. Dalton Valentim Vassallo ; Ivanita Stefanon . Efeitos tóxicos do mercúrio sobre as atividades mecânica e elétrica de coração isolado de ratos e perfundidos pela técnica de Langendorff. In: VIII Reunião Anual da Federação da Sociedade de Biologia Experimental, 1993, Caxambú. VIII Reunião Anual da Federação da Sociedade de Biologia Experimental, 1993. v. 02. p. 104-104.

  • M.G.S. GOMES ; J.G.MILL ; MASSARONI, L. ; Ivanita Stefanon ; Dr. Dalton Valentim Vassallo . Efeitos do alumínio sobre as atividades mecânica e elétrica do coração isolado de rato perfundido pela técnica de Langendorff. In: VIII Reunião anual da Federação da Sociedade de Biologia Experimental, 1993, Caxambú. VIII Reunião da FESBE, 1993. v. 2159. p. 108-108.

  • LIMA, E. F. A. ; VANTIL, F. C. S. ; PRIMO, C. C. ; PORTUGAL, F. B. ; MASSARONI, L. . CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIAS GERENCIAIS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM TRANSTORNO MENTAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MASSARONI, L. . Ambiente Hospitalar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, M.C ; Maria Edla de Oliveira Bringuente ; LIMA. E.F.A ; MASSARONI, L. ; SOUZA, M.V. . As muitas possibilidades do processo ensinar e aprender na formação do enfermeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MASSARONI, L. ; PORTO, I. S. . O estresse da Equipe de Enfermagem do Centro Cirúrgico: Suas Representações Sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MASSARONI, L. ; PORTO, I. S. . O Estresse dos profissionais da equipe de enermagem do Centro Cirúrgico: Estud de suas Representaçõs Sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, C. F. ; MASSARONI, L. . Aplicação e Avaliação de um instrumento adaptado da sistematização da assistência de enfermagem para pacientes nos períodos pré e pós-operatóri. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

MACIEL, E.L.N. ; MASSARONI, L. ; LUCIANO, L. S. ; SILVA, F. M. ; MOTTA, D. S. F. ; RAMEH, P. G. G. ; BINDA, J. ; DIAS, I. C. B. ; VIANA, M. C. M. ; FAVERO, J. L. . Comitê Operativo Emergencial COVID-19/UFES. 2020.

MASSARONI, L. ; CHIARILINS, A. . Comissão de Egressos. 2020.

MASSARONI, L. . Grupo de Trabalho para contratação de serviço de limpeza para a UFES - Portaria nº 403, de 14 de julho de 2020. 2020.

MASSARONI, L. . Assessoria de Gestão de Políticas - Reitoria da UFES. 2018.

MASSARONI, L. . Assessora da Assessoria de Políticas de Gestão do Gabinete do Reitor/Vice-reitor. 2018.

MASSARONI, L. . Avaliação Quadrienal CAPES. 2017.

FARIA, A. P. ; LIMA, E. F. A. ; REZENDE, C. M. C. ; SILVA, R. I. C. G. ; MASSARONI, L. . Protocolo: Assistência de Enfermagem na Tomografia Computadorizada.. 2022.

SILVA, C. P. S. ; LIMA, E. F. A. ; ALMEIDA, M. V. S. ; REZENDE, C. M. C. ; CASAGRANDE, R. I. ; MASSARONI, L. . Regimento Interno da Comissão de Terapia Intravenosa. 2021.

SOUZA, L. O. ; LIMA, R. C. D. ; PORTUGAL, F. B. ; CAPPI, T. M. ; MASSARONI, L. . Cartilha do Planejamento Estratégico. 2018.

MASSARONI, L. . Covid-19 na Ufes. 2022.

MASSARONI, L. ; AHONQUE, C. ; MOTTA, D. S. F. ; NACARI, D. P. S. ; BINDA, J. ; FAVERO, J. ; RAMEH, P. G. G. ; REIS, R. ; MARINHO, T. C. M. B. N. . Apresentação de dados Covid-Ufes julho 2022. 2022.

MASSARONI, L. ; AHONQUE, C. ; MOTTA, D. S. F. ; SILVA, F. M. ; FAVERO, J. ; NACARI, D. P. S. ; RAMEH, P. G. G. ; REIS, R. ; MARINHO, T. C. M. B. N. . Boletim Covid/UFES n. 32. 2022.

MASSARONI, L. ; AHONQUE, C. ; MOTTA, D. S. F. ; SILVA, F. M. ; FAVERO, J. ; BINDA, J. ; REIS, R. ; MARINHO, T. C. M. B. N. . Relatório Covid-Ufes. 2022.

