Virgínia Bazzetti Boechat

É professora, pesquisadora e revisora na área de Letras. Realizou Estágio de Pesquisa Pós-Doutoral da Capes, na Universidade de Aveiro, Portugal, em projeto sobre os brasileiros na literatura portuguesa de viagens dos XVI e XVII, entre 2014 e 2016. Foi Professora Temporária de Teoria da Literatura, Literaturas Lusófonas e Literatura Brasileira na Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul, de 2012 a 2013. É Doutora em Literatura Portuguesa pela USP, com tese sobre Sophia de Mello Breyner Andresen, de 2011. É Mestre em Estudos de Literatura pela PUC-Rio, com dissertação sobre Sophia de Mello Breyner Andresen e a literatura de viagens do século XVI, de 2004. Graduou-se em Letras: Português-Literaturas de Língua Portuguesa pela UFRJ em 2001, tendo sido Bolsista da Calouste Gulbenkian pela Cátedra Jorge de Sena. No ensino atuou sobretudo na área de Literaturas Lusófonas, com ênfase em Literatura Portuguesa, da Idade Média ao século XX, e nas Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa do séc. XX. Em pesquisa e extensão, atuou em poesia portuguesa moderna e contemporânea, e em literatura de viagens dos XVI e XVII.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)

2006 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: Do projeto à forma justa: Sophia de Mello Breyner Andresen
Monica Muniz de Souza Simas. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Sophia de Mello Breyner Andresen; Poética; justiça; Poesia Moderna Portuguesa.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Letras

2002 - 2004

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Na rota das Navegações: Sophia de Mello Breyner Andresen,Ano de Obtenção: 2004
Cleonice Serôa da Motta Berardinelli.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Descobrimentos; Fronteiras e deslocamentos; Literatura Portuguesa; Poesia do século XX; Sophia de Mello Breyner Andresen.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Letras: Português-Literaturas de Língua Portuguesa

1996 - 2000

Faculdade de Letras da UFRJ
Bolsista do(a): Fundação Calouste Gulbenkian, GULBENKIAN, Portugal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014 - 2016

Pós-Doutorado. , Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, DLC-UA, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas / Especialidade: Literatura Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Capacitação para Produção de Material Ead (II). (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2012 - 2012

Capacitação para Produção de Material Ead (I). (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2012 - 2012

Capacitação Recursos e Atividades Moodle (III). (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2009 - 2010

Estágio em Pesquisa no Exterior. , Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, DLC-UA, Portugal.

2008 - 2008

Extensão universitária em Os novíssimos da literatura portuguesa no real. (Carga horária: 17h). , Real Gabinete Portugues de Leitura, RGPL*, Brasil.

2007 - 2007

Estágio em Docência - PAE. (Carga horária: 90h). , Faculdade de FIlosofia, Letras e CIências Humanas da USP, FFLCH/ USP, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Curso de Poesia Africana. , Faculdade de Letras da UFRJ, FL-UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Literatura Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIV Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto / I Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. 2016. (Congresso).

Colóquio Internacional Caim e Abel: família e conflito. Sessão 11. 2015. (Congresso).

Colóquio Internacional Caim e Abel: família e conflito. Famílias viajantes, famílias empreendedoras, famílias em pecado mortal: laços familiasres e o Novo Mundo português dos quinhentos. 2015. (Congresso).

Intercultural Poetics. Literary Representations of "the foreign other". O descobridor, o jesuíta e o historiador. 2015. (Congresso).

V Colóquio Mulheres em Letras. De folguedos, barcarolas e nervuras: Bailias, de Catarina Nunes de Almeida. 2013. (Congresso).

XXIII Congresso da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa. Sophia Andresen pelos labirintos brancos. 2011. (Congresso).

Colóquio Literatura e Paisagem. Para um passeio com Sophia de Melo Breyner e Eugénio de Andrade. 2010. (Congresso).

Colóquio Internacional Memória e Sabedoria. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Parede, quarto pilar, cidade: alguma arquitetura em Sophia de M. B. Andresen. 2009. (Congresso).

Diálogos sobre Poesia Portuguesa. 3o. Encontro de Pesquisadores. Real Gabinete.."Seria possível construir a forma justa"? Uma pergunta a Sophia de M. B. Andresen. 2008. (Encontro).

