Roberta Ranielle Matos de Freitas

Pós-doutorado no Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba da Universidade Estadual Paulista - Unesp (2021-2022). Doutora em Engenharia dos Materiais pela UFOP (2016-2020). Mestrado em Ciência dos Materiais pela UFSCar - Sorocaba(2014-2016). Bacharel em Engenharia Química pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros - FACIT (2009-2013). Integrante do Grupo de Pesquisa em Materiais Lignocelulósicos (GPML) e linha de pesquisa em Materiais Funcionais e Polímeros de Fontes Renováveis. Experiência em polímeros de fontes renováveis, modificação de polímeros, estudo de polímeros biodegradáveis, síntese de hidrogéis, compósitos com fibras naturais e caracterização de materiais.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Materiais

2016 - 2020

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Estudo da acetilação do amido de milho visando a síntese de hidrogéis
Vagner Roberto Botaro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciência dos Materiais

2014 - 2016

Universidade Federal de São Carlos
Título: Estudo das propriedades dinâmico mecânicas e de biodegradação de acetatos de celulose com diferentes graus de substituição
Orientador: Vagner Roberto Botaro
, Ano de Obtenção: 2016.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: acetato de celulose; biodegradação; grau de substituição; DMA.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ciência dos Materiais.

Graduação em Engenharia Química

2009 - 2013

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS
Título: INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO DE FIBRAS DE COCO EM COMPÓSITO COM RESINA EPOXÍDICA
Orientador: Elém Patrícia Alves Rocha

Pós-doutorado

2023

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2021 - 2022

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação para o Desenvolvimento de Bauru, FUNDEB, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Gestão de P&D. (Carga horária: 35h). , P4D Treinamento, Consultoria e Mentoria em Carreira de P&D, P4D, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ciência dos Materiais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Polímeros, Aplicações.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Polímeros.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Papel e Celulose.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Extração e Transformação de Materiais.

Organização de eventos

DE FREITAS, ROBERTA RANIELLE MATOS . ACS Festival de Química. 2022. (Festival).

FREITAS, R. R. M. . V WORKSHOP DE PESQUISA E TECNOLOGIA EM CIÊNCIAS DOS MATERIAIS. 2017. (Outro).

FREITAS, R. R. M. . 2nd International Workshop on Nanocellulose and its Polymer Composites. 2017. (Outro).

FERREIRA, M. ; STRIXINO, F. T. ; WALDMAN, W. R. ; ALBUQUERQUE, R. M. ; SANTOS, J. S. ; GRACA, J. S. ; FREITAS, R. R. M. ; LOPEZ, J. V. ; OLIVEIRA, C. T. ; LIMA, V. H. . III Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais. 2015. (Outro).

Participação em eventos

VII Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais. 2019. (Outra).

XIII Simpósio Argentino de Polímeros.SYNTHESIS AND CHARACTERIZATION OF STARCH ACETATE WITH DIFFERENT DEGREE OF SUBSTITUTION. 2019. (Simpósio).

XIX Simpósio em Engenharia de Materiais REDEMAT - Rede Temática em Engenharia de Materiais..Síntese e caracterização de acetato de amido. 2019. (Simpósio).

XVIII SIMPÓSIO em ENGENHARIA DE MATERIAIS REDEMAT - Rede Temática em Engenharia de Materiais.Síntese e caracterização de acetato de amido e hidrogel de acetato de amido com EDTAD. 2018. (Simpósio).

XVII Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da REDEMAT.Acetilação de amido e celulose, preparação e caracterização de nanocompósico com nanofibra modificada e estudo de biodegradação. 2017. (Simpósio).

13 Congresso Brasileiro de Polímeros. Desacetilação do Acetato de Celulose e Influência do Grau de Substituição no Comportamento Térmico Dinâmico-Mecânico.. 2015. (Congresso).

III Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais.Comportamento Térmico Dinâmico-Mecânico do Acetato de Celulose com Grau de Substitução 2,45 e 2,29.. 2015. (Outra).

I Internacional Workshop on Nanocellulose Polymer Composites. 2015. (Outra).

II Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais.Desacetilação do Acetato de Celulose em Diferentes Graus de Substituição. 2014. (Outra).

XIV Latin American Symposium on Polymers - XII Ibero American Congress on Polymers. Blenda de Polihidroxibutirato (PHB) e Copoliéster alifático aromático (AAC): Análise das propriedades químicas e resistência mecânica. 2014. (Congresso).

Palestra CRQ-MG: Uma relação. 2013. (Outra).

Treinamento Básico em Segurança do Trabalho. 2013. (Outra).

Palestra: Aplicação da Radiação Ionizante em Tecidos Biológcos. 2012. (Outra).

Visita Técnica à e Empresa Companhia de Tecidos Norte de Minas (COTEMINAS). 2012. (Outra).

Visita Técnica à e Empresa Vallée S/A. 2012. (Outra).

XI Semana da Engenharia.Coluna de Destilação Fracionada. 2012. (Seminário).

XI Semana da Engenharia.Compósito de Fibra de Coco e Fécula de Mandioca. 2012. (Seminário).

X Semana da Engenharia.X Semana da Engenharia. 2011. (Seminário).

IX Semana da Engenharia.IX Semana da Engenharia. 2010. (Seminário).

G-Óleo (Usina Móvel de Biodiesel). 2009. (Seminário).

Palestra Biotecnologias: da Produção do Vinho à Vacina Antiinfluenza H1 N1. 2009. (Seminário).

SINCAL-SEMINARO DA INTERDISCIPLINARIDADE DO CÁLCULO.Calculo na Cromatgrafia em Papel. 2009. (Seminário).

VII Semana da Engenharia - FACIT. 2009. (Seminário).

VII - Semana da Engenharia FACIT.Repelente a Base da Folha de Mamona com creme hidratante. 2009. (Outra).

VII Workshop de Ciência, Cultura e Tecnologia. 2009. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Joelen Osmari da Silva

FREITAS, R. R. M.. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE HIDROGÉIS DE PVA PARA LIBERAÇÃO DE NPK E USO RACIONAL DE ÁGUA. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Engenharia dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Vitor Hugo de Lima

FREITAS, R. R. M.. Fracionamento da lignina Kraft via variação do gradiente ácido e possíveis aplicações tecnológicas. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Thaís Lara Mezzelani

FREITAS, R. R. M.; RODRIGUES, J. S.;BOTARO, V. R.. Produção de adesivo com efeito repelente para insetos a base de óleo essencial de citronela, amido de milho modificado e celulose bacteriana obtida através do resíduo biológico sólido da produção de Kombucha caseira. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engeharia de Materiais) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: André Luis de Oliveira

FREITAS, R. R. M.. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE DO TANINO VEGETAL DA ACÁCIA NEGRA EM MATRIZES POLIMÉRICAS DE POLIESTIRENO APÓS PROCESSO DE ENVELHECIMENTO ACELERADO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Bruno Gonçalves Conceição

FREITAS, R. R. M.; VAZ, A. R.; PADUA, F. A.. Variação longitudinal da densidade básica da madeira em espécies de Eucalyptus sp.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Alessandro Nogueira

FREITAS, R. R. M.. Segurança do Trabalho: a importância da ergonomia e do uso do EPI no ambiente de trabalho.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Anhanguera Votorantim.

Aluno: Ana Cardira Balduino Azzini

FREITAS, R. R. M.. Célula de Manufatura em layout na indústria.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Anhanguera Votorantim.

Aluno: Andre Lucas Benatti

FREITAS, R. R. M.. Oportunidade de melhoria através da implantação de gestão de processos em pequenas empresas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Anhanguera Votorantim.

Aluno: Alessandro Isaias Profeta

FREITAS, R. R. M.. A importância do JIP no planejamento de controle e produção. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Anhanguera Votorantim.

Aluno: Aline Aparecida Bento da Silva

FREITAS, R. R. M.. Cadeia de suprimentos na confiabilidade.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Anhanguera Votorantim.

Aluno: Karen Cristina Maciel Rodrigues Monari

FREITAS, R. R. M.. Planejamento e controle de produção e novas tecnologias nas indústrias.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Anhanguera Votorantim.