AHONQUE, C. ; MOTTA, D. S. F. ; NACARI, D. P. S. ; SILVA, F. M. ; BINDA, J. ; FAVERO, J. ; MASSARONI, L. ; RAMEH, P. G. G. ; REIS, R. ; MARINHO, T. C. M. B. N. . Boletim Informativo Covid/Ufes n.30. 2022.

AHONQUE, C. ; NACARI, D. P. S. ; SILVA, F. M. ; BINDA, J. ; FAVERO, J. L. ; MASSARONI, L. ; RAMEH, P. G. G. ; REIS, R. ; MARINHO, T. C. M. B. N. . Apresentação dos dados covid-19 na Ufes agosto de 2022. 2022.

ANHOQUE, C. F. ; NACARI, D. P. S. ; MOTTA, D. S. F. ; SILVA, F. M. ; BINDA, J. ; FAVERO, J. L. ; MASSARONI, L. ; RAMEH, P. G. G. ; REIS, R. ; MARINHO, T. C. M. B. N. . Boletim Informativo Covid/Ufes n.31. 2022.

AHONQUE, C. ; MOTTA, D. S. F. ; NACARI, D. P. S. ; FAVERO, J. L. ; BINDA, J. ; MASSARONI, L. ; RAMEH, P. G. G. ; REIS, R. ; MARINHO, T. C. M. B. N. . Boletim Informativo Covid/Ufes n.29. 2022.

AHONQUE, C. ; MOTTA, D. S. F. ; NACARI, D. P. S. ; SILVA, F. M. ; BINDA, J. ; FAVERO, J. L. ; MASSARONI, L. ; RAMEH, P. G. G. ; REIS, R. ; MARINHO, T. C. M. B. N. . Boletim informativo Covid/Ufes nº 28. 2022.

MASSARONI, L. . Boletim Covid-19 n.. 2022.

SILVA, F. M. ; MASSARONI, L. ; ANHOQUE, C. F. ; BINDA, J. ; MOTTA, D. S. F. ; NACARI, D. P. S. ; DIAS, I. C. B. ; FAVERO, J. L. ; VIANA, M. C. M. ; RAMEH, P. G. G. ; MARINHO, T. C. M. B. N. ; REIS, R. . Boletim Informativo 1 - COE-COVID 19/UFES. 2021.

ANHOQUE, C. F. ; MOTTA, D. S. F. ; NACARI, D. P. S. ; SILVA, F. M. ; DIAS, I. C. B. ; BINDA, J. ; FAVERO, J. L. ; VIANA, M. C. M. ; RAMEH, P. G. G. ; MARINHO, T. C. M. B. N. ; REIS, R. ; MASSARONI, L. . Boletim Informativo 2- COE-COVID-19/UFES. 2021.

MASSARONI, L. ; SILVA, F. M. ; MOTTA, D. S. F. ; BINDA, J. ; RAMEH, P. G. G. ; FAVERO, J. ; MARINHO, T. C. M. B. N. . Boletim Informativo Covid/UFES n. 03. 2021.

SILVA, F. M. ; MASSARONI, L. ; FAVERO, J. L. ; BINDA, J. ; NACARI, D. P. S. ; MOTTA, D. S. F. ; MARINHO, T. C. M. B. N. ; REIS, R. ; COMARELA, C. F. A. . Boletim Informativo Covid/Ufes n.05. 2021.

MOTTA, D. S. F. ; NACARI, D. P. S. ; BINDA, J. ; FAVERO, J. ; SILVA, F. M. ; MASSARONI, L. ; MARINHO, T. C. M. B. N. ; REIS, R. ; RAMEH, P. G. G. . Boletim Informativo Covid/Ufes .04. 2021.

AHONQUE, C. ; NACARI, D. P. S. ; MOTTA, D. S. F. ; SILVA, F. M. ; CUZZI, I. ; BINDA, J. ; MASSARONI, L. ; RAMEH, P. G. G. ; REIS, R. ; MARINHO, T. C. M. B. N. ; CUSSI, I. . Boletim Informativo Covid/Ufes n.06. 2021.

ANHOQUE, C. F. ; MOTTA, D. S. F. ; NACARI, D. P. S. ; SILVA, F. M. ; DIAS, I. C. B. ; BINDA, J. ; MASSARONI, L. ; RAMEH, P. G. G. ; REIS, R. ; MARINHO, T. C. M. B. N. . Boletim Informativo Covid/Ufes n.07. 2021.

