Talize Zilio

Mestre em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE) foi bolsista CAPES/PROSUC. Graduou-se, com distinção, em Letras Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2008). Lá, também foi bolsista de iniciação científica da instituição (UNIBIC) atuando na área da linguística aplicada ao discurso. Como docente, lecionou em escolas públicas estaduais e em estabelecimentos privados de ensino como o PVSINOS. Atualmente é professora concursada de Língua Inglesa na rede municipal de ensino de Estância Velha (RS) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Jacob Bauermann. Além disso, foi eleita como presidente da Associação dos Professores Estancienses exercendo seu mandato até o final do ano de 2019.

Informações coletadas do Lattes em 18/07/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2019 - Atual

Universidade La Salle - Canoas
Título: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM ESTUDO SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA,Orientador:
Vera Lucia Felicetti.Coorientador: Gelson Vanderlei Weschenfelder. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ENSINO E APRENDIZAGEM; LÍNGUA INGLESA; HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs).Setores de atividade: Educação.

Graduação em Letras Português e Inglês

2002 - 2008

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Augusto Dos Anjos - O poeta sem ismos
Orientador: Márcia Lopes Duarte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

NOÇÕES BÁSICAS DE LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE ESTÂNCIA VELHA, SEMEC, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em TEOLOGIA A DISTÂNCIA. (Carga horária: 42h). , ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA E ESPIRITUALIDE FRANCISCANA, ESTEF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Libras

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Super Heróis Como Tutores de Resiliência. 2019. (Outra).

Formação continuada de professores. 2016. (Seminário).

Formação continuada de professores. 2015. (Seminário).

Formação Continuada de Professores. 2014. (Seminário).

Tramas e Fios.Macramê - entrelaçando culturas. 2014. (Oficina).

IV Seminário de Educação: Identidades e diferenças na escola- - um debate da diversidade. 2008. (Seminário).

MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. SEQÜÊNCIAS E CONFIGURAÇÕES DA PLANIFICAÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO INFORMATIZADO. 2007. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jorge Otávio Pinto Pouey de Oliveira

DUARTE, M. L.;OLIVEIRA, Jorge O.Pinto Pouey de. Augusto dos Anjos: O Poeta dos Ismos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Gelson Vanderlei Weschenfelder

WESCHENFELDER, G. V.; Ziliott, Denise M.; BACKES, L.; BOFF, E. T. O.; FELICETTI, V. L.. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA EM UM NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Marília de Araújo Barcellos

BARCELLOS, Marília de Araujo; DUARTE, Márcia.; Frank Jorge. Augusto dos Anjos o poeta sem ísmos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Vera Lucia Felicetti

FELICETTI, Vera Lucia; BOFF, E. T. O.; BACKES, L.; ZILIOTTO, D. M.; BARRIGA, A. M.. Histórias em quadrinhos: um estudo sobre ensino e aprendizagem da língua inglesa.. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Vera Lucia Felicetti

FELICETTI, Vera Lucia; BOFF, E. T. O.; ZILIOTTO, D. M.; BACKES, L.. Histórias em quadrinhos: um estudo sobre ensino e aprendizagem da língua inglesa.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Estéfani Francine Lermen Dos Santos

Área verde - classificação e preservação; 2016; Orientação de outra natureza - Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Jacob Bauermann; Orientador: Talize Zilio;

Rafaela Linder

Área verde - classificação e preservação; 2016; Orientação de outra natureza - Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Jacob Bauermann; Orientador: Talize Zilio;

Jéssica Dullius

Área verde - classificação e preservação; 2016; Orientação de outra natureza - Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Jacob Bauermann; Orientador: Talize Zilio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gelson Vanderlei Weschenfelder

A história em quadrinhos nos processos de ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental (provisório); Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Vera Lucia Felicetti

Histórias em quadrinhos: um estudo sobre ensino e aprendizagem da língua inglesa; ; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade La Salle - Canoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lucia Felicetti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ZILIO, TALIZE . As influências na poética de Augusto dos Anjos. Diálogo (UNILASALLE) , v. 01, p. 47-53, 2019.