Aluno: Leandro Guilherme dos Santos

FREITAS, R. R. M.. Gestão da produção: a indústria 4.0 e a sua interferência na Produção. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Anhanguera Votorantim.

FREITAS, R. R. M.. Avaliador de trabalhos no II Congresso de Energias Renováveis. 2021. Universidade Federal de São Carlos.

FREITAS, R. R. M.. Avaliador(a) ad hoc de trabalhos apresentados na III Semana de Integração em Manejo e Tecnologia de Recursos Renováveis ? SIMATER. 2020. Universidade Federal de São Carlos.

FREITAS, R. R. M.. AVALIADOR (A) DE TRABALHOS ACADÊMICOS submetidos no X Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IV Congresso de Pós-graduação do IFSP. 2019. Instituto Federal de São Paulo.

FREITAS, R. R. M.. Avaliação trabalhos apresentados no VI Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais. 2018. Universidade Federal de São Carlos.

FREITAS, R. R. M.. Avaliação de Resumos no Biomass and Bioenergy Congress. 2018. Universidade Federal de São Carlos.

FREITAS, R. R. M.. Avaliação de trabalhos apresentados no V Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais. 2017. Universidade Federal de São Carlos.

Orientou

Giovana Ladislau Garuti

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES DE AMIDO DE MANDIOCA E AMIDO DE MILHO REFORÇADOS COM NANOFIBRA DE CELULOSE DE EUCALIPTO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Roberta Ranielle Matos de Freitas;

Giovana Ladislau Garuti

ESTÁGIO SUPERVISIONADO LABORATÓRIO DE BIOENERGIA E MATERIAIS LIGNOCELULÓSICOS; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Roberta Ranielle Matos de Freitas;

Produções bibliográficas

  • VILLARREAL, GABRIELA PATRICIA UNIGARRO ; SANTO PEREIRA, ANDERSON DO ESPIRITO ; MATOS DE FREITAS, ROBERTA RANIELLE ; MORAES, MARIA CAROLINA BLASSIOLI ; SEPULVEDA, ANDERSON FERREIRA ; DE ARAUJO, DANIELE RIBEIRO ; FRACETO, LEONARDO FERNANDES . Zein-based nanoformulations with encapsulated methyl salicylate incorporated in 3D printing biopolymer devices targeting potential uses in pest management. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS , v. 670, p. 131511, 2023.

  • DE FREITAS, R. R. M. ; CARMO, K. P. ; RODRIGUES, J. S. ; LIMA, V. H. ; SILVA, J. O. ; BOTARO, V. R. . Influence of alkaline treatment on sisal fibre applied as reinforcement agent in composites of corn starch and cellulose acetate matrices. Plastics, Rubber and Composites , v. 49, p. 1, 2020.

  • S. RODRIGUES, JÉSSICA ; P. CARMO, KARINA ; R. M. DE FREITAS, ROBERTA ; O. SILVA, JOELEN ; LIMA, VITOR ; R. BOTARO, VAGNER . Isolation and Characterization of Acetosolv Lignin Present in Sugarcane Bagasse. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 12, p. 930-937, 2020.

  • BOTARO, VAGNER ROBERTO ; DE FREITAS, ROBERTA RANIELLE MATOS ; DO CARMO, KARINA PALMIZANI ; RAIMUNDO, IVAN FREITAS . A simple and efficient technique to prepare aromatic polyhydroxibutirate/polybutylene adipate terephthalate blends. POLYMER BULLETIN , v. 10, p. 1-17, 2020.

  • FREITAS, R. R. M. ; BOTARO, V. R. . Biodegradation Behavior of Cellulose Acetate with DS 2.5 in Simulated Soil. WORLD ACADEMY OF SCIENCE, ENGINEERING AND TECHNOLOGY , v. 12, p. 347-351, 2018.

  • DE FREITAS, ROBERTA R.M. ; SENNA, ANDRÉ M. ; BOTARO, VAGNER R. . Influence of degree of substitution on thermal dynamic mechanical and physicochemical properties of cellulose acetate. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS , v. 109, p. 452-458, 2017.