ANHOQUE, C. F. ; MOTTA, D. ; NACARI, D. P. S. ; DIAS, I. C. B. ; FAVERO, J. ; BINDA, J. ; MASSARONI, L. ; RAMEH, P. G. G. ; REIS, R. ; MARINHO, T. C. M. B. N. . Boletim Informativo Covid/Ufes n.08. 2021.

MASSARONI, L. ; SILVA, F. M. ; MOTTA, D. . Manual de Biossegurança da UFES. 2020.

SOUZA, L. ; MASSARONI, L. ; MATOS, T. M. C. ; LOUREIRO JR., A. . Cartilha - Planejamento Estratégico. 2019.

OLIVEIRA, I. S. ; LIMA. E.F.A ; PRIMO, C. C. ; FIGUEIREDO, K. C. ; MASSARONI, L. ; SILVA, R. I. C. G. . gerenciamento de leitos no setor de urgência e emergência. 2019.

MACHADO, L. R. ; PORTUGAL, F. B. ; MASSARONI, L. ; WANDEKOKEN, K. D. ; LIMA, E. F. A. ; SIQUEIRA, M. M. . Cultura de Segurança do paciente. 2018.

AGUIAR, A. M. Z. ; MASSARONI, L. ; LUCIANO, L. S. ; LIMA, E. F. A. ; COELHO, M. C. R. ; BICUDO, S. D. S. . Processo de Trabalho em uma ambulatório de oncologia. 2015.

MASSARONI, L. . Ufes volta a recomendar uso de máscaras em ambientes fechados. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MASSARONI, L. . Ufes reforça medidas de proteção contra Covid-19 dentro da universidade. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MASSARONI, L. . COE divulga terceiro Boletim Informativo com recomendações à comunidade universitária. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MASSARONI, L. . Segundo boletim do COE-Ufes destaca: atual cenário da pandemia exige nível elevado de alerta. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MASSARONI, L. . COE-Ufes divulga primeiro boletim e recomenda a manutenção das atividades em formato remoto. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MASSARONI, L. . Combate a dengue: não dá para relaxar. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MASSARONI, L. ; MACIEL, E. L. N. . Ufes orienta comunidade universitária sobre ações de prevenção ao novo coronavírus. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MASSARONI, L. ; ZEFERINO, C. ; LIMA, M. . Comunidade sem Corona. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MASSARONI, L. . Ufes tem 23 cursos com nota 4 no Coeficiente Preliminar de Curso (CPC) 2019. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MASSARONI, L. . Avaliação de CPC da UFES. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MASSARONI, L. . Destaque para 10 graduações da Ufes. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MASSARONI, L. . Curso de Estatística obtém nota máxima do MEC e se torna um dos mais bem avaliados do Brasil. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MASSARONI, L. . Ufes inicia projeto sobre valorização da saúde física e mental. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MASSARONI, L. ; MACIEL, E. L. N. . Ufes hasteia bandeira da Universidade Promotora de Saúde. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MASSARONI, L. . Resultado do ENADE na UFES. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MASSARONI, L. . Nota máxima do MEC para 24 cursos no estado. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MASSARONI, L. . Ufes obtém conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2017. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MASSARONI, L. . Comunidade acadêmica participa do 3º Seminário Avalia Ufes nesta sexta, 7. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MASSARONI, L. . Estudantes fazem prova do Enade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MASSARONI, L. . Enade 2018: preenchimento do Questionário termina nesta quarta, 21. Prova será no domingo, 25. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA. E.F.A ; PRIMO, C. C. ; MASSARONI, L. ; LEITE, F. M. C. ; BRINGUENTHI, M. E. O. ; SIQUEIRA, M. M. ; BATISTA, K. M. ; PORTUGAL, F. B. ; MACIEL, P. A. ; PRADO, T. N. ; SIPOLATTI, W. G. R. . Atividades do Programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal do Espírito Santo. 2019; Tema: PPGENFUFES. (Rede social).

MASSARONI, L. . Instrumentos para a organização do Processo de trabalho. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MASSARONI, L. ; MACIEL, E. L. N. ; SALES, C. M. . UFES Solidária - Vacinação Contra a Febre Amarela. 2017. (Projeto de Extensão).

