Haroldo Scacabarossi
Professor da Universidade Estadual de Roraima - UERR. Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará - UFC - CE (2018). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento PPGAD do Centro Universitário UNIVATES - Lajeado - RS (2013). Especialização em Meio Ambiente e Políticas Públicas pela Faculdade CATHEDRAL, Boa Vista - RR (2003); Graduado em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Federal de Roraima UFRR (1999). Ministra disciplinas no curso de Licenciatura em Geografia como também no curso de pós-graduação Especialização em Geografia, com Ênfase em Ensino. Tem experiência na docência em geografia, com destaque ao ensino, nos processos de aprendizagens e também em pesquisas geoeducacionais. Coordenador do subprojeto Pibid/Geografia, dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UERR. Coordenador local do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional - PROFGEO - UERR.
Informações coletadas do Lattes em 25/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia
2015 - 2018
Universidade Federal do Ceará
Título: LIMITES SOCIOCULTURAIS NA GESTÃO AMBIENTAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM BOA VISTA-RR: REFLEXÕES AMBIENTADAS NA CONJUNTURA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
, Ano de obtenção: 2018. Christian Dennys Monteiro de Oliveira. Palavras-chave: educação; paisagem; Legislação; Coleta seletiva; Resíduos sólidos urba.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento
2012 - 2013
Universidade do Vale do Taquari - Univates
Título: PANORAMA DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA CIDADE DE BOA VISTA - RR, NO CONTEXTO DA LEI FEDERAL Nº 12.305/2010, QUE INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, Ano de Obtenção: 2013
Eduardo Périco.
Especialização em Meio Ambiente e Políticas Públicas
2002 - 2003
Faculdades Cathedral
Título: UMA PROPOSTA DE MODELO DE GESTÃO AMBIENTAL PARA AS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA NO CONTEXTO DA ISO 14001.
Orientador: José Augusto Vieira Costa
Graduação em Geografia
1996 - 1999
Universidade Federal de Roraima
Título: Degradação Ambiental as margens da BR-174, no Município de Pacaraima.
Orientador: Vladimir de Sousa
Formação complementar
2011 - 2011
QUESTÕES AMBIENTAIS EM ÁREAS DE A. AGRÁRIO NA AMA.. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
2010 - 2010
GEOGRAFIA. (Carga horária: 20h). , EXERCITO BRASILEIRO, 10º GAC SL, Brasil.
2010 - 2010
INTRODUÇAO A TECNICAS DE GEOPROCESSAMENTO SIGS. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
2009 - 2009
ECOLOGIA DE VETORES. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2001 - 2001
INFORMATICA NA EDUCAÇAO. (Carga horária: 90h). , Governo do Estado de Rorâima, GOVERNO/RR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
Organização de eventos
SCACABAROSSI, H. . ?ENSINO DE GEOGRAFIA NA ERA DAS BIGTECHS: as Inteligências Artificiais (Ias) como aliadas ou como obstáculos??. 2025. (Congresso).
SCACABAROSSI, H. . CENÁRIOS DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA.. 2024. (Outro).
SCACABAROSSI, H. . ?DO CENTRO OESTE AO EXTREMO NORTE: multiterritorialidades turísticas. Evento em Alusão ao Dia da Geógrafa e do Geógrafo,. 2023. (Outro).
SILVA, G. F. N. ; MUSSATO, O. B. ; SCACABAROSSI, H. . I SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. 2019. (Outro).
SCACABAROSSI, H. ; Souza. ; COSTA.: Jose Augusto Vieira. . I PIPEGEO E II SEMANA DE GEOGRAFIA DA UFRR. 2000. (Outro).
Participação em eventos
I ENCONTRO NACIONAL DO PROFGEO UFSM. 2024. (Encontro).
II Seminário de Iniciação Científica (SIC).Avaliador de Comunicação Oral. 2024. (Seminário).
?II Seminário Integrador? do ?Projeto Guarda-chuva PIBID/UERR?."O pensar espacialmente e o raciocínio geográfico: Elementos para a mediação da aprendizagem no Estado de Roraima". 2022. (Seminário).
?II Seminário Integrador? do ?Projeto Guarda-chuva PIBID/UERR?.Diagnóstico socioambiental da Escola Estadual Ana Libória: Laboratório para desenvolvimento de aprendizagens essenciais em geografia. 2022. (Seminário).
?II Seminário Integrador? do ?Projeto Guarda-chuva PIBID/UERR?.?Relato de experiência: Perfil socioeconômico da comunidade escolar da Escola Estadual Ana Libória?. 2022. (Seminário).
?I SeminárioIntegrador PIBID/UERR? do ?Projeto Guarda-Chuva PIBID/UERR?.- 103 Ferramentas digitais para preparar aulas e atividades digitais remotas para alunos versus acesso restrito há conexão e ferramentas digitais ( Smartphones, tablets, notebooks) em Roraima.. 2021. (Seminário).
I SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. 2019. (Seminário).
Seminário Internacional sobre Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia. 2015. (Seminário).
I Seminário em Educação, ciências em meio.O ensino da geografia: um estudo de caso na Escola Estadual Dr. Luiz Ritler Brito de Lucena.. 2013. (Seminário).
II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA E GESTÃO TERRITORIAL. 2011. (Congresso).
I Seminário Institucional PIBID/UNIVATES - Formação de professores: compromissos e desafios da educação.. 2011. (Seminário).
SEGUNDA CONVENCION CIENTÍFICA INTERNACIONAL: GEOGRAFÍA, MEDIO AMBIENTE Y ORDENAMIENTO TERRITORIAL. O URBANO E OS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOSTO NA AMAZONIA SETENTRIONAL. ANÁLISE DOS POTENCIAIS IMPACTOS SOCIAIS CAUSADOS PELO SISTEMA DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA DA CIDADE DE BOA VISTA ? RR,. 2011. (Congresso).
II CCONGRESSO INTERNACIONAL & IV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE. UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA O MONITORAMENTO DA DENGUE NO BAIRRO SENADOR HÉLIO CAMPOS NA CIDADE DE BOA VISTA - RR. 2009. (Congresso).
II CCONGRESSO INTERNACIONAL & IV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE. 2009. (Congresso).
II CONGRESSO INTERNACIONAL E IV SIMPOSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAUDE. 2009. (Congresso).
I Semana da Área de Ciências Humanas, Linguagens e Artes. 2008. (Encontro).
RORAIMA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.COORDENAÇÃO DE MESA REDONDA. 2007. (Outra).
Vulcanismo, Terremoto, Tectonicas de Placas, Minerais e Fosseis. 2007. (Outra).
"LICENCIAMENTO AMBIENTAL E PROBLEMAS AMBIENTAIS NO ESTADO DE RORAIMA. 2002. (Outra).
Curso de Introdução ao Geoprocessamento com aplicação do Spring (INPE) v.3.5.1. 2002. (Outra).
V Encontro de formação continuada/ciências e suas tecnologias. 2002. (Encontro).
Estágio de GLOBAL POSITIONING SYSTEM (GPS). 2001. (Outra).
I ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO MEDIO NO ESTADO DE RORAIMA. 2001. (Seminário).
III ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO MEDIO NO ESTADO DE RORAIMA. 2001. (Encontro).
Curso de auto-Estima.Curso de auto-estima. 2000. (Oficina).
Curso de operacionalização do estatuto da criança e do adolescente.Curso de operacionalização do estatuto da criança e do adolecente e prevenção da violência nas escolas. 2000. (Outra).
II SEMANA DE GEOGRAFIA.DEGRADAÇÃO AMBIENTAL AS MARGENS DA BR 174, NO MUNICIPIO DE PARACARAIMA-RR. 2000. (Encontro).
II SEMANA DE GEOGRAFIA. 2000. (Outra).
Participação em bancas
PERICO, E.; SANTOS, D. S.; KONRAD, O.;SCACABAROSSI, HAROLDO. OS IMPACTOS DA MINERAÇÃO DE PEQUENA ESCALA DA OPALA NO MUNICÍPIO DE PEDRO II PI: ASPECTOS INIBIDORES DO DESENVOLVIMENTO LOCAL. 2024. Tese (Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
PERICO, E.; SCHUCK, R. J.; SILVEIRA, E. F.;SCACABAROSSI, H.. FLUXO MIGRATÓRIO HAITIANO DINAMIZADOR DE ESPAÇOS EM UMPEQUENO MUNICÍPIO DO VALE DO TAQUARI %u2013 RIO GRANDE DO SUL %u2013BRASIL. 2020. Tese (Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
SCACABAROSSI, H.SILVA, G. F. N.MUSSATO, O. B.. O uso das Geotecnologias com Recurso Didático para o Ensino de Geografia, em Boa Vista/RR.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
Bezerra.SCACABAROSSI, H.SILVA, G. F. N.. Avaliação e Rendimento Escolar: Analise comparativa dos procedimentos avaliativos desenvolvidos em duas escolas localizadas em Boa Vista ? RR.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
SCACABAROSSI, H.SILVA, G. F. N.Bezerra.. Título: a música e a poesia no ambiente escolar: conexões à geografia e o movimento roraimeira.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
Bezerra.FALCAO, M. T.SCACABAROSSI, H.. Métodos pedagógicos aplicados no ensino da geografia do 6° ano da EJA na escola estadual Professor Jaceguai Reis Cunha - RR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
Bezerra.Marcelo Santos da SilvaSCACABAROSSI, H.. A geografia e a realidade dos alunos da educação de jovens e adultos da escola estadual Professora Maria de Lourdes Neves - Boa Vista - RR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
Bezerra.FALCAO, M. T.SCACABAROSSI, H.. Metodologias do ensino de geografia na escola estadual Francisca Elzika Coelho em Boa Vista - RR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
