MADSON JONHE DA COSTA

Meu objetivo profissional é buscar qualificação e experiência na área de educação e química, como professor de química e químico. Atualmente sou Professor de Química do Governo do Estado do Amapá: Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED), locado no município de Amapá na Escola Estadual Vidal de Negreiros deste 2022. Mestrando em Ciências Ambientais (Início: 2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá (PPGCA/UNIFAP). Especialista em Gestão Escolar (Conclusão: 2023) pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Especialista em Educação (Conclusão: 2023) pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Especialista em Ciências Forense (Conclusão: 2023) pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Especialista em Docência no Ensino Superior (Conclusão: 2022) pela União Brasileira de Faculdades (UNIBF). Especialista em Docência no Ensino de Química (Conclusão: 2022) pela União Brasileira de Faculdades (UNIBF). Especialista em Metodologia do Ensino de Química (Conclusão: 2022) pela União Brasileira de Faculdades (UNIBF). Graduação em Licenciatura em Química (Conclusão: 2022) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Técnico em Química (Conclusão: 2022) pelo Instituição de Ensino Charles Babbage (IECB). Graduando em Bacharelado em Educação Física (Início: 2022) pela Universidade Paulista (UNIP).Tenho duas premiações acadêmicas: em 2021 o Prêmio Destaque do Simpósio Amazônico de Etnobotânica - Universidade do Estado do Amapá. Em 2019 a Menção Honrosa de 1 Lugar na área de Educação na 9° Mostra de TCC's da Universidade Federal do Amapá. Revisor do periódico: Research, Society and Development.

Informações coletadas do Lattes em 11/08/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências Ambientais

2022 - Atual

Universidade Federal do Amapá
Dr. Tiago Marcolino de Souza.Coorientador: Dr. Erveton Pinheiro Pinto. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Biotecnologia.

Especialização em Gestão Escolar

2022 - 2023

Faculdade Única de Ipatinga

Especialização em Ciências Forense

2022 - 2023

Faculdade Única de Ipatinga

Especialização em Educação

2022 - 2023

Faculdade Única de Ipatinga

Especialização em Metodologia do Ensino de Química

2022 - 2022

União Brasileira de Faculdades

Especialização em Docência no Ensino de Química

2022 - 2022

União Brasileira de Faculdades

Especialização em Docência no Ensino Superior

2022 - 2022

União Brasileira de Faculdades

Graduação em Licenciatura em Química

2016 - 2022

Universidade Federal do Amapá
Título: Experimentos de química forense como incentivo da aprendizagem de química no ensino médio
Orientador: Dr. Daniel Sousa dos Santos

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química

2021 - 2022

Instituição de Ensino CHARLES BABBAGE

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2016

Escola Estadual Professor José Barroso Tostes

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ciências Ambientais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Engenharia de Biomateriais.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Ambiental e Recursos Naturais.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Participação em eventos

1 Congresso Pan-Americano de Plantas Medicinais e Saúde Integrativa Intersecção com Medicinas Tradicionais e Complementares. Os saberes populares na utilização do boldo Plectranthus barbatus (Lamiaceae) na etnofarmacologia dos ribeirinhos do Município de Santana - AP. 2022. (Congresso).

Simpósio Amazônico de Etnobotânica: Ciências e Saberes Etnobotânicos para o Desenvolvimento Regional.AVALIAÇÃO LARVICIDA DE BETACIANINAS ISOLADAS E ETNOBOTÂNICA DE GOMPHRENA GLOBOSA L.. 2021. (Simpósio).

Ansiedade com retorno da pandemia: como lidar?. 2020. (Seminário).

Como a química auxilia no combate ao Covid-19. 2020. (Outra).

Promover para prevenir: Saúde Mental no Ambiente Escolar. 2020. (Seminário).

Webinar ABQ Amapá/ Amazônia Ocidental/ Piauí e Rede BIONORTE - "O papel da Química & Biodiversidade no enfrentamento ao COVID-19: Desafios e oportunidades". 2020. (Outra).

59° Congresso Brasileiro de Química. EXPERIMENTOS DE QUÍMICA FORENSE COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. 2019. (Congresso).

Expotec 2019. Bomba de Hidrogênio. 2019. (Feira).