  • FREITAS, R. R. M. ; CARMO, K. P. ; LIMA, V. H. . HIDROGÉIS DERIVADOS DE AMIDO. In: Vagner Roberto Botaro; Jéssica de Souza Rodrigues. (Org.). Hidrogéis derivados de polímeros naturais: desenvolvimento e aplicações. 1ed.São Carlos: EdUFSCar- Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2021, v. 1, p. 70-86.

  • CARMO, K. P. ; LIMA, VITOR ; FREITAS, R. R. M. . HIDROGÉIS PARA REMOÇÃO DE METAIS POTENCIALMENTE TÓXICOS E CORANTES NO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS. In: Vagner Roberto Botaro; Jéssica de Souza Rodrigues. (Org.). Hidrogéis derivados de polímeros naturais: desenvolvimento e aplicações. 1ed.São Carlos: EdUFSCar- Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2021, v. 1, p. 197-214.

  • FREITAS, A. S. M. ; MACIEL, C. C. ; RODRIGUES, J. S. ; FREITAS, R. R. M. . HIDROGÉIS PARA APLICAÇÕES AGRÍCOLAS. In: Vagner Roberto Botaro; Jéssica de Souza Rodrigues. (Org.). Hidrogéis derivados de polímeros naturais. 1ed.São Carlos: EdUFSCar- Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2021, v. 1, p. 174-196.

  • FREITAS, R. R. M. ; CARMO, K. P. . POLIOSES E SUAS APLICAÇÕES. In: VAGNER ROBERTO BOTARO; JÉSSICA DE SOUZA RODRIGUES. (Org.). A DESCONSTRUÇÃO DOS TECIDOS VEGETAIS E POSSIBILIDADES ATUAIS DE PRODUÇÃO DE NOVOS MATERIAIS. 1ed.Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2019, v. , p. 85-96.

  • OLIVEIRA, C. T. ; CARACHI, J. C. ; FREITAS, R. R. M. ; BOTARO, V. R. . Precipitação Ácida da Lignina Proveniente do Processo Kraft da Indústria de Papel e Celulose. In: 13 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2015, Natal-RN. Anais 13 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2015.

  • FREITAS, R. R. M. ; SENNA, A. M. ; OLIVEIRA, C. T. ; BOTARO, V. R. . Desacetilação do Acetato de Celulose e Influência do Grau de Substituição no Comportamento Térmico Dinâmico-Mecânico. In: 13 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2015, Natal-RN. Anais-13 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2015.

  • RAIMUNDO, I. F. ; FREITAS, R. R. M. ; BOTARO, V. R. . Blenda de Polihidróxibutirato (PHB) e Copoliéster alifático aromático (AAC) reforçada com nanofibras de celulose (NFC) análise da resistência mecânica e propriedades químicas.. In: XIV Simposio Latino Americano de Polimeros e XII Congresso Iberoamericano de Polímeros, 2014, Porto de Galinhas-PE. Anais XIV Simposio Latino Americano de Polimeros, 2014.

  • FREITAS, R. R. M. ; CARMO, K. P. ; BOTARO, V. R. . ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DO AMIDO DE MILHO ACETILADO. In: VIII Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais, 2021, Sorocaba. VIII Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais, 2021.

  • FREITAS, R. R. M. ; CARMO, K. P. ; BOTARO, V. R. . INFLUÊNCIA DA ACETILAÇÃO NA BIODEGRADAÇÃO DO AMIDO DE MILHO PELO MÉTODO DE RESPIRÔMETRO DE BARTHA. In: VIII Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais, 2021, Sorocaba. VIII Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais, 2021.

  • CARMO, K. P. ; FREITAS, R. R. M. ; RODRIGUES, J. S. ; LIMA, V. H. ; BOTARO, V. R. . INFLUENCE THE USE CELLULOSE NANOFIBERS AND GLYCEROL ON DYNAMIC-MECHANICAL PROPERTIES CORN STARCH FILMS. In: XIII Simpósio Argentino de Polímeros, 2019, Buenos Aires. XIII Simpósio Argentino de Polímeros, 2019.