  • WESCHENFELDER, G. ; ZILIO, TALIZE . Para o alto e avante. In: CARLOS EDUARDO DA COSTA CAMPOS; LUIS FILIPE BANTIM DE ASSUMPÇÃO; JOSÉ MARIA GOMES DE SOUZA NETO. (Org.). HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. 01ed.São João de Meriti: Desalinho, 2020, v. 01, p. 01-360.

  • ZILIO, T. . Spiritual songs - the way for freedon. In: Eduardo Wolff de Oliveira; Fernanda Krause Caberlon; Marcia Odet Müller Wrasse; Maria Elisa da Silva; Noely Fuentes; Rita Angela Hansen Klauck. (Org.). África-Nós - Práticas Pedagógicas -Professores da Rede municipal de Ensino de Estância Velha. 1ed.São Leopoldo: OIKOS, 2016, v. 1, p. 71-74.

  • ZILIO, T. . Fight like a girl: Mulher-Maravilha e sua inserção nas práticas docentes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZILIO, T. . Augusto dos Anjos - O poeta sem ismos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZILIO, T. ; FRAGA, Dinora Moraes de . A PLANIFICAÇÃO TEXTUAL EM AMBIENTE DIGITALIZADO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ZILIO, T. ; Hess, S. . Educação na Cultura Digital: como ser professor de um aluno imerso em tecnologia.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DIULLIUS, J. ; SANTOS, E. F. L. ; LINDER, R. ; ZILIO, T. . Área verde - classificação e preservação. 2016. (Orientação para mostra científica).