I Colóquio de Ciências da Natureza e Exatas. Química, Física, Biologia e Matemática: Perspectivas da Pesquisa Científica no Estado do Amapá,.EXPERIMENTOS DE QUÍMICA FORENSE COMO INCENTIVO DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. 2019. (Outra).

II WORKSHOP DE BIOCATÁLISE E SÍNTESE ORGÂNICA APLICADA. 2019. (Oficina).

XVIII OLIMPÍADA AMAPAENSE DE QUÍMICA. Comissão Técnico-Científica. 2019. (Olimpíada).

Acessibilidade cultural: O que é?. 2018. (Outra).

ExpoQuímica 2018. EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. 2018. (Exposição).

I COLÓQUIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: PERSPECTIVAS DA PESQUISA SOCIOAMBIENTAL NO AMAPÁ. 2018. (Outra).

II Feira de Orientação Vocacional (FOV). EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. 2018. (Exposição).

PROSA FILOSÓFICA do PROJETO DE EXTENSÃO: COMUNICAÇÕES FILOSÓFICAS NO MEIO DO MUNDO II E DA DISCIPLINA SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E MEIO AMBIENTE. 2018. (Seminário).

SEMANA DO QUÍMICO 2018. 2018. (Congresso).

XVII OLIMPÍADA AMAPAENSE DE QUÍMICA. Aplicador da prova. 2018. (Olimpíada).

Comissão julgadora das bancas

Daniel Sousa dos Santos

SANTOS, D. S.. EXPERIMENTO DE QUÍMICA FORENSE COMO INCENTIVO DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Amapá.

Alex Bruno Lobato Rodrigues

RODRIGUES, ALEX. Experimento de química forense como incentivo da aprendizagem de química no ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Amapá.

Foi orientado por

Daniel Sousa dos Santos

EXPERIMENTO DE QUÍMICA FORENSE COMO INCENTIVO DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Daniel Sousa dos Santos;

Alex Bruno Lobato Rodrigues

ESTUDO DOS PARÂMETROS REOLÓGICOS DE NANO-EMULSÃO DE Syagrus coronata; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Alex Bruno Lobato Rodrigues;

Tiago Marcolino de Souza

PRODUÇÃO DE FILMES DESENVOLVIDOS À BASE DE AMIDO E GLICEROL; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amapá; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • SALES, PRISCILA FAIMANN ; KOGA, ROSEMARY DE CARVALHO ROCHA ; DE SOUZA, AGERDANIO ANDRADE ; DO NASCIMENTO, ALINE LOPES ; PINHEIRO, FERNANDA CAVALCANTE ; ALBERTO, ANDRESSA KETELEM MEIRELES ; DA COSTA, MADSON JONHE ; CARVALHO, JOSÉ CARLOS TAVARES . Pharmacological Potential and Mechanisms of Action Involved in Oil Species from the Brazilian Amazon: The Case of Abelmoschus esculentus L. Moench, Euterpe oleracea Martius and Bixa orellana Linné. PHARMACOGNOSY REVIEWS , v. 17, p. 24-42, 2023.

  • Da Costa, M. J. ; Dos SANTOS, D. S. ; MALHEIROS, J. B. ; Da SILVA, N. E. . EXPERIMENTOS DE QUÍMICA FORENSE COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Da Costa, M. J. ; Dos SANTOS, D. S. . EXPERIMENTOS DE QUÍMICA FORENSE COMO INCENTIVO DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Da Costa, M. J. ; Dos SANTOS, D. S. . EXPERIMENTOS DE QUÍMICA FORENSE COMO INCENTIVO DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Prêmios

2021

Prêmio Destaque do Simpósio Amazônico de Etnobotânica: Ciências e Saberes Etnobotânicos para o Desenvolvimento Regional, Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

2019

Menção Honrosa de 1 Lugar na área de Linguística, Letras, Artes e Educação na 9° Mostra de TCCs da UNIFAP, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Amapá, Departamento de Pesquisa (DPQ). , Rodovia Juscelino Kubitschek - de 1670/1671 ao fim, Universidade, 68903419 - Macapá, AP - Brasil, Telefone: (096) 33121700, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - Atual

Governo do Estado do Amapá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Química do ensino médio integral, Carga horária: 40

Outras informações:
Escola Estadual Vidal de Negreiros

2021 - 2021

Universidade Federal do Amapá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor na disciplina Prática de Ensino I do curso de Licenciatura em Química, orientado pela professora Joaquina Barboza Malheiros.