FALCAO, M. T.SCACABAROSSI, H.Bezerra.. Impactos socioambientais da disposição de resíduos sólidos no bairro Buritis, no município de Boa Vista - RR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
MUSSATO, O. B.SCACABAROSSI, H.RODRIGUES, H. A. N.. Análise das metodologias utilizadas pelo professor de geografia no ensino médio e suas consequencias sobre a aprendizagem dos alunos da escola estadual Carlo Casadio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
GARZONI, E. C.SCACABAROSSI, H.Bezerra.. A pratica de ensino de geografia na modalidade EJA. Um estudo de caso da Escola estadual Lobo D'almada, em Boa Vista - RR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
GARZONI, E. C.Marcelo Santos da SilvaSCACABAROSSI, H.. A geografia para alunos do ensino fundamental. Estudo de caso dos alunos de 6° da escola estadual Wanda David Aguiar, em Boa Vista - RR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
SILVA, R. D.MUSSATO, O. B.SCACABAROSSI, H.. Sugestões de implantação de medidas de educação ambiental no ambiente escolar, através da reciclagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
SILVA, R. D.MUSSATO, O. B.SCACABAROSSI, H.. Multimeios e o ensino da Geografia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
SCACABAROSSI, H.MUSSATO, O. B.SILVA, G. F. N.. Metodologias e Aplicabilidade da Agenda 21 na Escola Estadual São Vicente de Paula - Boa Vista - RR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
MUSSATO, O. B.SCACABAROSSI, H.SILVA, G. F. N.. Geografia da Saúde: Análise das condições socioambientais e ocorrência de pneumonia em crianças no Bairro Senador Helio Campos na cidade de Boa Vista - RR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
CRUZ, C. F.;SCACABAROSSI, H.SILVA, G. F. N.; GALDINO, L. K. A.. ANALISE DOS POTENCIAIS IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS CAUSADOS PELO SISTEMA DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA DA CIDADE DE BOA VISTA-RR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
SCACABAROSSI, H.MUSSATO, O. B.SILVA, G. F. N.. UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO UMA AREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) COMO TEMA INTERDISCIPLINAR.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
ROCHA, Helene Silveira;SCACABAROSSI, H.. Práticas Educativas no ensino da Geografia na Educação Ambiental de Jovens e Adultos no 3 Seguimento da Cidade de Boa Vista-RR.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
Silva.SILVA, G. F. N.SCACABAROSSI, H.. Percepção Ambiental dos moradores da área denominada Conjunto Cidadão e sua relação com os casos de Dengue no Bairro Senador Hélio Campos, na Cidade de Boa Vista - RR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
Bezerra.SCACABAROSSI, H.. Viabilidade de Desenvolvimento Sustentável na Região do Baixo Rio Branco - Município de Caracaraí - RR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual de Roraima.
Barbosa.;Souza.SCACABAROSSI, H.. DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E MODIFICAÇÃO DA PAISAGEM NO BAIXO RIO CAUAMÉ. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Geografia) - Universidade Federal de Roraima.
SCACABAROSSI, H.; SUZUKI, J. C.; VITTE, C. C.. Membro Comissão Examinadora da Área de conhecimento - Licenciatura em geografia (geografia física e ensino de geografia). 2019. Universidade do Estado do Amazonas.
SCACABAROSSI, H.. Comissão Examinadora do concurso público para Professor Assistente da ESCOLA NORMAL SUPERIOR na área de ?Licenciatura em geografia (ensino de geografia). 2019. Universidade do Estado do Amazonas.
SCACABAROSSI, H.. ELABORAÇÃO DO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BASICA - 2° LICENCIATURA - CURSO DE GEOGRAFIA. 2010. Universidade Estadual de Roraima.
SCACABAROSSI, H.Bezerra.SILVA, G. F. N.. Comissão Interna para Revisar e Atualizar o Projeto Pedagógico do Curso de Geografia da UERR. 2007. Universidade Estadual de Roraima.
SCACABAROSSI, H.. Comissão Examinadora para a Segunda Fase do Processo para Seleção de Alunos da Turma 2025 do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual de Roraima em associação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (PPGE UERR/IFRR). 2025. Universidade Estadual de Roraima.
SCACABAROSSI, H.SILVA.: Paulo Rogerio de Freitas. Comissão encarregada de elaborar e avaliar as provas referente ao processo de reingresso.. 2000. Universidade Federal de Roraima.
SCACABAROSSI, H.. Análise de aproveitamento de Disciplinas. 2000. Universidade Federal de Roraima.