SANTOS, E. F. L. ; LINDER, R. ; DIULLIUS, J. ; ZILIO, T. . Área verde - classificação e preservação. 2016. (Orientação para mostra científica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Educação Superior: acesso, percurso e resultados, Descrição: Elevar a taxa bruta de matrícula na Educação Superior é uma das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024. O qual tem entre suas estratégias aumentar a participação nesse nível de ensino de grupos historicamente desfavorecidos ; promover estudos e pesquisas que analisem a necessidade de articulação entre formação, currículo e o mercado de trabalho; verificar a demanda e promover a oferta de formação de pessoal de nível superior, considerando as necessidades do desenvolvimento do País, a inovação tecnológica e a melhoria da qualidade da educação básica e consolidar processos seletivos nacionais e regionais para acesso à educação. Nesta direção, estudar os egressos do curso superior se torna tema relevante, pois a partir deles há possibilidades de perceber se a meta do PNE acima mencionada está se efetivando para além do acesso a esse nível de ensino. Isso significa pensar se os ingressantes permanecem na instituição e se formam? Como se dá a percurso na universidade? Como os egressos da Educação Superior se encontram no mercado de trabalho? Qual a relação entre o acesso, o percurso e a graduação entre egressos que foram bolsistas ProUni e os que não foram bolsistas? Para tanto há a necessidade de estudar não somente o egresso ProUni, mas também os demais graduados de modo a perceber como ambos universos de graduados encontram-se após a conclusão da Educação Superior. Pensando nesses questionamentos, este projeto de pesquisa tem como sujeitos centrais os egressos da Educação Superior, ingressantes em 2005 em Instituições de Educação Superior Comunitárias, que foram bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), bem como os demais estudantes. Assim, o objetivo geral deste projeto é investigar os aspectos relacionados às características de acesso (input), percurso (process) acadêmico e resultados (outcomes) da graduação, que envolveram e envolvem egressos ProUni e não ProUni, de modo a melhor entender a efetivação ou não do Programa Universidade para Todos enquanto um programa de acesso à Educação Superior. A metodologia usada terá enfoque quantitativo com objetivo exploratório descritivo e interpretativo. Será realizada análise estatística descritiva e inferencial de modo a melhor responder os objetivos aqui delineados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talize Zilio - Coordenador / Vera Lucia Felicetti - Integrante / Alberto F. Cabrera - Integrante / Paulo Fossatti - Integrante / Célia de Fátima Rosa da Veiga - Integrante / Paulo Roberto Ribeiro Vargas - Integrante / Adriana Pineda Robayo - Integrante / Jaime Antonio Nalin - Integrante / Marcelo Almeida de Camargo Pereira - Integrante / Silvio Denicol Junior - Integrante / Antonio Filipe Szezecinski - Integrante / Dânia Barro - Integrante / André Pires - Integrante / Katielle de Oliveira Felix de Sena - Integrante / Guilherme dos Santos Merlin - Integrante / Gabriele Bonotto Silva - Integrante / Eliana de Freitas Soares - Integrante / Fabíola dos Santos Kucybala - Integrante / Gilza Carla Timóteo Melo - Integrante / Cíntia Maciel - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Universos Paralelos: Arte Sequencial, Mediação Cultural e práticas pedagógicas, Descrição: O Grupo de Pesquisa Universos Paralelos: Arte Sequencial, Mediação Cultural e práticas pedagógicas nasce de demandas por formação continuada de educadores, que já vem realizando encontros sistemáticos na instituição, atendendo a projetos de pesquisa relacionados ao tema. Anteriormente a isso, a liderança do grupo desenvolveu o projeto de pesquisa Identidade Secreta: semânticas religiosas do universo super-heroico, do qual nasceu o evento Universos Paralelos. Este evento, que já conta com duas edições, sediado na Universidade La Salle, tem reunido professores e artistas locais na promoção da interlocução entre arte, educação e cultura. Pode-se dizer também que, a partir deste primeiro projeto de pesquisa, que vigorou entre 2015 e 2018, percebeu-se uma demanda de formação interna a respeito da mediação cultural de produções de cultura pop, com trabalhos de conclusão de curso, projetos de estágio e projetos de pesquisa para mestrado versando sobre o assunto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Talize Zilio - Coordenador / Gelson Weschenfelder - Integrante / RENATO FERREIRA MACADO - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Recontextualizar as Ciências e a Contação de Histórias para os Processos de Ensino e de Aprendizagem da Educação Básica à Formação de Professores à nível Internacional, Descrição: Entender as Ciências e construir conhecimento parecem serem exigências que o mundo globalizado nos impõe. Tal imposição, na maioria das vezes necessita de artefatos analógicos e digitais. Estes últimos cada vez mais sofisticados, no entanto, tal sofisticação remete ao esquecimento de que é do simples, do cotidiano e corriqueiro que devem emergir esses artefatos. Ou seja, não é possível desconsiderar o já existente como por exemplo a cultura. A contação de histórias como um elemento presente em todas as culturas e sociedades. Um elemento presente em ambos os artefatos: analógicos e digitais capaz de transformar e construir conhecimento. Nesta direção, o objetivo geral deste projeto de pesquisa consiste em compreender a construção do conhecimento a partir de práticas pedagógicas que contemplam literatura e ciências, na educação básica e na formação do professor, a nível internacional, mediados por artefatos tecnológicos (analógico e digital). A metodologia delineada para a construção do conhecimento referente ao problema definido, aos objetivos propostos e as metas a serem alcançadas é de cunho qualitativo e tem como procedimento técnico um Estudo de Caso. Tal procedimento é justificado pois envolve a observação direta dos acontecimentos que se efetivam nas práticas pedagógicas dos professores da Educação Básica da rede pública de ensino (anos iniciais) e no curso de Formação de Professores (continuada, graduação e