COELHO, L. P. ; MASSARONI, LEILA ; OLIVEIRA, L. S. S. ; OLYMPIO, P. C. A. P. ; COELHO, M. C. R. ; BICUDO, S.D.S ; MACIEL, P. M. A. . Treinamento para os Profissionais de Enfermagem - Trabalhadores nas Aldeias Indigenas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, M.C ; NUNES, P. L. ; MASSARONI, LEILA ; LUCIANO, L. S. . Oficina Sobre Processo de Trabalho na UTIN. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLYMPIO, P. C. A. P. ; MACIEL, P. M. A. ; COELHO, M. C. R. ; CARVALHO, M. T. C. ; MASSARONI, LEILA ; BICUDO, S.D.S ; FILETE, M. . Curso Sobre Qualidade no Atendimento ao Idoso. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AGUIAR, A. M. Z. ; BICUDO, S.D.S ; COELHO, M. C. R. ; LIMA, E. F. A. ; MASSARONI, LEILA . Fluxograma do Processo de Trabalho da Equipe de Enfermagem. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fluxograma).

TEIXEIRA, R. F. ; Maria Helena Costa Amorim ; SODRE, F. ; MASSARONI, LEILA ; FIGUEIREDO, T. A. M. . Fluxograma de Atendimento em Acupuntura na Atenção da Saúde do Trabalhador. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fluxograma).

FARIA, G. B. G. ; ROGENSKI, N. M. B. ; LIMA. E.F.A ; Maria Helena Costa Amorim ; MASSARONI, LEILA . Protocolo de Cuidado de Feridas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).

SILVA, R. O. C. ; MASSARONI, LEILA ; COSTA, A. L. S. ; CASTRO, D. S. ; GUIDO, L. A. ; Batista, K.M . Protocolo de Relaxamento para Redução do Estresse para Equipe Multiprofissional do Centro Cirurgico. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).

MASSARONI, L. . Enfermagem em Centro Cirúrgico. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CAPITULO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA PROFAE).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Ferramentas tecnológicas para melhoria contínua da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Espírito Santo, Descrição: O problema de pesquisa perseguido nesse projeto relaciona-se ao desenvolvimento, implantação e avaliação de ferramentas tecnológicas para contribuírem na melhoria contínua da implantação da SAE e do Processo de Enfermagem com a incorporação de evidências científicas na prática profissional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . , Integrantes: Leila Massaroni - Integrante / Márcia Valéria de Souza - Integrante / Karla de Melo Batista - Integrante / Mirian Fioresi - Integrante / Paulete Ambrósio Maciel - Integrante / Flávia Batista Portugal - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / Candida Caniçali Primo - Integrante / Lorena Barros Furieri - Coordenador / WALCKIRIA GARCIA ROMERO SIPOLATTI - Integrante / Eliane Fátima Almeida Lima - Integrante / Bruno Henrique Fiorin - Integrante / Maria Edla de Oliveira Bringuenthi - Integrante / Marluce Miguel de Siqueira - Integrante / Paula de Souza Silva Freitas - Integrante.

  • 2017 - Atual

    FERRAMENTAS GERENCIAIS: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO, Descrição: Projeto de desenvolvimento tecnológico com objetivo de elaborar e avaliar ferramentas gerenciais para uso nos serviços de saúde e de enfermagem nos diferentes cenários de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leila Massaroni - Integrante / Marcia Valéria de Souza Almeida - Integrante / Flávia Batista Portugal - Integrante / Eliane de Fátima Almeida Lima - Integrante / Candida Caniçali Primo - Coordenador / ISABEL CUSSI BRASILEIRO DIAS - Integrante / IZABELLA SOARES DE OLIVEIRA - Integrante / MORGANA MARIA RAMPE REIS - Integrante / Fernanda Cordeiro Sirtoli Vantil - Integrante / Elizangela Sant'Anna - Integrante / Lucinete de Oliveira Souza - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Avaliação em Saúde e em Serviços de Saúde, Descrição: Pesquisa acerca da qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde dentro da triade estrutura, processo e resultados, bem como avaliação dos serviços nas redes de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (7) . , Integrantes: Leila Massaroni - Integrante / Rita de Cássia Duarte LIma - Integrante / Flávia Batista Portugal - Integrante / Eliane de Fátima Almeida Lima - Coordenador / Candida Caniçali Primo - Integrante / ISABEL CUSSI BRASILEIRO DIAS - Integrante / IZABELLA SOARES DE OLIVEIRA - Integrante / MORGANA MARIA RAMPE REIS - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2012 - 2015

    Trabalho da enfermagem enquanto atividade, Descrição: Avaliarção do trabalho da enfermagem utilizando o referencial da ergologia.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leila Massaroni - Coordenador / Maria Cristina Ramos - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Significado do Processo morte/morre para a equipe de saúde, Descrição: Avaliar o significado que o porcesso mprte/morrer tem para a equipe de saúde do CTI. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Leila Massaroni - Coordenador / Alessandra Monteiro Guimarães Carvalho Barbosa - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - Atual