XI Congresso Internacional da Abralic. A paisagem 'de quadrado em quadrado': a pintura de Vieira da Silva na poesia de Sophia Andresen.. 2008. (Congresso).

Simpósio Literatura Portuguesa e Ética, XI Encontro Regional da Abralic.Simpósio Literatura Portuguesa e Ética, Sessão 4: O eu e o outro: rotas da alteridade. 2007. (Simpósio).

Simpósio Literatura Portuguesa e Ética, XI Encontro Regional da Abralic.Simpósio Literatura Portuguesa e Ética/ Sessão 3: O eu e o outro: representações. 2007. (Simpósio).

Simpósio Literatura Portuguesa e Ética, XI Encontro Regional da Abralic.Sophia Andresen: uma poética da felicidade e do dia?. 2007. (Simpósio).

XXI Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa: Revoluções, Diásporas e Identidades.Sophia de Mello Breyner Andresen e as teorias poéticas de Ezra Pound. 2007. (Encontro).

XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, No limite dos Sentidos.Sophia Andresen por Sophia Andresen: auto-reflexão e referencialidade. 2005. (Encontro).

II Jornada de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, PUC-Rio.A historia no romance angolano A gloriosa família. 2002. (Encontro).

X Seminário Internacional Teatro e Sociedade: Gil Vicente: 500 anos de Teatro. 2002. (Seminário).

Colóquio Eça de Queirós entre Milénios: Pontos de Olhar. 2000. (Outra).

XXII Jornada de Iniciação Científica, XI Jornada de Iniciação Artística e Cultural.Patraquim e a viagem de cantos, sonhos, palavras.... 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gilberto Torres Alves Santiago

MORAIS, Carlos; FERREIRA, António Manuel;BOECHAT, Virgínia. Gungunhana - herói / anti-herói. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas) - Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

Aluno: Helga Maria Pinto Francisco

MORAIS, Carlos; FERREIRA, António Manuel; SANTOS, Nobre Roque;BOECHAT, Virgínia. A nova identidade femininas proposta por Paulina Chiziane em. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas) - Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

Aluno: Mónica Jaime do Rosário Zacarias

MORAIS, Carlos; FERREIRA, António Manuel; SANTOS, Nobre Roque;BOECHAT, Virgínia. O tratamento do espaço do tempo em narrativas de tradição oral na escola primária completa de Machoca (Cabo Delgado). 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas) - Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

Aluno: Tainã Quadrado Requeiro

RIZZON, Carlos; BUENO, Kim;BOECHAT, Virgínia. Malinche: entre o mito e a história, um conflito. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Pampa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Flávia Maria Schlee Eyler

EYLER, F. M. S.; MELLO, S.; ANDRESEN, B.. Na rota das Navegações. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Paola Poma

POMA, P.; SOUZASIMAS, M. M.; FERNANDES, A. G.; ALVES, I. F.; MAFFEI, L. C. S.. Do projeto à forma justa: Sophia de Mello Breyner Andresen. 2011. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Paola Poma

POMA, P.. Do claro projeto à forma justa: desajuste na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Mônica Muniz de Souza Simas

Monica Simas; Ida Alves; EYLER, F. M. S.; Antonio Edmilson Martins Rodrigues; BERARDINELLI, C.. Na rota das Navegações: Sophia de Mello Breyner Andresen. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Literarios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Mônica Muniz de Souza Simas

Monica Simas; Luís Maffei; Ida Alves; Paola Poma; Annie Gisele Fernandes. Do projeto à forma justa: Sophia de Mello Breyner Andresen. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Mônica Muniz de Souza Simas

Paoloa Poma; Luís Maffei;Monica Simas. Do claro projeto à forma justa: desajustes na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Ida Maria Santos Ferreira Alves

ALVES, I. F.; BERARDINELLI, Cleonice; SIMAS, Mônica; EYLER, Flávia Maria Schlee. Na rota das Navegações. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Ida Maria Santos Ferreira Alves

ALVES, I. M. S. F.; MAFFEI, Luis; FERNANDES, Annie; SIMAS, Mônica; POMA, Paola. Do projeto à forma justa: Sophia de M. B. Andresen. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cleonice Seroa da Motta Berardinelli

