Rômulo Paes de Sousa
Rômulo Paes de Sousa é epidemiologista e especialista em avaliação de políticas públicas, cujas áreas de interesse são: desenvolvimento sustentável, erradicação da pobreza e políticas de proteção social, indicadores de desenvolvimento social e políticas de saúde. É médico, especialista em medicina social (UFMG) e PhD em epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (University of London). É especialista em política, planejamento e gestão em saúde do Instituto René Rachou (FIOCRUZ Minas) e coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz). É presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Foi Diretor do Centro Mundial do PNUD para o Desenvolvimento Sustentável (2013-2017). No período de março de 2004 a maio de 2007, foi Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e de dezembro de 2009 a maio de 2012 foi Secretário-Executivo da mesma instituição. Possui vínculos acadêmicos com a University of Sussex, Universidade Nova de Lisboa e Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Foi professor da PUC-MG e da UFMG. Tem trabalhado no Brasil, Reino Unido, Egito, África do Sul, Honduras, Cabo Verde, Ilhas Maurício, Venezuela, Suriname, Camarões e Armênia como docente, pesquisador e consultor em epidemiologia, monitoramento e avaliação de políticas sociais, sistemas de informação em saúde e saúde pública. No Brasil, tem atuado em projetos nas instituições: Ministério da Saúde, Secretaria Geral da Presidência da República, governos estaduais e municipais. Foi o responsável pelo desenho e implementação do sistema de monitoramento e avaliação do Programa Bolsa Família (MDS). Coordenador editorial do Dossiê Abrasco: Pandemia de COVID-19 (2022). No nível internacional, é consultor sênior em proteção social do PNUD junto ao Birô de Crise e ao Centro Regional para África Subsaariana. É membro do Comitê de Políticas da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA). É membro do Conselho Internacional da Sociedade Global sobre Migração, Etnia, Raça e Saúde (GSMERH).
Informações coletadas do Lattes em 27/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Epidemiologia Ambiental
1995 - 2000
London School of Hygiene and Tropical Medicine
Título: Socio-economic and environmental differentials, and mortality in a developing urban area Belo Horizonte - Brazil
Orientador: Carolyn Stephens
Palavras-chave: epidemiologia; saude publica; SIG; Epidemiologia ambiental.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana; Informática; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional.
Especialização - Residência médica
1985 - 1987
Universidade Federal de Minas Gerais
Residência médica em: Medicina SocialNúmero do registro: . Palavras-chave: epidemiologia; Saúde Pública.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
Aperfeiçoamento em Graduate Summer Program In Epidemiology
1992 - 1992
Johns Hopkins University
Ano de finalização: 1992;Bolsista do(a): Fogarty Foundation, FOGARTY, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: geoprocessamento.
Organização de eventos
PAES-SOUSA, R . 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2025. (Congresso).
PAES-SOUSA, R. . World Conference on Social Determinants of Health. 2011. (Congresso).
Participação em eventos
2nd World Congress on Migration, Ethnicity, Race & Health. Equity and Decolonization. 2025. (Congresso).
8ª Reunião do Fórum dos Países da América Latina e Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável.Membro da Delegação Brasileira. 2025. (Outra).
Diagnóstico dos processos envolvidos na cobertura vacinal e filas de espera por consultas e exames especializados em municípios mineiros selecionados.Conjuntura da Saúde no Brasil: desafios e perspectivas. 2025. (Seminário).
II Congreso Argentino de Salud Publica. Una mirada política del cambio climático. 2025. (Congresso).
I Seminário Nacional Políticas Públicas em Saúde: estratégias para fortalecimento do SUS.Temas emergentes no Brasil sobre resiliência dos sistemas de saúde frente a emergências sanitárias catastróficas. 2025. (Seminário).
Primer Congreso Nacional de Salud Publica "Salud en Todas las Politicas". Salud en todas las Politicas: utopia o necesidad política?. 2025. (Congresso).
Seminários Avançados CRIS em Saúde Global e Diplomaciona da Saúde 2025 - Saúde na COP 30.Saúde Coletiva e Justiça Climática: Perspectivas da Sociedade Civil para a COP 30. 2025. (Seminário).
X Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales. Salud pública y colectiva. 2025. (Congresso).
12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Lançamento do 5º Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil. 2024. (Congresso).
17th European Public Health Conference (EUPHA).Mobile street clinics and harm reduction: pathways to provide care to homeless people in Brazil. 2024. (Outra).
17th European Public Health Conference (EUPHA).Income transfer and COVID-19 pandemic in Brazil: wrong and right at the same time. 2024. (Outra).
5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Membro da Comissão Científica do Evento. 2024. (Congresso).
Câmara Técnica de Saúde e Ambiente (CTSA) da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS).Saúde, ambiente e sustentabilidade. 2024. (Outra).
Global Goals 2024: The future of the SDGs.Navigating the Complexity of the 2030 Agenda: A Methodological Approach for SDG Implementation. 2024. (Outra).
I Encontro Nacional de Gestão Interfederativa e Participativa no SUS.Os desafios do SUS no contexto da Agenda 2030. 2024. (Encontro).
O papel da universidade na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e sua contribuição para a agenda futura.Avanços e desafios para alcance dos ODS no Brasil. 2024. (Seminário).
Seminário Vigilância Popular e Cuidado em Saúde nos Territórios do Campo, da Floresta e das Águas.Questões atuais e os desafios para a vigilância popular e os cuidados em saúde nos territórios do campo, da floresta e das águas. 2024. (Seminário).
17º Congresso Mundial de Saúde Pública (17 World Congress on Public Health). The reach of health and social protection policies for the homeless population during the COVID-19 pandemic in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. 2023. (Congresso).
3º Fórum TERRA 2030.Estado da arte da Agenda 2030 no Brasil e perspectivas de futuro. 2023. (Outra).
9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Posicionamentos técnico-políticos da Abrasco: Dossiê da Pandemia de COVID-19 e apresentação preliminar do Dossiê Território, Ambiente e Saúde dos Povos Indígenas. 2023. (Congresso).
CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO SANITÁRIO - Unidade Normativa em Saúde: norma e tecnologia a serviço da saúde. FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA DAS PETIÇÕES INICIAIS DE AÇÕES JUDICIAIS AJUIZADAS POR PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM CÂNCER. 2023. (Congresso).
Evento Paralelo: "La experiencia latinoamericana localizando la implementación de la Agenda 2030.Implementando el SDG3 en el Marco pandémico. 2023. (Outra).
I Reunión Regional de Intersectorialidad para Avanzar en la Equidad en Salud de la región de las Américas (OPS / OMS).Alcance das políticas de proteção social e de saúde do município de Belo Horizonte para a população em situação de rua frente à pandemia da COVID-19. 2023. (Outra).
III Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.Vigilância em Saúde Ambiental. 2021. (Seminário).
II Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade - SeMeiA Sustentabilidade, atividade de extensão promovida pela Secretaria Integrada de Gestão Ambiental.Desafios globais na operacionalização dos indicadores de saúde da Agenda 2030. 2021. (Outra).
1ª edição do debate online ?Gestão Pública em Tempos de Crise?, que teve como tema.?Administração Pública e o papel das universidades no enfrentamento do Novo Coronavírus. 2020. (Encontro).
Desiguldade - Democracia e Politica Pública.Democracia é saúde. 2019. (Seminário).
IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. REDE NACIONAL DE BANCOS DE ALIMENTOS: Uma avaliação dos resultados de desempenho e contribuição para a Segurança Alimentar e Nutricional, Redução de Perdas e Desperdícios de Alimentos e Educação Alimentar e Nutricional no Brasil. 2019. (Congresso).
Seminário de Avaliação Parcial do Programa Pesquisas para o SIS:Gestão Compartilhada em Saúde - PPSUS.Arranjos Institucionais e os efeitos do Programa Mais Médicos (PMM) na Atenção Básica à Saúde. 2019. (Seminário).
12o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Mesa Redonda: Austeridade e Saúde. 2018. (Congresso).
70a Reunião Anual da SBPC.Os impactos da crise no Brasil sobre a mortalidade na infância. 2018. (Encontro).
Ciclo de Debates do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG.Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 2018. (Outra).
Curso de especialização em saúde pública: Aula inaugural.E a saúde? Adoecer e morrer em tempos de crise e austeridade. 2018. (Outra).
Estatísticas de mortalidade para pequenas áreas.Desafios para estimativas de mortalidade por setores censitários para avaliação do índice de privação no Brasil. 2018. (Seminário).
I Seminário Internacional de Inquéritos Populacionais de Saúde.A importância da Agenda 2030 no desenvolvimento das políticas públicas. 2018. (Seminário).
Simpósio GBD Brasil 2018.Saúde global, Agenda 2030 e desigualdades: um olhar a partir do Estudo de Carga Global de Doenças. 2018. (Simpósio).
Por qué persisten la pobreza y la desigualdad en México?.Pobreza, desigualdad y políticas públicas: reflexiones a partir de la experiencia de Brasil. 2017. (Simpósio).
Human Development Week 2013. Is it really possible to Jumpstart Social Inclusion?. 2013. (Congresso).
South-South Learning on Conditional Cash Transfers Training Workshop.South-South Learning on Conditional Cash Transfers Training Workshop. 2013. (Outra).
2nd Global Symposium on Health Systems Research.Designing and implementing healthcare system in Brazil: Moving broad and moving fast. 2012. (Simpósio).
International Symposium on Child Poverty and Development.Keynote Address. 2012. (Simpósio).
10th International Conference on Urban Health. Moderador - Food Avaiability e Orador - Tackling Poverty in Urban Settings: The Brazilian Experience. 2011. (Congresso).
11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.Resultados das principais estratégias do governo federal para o combate à pobreza no Brasil. 2011. (Outra).
12ª CONGRESSO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA. Determinação social na saúde equidade: quais escolhas para traduzir teorias em práticas?. 2011. (Congresso).
Aula Inaugural do Programa de Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais.Dinâmica Populacional e Políticas Públicas. 2011. (Outra).
III Seminário Nacional da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliaçaõ.Monitoramento e Avaliação. 2011. (Seminário).
Seminário Internacional Proteção Social e Cidadania - Desafios para a Superação da Extrema Pobreza.Tendências na reconfiguração das políticas de proteção social. 2011. (Seminário).
Seminário Nova Classe Média.Políticas Públicas para a Nova Classe Média. 2011. (Seminário).
Seminário Preparatório para a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde.Ação intersetorial para o combate às iniquidades em saúde. 2011. (Seminário).
SP Strategy External Advisory Group First Meeting.Advisory Group. 2011. (Encontro).
V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas. Sistemas de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas: Avanços Recentes na Administração Pública Federal Brasileira. 2011. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Epidemiolgoia. Contribuição da Epidemiologia nas Políticas de Inclusão Social - Avanços na avaliação dos coordenadores do Bolsa Família. 2011. (Congresso).
World Conference on Social Determinants of Health - Stakelholder Events (The Links Between Social and Environmental Determinants of Helth and the Rio +20 Summit on Sustainable Development). Growing green: the place of overcoming extreme poverty within the sustainable development agenda. 2011. (Congresso).
1º Seminário Internacional de Gestão e Políticas Públicas Teoria e Prática.Planejamento e gestão de políticas sociais no governo federal. 2010. (Seminário).
7º Aniversário do Programa Bolsa Família e Lançamento do Novo Cadastro: ?Conhecer para incluir?.?A intersetorialidade do Programa Bolsa Família. 2010. (Seminário).
Conferência na New School University.Social Policies in Brazil. 2010. (Encontro).
DFID Conference on the Millenium Development Goals.Agenda 2010: The Turning point on poverty Hunger and Nutrition. 2010. (Encontro).
I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão de Saúde. Novos Desafios Sociais e Demográficos ao Sistema de Saúde Brasileiro. 2010. (Congresso).
I Curso para Diplomatas Africanos no Brasil.Políticas brasileiras de inclusão social. 2010. (Oficina).
II Conferência Social de Desenvolvimento Humano.Considerações sobre recentes desenvolvimentos e desafios pendentes do sistema de Proteção Social na redução da pobreza e desigualdades no Brasil. 2010. (Seminário).
II Seminário de Políticas Sociais da UniversidadeEstadual de Londrina - UEL.Gestão de Políticas Sociais: impasses dos dias atuais. 2010. (Seminário).
New Synthesis, Fifth Round Table: A Public Renewal Agenda for the 21st Century.Strategic Commisioning for Social resilience. 2010. (Seminário).
Novas dinâmicas das cidade: desafios para as populações e para as políticas públicas.Conferência de Abertura. 2010. (Seminário).
Seminário Brasil e China na África: desafios da Cooperação para o desenvolvimento.Sistemas Existente de Cooperação Internacional. 2010. (Seminário).
Seminário Estadual sobre o 4º Relatório Nacional de acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - Nós Podemos.4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio. 2010. (Seminário).
Seminário Internacional: Trabalho Social em Intervenções Habitacionais.Território, Vulnerabilidade e Potencialidades sociais e Integração de Políticas. 2010. (Seminário).
Seminário sobre Políticas Públicas Intersetoriais: Proteção Social, Trabalho e Emprego.? Brasil ? A relação intersetorial na consolidação da proteção social. 2010. (Seminário).
Seminário sobre Políticas Públicas Intersetoriais: Proteção Social, Trabalho e Emprego."Brasil - a relação intersetorial na consolidação da proteção social". 2010. (Seminário).
V Seminário Internacional.Sistema de Monitoreo y Evaluación de la Política de Protección Social en Brasil. 2010. (Seminário).
Workshop Institute of Development Studies based in the UK..?Spreading Brazil?s Social Policy: Innovations: Challenges and Opportunities for International Cooperation?. 2010. (Oficina).
Comentador do Tema: Políticas públicas e coordenação inter e intra-governamental. Realizado no Debate: Governo Local e Políticas Urbana e Social na América do Sul. Pontifícia Univerdade Católica de Minas Gerais- PUC/MG. BH/MG. 2007. (Outra).
Debatedor do tema: Agenda Intergovernamental de Políticas Sociais. Realizado no Fórum Latino-americano de Políticas Sociais. BH/MG. 2007. (Outra).
Debatedor do tema: The Poverty Challenge: The Global Debate. Realizado no The Poverty Challenge 2007. Durban - South Africa. 2007. (Encontro).
Designing a Multi-Year Impact Study for the Child Support Grant.Brazil's Bolsa Família: experiênce with the implementation of multi-year impact evoluation plans. 2007. (Outra).
Fórum Metropolitano do Programa Bolsa Família - I Seminário do Fórum Metropolitano do Programa Bolsa Família. BH/MG.Expositor do Tema: O impacto dos Programas de transferência de renda na diminução da desigualdade social no Brasil. 2007. (Seminário).
Políticas Sociais Brasileiras: trajetória, desafios e perspectivas.Desafios as políticas de desenvovlvimento social no Brasil. 2007. (Seminário).
Primera Reunión del Comité de Dirección del Proyecto de Cooperación en Materia Estadística II CE-MERCOSUR.Primera Reunión de Expertos Gubernamentales de los Países del Mercosur: Responsables de la Elaboración de Políticas Sociales Y de la Elaboración de Estadísticas Sociales. 2007. (Encontro).
Seminário sobre Avaliação de Impacto - Avaliando Impactos: De Promessas a Evidências.Expositor do Tema: Monitoramento e Avaliação de Impactos em Sistemas Govermentais. 2007. (Seminário).
VI Conferência Nacional de Assistência Social.Expositor na Oficina: Integração de Serviços, Benefícios e Renda no CRAS. 2007. (Outra).
11º Congresso Mundial de Saúde e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva ? Saúde Coletiva no Mundo Globalizado: Rompendo Barreiras Sociais, Econômicas e Políticas, em mesa com Alberto Pellegrini e Claudia Travassos, coordenada por Dóra Chor. Pobreza, fome e desnutrição: novas fontes de dados. 2006. (Congresso).
30º encontro anual da ANPOCS, em mesa redonda coordenada por Jeni Vaitsman, com Carlos A. P. Faria (PUC-MG), Psulo Peres (USP) e Wasmália Bivar (IBGE).Acesso público a dados de pesquisa e transparência da gestão governamental. 2006. (Encontro).
35º Fórum de Debates Projeto Brasil ? Mercado Popular: o consumidor invisível.Políticas de Transferência de Renda no Brasil. 2006. (Outra).
3rd. International Conference on Conditional Cash Transfers. The Bolsa Familia monitoring: the experience of Brazil. 2006. (Congresso).
8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica.Mesa Redonda I - Biodiversidade, alimentos e agricultura. 2006. (Outra).
A questão metropolitana e os desafios da desenvolvimento nacional. Debatedor em mesa-redonda sobre "As Metrópoles do Nordeste", coordenada por Inaiá Mª M de Carvalho.não houve. 2006. (Seminário).
Avaliação e gestão pública: conexões entre conhecimento e ação, em mesa com Peter Spink e Carlos Aurélio Pimenta de Faria.A institucionalização da avaliação no governo federal: avanços e constrangimentos efetivos. 2006. (Seminário).
Diferentes Diferenças - comentarista da mesa-redonda "Brasil Alfabetizado: plano de avaliação e os seus primeiros resultados, coordenada por Arial Pares, onde se apresentaram Ricardo Henriques (MEC) e João Pedro Azevedo (IPEA).não houve. 2006. (Seminário).
Fome Zero: lições principais - video conferência FAO, escritórios envolvidos: Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Guatemala, Peru e Venezuela.não houve. 2006. (Outra).
II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econõmicas e Territoriais - debatedor em mesa "Pesq. do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares-SIPD, o presente e o futuro", coordenada por Marcia Quintslr. não houve. 2006. (Congresso).
II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econõmicas e Territoriais - debatedor em mesa sobre o tema "Pobreza e Desigualdade", com Ricardo Paes e Barros e Luis Beccaria, coordenada por Elisa Lustosa Caillaux.não houve. 2006. (Encontro).
III Fórum Brasil - Alemanha do Diálogo das Sociedades Civis, em bloco temático moderado por Gilberto Calcagnotto (IIK), com Aluísio Teixeira (UFRJ).Políticas de Transferência de Renda no Brasil: Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada. 2006. (Simpósio).
Impactos das Políticas de Combate à Pobreza e à Desigualdade sobre os Determinantes Sociais da Saúde.2ª Reunião da Comissão Nacional dobre Determinantes Sociais da Saúde. 2006. (Outra).
Mercosul Social - XI RMADS - Reunión de ministros y autoridades de desarollo social. Apresentação aos senhores ministros da proposta de Publicaciones de Desarrollo Social.Diseminación de los estudios e investigaciones realizados por MDS. 2006. (Outra).
Mercosur Social - X Reunión de ministros y autoridades de desarollo social - substituindo o sr. Ministro do Desenvolvimento Social.não houve. 2006. (Outra).
Metodologias de Trabalho Social, em oficina com Denise Neri Blanes (BRA) e Marcelo Turine (BRA).Tecnologia e indicadores de monitoramento de trabalho social. 2006. (Seminário).
O Desafio da Redução da Desigualdade e da Pobreza, coordenador da mesa "Políticas Sociais e Redução da Desigualdade", onde apresentaram-se Leopoldo Tornarolli (ARG) e Dante Contreras (CHI).não houve. 2006. (Seminário).
Oficina de Formação "Novos Indicadores para as verdadeiras riquezas" - debatedor.não houve. 2006. (Oficina).
Quality Enhancement Review Meeting - Turkey Social Development & Employment Promotion Project - video conferencia WB, paises envolvidos Brasil, Eslováquia, Estados Unidos e Turquia.não houve. 2006. (Outra).
Seminário Metodológico sobre Avaliação de Intervenções Relacionadas com os Determinantes Sociais da Saúde, tendo como debatedora Anna Peliano e Lenaura Lobato.Avaliação das Políticas de Combate à Fome e à Pobreza. 2006. (Seminário).
World Bank?s Human Development Forum ? ?Human Development in a Globalizing World?, em mesa com Cecilia Gallardo de Cano (El Salvador) e Sheila Campbell Forrester (Jamaica), coordenada por Margaret Grosh.Bolsa Família Program Effects on Health and Education Services: grabbing unusual suspects. 2006. (Outra).
XI Congreso Internacional del CLAD, em painel coordenado por Jeni Vaitsman, com Ernesto Cohen (CHI). Avaliação e gestão de políticas públicas: notícias de uma relação delicada. 2006. (Congresso).
XII Seminário sobre a Economia Mineira: Economia, História, Demografia e Políticas Públicas, coordenador e debatedor na mesa-redonda "Políticas Sociais: Balanço e Perspectivas", com Ana Mª H. C. de Oliveira, Mônica Viegas Andrade e Ana Flávia Machado.não houve. 2006. (Seminário).
Internacional Conference. Brazil: A Sustainable Economic Success?.Internacional Conference. Brazil: A Sustainable Economic Success?. 2005. (Outra).
Novos Gestores Municipais.Seminário Novos Gestores Municipais - Tema: Políticas de Promoção da Inclusão Social e da Cidadania: transferência de renda, assistência social e segurança alimentar e nutricional. 2005. (Seminário).
Seminário Internacional de Desenvolvimento Economico com Equidade Social - IBAS. 2005. (Seminário).
Seminário Internacional Educação da Primeira Infância.Seminário Internacional Educação da Primeira Infância. 2005. (Seminário).
Seminário Microfinanciamento, Fomento Productivo y Desarrollo Local. 2005. (Seminário).
V Conferência Estadual de Assistência Social no Estado do Pará.SUAS Plano 10: Estratégias e Metas para a Implementação da Política Nacional de Assistência Social (Conferências). 2005. (Outra).
X Congresso Internacional do CLAD sobre a reforma do Estado e da Administração Pública. 2005. (Congresso).
Conferencia Internacional: Institucionalizacón de la Política Social para la Superación de la Pobreza. 2004. (Encontro).
El Urugay Social.Apresentação do Painel: Gobernabilidad y gestión de las políticas sociales. 2004. (Encontro).