Orientou
O mapa mental no ensino de geografia: Recurso didático para o estudo do lugar; ; Início: 2020; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em geografia, com ênfase no ensino; ) - Universidade Estadual de Roraima; (Orientador);
O uso da musica regional nas aprendizagens de geografia; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual de Roraima; (Orientador);
Avaliação e rendimento escolar: Analise comparativa das atividades pedagógicas propostas e desenvolvidas na Escola Estadual Olavo Brasil filho e no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima em Boa Vista - RR; ; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual de Roraima; (Orientador);
Perspectivas e desafios para a educacao ambiental nas escolas da rede publica do municipio de boa vista - RR; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima; Orientador: Haroldo Scacabarossi;
Metodologias ativas no ensino de geografia: Intervenção Mediada na Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em geografia) - Universidade Estadual de Roraima; Orientador: Haroldo Scacabarossi;
Processo de ensino e aprendizagem em geografia: Estudo de caso na Escola Municipal Casimiro de Abreu na tura do 6º ano do ensino fundamental, no muncípio de Pacaraima - RR; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Roraima; Orientador: Haroldo Scacabarossi;
Uma proposta e Educação Ambiental Aplicada a Escola Estadual América Sarmento Ribeiro Boa Vista -RR, utilizando áreas de preservação permanente como tema interdisciplinar (APP); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Roraima; Orientador: Haroldo Scacabarossi;
Análise dos Potenciais impactos socioambientais causados pelo sistema de lagoas de estabilização na área de expansão urbana da cidade de Boa Vista - RR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Roraima; Orientador: Haroldo Scacabarossi;
Um olhar geografico sobre o crescimento urbano no municipio de Caracaraí: Um Estudo de caso da área denominada Nossa Senhora do Livramento; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em geografia) - Universidade Estadual de Roraima; Orientador: Haroldo Scacabarossi;
Perfil do professor de Geografia no ensino fundamental na cidade de Boa Vista RR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em geografia) - Universidade Estadual de Roraima; Orientador: Haroldo Scacabarossi;
As políticas públicas aplicadas ao povo Yanomamy nas áreas de Educação e da Saúde no ano de 2009; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em geografia) - Universidade Estadual de Roraima; Orientador: Haroldo Scacabarossi;
Análise das condições socioambientais do Igarapé Grande, em Boa Vista - RR; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em geografia) - Universidade Federal de Roraima, Petrobrás Ambiental; Orientador: Haroldo Scacabarossi;
Produções bibliográficas
-
SILVA, LUIZA NAIANA DA ; MAGALHÃES NETO, ELEUTÉRIO DA SILVA ; SCACABAROSSI, HAROLDO . A produção do espaço urbano. Revista Eletrônica Casa de Makunaima , v. 6, p. 1-14, 2025.
-
CARVALHO, MAYRA DA SILVA ; SCACABAROSSI, HAROLDO . Ensino de Geografia na perspectiva da efetivação do Novo Ensino Médio. REVISTA ELETRÔNICA AMBIENTE: GESTÃO E DESENVOLVIMENTO , v. 17, p. 1-13, 2024.
-
CRUZ DA SILVA, FRANCIENE ; FALCÃO, MÁRCIA TEIXEIRA ; OLIVEIRA, SANDRA KARINY SALDANHA DE ; VIEIRA DO VALE, RENAN BRUNO ; SCACABAROSSI, HAROLDO . DISPOSIÇÃO IRREGULAR DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MUCAJAÍ - RR. Ravista Geonorte , v. 9, p. 111-125, 2018.
-
NUNES, EUZIMAR DO NASCIMENTO ; SCACABAROSSI, HAROLDO ; ARAÚJO, MARIA NÉLIA . A GEOGRAFIA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) NA SEDE DO MUNICÍPIO DE CAROEBE-RR. Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas , v. 1, p. 15-24, 2017.
-
SCACABAROSSI, HAROLDO ; MEDEIROS, YASNARA SILVEIRA DE . A triagem e catação de recicláveis dentro do aterro sanitário, como condicionante de vulnerabilização social de excluídos em Boa Vista-RR. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade , v. 3, p. 239-251, 2016.
-
SCACABAROSSI, H. ; PERICO, E. . Perspectivas e Desafios da Coleta Seletiva na Cidade de Boa Vista - RR, no Contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal nº 12.305/2010. Geografia (Londrina) , v. 23, p. p.49-69-69, 2014.
-
SCACABAROSSI, H. ; SILVA, G. F. N. . PERCEPÇÃO DE TERRITORIO E TERRITORIALIDADE NO EXTREMO NORTE DE RORAIMA. Revista GeoNorte , v. 7, p. 637-650, 2013.
-
CORREA, L. L. C. ; PALUDO, E. ; SINIGAGLIA, G. ; SILVA, D. E. ; MAGALHAES, M. L. M. ; SCACABAROSSI, H. ; OLIVEIRA, E. C. . ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM DOIS MUNICÍPIOS NA REGIÃO CENTRAL, SUL DO BRASIL. Destaques Acadêmicos , v. 4, p. 51-57, 2012.