2020 - 2021

Universidade Federal do Amapá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica do PROBIC 2012-2021, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de Pesquisa: PIC652-2018 - ESTUDO FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO BIOCIDA IN SILICO E IN VIVO DE ÓLEO ESSENCIAIS DE PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA EM Aedes aegypti. Orientador: ALEX BRUNO LOBATO RODRIGUES. Título: AVALIAÇÃO LARVICIDA DE BETACIANINAS ISOLADAS DE Gomphrena globosa L.

2019 - 2020

Universidade Federal do Amapá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário de Química, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrando voluntariamente a disciplina de Físico-Química no projeto UniENEM. O Projeto UniENEM integra as ações extensionistas da UNIFAP voltadas para inclusão de jovens, adultos e idosos no espaço universitário. Para tanto, configura-se como um cursinho preparatório para os processos seletivos voltados para o acesso ao Ensino Superior. Desse modo, busca-se efetivar a aproximação da universidade com a sociedade local na perspectiva de atender suas necessidades formativas. O UniENEM faz parte do Programa de Inclusão, Acesso e Permanência (PIAP) da UNIFAP. As aulas do cursinho ocorrerão na UNIFAP, Campus Marco Zero, no turno da Noite, o público-alvo são estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública de ensino ou aqueles que já concluíram essa etapa formativa. As quatro áreas do conhecimento que compõem a organização curricular da Educação Básica serão contempladas no desenvolvimento das aulas do UniENEM. Para os professores selecionados para atuarem no cursinho, será um importante espaço de vivência da prática pedagógica, com foco no fortalecimento da formação docente. Todas as atividades desenvolvidas no âmbito do UniENEM serão planejadas, acompanhadas e avaliadas pelo Docentes da UNIFAP envolvidos no Projeto. Coordenador: Claudio Pinheiro da Silva Junior.

2019 - 2020

Universidade Federal do Amapá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica do PROBIC 2019-2020, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de Pesquisa: PIC652-2018 - ESTUDO FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO BIOCIDA IN SILICO E IN VIVO DE ÓLEO ESSENCIAIS DE PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA EM Aedes aegypti. Orientador: ALEX BRUNO LOBATO RODRIGUES. Título: ESTUDO DOS PARÂMETROS REOLÓGICOS DE NANO-EMULSÃO DE Syagrus coronata.

2016 - 2020

Universidade Federal do Amapá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante da turma 2016.2 de Química, Carga horária: 20

Outras informações:
Representante de turma do curso Licenciatura em Química da turma 2016.2 nos seguintes semestres 2016.2; 2018.2; 2019.1, 2019.2 e 2020.1, vinculado a Coordenação Curso de Licenciatura em Química (CCLQ) na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

2017 - 2018

34º Batalhão de Infantaria de Selva

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Soldado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Integrante do 3° Pelotão (Cães de Guerra) da 1° Companhia de Infantaria de Selva (1° CIA) com a arma de Infantaria (2017-2017); Integrante do Pelotão de Comunicações (PELCOM) da Companhia de Comando e Apoio (CCAP) com a arma de Comunicações (2017-2018); Sensei (Professor) de Artes Marciais (Judô e Jiu-Jitsu) no Comando de Fronteira do Amapá e 34° Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron AP/34° BIS) no Programa Força no Esporte (PROFESP) um projeto de inclusão social realizado pelo Ministério da Defesa que visa à iniciação ao esporte e a melhoria da qualidade de vida de crianças em situação de vulnerabilidade social (2017-2018).

2018 - 2020

Projeto Concurseiros Unidos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário de Química, Carga horária: 3

2019 - 2022

Associação Atlética Acadêmica Radioativa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice Presidente, Carga horária: 20

Outras informações:
O primeiro Vice Presidente da Associação Atlética Acadêmica Radioativa (A.A.A.R.)

2019 - 2019

Associação Atlética Acadêmica Radioativa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Fundador da Entidade, Carga horária: 10

Outras informações:
Integrante da comissão fundadora da Associação Atlética Acadêmica Radioativa (A.A.A.R.), sendo uma comissão composta por 5 membros, todos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).