Encuentro Progresista-Frente Amplio -Nueva Mayoría. 2004. (Encontro).
I Simpósio Internacional : Telesaúde e Registro Eletrônico no Sistema Único de Saúde. 2004. (Simpósio).
Jornada Baiana de Economia da Saúde. 2004. (Outra).
Third Meeting of The Social Policy Monitoring Network. 2004. (Encontro).
VI Congresso Brasileiro de Epidemologia. 2004. (Congresso).
XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais - Participante da Sessão Plenária com tema Pobreza, desigualdade e exclusão social.. 2004. (Encontro).
XXVIII Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 2004. (Encontro).
Seminário para Construção da Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde. 2003. (Seminário).
VII Congreso Latinoamericano de Ciências Sociales y Salud. 2003. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).
Representante do Brasil na II Reunião de Diretores Nacionais de Epidemiologia e Pontos Focais de SHA. 2002. (Encontro).
II Seminário Internacional Sociedade Inclusiva.II Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. 2001. (Seminário).
Liga de Emergência e Trauma - Pró-reitora de Pós-graduação e Extensão.Atendimento Pré-Hospitalar e Regulação Médica. 2001. (Outra).
Participação em bancas
PAES-SOUSA, ROMULO; PASSOS, M. F. D.; SURJUS, L. T. L. E. S.; SOUZA, A. A.. "Nem quero ser causa, nem caso. só quero o meu direito": acesso das pessoas em situação de rua que fazem uso de álcool e outras drogas à Rede de Atenção Psicossocial. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz Instituto René Rachou.
PAES-SOUSA, RÔMULO; FERREIRA COELHO SILVA, PALOMA; JORGE, A. O.. Mudanças teóricas e conceituais na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) 2017: tecendo análises sobre o apoio matricial, clínica ampliada e trabalho multiprofissional. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz Instituto René Rachou.
FARIA, C. A. P.; GALVAO, L. A. C.; CHACHAM, A. S.;SOUSA, RP. Retratos da saúde na Agenda 2030: convergências e divergências nos indicadores dos Relatórios Nacionais Voluntários de 2016 a 2020. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
PAES-SOUSA, RÔMULO. IMPACT EVALUATIONS OF CONDITIONAL CASH TRANSFERS: A MAPPING EXERCISE OF LATIN AMERICAN EXPERIENCES. 2021. Dissertação (Mestrado em Master in Development Studies) - Graduate Institute of International and Development Studies ? Genebra, Suiç.
PAES-SOUSA, RÔMULO; LOPES, L. S.; AVILA, G. N.; OLIVEIRA, M. L.. Constitucionalidade da Criminalização da Posse de Drogas para Consumo Pessoal. 2021. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Direito nas Relações Eco) - Faculdade Milton Campos.
SOUSA, RP; Santos, Fausto; RATTON JUNIOR, J. L.; MODENA, C. M.. Análise da intervenção do judiciário no tratamento de usuários de álcool e outras drogas em um CERSAM AD de Belo Horizonte. 2020. Dissertação (Mestrado em Concentração Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Minas.
Andrade, Eli; Jorge, Alzira;PAES-SOUSA, RÔMULO; Santos, Fausto; CAMPOS NETO, O. H.. A Judicialização na Saúde Suplementar: Uma avaliação das Ações Judiciais, Contra Uma Operadora de Planos de Saúde, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2010-2017. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PAES-SOUSA, R.; MENICUCCI, Telma Maria Gonçalves; COSTA, Bruno Lazzarotti Diniz. Avaliação da eficácia e eficiência da Fundação Hemominas na execução da política do sangue no estado de Minas Gerais: períodos de 1995-1998 e 1999-2002. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro.
PAES-SOUSA, RÔMULO; AZEVEDO, S.; SOURI, L. G.. A emergência do planejamento estratégico situacional na gestão dos governos locais: o caso de Ipatinga (1993-1996). 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Gestão das Cidades) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
PAES-SOUSA, RÔMULO; AZEVEDO, S.; FARIA, C. A. P.. Projeto Novo Centro: reestruturação da área central de ipatinga/mg uma experiência de aplicação do planejamento estratégico situacional no âmbito local. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Gestão das Cidades) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
PAES-SOUSA, R.; FONSECA SOBRINHO, D.; DIAS, E. C.. Trabalho rural e uso de agrotóxicos na região da Zona da Mata - MG: a construção de uma realidade a partir de várias percepções. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PAES-SOUSA, R.; PROIETTI, F. A.; FRANÇA, E.; BARRADAS, R. B.. Óbitos por homicídio em Belo Horizonte 1990 à 2000. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MODENA, C. M.; GUIMARAES, E. A. A.; GAMA, C. A. P.;SOUSA, RP; BOSI, M. L. M.. ?Análise da implantação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Minas Gerais?. 2020. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saúde Coletiva, área de Concentração Saúde Coletiva do IRR) - Fundação Oswaldo Cruz Instituto René Rachou.
HELLER, L.; MINGOTI, S. A.; LIMA, S. C. R. B.; OLIVEIRA, A. M. H. C.; GARCIA-VALINAS, M.;PAES DE SOUSA, R.. Avaliação de Impacto do Programa Volume Mínimo Vital de Água Gratuito: os casos de Bogotá e Medelin. 2018. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Souki, L.G.; VASCONCELOS, C. A.; JANUZZI, Paulo de Martino; COSTA, Bruno Lazzarotti Diniz;PAES DE SOUSA, R.; Filgueiras, C.A.C.. Informação Gera Política Pública: a engenharia institucional da política de assistência social dos governos Lula e Dilma. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
HELLER, L.;SOUSA, RP; MINGOTI, S. A.; RASELLA, D.. Melhores condições de saneamento potencializam o impacto de um programa de transferência de renda condicional na mortalidade e morbidade por diarreia e desnutrição em crianças menores de cinco anos de idade?. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saúde Coletiva, área de Concentração Saúde Coletiva do IRR) - Fundação Oswaldo Cruz Instituto René Rachou.
Queiroz, B. L.; SOUZA, R. P.; FIGOLI, M. G. B.; ANDRADE, M. V.; MAMBRINI; GUERRA, H. L.; COELHO, I. B.;PAES-SOUSA, RÔMULO. Mudanças demográficas no Brasil e sustentabilidade dos planos de saúde". 2013. Tese (Doutorado em Demografia) - Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional.
RODRIGUES, R. N.; MACHADO, C. J.; Caetano, A. J.; Queiroz, B. L.;PAES-SOUSA, R.; OLIVEIRA, A. M. H. C.. Fatores associados à insegurança alimentarnos domicílios da Região Nordeste do Brasil, 2004. 2009. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
RODRIGUES, R. N.; MACHADO, C. J.; BARRETO, S. M.;PAES-SOUSA, R.; CHERCHIGLIA, M. L.; CASTRO, M. S. M.. Desigualdade em saúde no Brasil: medida e avaliação. 2009. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PAES-SOUSA, R.; D.C. Coitinho; SEGALL-CORREA, A. M.; M.H.D. Benício;SANTOS, L. M. P.. Modelo preditivo de insegurança alimentar grave para os municípios brasileiros. 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.
RODRIGUES, R. N.; NEVES, J. A. B.; SOUSA, R. P.; MAMBRINI, J. V. M.; NORONHA, K. V. M. S.;PAES-SOUSA, RÔMULO. Os efeitos de idade e proximidade à morte sobre os gastos com internações no SUS: evidências com base no caso de Minas Gerais, 2004/2005. 2009. Tese (Doutorado em Demografia) - Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional.
Sandhi Maria Barreto; CESAR, C. C.; AQUINO, S. M. M. L. L.; DUARTE, E. C.; SOUZA, R. P.; PROIETTI, F. A.; SOUSA, R. P.;PAES-SOUSA, RÔMULO. Desemprego, trabalho sem proteção social e saúde: uma análise do indivíduo e do contexto". 2008. Tese (Doutorado em SAÚDE PÚBLICA) - FACULDADE DE MEDICINA.
PAES-SOUSA, R.; SOARES, F. V.; COSTA, N. R.; MAGALHAES, R.;VAITSMAN, Jeni. Transferência de Renda com Condicionalidades e Desenvolvimento de Capacidades - Uma Análise a Partir da Integração dos Programas Bolsa Família e Vida Nova no Município de Nova Lima. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.
SAWYER, Diana Reiko Tutiya Oya; ANDRADE, Mônica Viegas; ALVES, José Eustáquio Diniz;PAES-SOUSA, R.; RIGOTTI, José Irineu Rangel. Alguns Aspectos das Demandas Sociais: educação, habitação e saúde.. 2005. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PAES-SOUSA, RÔMULO; MAGALHAES JUNIOR, H. M.; AMARANTE, P. D. C.; MACHADO, J. A.. Política Antimanicomial do Poder Judiciário em Minas Gerais: Uma Análise a Partir da Teoria da Mudança Institucional Gradual. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto René Rachou - Fiocruz MINAS.
Andrade, Eli; CHERCHIGLIA, M. L.;PAES-SOUSA, RÔMULO; Junior, Wagner; Machado, José; Zimmermann, Ivan. Mineração de padrões político-partidários em dados administrativos do Sistema Único de Saúde. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PAES-SOUSA, R.; Rosana Aquino Guimarães Pereira; Nelson Fernandes de Oliveira; BARRETO, M. L.. Impacto do Programa Bolsa Família e seu efeito sinérgico Com o Programa Saúde da Família na saúde e sobrevivência. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.
OLIVEIRA, A. M. H. C.; SAWYER, D. O.; RIOS NETO, E. L. G.; WAJNMAN, S.; MACHADO, C. J.;PAES-SOUSA, R.. Utilizando o relacionamento de bases de dados como alternativa para avaliação de políticas públicas: uma aplicação para resultados educacionais do Programa Bolsa Família.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PAES-SOUSA, RÔMULO. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO EFETIVO DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR. 2023. Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Medicina.
LIMA, A.; NASCIMENTO, E.; LOURENCO, I.; ROCHA, M. C. G.;PAES-SOUSA, ROMULO. Prêmio Espírito Público 2021. 2021. Fundação Lemann.
SOUSA, RP. Prêmio Espírito Público Reconhecer profissionais que transformam o serviço público brasileiro.. 2020.
SOUSA, RP. Comissão de Análise e Julgamento do Prêmio CAPES de Tese Edição 2019. 2019. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
SOUSA, RP. Seminário de Avaliação Parcial do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em saúde - PPSUS. 2019. Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais.
Montagner, P.; FERRAREZI, E.;PAES-SOUSA, R.. 13o Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. 2008. Escola Nacional de Administração Pública.
PAES-SOUSA, R.; MARQUES, R.; CARVALHO, G.. Comissão técnica para a avaliação das propostas apresentadas pelos parceiros institucionais do Projeto Economia da Saúde. 2003. Department For International Development.
PAES-SOUSA, R.. Concurso Público da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (001/2001). 2002. Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte.
Orientou
Análise dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na redução das desigualdades de gênero no Brasil; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz Instituto René Rachou; (Orientador);
Barreiras e facilitadores no acesso à saúde da população em situação de rua em uso prejudicial de álcool e drogas em Belo Horizonte: análise das variáveis sociodemográficas; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz Instituto René Rachou; (Orientador);
Cozinhas solidárias enquanto espaços de cooperação social: de iniciativas informais de proteção social à política pública; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz Instituto René Rachou; (Orientador);
Análise comparativa de internações hospitalares e reguladas de urgência e emergência das macrorregiões de saúde do estado de Minas Gerais; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz Instituto René Rachou; (Orientador);
Avaliação da Qualidade de Dados do Programa de Saúde Materna e Infantil no Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Nampula referente ao Primeiro Semestre de 2023 (Programa Educacional em Sistemas de Saúde: SIS-Saúde Brasil/Moçambique); Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz Instituto René Rachou; (Orientador);
A avaliação da autoridade epistêmica da Agenda 2030 para operacionalização dos determinantes sociais da saúde; ; Início: 2024; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Minas; (Orientador);
Política Antimanicomial do Poder Judiciário em Minas Gerais: uma análise a partir da Teoria da Mudança Institucional Gradual; Início: 2024; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz Instituto René Rachou; (Orientador);
Dantas; O processo saúde-doença-cuidado na experiência de mulheres com trajetória de rua em Belo Horizonte/MG ? uma análise interseccional; Início: 2022; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Minas; (Orientador);
Análise espaço-temporal da judicialização da saúde em Minas Gerais: um estudo ecológico; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz Instituto René Rachou, ; Coorientador: Rômulo Paes de Sousa;
Mudanças teóricas e conceituais na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) 2017: tecendo análises sobre o apoio matricial, clínica ampliada e trabalho multiprofissional; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz Instituto René Rachou, ; Orientador: Rômulo Paes de Sousa;
"Nem quero ser causa, nem caso; só quero o meu direito": acesso das pessoas em situação de rua que fazem uso de álcool e outras drogas à Rede de Atenção Psicossocial; 2024; Dissertação (Mestrado em Concentração Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Minas, ; Orientador: Rômulo Paes de Sousa;
Nas fronteiras do cuidado: a experiência dos redutores de danos no espaço da rua; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz Instituto René Rachou, ; Orientador: Rômulo Paes de Sousa;
Acesso aos leitos hospitalares do SUS no Estado de Minas Gerais durante a pandemia de COVID-19; 2021; Dissertação (Mestrado em Concentração Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Minas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Rômulo Paes de Sousa;
Análise da Construção da Judicialização no tratamento de Usuários de Álcool e Outras Drogas em um CERSAM AD de Belo Horizonte; 2019; Dissertação (Mestrado em Concentração Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Minas, ; Orientador: Rômulo Paes de Sousa;
A emergência do planejamento estratégico situacional na gestão dos governos locais: o caso de Ipatinga (1993-1996); 2004; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Gestão das Cidades) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ; Orientador: Rômulo Paes de Sousa;
Projeto Novo Centro: reestruturação da área central de ipatinga/mg uma experiência de aplicação do planejamento estratégico situacional no âmbito local; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Gestão das Cidades) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ; Orientador: Rômulo Paes de Sousa;
Efeito da interação entre saneamento e o Programa Bolsa Família na morbidade e mortalidade por desnutrição e diarreia em crianças menores de cinco anos de idade: um estudo ecológico de municípios brasileiros; 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Minas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rômulo Paes de Sousa;
ANÁLISE ESPACIAL DAS DESIGUALDADES SOCIECONOMICAS NA MORTALIDADE POR NEONPLASIAS NO BRASIL; ; 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Minas, ; Orientador: Rômulo Paes de Sousa;
Judicialização de medicamentos para o tratamento de câncer em Minas Gerais; 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Minas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rômulo Paes de Sousa;
REDE NACIONAL DE BANCOS DE ALIMENTOS: Uma avaliação dos resultados de desempenho e contribuição para a Segurança Alimentar e Nutricional, Redução de Perdas e Desperdícios de Alimentos e Educação Alimentar e Nutricional no Brasil; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Minas, ; Orientador: Rômulo Paes de Sousa;
Mudanças demográficas no Brasil e sustentabilidade dos planos de saúde; 2013; Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: Rômulo Paes de Sousa;
Produções bibliográficas
-
MIRANDA, WANESSA DEBÔRTOLI DE ; SOUZA, ANELISE ANDRADE DE ; CORRÊA, DANIELA ; MATEUS, VERÔNICA FRANCIS DUQUINA ; ARAÚJO, MARIA CECÍLIA ASSIS ; BOMFIM, WANDERSON COSTA ; PAES-SOUZA, RÔMULO . O olhar de representantes de organizações da sociedade civil sobre os serviços socioassistenciais destinados à população em situação de rua em Belo Horizonte, Minas Gerais. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 23, p. e23069-25, 2026.
-
SILVA MONTEIRO DE CASTRO, MÔNICA ; ANDRADE DE SOUZA, ANELISE ; LOPES DE OLIVEIRA, GUILHERME ; MARQUES DA SILVA, GABRIELA DRUMMOND ; LEMOS JARDIM, LETÍCIA ; DEBÔRTOLI MIRANDA, WANESSA ; SOUSA-PAES, RÔMULO . Income transfers and vaccination: impact on COVID-19 mortality and hospitalizations in Brazil. A longitudinal ecological study. Gaceta Sanitaria , v. 40, p. 102580, 2026.
-
HORTA, B. L. ; BOUSQUAT, A. ; RAMOS JR, A. N. ; ARAUJO, C. E. L. ; BARRADAS, R. B. ; WERNECK, G. L. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Pós-graduação em Saúde Coletiva no Brasil: trajetórias, avaliação e desafios. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 42, p. 1-5, 2026.
-
PAES-SOUSA, ROMULO ; DAMASIO, F. . Representatividade, diversidade, relevância e participação: um balanço do maior Abrascão da história. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. v, p. 1-3, 2026.
-
DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA ; FERNANDES, LUÍSA DA MATTA MACHADO ; MARTINS, ANA LUÍSA JORGE ; MARINHO, RAFAELA ALVES ; RODRIGUES, DIADORIM MARIA ; SILVA, GABRIELA DRUMMOND MARQUES DA ; SOUZA, ANELISE ANDRADE DE ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Transformando práticas em modelo: caminhos para uma Rede de Atenção à Saúde da População em Situação de Rua. Ciencia & Saude Coletiva , v. 30, p. 1-13, 2025.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO . Políticas públicas para populações vulnerabilizadas: enfrentando as desigualdades em saúde. Ciencia & Saude Coletiva , v. 30, p. 1, 2025.
-
COSTA, ANA CRISTINA DE OLIVEIRA ; FARIA JÚNIOR, JACKSON GERALDO DE ; OLIVEIRA, GUILHERME LOPES DE ; RAMOS, DANDARA DE OLIVEIRA ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Privação material, desigualdades raciais e mortalidade por neoplasias de mama feminino, próstata e colo de útero na população adulta brasileira: um estudo ecológico. Ciencia & Saude Coletiva , v. 30, p. 1-11, 2025.
-
FRAGA, PRISCILLA VICTÓRIA RODRIGUES ; ARAÚJO, MARIA CECÍLIA ASSIS DE ; SOUZA, ANELISE ANDRADE DE ; MARTINS, ANA LUÍSA JORGE ; DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA ; MARINHO, RAFAELA ALVES ; RODRIGUES, DIADORIM MARIA ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Entre as ruas e a RAPS: Revisão integrativa sobre acesso das pessoas em situação de rua aos Serviços de Saúde Mental. Ciencia & Saude Coletiva , v. 30, p. 1-14, 2025.
-
FIGUEIREDO, IARA VELOSO OLIVEIRA ; SILVA MONTEIRO DE CASTRO, MÔNICA ; DEBÔRTOLI DE MIRANDA, WANESSA ; DRUMMOND MARQUES DA SILVA, GABRIELA ; PEREIRA DOS SANTOS, FAUSTO ; PAES-SOUSA, RÔMULO . A fundamentação jurídica da judicialização da saúde de pacientes oncológicos em Belo Horizonte. CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO , v. 14, p. 121-137, 2025.
-
CAVALCANTI, DANIELLA MEDEIROS ; ORDOÑEZ, JOSÉ ALEJANDRO ; DA SILVA, ANDREA FERREIRA ; BASTERRA, ELISA LANDIN ; MONCAYO, ANA L ; CHIVARDI, CARLOS ; HESSEL, PHILIPP ; SIRONI, ALBERTO PIETRO ; PAES DE SOUSA, RÔMULO ; CAMPELLO, TEREZA ; SOUZA, LUIS EUGÊNIO ; RASELLA, DAVIDE . Health effects of the Brazilian Conditional Cash Transfer programme over 20 years and projections to 2030: a retrospective analysis and modelling study. Lancet Public Health , v. ., p. 1-11, 2025.
-
GALVÃO, THIAGO GEHRE ; SILVA, TATIANA DIAS ; RAMIRO, RODRIGO ; MARTINS, ANA LUÍSA JORGE ; MARTINELLI, YARA RESENDE M. ; MARTINS, RICHARLLS ; DE PAULA XAVIER, JUAREZ TADEU ; DE SOUSA, RÔMULO PAES . Ethnic-racial approach to the SDG: promoting a Global South perspective to the 2030 Agenda and sustainable development. Earth System Governance , v. 25, p. 100272, 2025.
-
NAIDOO, MEGAN ; SHEPHARD, WHITNEY ; MTSHALI, NOKUTHULA ; KAMBEWE, INNOCENSIA ; MUTHIEN, BERNEDETTE ; ABUELEZAM, NADIA N. ; PONCE-DE-LEON, MIGUEL ; VILLELA, DANIEL A.M. ; PAES-SOUSA, ROMULO ; PAN-NGUM, WIRICHADA ; DOWDY, DAVID ; MORSE, STEPHEN S. ; PENA, DAIANA A. ; BARBERIA, LORENA G. ; HOUBEN, REIN M.G.J. ; ARCOS GONZÁLEZ, PEDRO ; ROBERTSON, JAMELA E. ; MULEIA, RACHID ; LAWAL, OLANREWAJU ; RASELLA, DAVIDE ; et.al . How to incorporate social vulnerability into epidemic mathematical modelling: recommendations from an international Delphi. SOCIAL SCIENCE & MEDICINE , v. ., p. 118352, 2025.
-
DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA ; FERREIRA COELHO SILVA, PALOMA ; PAES-SOUSA, ROMULO . Nós não somos um número nas ruas?: uma análise das desigualdades vivenciadas por mulheres com trajetória nas ruas. Ciência & Saúde Coletiva , v. 30, p. 1-13, 2025.
-
MARINHO, RAFAELA ALVES ; SOUZA, A. A. ; DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA ; FERNANDES, L. M. M. ; FRAGA, PRISCILLA VICTÓRIA RODRIGUES ; MAGALHAES JUNIOR, H. M. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Instrumento de avaliação do acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde mental: potências e desafios. Ciencia & Saude Coletiva , v. 30, p. 1-12, 2025.