    Tecnologias como mediadoras da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Espírito Santo, Descrição: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao pessoal, método e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de enfermagem, enquanto a definição de processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2009). Para operacionalizar a aplicação do processo e a implantação da SAE, o enfermeiro pode utilizar tecnologias tanto na área gerencial, assistencial e educacional. O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo vem produzindo algumas tecnologias nessa linha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . , Integrantes: Leila Massaroni - Integrante / Karla de Melo Batista - Integrante / Mirian Fioresi - Integrante / Flávia Batista Portugal - Integrante / Eliane de Fátima Almeida Lima - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / Candida Caniçali Primo - Coordenador / Renata Vicente da Penha - Integrante / Ludimila Paiva Zamprogno Silva - Integrante / Adriana Batista Da Macena - Integrante / Jociani Gonçalves Paschoal - Integrante / Juliana Mitre da Silva - Integrante / Kelryanna Almeida Cruz Nunes - Integrante / Lucimar Andrade Cardoso Muri - Integrante / Lorena Barros Furieri - Integrante / Viviany Abreu de Souza Zerbinato - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Tecnologias como mediadoras da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Espírito Santo, Descrição: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao pessoal, método e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de enfermagem, enquanto a definição de processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2009). Para operacionalizar a aplicação do processo e a implantação da SAE, o enfermeiro pode utilizar tecnologias tanto na área gerencial, assistencial e educacional. O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo vem produzindo algumas tecnologias nessa linha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . , Integrantes: Leila Massaroni - Integrante / Karla de Melo Batista - Integrante / Mirian Fioresi - Integrante / Flávia Batista Portugal - Integrante / Eliane de Fátima Almeida Lima - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / Candida Caniçali Primo - Coordenador / Renata Vicente da Penha - Integrante / Ludimila Paiva Zamprogno Silva - Integrante / Adriana Batista Da Macena - Integrante / Jociani Gonçalves Paschoal - Integrante / Juliana Mitre da Silva - Integrante / Kelryanna Almeida Cruz Nunes - Integrante / Lucimar Andrade Cardoso Muri - Integrante / Lorena Barros Furieri - Integrante / Viviany Abreu de Souza Zerbinato - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Tecnologias como mediadoras da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Espírito Santo, Descrição: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao pessoal, método e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de enfermagem, enquanto a definição de processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2009). Para operacionalizar a aplicação do processo e a implantação da SAE, o enfermeiro pode utilizar tecnologias tanto na área gerencial, assistencial e educacional. O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo vem produzindo algumas tecnologias nessa linha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . , Integrantes: Leila Massaroni - Integrante / Karla de Melo Batista - Integrante / Mirian Fioresi - Integrante / Flávia Batista Portugal - Integrante / Eliane de Fátima Almeida Lima - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / Candida Caniçali Primo - Coordenador / Renata Vicente da Penha - Integrante / Ludimila Paiva Zamprogno Silva - Integrante / Adriana Batista Da Macena - Integrante / Jociani Gonçalves Paschoal - Integrante / Juliana Mitre da Silva - Integrante / Kelryanna Almeida Cruz Nunes - Integrante / Lucimar Andrade Cardoso Muri - Integrante / Lorena Barros Furieri - Integrante / Viviany Abreu de Souza Zerbinato - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Tecnologias como mediadoras da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Espírito Santo, Descrição: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao pessoal, método e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de enfermagem, enquanto a definição de processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2009). Para operacionalizar a aplicação do processo e a implantação da SAE, o enfermeiro pode utilizar tecnologias tanto na área gerencial, assistencial e educacional. O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo vem produzindo algumas tecnologias nessa linha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . , Integrantes: Leila Massaroni - Integrante / Karla de Melo Batista - Integrante / Mirian Fioresi - Integrante / Flávia Batista Portugal - Integrante / Eliane de Fátima Almeida Lima - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / Candida Caniçali Primo - Coordenador / Renata Vicente da Penha - Integrante / Ludimila Paiva Zamprogno Silva - Integrante / Adriana Batista Da Macena - Integrante / Jociani Gonçalves Paschoal - Integrante / Juliana Mitre da Silva - Integrante / Kelryanna Almeida Cruz Nunes - Integrante / Lucimar Andrade Cardoso Muri - Integrante / Lorena Barros Furieri - Integrante / Viviany Abreu de Souza Zerbinato - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Tecnologias como mediadoras da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Espírito Santo, Descrição: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao pessoal, método e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de enfermagem, enquanto a definição de processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2009). Para operacionalizar a aplicação do processo e a implantação da SAE, o enfermeiro pode utilizar tecnologias tanto na área gerencial, assistencial e educacional. O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo vem produzindo algumas tecnologias nessa linha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . , Integrantes: Leila Massaroni - Integrante / Karla de Melo Batista - Integrante / Mirian Fioresi - Integrante / Flávia Batista Portugal - Integrante / Eliane de Fátima Almeida Lima - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / Candida Caniçali Primo - Coordenador / Renata Vicente da Penha - Integrante / Ludimila Paiva Zamprogno Silva - Integrante / Adriana Batista Da Macena - Integrante / Jociani Gonçalves Paschoal - Integrante / Juliana Mitre da Silva - Integrante / Kelryanna Almeida Cruz Nunes - Integrante / Lucimar Andrade Cardoso Muri - Integrante / Lorena Barros Furieri - Integrante / Viviany Abreu de Souza Zerbinato - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Tecnologias como mediadoras da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Espírito Santo, Descrição: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao pessoal, método e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de enfermagem, enquanto a definição de processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2009). Para operacionalizar a aplicação do processo e a implantação da SAE, o enfermeiro pode utilizar tecnologias tanto na área gerencial, assistencial e educacional. O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo vem produzindo algumas tecnologias nessa linha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . , Integrantes: Leila Massaroni - Integrante / Karla de Melo Batista - Integrante / Mirian Fioresi - Integrante / Flávia Batista Portugal - Integrante / Eliane de Fátima Almeida Lima - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / Candida Caniçali Primo - Coordenador / Renata Vicente da Penha - Integrante / Ludimila Paiva Zamprogno Silva - Integrante / Adriana Batista Da Macena - Integrante / Jociani Gonçalves Paschoal - Integrante / Juliana Mitre da Silva - Integrante / Kelryanna Almeida Cruz Nunes - Integrante / Lucimar Andrade Cardoso Muri - Integrante / Lorena Barros Furieri - Integrante / Viviany Abreu de Souza Zerbinato - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Tecnologias como mediadoras da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Espírito Santo, Descrição: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao pessoal, método e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de enfermagem, enquanto a definição de processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2009). Para operacionalizar a aplicação do processo e a implantação da SAE, o enfermeiro pode utilizar tecnologias tanto na área gerencial, assistencial e educacional. O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo vem produzindo algumas tecnologias nessa linha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . , Integrantes: Leila Massaroni - Integrante / Karla de Melo Batista - Integrante / Mirian Fioresi - Integrante / Flávia Batista Portugal - Integrante / Eliane de Fátima Almeida Lima - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / Candida Caniçali Primo - Coordenador / Renata Vicente da Penha - Integrante / Ludimila Paiva Zamprogno Silva - Integrante / Adriana Batista Da Macena - Integrante / Jociani Gonçalves Paschoal - Integrante / Juliana Mitre da Silva - Integrante / Kelryanna Almeida Cruz Nunes - Integrante / Lucimar Andrade Cardoso Muri - Integrante / Lorena Barros Furieri - Integrante / Viviany Abreu de Souza Zerbinato - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Tecnologias como mediadoras da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Espírito Santo, Descrição: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao pessoal, método e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de enfermagem, enquanto a definição de processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2009). Para operacionalizar a aplicação do processo e a implantação da SAE, o enfermeiro pode utilizar tecnologias tanto na área gerencial, assistencial e educacional. O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo vem produzindo algumas tecnologias nessa linha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . , Integrantes: Leila Massaroni - Integrante / Karla de Melo Batista - Integrante / Mirian Fioresi - Integrante / Flávia Batista Portugal - Integrante / Eliane de Fátima Almeida Lima - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / Candida Caniçali Primo - Coordenador / Renata Vicente da Penha - Integrante / Ludimila Paiva Zamprogno Silva - Integrante / Adriana Batista Da Macena - Integrante / Jociani Gonçalves Paschoal - Integrante / Juliana Mitre da Silva - Integrante / Kelryanna Almeida Cruz Nunes - Integrante / Lucimar Andrade Cardoso Muri - Integrante / Lorena Barros Furieri - Integrante / Viviany Abreu de Souza Zerbinato - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Tecnologias como mediadoras da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Espírito Santo, Descrição: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao pessoal, método e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de enfermagem, enquanto a definição de processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2009). Para operacionalizar a aplicação do processo e a implantação da SAE, o enfermeiro pode utilizar tecnologias tanto na área gerencial, assistencial e educacional. O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo vem produzindo algumas tecnologias nessa linha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . , Integrantes: Leila Massaroni - Integrante / Karla de Melo Batista - Integrante / Mirian Fioresi - Integrante / Flávia Batista Portugal - Integrante / Eliane de Fátima Almeida Lima - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / Candida Caniçali Primo - Coordenador / Renata Vicente da Penha - Integrante / Ludimila Paiva Zamprogno Silva - Integrante / Adriana Batista Da Macena - Integrante / Jociani Gonçalves Paschoal - Integrante / Juliana Mitre da Silva - Integrante / Kelryanna Almeida Cruz Nunes - Integrante / Lucimar Andrade Cardoso Muri - Integrante / Lorena Barros Furieri - Integrante / Viviany Abreu de Souza Zerbinato - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Tecnologias como mediadoras da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Espírito Santo, Descrição: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao pessoal, método e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de enfermagem, enquanto a definição de processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2009). Para operacionalizar a aplicação do processo e a implantação da SAE, o enfermeiro pode utilizar tecnologias tanto na área gerencial, assistencial e educacional. O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo vem produzindo algumas tecnologias nessa linha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . , Integrantes: Leila Massaroni - Integrante / Karla de Melo Batista - Integrante / Mirian Fioresi - Integrante / Flávia Batista Portugal - Integrante / Eliane de Fátima Almeida Lima - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / Candida Caniçali Primo - Coordenador / Renata Vicente da Penha - Integrante / Ludimila Paiva Zamprogno Silva - Integrante / Adriana Batista Da Macena - Integrante / Jociani Gonçalves Paschoal - Integrante / Juliana Mitre da Silva - Integrante / Kelryanna Almeida Cruz Nunes - Integrante / Lucimar Andrade Cardoso Muri - Integrante / Lorena Barros Furieri - Integrante / Viviany Abreu de Souza Zerbinato - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Tecnologias como mediadoras da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Espírito Santo, Descrição: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao pessoal, método e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de enfermagem, enquanto a definição de processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2009). Para operacionalizar a aplicação do processo e a implantação da SAE, o enfermeiro pode utilizar tecnologias tanto na área gerencial, assistencial e educacional. O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo vem produzindo algumas tecnologias nessa linha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . , Integrantes: Leila Massaroni - Integrante / Karla de Melo Batista - Integrante / Mirian Fioresi - Integrante / Flávia Batista Portugal - Integrante / Eliane de Fátima Almeida Lima - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / Candida Caniçali Primo - Coordenador / Renata Vicente da Penha - Integrante / Ludimila Paiva Zamprogno Silva - Integrante / Adriana Batista Da Macena - Integrante / Jociani Gonçalves Paschoal - Integrante / Juliana Mitre da Silva - Integrante / Kelryanna Almeida Cruz Nunes - Integrante / Lucimar Andrade Cardoso Muri - Integrante / Lorena Barros Furieri - Integrante / Viviany Abreu de Souza Zerbinato - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