-
SCACABAROSSI, H. ; CRUZ, C. F. ; SILVA, G. F. N. ; MUSSATO, O. B. . ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO SISTEMA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS LÍQUIDOS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA DA CIDADE DE BOA VISTA ? RR.. Revista GeoNorte , v. 1, p. 422-431, 2012.
-
SCACABAROSSI, H. ; MEDEIROS, Y. S. . A triagem e a catação de recicláveis dentro do aterro sanitário como condicionante de vulnerabilização social de excluídos em Boa Vista - RR. In: Christian Dennys Monteiro de Oliveira; Tiago Vieira Cavalcante. (Org.). Geoeducação em Espaços Simbólicos. 1ed.Curitiba PR: CRV, 2019, v. 1, p. 319-334.
-
Silva. ; Bezerra. ; SILVA, G. F. N. ; SCACABAROSSI, H. ; RODRIGUES, H. A. N. ; NASCIMENTO, F. L. . AS TERRAS INDÍGENAS E A GESTÃO DO TERRITÓRIO NA TRÍPLICE FRONTEIRA DO BRASIL, VENEZUELA E REPÚBLICA COOPERATIVA DA GUIANA. In: RODRIGUÉZ, Nancy Peréz; HERNÁNDEZ, José Evelio Gutiérrez.. (Org.). AS TERRAS INDÍGENAS E A GESTÃO DO TERRITÓRIO NA TRÍPLICE FRONTEIRA DO BRASIL, VENEZUELA E REPÚBLICA COOPERATIVA DA GUIANA. 1ed.CUBA: Editorial científico-técnica, 2011, v. 1, p. 1529-1549.
-
SCACABAROSSI, H. . A PIADA DO ACESSO À INTERNET EM RORAIMA. Jornal Folha de Boa Visa Edição 5572, Boa Vista-RR, p. 01 - 01, 16 jun. 2011.
-
SCACABAROSSI, H. . A AGONIA DE UMA ESCOLA. Jornal Folha de Boa Visa Edição 5572, Boa Vista-RR, p. 1 - 1, 26 maio 2011.
-
Duarte. ; Silva. ; SCACABAROSSI, H. . ?PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DA ÁREA DENOMINADA CONJUNTO CIDADÃO E SUA RELAÇÃO COM OS CASOS DE DENGUE NO BAIRRO SENADOR HÉLIO CAMPOS NA CIDADE DE BOA VISTA-RR?. In: II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2011, BOA VISTA. II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2011.
-
Duarte. ; Silva. ; SCACABAROSSI, H. . ?UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO UMA AREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) COMO TEMA INTERDISCIPLINAR?. In: II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2011, BOA VISTA. II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2011.
-
MEDEIROS, Y. S. ; RODRIGUES, H. A. N. ; SILVA, G. F. N. ; SCACABAROSSI, H. . ?UM RETRADO DA EDUCAÇÃO EM RORAIMA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA DOCENTE?. In: II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2011, BOA VISTA. II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2011.
-
SCACABAROSSI, H. ; NASCIMENTO, F. L. ; CHACON, T. B. ; RODRIGUES, H. A. N. . O ENSINO DA CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA NAS ESCOLAS PUBLICAS DA CIDADE DE BOA VISTA RORAIMA. In: II CONVENCION INTERNACIONAL, 2011, HABANA. II CONVENCION INTERNACIONAL. HABANA: EDITORIAL CIENTIFICO TECNICA, 2011.
-
Silva. ; Bezerra. ; SCACABAROSSI, H. ; RODRIGUES, H. A. N. ; NASCIMENTO, F. L. . AS TERRAS INDIGENAS E A GESTAO DO TERRITORIO NA TRIPLICE FRONTEIRA DO BRASIL, VENEZUELA E REPUBLICA COOPERATIVA DA GUIANA. In: II CONVENCION INTERNACIONAL "GEOGRAFIA, MEDIO AMBIENTE Y ORDENAMENTO TERRITORIAL", 2011, HABANA. II CONVENCION INTERNACIONAL "GEOGRAFIA, MEDIO AMBIENTE Y ORDENAMENTO TERRITORIAL". HABANA, 2011.
-
RODRIGUES, H. A. N. ; SCACABAROSSI, H. ; Silva. ; GONÇALVES, S. DA S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GEOGRAFIA E CIDADANIA. In: II CONVENCION INTERNACIONAL "GEOGRAFIA, MEDIO AMBIENTE Y ORDENAMENTO TERRITORIAL", 2011, HABANA. II CONVENCION INTERNACIONAL "GEOGRAFIA, MEDIO AMBIENTE Y ORDENAMENTO TERRITORIAL". HABANA, 2011.
-
RODRIGUES, H. A. N. ; SCACABAROSSI, H. ; GONÇALVES, S. DA S. ; CRUZ, C. F. . ANALISE DOS FATORES DA URBANIZAÇÃO DO BAIRRO MONTE DAS OLIVEIRAS, NO MUNICIPIO DE BOA VISTA - RR.. In: II CONVENCION INTERNACIONAL "GEOGRAFIA, MEDIO AMBIENTE Y ORDENAMENTO TERRITORIAL", 2011, HABANA. II CONVENCION INTERNACIONAL "GEOGRAFIA, MEDIO AMBIENTE Y ORDENAMENTO TERRITORIAL". HABANA, 2011.