Na rota das Navegações: Sophia de Mello Breyner Andresen; 2004; 165 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleonice Seroa da Motta Berardinelli;

Mônica Muniz de Souza Simas

Na Rota das Navegações: Sophia de Mello Breyner Andresen; 2004; Dissertação (Mestrado em Estudos Literarios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Mônica Muniz de Souza Simas;

Mônica Muniz de Souza Simas

É o não aceitar fundamental: política e poética em Sophia Andresen; 2011; Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BOECHAT, Virgínia . Gente da terra - os habitantes do Brasil da literatura portuguesa de viagens no início do XVI. Desenredos , v. 25, p. 1-15, 2016.

  • BOECHAT, Virgínia . Famílias viajantes, famílias empreendedoras, famílias em pecado mortal: laços familiares e o Novo Mundo português no início dos quinhentos. Forma Breve , v. 12, p. 271-288, 2015.

  • BOECHAT, Virgínia . Ilha e poema: a celebração do arquipélago na poesia de Corsino Fortes. Desenredos , v. 20, p. 1-8, 2014.

  • BOECHAT, Virgínia . O navegador e o religioso: duas construções iniciais dos brasileiros. Forma Breve , v. 11, p. 159-177, 2014.

  • BOECHAT, Virgínia . ?Para o mundo do poema limpo e rigoroso? de Sophia Andresen. Pequena Morte , v. 24, p. s.n., 2012.

  • BOECHAT, Virgínia . Antígona e Catarina Eufémia: figurações da justiça em Sophia de Mello Breyner Andresen. Forma Breve (Universidade de Aveiro) , v. 9, p. 125-138, 2012.

  • BOECHAT, Virgínia . Aquele que recebeu em paga: acerca de um Camões no poema de Sophia. Abril (Niterói) , v. 3, p. 105-115, 2010.

  • BOECHAT, Virgínia . Os estranhos filhos de Catarina Nunes de Almeida. Gragoatá (UFF) , v. n.9, p. 205-218, 2009.

  • BOECHAT, V. B. . "A quantas gentes vês porás o freio": o outro n´Os Lusíadas. Forma Breve (Universidade de Aveiro) , v. 5, p. 289-305, 2007.

  • BOECHAT, Virgínia . Do amor em vidro: António Maria Lisboa. Revista Escrita (PUCRJ. Online) , v. 6, p. 1-6, 2005.

  • BOECHAT, Virgínia . Cidades recriadas: Cesário Verde e Mário de Andrade. Metamorfoses. Revista da Cátedra Jorge de Sena da Faculdade de Letras da UFRJ , Rio de Janeiro, v. 2, p. 225-233, 2001.

  • BOECHAT, Virgínia . Prelúdio para arco e flecha [Poesia]. 1. ed. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2008. 64p .

  • BOECHAT, Virgínia . Do fogo descer à neve com Eugénio de Andrade. In: ALVES, Ida; MAFFEI, Luis. (Org.). Poetas que interessam mais: leituras da poesia portuguesa pós Pessoa. 1ed.Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial, 2011, v. , p. 45-58.

  • BOECHAT, Virgínia . Versos que não se rebaixam: Luis Maffei transforma queda do Vasco a segunda divisão em poesia. Cultura. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 02 jun. 2010.

  • BOECHAT, Virgínia . De folguedos, barcarolas e nervuras - Bailias, de Catarina Nunes de Almeida. In: VI Colóquio Mulheres em Letras, 2014, Belo Horizonte. Anais do VI Colóquio Mulheres em Letras. Belo Horizonte: Aline Alves Arruda, Cristiane Cortês (organizadoras)/ UFMG, 2014. p. 653-672.

  • BOECHAT, Virgínia . Sophia Andresen pelos labirintos brancos. In: XXIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, 2012, São Luís. Anais do XXIII Congresso da Abraplip. São Luís: Márcia Manir M. Feitosa e Renata R. Lima, 2012.

  • BOECHAT, Virgínia . A paisagem 'de quadrado em quadrado': a pintura de Vieira da Silva na poesia de Sophia Andresen. In: XI Congresso Internacional da Abralic, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. São Paulo: Sandra Nitrini... et al., 2008. p. 1-6.