Prêmios

2019

Comenda Laurinda Sebastiana do Espírito Santo, Assembléia Legislativa do estado do Espírito Santo.

2018

Paraninfa da Turma 208.2, UFES.

2017

Reconhecimento Profissional, Conselho Regional de Enfermgem.

2003

Nome de Turma de formandos, UFES.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Biomédico. , Av. Marechal Campos nº 1468, Eucalipto, 29040-090 - Vitoria, ES - Brasil, Telefone: (027) 33357280, Fax: (027) 33357280

Experiência profissional

1980 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2018

    Direção e administração, Secretaria de Avaliação Institucional/UFES.Cargo ou função, Coordenadora da Secretaria de Avaliação Institucional da UFES.

  • 10/2017

    Ensino, Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gerenciamento do serviços de saúde e em enfermagem

  • 03/2017

    Ensino, Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Dissertação de Mestrado

  • 02/2014

    Direção e administração, Centro Biomédico, Departamento de Enfermagem.Cargo ou função, Coordenadora do Colegiado do Curso de Enfermagem e Obstetrícia.

  • 06/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Enfermagem- CCS/UFES.Cargo ou função, Representante do departamento de Enfermagem junto ao Colegiado de Curso do Departamento de Enfermagem - resolução nº 04/2012.

  • 12/2011

    Direção e administração, Núcleo de Educação à Distância.Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização Gestão em Saúde.

  • 11/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós graduação em Enfermagem/CCS/UFES.Linhas de pesquisa

  • 06/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Enfermagem- CCS/UFES.Cargo ou função, Recondução da representação do Departamento de Enfermagem e Obstetrícia/CCS/UFES na Comissão de Residência Multiprofissional.

  • 03/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, departamento de Enfermagem/CCS/UFES.Cargo ou função, Comissão para acompanhamento das normas para Estágio Curricular do Departamento de Enfermagem.