  • CARMO, K. P. ; FREITAS, R. R. M. ; RODRIGUES, J. S. ; AGUIRRE, S. L. T. ; BOTARO, V. R. ; KOMATSU, D. . Mechanical Properties of Polymeric Films of Corn Starch Reinforced With Sisal Fiber. In: XIII Simpósio Argentino de Polímeros, 2019, Buenos Aires. XIII Simpósio Argentino de Polímeros, 2019.

  • FREITAS, R. R. M. ; CARMO, K. P. ; RODRIGUES, J. S. ; BOTARO, V. R. . SYNTHESIS AND CHARACTERIZATION OF STARCH ACETATE WITH DIFFERENT DEGREE OF SUBSTITUTION. In: XIII Simpósio Argentino de Polímeros, 2019, Buenos Aires. XIII Simpósio Argentino de Polímeros, 2019.

  • RODRIGUES, J. S. ; CARMO, K. P. ; FREITAS, R. R. M. ; BOTARO, V. R. . HYDROGEL OF CELLULOSE ACETATE EMPLOYED AS STATIONARY STAGE IN GEL PERMEATION CHROMATOGRAPHY FOR LIGNIN FRACTIONATION. In: XIII Simpósio Argentino de Polímeros, 2019, Buenos Aires. XIII Simpósio Argentino de Polímeros, 2019.

  • FREITAS, R. R. M. ; BOTARO, V. R. . Comportamento Térmico Dinâmico-Mecânico do Acetato de Celulose com Grau de Substitução 2,45 e 2,29. In: III Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais, 2015, Sorocaba-SP. Livro de Resumos, 2015.

  • FREITAS, R. R. M. ; BOTARO, V. R. . Desacetilação do Acetato de Celulose em Diferentes Graus de Substituição. In: II Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais, 2014, Sorocaba-SP. Anais II Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais, 2014.

  • FREITAS, R. R. M. ; CARMO, K. P. ; SILVA, J. O. ; BOTARO, V. R. . Estudo Cinético e Termodinâmico da Reação de Acetilação do Amido de Milho. In: 15ª Semana de Polímeros Professora Eloisa Mano, 2021, Rio de Janeiro. 15ª Semana de Polímeros Professora Eloisa Mano, 2021.

  • CARMO, K. P. ; RODRIGUES, J. S. ; FREITAS, R. R. M. ; MELEIROS-BARROS, A. M. G. ; SILVA, J. O. ; PRADO, M. C. N. ; BOTARO, V. R. . INFLUENCE OF CHEMICAL TREATMENT IN SISAL FIBER IN DYNAMIC-MECHANICAL THERMAL BEHAVIOR OF COMPOSITION WITH CELLULITE ACETATE MATRIX. In: 8th International Symposium on Natural Polymers and Composites, 2018, São Pedro. 8th International Symposium on Natural Polymers and Composites, 2018.

  • CARMO, K. P. ; RODRIGUES, J. S. ; FREITAS, R. R. M. ; MELEIROS-BARROS, A. M. G. ; SILVA, J. O. ; PRADO, M. C. N. ; BOTARO, V. R. . INFLUENCE OF CHEMICAL TREATMENT IN SISAL FIBER IN MECHANICAL BEHAVIOR AND DYNAMIC-MECHANICAL COMPOUND THERMAL WITH STARCH MATRIX. In: 8th International Symposium on Natural Polymers and Composites, 2018, São Pedro. 8th International Symposium on Natural Polymers and Composites, 2018.

  • FREITAS, R. R. M. ; BOTARO, V. R. . Biodegradation Behavior of Cellulose Acetate with DS 2.5 in Simulated Soil. In: ICPMSE 2018 : 20th International Conference on Polymer Materials Science and Engineering, 2018, Istanbul, Turkey. World Academy of Science, Engineering and Technology International Journal of Chemical and Molecular Engineering, 2018.

  • FREITAS, R. R. M. ; BOTARO, V. R. . Estudo da biodegradação em solo simulado do acetato de celulose pela análise térmico dinâmico-mecânica. In: IV Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais, 2016, Sorocaba. Livro de Resumos do IV Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais, 2016.

