Elaine Lemos Leal Sena

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007), graduação em Segunda Licenciatura em matemática pelo Centro Universitário Leonardo Da Vince (2024) e mestrado em física da matéria condensada pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Atualmente é professor pré - universitário: - Concurseiro.com e do enseja com a mesma empresa e foi professora do estado de Sergipe e da Bahia nas disciplinas de matemática e física. Tem experiência na área de Física e matemática , com ênfase em ensino de Física e matemática , atuando principalmente nos seguintes temas: física, ensino de matemática e física, aprendizagem de matemática e fisica , ensino de fisica e matemática com experimento de baixo custo.

Informações coletadas do Lattes em 27/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em fisica da matéria condensada

2011 - 2013

Universidade Federal de Sergipe
Título: análise quantitativa de fases da areia da praia do Robalo, Ano de Obtenção: 2013
Rogério Machado.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Segunda Licenciatura em matemática

2023 - 2024

Centro Universitário Leonardo da Vince
Título: cultura maker e aprendizagem criativa no ensino de matemática
Orientador: Ana Carolina Gadotti

Graduação em Licenciatura em Física

2003 - 2007

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Formação complementar

2021 -

Recriando a pégina inicial do instagram. (Carga horária: 2h). , digital innovation one, DIO, Brasil.

2020 -

Everis Fulstack Developer. (Carga horária: 120h). , digital innovation one, DIO, Brasil.

2020 -

JavaScript game developer. (Carga horária: 108h). , digital innovation one, DIO, Brasil.

2024 - 2024

HABILIDADES DIGITAIS E INTELIGENCIA ARTIFICIAL. (Carga horária: 3h). , Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.

2021 - 2021

Fundamentos de Arquitetura de Sistemas. (Carga horária: 6h). , digital innovation one, DIO, Brasil.

2021 - 2021

programação para internete com java script. (Carga horária: 2h). , digital innovation one, DIO, Brasil.

2020 - 2020

Conceito de responsividade e experiência do usuário. (Carga horária: 1h). , digital innovation one, DIO, Brasil.

2020 - 2020

lógica de programação essencial. (Carga horária: 4h). , digital innovation one, DIO, Brasil.

2020 - 2020

Introdução ao Git e ao Git Hub. (Carga horária: 5h). , digital innovation one, DIO, Brasil.

2020 - 2020

Introdução e criação de websites com HTML5 e CSS3. (Carga horária: 6h). , digital innovation one, DIO, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em ingles para internacionalização básico nivel2. (Carga horária: 48h). , Idiomas Sem Fronteiras, IFS-UFRGS, Brasil.

2015 - 2016

Inglês para internacionalçização-Básico. (Carga horária: 48h). , Idiomas Sem Fronteiras, IFS-UFRGS, Brasil.

2012 - 2012

metodos experimentais em fisica de materiais. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2011 - 2011

16 ENCONTRO SERGIPANO DE FISICA. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2010 - 2010

semana de mini-cursos em fisica médica 2010. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2010 - 2010

Spreading wings. (Carga horária: 45h). , Fisk-english courses, FISK, Brasil.

2010 - 2010

IV curso de Introdução a Tutoria. (Carga horária: 40h). , Universidade Aberta do Brasil-UFS, UAB, Brasil.

2010 - 2010

Ferramentas digitais para o trabalho doscente. (Carga horária: 4h). , Universidade Aberta do Brasil-UFS, UAB, Brasil.

2009 - 2009

II curso de introdução a tutoria. (Carga horária: 40h). , Universidade Aberta do Brasil-UFS, UAB, Brasil.

2009 - 2009

Dispositivos semicondutores utilizados em física m. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2009 - 2009

Breaking free. (Carga horária: 32h). , Fisk-English couses, FISK, Brasil.

2007 - 2007

matematica e fisica uma proposta de ensino. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2007 - 2007

Xcongresso de pesquisa e extensao. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2006 - 2007

Extensão universitária em estudo analitico e computacional de sistemas magne. (Carga horária: 500h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2006 - 2006

ouvinte do curs de professores monitores do projet. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2005 - 2005

I semana de fisica da UESB. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: fisica médica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: ensino de fisica.

Organização de eventos

SENA, E. L. L. ; GAMBOA, J. F. N. . I congresso nacional de tecnologia educacional Inovadora. 2019. (Congresso).

SENA, E. L. L. ; Marcelo . I semana de fisica da UESB. 2005. (Congresso).

SENA, E. L. L. ; GAMBOA, J. F. N. . I congresso nacional de tecnologia educacional Inovadora. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

I CONATEI. Produção de aula usando power point no ensino de física para professores do ensino médio. 2019. (Congresso).

VXII encontro sergipano de fisica.aprendizagem de fisica tendo o aluno como coautor do seu conhecimento. 2012. (Encontro).

décimo sexto ensef.ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO TRABALHANDO COM O COTIDIANO DOS ALUNOS. 2011. (Encontro).

semana de minicursos em fisica médica. 2010. (Simpósio).

XIV ensef.Avaliação da dose acumulada na amazonita através de termoluminescência. 2009. (Encontro).

matemática e fisica uma proposta de ensino. 2007. (Seminário).

X congresso de pesquisa e extenção. 2007. (Congresso).

I semana de fisica da UESB. A fisica do século XX. 2005. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SENA, E. L. L. ; Leandro cardoso . AVALIAÇÃO DA DOSE ACUMULADA NA AMAZONITA ATRAVÉS DE TERMOLUMINESCÊNCIA .. In: XIV Encontro Sergipano de Física, 2009, São Cristovão. AVALIAÇÃO DA DOSE ACUMULADA NA AMAZONITA ATRAVÉS DE TERMOLUMINESCÊNCIA ., 2009.

  • SENA, E. L. L. ; SANTOS FILHO, A. ; GUIMARAES, E. S. . aprendizagem de fisica tendo o aluno como coautor do seu conhecimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SENA, E. L. L. . ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO TRABALHANDO COM O COTIDIANO DOS ALUNOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SENA, E. L. L. ; Leandro cardoso . Avaliação da dose acumulada na amazonita através de termoluminescência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SENA, E. L. L. ; GAMBOA, J. F. N. . ser exatas. 2019.

SENA, E. L. L. . produção de aula usando power point no ensino de fisica para professores do ensino médio. 2019.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Centro de excelência dr severino uchoa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor do estado de Sergipe, Carga horária: 25

2018 - 2020

Centro de excelência dr severino uchoa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor do estado de Sergipe, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - Atual

Concurseiro.com

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor pré universitário:, Carga horária: 5

Outras informações:
https://www.concurseiro.com/toussaint/ProjetoModulos

2011 - 2013

Secretaria de Planejamento do Estado de Sergipe

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de educação básica, Carga horária: 25

2009 - 2013

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor tutor, Carga horária: 20

2006 - 2008

Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeiras

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: regime especial de direito administrativo-red, Carga horária: 20

2006 - 2007

projeto universidade para todos UESB/2006

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 488

2007 - 2007

Escola minicipal Frei Serafim Do Amparo

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 20

2007 - 2007

Colegio Estadual Rafael Spinola Neto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Regente de classe, Carga horária: 20

2004 - 2004

Escola Estadual Rafel Spínola Neto

Vínculo: professora substituta, Enquadramento Funcional: substituta, Carga horária: 20

2021 - 2023

escola estadual 8 de julho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 25

2021 - 2023

CE Dom Luciano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 25