-
SCACABAROSSI, H. ; CRUZ, C. F. ; RODRIGUES, H. A. N. ; NASCIMENTO, F. L. . O URBANO E OS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA AMAZONIA SETENTRIONAL. ANALISE DOS POTENCIAIS IMPACTOS SOCIAIS CAUSADOS PELO SISTEMA DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO NA AREA DE EXPANSAO URBANA DA CIDADE DE BOA VISTA - RR. In: II CONVENCION INTERNACIONAL "GEOGRAFIA, MEDIO AMBIENTE Y ORDENAMENTO TERRITORIAL", 2011, HABANA. II CONVENCION INTERNACIONAL "GEOGRAFIA, MEDIO AMBIENTE Y ORDENAMENTO TERRITORIAL". HABANA, 2011.
-
SCACABAROSSI, H. ; Bezerra. . DINAMICA DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA AMAZONIA SETENTRIONAL BRASILEIRA A PARTIR DA INFLUENCIA DO AGRONEGOCIOS NAS SAVANAS RORAIMENSES. In: II CONVENCION INTERNACIONAL "GEOGRAFIA, MEDIO AMBIENTE Y ORDENAMENTO TERRITORIAL", 2011, HABANA. II CONVENCION INTERNACIONAL "GEOGRAFIA, MEDIO AMBIENTE Y ORDENAMENTO TERRITORIAL". HABANA, 2011.
-
SCACABAROSSI, H. ; SILVA, G. F. N. . EXPANSÃO URBANA DESORDENADA COMO FATOR DE COMPROMETIMENTO DO MEIO AMBIENTE NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL: UM ESTUDO DE CASO DAS CONDIÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DA ÁREA DENOMINADA BAIRRO SENADOR HÉLIO CAMPOS NA CIDADE DE BOA VISTA-RR.. In: XVI ENG - 2010 - XVI Encontro Nacional de Geógrafos, realizado em Porto Alegre - RS, 2010. ?CRISE, PRÁXIS E AUTONOMIA: ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA E DE ESPERANÇAS?, 25 a 31 de julho de 2010., 2010, PORTO ALEGRE. CRISE, PRÁXIS E AUTONOMIA: ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA E DE ESPERANÇAS?, 2010.
-
SILVA, G. F. N. ; SCACABAROSSI, H. . RELAÇÃO ENTRE CASOS DE DENGUE E PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO BAIRRO SENADOR HÉLIO CAMPOS NA CIDADE DE BOA VISTA-RR. In: VIII CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 2010 BOA VISTA -RR., 2010, BOA VISTA. VIII CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA., 2010, BOA VISTA -RR. ANAIS VIII CNNECIM - 2009, 2010.. BOA VISTA, 2010. v. VII. p. 1308-13020.
-
SILVA, G. F. N. ; SCACABAROSSI, H. ; Marcelo Santos da Silva ; Melo. M.D . UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA O MONITORAMENTO DA DENGUE NO BAIRRO SENADOR HÉLIO CAMPOS NA CIDADE DE BOA VISTA - RR. In: II CCONGRESSO INTERNACIONAL & IV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE, 2009, UBERLANDIA. GEOSAUDE. UBERLANDIA, 2009. v. UNICO. p. 2.733-2.742.
-
SCACABAROSSI, H. . Escoamento Superficial Prenuncio de um Possivel Desastre Ambiental. In: II INCIPEX, 2000, Boa Vista. II INCIPEX Encontro de Inicição científica, pesquisa e extensão, 2000.
-
SCACABAROSSI, H. . Degradação Ambiental às margens da Br/174 no municipio de Pacaraima. In: II INCIPEX, 2000, boa Vista. II INCIPEX Encontro de Iniciação Cientifica, pesquisa e extensão, 2000.
-
SCACABAROSSI, H. . Os desafios do ensino e aprendizagem em Geografia no contexto das aulas remotas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCACABAROSSI, H. ; CRUZ, C. F. ; SILVA, G. F. N. . ANALISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO SISTEMA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS LÍQUIDOS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA DA CIDADE DE BOA VISTA - RR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Silva. ; SCACABAROSSI, H. . A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA APLICADA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PROFESSOR CAMILO DIAS NA CIDADE DE BOA VISTA/RR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SCACABAROSSI, H. ; SILVA, G. F. N. ; MEDEIROS, Y. S. ; RODRIGUES, H. A. N. . UMA PROPOSTA DE MODELO DE GESTÃO AMBIENTAL PARA AS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA , NO CONTEXTO DA ISO 14001.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCACABAROSSI, H. . DEGRADAÇÃO AMBIENTAL AS MARGENS DA BR 174, NO MUNICIPIO DE PARACARAIMA-RR. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCACABAROSSI, H. . DEGRADAÇÃO AMBIENTAL AS MARGENS DA BR 174 NO MUNICÍPIO DE PARACARAIMA-RR. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SILVA, G. F. N. ; OLIVEIRA, I. J. ; SCACABAROSSI, H. ; MUSSATO, O. B. ; Bezerra. . Atlas Escolar GEOGRÁFICO de Roraima. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).