pós-graduação). Para tanto o diário do professor e os registros realizados pelos estudantes em processos de interação para a construção do conhecimento serão os dados empíricos: atividades, imagens e entrevista. Para a análise do corpus formado será usada Bardin (2011). Dentre os resultados esperados está a proposição de práticas pedagógicas que contemplam o conhecimento de senso comum e os conhecimentos científicos a partir de contação de histórias; o desenvolvimento do hábito e gosto pela leitura e pesquisa, contextualizando histórias e conhecimentos; a construção de material didático para a formação de professores, contemplando a contação de histórias e conhecimentos; a colaboração para com uma melhor formação do professor em exercício na escola e a ampliação da interação entre Educação Básica e Pós-Graduação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talize Zilio - Coordenador / Vera Lucia Felicetti - Integrante / Antonio Filipe Szezecinski - Integrante / Katielle de Oliveira Felix de Sena - Integrante / Mayra Guterres Regis Frison - Integrante / Marta Janice da Silva Murussi - Integrante / Kelly Albistat Oliveira Gonçalves - Integrante / Luciane Roxo Gomes - Integrante / Luciana Backes - Integrante / Frédéric Charles - Integrante / Olivier Perru - Integrante / Mohamed Soudani - Integrante / Isabel Pau Custodio - Integrante / Catherine Verseils - Integrante / Juliane Menezes dos Reis - Integrante / Renati Fronza Chitolina - Integrante / Eduardo Lorini Carneiro - Integrante / Gabrielly Da Boit de Oliveira - Integrante / Karen Cardoso Barchinski - Integrante / Claudia Sciascia - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Formação Docente - Os super-heróis das histórias em quadrinhos como recursos para a promoção de resiliência para crianças e adolescentes em situação de risco, Descrição: O presente projeto apresenta as atividades propostas para o Pós-Doutorado na Universidade Lasalle, a realizar-se junto ao PPG em Educação. Justifica-se sua vinculação à Linha de Pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, uma vez que são abordados sistemas de formação de profissionais no contexto das políticas públicas sociais. Desde o surgimento das histórias em quadrinhos, os enredos com super-heróis são focados no espírito comunitário, confiança mútua, força e coragem, temas inspiradores para as áreas da Educação e Saúde. No campo educacional há uma desvalorização ou não sabem como utilizar ícones da cultura pop, assim como personagens super-heróicos das histórias em quadrinhos, em sala de aula. Há hoje, inúmeros estudos que vem mostrar os ganhos no rendimento dos alunos em utilizar esses personagens. Usados em diversas áreas, os super-heróis são fortes influências e podem empoderar crianças e adolescentes em situações de risco e vulnerabilidade social, principalmente em ambiente escolar. Assim sendo, esse projeto, tem como objetivo propor e avaliar uma formação continuada para docentes de escolas da Educação Básica, fomentando intervenções promotoras de resiliência em ambiente escolar por meio da cultura pop, considerando que os super-heróis podem se constituir tutores de resiliência e importantes recursos para o desenvolvimento de intervenções psicossociais em contextos educativos diversos. Serão oferecidas oficinas com teorias e práticas sobre o uso de histórias de super-heróis em sala de aula, com uso de recursos audiovisuais. A formação docente inclui 6 (seis) oficinas, encontros semanais de 2 horas em cada encontro. Serão utilizados como instrumentos um questionário sócio demográfico; um questionário sobre o uso de quadrinhos em sala de aula, que será aplicado antes e após a intervenção; e um questionário de avaliação, a ser respondido pelos participantes ao final da formação. Os participantes deverão assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, concordando em participar da pesquisa e também um Termo de Comprometimento, se dispondo a realizar atividades didáticas com o uso de quadrinhos em sala de aula, no período de dois meses após o término dos encontros, para uma avaliação de seguimento. O resultado esperado é oferecer um modelo de formação docente com o uso de histórias em quadrinhos como mediação pedagógica atraente e eficiente para a formação relacional e psíquica das crianças e dos adolescentes, para professores da educação básica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Talize Zilio - Coordenador / Gelson Weschenfelder - Integrante / RENATO MACHADO FERREIRA - Integrante / Thuanny De Azevedo Bedinote - Integrante / Thiago Soares Arcanjo - Integrante / Masaaki Alves Funakura - Integrante / Emanuele Barbosa - Integrante / Natasha Rubin - Integrante.

  • 2007 - 2007

    A PLANIFICAÇÃO TEXTUAL EM AMBIENTE DIGITALIZADO, Descrição: Sequencias e configurações da planificação textual de alunos de ensino médio em contexto informatizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Talize Zilio - Integrante / Dinora Moraes de Fraga - Coordenador / Geovane Lacerda - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade La Salle - Canoas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2007 - 2007

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - Atual

EMEF Walter Jacob Bauermann

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2007 - 2008

Instituto Estadual de Educação Professor Pedro Schneider

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Português, Literatura e Língua Inglesa para os três anos do Ensino Médio e curso Normal

2008 - 2011

Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Alfredo Clemente Pinto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Português e Inglês para os anos finais do Ensino Fundamental e da Modalidade EJA.

2018 - Atual

Associação dos Professores Estancienses

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Preseidente, Carga horária: 8

Outras informações:
Associação sem fins lucrativos voltadas para o bem estar e manutenção dos direitos dos professores Estancienses.

2010 - 2012

Colégio PVSinos

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de língua portuguesa, Carga horária: 22

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa nas modalidades EJA e cursos técnicos de: informática, segurança ambiental e administração.