  • MELEIROS-BARROS, A. M. G. ; FREITAS, R. R. M. ; CARMO, K. P. ; OLIVEIRA, C. T. ; RAIMUNDO, I. F. ; SENNA, A. M. ; GUIMARÃES JUNIOR, M. ; YAMAJI, F. M. ; BOTARO, V. R. . Análise de absorção de metais por hidrogel de acetato de celulose e EDTAD, compósito de PHB reforçado com nanofibras de celulose e fibras de bagaço de cana utilizando MEV. In: VIII Congresso de Microscopia dos Materiais, 2014, Campinas-SP. Anais VIII Congresso de Microscopia dos Materiais, 2014.

  • FREITAS, R. R. M. ; CARMO, K. P. ; BOTARO, V. R. . ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DO AMIDO DE MILHO ACETILADO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FREITAS, R. R. M. ; CARMO, K. P. ; BOTARO, V. R. . INFLUÊNCIA DA ACETILAÇÃO NA BIODEGRADAÇÃO DO AMIDO DE MILHO PELO MÉTODO DE RESPIRÔMETRO DE BARTHA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FREITAS, R. R. M. ; CARMO, K. P. ; SILVA, J. O. ; BOTARO, V. R. . Estudo Cinético e Termodinâmico da Reação de Acetilação do Amido de Milho. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, R. R. M. . Síntese e caracterização de acetato de amido.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FREITAS, R. R. M. . SYNTHESIS AND CHARACTERIZATION OF STARCH ACETATE WITH DIFFERENT DEGREE OF SUBSTITUTION. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FREITAS, R. R. M. . Síntese e caracterização de acetato de amido e hidrogel de acetato de amido com EDTAD.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FREITAS, R. R. M. . Acetilação de amido e celulose, preparação e caracterização de nanocompósito com nanofibra de celulose modificada e estudo de biodegradação.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FREITAS, R. R. M. ; BOTARO, V. R. . Estudo da biodegradação em solo simulado do acetato de celulose pela análise térmico dinâmico-mecânica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, R. R. M. ; BOTARO, V. R. . Comportamento Térmico Dinâmico-Mecânico do Acetato de Celulose com Grau de Substitução 2,45 e 2,29.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, R. R. M. ; SENNA, A. M. ; OLIVEIRA, C. T. ; BOTARO, V. R. . Desacetilação do Acetato de Celulose e Influência do Grau de Substituição no Comportamento Térmico Dinâmico-Mecânico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, R. R. M. ; BOTARO, V. R. . Desacetilação do Acetato de Celulose em Diferentes Graus de Substituição. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, R. R. M. ; SILVA, S. M. ; SILVA, N. R. ; LEITE JR, P. I. ; ALMEIDA, L. D. . Coluna de Destilação Fracionada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, R. R. M. . PII-Compósito de Fibra de Coco e Fécula de Mandioca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, R. R. M. ; SILVA, S. M. ; SILVA, N. R. ; LEITE JR, P. I. ; ALMEIDA, L. D. . Biodegradabilidade de Polímeros Sintéticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, R. R. M. . SUMÁRIO EXECUTIVO-Compósito de fibra de coco e fécula de mandioca 2012 (Plano de Negocio).

  • FREITAS, R. R. M. . Estudodo da Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial e do Impacto Ambiental e Social (EVTECIAS) - Compósito de Fibra de Coco e Fécula de Mandioca 2012 (Plano de Negocio).

Outras produções

FREITAS, R. R. M. . Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais. 2015; Tema: Evento. (Site).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Desenvolvimento de hidrogéis a base de amido, Descrição: O projeto tem como objetivo central desenvolver novos hidrogéis a base de amido e amido acetilado. Estruturas poliméricas originais serão preparadas a partir da modificação do amido com reagentes bifuncionais. A ideia central é preparar novas estruturas tridimensionais e reticuladas. Estão previstos testes de aplicação como materiais para remoção de metais pesados e liberação controlada de fármacos. Os novos hidrog[éis derivados de amidos serão caracterizados por técncias como DMA, FTIR, MEV e as propriedades térmicas serão estudfadas por TGA e DSC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Ranielle Matos de Freitas - Integrante / Karina Palmezani do Carmo - Integrante / BOTARO, VAGNER R. - Coordenador.