PEREIRA, C. A. B. ; GARZONI, E. C. ; FALCAO, M. T. ; Marcelo Santos da Silva ; MUSSATO, O. B. ; Bezerra. ; SCACABAROSSI, H. . Comissão para reformulação de Projeto Político Pedagógico de Curso de Licenciatura em Geografia da UERR. 2015. (Comissão).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
ENSINAGEO, Descrição: PAINEL DIGITAL PERMANENTE DE SOCIALIZAÇÃO DE PESQUISAS DESENVOLVIDAS RELACIONADOS A PRATICAS EDUCATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) . , Integrantes: Haroldo Scacabarossi - Integrante / Gladis de Fatima Nunes da Silva - Coordenador.
-
2021 - Atual
Geografias de Roraima, Descrição: o Grupo ao longo de 04 anos elaborou o Atlas Escolar Geográfico do Estado de Roraima. O atlas foi confeccionado com o apoio de geotecnologias aplicadas ao estudo do espaço físico e à representação cartográfica de dados socioeconômicos e ambientais em especial a cartografia digital e o sensoriamento remoto trabalhados em um sistema de informações geográficas (SIG). o Atlas foi disponibilizado no formato de e-book e distribuído gratuitamente. Já foram realizados mais 3.000 downloads do e-book. O Atlas está disponível no site da UERR edições no endereço: https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/21. Neste momento, o grupo se dedica a produção contínua e socialização de pesquisas desenvolvidas relacionados a praticas educativas nos processos de ensino e aprendizagem do componente curricular de geografia. Publica diversos artigos científicos sobre questões inerentes a temas relacionados a formação, qualificação e pesquisa docente. Vincula-se ao PROFGEO/UERR.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) . , Integrantes: Haroldo Scacabarossi - Coordenador / Gladis de Fatima Nunes da Silva - Integrante / Josinaldo Barboza Bezerra - Integrante / Osvair Brandão Mussato - Integrante.
-
2016 - 2021
GEOGRAFIAS DE RORAIMA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gladis de Fatima Nunes da Silva em 09/07/2022., Descrição: Dentre os desafios postos à educação, no contexto contemporâneo, certamente está a demanda por recursos didático-pedagógicos necessários às atividades de ensino-aprendizagem. O presente projeto de pesquisa visa a elaboração de materiais didáticos para o ensino de Geografia no estado de Roraima . Uma iniciativa que busca elaborar um recursos didáticopedagógicos que atendam aos anseios de professores e alunos, contribuindo para um maior aprofundamento do conhecimento geográfico no cotidiano escolar. Busca-se atender as diretrizes tanto da Base Nacional Comum Curricular BNCC como também do Documento Curricular do Estado de Roraima DCR, Ensino fundamental e médio, que preconizam a construção de novos currículos e propostas pedagógicas tendo em vista as características e culturas locais, assim como as necessidades de formação e as demandas dos estudantes. O recurso didático pedagógico compõe um conjunto de ferramentas educacionais que possam corroborar o processo de ensino e aprendizagem com informações e dados sistematizados relativos aos aspectos fisiográficos e sócio econômicos para as escolas e outras instituições interessadas. A escassez de materiais didáticos com informações sistematizadas direcionadas ao público estudantil implica em obstáculos a aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Haroldo Scacabarossi - Integrante / Gladis de Fatima Nunes da Silva - Coordenador / Josinaldo Barboza Bezerra - Integrante / Osvair Brandão Mussato - Integrante / Ivanilton José de Oliveira - Integrante.
-
2012 - 2014
Panorama de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos na cidade de Boa Vista - RR, Descrição: Identificar todas as variáveis no tocante ao gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos RSU, na cidade de Boa Vista - RR, no contexto da Lei Federal 12.305, que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Haroldo Scacabarossi - Coordenador / Gladis de Fatima Nunes da Silva - Integrante / Osvair Brandão Mussato - Integrante.