  • 03/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, departamento de Enfermagem/CCS/UFES.Cargo ou função, Presidente da Comissão para viabilizar a implementação do Mestrado Profissional em Enfermagem.

  • 03/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Enfermagem- CCS/UFES.Cargo ou função, Participante da Comissão do Projeto de Auto-avaliação para o processo de Acreditação no ARCO-SUL.

  • 05/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Enfermagem.Cargo ou função, Representante do Departamento de Enfermagem junto ao Colegiado de Curso do Centro de Ciências da Saúde.

  • 05/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Enfermagem.Cargo ou função, Representante do departamento de Enfermagem junto a Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU/HUCAM.

  • 06/1980

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO, FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM, GERENCIA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, GERONTOLOGIA, SAÚDE DO ADULTO

  • 06/1980

    Estágios , Centro Biomédico.Estágio realizado, FUNDAMENTOS DE NEFERMAGEM, ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO, ESTÁGIO CURRICULAR II.

  • 03/2018 - 08/2018

    Direção e administração, Reitoria.Cargo ou função, Assessor da Assessoria de Políticas de Gestão/Gabinete do reitor e Vice-Reitor.

  • 01/2014 - 03/2018

    Direção e administração, Coordenação de Colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem.Cargo ou função, Coordenadora do Colegiado de Curso.

  • 03/2017 - 08/2017

    Ensino, Mestrado Profissional em Enfermagem (30001013048P8), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Oficina de Praticas de Cuidado e Gestão I

  • 02/2012 - 06/2014

    Direção e administração, Programa de Pós graduação em Enfermagem/CCS/UFES.Cargo ou função, Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Enfermagem.

  • 08/2010 - 03/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Enfermagem- CCS/UFES.Cargo ou função, Coordenadora da Comissão para trabalhar Planejamento Estratégico - Resolução nº08/2010.

  • 08/2010 - 02/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Enfermagem- CCS/UFES.Cargo ou função, Comissão para trabalhar o Planejamento Estratégico.

  • 08/2010 - 10/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Enfermagem- CCS/UFES.Cargo ou função, Comissão para elaborar informações para auto-avaliação para acreditação junto ao CONAES/ARCU-SUL.

  • 01/2004 - 05/2006

    Direção e administração, Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.Cargo ou função, Diretora do Departamento de Apoio Técnico Assistencial.

  • 01/1986 - 12/2001

    Direção e administração, Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.Cargo ou função, Diretor de Unidade.

2017 - 2017

Sistema Arcu-Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenadora da Comissão de trabalho Contexto

Atividades

  • 09/2018

    Direção e administração, Secretaria de Avaliação Institucional/UFES.Cargo ou função, Secretária de Avaliação Institucional.

2020 - Atual

Universidade Aberta do Brasil/CAPES

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 10

Outras informações:
Coordenadora do Curso de Especialização Gestão em Saúde - UAB/CAPES/UFES

2020 - Atual

Universidade Aberta do Brasil/CAPES

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. do Comitê Operativo Emergencial COVID, Carga horária: 10

2020 - Atual

Universidade Aberta do Brasil/CAPES

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Integrante da Comissão Higienização UFES, Carga horária: 5

2019 - Atual

Universidade Aberta do Brasil/CAPES

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Integrante da Comitê Executivo PDI/UFES, Carga horária: 10

2010 - Atual

Universidade Aberta do Brasil/CAPES

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prog. de Pós Graduação Em Enfermagem, PPGENF, Carga horária: 20

2015 - 2016

Universidade Aberta do Brasil/CAPES

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 10

2012 - 2013

Universidade Aberta do Brasil/CAPES

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Especialização Gestão, Carga horária: 10

Outras informações:
Exercendo a Coordenação do Curso de Especialização Gestão em Saúde ofertado pela Secretaria de Ensino a Distância/UFES

2006 - 2010

Universidade Aberta do Brasil/CAPES

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Curso de Enfermagem UFES, Carga horária: 30

2004 - 2006

Universidade Aberta do Brasil/CAPES

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora do DATA/HUCAM, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2018

    Direção e administração, Universidade Federal do Espírito Santo.Cargo ou função, Secretário de Avaliação Institucional da Secretaria de Avaliação Institucional-UFES.

  • 03/2018 - 09/2018

    Direção e administração, Universidade Federal do Espírito Santo.Cargo ou função, Assessor da Assessoria de Políticas de Gestão/Gabinete do reitor e Vice-Reitor-UFES.

2015 - 2016

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 10

Outras informações:
Exercendo a Coordenação do Curso de Especialização Gestão em Saúde ofertado pela Secretaria de Ensino a Distância/UFES