  • BOECHAT, Virgínia . Sophia Andresen: uma poética da felicidade e do dia?. In: XI Encontro Regional da Abralic, Simpósio Literatura Portuguesa e Ética, 2007, São Paulo. Anais do XI Encontro Regional da Abralic. São Paulo: Sandra Nitrini... et al., 2007.

  • BOECHAT, Virgínia . Sophia Andresen por Sophia Andresen: auto-reflexão e referencialidade. In: XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, No limite dos Sentidos, 2005, Niterói. Anais do XX Encontro da Abraplip, 2005.

  • BOECHAT, Virgínia . Gente da Terra: os viajantes portugueses do século XVI e a imagem dos primeiros brasileiros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOECHAT, Virgínia . Os primeiros habitantes do Brasil na literatura portuguesa de viagens: séculos XVI e XVII. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOECHAT, Virgínia . Famílias viajantes, famílias empreendedoras, famílias em pecado mortal: laços familiasres e o Novo Mundo português dos quinhentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOECHAT, Virgínia . Os homens da terra: os habitantes do Brasil nas narrativas portuguesas de viagens do início do século XVI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOECHAT, Virgínia . O descobridor, o jesuíta e o historiador. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOECHAT, Virgínia . De folguedos, barcarolas e nervuras: Bailias, de Catarina Nunes de Almeida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOECHAT, Virgínia . Sophia Andresen pelos labirintos brancos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOECHAT, Virgínia . Sobre a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen. Universidade de Aveiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOECHAT, Virgínia . Para um passeio com Sophia de Mello Breyner e Eugénio de Andrade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOECHAT, Virgínia . Parede, quarto, pilar, cidade: alguma arquitetura em Sophia de M. B. Andresen. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BOECHAT, Virgínia . Catarina Nunes de Almeida. Real Gabinete Português de Leitura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOECHAT, Virgínia . Poesia de Língua Portuguesa do Século XX.FLUP, Universidade do Porto.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOECHAT, Virgínia . A paisagem 'de quadrado em quadrado': a pintura de Vieira da Silva na poesia de Sophia Andresen. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BOECHAT, Virgínia . Seria possível construir a forma justa? Uma pergunta a Sophia de M. B. Andresen. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOECHAT, Virgínia . Sophia de Mello Breyner Andresen. Palestra no curso de Literatura Portuguesa I, UFF. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOECHAT, Virgínia . Sophia Andresen: uma poética da felicidade e do dia?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BOECHAT, Virgínia . Sophia de Mello Breyner Andresen e as teorias poéticas de Ezra Pound. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOECHAT, Virgínia . Sophia Andresen por Sophia Andresen: auto-reflexão e referencialidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOECHAT, Virgínia ; COSTA, L. V. L. . Poesia Portuguesa do Século XX. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOECHAT, Virgínia . A história no romance angolano A gloriosa familia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOECHAT, Virgínia . Patraquim e a viagem de cantos, sonhos, palavras. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOECHAT, Virgínia . 'Me ensina como se diz um pântano'. Coluna Intacta Retina. Jornal O Dia. Teresina: Jornal O Dia, 2016 (Poema).

  • BOECHAT, Virgínia . 5 poemas de Virgínia Boechat. In Revista Desenredos. n 24.. Teresina: Adriano Lobão Aragão e José Wanderson Lima Torres, 2015 (Poemas).

  • BOECHAT, Virgínia . Lisboa com voltas. In Nicotina Zine #07. Lisboa: A Tua Mãe, 2014 (Poemas).

  • BOECHAT, Virgínia . 2 poemas de Virgínia Boechat [Boletim da Madrugada; Moonwalk]. In Desenredos. Ano V. n. 18.. Teresina: Adriano Lobão Aragão e José Wanderson Lima Torres, 2013 (Poemas).

  • BOECHAT, Virgínia . 'Errata'. In: FLAP Antologia poética; n. 7, vândalos.. São Paulo: Andréa Catrópa; Roberta Ferraz; Maiara Gouveia, 2013 (Poema).

  • BOECHAT, Virgínia . Dois poemas inéditos. In: Desenredos. Ano IV. n. 13.. Teresina: Adriano Lobão Aragão; José Wanderson Lima Torres, 2012 (Poemas).