  • 2015 - 2018

    Estudo do comportamento térmico dinâmico-mecânico de filmes poliméricos de hidrogéis visando a aplicação como futuros materiais biocompatíveis, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vagner Roberto Botaro em 28/09/2020., Descrição: Nos últimos anos cresceu notadamente o interesse sobre a utilização de novos biomateriais para as mais variadas aplicações. Entende-se por biomateriais toda substância, que pode ou não ser um fármaco, ou combinação de substâncias, de origem natural ou sintética, capaz de substituir, entrar em contato com órgãos, tecidos e outras funções do corpo, ser implantado permanentemente ou temporariamente para reconstruir ou substituir. A Ciência dos biomateriais enfatiza materiais sintéticos e naturais que são usados em uma grande variedade de implantes, dispositivos e equipamentos de processo que contatam sistemas biológicos. Para entender melhor a função e atuação dos biomateriais, é necessário ter conhecimento em ciências básicas como biologia, química, física e de engenharia e medicina. Não só os biomateriais, mas também bioinfomática, biologia sintética, biologia computacional, nanobiologia, biologia de sistemas e outros campos de vanguarda dependem de convergência para o seu progresso continuado. Dentro desse contexto, algumas aplicações requerem o estudo do comportamento mecânico dos biomateriais, visto que muitas vezes os mesmos são submetidos a esforços mecânicos variados como tensão, compressão ou mesmo fadiga.O projeto aqui apresentado tem como objetivo central estudar o comportamento termodinâmico mecânico de filmes poliméricos e filmes de hidrogéis visando futuras aplicações desses como biomateriais. Dessa forma, nosso grupo de pesquisa tem como objetivo principal estudar a biocompatibilidade dos filmes que serão preparados nesse projeto e ir um pouco além, considerar a possível aplicação dos materiais em função das suas propriedades termodinâmico mecânicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Ranielle Matos de Freitas - Integrante / Vagner Roberto Botaro - Coordenador / Anna Maria Gouveia Meleiros-Barros - Integrante / Karina Palmezani do Carmo - Integrante.

Prêmios

2020

EDITAL 2019 PARA SELEÇÃO DE LIVROS ORIGINAIS PARA PUBLICAÇÃO, Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar).

2018

CERTIFICATE OF BEST PAPER AWARD - ICPMSE 2018: 20th International Conference on Polymer Materials Science and Engineering, INTERNATIONAL SCIENTIFIC RESEARCH AND EXPERIMENTAL DEVELOPMENT.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - 2020

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

2014 - 2016

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado - CAPES, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2014 - 04/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.,Linhas de pesquisa

2013 - 2013

Programa de Incentivo à Inovação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
2ª Etapa: Produção do Protótipo do projeto Compósito de Fibra de Coco e Fécula de Mandioca. Estudos dos potenciais parceiros e produção da planilha QFD com estratégias de comercialização.

2011 - 2012

Programa de Incentivo à Inovação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
1ª Etapa: Elaboração do plano de negócio - EVTECIAS (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial e do Impacto Ambiental e Social) do projeto Compósito de Fibra de Coco e Fécula de Mandioca.

2012 - 2013

Laboratório de análise de água e efluentes

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades na gestão de qualidade. Elaboração de documentos, controle de registros, monitoramento dos registros dos laboratórios físico-químico, microbiológico e cromatográfico. Monitoramento de registros de acordo com a norma ABNT NBR ISSO/IEC 17025:2005.

2009 - 2010

Solução Engenharia Ambiental

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento aos clientes do monitoramento ambiental, auxilio na análise de resíduos sólidos e efluentes, colaboração no monitoramento ambiental (efluentes líquidos e atmosféricos, resíduos sólidos) confecção de relatórios. Implantação de sistema de planilhas para facilitar o programa de monitoramento ambiental dos postos de combustíveis, aumento de 86 % do número de contratos do monitoramento ambiental.

2016 - 2020

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Doutorado

2021 - 2022

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.