-
MIRANDA, WANESSA DEBÔRTOLI DE ; SOUZA, ANELISE ANDRADE DE ; FERNADES, LUÍSA DA MATTA MACHADO ; CORRÊA, DANIELA ; BOMFIM, WANDERSON COSTA ; JÚNIOR, HELVÉCIO MIRANDA MAGALHÃES ; DE REZENDE BRANDÃO, ALICE ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Evaluability assessment of social protection services for people experiencing homelessness in Brazil. EVALUATION AND PROGRAM PLANNING , v. 113, p. 102692, 2025.
-
HARTINGER, STELLA M. ; PALMEIRO-SILVA, YASNA ; LLERENA-CAYO, CAMILA ; ARAUJO PALHARINI, RAYANA SANTOS ; GARCÍA-WITULSKI, CHRISTIAN ; SALAS, MARIA FERNANDA ; VALDÉS-ORTEGA, NICOLAS ; DIAZ, AVRIEL ; ESCOBAR, LUIS E. ; POSSE, CAROLINA GIL ; SARMIENTO, JULIANA HELO ; LESCANO, ANDRES G. ; MELO, OSCAR ; PINILLA-RONCANCIO, MÓNICA ; ROJAS-RUEDA, DAVID ; SOUZA DE CAMARGO, TATIANA ; TAKAHASHI, BRUNO ; BLANCO-VILLAFUERTE, LUCIANA ; BORCHERS-ARRIAGADA, NICOLAS ; PAES-SOUSA, R. ; et.al . The 2025 Lancet Countdown Latin America report: moving from promises to equitable climate action for a prosperous future. Lancet Regional Health-Americas , v. ., p. 101276, 2025.
-
SILVA MONTEIRO DE CASTRO, MÔNICA ; DINIZ, RAPHAELLA CARVALHO ; DRUMMOND MARQUES DA SILVA, GABRIELA ; FIGUEIREDO, IARA VELOSO OLIVEIRA ; DEBÔRTOLI DE MIRANDA, WANESSA ; MIRANDA MAGALHAES JUNIOR, HELVÉCIO ; PEREIRA DOS SANTOS, FAUSTO ; PAES DE SOUSA, RÔMULO . Quando o câncer chega aos tribunais: demandas oncológicas do sistema público de saúde de Belo Horizonte (2014-2019)When cancer reaches the courts: oncological claims in the public health system of Belo Horizonte (2014-2019)Cuando el cáncer llega a los tribunales: demandas oncológicas del sistema público de salud de Belo Horizonte (2014-2019). CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO , v. 14, p. 129-144, 2025.
-
MARTINS, ANA LUISA JORGE ; DE SOUZA, ANELISE ANDRADE ; DA SILVA, GABRIELA DRUMMOND MARQUES ; DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA ; MARINHO, RAFAELA ALVES ; FERNANDES, LUÍSA DA MATTA MACHADO ; OLIVEIRA, ANA MARIA CALDEIRA ; MAGALHÃES JÚNIOR, HELVÉCIO MIRANDA ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Access to health and social protection policies by homeless people during the COVID-19 pandemic: a mixed-methods case study on tailored inter-sector care during a health emergency. FRONTIERS IN PUBLIC HEALTH , v. 12, p. 2024.1356652, 2024.
-
OLIVEIRA, ANA MARIA CALDEIRA ; DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA ; SOUZA, ANELISE ANDRADE DE ; MARINHO, RAFAELA ALVES ; MARTINS, ANA LUÍSA JORGE ; PAES-SOUSA, RÔMULO . População em situação de rua: comunicação e (des)informação no contexto da pandemia de COVID-19. Interface (Botucatu. Online) , v. 28, p. 230433, 2024.
-
DE CASTRO, MÔNICA MONTEIRO ; FERNANDES, GUSTAVO LÚCIUS ; FIGUEIREDO, IARA VELOSO OLIVEIRA ; DA SILVA, GABRIELA DRUMMOND MARQUES ; DE MIRANDA, WANESSA DEBÔRTOLI ; JUNIOR, HELVÉCIO MIRANDA MAGALHAES ; DOS SANTOS, FAUSTO PEREIRA ; DE SOUSA, RÔMULO PAES . Desafíos y posibilidades de la jurimetría en la judicialización de la salud: una investigación en Minas Gerais de 2014 a 2020. CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO , v. 13, p. 36-50, 2024.
-
MARTINS, ANA LUISA JORGE ; PAES-SOUSA, RÔMULO . The paradox of growing technical capacities with low global governance: a review of Voluntary National Reviews? SDG health-related indicators. Globalization and Health , v. 20, p. 50, 2024.
-
ARANSIOLA, TEMIDAYO JAMES ; CAVALCANTI, DANIELLA ; ORDOÑEZ, JOSÉ ALEJANDRO ; HESSEL, PHILIPP ; MONCAYO, ANA L. ; CHIVARDI, CARLOS ; SIRONI, ALBERTO ; TASCA, RENATO ; CAMPELLO, TEREZA ; PAES-SOUSA, RÔMULO ; AZEVEDO E SILVA, GULNAR ; RUBIO, FELIPE ALVES ; DE SOUZA, LUIS EUGENIO ; MACINKO, JAMES ; RASELLA, DAVIDE . Current and Projected Mortality and Hospitalization Rates Associated With Conditional Cash Transfer, Social Pension, and Primary Health Care Programs in Brazil, 2000-2030. JAMA NETWORK OPEN , v. 7, p. e247519, 2024.
-
SILVEIRA, FABRÍCIO ; MIRANDA, WANESSA ; SOUSA, RÔMULO PAES DE . Post-COVID-19 health inequalities: Estimates of the potential loss in the evolution of the health-related SDGs indicators. PLoS One , v. 19, p. e0305955, 2024.
-
MARINHO, RAFAELA ALVES ; MARTINS, ANA LUISA JORGE ; SOUZA, ANELISE ANDRADE DE ; FERNANDES, LUÍSA DA MATTA MACHADO ; DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA ; OLIVEIRA, ANA MARIA CALDEIRA ; PAES-SOUSA, ROMULO . De repente, tudo fechou: rede de cuidado à População em Situação de Rua na pandemia de COVID-19. SAÚDE EM DEBATE , v. 41, p. especial 1, 2024.
-
MARTINS, ANA LUISA JORGE ; MIRANDA, WANESSA DEBÔRTOLI ; SILVEIRA, FABRÍCIO ; PAES-SOUSA, RÔMULO . A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como estratégia para equidade em saúde e territórios sustentáveis e saudáveis. SAÚDE EM DEBATE , v. 48, p. e8828, 2024.
-
DE CASTRO, MÔNICA SILVA MONTEIRO ; FIGUEIREDO, IARA VELOSO OLIVEIRA ; DA SILVA, GABRIELA DRUMMOND MARQUES ; BARBOSA, JANIO GUSTAVO ; DOS SANTOS, FAUSTO PEREIRA DOS SANTOS ; PAES-SOUSA, RÔMULO . A Judicialização da Saúde na era do Big Data. CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO , v. 13, p. 107-112, 2024.
-
COSTA, ANA CRISTINA DE OLIVEIRA ; RAMOS, DANDARA DE OLIVEIRA ; SOUSA, ROMULO PAES DE . Indicadores de desigualdades sociais associados à mortalidade por neoplasias nos adultos brasileiros: revisão de escopo. Ciência & Saúde Coletiva , v. 29, p. 1-14, 2024.
-
ANDRADE DE SOUZA, A ; JORGE MARTINS, A L ; DRUMMOND MARQUES DA SILVA, G ; DE MORAES TEIXEIRA VILELA DANTAS, A C ; ALVES MARINHO, R ; DA MATTA MACHADO FERNANDES, L ; MIRANDA MAGALHÃES JÚNIOR, H ; DEBORTOLI, W ; PAES-SOUSA, R . Study on access to social protection policies by homeless people during the COVID-19 pandemic. The European Journal of Public Health , v. 34, p. 834, 2024.
-
ARAUJO, MCA ; SOUZA, A A ; FRAGA, PVR ; DANTAS, ACMTV ; MARINHO, R A ; MARTINS, ALJ ; JUNIOR, HMM ; SOUSA, R P . Mobile street clinics and harm reduction: pathways to provide care to homeless people in Brazil. The European Journal of Public Health , v. 34, p. 492-493, 2024.
-
CASTRO, M ; SOUZA, A ; SILVA, G ; OLIVEIRA, G ; PAES-SOUSA, R . Income transfer and COVID-19 pandemic in Brazil: wrong and right at the same time. The European Journal of Public Health , v. 34, p. p560, 2024.
-
SILVA, GABRIELA DRUMMOND MARQUES DA ; SOUZA, ANELISE ANDRADE DE ; CASTRO, MÔNICA SILVA MONTEIRO DE ; MIRANDA, WANESSA DEBÔRTOLI DE ; JARDIM, LETICIA LEMOS ; SOUSA, RÔMULO PAES DE . Influência da desigualdade socioeconômica na distribuição das internações e dos óbitos por COVID-19 em municípios brasileiros, 2020: um estudo ecológico. EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE , v. 32, p. 9YkfnjkbFZkSbpn, 2023.
-
CASTRO, M. S. M. ; SILVA, G. D. M. ; FIGUEIREDO, I. V. O. ; MIRANDA, W. D. ; MAGALHAES JUNIOR, H. M. ; SANTOS, F. P. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Health litigation and cancer survival in patients treated in the public health system in a large Brazilian city, 2014?2019. Springer Nature , v. 23, p. s12889-023-1541, 2023.
-
MIRANDA, WANESSA DEBÔRTOLI DE ; SILVA, GABRIELA DRUMMOND MARQUES DA ; FERNANDES, LUÍSA DA MATTA MACHADO ; SILVEIRA, FABRÍCIO ; SOUSA, RÔMULO PAES DE . Desigualdades de saúde no Brasil: proposta de priorização para alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 39, p. 119022, 2023.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; SILVA, GABRIELA ; CASTRO, MÔNICA ; SOUZA, ANELISE ; FERNANDES, GUSTAVO . Impact of COVID-19 vaccination on mortality from COVID-19 severe acute respiratory syndrome (SRAG-COVID) in Brazilian municipalities in 2021. Population Medicine , v. 5, p. 165246, 2023.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; SILVEIRA, FABRÍCIO ; SILVA, GABRIELA . Monitoring health in the Brazilian municipalities for the Sustainable Development Goals (SGDs). Population Medicine , v. 5, p. 163734, 2023.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; MIRANDA, WANESSA ; SILVEIRA, FABRÍCIO . Post-pandemic health inequalities: global estimates of the evolution of the health-related SDG indicators. Population Medicine , v. 5, p. 163738, 2023.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; CASTRO, MONICA . Health litigation and cancer survivorship in patients treated by the Brazilian public health system in a big Latin-American city. Population Medicine , v. 5, p. 164784, 2023.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; JUNIOR, HELVÉCIO ; SOUZA, ANELISE ; FERNANDES, LUÍSA ; MARTINS, ANA ; OLIVEIRA, ANA ; SILVA, GABRIELA ; LUCIUS, GUSTAVO ; DANTAS, ANA ; MARINHO, RAFAELA . The reach of health and social protection policies for the homeless population during the COVID-19 pandemic in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Population Medicine , v. 5, p. 165656, 2023.
-
LOBATO, L. V. C. ; VAITSMAN, J. ; DUARTE, N. S. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Caiçaras e quilombolas da Bocaina: conflitos na implementação de direitos e sustentabilidade. SER Social (Online) , v. 25, p. v25i53.47359, 2023.
-
FERREIRA, NATHALIA LOPES GOMES PINTO ; RATTON, JOSÉ LUIZ ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Internação compulsória de usuários de drogas: Estigma e alternativa de tratamento em Belo Horizonte. Revista Dilemas IFCS-UFRJ , v. 16, p. e53560, 2023.
-
TENUTA, NATALIA ; TEIXEIRA, ROMERO ALVES ; PAES-SOUSA, RÔMULO . A lógica da intervenção e os indicadores de monitoramento e avaliação de bancos de alimentos brasileiros. NAU - A REVISTA ELETRÔNICA DA RESIDÊNCIA SOCIAL , v. 14, p. 51056, 2023.
-
VAITSMAN, Jeni ; DUARTE, NATHALIA SILVA ; LOBATO, LENAURA VASCONCELOS ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Traditional practices and sustainable development: local indicators of sustainability among caiçaras and quilombolas in Bocaina. AMBIENTE & SOCIEDADE (ONLINE) , v. 26, p. 2023L1OA, 2023.
-
MUCHAGATA, M. R. C. S. G. ; MIRANDA, W. D. ; FERNANDES, L. M. M. ; SANTOS, F. P. ; ARAUJO, Z. G. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Localizando objetivos do desenvolvimento sustentável: desafios de municípios brasileiros mais populosos e com alta vulnerabilidade socioeconômica para a implementação da Agenda 2030. REVISTA DO SERVICO PUBLICO (ONLINE) , v. 74, p. rsp.v74i4.9995, 2023.
-
FIGUEIREDO, IARA VELOSO OLIVEIRA ; CASTRO, MÔNICA SILVA MONTEIRO ; SANTOS, FAUSTO PEREIRA DOS ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Judicialização do câncer no Brasil: uma revisão integrativa da literatura científica. REVISTA DE DIREITO SANITÁRIO , v. 23, p. e0028, 2023.
-
SILVEIRA, FABRÍCIO ; DA MATTA MACHADO FERNANDES, LUÍSA ; PAES-SOUSA, RÔMULO . The sustainable health Agenda in the Americas: Pre-pandemic gaps and 2030 estimates of the SDGs indicators. PLoS One , v. 17, p. e0270301, 2022.
-
MARTINS, ANA LUISA JORGE ; SILVEIRA, FABRÍCIO ; SOUZA, ANELISE ANDRADE DE ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Potencialidades e desafios do monitoramento da saúde na Agenda 2030 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , v. 27, p. 2519-2529, 2022.
-
MIRANDA, W. D. ; SILVEIRA, F. ; SANTOS, F. P. ; MAGALHAES JUNIOR, H. M. ; PAES DE SOUSA, R. . Challenges, consequences, and possible paths for confronting post-COVID-19 health inequalities and vulnerabilities. SAÚDE EM DEBATE , v. 46, p. 141-155, 2022.
-
SILVEIRA, FABRÍCIO ; MARTINS, ANA LUÍSA ; GADELHA, PAULO ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Quantifying convergence on health-related indicators of the 2030 agenda for sustainable development. BULLETIN OF THE WORLD HEALTH ORGANIZATION , v. 99, p. 228-235, 2021.
-
DE SOUZA, ANELISE ANDRADE ; MINGOTI, SUELI APARECIDA ; PAES-SOUSA, RÔMULO ; HELLER, LEO . Combination of conditional cash transfer program and environmental health interventions reduces child mortality: an ecological study of Brazilian municipalities. BMC PUBLIC HEALTH , v. 21, p. 627, 2021.
-
PAES-SOUSA, ROMULO . Brevíssimo inventário dos fracassos no enfrentamento da Covid-19 no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DE POPULAÇÃO ? REBEP , v. 38, p. 1-5, 2021.
-
CASTRO, MÔNICA SILVA MONTEIRO DE ; TAVARES, AMARILIS BUSCH ; MARTINS, ANA LUÍSA JORGE ; SILVA, GABRIELA DRUMMOND MARQUES DA ; MIRANDA, WANESSA DEBÔRTOLI DE ; SANTOS, FAUSTO PEREIRA DOS ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Social isolation relaxation and the effective reproduction number (Rt) of COVID-19 in twelve Brazilian cities. Ciência & Saúde Coletiva , v. 26, p. 4681-4691, 2021.
-
MIRANDA, W. D. ; FIGUEIREDO, I. V. O. ; CASTRO, M. S. M. ; Santos, Fausto ; MAGALHAES JUNIOR, H. M. ; SOUSA, RP . A encruzilhada da judicialização da saúde no Brasil sob a perspectiva do Direito Comparado. CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO , v. 10, p. 197-223, 2021.
-
TENUTA, NATALIA ; BARROS, THAÍS ; TEIXEIRA, ROMERO ALVES ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Brazilian Food Banks: Overview and Perspectives. International Journal of Environmental Research and Public Health , v. 18, p. 12598, 2021.
-
SOUZA, ANELISE ANDRADE DE ; MINGOTI, SUELI APARECIDA ; PAES-SOUSA, RÔMULO ; HELLER, LÉO . Combined effects of conditional cash transfer program and environmental health interventions on diarrhea and malnutrition morbidity in children less than five years of age in Brazil, 2006-2016. PLoS One , v. 16, p. e0248676, 2021.
-
LIMA, N. T. ; BUSS, P. M. ; SOUSA, RP . A pandemia de COVID-19: uma crise sanitária e humanitária. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. 1-1, 2020.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; MILLETT, CHRISTOPHER ; ROCHA, RUDI ; BARRETO, MAURICIO L ; HONE, THOMAS . Science misuse and polarised political narratives in the COVID-19 response. LANCET , v. 01, p. 01, 2020.
-
FIGUEIREDO, IARA VELOSO OLIVEIRA ; CASTRO, MÔNICA SILVA MONTEIRO DE ; SILVA, GABRIELA DRUMMOND MARQUES DA ; MIRANDA, WANESSA DEBÔRTOLI DE ; MAGALHÃES JÚNIOR, HELVÉCIO MIRANDA ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Judicialization of administrative measures to tackle the COVID-19 pandemic in Brazil. REVISTA DO SERVICO PUBLICO (ONLINE) , v. 71, p. 189-211, 2020.
-
TAVARES, AMARÍLIS BUSCH ; SILVEIRA, FABRÍCIO ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Proteção Social e COVID-19: a resposta do Brasil e das maiores economias da América Latina. NAU - A REVISTA ELETRÔNICA DA RESIDÊNCIA SOCIAL , v. 11, p. 111-129, 2020.
-
MACHADO, DAIANE BORGES ; PESCARINI, JÚLIA MOREIRA ; RAMOS, DANDARA ; TEIXEIRA, RENATO ; LOZANO, RAFAEL ; PEREIRA, VINICIUS OLIVEIRA DE MOURA ; AZEREDO, CIMAR ; PAES-SOUSA, RÔMULO ; MALTA, DEBORAH CARVALHO ; BARRETO, MAURICIO L. . Monitoring the progress of health-related sustainable development goals (SDGs) in Brazilian states using the Global Burden of Disease indicators. Population Health Metrics , v. 18, p. s12963-020-0020, 2020.
-
de Souza, L. E. P. F., ; BARROS, R. D. ; BARRETO, M. L. ; Katikireddi, S. V ; Hone, T. V. ; PAES-SOUSA, ROMULO ; LEYLAND, A. ; RASELLA, D. ; MILLETT, C. J. ; Pescarini, J . The potential impact of austerity on attainment of the Sustainable Development Goals in Brazil. BMJ Global Health , v. 4, p. e001661, 2019.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; CHAVANE, LEONARDO ; SCHATTAN P COELHO, VERA . Diversidades e convergências nos indicadores de saúde no Brasil e em Moçambique. Novos Estudos. CEBRAP , v. 38, p. 291-320, 2019.
-
HONE, THOMAS ; MIRELMAN, ANDREW J ; RASELLA, DAVIDE ; PAES-SOUSA, RÔMULO ; BARRETO, MAURICIO L ; ROCHA, RUDI ; MILLETT, CHRISTOPHER . Effect of economic recession and impact of health and social protection expenditures on adult mortality: a longitudinal analysis of 5565 Brazilian municipalities. Lancet Global Health , v. 7, p. e1575-e1583, 2019.
-
PAES-SOUSA, ROMULO ; SCHRAMM, JOYCE MENDES DE ANDRADE ; MENDES, LUIZ VILLARINHO PEREIRA . Fiscal austerity and the health sector: the cost of adjustments. Ciência & Saúde Coletiva , v. 24, p. 4375-4384, 2019.
-
RASELLA, DAVIDE ; BASU, SANJAY ; HONE, THOMAS ; PAES-SOUSA, ROMULO ; OCKÉ-REIS, CARLOS OCTÁVIO ; MILLETT, CHRISTOPHER . Child morbidity and mortality associated with alternative policy responses to the economic crisis in Brazil: A nationwide microsimulation study. PLOS MEDICINE , v. 15, p. e1002570, 2018.
-
PAES DE SOUSA, R. ; RASELLA, DAVIDE ; Carepa-Sousa, Julio . Política econômica e saúde pública: equilíbrio fiscal e bem-estar da população. Saúde em Debate , v. 42, p. 172-182, 2018.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; VAITSMAN, J. . The Zero Hunger and Brazil without Extreme Poverty programs: a step forward in Brazilian social protection policy. Ciencia & Saude Coletiva , v. 19, p. 4351-4360, 2014.
-
RASELLA, DAVIDE ; AQUINO, ROSANA ; SANTOS, CARLOS AT ; PAES-SOUSA, RÔMULO ; BARRETO, MAURICIO L . Effect of a conditional cash transfer programme on childhood mortality: a nationwide analysis of Brazilian municipalities. Lancet (British edition) , v. 382, p. 57-64, 2013.
-
SOUSA, R. P. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . New strategy for poverty eradication in Brazil: the emergence of the Brasil sem miséria plan. International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC - IG) UNDP , v. 1, p. one pager, 2013.
-
RASELLA, D. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Combining conditional cash transfers and primary health care to reduce childhood mortality in Brazil. International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC - IG) UNDP , v. 1, p. one pager-2013, 2013.
-
PAES-SOUSA, R. . Donation Nation. Public Service Review: International Development , v. 1, p. 39-40, 2011.
-
PAES-SOUSA, R. ; SANTOS, L. M. P. ; MIAZAKI, ÉDINA SHISUE . Effects of a conditional cash transfer programme on child nutrition in Brazil. BULLETIN OF THE WORLD HEALTH ORGANIZATION , v. 89, p. 496-503, 2011.
-
PAES-SOUSA, R. ; SOARES, A. R. D. T. (Aline Ribeiro Dantas de Teixeira) ; KLEIMAN, F. (Fernando) . Broadening Social Protection and Integrating. UNDP , v. 18, p. 63-80, 2011.
-
Pacheco Santos, Leonor Maria ; PAES-SOUSA, R. ; SILVA JÚNIOR, J. B. ; VICTORA, C. G. . National Immunization Day: a strategy to monitor health and nutrition indicators. Bulletin of the World Health Organization , v. 2008, p. 474-479, 2008.
-
SEGALL-CORREA, A. M. ; MARIN-LEON, L. ; HELITO, H. ; PÉREZ-ESCAMILLA, R. ; SANTOS, L. M. P. ; PAES-SOUSA, R. . Transferência de renda e segurança alimentar no Brasil: análise dos dados nacionais. Revista de Nutrição , v. 21, p. 39s-51s, 2008.
-
SEGALL-CORREA, A. M. ; MARÍN-LEÓN, L. ; HELITO, H. ; PEREZ-ESCAMILLA, R. ; SANTOS, L. M. P. ; PAES-SOUSA, R. . Transferência de renda e segurança alimentar no Brasil: análise dos dados nacionais. Revista de Nutricao , v. 21, p. 39s-51s, 2008.
-
PACHECO, L. ; PAES-SOUSA, R. ; SOARES, M. D. ; HENRIQUE, F. C. S. ; PEREIRA, L. L. ; MARTINS, M. C. ; BURLANDY, L. . Development of a methodology for Health and Nutrition Day at the regional level. Cadernos de Estudos.Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação , v. 6, p. 21/3-33, 2007.
-
PAES-SOUSA, R. ; VAITSMAN, Jeni . Síntese das pesquisas de avaliação de programas sociais do MDS. Cadernos de Estudos.Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação , v. 5, p. 01-132, 2007.
-
SANTOS, L. M. ; PAES-SOUSA, R. ; PEREIRA, L. L. ; SOARES, M. D. ; TADDEI, J. A. ; HENRIQUE, F. C. . Health and Nutrition Day in Black Quilombola Communities in Brazil. Epidemiology (Cambridge) , v. 18, p. S167-S168, 2007.
-
PAES-SOUSA, R. ; VAITSMAN, Jeni ; Claudia Curralero Baddini ; RAMOS, D. P. . Integração de Políticas de Assistência Social no Municípios Brasileiros. Pensar BH. Política Social , Belo Horizonte, MG, v. 15, p. 20-25, 2006.
-
PAES-SOUSA, R. ; RAMALHO, W. M. ; FORTALEZA, B. M. . Pobreza e desnutrição: uma análise do Programa Fome Zero sob uma perspectiva epidemiológica. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 12, n.1, p. 21-30, 2003.
-
DUARTE, E. C. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Associação entre gravidez na adolescência e variáveis socioeconômicas de demográficas no Brasil, 1999: um estudo ecológico exploratório. revista ciência e saúde coletiva , v. 8, p. 762, 2003.
-
PAES-SOUSA, R. . Diferenciais intra-urbanos de mortalidade em Belo Horizonte (1994): revisitando o debate sobre transições demográfica e epidemiológica. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 18, n.5, p. 1411-1421, 2002.
-
DUARTE, E. C. ; SCHNEIDER, M. C. ; PAES-SOUSA, R. ; SILVA JÚNIOR, J. B. ; CASTILLO-SALGADO, C. . Expectativa de vida ao nascer e mortalidade no Brasil em 1999: análise exploratória dos diferenciais regionais. Revista Panamericana de Salud Pública / Pan American Journal of Public Health , v. 12, n.6, p. 436-444, 2002.
-
DUARTE, E. C. ; SCHINEIDER, M. C. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Health inequalities: life expectancy and mortality in Brazil (1999). EPIDEMIOLOGY (CAMBRIDGE, MASS., PRINT) , v. 13, p. 220, 2002.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; STEPHENS, C. . Deprivation and mortality in a developing city Belo Horizonte, Brazil. EPIDEMIOLOGY , v. 12, p. 55, 2001.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO . Spatial differentials and mortality in a developing urban area. EPIDEMIOLOGY (CAMBRIDGE, MASS., PRINT) , v. 11, p. 105, 2000.
-
PAES-SOUSA, R. . Book review: Urban health research in developing countries: implications for policy. Health Policy and Planning (Oxford) , v. 14, n.2, p. 204-204, 1999.
-
PAES-SOUSA, R. . Saúde do trabalhador: em busca de um paradigma. Saúde em Debate , v. 27, p. 50-52, 1989.
-
SOUZA, A. A. ; DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA ; JUNIOR, HELVÉCIO MIRANDA MAGALHAES ; MARTINS, A. L. J. ; PAES-SOUSA, RÔMULO ; Ceylan Metin ; RODRIGUES, D. M. ; MARINHO, RAFAELA ALVES ; SILVA, GABRIELA DRUMMOND MARQUES DA ; Samuel Rodrigues ; FERNANDES, L. M. M. ; SANTOS, R. W. C. . Políticas de saúde e assistência social do município de Belo Horizonte para a população em situação de rua no contexto da Pandemia da COVID-19. 1. ed. , 2024. v. 01. 85p .
-
PAES-SOUSA, ROMULO . Relâmpagos e Tempestades - Crônicas de Anos Muito Perigosos. 1. ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2022.
-
ABRASCO, Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Org.) ; PAES-SOUSA, ROMULO (Org.) . DOSSIÊ ABRASCO Pandemia de COVID-19. 1. ed. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2022. 314p .
-
PAES-SOUSA, R. ; VAITSMAN, Jeni (Org.) . Research methodologies and instruments used to evaluate programs of the MDS. 1. ed. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2008. v. 1. 528p .
-
PAES-SOUSA, R. ; VAITSMAN, Jeni . Avaliação de políticas e programas do MDS: resultados: Segurança Alimentar e Nutricional. 1. ed. Brasília-DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2007. v. 1. 412p .
-
PAES-SOUSA, R. ; VAITSMAN, Jeni . Avaliação de políticas e programas do MDS: resultados: Bolsa Família e Assistência Social. 1. ed. Brasília-DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2007. v. 2. 304p .
-
PAES-SOUSA, R. ; VAITSMAN, Jeni . Metodologias e instrumentos de pesquisas de avaliação de programas do MDS: Bolsa Família, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional. 1. ed. Brasília-DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2007. v. 1. 534p .
-
IBGE, ; PAES-SOUSA, R. . PNAD Segurança Alimentar 2004. Rio de Janeiro: IBGE, 2006. v. 01. 148p .
-
PAES-SOUSA, R. . Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicas. 1. ed. Brasilia: Ministério da Saúde, 2006. v. 01. 60p .
-
VAITSMAN, Jeni ; RODRIGUES, R. W. S. ; PAES-SOUSA, R. . O sistema de avaliação e monitoramento das políticas e programas sociais: a experiência do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil. 1. ed. Brasília: UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2006. v. 1. 77p .
-
VAITSMAN, Jeni ; RODRIGUES, R. W. S. ; PAES-SOUSA, R. . El sistema de evaiuación y seguimiento de las políticas y programas sociales: la experiencia dle Ministerio de Desarrollo Social y Lucha contra el Hambre del Brasil. 1. ed. Brasília: UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2006. v. 1. 77p .
-
VAITSMAN, Jeni ; RODRIGUES, R. W. S. ; PAES-SOUSA, R. . The system for evaluating and monitoring social development programs and policies: the case of Ministry of Social Development and the Fight against Hunger in Brazil. 1. ed. Brasilia: UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2006. v. 1. 77p .
-
VAITSMAN, Jeni ; RODRIGUES, R. W. S. ; PAES-SOUSA, R. . Le système d'evaluation et de suivi concernant les politiques et les programmes sociaux: le cas du Ministère du Développment Social et du Combat Contre la Faim au Brésil. Brasilia: UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2006. v. 1. 77p .
-
DUARTE, E. C. ; SCHNEIDER, M. C. ; PAES-SOUSA, R. ; RAMALHO, W. M. ; SARDINHA, L. V. ; SILVA JÚNIOR, J. B. ; CASTILLO-SALGADO, C. . Epidemiologia da desigualdade no Brasil: um estudo exploratório. 1. ed. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2002. v. 1. 118p .
-
MARTINS, A. L. J. ; CAFFARO, A. J. T. ; GALVÃO, THIAGO GEHRE ; PAES-SOUSA, ROMULO . Desenvolvimento centrado em pessoas e direitos: da Agenda do Cairo à Agenda 2030. Populações e desenvolvimento: 30 anos pensando, repensando e construindo o Brasil. 1ed.: , 2026, v. , p. 87-114.
-
MARTINS, A. L. J. ; MIRANDA, W. D. ; SILVEIRA, F. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Os determinantes sociais da saúde na Agenda 2030: histórico, conceituação e monitoramento das desigualdades em saúde nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. In: MALTA, Deborah Carvalho [et al.]. (Org.). Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e Determinantes Sociais da Saúde. 1ed.Brasília: Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde, LEIASS, 2024, v. 11, p. 246-263.
-
MARTINS, A. L. J. ; PAES-SOUSA, ROMULO . From Marginalization to Integration: Racial Agenda in the UN, the 2030 Agenda and Brazil¿s Proposal of SDG 18 for Racial Equality. In: ROMANO, Zachary; BALLARD, Rachael. (Org.). Sustainable Development Goals Series. 1ed.: Springer International Publishing, 2024, v. 1, p. 297-307.
-
FERNANDES, L. M. M. ; MENESES JUNIOR, R. A. ; MUCHAGATA, M. R. C. S. G. ; ARAUJO, Z. G. ; SANTOS, R. C. D. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Experiências Subnacionais de Monitoramento da Implementação dos Indicadores Relacionados à Saúde na Agenda 2030: sistema de planejamento do estado do Ceará. In: FRANCO NETTO, Guilherme; VILLARDI; Juliana Wotzasek Rulli. (Org.). Ambiente, saúde, sustentabilidade: fundamentos, bases científicas e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2024, v. 1, p. 133-148.
-
MARTINS, ANA LUISA JORGE ; SILVEIRA, FABRÍCIO ; PAES-SOUSA, ROMULO . A saúde na agenda 2030: conceitos, monitoramento e desafios na implementação de políticas públicas.. In: FRANCO NETTO, Guilherme; VILLARDI, Juliana Wotzasek Rulli. (Org.). Ambiente, saúde, sustentabilidade: fundamentos, bases científicas e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2024, v. 1, p. 119-132.
-
PAES-SOUSA, R . Pandemia da COVID-19. In: SZWAKO, José; RATTON, José Luiz. (Org.). DICIONÁRIO DOS NEGACIONISMOS NO BRASIL. 1ed.Recife: CEPE, 2022, v. 1, p. 233-236.
-
FIGUEIREDO, I. V. O. ; SILVA, G. D. M. ; MIRANDA, W. D. ; MAGALHAES JUNIOR, H. M. ; SANTOS, F. P. ; CASTRO, M. S. M. ; PAES-SOUSA, ROMULO . A jurimetria da judicialização da saúde: uma proposta de variáveis obrigatórias para a petição inicial do Processo Judicial Eletrônico (PJe). In: Daniel Wei Liang Wang; Fernanda Vargas Terrazas. (Org.). Judicialização da Saúde nos Municípios. 1ed.: CONASEMS, 2022, v. 01, p. 718-740.
-
PAES DE SOUSA, R. ; BUSS, P. M. ; BARRETO, M. L. . Reducing health inequalities in developing countries. In: Roger Detels, Quarraisha Abdool Karim, Fran Baum, Liming Li, Alastair H Leyland. (Org.). Oxford Textbook of Global Public Health. 7ed.: Oxford University Press Print Publication, 2021, v. 1, p. 196-.
-
LIMA, N. T. ; BUSS, P. M. ; PAES DE SOUSA, R. . A Pandemia da COVID-19: uma crise sanitária e humanitária. In: Paulo Marchiori Buss, Luiz Eduardo Fonseca. (Org.). Diplomacia da Saúde e COVID-19: reflexões a meio caminho. 23ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2020, v. , p. 35-40.
-
PAES-SOUSA, R . COVID-19 NO BRASIL: UM FLAGELO EM BUSCA DE SUA METÁFORA. In: TEIXEIRA, C.P. [et al]. (Org.). COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede PROFSAÚDE). 1ed.Rio de Janeiro: , 2020, v. , p. 6-.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO . A voz da pobreza e o dono da voz: reflexões sobre transferências de renda e desenvolvimento inclusivo. In: Siqueira, Isabel Rocha de; Esteves, Paulo.. (Org.). O desenvolvimento que queremos: Bolsa Família como aprendizado para uma nova agenda. 1ed.Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2018, v. 1, p. 81-90.
-
PAES DE SOUSA, R. ; Campos, B. . Pobreza, desigualdad y políticas públicas: Lecciones de Brasil. In: Juan Luis Hernández Avendaño; María Eugenia Ibarrarán Viniegra. (Org.). Por qué persisten la pobreza y la desigualdad en México?. 1ed.Puebla, Mexico: Lupus Inquisitor, 2017, v. , p. 53-81.
-
JANUUZI, P. M. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Going beyond the Eradication of Extreme Poverty in Brazil: the Case for Sustainable Development Goals. In: Alberto Cimadamore, Gabriele Koehler, Thomas Pogge.. (Org.). Poverty and the millennium development goals. 1eded.Londres: Zed Books, 2016, v. 1, p. 112-125.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO . Proteção Social. In: Rosa M Castilhos Fernandes;Aline Hellmann. (Org.). Dicionário Crítico: Política de Assistência Social no Brasi. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2016, v. 1, p. 226-229.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; WENDT, M. . Transferências de Renda. In: Rosa M Fernandes Castilhos; Aline Hellmann. (Org.). Dicionário Crítico:Política de Assistência Social no Brasil. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2016, v. 1, p. 287-292.
-
ALARCON, D. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Objetivos de desarrollo del milenio y la implementación de políticas públicas en América Latina [. In: Adrián Borilla Soria;Isabel Álvarez Echandi;Stella Sáenz Breckemidge. (Org.). Políticas Sociales en America latina y el Caribe:Escenarios contemporañeos, inversioens y necesidades. 1ed.San José: FLACSO, 2015, v. 1, p. 205-226.
-
RASELLA, D. ; AQUINO, R. ; A.T.SANTOS, C. ; SOUSA, R. P. ; BARRETO, M. L. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a mortalidade em crianças: uma análise nos municípios brasileiros. In: Tereza Campello; Marcelo Côrtes Neri. (Org.). Programa Bolsa Família : Uma década de inclusão e cidadania. 1ed.Brasília: IPEA, 2013, v. 1, p. 247-257.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO . Policy monitoring and evaluation systems: recent advances in Brazil?s federal public administration. In: VAITSMAN, J.; MENDES, J.R.; LOBATO, L. (Org.). Policy analysis in Brazil. 1ed.Londres: Policy Press, 2013, v. 1, p. 69-80.
-
PAES-SOUSA, R. . Enseñanzas de Bolsa Família. In: Bernardo Kliksberg. (Org.). America Latina frente a la crisis. 1ed.Buenos Aires: Sudamericana, 2011, v. 1, p. 65-69.
-
PACHECO, L. ; PAES-SOUSA, R. ; Muriel Bauermann Gubert ; QUIROGA, J. . Mensurar a insegurança alimentar e nutricional nas populações "invisíveis": Uma prioridade do Fome Zero. In: ARANHA, Adriana Veiga. (Org.). Fome Zero - Uma História Brasileira. 1ed.Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2010, v. 3, p. 58-68.
-
PAES-SOUSA, R. . Desafios das políticas e programas de desenvolvimento social. In: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/UNESCO. (Org.). Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. 1ed.Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/UNESCO, 2009, v. 1, p. 383-400.
-
PAES-SOUSA, R. ; VAITSMAN, Jeni . AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA. In: Marcia Cristina Gomes da Rocha. (Org.). Reflexões para Ibero-América: Avaliação de Programas Sociais. Brasília, ENAP: Fundação EScola Nacional de Administração Pública, 2009, v. , p. 11-23.
-
PAES-SOUSA, R. ; Pacheco Santos, Leonor Maria . Mediendo el impacto del Programa Bolsa Família en base a los datos de días de salud y nutrición (Brasil). In: FAO - Food and Agriculture Organization. (Org.). Tranferencias Condicionadas - Erradicación del Hambre y a la desnutrición crónica. 1ªed.Santiago de Chile: FAO - Food and Agriculture Organization, 2009, v. 2, p. 74-88.
-
PAES-SOUSA, R. ; VAITSMAN, Jeni ; CAREPA, Júlio . A dinâmica dos macrodeterminantes da saúde. In: Ministério da Saúde; Departamento de Análise de Situação de Saúsde. (Org.). Saúde Brasil 2008: 20 anos de Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. 1ªed.Brasília DF: Ministério da Saúde, 2009, v. 1, p. 17-35.
-
PAES-SOUSA, R. . Tecnologias e e indicadores de monitoramento do trabalho social. In: Carola Carbajal Arregui, Denise Neri Blanes.. (Org.). Metodologias de trabalho social. 1ed.São Paulo: IEE/PUC-SP, 2008, v. 1, p. 236-247.
-
PAES-SOUSA, R. ; VAITSMAN, Jeni . RECOMENDAÇÕES. In: Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS). (Org.). As causas socias da iniquidades em saúde no Brasil. 140ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008, v. 1, p. 125-.
-
PAES-SOUSA, R. ; VAITSMAN, Jeni ; RODRIGUES, R. W. S. . O sistema de avaliação e monitoramento das políticas e programas do MDS. In: Juliana Girão de Morais. (Org.). EXPERIÊNCIAS PREMIADAS DO 11º CONCURSO INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA FEDERAl 2006. 1ed.Brasília: ENAP, 2007, v. , p. 55-66.
-
SANTOS, L. M. P. ; PAES-SOUSA, R. ; SOARES, M. D. ; HENRIQUE, F. C. S. ; PEREIRA, L. L. ; BATISTA FILHO, M. ; MARTINS, M. C. ; ALCANTARA, L. B. C. ; MONTEIRO, C. A. ; CONDE, W. L. ; KONNO, S. C. . Perfil nutricional de crianças menores de cinco anos do Semi-árido Brasileiro. In: Jeni Vaitsman; Rômulo Paes-Sousa. (Org.). Avaliação de Políticas e Programas do MDS - Resultados. Brasília/DF: Ministério do Desneolvimento Social e Combate à Fome, 2007, v. 1, p. 347-382.
-
PAES-SOUSA, R. ; VAITSMAN, Jeni ; RODRIGUES, R. W. S. . Avaliação de Programas de Segurança Alimentar e Nutricional: o modelo desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. In: Flávio Borges Botelho Filho, Amauri Daros Carvalho. (Org.). Avaliação de Políticas de Aquisição de Alimentos. Brasília/DF: Universidade de Brasília, 2007, v. 7, p. 9-32.
-
SANTOS, L. M. P. ; PAES-SOUSA, R. . Avaliação e monitoramento da situação de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil. In: José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei. (Org.). Jornadas Científicas do Núcleo Interdepartamental de Segurança Alimentar e Nutricional (NISAN) -No Prelo-. São Paulo/SP: Manole, 2007, v. , p. -.
-
AVRITZER, L. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Mais do mesmo: os vazamentos reabrem a lógica lavajatista e tensionam o cenário eleitoral. Carta Capital, p. 20 - 21, 18 mar. 2026.
-
PAES-SOUSA, ROMULO ; LEITAO, C. . A eleição de 2026 em perspectiva. Jornal GGN, 17 mar. 2026.
-
PAES-SOUSA, R. . Eleições: A direita sem candidato dos sonhos. Outras Palavras, 27 jan. 2026.
-
PAES-SOUSA, ROMULO . A Venezuela sob ataque e o chavismo na encruzilhada. Outras Palavras, 06 jan. 2026.
-
PAES-SOUSA, ROMULO . Flávio Bolsonaro: O filho que foge à luta?. Outras Palavras, 08 dez. 2025.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO . STF: Os bastidores da sucessão. Outras Palavras, 26 nov. 2025.
-
PAES-SOUSA, ROMULO . A saúde coletiva e as mudanças para enfrentar a questão climática. Radis Comunicação e Saúde (Radis 277), 22 out. 2025.
-
PAES-SOUSA, ROMULO . A hora e a vez da agenda social. JORNAL GGN, 16 set. 2025.
-
PAES-SOUSA, ROMULO . A direita em desarranjo e as agruras de Tarcísio. Outras Palavras, 09 set. 2025.
-
PAES-SOUSA, ROMULO . E se o desmonte de Bolsonaro servir à direita?. Outras Palavras, 27 ago. 2025.
-
PAES-SOUSA, ROMULO ; LEITAO, C. . O SUS no olho do furação trumpista. Carta Capital, 20 ago. 2025.
-
Jorge, Alzira ; SANTOS, F. P. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Saúde privada busca volta à desregulação. OUTRA SAÚDE: SUS, SAÚDE PÚBLICA E CIÊNCIA, 27 mar. 2025.
-
PAES-SOUSA, ROMULO . O Sistema Único de Saúde nos balanços de final de ano. Jornal GGN, 31 dez. 2024.
-
MARCHIORI, C. ; GONCALVES, C. ; MANHAS, C. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Cashback e imposto seletivo são ferramentas-chave para reforma tributária. Folha de São Paulo, 24 set. 2024.
-
PAES-SOUSA, ROMULO . Imposto seletivo ajuda a financiar gastos do Estado - Reforma Tributária deve ser saudável, solidária e sustentável. Folha de São Paulo, 20 out. 2023.
-
PAES-SOUSA, ROMULO . Governo reativa políticas de saúde nos primeiros 100 dias - Mais Médicos e financiamento de cirurgias eletivas estão entre medidas. https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-04/governo-reativa-politicas-de-saude-nos-primeiros-100-dias, 09 abr. 2023.