  • BOECHAT, Virgínia . Theatro Esperança; Endereço; Caligrafia. In Revista Gratuita, v. 1.. Belo Horizonte/ Lisboa: Chão da Feira, 2012 (Poemas).

  • BOECHAT, Virgínia . Quatro poemas para ser estrangeiro [inéditos]. In: Desenredos. ano III. n. 8. Teresina: Adriano Lobão Aragão; Wanderson Lima, 2011 (Poemas).

  • BOECHAT, Virgínia . Cinco Poemas - Virgínia Boechat. In: Revista Pequena Morte. n.17. Rio de Janeiro: Hugo Langone; Raquel Menezes, 2009 (Poemas).

  • BOECHAT, Virgínia . 5 poemas de Virgínia Boechat. In: Desenredos. Ano I, n. 2.. Teresina: A. Lobão Aragão; W. Lima, 2009 (Poemas).

  • BOECHAT, Virgínia . ?É muito difícil largar um poema no mundo?: entrevista com a poeta Catarina Nunes de Almeida. In Desassossego n. 2. São Paulo: FFLCH/ USP, 2009 (Entrevista).

  • BOECHAT, Virgínia ; QUINTAIS, Luís . 'É a poesia linguagem tão só?' Entrevista com o poeta Luís Quintais.. Lisboa/ RIo de Janeiro: Editorial Caminho / Cátedra Jorge de Sena, 2008 (Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BOECHAT, Virgínia . Parecer Técnico-Científico de Artigo para Revista Simbiótica. 2016.

RIBEIRO, R. C. ; BOECHAT, Virgínia . Mas o menino ainda existe: a infância em quatro autores brasileiros do século XX. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BOECHAT, Virgínia . Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea: de 1940 até hoje. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BOECHAT, V. B. . LU, Marie (autora). Legend. Trad. Ebréia de Castro Alves.. 2012. (Revisão).

BOECHAT, V. B. ; et al. . KOCH, S (autor). O ponto de ruptura. 2008. (Adaptação e Copidesque).

BOECHAT, V. B. ; et al. . PLESHAKOV, C. (autor) A louruca de Stalin. 2008. (Adaptação e Copidesque).

BOECHAT, V. B. . MAFFEI, L. (org.). Poemas de Luís Quintais.. 2008. (Revisão).

BOECHAT, V. B. . BUENO, Danilo (autor). Corpo sucessivo. 2008. (Revisão).

BOECHAT, V. B. ; et al. . Revista Escrita, v. 6. 2005. (Editoração/Periódico).

BOECHAT, V. B. ; et al. . GEERTZ, Clifford. (autor). Nova luz sobre a Antropologia. 2001. (Revisão).

BOECHAT, V. B. ; et al. . SÓFOCLES (autor) A Trilogia Tebana. 2001. (Revisão).

BOECHAT, V. B. ; et al. . DELACAMPAGNE, C. (autor). A filosofia política hoje. 2001. (Revisão).

BOECHAT, V. B. ; et al. . KUSCHNIR, K. (autor). O cotidiano da política. 2000. (Revisão).

BOECHAT, V. B. ; et al. . D'ARAUJO, M. C. (autor). O Estado Novo. 2000. (Revisão).

BOECHAT, V. B. ; et al. . BATALHA, C. (autor) O movimento operário na Primeira República. 2000. (Revisão).

BOECHAT, V. B. ; et al. . HORTA, L.P. (autor). A música das esferas.. 1999. (Revisão).

BOECHAT, V. B. ; et al. . STRATHERN, P. (autor). Bohr e a teoria quântica em 90 minutos. 1999. (Revisão).

BOECHAT, V. B. ; et al. . LEITE, B. (autor) ; WINTER, O. (autor) Fim de milênio. 1999. (Revisão).

BOECHAT, Virgínia . Exposição. 2010. Fotografia.

BOECHAT, Virgínia . Apresentação como poeta. UFF. VI Seminário do NEPA.. 2008 (Leitura de Poemas).

BOECHAT, Virgínia . Apresentação como poeta. UFF. Seminário Poéticas Contemporêneas, Subjetividade em Devir. 2008 (Leitura de Poemas).