-
2008 - 2010
UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA O MONITORAMENTO DA DENGUE NO BAIRRO SENADOR HÉLIO CAMPOS NA CIDADE DE BOA VISTA/RR, Descrição: Identificação e monitoramento das áreas de incidência de vetores e casos de dengue no bairro Senador Hélio Campos em Boa Vista - RR, utilizando Sistemas de Informações Geográficas (SIG).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (17) . , Integrantes: Haroldo Scacabarossi - Integrante / Gladis de Fatima Nunes da Silva - Coordenador / Josinaldo Barboza Bezerra - Integrante / Marcelo Santos da Silva - Integrante / marlon duarte de melo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2007 - 2009
O USO SUSTENTAVEL DOS RECURSOS HIDRICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. UM ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS QUE OCORREM NO IGARAPÉ GRANDE, NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA DA CIDADE DE BOA VISTA, Descrição: PROGRAMA PETROBRAS AMBIENTAL. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Haroldo Scacabarossi - Integrante / VLADIMIR DE SOUZA - Coordenador., Financiador(es): PETROBRAS AMBIENTAL - Auxílio financeiro.
-
2000 - 2001
GEO-ESCOLA Projeto de Integração Universidade e Escolas através do Departamento de Geociências, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Haroldo Scacabarossi - Coordenador / VLADIMIR DE SOUZA - Integrante.
-
2000 - 2001
Projeto de Analise Geo-Ambiental do Tepequem., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Haroldo Scacabarossi - Coordenador / VLADIMIR DE SOUZA - Integrante.
-
2000 - 2001
Projeto de Integração em Pesquisas Geograficas PIPEGEO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Haroldo Scacabarossi - Coordenador / VLADIMIR DE SOUZA - Integrante.
-
2000 - 2001
Projeto Viabilidade de Desenvolvimento Sustentável, no Município de Iracema, tendo como ênfase o Estímulo ao Potencial Turístico PROGRAMA UNISOL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Haroldo Scacabarossi - Coordenador / VLADIMIR DE SOUZA - Integrante.
-
2000 - 2001
Projeto de Pesquisa Integrada em Geografia PROGEO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Haroldo Scacabarossi - Coordenador / VLADIMIR DE SOUZA - Integrante.
-
2000 - 2001
Projeto de avaliação de impactos na produção do espaço-municipio de Boa Vista,Roraima., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Haroldo Scacabarossi - Coordenador / JOSE AUGUSTO VIEIRA COSTA - Integrante.
-
2000 - 2001
Projeto de Analise Bioestratigráfica da Bacia Sedimentar do Tacutu., Descrição: CTPETRO/CNPQ MODO APQ. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Haroldo Scacabarossi - Coordenador / VLADIMIR DE SOUZA - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Roraima, Universidade Estadual de Roraima UERR. , rua 07 de setembro 231, Canarinho, 69306530 - Boa Vista, RR - Brasil, Telefone: (95) 32240204, Fax: (95) 36241376, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - Atual
Universidade Estadual de RoraimaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Atua no curso de Licenciatura Plena em Geografia e na Pós-graduação: Especialização em Geografia com Enfase no Ensino.
Disciplinas: Prática Profissional com Pesquisa; Estágio Curricular Supervisionado I, II e III; Planejamento e Prática de Aula de Campo no Ensino de Geografia; Mediação nos Processos de Ensino e Aprendizagem em Geografia; Avaliação em Geografia; História do Pensamento Geográfico; América Latina; Geografia Política.
2006 - Atual
Universidade Estadual de RoraimaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Atua no curso de Licenciatura Plena em Geografia e na Pós-graduação: Especialização em Geografia com Enfase no Ensino.
Disciplinas: Prática Profissional com Pesquisa; Estágio Curricular Supervisionado I, II e III; Planejamento e Prática de Aula de Campo no Ensino de Geografia; Mediação nos Processos de Ensino e Aprendizagem em Geografia; Avaliação em Geografia; História do Pensamento Geográfico; América Latina; Geografia Política.
Atividades
-
12/2023
Ensino, MPEG - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação em Geografia, Fundamentos Legais no Ensino Geografia, Mediação nos Processos de Ensino e Aprendizagem em Geografia, Metodologias do Ensino da Geografia
-
12/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Estadual de Roraima UERR.Linhas de pesquisa
-
12/2006
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estagio Supervisionado I, II e III, Geografia da População, Geografia Política, Geografia Regional, História do Pensamento Geografico, Regionalização do Espaço Mundial
2000 - Atual
Governo do Estado de RoraimaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BASICA, Carga horária: 25
Outras informações:
Professor da disciplina de Geografia da educação básica nas modalidades: Ensino Fundamental e Médio (Regular e na EJA).
2018 - Atual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de área (geografia), Carga horária: 8
Outras informações:
Coordenador do Sub projeto Pibid/Geografia/UERR: Escolas estaduais participantes: Olavo Brasil, Oswaldo Cruz e Major Alçides.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica em todo o território nacional (UERR, 2018).
2000 - 2002
Universidade Federal de RoraimaVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2000 - 06/2002
Ensino, Licenciatura Plena Em Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução a Geografia, Geopolítica, Geografia Regional II e III, Geografia de Roraima
2009 - 2010
Petrobras AmbientalVínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: Projeto Petrobras Ambiental., Carga horária: 4
Outras informações:
BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Haroldo Scacabarossi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?