-
PAES-SOUSA, ROMULO . Prefeitura é convidada e Belém vai sediar o fórum internacional da Fiocruz. Agência Belem, 16 jan. 2023.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; CAMPELLO, T. . Amadorismo insustentável DESENVOLVIMENTO O Brasil precisa reorganizar a sua política de proteção social, ajustando-a ao século XX. CARTACAPITAL, file:///C:/Users/Samsung/AppDa, p. 42 - 43, 30 mar. 2022.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO . Patética Agressão à Democracia - O fim do Bolsa Família é um retrocesso para o sistema de proteção social do Brasil Mal projetado, o programa Auxílio Brasil concentra o poder nas mãos do governo central e fragiliza os resultados mais positivos do Bolsa. Focus Brasil ? Fundação Perseu Abramo, Web site, p. 42 - 46, 15 ago. 2021.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; CASTRO, M. ; DRUMMOND, G. ; CARVALHO, R. . O que a qualidade dos dados nos ensina sobre a coordenação e integração na política de imunização contra à COVID-19. Revista Pensar Educação em pauta: Um Jornal para a Educação Brasileira, p. 01 - 1, 16 jul. 2021.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO . Vacinas contra COVID-19 no Brasil: potencialidades e limites. Jornal Pensar a Educação, http://pensaraeducacao.com.br/, p. 1 - 1, 19 mar. 2021.
-
SOUSA, RP . Ciência e política em tempos de pandemia. Pensar a Educação Pensar o Brasil, website, 26 jun. 2020.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; BARRETO, M. L. ; ROCHA, RUDI . Salvar vidas ou a economia é falso dilema. O Globo, 27 mar. 2020.
-
PAES-SOUSA, R. . Inclusão Financeira. Gazeta de Alagoas, 16 dez. 2010.
-
PAES-SOUSA, R. . Inclusão Financeira. Tribuna do Norte, Natal Rio Grande do Norte, 09 dez. 2010.
-
PAES-SOUSA, R. . Inclusão Financeira. Estado de Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais, p. 7 - 7, 11 set. 2010.
-
PAES-SOUSA, R. . Brasil: transferencias monetárias y empleo formal. Boletín Fondo España - PNUD, Espanha, 02 set. 2010.
-
PAES-SOUSA, R. . Renda e emprego formal. Estado de Minas, Belo Horizonte Minas Gerais, p. 09, 12 jul. 2010.
-
PAES-SOUSA, R. . Gestão: o desafio da qualidade. Correio Braziliense, Brasília Distrito FederalF, 12 jul. 2010.
-
PAES-SOUSA, R. . Gestão: o desafio da qualidade. Hoje em dia, Belho Horizonte MG, 09 jul. 2010.
-
PAES-SOUSA, R. . Gestão: o desafio da qualidade. Jornal DCI São Paulo, São Paulo São Paulo, 08 jul. 2010.
-
PAES-SOUSA, R. . Gestão: o desafio da qualidade. A Gazeta de Mato Grosso, Cuiabá Mato Grosso, 08 jul. 2010.
-
PAES-SOUSA, R. . Avaliação e gestão de políticas públicas: notícias de uma relação muito delicada.. Boletim Reforme - Centro Latinoamericano de Administração para El Desarrollo - CLAD, 04 maio 2007.
-
PAES-SOUSA, R. . Bolsa Família: necessário e justo. O Estado do Paraná, Curitiba, PR, 27 dez. 2006.
-
PAES-SOUSA, R. ; PACHECO, L. . Crianças vulneráveis. A Tarde, Salvador, BA, 30 maio 2006.
-
PAES-SOUSA, R. ; PACHECO, L. . Desnutrição infantil no semi-árido paraibano. O NORTE, João Pessoa, 19 maio 2006.
-
PAES-SOUSA, R. ; Rosani Cunha . Programa Bolsa Família e PNAD 2004. Diário da Manhã, Goiânia, GO, 04 maio 2006.
-
PAES-SOUSA, R. . Quando R$ 64 fazem a diferença. Jornal de Tocantins, Palmas, TO, 03 maio 2006.
-
PAES-SOUSA, R. . Quando R$ 64 fazem diferença. Jornal da Paraíba, João Pessoa, PB, 19 abr. 2006.
-
PAES-SOUSA, R. . Quando R$ 64 fazem diferença. O Povo, Fortaleza, CE, 17 abr. 2006.
-
PAES-SOUSA, R. ; Rosani Cunha . Pnad 2004 e o programa Bolsa-Família. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 14 abr. 2006.
-
PAES-SOUSA, R. . Quando R$ 64 fazem diferença. Meio Norte, Teresina, PI, 05 abr. 2006.
-
PAES-SOUSA, R. . Quando R$ 64 fazem diferença. O Jornal, Maceió, AL, 28 mar. 2006.
-
PAES-SOUSA, R. . Fome antiga, faces atuais. Gazeta Mercantil, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 27 jan. 2006.
-
PAES-SOUSA, R. . Crianças do Semi-Árido. DIÁRIO DE PERNAMBUCO, PERNAMBUCO, 19 ago. 2005.
-
PAES-SOUSA, R. . O pior de dois mundos. O GLOBO, Rio de Janeiro, p. 7 - 7, 03 jan. 2005.
-
MIRANDA, W. D. ; MARTINS, A. L. J. ; PAES-SOUSA, ROMULO . A saúde na América Latina e Caribe a partir dos indicadores da Agenda 2030. Pensar a Educação em Pauta.
-
PAES-SOUSA, R. . Evaluación y gestión de políticas públicas: noticias (brasileñas) de una relación muy delicada. In: XI Congreso del CLAD, 2007, Ciudad de Guatemala, Guatemala. SIARE - Información Bibliográfica sobre Estado, Adminstración y Sociedad, 2007.
-
PAES-SOUSA, R. ; VAITSMAN, Jeni ; PEIXOTO, D. . Desafios das Políticas e Programas de Desenvolvimento Social. In: VI Conferência Nacional de Assistência Social, 2007, Brasília/DF. Caderno de Textos, 2007. v. 1. p. 69-78.
-
PAES-SOUSA, R. . Avaliação e gestão de políticas públicas: notícias de uma relação delicada. In: XI Congreso Internacional del CLAD, 2006, Ciudad de Guatemala. Documentos XI Congreso Internacional del CLAD. Caracas, Venezula: Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo - CLAD, 2006. v. 1. p. 1-1.
-
PAES-SOUSA, R. . Pobreza, fome e desnutrição: novas fontes de dados. In: 11º Congressso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. Anais VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Ciência & Saúde Coletiva, 2006. v. 1.
-
PACHECO, L. ; PAES-SOUSA, R. ; BURLANDY, L. ; ZABOROWSKI, E. L. ; MARTINS, M. C. ; MALTA, D. C. ; SOARES, M. D. ; HENRIQUE, F. C. S. ; PEREIRA, L. L. ; LIMA, M. A. A. ; FERREIRA, H. S. ; MONTAL, M. C. ; SANTANA, M. L. P. ; FERNANDES, D. L. A. . Avaliação nutricional de menores de cinco anos na Região Semi-árida e em assentamentos rurais do Nordeste e Norte de Minas Gerais. In: 11º Congressso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. Anais VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Ciência & Saúde Coletiva, 2006. v. 1.
-
PAES-SOUSA, R. . Integração de políticas de assistência social nos municípios brasileiros. In: X Congreso Internacional del CLAD, 2005, Santiago. Integração de políticas de assistência social nos municípios brasileiros Documentos. Santiago: CLAD, 2005.
-
VAITSMAN, Jeni ; PAES-SOUSA, R. . La coordinación entre los niveles de gobierno en la implementación de las políticas de protección social: la experiencia de Brasil. In: Conferencia Internacional: Institucionalización de la Política Social Social para la Superación de la Pobreza, 2004, Cidade do México. Conferencia Internacional: Institucionalización de la Política Social Social para la Superación de la Pobreza, 2004.
-
PAES-SOUSA, R. . Revendo a delimitação de setores censitários e outras unidades urbanas. In: XVII Congresso Brasileiro de Cartografia, 1995, Salvador. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Cartografia, 1995. p. 857-863.
-
COSTA, M. F. F. L. E. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Qualidade de vida: Compromisso Histórico da Epidemiologia. In: II Congresso de Epidemiologia, 1994, Belo Horizonte. Qualidade de vida: Compromisso de Vida Histórico da Epidemiologia. Rio de Janeiro: COOPMED/RJ ABRASCO, 1994. v. 1.
-
DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA ; FERREIRA COELHO SILVA, PALOMA ; PAES-SOUSA, ROMULO . Uma mulher e múltiplos desafios para a saúde: contribuições da análise interseccional. In: Seminário Avançado sobre Saúde das Mulheres em Situação de Rua, 2025, Rio de Janeiro. Anais do Seminário Avançado sobre Saúde das Mulheres em Situação de Rua, 2025.
-
LIMA, T. ; SOUZA, A. A. ; MARINHO, RAFAELA ; ARAUJO, M. C. A. ; MAGALHAES JUNIOR, H. M. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Dignidade, Moradia e Redução de Danos: Interfaces entre a Política de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e a Política de Habitação para Pessoas em Situação de Rua em Belo Horizonte, Minas Gerais. In: I Seminário Nacional de Políticas Públicas em Saúde: Estratégias para o Fortalecimento do SUS, 2025. Anais do Seminário Nacional de Políticas Públicas em Saúde: Estratégias para o Fortalecimento do SUS, 2025.
-
FRAGA, P. V. R. ; SOUZA, A. A. ; PAES-SOUSA, ROMULO ; MODENA, C. M. . Quando a rua é destino: reflexões sobre narrativas de pessoasem situação de rua durante uma pesquisa. In: 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2024, Belém. ANAIS ELETRÔNICOS - 04. Determinação social em saúde mental, 2024.
-
MARINHO, RAFAELA ALVES ; SOUZA, A. A. ; FRAGA, P. V. R. ; MAGALHAES JUNIOR, H. M. ; PAES-SOUSA, ROMULO . A construção do questionário de avaliação do acesso da População em Situação de Rua à RAPS. In: 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2024. ANAIS ELETRÔNICOS - 08. Racismo ambiental.
-
MIRANDA, W. D. ; SILVEIRA, FABRÍCIO ; PAES-SOUSA, ROMULO . Desigualdades globais no pós-COVID-19: estimativas do efeito econômico da epidemia sobre os ODS relacionados à saúde. In: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022. v. 2.
-
MIRANDA, W. D. ; SILVA, G. D. M. ; SILVEIRA, F. ; PAES-SOUSA, R . Desigualdades de saúde no território brasileiro: uma proposta de priorização para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. In: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022. v. 2.
-
SILVA, G. D. M. ; SOUZA, A. A. ; CASTRO, M. S. M. ; MIRANDA, W. D. ; JARDIM, LETICIA LEMOS ; PAES-SOUSA, ROMULO . Fatores socioeconômicos como determinantes na internação e óbito por COVID-19 no Brasil. In: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022. v. 2.
-
ARANSIOLA, TEMIDAYO JAMES ; ORDOÑEZ, JOSÉ ALEJANDRO ; CAVALCANTI, DANIELLA ; HESSEL, PHILIPP ; MONCAYO, ANA L. ; CHIVARDI, CARLOS ; SIRONI, ALBERTO ; TASCA, RENATO ; CAMPELLO, TEREZA ; PAES-SOUSA, R . The comprehensive health impact of cash transfers, social pensions and primary care in Brazil: an analysis to mitigate the effects of the COVID-19-related economic. In: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022. v. 2.
-
FIGUEIREDO, I. V. O. ; SILVA, G. D. M. ; MIRANDA, W. D. ; MAGALHAES JUNIOR, H. M. ; SANTOS, F. P. ; CASTRO, M. S. M. ; PAES-SOUSA, ROMULO . A jurimetria da judicialização da saúde: uma proposta de variáveis obrigatórias para a petição inicial do processo judicial eletrônico (PJE). In: 15º Congresso Internacional da Rede Unida, 2022. Anais do 15º Congresso Internacional da Rede Unida, 2022. v. 8. p. 1256-1258.
-
DANTAS, ACMTV ; OLIVEIRA, ANA MARIA CALDEIRA ; MARTINS, A. L. J. ; FERNANDES, LUÍSA DA MATTA MACHADO ; OLIVEIRA, A. F. ; SILVA, P. V. R. ; PEREIRA, L. B. C. ; MARINHO, RAFAELA ALVES ; MAGALHAES JUNIOR, H. M. ; PAES-SOUSA, ROMULO . As políticas de saúde e proteção social voltadas à população em situação de rua durante a pandemia da COVID-19 em Belo Horizonte-MG: uma análise qualitativa. In: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022. v. 2.
-
FIGUEIREDO, I. V. O. ; MIRANDA, W. D. ; CASTRO, M. S. M. ; SANTOS, F. P. ; MAGALHAES JUNIOR, H. M. ; PAES-SOUSA, ROMULO . A saúde na encruzilhada: o caso da judicialização no Brasil. In: Congresso Internacional da Rede Unida, 2020. Anais do 14º Congresso Internacional da Rede Unida, 2020. v. 6.
-
SOARES, M. D. ; COBAYASHI, F. ; COLUGNATI, F. ; HENRIQUE, F. C. S. ; SANTOS, L. M. P. ; PEREIRA, L. L. ; PAES-SOUSA, R. . Chamada Nutricional Quilombola: acesso aos serviços de saúde e situação nutricional de crianças de 0 a 5 anos.. In: X Congresso Latinoamericano de Medicina Social - IV Congresso Brasileiro de Ciências Humanas em Saúde, 2007, Salvador/BA. Anais do X Congresso Latinoamericano de Medicina Social - IV Congresso Brasileiro de Ciências Humanas em Saúde, 2007.
-
PAES-SOUSA, R. ; RAMALHO, W. M. ; DUARTE, E. C. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. G. ; BRAGA, J. U. ; CORDEIRO, L. D. ; SILVA, R. . Atlas de Saúde do Brasil 2003 (Formato CD-Rom). In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife - PE. Anais do VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2004.
-
PAES-SOUSA, R. ; RAMALHO, W. M. . Pobreza e desnutrição: uma análise do primeiro ano do Programa Fome Zero sob uma perspectiva epidemiológica.. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife-PE. Anais do VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2004.
-
PAES-SOUSA, R. . Mortalidade e desigualdade ambiental em Belo Horizonte (MG). In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Salvador. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso). Rio de Janeiro: Abrasco, 2002. v. SE. p. 13-13.
-
DUARTE, E. C. ; SCHNEIDER, M. C. ; PAES-SOUSA, R. ; SILVA JÚNIOR, J. B. ; CASTILLO-SALGADO, C. . Health inequalities: life expectancy and mortality in Brazil (1999). In: 14th Conference of the International Society for Environmental Epidemiology, 2002, Vancuver. Final Program and Abstracts of the 14th Conference of the International Society for Environmental Epidemiology. Boston (EUA): ISEA/ISEE, 2002. p. 208-208.
-
PAES-SOUSA, R. ; DUARTE, E. C. ; SCHNEIDER, M. C. ; SILVA JÚNIOR, J. B. . Health inequality, homicides and traffic accidents in Brazil (1999). In: XVI IEA World Congress of Epidemiology, 2002, Montreal. Final Programme and Book of Abstracts of the XVI IEA World Congress of Epidemiology. Dundee: IEA, 2002. v. 1. p. MP17.
-
DUARTE, E. C. ; SCHNEIDER, M. C. ; PAES-SOUSA, R. ; SILVA JÚNIOR, J. B. ; CASTILLO-SALGADO, C. . Health inequalities, life expectancy and mortality in Brazil (1999). In: 2nd International Conference of the International Society for Equity in Health, 2002, Toronto, 2002.
-
SCHNEIDER, M. C. ; DUARTE, E. C. ; PAES-SOUSA, R. ; SILVA JÚNIOR, J. B. ; CASTILLO-SALGADO, C. . Desigualdades en atención a la salud en Brasil. In: 2nd International Conference of the International Society for Equity in Health, 2002, Toronto, 2002.
-
DUARTE, E. C. ; SCHNEIDER, M. C. ; PAES-SOUSA, R. ; CASTILLO-SALGADO, C. . Association between proportion of adolescent mothers and demographic variables in Brazil, 1999: an ecological study. In: XVI IEA World Congress of Epidemiology, 2002, Montreal. Final programme and book of abstracts of XVI IEA World Congress of Epidemiology. Dundee: IEA, 2002. v. 1. p. MP169.
-
PAES-SOUSA, R. . Deprivation and mortality in a developing city (Belo Horizonte, Brazil). In: 13th Conference of the International Society for Environmental Epidemiology, 2001, Garmisch-Partenkirchen. Programme and Abstracts of ISEE 2001. Boston: ISEE, 2001. v. 1. p. A52-A52.
-
PAES-SOUSA, R. . Intra-urban socio-environmental differentials and mortality in Belo Horizonte (Brazil). In: XV International Scientific Meeting of International Epidemiological Associaton, 1999, Florença. Proceedings of XV International Scientific Meeting of International Epidemiological Associaton. Dundee: IEA, 1999.
-
PAES-SOUSA, R. . Validação da variável endereço nas declarações de óbito em Belo Horizonte (1993-1994). In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janerio. Livro de Resumos do IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: ABRASCO. p. 76-76.
-
OLIVEIRA, S. M. ; PAES-SOUSA, R. ; DAVIS JR, C. ; AMARAL, F. M. P. . Adequação da delimitação dos setores censitários a outras unidades espaciais urbanas. In: Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais do IBGE, 1996, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais do IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, 1996.
-
PAES-SOUSA, R. . Distribuição da mortalidade no município de Belo Horizonte. In: III Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 1995, Salvador. Resumos do III Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 1995. p. 48-48.
-
PAES-SOUSA, R. ; BRETAS, N. L. . GIS in the surveillance of infant mortality of poor areas in a two-million people city. In: 1994 Anual Meeting of the Urban and Regional Information Systems Association, 1994, Milwaukee (Wisconsin, EUA). 1994 Anual Meeting of the Urban and Regional Information Systems Association Proceedings, 1994. v. 2. p. 1-1.
-
DUARTE, E. C. ; SCHNEIDER, M. C. ; PAES-SOUSA, R. ; SILVA JÚNIOR, J. B. ; CASTILLO-SALGADO, C. . Expectativa de vida ao nascer e mortalidade no Brasil em 1999: análise exploratória dos diferenciais regionais. Ciência e Saúde Colertiva, Rio de Janeiro, v. 8, n.Suplemento, p. 615-615, 2003.
-
DUARTE, E. C. ; PAES-SOUSA, R. ; SILVA JÚNIOR, J. B. . Associação entre gravidez na adolescência e variáveis socioeconômicas e demográficas no Brasil, 1999: um estudo ecológico exploratório.. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 8, n.Suplemento, p. 762-762, 2003.
-
DUARTE, E. C. ; SCHNEIDER, M. C. ; PAES-SOUSA, R. ; SILVA JÚNIOR, J. B. ; CASTILLO-SALGADO, C. . Health inequalities: life expectancy and mortality in Brazil (1999). Epidemiology , v. 13, n.4, p. S220-S220, 2002.
-
PAES-SOUSA, R. . Mortalidade e desigualdade ambiental em Belo Horizonte (MG). Revista Brasileira de Epidemiologia , v. SE, p. 13-13, 2002.
-
PAES-SOUSA, R. ; STEPHENS, C. . Deprivation and mortality in a developing city (Belo Horizonte, Brazil). Epidemiology , v. 12, n.4, p. S55-S55, 2001.
-
PAES-SOUSA, R. . Spatial differentials and mortality in a developing urban area. Epidemiology. Epidemiology , v. 11, n.4, p. S105-S105, 2000.
-
FERNANDES, LUISA DA MATTA MACHADO ; MARINHO, CAROLINA VERONESI ; JARDIM, LETÍCIA LEMOS ; RODRIGUES, ISADORA BATISTA ; PAES-SOUSA, RÔMULO . The Municipal Sustainable Development Health Index (MSDHI) to monitor the 2030 agenda in Brazil: a methodological proposal. International Journal for Equity in Health , 2026.
-
COSTA, ANA CRISTINA DE OLIVEIRA ; JARDIM, LETICIA LEMOS ; PAES-SOUSA, ROMULO . O racismo como um determinante social da saúde e os seus mecanismos de atuação no Brasil: uma revisão de escopo. Ciência & Saúde Coletiva , 2025.
-
PAES-SOUSA, ROMULO . Governance with Social Participation: Policy evidence to build resilient health systems. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAES-SOUSA, ROMULO . Salud en todas las Políticas: ¿utopia o necesidad política?. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAES-SOUSA, ROMULO . Una mirada política del cambio climático. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAES-SOUSA, RÔMULO . Acelerando a implementação do Plano de Ação em Saúde de Belém: lançamento dos documentos de apoio. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, ANA CRISTINA DE OLIVEIRA ; MARTINS, A. L. J. ; PAES-SOUSA, ROMULO . 'Não deixar ninguém para trás': igualdade racial e equidade em saúde na Agenda 2030 e no futuro do desenvolvimento. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, J. R. ; SOUZA, A. A. ; MARINHO, RAFAELA ALVES ; OLIVEIRA, G. L. ; PAES-SOUSA, R . Análise dos registros de atendimentos dos consultórios na rua em Belo Horizonte/MG: limites e implicações para a gestão do cuidado à população em situação de rua. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO, RAFAELA ALVES ; SOUZA, A. A. ; DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA ; FERNANDES, L. M. M. ; SOUZA, J. R. ; MARTINS, A. L. J. ; OLIVEIRA, G. L. ; MARINHO, C. R. V. ; RODRIGUES, I. B. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Análise de barreiras e facilitadores de acesso a serviços de saúde mental voltado ao cuidado em álcool e outras drogas pela população em situação de rua de Belo Horizonte. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA, F. ; ROMERO, J. P. ; FREITAS, E. ; BRITTO, G. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Mapping the Sustainable Development: a network-based approach for the SDGs. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, G. D. M. ; SOUZA, A. A. ; DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA ; FERNANDES, LUÍSA DA MATTA MACHADO ; MARTINS, A. L. J. ; MARINHO, R A ; RODRIGUES, D. M. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Determinantes do Tempo em Situação de Rua em Belo Horizonte/Mg durante a Pandemia. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, G. L. ; CASTRO, M. S. M. ; SILVA, G. D. M. ; SOUZA, A. A. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Morbimortalidade COVID-19: Fatores Sociais, Auxílio Emergencial, Vacinação, Brasil, 2020-21. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIGUEIREDO, I. V. O. ; CASTRO, M. S. M. ; SILVA, G. D. M. ; SANTOS, C. C. ; MIRANDA, W. D. ; SANTOS, F. P. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Judicialização de Pacientes com Câncer: Intuição Clínica versus Avaliação Tecnológica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BOMFIM, W. C. ; MIRANDA, W. D. ; CORREA, D. ; FERNANDES, L. M. M. ; SOUZA, A. A. ; MAGALHÃES JÚNIOR, HELVÉCIO MIRANDA ; PAES-SOUSA, ROMULO . Estudo de Avaliabilidade dos Centros Pop do Município de Belo Horizonte - Minas Gerais. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA ; FERREIRA COELHO SILVA, PALOMA ; PAES-SOUSA, ROMULO . A rua como caminho: interseccionalidades e iniquidades em saúde na experiência de mulheres com trajetória na rua. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, A. L. J. ; DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA ; MARINHO, RAFAELA ALVES ; FERNANDES, L. M. M. ; SILVA, G. D. M. ; MAGALHAES JUNIOR, H. M. ; SOUZA, A. A. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Cuidado intersetorial da população em situação de rua durante a emergência sanitária em Belo Horizonte. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO, RAFAELA ALVES ; DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA ; MACHADO, A. R. ; PAES-SOUSA, ROMULO . 'Nem quero ser causa, nem caso. Só quero o meu direito': acesso das pessoas em situação de rua que fazem uso de álcool e outras drogas à RAPS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, M. C. A. ; FERREIRA COELHO SILVA, PALOMA ; PAES-SOUSA, ROMULO . Cuidado entre pares: a importância da valorização dos saberes das populações vulnerabilizadas sobre a própria saúde. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIGUEIREDO, I. V. O. ; CASTRO, M. S. M. ; PAES-SOUSA, R . Judicialização da Saúde e Desigualdade de Acesso no Brasil. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAES-SOUSA, ROMULO . La centralidad de la ar,culación entre los sistemas de salud y la protección social: el impacto de los determinantes sociales de la salud. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVEIRA, F. ; ROMERO, J. P. ; FREITAS, E. ; BRITTO, G. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Mapping the Sustainable Development: a network-based approach for achieving the SDGs. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIREDO, I. V. O. ; MIRANDA, W. D. ; CASTRO, MÔNICA SILVA MONTEIRO ; FERNANDES, GUSTAVO LÚCIUS ; SILVA, G. D. M. ; MAGALHÃES JÚNIOR, HELVÉCIO MIRANDA ; SANTOS, F. P. ; PAES-SOUSA, R . Panorama da Judicialização na Pandemia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIGUEIREDO, I. V. O. ; GOMES, G. C. L. ; MIRANDA, W. D. ; MAGALHAES JUNIOR, H. M. ; SANTOS, F. P. ; CASTRO, M. S. M. ; PAES-SOUSA, R . A jurimetria da judicialização da saúde: uma proposta de variáveis obrigatórias para a petição inicial do processo judicial eletrônico (PJE). 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA, FABRÍCIO ; MIRANDA, W. D. ; PAES-SOUSA, R . Estimativas do efeito COVID-19 sobre os ODS relacionados à saúde. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES, LUÍSA DA MATTA MACHADO ; SILVEIRA, FABRÍCIO ; MIRANDA, W. D. ; SILVA, G. D. M. ; MARTINS, A. L. J. ; PAES-SOUSA, R . A Agenda 2030 enquanto instrumento norteador de tomada de decisões em políticas publicas de saúde para o fortalecimento de sistemas de saúde no pós-COVID-19. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ERVILHA, I. C. ; PAES-SOUSA, ROMULO . III Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PAES-SOUSA, RÔMULO . 1º Simpósio de Doenças Negligenciadas Fiocruz-Novartis: foco em doença de Chagas e Hanseníase. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUSA, RP ; TEIXEIRA, S. H. O. ; PEREIRA, D. B. ; CERQUEIRA, B. . Reunião Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - Plano de Governo MG. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, RP . Impacto das políticas de austeridade na saúde na disciplina Seminário em Saúde Coletiva. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUSA, RP . Com quantos dados e informações se desenham políticas públicas?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAYORGA, C. ; CORGHI, F. ; SOUSA, RP ; CROCCO, M. A. . Fórum Quadrilátero Ferrífero e os ODS: Visões de Futuro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, RP . Ciclo de Debates do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG do segundo semestre de 2018. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUSA, RP . Sessão Científica do Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz Bahia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUSA, RP . The south-south learning on Conditional cash transfers training workshop. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, RP ; KUGLER, A. ; GALIANI, S. . Smarter politics for good economics: listening to citizens` preferences for better design of social programs. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. P. ; SOUSA, RP . The Human Development Forum. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, RP ; COELHO, V. S. P. ; ZHANG, X. ; YU, D. . FHS at the 2nd Global Symposium on Health Systems Research. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUSA, RP . International Symposium on Child Poverty and Development. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DUARTE, E. C. ; SCHNEIDER, M. C. ; PAES-SOUSA, R. ; CASTILLO-SALGADO, C. . Association between proportion of adolescent mothers and demographic variables in Brazil, 1999: an ecological study. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCHNEIDER, M. C. ; DUARTE, E. C. ; PAES-SOUSA, R. ; SILVA JÚNIOR, J. B. ; CASTILLO-SALGADO, C. . Desigualdades en atención a la salud en Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DUARTE, E. C. ; SCHNEIDER, M. C. ; PAES-SOUSA, R. ; SILVA JÚNIOR, J. B. ; CASTILLO-SALGADO, C. . Health inequality, life expectancy and mortality in Brazil (1999). 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DUARTE, E. C. ; SCHNEIDER, M. C. ; PAES-SOUSA, R. ; SILVA JÚNIOR, J. B. ; CASTILLO-SALGADO, C. . Health inequalities: life expectancy and mortality in Brazil (1999). 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAES-SOUSA, R. ; DUARTE, E. C. ; SCHNEIDER, M. C. ; SILVA JÚNIOR, J. B. . Health inequality, homicides and traffic accidents in Brazil (1999). 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAES-SOUSA, R. . Mortalidade e desigualdade ambiental em Belo Horizonte. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAES-SOUSA, R. . Desigualdade em saúde e nutrição. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAES-SOUSA, R. . Atlas das Desigualdades em Saúde no Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAES-SOUSA, ROMULO . História, compromissos e relevância: celebrando os 30 anos da Revista Ciência & Saúde 2025 (Ciência & Saúde Coletiva).
-
PAES-SOUSA, ROMULO ; BARTHOLO, L. . Da SAGI à SAGICAD: 20 anos de monitoramento, avaliação e gestão da informação no MDS, 2025. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
ARIAS, J. R. S. ; COSTA, R. B. ; PAES-SOUSA, R . As Políticas de Saúde do Pará na Primeira República. Belém, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MIRANDA, W. D. ; SILVEIRA, F. ; SOUSA, RP . Epidemiologia, População e Determinantes Sociais e Ambientais da Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2020 (Folder).
-
RASELLA, D. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . forecasting the impact of a conditional cash transfer programme on Tuberculosis in Brazil.. New York: UN Sustainable Development Knowledge Platform,, 2016 (folder).
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; ALMUDENA, F. ; HILDEBRANDT, L. ; SAAD, L. ; PERCH, L. . Social Protection in the Context of Sustainable Development: challenges and opportunities. Rio de Janeiro: Athalaia Gráfica e Editora Ltda, 2016 (manual).
-
PAES-SOUSA, RÔMULO . The Brazil Without Extreme Poverty Pan: Using policy integration ande adaptation to rech ambitious goals. Rio de Janeiro: Athalaia Gráfica e Editora Ltda, 2016 (manual).
-
JUNGMAN, L. ; SAAD, L. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Moving Forward on Social Protection in the 2030 Agenda. Rio de Janeiro: Athalaia Gráfica e Editora Ltda, 2016 (manual).
-
PAES-SOUSA, RÔMULO . Monitoramento e avaliação de programas sociais: uma introdução aos conceitos e técnicas. Brasília, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; XIULAN, P. Y. ; CONSTANINE J, Z. . Building mutual understanding for effective development. londres: IDS POLICY BRIEFING 66, 2014 (folder).
-
SOUSA, R. P. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Avaliação de políticas públicas. Porto Alegre, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PAES-SOUSA, RÔMULO ; REGALIA, F. ; STAMPINI, M. . Conditions for success in implementing CCT programs: Lessons for Asia from Latin America and the Caribbean. Washington: IDB Policy Brief ; 192, 2013 (manual).
-
PAES-SOUSA, RÔMULO . Evaluating social protection policies: lessons from Brazil. Brighton:: IDS Policy Briefing 34, 2013 (folder).
-
PAES-SOUSA, RÔMULO . Socio-economic and environmental differentials, and mortality in a developing urban area Belo Horizonte ? Brazil 2010 (tese de doutorado).
-
PAES-SOUSA, R. . Medindo a desnutrição infantil no semi-árido. Site Projeto Brasil, 2005.
-
PAES-SOUSA, R. ; RAMALHO, W. M. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. G. ; SILVA, M. M. ; BRAGA, J. U. ; SILVA, R. ; CORDEIRO, L. D. ; ESCAMILLA, J. A. . Atlas de saúde do Brasil - 2004 (Formato CD-Rom). Brasília: Ministério da Saúde, 2004 (Manual).
-
CRUZ, V. S. ; PAES-SOUSA, R. . Manual de gestão do colegiado de gestão da SESMA. Belém do Pará: SESMA, 2003 (Manual).
-
PAES-SOUSA, R. ; DUARTE, E. C. ; SCHNEIDER, M. C. ; RAMALHO, W. M. ; SARDINHA, L. V. ; SILVA JÚNIOR, J. B. ; CASTILLO-SALGADO, C. . Epidemiologia das desigualdades em saúde no Brasil, um estudo exploratório: resumo. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2002 (Folder).
-
PAES-SOUSA, R. ; OPAS ; Sistemas de informação geográfica em saúde: conceitos básicos. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2002. (Tradução/Livro).
Outras produções
MARTINS, A. L. J. ; SILVA, G. D. M. ; PAES-SOUSA, ROMULO ; SILVEIRA, F. ; COSTA, ANA CRISTINA DE OLIVEIRA . Assessoria Técnica da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA 2030) para a Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CNODS). 2024.
PAES-SOUSA, ROMULO . Consultoria ao UNDP para Guiné-Bissau. Apoio ao desenvolvimento do principal programa de Proteção Social do UNDP para Guiné-Bissau. 2024.
PAES-SOUSA, ROMULO . Consultoria ao Banco Mundial. Social Protection & Labor AFRICA. Apresentação ao Governo dos Camarões a experiência brasileira de políticas de proteção social sobre a evolução dos arranjos institucionais e as lições aprendidas sobre as suas vantagens e desvantagens relativas e reflexões para o futuro. 2024.
PAES-SOUSA, ROMULO . Consultoria ao UNDP para o Suriname. Assessoria ao programa 'Leaving No One Behind, Building Resilience, and Improving Livelihoods of Indigenous and Tribal Peoples (ITPs)'. 2023.
PAES-SOUSA, ROMULO . Consultoria ao UNDP para Armênia. Análise e apresentação de recomendações para políticas nacionais relacionadas à resposta à COVID-19 na área de proteção social. 2021.
PAES-SOUSA, ROMULO . Consultoria à OPAS em indicadores de sustentabilidade em saúde. Desenho de indicadores de sustentabilidade em saúde para Brasil; desenvolvimento de indicadores para monitorar o componente de saúde da Agenda 2030 para o Brasil. 2021.
PAES-SOUSA, ROMULO . Consultoria ao UNDP na elaboração do documento para o projeto 'COVID-19 Rapid Financing Facility Response and Recovery Project' e apoio ao Suriname na recuperação socioeconômica pós-COVID-19. 2020.
PAES-SOUSA, ROMULO . Consultoria ao UNDP para Venezuela sobre transferência de renda condicionada. Avaliação de políticas para a introdução de condicionalidade em um programa não-condicional. 2018.
PAES-SOUSA, ROMULO . Consultoria ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (Divisão de Proteção Social e Saúde). Estratégia integrada de proteção social e inclusão econômica para Honduras. 2018.
PAES-SOUSA, ROMULO . Consultoria ao UNDP para o Governo das Ilhas Maurício. Revisão da política de proteção social: responsável pela elaboração do contrato social e por fornecer recomendações de políticas para a estratégia de implementação do Plano Marshall. 2016.
PAES-SOUSA, ROMULO . Consultoria ao UNDP para o Governo de Cabo Verde. Enviado à reunião do Conselho Ministerial para definir a implementação da Agenda 2030. 2016.
VAITSMAN, Jeni ; RODRIGUES, R. W. S. ; PAES-SOUSA, R. . Planejamento e Coordenação Geral do 'Catálago de indicadores de Monitoramento dos Programas do MDS' (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Governo do Brasil). 2007.
COLUGNATI, F. A. B. ; SOUZA, R. D. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Comitê Científico de assessoramento ao município de Juiz de Fora (MG) no âmbito do Gabinete de Gestão da Crise da COVID-19. 2021.
NOBREGA, A. C. L. ; SILVA JUNIOR, A. G. ; MEDRONHO, R. A. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Comitê Técnico-Científico Consultivo para Enfrentamento da COVID-19 no município de Niterói. 2021.
COSTA, ANA CRISTINA DE OLIVEIRA ; MARTINS, A. L. J. ; CAFFARO, A. J. T. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Nota Técnica - Promoção da igualdade étnico-racial na Agenda 2030: apontamentos sobre a construção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 18. 2024.
PAES-SOUSA, ROMULO . Poverty Reduction and Women's Empowerment in the Cashew Nuts Economy of Guinea-Bissau: Inputs for the Project Concept Note, UNDP Guinea Bissau. 2024.
PAES-SOUSA, R. ; KASTRUP, E. . Sobre o esgotamento da arquitetura financeira internacional injusta e novos caminhos para financiar os ODS - CADERNOS CRIS/FIOCRUZ nº 08/2023. 2023.
PAES-SOUSA, R. ; GADELHA, P. . Lideranças globais alertam para o risco de estagnação global na implementação da Agenda 2030 - CADERNOS CRIS/FIOCRUZ nº 08/2023. 2023.
COELHO, V. S. P. ; BLOOM, G. ; PAES-SOUSA, ROMULO ; FIORE, D. C. ; VIANA, A. L. ; IBANEZ, N. ; ARBIX, G. ; MELLO, G. ; CERON, M. . Governança e Coordenação no SUS - Aprendendo com a pandemia de COVID-19. 2023.
PAES-SOUSA, ROMULO . Leaving No One Behind, Building Resilience, and Improving Livelihoods of Indigenous and Tribal Peoples (ITPs) in Suriname. Blueprint and policy framework. Report prepared for JP LNOB (Suriname). 2023.
PAES-SOUSA, ROMULO . Leaving No One Behind, Building Resilience, and Improving Livelihoods of Indigenous and Tribal Peoples (ITPs) in Suriname: Integrated Policy Framework and pilot programme. Report Prepared for JP LNOB (Suriname). 2023.
MARTINS, A. L. J. ; PAES DE SOUSA, R. . Integrando peacebuilding e saúde mental: sinergias para intervenções mais eficazes e bem-sucedidas. 2022.
PAES DE SOUSA, R. . Saúde no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD): Observação permanente e intervenções eventuais. 2022.
PAES DE SOUSA, R. . PNUD e a agenda do clima: foco na implementação. 2022.
MARTINS, A. L. J. ; PAES-SOUSA, R. . PNUD - Índice Global de Segurança Sanitária: 2021 GHS Index: métricas para um mundo muito perigoso e países que não querem aprender. 2022.
MARTINS, A. L. J. ; PAES DE SOUSA, R. . As potências da flexibilidade de financiamento dos recursos regulares para o PNUD. 2022.
MARTINS, A. L. J. ; PAES DE SOUSA, R. . Fim de um ciclo e perspectivas de novos direcionamentos do PNUD. 2022.
PAES-SOUSA, R ; MUCHAGATA, M. R. C. S. G. ; FERNANDES, LUÍSA DA MATTA MACHADO ; MIRANDA, W. ; ARAUJO, Z. G. ; SANTOS, F. P. . Desafios do g100 para a implementação da Agenda 2030. 2022.
PAES-SOUSA, R ; SANTOS, F. P. ; MAGALHÃES JÚNIOR, HELVÉCIO MIRANDA ; CASTRO, MÔNICA SILVA MONTEIRO ; MIRANDA, W. D. ; SILVA, G. D. M. ; FIGUEIREDO, I. V. O. ; FERNANDES, GUSTAVO LÚCIUS . Relatório da Análise Realizada nas Bases de Dados do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e do Núcleo de Atendimento à Judicialização da Saúde. 2022.
PAES-SOUSA, R ; SANTOS, F. P. ; MAGALHAES JUNIOR, H. M. ; CASTRO, MÔNICA SILVA MONTEIRO ; MIRANDA, W. D. ; SILVA, G. D. M. ; FIGUEIREDO, I. V. O. ; FERNANDES, GUSTAVO LÚCIUS . Relatório Complementar da Análise Realizada nas Bases de Dados do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e do Núcleo de Atendimento à Judicialização da Saúde. 2022.
PAES-SOUSA, R ; SANTOS, F. P. ; MAGALHÃES JÚNIOR, HELVÉCIO MIRANDA ; CASTRO, MÔNICA SILVA MONTEIRO ; MIRANDA, W. D. ; SILVA, G. D. M. ; FIGUEIREDO, I. V. O. ; FERNANDES, GUSTAVO LÚCIUS . Análise por prestadores de serviço de pacientes com câncer de cólon, brônquios e pulmões, mama, próstata e encéfalo atendidos pelo SUS-BH, 2014 a 2019. 2022.
JARDIM, LETICIA LEMOS ; MARINHO, RAFAELA ALVES ; SILVEIRA, F. ; SANTOS, F. P. ; PAES-SOUSA, R . Recomendações para o planejamento e programação do ObservaSaúde. 2022.
SILVA, G. D. M. ; JARDIM, LETICIA LEMOS ; SILVEIRA, FABRÍCIO ; SANTOS, F. P. ; PAES-SOUSA, R . Painel de indicadores do Observa Saúde e diagnóstico preliminar da evolução recente dos indicadores relacionados à saúde no país. 2022.
JARDIM, LETICIA LEMOS ; MARINHO, R A ; SILVEIRA, FABRÍCIO ; SANTOS, F. P. ; PAES-SOUSA, R . Observatórios de saúde no mundo: lições para o planejamento do ObservaSaúde. 2022.
TASCA, RENATO ; MASSUDA, A. ; SANTOS, F. P. ; PAES-SOUSA, R ; SILVEIRA, FABRÍCIO ; FERNANDEZ, M. ; FERNANDES, L. M. M. ; LOTTA, G. . ObservaSaúde: Observatório de Desigualdade em Saúde do CNS. 2022.
SILVEIRA, FABRÍCIO ; SILVA, GABRIELA DRUMMOND MARQUES DA ; PAES-SOUSA, R . Índice de desenvolvimento sustentável da saúde: uma proposta para o monitoramento e avaliação da saúde nos municípios brasileiros para a Agenda 2030. 2022.
SILVEIRA, FABRÍCIO ; SILVA, G. D. M. ; JARDIM, LETICIA LEMOS ; SANTOS, F. P. ; PAES-SOUSA, R . Diagnóstico das brechas internas de saúde do Brasil: desigualdades em saúde no território. 2022.
SILVEIRA, FABRÍCIO ; SILVA, G. D. M. ; DA MATTA MACHADO FERNANDES, L ; MIRANDA, W. D. ; PAES-SOUSA, R . Diagnóstico das brechas externas de saúde do Brasil. 2022.
SILVEIRA, F. ; SILVA, G. D. M. ; FERNANDES, LUÍSA DA MATTA MACHADO ; MIRANDA, W. D. ; PAES-SOUSA, R . A saúde brasileira nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: caminhos possíveis para aceleração das metas nacionais. 2022.
FERNANDES, L. M. M. ; SILVA, G. D. M. ; MARTINS, A. L. J. ; MAGALHAES JUNIOR, H. M. ; PAES-SOUSA, R . Relatório de 2021 do Projeto Alcance das políticas de proteção social e de saúde do município de Belo Horizonte para a população em situação de rua frente à pandemia da COVID-19. 2022.
MARTINS, A. L. J. ; PAES-SOUSA, R. . O tema Saúde nas Nações Unidas: complementação e conflito. 2022.
PAES-SOUSA, ROMULO ; SANTOS, F. P. ; MAGALHÃES JÚNIOR, HELVÉCIO MIRANDA ; CASTRO, MÔNICA SILVA MONTEIRO ; MIRANDA, W. D. ; SILVA, G. D. M. ; FIGUEIREDO, I. V. O. ; DINIZ, R. C. . Análise preliminar dos dados de pacientes oncológicos registrados na SMS/PBH e dos processos sobre saúde registrados no SIGAF - Módulo Judicial. 2021.
PAES-SOUSA, ROMULO ; SANTOS, F. P. ; MAGALHÃES JÚNIOR, HELVÉCIO MIRANDA ; CASTRO, MÔNICA SILVA MONTEIRO ; MIRANDA, W. D. ; SILVA, G. D. M. ; FIGUEIREDO, I. V. O. . Análise preliminar da qualidade dos dados e descrição dos processos registrados no SIGAF - Módulo Judicial. 2021.
PAES-SOUSA, ROMULO ; SANTOS, F. P. ; MAGALHÃES JÚNIOR, HELVÉCIO MIRANDA ; CASTRO, MÔNICA SILVA MONTEIRO ; MIRANDA, W. D. ; SILVA, G. D. M. ; FIGUEIREDO, I. V. O. ; DINIZ, R. C. . Análise preliminar da qualidade dos dados e descrição das informações registradas na SMS/PBH. 2021.
MARTINS, A. L. J. ; SOUZA, A. A. ; SILVEIRA, FABRÍCIO ; SILVA, G. D. M. ; FERNANDES, LUÍSA DA MATTA MACHADO ; MUCHAGATA, M. R. C. S. G. ; MIRANDA, W. D. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Políticas públicas, desigualdades regionais e a evolução dos ODS relacionados à saúde no Brasil. Relatório de Pesquisa. EFA 2030. 2021.
Buss, Paulo Marchiori ; PAES-SOUSA, ROMULO ; SILVEIRA, F. ; JARDIM, LETICIA LEMOS ; MARTINS, A. L. J. . Mapping the accelerators of the sustainable development goals in Brazil: the multilateral agencies initiatives for accelerating the health targets and/or mitigating the effects of the COVID-19 pandemic, PAHO. 2021.
FERNANDES, L. M. M. ; SILVEIRA, F. ; PAES-SOUSA, ROMULO ; SANTOS, F. P. . Inventário dos indicadores de saúde para o monitoramento dos ODS no território brasileiro, OPAS-CNS. 2021.
FERNANDES, L. M. M. ; SILVEIRA, F. ; PAES-SOUSA, ROMULO ; SANTOS, F. P. . Diagnóstico das demandas e prioridades informativas do Conselho Nacional de Saúde. Relatório técnico de pesquisa, OPAS-CNS. 2021.
FERNANDES, L. M. M. ; SILVA, G. D. M. ; MARTINS, A. L. J. ; SOUZA, A. A. ; SILVEIRA, F. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Estudo comparativo das plataformas internacionais e do Brasil quanto aos indicadores de saúde da Agenda 2030. Produto para o Ministério da Saúde. 2021.
MARTINS, A. L. J. ; SILVEIRA, F. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Análise dos Relatórios Voluntários Nacionais na Agenda 2030 sob a perspectiva da saúde: 2019-2020. Produto para o Ministério da Saúde. 2021.
PAES-SOUSA, ROMULO . Social Protection reform in Armenia and the opportunities for UNDP sectoral action, UNDP Armenia. 2021.
PAES-SOUSA, ROMULO . Mitigating Impact of COVID-19 on Indigenous and Tribal People in Suriname, UNDP Suriname. 2021.
SILVEIRA, F. ; FERNANDES, L. M. M. ; SANTOS, F. P. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Diagnóstico das brechas de saúde no Brasil, OPAS Brasil. 2021.
SILVEIRA, F. ; FERNANDES, L. M. M. ; SANTOS, F. P. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Proposta de Painel de Monitoramento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável relacionados à saúde pelo Conselho Nacional de Saúde, OPAS Brasil. 2021.
PAES-SOUSA, ROMULO ; FERNANDES, L. M. M. . Mitigating Impact of COVID-19 on Indigenous and Tribal People in Suriname, UNDP. 2020.
SILVEIRA, F. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Saúde em 2030: uma análise comparativa da evolução dos países da América Latina e Caribe nos indicadores relacionados à saúde. Relatório de Pesquisa. EFA 2030. 2020.
MARTINS, A. L. J. ; SILVEIRA, F. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Análise dos Relatórios Voluntários Nacionais na Agenda 2030 sob a perspectiva da saúde: 2016-2018. Produto para o Ministério da Saúde. 2020.
PAES-SOUSA, ROMULO . The state of social protection in Armenia and the socioeconomic measures to address the impact of COVID-19 in the country, UNDP Armenia. 2020.
NAKICENOVIC, N. ; GRUBLER, A. ; LEININGER, J. ; ZIMM, C. ; CLARKE, G. ; EBI, K. ; MESSNER, D. ; ROCKSTROM, J. ; LEEUW., S. V. D. ; PAES-SOUSA, ROMULO ; et al. . TWI2050. Innovations for Sustainability. Pathways to an efficient and post-pandemic future. Report prepared by The World in 2050 initiative. International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), Laxenburg, Austria. 2020.
ABRAMO, L. ; GRIMBERG, M. ; REIS, T. ; CECCHINI, S. ; ULLMANN, H. ; SOUSA, RP ; BENGOA, C. G. . Universal Health in the 21st Century: 40 Years of Alma-Ata. 2019.
NOWAK-GARMER, R. ; PAES-SOUSA, ROMULO ; OLIVIER, M. ; BARCA, V. ; FROTA, L. ; SINHA, S. ; DAFULEYA, G. . The State of Social Assistance in Africa. 2019.
MARTINS, A. L. J. ; SILVEIRA, F. ; OLIVEIRA, C. M. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Os indicadores para o monitoramento e avaliação da saúde na Agenda 2030. EFA 2030. 2019.
SILVEIRA, F. ; MARTINS, A. L. J. ; PAES-SOUSA, ROMULO . Inventário das plataformas para monitoramento e avaliação da saúde para a Agenda 2030, EFA 2030. 2019.
PAES-SOUSA, R. ; SANTOS, L. M. P. . Measuring the impact of Bolsa Familia Program based on data form health and nutririon days (Brazil). 2009.
PAES-SOUSA, R. . Avaliação da Proposta para Estabelecimento de Novos Critérios na Distribuição de Recursos aos Municípios para as Campanhas Vacinais no Estado do Pará. 2003.
PAES-SOUSA, R. ; CRUZ, V. S. . Avaliação e acompanhamento do modelo de gestão da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Belém (SESMA). 2003.
PAES-SOUSA, R. . Relatório de Atividades de Prestação de Serviços do Projeto Atlas de Desigualdade em Saúde no Brasil. 2002.
PAES-SOUSA, RÔMULO . Socio-economic and environmental differentials, and mortality in a developing urban area (Belo Horizonte - Brazil). PhD thesis,. 2000.
PAES-SOUSA, ROMULO . Em entrevista, Rômulo Paes de Sousa, presidente da Abrasco, avalia os desafios e perspectivas da saúde em 2025. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAES-SOUSA, ROMULO . Sem Censura recebe Thaissan Passos, Camila Farani e Rômulo Paes De Sousa. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAES-SOUSA, ROMULO . SUS E MEIO AMBIENTE: ENCONTRO NACIONAL DISCUTE DESIGUALDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
AVRITZER, L. ; BOTELHO, C. ; SALOMAO, M. M. M. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Resultados Eleitorais de 2024 e o Contexto Político Nacional: o Retrato da Hora e as Perspectivas de Futuro. 2024.
Hara Flaeschen ; PAES DE SOUSA, R. ; Deisy Ventura ; Rosana Onocko Campos . É preciso criar um futuro que se distancie do ?cemitério continental? que chamamos de país. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAES-SOUSA, ROMULO ; Rosana Onocko Campos . Uma necessária integração latino-americana na Saúde. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAES-SOUSA, ROMULO . Governo reativa políticas de saúde nos primeiros 100 dias. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAES-SOUSA, RÔMULO ; COTTA, T. C. S. ; JANNUZZI, P. M. ; BRONZO, C. . Semana Acadêmica 2022 do Mestrado Profi ssional , da mesa redonda : 'Políti casPúblicas : Informadas/Baseadas em Evidências'. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PAES-SOUSA, RÔMULO . O que falta divulgar sobre a Coronavac ? e o que se sabe até agora. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUSA, RP . THE POPULAR SHOW LIVE: Brazilian Carnage. 2021.
PAES-SOUSA, RÔMULO . Brasil deve ter retrocesso de 15 anos na taxa de pobreza O impacto da pandemia no longo prazo será a redução da expectativa de vida e o aumento da taxa de mortalidade nos países.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAES-SOUSA, RÔMULO ; PADILHA, A. ; CARVALHO, V. ; GOES, S. . Live das 5 com Vinícius Carvalho e Sara Goes. 2021.
PAES-SOUSA, RÔMULO . Entrevistado sobre COVID-19. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUSA, RP . Reunião com o Comitê Científico do Gabinete de Crise da PJF. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
PAES-SOUSA, RÔMULO . Reunião virtual Extraordinária da Comissão de Saúde e BemEstar Social da Câmara Municipal de Niterói.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
PAES-SOUSA, RÔMULO . COVID-19 no Brasil - Vacinação | Globo News 03/04/2021. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAES-SOUSA, RÔMULO . COVID-19 no Brasil - Vacinação | Globo News 13/03/2021. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAES-SOUSA, RÔMULO . 1º Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na COVID-19. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PAES-SOUSA, RÔMULO . Centro de Estudo - Brevíssimo inventário dos fracassos no enfrentamento da COVID-19 no Brasil. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
BARRETO, M. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Brazil, Peru demonstrate broad benefits of cash transfer programs. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PAES-SOUSA, RÔMULO . COVID-19 no Brasil - Vacinação | Globo News 27/03/2021. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUSA, RP . 'Bom isolamento mina o próprio isolamento da COVID-19'. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUSA, RP ; TEIXEIRA, S. H. O. ; PEREIRA, D. B. ; CERQUEIRA, B. . Reunião Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - Plano de Governo MG. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUSA, RP ; NEVES, R. ; MEDRONHO, R. ; SILVA JUNIOR, A. G. . Dados do Comitê Técnico Científico comprovam acertos de Niterói no combate à pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUSA, RP ; MEDRONHO, R. ; NEVES, R. ; SILVA JUNIOR, A. G. . Comitê científico recomenda maior atenção nas barcas e terminal rodoviário em Niterói. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUSA, RP . Saiba por que Niterói adiou mudança de fase na flexibilização da pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MAAKAROUN, B. ; SOUSA, RP . A morte da empatia e a vitória da indiferença. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
PAES-SOUSA, RÔMULO ; GOES, E. ; LOPES, F. . Webinário sobre desigualdades em saúde no Brasil. 2020.
SOUSA, RP . Impactos da COVID-19 na América Latina. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUSA, RP . Webinar: Universal Health Coverage - Lessons From the Global South. 2020.
SOUSA, RP ; NOBREGA, A. C. L. ; SILVA JUNIOR, A. G. ; MEDRONHO, R. A. . Comitê Científico de Niterói: vacina não reduz a necessidade de proteção Cientistas recomendam manter isolamento, temem aumento da doença e alertam para necessidade de ampliar leitos hospitalares. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Thomas Hone, PhD ; MIRELMAN, A. J. ; RASELLA, D. ; SOUSA, R. P. ; BARRETO, M. L. ; MILLETT, C. ; SOUSA, RP . Effect of economic recession and impact of health and social protection expenditures on adult mortality: a longitudinal analysis of 5565 Brazilian municipalities. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Thomas Hone, PhD ; MIRELMAN, A. J. ; RASELLA, D. ; PAES-SOUSA, R. - organizador ; BARRETO, M. L. ; ROCHA, R. ; MILLETT, C. ; SOUSA, RP . Estudo inédito atribui 31 mil mortes no Brasil a efeitos da recessão. 2019.
Thomas Hone, PhD ; MIRELMAN, A. J. ; RASELLA, D. ; PAES-SOUSA, R. - organizador ; BARRETO, M. L. ; ROCHA, R. ; MILLETT, C. ; SOUSA, RP . Estudo associa crise econômica ao aumento de 31 mil mortes no Brasil. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Thomas Hone, PhD ; MIRELMAN, A. J. ; RASELLA, D. ; SOUSA, RP ; ROCHA, R. ; BARRETO, M. L. ; MILLETT, C. . Recessão fez mortalidade subir no Brasil, diz estudo. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUSA, RP . The Lancet | Crise econômica no Brasil mata mais populações pobres. 2019.
SOUSA, RP . 30 mil mortes no Brasil estariam associadas ao desemprego desde 2012, dizem pesquisadores. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUSA, RP . Recessão ?matou? 31 mil pessoas. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUSA, RP . Estudo mostra que, em cinco anos, recessão econômica provocou 31 mil mortes no Brasil. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUSA, RP . Taxa de mortalidade no Brasil aumentou durante crise econômica. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUSA, RP . Mais de 31 mil pessoas morreram em decorrência da recessão, diz estudo. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUSA, RP . Recessão resultou na morte de 31,4 mil brasileiros, diz pesquisa internacional. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUSA, RP . The Lancet ? A recessão econômica no Brasil resultou em um número maior de mortes em populações vulneráveis. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUSA, RP . Mais de 31 mil pessoas morreram em decorrência da recessão, diz estudo. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUSA, RP . Crescimento do desemprego aumenta taxa de mortalidade. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUSA, RP . Desemprego e redução de investimentos aumentaram a taxa de mortalidade. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUSA, RP . Desemprego e redução de gastos públicos aumentaram mortalidade, diz estudo. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SOUSA, RP . Desemprego e redução de investimentos em proteção social e saúde aumentaram taxa de mortalidade, diz estudo. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
RASELLA, D. ; SOUSA, RP . Estudo internacional prevê elevação da mortalidade infantil em 8,6% com redução de programas sociais. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RASELLA, D. ; SOUSA, RP . Política de austeridade elevará mortalidade infantil em 8,6% até 2030, diz estudo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RASELLA, DAVIDE ; SOUSA, RP . Com ajuste fiscal, Brasil pode ter 20 mil mortes a mais de crianças até 2030. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RASELLA, DAVIDE ; SOUSA, RP . Política de austeridade elevará mortalidade infantil em 8,6% até 2030, diz estudo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RASELLA, DAVIDE ; SOUSA, RP . Mortalidade infantil impõe queda de braço com ajuste fiscal de Temer. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RASELLA, DAVIDE ; SOUSA, RP . Medidas de austeridade podem aumentar a mortalidade infantil no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RASELLA, DAVIDE ; SOUSA, RP . Redução de gasto na Saúde afeta mortalidade infantil, diz estudo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RASELLA, DAVIDE ; SOUSA, RP . Quem paga a conta. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RASELLA, DAVIDE ; SOUSA, RP . Mortalidade de crianças no Brasil aumentou após 15 anos de queda no índice. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUSA, R. P. ; BARRETO, M. L. ; ROCHA, R. ; PAES-SOUSA, RÔMULO . Artigo: Salvar vidas ou a economia é falso dilema. 2020; Tema: Aumento da distância social é parte de um conjunto mais amplo de iniciativas. (Site).
SOUSA, RP . Ciência e política em tempos de pandemia. 2020; Tema: Ciência e política em tempos de pandemia. (Site).
OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde ; PAES-SOUSA, ROMULO . Special Report on Social Participation in Health and Climate: Supporting Document for the Implementation of the Belém Health Action Plan. 2025. (Editoração/Outra).
PAES-SOUSA, ROMULO . Editor Convidado da Revista Ciência & Saúde Coletiva, Volume 30. 2025. (Editoração/Periódico).
PAES-SOUSA, R. . Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde. 2012. (Comissão Elaboradora).
PAES-SOUSA, R. . Grupo Técnico para Definição da Nova Classe Média. 2011. (Comissão de Avaliação).
PAES-SOUSA, R. . World Bank Social Protection & Labor Strategy Consultations. 2011. (Participação em processo de consulta internacional).
PAES-SOUSA, R. . Programa de Avaliação para a Qualificação do Sistema Único de Saúde. 2011. (Comitê Técnico Monitoramento e Avaliação).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Desenvolvendo um protocolo para atendimento da População em Situação de Rua em uso prejudicial de álcool e outras drogas na Rede de Atenção Psicossocial, Descrição: Esta pesquisa, coordenada por Rômulo Paes de Sousa e Anelise Andrade de Souza, visa a construção e validação do protocolo de atendimento da População em Situação de Rua (PSR) pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Pretende-se ampliar e qualificar o acesso para essa população aos cuidados relacionados ao uso prejudicial de álcool e outras drogas na rede de saúde mental, mitigando suas vulnerabilidades. Uma vez desenvolvido, o protocolo será validado no município de Belo Horizonte, junto a gestores de serviços-chave na RAPS, e apresentado em formato de replicabilidade nacional. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Coordenador / Helvécio Miranda Magalhaes Junior - Integrante / DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA - Integrante / MARINHO, RAFAELA ALVES - Integrante / ANDRADE DE SOUZA, ANELISE - Integrante.
-
2025 - Atual
Diagnóstico Políticas de Saúde: processos relacionados a cobertura vacinal e filas de consultas e exames especializados em municípios mineiros selecionados, Descrição: Considerando as prioridades do Ministério da Saúde no que tange ao aumento da Cobertura Vacinal e soluções para a Diminuição de Filas de Consultas e Exames Especializados, o projeto busca compreender as razões dos vazios assistenciais do SUS na APS e na rede especializada e como se dá a organização dos serviços em relação a sua gestão, regulação e seu modelo de assistência nestas duas áreas, tendo como condições marcadoras a cobertura vacinal e as filas de espera para consultas e exames especializados, com o objetivo de contribuir para melhor organização do SUS nos municípios mineiros selecionados para o estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Integrante / DOS SANTOS, FAUSTO PEREIRA - Coordenador / Alexia Luciana Ferreira - Integrante / Maria Angélica Salles Dias - Integrante / Maria da Ajuda Luiz dos Santos - Integrante.
-
2025 - Atual
Políticas de Transferência de Renda e População em Situação de Rua: Desafios e Perspectivas a partir do caso de Belo Horizonte, Descrição: O objetivo central desta investigação, coordenada por Rômulo Paes de Sousa e Anelise Andrade de Souza, é a produção de dados de natureza qualitativa que possam subsidiar a formulação de estratégias eficazes para a prevenção e superação da situação de rua. Ao analisar os desafios e as perspectivas das políticas de transferência de renda voltadas à população em situação de rua, a partir do caso de Belo Horizonte e compreender as possibilidades e limites dos principais benefícios sociais do governo federal Programa Bolsa Família (PBF) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), a pesquisa poderá oferecer subsídios para a eventual ajuste das políticas de transferência de renda direcionadas à população em situação de rua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Coordenador / Ana Luisa Jorge Martins - Integrante / Anelise Andrade de Souza - Integrante / mauro toledo silva rodrigues - Integrante / laura MACIEL FREITAS - Integrante.
-
2025 - Atual
INFORua: divulgação científica com a população em situação de rua, Descrição: Trata-se de um estudo de produção de dados epidemiológicos e publicização da informação para os sujeitos da pesquisa com o intuito de fortalecer a participação, o controle social da População em Situação de Rua (PSR) e sua incidência sobre as políticas públicas voltadas à garantia de direitos. Coordenação: Rômulo Paes de Sousa e Anelise Andrade de Souza.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Coordenador / Helvécio Miranda Magalhaes Junior - Integrante / DE SOUZA, ANELISE ANDRADE - Integrante / joelson rodrigues de souza - Integrante / andre luiz freitas diAS - Integrante.
-
2024 - 2026
Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD): da avaliação à proposta de intervenção, Descrição: O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), criados pela Lei n 12.715, de 17 de setembro de 2012, e regulamentado pelo Decreto n 7.988, de 17 de abril de 2013, foram idealizados para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam no campo da oncologia e da pessoa com deficiência. Tais programas, ao estabelecerem regras de incentivo fiscal para pessoas físicas e jurídicas com a contrapartida de apoio a projetos nas áreas de oncologia e da pessoa com deficiência, têm a expectativa de complementar o financiamento da Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer e a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. O projeto visa avaliar os projetos submetidos aos programas e as instituições que submeteram tais projetos, durante 2013 a 2023, além de propor um painel de indicadores para otimizar os processos de captação, seleção, monitoramento e avaliação dos projetos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Integrante / Wanessa Debôrtoli de Miranda - Integrante / Luísa da Matta Machado Fernandes - Integrante / Fausto Pereira dos Santos - Coordenador / Leonardo Avritzer - Integrante / cassia rita pereira da veiga - Integrante / pedro lima martins de souza - Integrante / johnny vinicius freitas - Integrante.
-
2024 - 2025
Avaliação da percepção e satisfação de usuários e servidores da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte quanto ao serviço ofertado pelos Centros POP e equipes de abordagem de rua no município, Descrição: Este projeto, coordenado por Rômulo Paes de Sousa e Anelise Andrade de Souza, possui como objeto de avaliação a percepção e satisfação de usuários e servidores do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, conhecido popularmente como Centro POP, e o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), também conhecido como Abordagem de Rua em Belo Horizonte. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Coordenador / Helvécio Miranda Magalhaes Junior - Integrante / Wanessa Debôrtoli de Miranda - Integrante / ANDRADE DE SOUZA, ANELISE - Integrante.
-
2024 - Atual
Saúde quilombola: políticas, ambiente e território, Descrição: A população quilombola brasileira é nitidamente uma das populações tradicionais mais negligenciadas nas políticas públicas nacionais, não sendo objeto nem de explicitação em políticas universalistas e nem de políticas focalizadas. Por essa razão, associada ao significativo contingente populacional, à dispersão em sua ocupação no território e a sua identidade cultural própria, são populações com muitas carências socioeconômicas e necessidades desconhecidas pelo poder público. Há comunidades com desafios institucionais particularmente mais complexos, como aquelas que se distribuem em mais de um município. Em vista desse contexto, o presente projeto se caracteriza como um estudo de caso envolvendo uma comunidade quilombola em Minas Gerais, na qual, a partir das diferentes expertises da equipe integrante da pesquisa, será investigada a situação de saúde da comunidade, na perspectiva de seus determinantes socioambientais. Esse olhar será desenvolvido por meio de três eixos analíticos: (i) políticas públicas, (ii) produção social do território e (iii) determinantes ambientais, em particular as condições de saneamento. Em todos os eixos, temas transversais serão abordados, tais como a dimensão de gênero, o racismo estrutural, a violência, a religiosidade e a saúde mental. A pesquisa será organizada com base nos princípios da pesquisa participante, inclusive com a atuação de pesquisadores populares residentes na comunidade. Para a análise conjunta dos eixos de pesquisa, será empregada teoria integradora, tal como a Teoria dos Sistemas Complexos (García, 2000; 2006), adotando-se, ainda uma perspectiva interseccional de análise, evidenciando-se marcadores sociais de diferenças e produtores de desigualdades. O estudo de caso será orientado para fornecer elementos tanto para o entendimento da realidade socioambiental e sanitária local, contribuindo para uma visão abrangente da problemática da saúde quilombola, quanto para fornecer elementos para o aprimoramento e/ou a formulação de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais de enfrentamento das carências identificadas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Integrante / Léo Heller - Coordenador / Celina maria modena - Integrante / Fausto Pereira dos Santos - Integrante / Paloma Ferreira Coelho Silva - Integrante / COSTA, ANA CRISTINA DE OLIVEIRA - Integrante / zelia maria profeta da luz - Integrante / paula dias bevilacqua - Integrante / cibele lima dos santos - Integrante / agda marina ferreira moreira - Integrante.
-
2024 - Atual
Observatório Nacional da Judicialização da Saúde, Descrição: O projeto tem como objetivo criar um observatório nacional para situar os litígios em saúde nos estados e municípios. O ponto de partida é um protótipo denominado JUDJe (judje.com.br), uma infraestrutura de informação que, de forma automática, coleta, sistematiza e divulga dados abertos sobre judicialização da saúde, a partir dos Diários de Justiça Eletrônicos (DJe). Utilizando tecnologias variadas, o Observatório poderá explorar a judicialização em saúde, inicialmente, nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Posteriormente, o modelo desenvolvido será aplicado a todos os estados das regiões Sul e Sudeste. Esses dados permitirão compreender a dinâmica dos processos judiciais, possibilitando à gestão de saúde novos subsídios e uma metodologia que permitirá identificar as falhas nas nos procedimentos de saúde que têm sido objeto de demandas judiciais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Integrante / Mônica Monteiro de Castro - Integrante / Fausto Pereira dos Santos - Coordenador / BARBOSA, JANIO GUSTAVO - Integrante.
-
2024 - Atual
Adaptive Governance in Health Crises Framework: Enhancing Equity and Resilience in Global Health Systems [Estrutura de Governança Adaptativa em Crises de Saúde: Melhorando a Equidade e a Resiliência em Sistemas Globais de Saúde], Descrição: Emergências de saúde pública impactam desproporcionalmente populações vulneráveis e sobrecarregam sistemas de saúde frágeis. Este projeto explorará como as Agências Nacionais de Saúde Pública (NPHAs) podem alavancar a capacidade de instituições acadêmicas e de pesquisa para aprimorar seus papéis na preparação e resposta a emergências em diferentes dimensões. Ao qualificar o papel das NPHAs como articuladoras de diferentes partes interessadas e níveis de intervenção (local, nacional e global), este estudo visa contribuir para o fortalecimento dos sistemas nacionais de saúde com ênfase particular no enfrentamento de emergências de saúde pública, de forma que integrem os princípios de subsidiariedade e solidariedade. Colaboradores da Organização Mundial de Saúde: Ana Lorena Guerrero Torres e Zubin Shroff. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Integrante / Fernando Augusto Bozza - Coordenador / Noelle Coelho Resende - Integrante / Luca Arouca - Integrante / Giorgio Cristofani - Integrante., Financiador(es): World Health Organization - Outra.
-
2023 - 2025
Pavimentando o caminho para o desenvolvimento sustentável na saúde: um guia de priorização de políticas públicas, Descrição: Em contraste com a setorialidade dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODMs), a Agenda 2030 e seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser vistos como uma rede integral e interconectada de objetivos e metas que mesclam as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. A agenda enfatiza que todos os indivíduos devem se beneficiar coletivamente dos frutos do desenvolvimento e que ninguém deve ser deixado para trás. Para sua concretização, o plano prevê a atuação coordenada de governos, empresas e entidades diversas da sociedade civil e academia em um espírito de parceria global. É neste contexto que se faz necessário o desenvolvimento de metodologias transparentes e replicáveis que possam orientar os agentes nas diferentes etapas de implementação dos ODS.Decorridos 5 anos da vigência da Agenda 2030, ainda persistem dificuldades em se traduzir os objetivos nela inscritos em um plano organizado de políticas para alcance das metas globais. Mesmo o Brasil, que teve um papel de destaque na definição da Agenda, carece de políticas e instrumentos relacionados à expectativa transformadora que o compromisso proclama. Para além dos entraves políticos e econômicos que se interpuseram neste primeiro terço de sua vigência, governos, empresas, entidades diversas da sociedade civil e academia enfrentam desafios técnicos de traduzir a agenda global em políticas e práticas de desenvolvimento viáveis. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Coordenador.
-
2023 - 2025
Análise das barreiras e facilitadores de acesso aos equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial destinados ao cuidado em álcool e outras drogas pela população em situação de rua no município de Belo Horizonte/Minas Gerais, Descrição: Apesar da heterogeneidade da População em Situação de Rua (PSR), observa-se que uma das características, muitas vezes, compartilhada, é o uso prejudicial de álcool e outras drogas, além de prevalências importantes de comprometimento da saúde mental. Segundo a Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua, 36 dos entrevistados consideraram o uso prejudicial de álcool e outras drogas como causa isolada de ida para às ruas. No entanto, no projeto Alcance das políticas de proteção social e de saúde do município de Belo Horizonte para a população em situação de rua frente à pandemia da COVID-19 observou-se que os atendimentos em saúde relacionados a este uso totalizaram apenas 3,6 do total de atendimentos para PSR nos serviços de saúde no período de análise. Ainda na pesquisa nacional sobre a PSR, também é mencionado que, dentre os entrevistados, 17 têm histórico de internação psiquiátrica e 28 afirmaram terem passagem por casas ou clínicas para dependentes químicos. Dessa forma, observa-se que para pensar no cuidado em saúde das pessoas em situação de rua é importante também considerar os comprometimentos à saúde mental e àqueles associados ao uso prejudicial de álcool e outras drogas e, elaborar junto a essas pessoas, estratégias que busquem minimizar riscos e danos e a favorecer o acesso a serviços de saúde de acordo com as necessidades de atenção apresentadas. O presente estudo pretende identificar e analisar barreiras e facilitadores no acesso da PSR - que faz uso prejudicial de álcool e outras drogas - aos equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) destinados aos cuidados em álcool e outras drogas do município de Belo Horizonte / MG. Projeto coordenado por Rômulo Paes de Sousa e Anelise Andrade de Souza.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Coordenador / Ana Luisa Jorge Martins - Integrante / DANTAS, ANA CAROLINA DE MORAES TEIXEIRA VILELA - Integrante / ANDRADE DE SOUZA, ANELISE - Integrante / joelson rodrigues de souza - Integrante.
-
2023 - 2025
A saúde da População em Situação de Rua do município de Belo Horizonte a partir do olhar dos Consultórios na Rua: identificação de especificidades e demandas de ações de saúde e proteção social, Descrição: Esta pesquisa, coordenada por Rômulo Paes de Sousa e Anelise Andrade de Souza, tem como foco a saúde da População em Situação de Rua (PSR). Esta é uma das populações mais vulneráveis e muitas vezes invisível, a qual não possui um espaço físico definido na cidade, mas sim pertence a um território fluído, definido por um sistema de objetos e ações, sendo produto indissociável, solidário e contraditório das relações sociais. De acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR), ela é composta por um grupo populacional diverso, tendo em comum a pobreza extrema, vínculos familiares fragilizados ou rompidos e inexistência de moradia convencional regular. As especificidades e a complexidade dos fatores envolvidos no cotidiano das pessoas em situação de rua desafiam os vários setores e serviços da sociedade, dentre eles o Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, o Ministério da Saúde (MS) vem apresentando iniciativas dirigidas à atenção a esse grupo, dentre elas os Consultórios na Rua. Os Consultórios na Rua nasceram como um dispositivo que objetiva garantir acesso a essa população aos cuidados em saúde, tendo como uma de suas atribuições a articulação da Rede de Saúde e Intersetorial, em reconhecimento à multiplicidade de necessidades dessas pessoas e a partir de concepção ampliada de saúde. Diante do exposto, o objetivo deste estudo, é identificar, a partir dos dados dos Consultórios na Rua, o perfil socioeconômico, demográfico e de saúde da PSR do município de Belo Horizonte atendida pelos Consultórios de Rua e, a partir desse perfil, entender quais são as principais demandas relacionadas à oferta de serviços de saúde e proteção social no município. Espera-se a partir dos resultados deste estudo contribuir para a manutenção, ampliação e/ou planejamento de políticas de saúde e proteção social que possam resultar em efeitos positivos na situação de saúde destas pessoas, a partir de intervenções compatíveis com as demandas identificadas, fornecendo insumos para a tomada de decisão e para a construção de políticas públicas sustentáveis e mais inclusivas nos próximos anos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Coordenador / Gabriela Drummond - Integrante / GUILHERME LOPES DE OLIVEIRA - Integrante / ANDRADE DE SOUZA, ANELISE - Integrante / joelson rodrigues de souza - Integrante.
-
2023 - Atual
Estratégias para a desjudicialização do acesso a bens e serviços públicos de saúde no estado de Minas Gerais: Propostas de aperfeiçoamento das políticas públicas a partir do estudo dos processos judiciais, 2014 a 2020, Descrição: Será feito um estudo transversal dos processos judiciais de saúde que iniciaram tramitação no Tribunal de Justiça doEstado de Minas Gerais (TJMG), no período de 2014 a 2020. Serão cotejados com a base de dados do Sistema de Gestãoda Assistência Farmacêutica Módulo Judicial (SIGAFJUD), utilizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais(SES-MG), no mesmo período. As bases de dados a serem utilizadas já foram obtidas pelo grupo de pesquisas, atravésde Termos de Cooperação com os respectivos órgãos. Os processos judiciais serão classificados pelo setor de saúdedemandado, se público ou privado. O perfil das pessoas que judicializaram será analisado. O município de origem dopaciente e a comarca de origem do processo serão utilizados para análise da disponibilidade de serviços públicos desaúde no município ou região, utilizando-se informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).Será construída uma tipologia com base no perfil dos demandantes, assunto do processo, entre outros. Serão utilizadastécnicas de ciência de dados para preparar os dados e técnicas estatísticas adequadas para a análise. As análises serãofeitas com auxílio do software R. O projeto buscará identificar oportunidades de melhoria das políticas públicas paradiminuir as demandas judiciais em saúde. A desjudicialização trará benefícios para toda a população usuária do SUS emMinas Gerais, ao diminuir a pressão exercida pelas demandas judiciais sobre os orçamentos públicos de saúde epossibilitar o redesenho de políticas de acesso aos serviços de saúde. Espera-se demonstrar o potencial das bases doTJMG e do SIGAFJUD para a compreensão do perfil dos processos de saúde no Estado de Minas Gerais e identificarinformações adicionais que poderiam ser incluídas no SIGAFJUD, da SES-MG, levando ao aumento do potencial dosistema para o monitoramento e avaliação dos processos de judicialização em saúde. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Coordenador.
-
2022 - 2024
Construindo cidades saudáveis e sustentáveis pós-COVID-19 no Brasil, Descrição: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável explicita a necessidade de esforços por parte das nações para alcance da equidade em saúde. Tais esforços têm como foco central os determinantes sociais de saúde, o que possibilita uma visão transversal de como esses determinantes interagem com as emergências sanitárias de saúde (ONU, 2020). Objetivo: Este estudo propõe compreender a correlação entre alguns indicadores relacionados à saúde dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os indicadores de mortalidade e de internação por COVID-19. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Coordenador / Mônica Silva Monteiro de Castro - Integrante / Wanessa Debôrtoli de Miranda - Integrante / Anelise Andrade de Souza - Integrante / Fausto Pereira dos Santos - Integrante / Gabriela Drummond Marques da Silva - Integrante / JARDIM, LETICIA LEMOS - Integrante.
-
2021 - 2025
Alcance das políticas de proteção social e de saúde do município de Belo Horizonte para a população em situação de rua frente à pandemia da COVID-19, Descrição: Financiado pelo edital INOVA/2020 Territórios Sustentáveis e Saudáveis no contexto da pandemia COVID-19, o projeto objetiva avaliar se as políticas de saúde e de proteção social foram efetivas na proteção da população em situação de rua, do município de Belo Horizonte, no enfrentamento à pandemia. Os achados permitirão descrever a distribuição da doença em populações extremamente vulneráveis; as ações do setor público e sociedade civil organizada e as estratégias de sobrevivência das populações quando não cobertas por políticas de proteção social. Também permitirão subsidiar o planejamento de políticas públicas para garantir o acesso dessa população à saúde, mesmo em contextos de crise sanitária. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Coordenador / Helvécio Miranda Magalhaes Junior - Integrante / Ana Luisa Jorge Martins - Integrante / Luísa da Matta Machado Fernandes - Integrante / Anelise Andrade de Souza - Integrante.
-
2021 - 2023
Avaliação dos obstáculos à adoção da Agenda 2030 nos 112 municípios que compõem o g100 da Frente Nacional de Prefeitos, Descrição: O objetivo geral deste projeto é contribuir para a efetiva implementação dos ODS e a Agenda 2030 pelos entes subnacionais, principalmente os relacionados aos temas saúde e pobreza.São objetivos específicos: Sensibilizar gestores e técnicos e municipais do g100 para o monitoramento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para integração da Agenda 2030 em planos e programas de governo, a partir dos eixos Saúde e Pobreza. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Coordenador / Wanessa Debôrtoli de Miranda - Integrante / Zorilda Gomes de Araújo - Integrante / Márcia Regina de Carvalho Souza Gonçalves Muchagata - Integrante / Luísa da Matta Machado Fernandes - Integrante / Fausto Pereira dos Santos - Integrante.
-
2020 - 2022
Integração da Agenda 2030 no monitoramento de políticas de saúde e proteção social, Descrição: O projeto é desenvolvido no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica entre a Fiocruz, a Secretaria de Planejamento do Estado do Ceará e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) para e tem como objetivo desenvolver atividades relacionadas à incorporação da Agenda 2030 enquanto instrumento de monitoramento das políticas de desenvolvimento sustentável e políticas de saúde e proteção social interligadas com o Plano Plurianual do Governo do Estado do Ceará, de forma cooperada e compartilhada. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Coordenador / Márcia Regina de Carvalho Souza Gonçalves Muchagata - Integrante / Luísa da Matta Machado Fernandes - Integrante.
-
2019 - 2021
Práticas sustentáveis nas comunidades caiçaras e quilombolas da Bocaina: convergências e conflitos com a Agenda 2030, Descrição: Identificar e descrever as práticas sustentáveis das comunidades tradicionais, ressaltando seus determinantes e riscos decorrentes da interação dos integrantes destas comunidades com modos de vida que são pautados por valores diversos. Analisar as convergências e conflitos entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável expressos na Agenda 2030 e as práticas das comunidades caiçaras, quilombolas e indígenas do território da Bocaina. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Coordenador / Jeni Vaitsman - Integrante / Lenaura Vasconcelos Lobato - Integrante / Nathalia Silva Duarte - Integrante / Ana Luisa Jorge Martins - Integrante.
-
2018 - Atual
Monitoramento da implementação da Agenda 2030 no SUS: construindo estratégias para alinhar, acelerar e dar transparência das ações desenvolvidas pelo SUS, Descrição: Desenvolver modelo de monitoramento visando o alinhamento da política, dos programas e de ações de saúde com a Agenda 2030, conforme pactuado pelo Brasil nos fóruns internacionais. Elaboração de planos de ação (Roadmaps) que facilitem a aceleração na obtenção de conhecimento, de introdução de tecnologias e da inovação no SUS. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rômulo Paes de Sousa - Coordenador / Helvécio Miranda Magalhaes Junior - Integrante / Wanessa Debôrtoli de Miranda - Integrante / Mônica Castro - Integrante / Ana Luisa Jorge Martins - Integrante / TAVARES, AMARÍLIS BUSCH - Integrante / SILVEIRA, FABRÍCIO - Integrante / Luísa da Matta Machado Fernandes - Integrante / Anelise Andrade de Souza - Integrante / Fausto Pereira dos Santos - Integrante / Gabriela Drummond Marques da Silva - Integrante.
Prêmios
2024
Medalha de Mérito Oswaldo Cruz. Homenagem a Associacao Brasileira de Saude Coletiva (ABRASCO), Ministério da Saúde.
2023
Medalha Oswaldo Cruz de Honra ao Mérito, Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública (SOBRAHSP).
2023
Homenagem - Amigos da Rua, Associação Pastoral Nacional do Povo da Rua.
2023
Medalha de Direitos Humanos "Paulo Frota", Assembleia Legislativa do Estado do Pará - ALEPA.
2021
Homenagem - Congratulações - em especial no enfrentamento à pandemia de COVID-19, Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais - ALMG.
2017
Honorary Associate [Professor Emérito], Instiute of Development Studies at the University of Sussex.
2016
Vida que te quero vida: pela contribuição ao Rio de Janeiro como cidade sustentável. Medalha, Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio).
2014
Invited Writer Resident [Escritor Residente Convidado], Rockefeller Foundation, Bellagio Centre, Italia.
2007
2º lugar - 11º Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal, Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
2005
3º lugar - Prêmio para trabalho "Chamada nutricional de crianças de 0 a 5 anos do Semi-árido e de assentamentos rurais do Nordeste e Norte de Minas Gerais, XXVI Consórcio de Instituições Brasileiras de Alimentação e Nutrição.
1992
Bolsista da Fogarty Foundation, Johns Hopkins University, Estados Unidos.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Pesquisas René Rachou. , Avenida Augusto de Lima, 1520, Barro Preto, 30190003 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 33497701, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz MinasVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Especialista
Outras informações:
Especialista em Política, Planejamento e Gestão em Saúde.
Atividades
-
01/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto René Rachou.Linhas de pesquisa
-
03/2018
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Política, Planejamento e Gestão em Saúde
-
01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na Fiocruz.Cargo ou função, Membro do Grupo Estratégico que apoia na elaboração e proposição da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030.
-
05/2019 - 03/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto René Rachou.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Comitê de Ética Envolvendo Seres Humanos.
2024 - Atual
Associação Brasileira de Saúde ColetivaVínculo: Diretoria e Conselho, Enquadramento Funcional: Presidente
2021 - 2023
Associação Brasileira de Saúde ColetivaVínculo: Diretoria e Conselho, Enquadramento Funcional: Vice-presidente
2020 - Atual
United Nations Development ProgrammeVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor Sênior
Outras informações:
Consultor Sênior em proteção social do UNDP junto ao Birô de Crise e ao Centro Regional para África. Integra o Grupo Consultivo no projeto "Informal Social Protection in Africa", sendo responsável por fornecer orientação e garantia de qualidade ao projeto.
2013 - 2017
United Nations Development ProgrammeVínculo: Servidor, Enquadramento Funcional: Diretor
Outras informações:
Diretor do World Centre for Sustainable Development - Rio+ Centre
2017 - Atual
University of SussexVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Honorário
Outras informações:
Local: Institute of Development Studies
2012 - 2015
University of SussexVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Sênior Associado
2024 - Atual
Nova Medical School - Faculdade de Ciências MédicasVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado
Outras informações:
Locais: Global Health and Equity Innovation Knowledge Center; Centro de Investigação Integrada em Saúde (CHRC).
2021 - Atual
World Federation of Public Health Associations, WFPHA, SuíçaVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Associado
Outras informações:
Representante da ABRASCO no Comitê Político da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA).
2024 - Atual
Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento SustentávelVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Suplente
Outras informações:
Suplente associado à FIOCRUZ, que atua como órgão de assessoramento técnico da Comissão.
2024 - Atual
Global Society on Migration, Ethnicity, Race and HealthVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Associado
Outras informações:
Membro do Conselho Internacional da 'Sociedade Global sobre Migração, Etnia, Raça e Saúde' (GSMERH).
2024 - Atual
Community Voices in Health GovernanceVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Associado
Outras informações:
Membro do Conselho Consultivo do Projeto COMPLUS: Community Voices in Health Governance - Translating Community Participation into Practice in a World of Pluralistic Health Systems. Fonte de financiamento: National Institute of Health Research (NIHR).
2024 - Atual
Comissão Nacional de População e DesenvolvimentoVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Associado
2010 - 2014
Centro Internacional de Estudos sobre GovernoVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado
Outras informações:
CEGOV é vinculado à Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
2010 - 2012
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à FomeVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Secretário Executivo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2010
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à FomeVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Secretário Executivo Adjunto
2004 - 2007
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à FomeVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Secretário Executivo
Outras informações:
Secretaria de Avaliação e Gestão da InformaçãoSecretaria Executiva
Atividades
-
03/2004 - 05/2007
Direção e administração, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação.Cargo ou função, Secretário Nacional.
2007 - 2009
Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho MédicoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Executivo
Atividades
-
05/2007 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , Diretoria.Serviço realizado, Assessor de Planejamento e Avaliação Estratégica.
2002 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III
Atividades
-
04/2002 - 08/2008
Ensino, Ciências Sociais Gestão das Cidades, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cidade, Planejamento e Políticas Públicas, Metodologia de Pesquisa, Bioestatística
2000 - 2001
Fundação João PinheiroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Contratado
Atividades
-
04/2000 - 12/2001
Ensino, Administração Pública, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas de Informação
1991 - 1994
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto
1987 - 1991
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva e Social
Atividades
-
03/1991 - 12/1994
Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação da Nosologia Prevalente - Epidemiologia I
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rômulo Paes de Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?