BOECHAT, Virgínia . Apresentação como poeta. UFRJ. Forum Poesia.. 2000 (Leitura de Poemas).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2011

    Do projeto à forma justa: desajustes na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Virgínia Bazzetti Boechat - Integrante / Monica Muniz de Souza Simas - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2002 - 2003

    Tradição e ruptura na poesia portuguesa, no final do século XIX ao final do século XX, Descrição: Reflexão sobre contantes e rupturas na linguagem poética a partir do final do século XIX. Análise de movimentos artísticos portugueses, seus contextos culturais e históricos, seus desenvolvimentos e suas produções. Verificação das interações da prática poética com outras formas artísticas do contexto cultural português.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Virgínia Bazzetti Boechat - Integrante / Monica Muniz de Souza Simas - Coordenador / Cléa Moreira de Oliveira - Integrante.

  • 2002 - 2003

    Desloacamentos culturais na lusofonia, Descrição: Verificação das políticas de valor presentes na formação literária canônica em suas interações com o contexto mais amplo da cultura lisófona. Estudo da transculturação, assimilações e transgressões culturais nas relações entre Portugal, Brasil e o mundo lusófono. Análise de experiências de viagens, de contextos migratórios e transformações no campo cultural e na formação literária canônica. Identificação de alteridades, de políticas de identidades e de imagens da nação. Avaliação de projetos culturais coloniais e pós-coloniais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Virgínia Bazzetti Boechat - Integrante / Monica Muniz de Souza Simas - Coordenador / Alexsandra Machado da Silva dos Santos - Integrante / Cléa Moreira de Oliveira - Integrante / Jobson Lopes dos Santos - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

1º Lugar em Concurso para Professor Temporário, Universidade Federal do Pampa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal do Pampa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

    Atividades

    • 06/2013 - 07/2013

      Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Cultura da Lusofonia - turma 90 - Eletiva - 30h, Literaturas de Língua Portuguesa II - turma 50 - 30h, Literaturas de Língua Portuguesa II - turma 51 - 30h

    • 01/2013 - 05/2013

      Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clássicos da Literatura Ocidental - turma 80 - Eletiva - 60h, História e Cultura da Lusofonia - turma 61 - Eletiva - 30h, Literaturas de Língua Portuguesa I - turma 41 - 30h, Literaturas de Língua Portuguesa III - turma 60 - 30h, Literaturas de Língua Portuguesa III - turma 61 - 30h, Literaturas de Língua Portuguesa I - turma 40 - 30h

    • 10/2012 - 12/2012

      Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Literários - turma 10b - 60h, Introdução aos Estudos Literários - turma 11b - 60h, Literaturas de Língua Portuguesa II - turma 50 - 30h, Literaturas de Língua Portuguesa II - turma 51 - 30h

  • 2006 - 2011

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente autor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Trabalho financiado pela Bolsa DR FAPESP, de 11/2008 a 09/2011.

  • 2007 - 2007

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio Supervisionado em Docência na turma de Graduação Literatura Portuguesa VI.

  • 2007 - 2007

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da USP - Preparação Pedagógica realizada. Núcleo de Atividades Didáticas/ DLCV

    Atividades

    • 07/2006 - 09/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2007 - 12/2007

      Estágios , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Docência - Programa de Aperfeiçoamento do Ensino - PAE.

  • 2002 - 2004

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Discente autor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 07/2002 - 08/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras da PUC-Rio, .,Linhas de pesquisa

  • 2000 - 2001

    Cátedra Jorge de Sena para Estudos Literários Luso-Afro-Brasileiros

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista Calouste Gulbenkian, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsa de Pesquisa Calouste Gulbenkian decidida em concurso realizado pela Cátedra Jorge de Sena, na FL/ UFRJ. Pesquisa: "Cidades Recriadas: Cesário Verde e Mário de Andrade". Orientador: Prof. Dr. Eucanaã Ferraz. O Resultado da pesquisa foi publicado na revista Metamorfoses 2, da Cátedra Jorge de Sena, em 2001.

  • 2012 - 2012

    Editora Prumo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisor/ Copidesque

  • 2007 - 2007

    Editora Bertrand Brasil/ Difel

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisora/ Copidesque

  • 1999 - 2001

    Jorge Zahar Edtor

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisora