Karina Nymara Brito Ribeiro
Mestra em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP/MP) pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (2016). Especialista em História e Historiografia da Amazônia (2015) e graduada (bacharel e licenciada) em Ciências Sociais (2013) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Desenvolveu suas pesquisas acadêmicas em comunidades tradicionais do Estado do Amapá, produzindo frutos como cartilhas informativas, materiais didáticos e documentos técnicos voltados para processos de patrimonialização de bens culturais e Educação Patrimonial. Desde 2009 realiza atividades educativas para crianças e adolescentes de baixa renda com apoio de associações locais e entidades sem fins-lucrativos. Atuou como voluntária no Museu da Imagem e do Som (MIS-AP). Entre 2016 e 2018 atuou como pesquisadora associada no Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá (CEPAP/ UNIFAP). No biênio, 2017 e 2018, trabalhou com a elaboração de Relatórios Antropológicos (RA) voltados para regularização fundiária quilombola pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Atualmente é pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão do Patrimônio Cultural da Amazônia do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCTIC), atuando na área de cultura material e educação patrimonial. Membro do Comitê Científico Nacional de Interpretações, Educação e Narrativas Patrimoniais e do Comitê Científico Nacional sobre patrimônio e mudanças climáticas, ambos do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS/BR).
Informações coletadas do Lattes em 30/12/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Preservação do Patrimônio cultural
2013 - 2016
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Título: A Igreja, a Casa e o Culto aos Santos: as esculturas sacras mazaganenses que atravessaram o atlântico, Ano de Obtenção: 2016
Evandro Domingues.Coorientador: Helena Tavares. Bolsista do(a): Instituto do Patrimônio histórico e Artístico Nacional, IPHAN, Brasil. Palavras-chave: Patrimônio cultural; politicas culturais; imagens de santos; Amapá.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Especialização em História e historiografia da Amazônia
2013 - 2015
Universidade Federal do Amapá
Título: FESTA DA MÃE DE DEUS DA PIEDADE DE MAZAGÃO VELHO, AMAPÁ: Narrativas e materialidades de um patrimônio festivo
Orientador: Irislane Pereira de Moraes
Graduação em Ciências Sociais
2008 - 2013
Universidade Federal do Amapá
Título: As Castanheiras: A organização Política das mulheres da Reserva Extrativista do Rio Cajarí no Amapá
Orientador: Antônio Sergio Monteiro Filocreão
Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2009
2008 - Atual
Centro De Ensino Profissionalizante do Amapa. Curso de Web design
Ano de interrupção: 2009
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Técnicas de conservação preventiva em acervos documentais do patrimônio cul. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas(USP), FFLCH-USP, Brasil.
2021 - 2021
Manejo Florestal Comunitário e Familiar. (Carga horária: 20h). , Serviço Florestal Brasileir, SFB/MMA, Brasil.
2021 - 2021
Arte-Educação em Museus - Possibilidades e Desafios. (Carga horária: 16h). , Atelier Produtora- Programa Folego, AP/AF, Brasil.
2021 - 2021
Introdução ao Manejo Florestal. (Carga horária: 40h). , Serviço Florestal Brasileir, SFB/MMA, Brasil.
2019 - 2019
Curso Básico de Edição de Vídeo - ShotCut. (Carga horária: 20h). , Centro de Gestão da Tecnologia da Informação do Amapá, PRODAP, Brasil.
2018 - 2018
Narrativas e história oral: outras possibilidades de pesquisa acadêmica. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2015
Extensão universitária em Mulheres dos Castanhais. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2013 - 2013
Roteiro para Documentário. (Carga horária: 45h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2009 - 2009
Introdução a Projetos. (Carga horária: 3h). , Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE, Brasil.
2008 - 2009
Operador de Computador. (Carga horária: 75h). , Rede CAT, CAT, Brasil.
2008 - 2008
Editoração Gráfica. (Carga horária: 80h). , Rede CAT, CAT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
RIBEIRO, K. N. B. . Curso de Extensão: Arqueologias e Cidadanias. 2022. (Outro).
RIBEIRO, K. N. B. . VI Semana Universitária da Mulher ? Mulher e gênero: Um olhar sobre a diversidade feminina na Amazônia Brasileira.. 2012. (Congresso).
RIBEIRO, K. N. B. . III Semana Universitária da Mulher: GÊNERO EM FOCO: MULHERES ? ULTRAPASSANDO AS BARREIRAS DO TEMPO.. 2011. (Congresso).
RIBEIRO, K. N. B. . Mulher: ângulos e encantos. 2011. (Exposição).
RIBEIRO, K. N. B. . II semana Universitária da Mulher:Políticas Para As Mulheres, Gênero E Cidadania: Avanços E Desafios.. 2010. (Outro).
RIBEIRO, K. N. B. . II Congresso de Ciências Sociais do Amapá: Desafios e perspectivas do desenvolvimento no século XXI - O que temos e o que queremos?. 2010. (Congresso).
RIBEIRO, K. N. B. . I Congresso de ciências sociais do Amapá: História e Sociedade na Amazonia uma descoberta interdisciplinar da identidade amazônica.. 2009. (Congresso).
RIBEIRO, K. N. B. . I Semana Universitária da Mulher: CONQUISTAS E PERSPECTIVAS FEMININAS.. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
18ª edição do SIMCON - Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia..O tempo vivido das materialidades no Médio Solimões, Estado do Amazonas. 2021. (Simpósio).
Da Cultura Popular à Cultura Negra: o patrimônio negro no Brasil com Martha Abreu).. 2021. (Oficina).
Do mercado de escravos do Valongo às Docas Pedro II: uma análise da Arqueologia da Paisagem. 2021. (Oficina).
Pesquisa Arqueológica no Cemitério dos Pretos Novos (Prof. Dr. Reinaldo Tavares).. 2021. (Oficina).
III Seminário EDUCA.MUSEU DA MINHA FAMÍLIA?: REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. 2019. (Simpósio).
ENHO- Narrativas e história oral: outras possibilidades de pesquisa acadêmica. 2018. (Oficina).
Escavando conhecimentos: Patrimônio Arqueológico Maracá na sala de aula.Recriando Artefatos Arqueológicos. 2018. (Oficina).
XIV Encontro Nacional de História Oral-História Oral e a expansão do registro audiovisual. AS TRADIÇÕES QUE NARRAM O PASSADO: Trajetória, resistências, memórias e narrativas. 2018. (Congresso).
11ª Primavera dos museus. Museu construído e museu imaginado: estudo de caso de Mazagão velho. 2017. (Congresso).
11ª Semana dos museus.Brincando com argila -recriando artefatos do primeiro museu visitado. 2017. (Oficina).
Patrimônio Histórico, material e natura.Patrimônio e a interdisciplinaridade dos bens culturais. 2017. (Simpósio).
V Reunião Equatorial de Antropologia e XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. O santo da casa e da festa: pessoas e objetos numa comunidade amazônica, Mazagão Velho no Amapá. 2015. (Congresso).
VIII Jornada de Alunos do PPGA/UFF. Sobrevivência na Amazonia Brasileira: organizações de mulheres na reserva extrativista do rio Cajarí no Amapá. 2014. (Congresso).
XVIII Encontro da REDOR. As mulheres dos Castanhais e a Sobrevivência na Amazônia Brasileira:Organizações de Mulheres na reserva Extrativista do Rio Cajarí no Amapá. 2014. (Congresso).
II Encontro Estadual de Educação Quilombola e I Encontro de estudos Afroamapaenses: ?DIREITO A MEMÓRIA, POR UMA REPARAÇÃO HISTÓRICA?.. 2013. (Encontro).
IV Reunião Equatorial de Antropologia e XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. As Castanheiras: A organização Política das mulheres da Reserva Extrativista do Rio Cajarí no Amapá. 2013. (Congresso).
10 Semana de Museus: Mesa-redonda ?Museus em um Mundo em Transformação: novos desafios, novas inspirações?.e).. 2012. (Seminário).
6 Encontro Nacional da ANPPAS. Do campo à luta: A gênese da organização política dos trabalhadores rurais agroextrativista no Amapá.. 2012. (Congresso).
2 CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEAP, UNIFAP, IEPA e EMBRAPA, 6 a MOSTRA DE TCC s e 2ª EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA. 2. A história da organização política dos trabalhadores extrativista no Amapá (Tipologia das organizações Política).. 2011. (Congresso).
2 ENCONTRO NACIONAL SOBRE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2011. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Sociologia: Mudanças, Permanências e Desafios Sociológicos. 2011. (Congresso).
1 CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEAP, UNIFAP, IEPA e EMBRAPA, 5 a MOSTRA DE TCC?s e 1ª EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA. A história da organização política das populações extrativistas no Amapá. 2010. (Congresso).
II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia: Amazônias mudanças sociais e perspectivas para o século XXI. 2010. (Encontro).
I Momento dos 10 anos de ciências Sociais. 2010. (Oficina).
XXV Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais: Impasses e contradições na formação e atuação do cientista social. 2010. (Encontro).
Competências e Habilidades do Profissinal Contemporâneo. 2009. (Oficina).
Fórum Social Mundial. 2009. (Congresso).
Empreendedorismo com responsabilidade social. 2008. (Oficina).
Epistemologia das Ciências Sociais. 2008. (Simpósio).
I Debate sobre Identidade Racial. 2008. (Oficina).
Participação em bancas
SILVA, D.J.S.; ARAÚJO, L.M.;RIBEIRO, K. N. B.. GÊNERO E DESIGUALDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO COMO ENTRAVE PARA INSERÇÃO DA MULHER NA VIDA PÚBLICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá.
RIBEIRO, K. N. B.; BARBOSA, J. M.; BASTOS, C. M. C. B.. "Cada Senhora dez dedos, cada dedo é uma memória": Histórias e memórias de mulheres marabaixeiras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Amapá.
Orientou
?CADA SENHORA DEZ DEDOS, CADA DEDO É UMA MEMÓRIA?: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE MULHERES MARABAIXEIRAS; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Karina Nymara Brito Ribeiro;
Memórias das Marabaixeiras de Macapá; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Amapá, Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias; Orientador: Karina Nymara Brito Ribeiro;
Relatório de Estágio Supervisionado I; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Karina Nymara Brito Ribeiro;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, F. R. ; RIBEIRO, K. N. B. ; MONTEIRO, G. P. . Patrimônio flutuante: relação entre ribeirinhos e as tipologias arquitetônicas vernaculares no lago Tefé, Amazonas. In: Marcia Sant'Anna; Marco Antônio Penido de Rezende. (Org.). Olhares contemporâneos sobre arquitetura vernácula/popular. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2022, v. 1, p. 1-446.
-
RIBEIRO, K. N. B. . Preservação, conservação da cultura material.. In: SILVA, Maurício André da; TAMANAHA, Eduardo Kazuo; LIMA, Márjorie do Nascimento (Orgs.). (Org.). Arqueologia e conhecimentos tradicionais nas comunidades ribeirinhas: da terra para a lousa.. 1ed.São Paulo: MAE/USP, 2021, v. 1, p. 1-115.
-
RIBEIRO, K. N. B. . Arqueologia, cultura material e arte. In: SILVA, Maurício André da; TAMANAHA, Eduardo Kazuo; LIMA, Márjorie do Nascimento (Orgs.). (Org.). Arqueologia e conhecimentos tradicionais nas comunidades ribeirinhas: da terra para a lousa. 2ed.São Paulo: MAE/USP, 2021, v. 1, p. 1-115.
-
RIBEIRO, K. N. B. ; FILOCREÃO, A. S. M. . Do campo à luta:a gênese da organização política dos trabalhadores rurais no Amapá. In: Fernando Castro Amoras; Liudmila Miyar Otero. (Org.). Ciências Humanas, Educação, Letras e Artes: Resultados dos projetos de iniciação cientifica da UNIFAP (2007-2011). 1ed.Macapá: Editora da UNIFAP, 2013, v. 1, p. 05-108.
-
OLIVEIRA, F. R. ; RIBEIRO, K. N. B. ; MONTEIRO, G. P. . PATRIMÔNIO FLUTUANTE: RELAÇÃO ENTRE RIBEIRINHOS E AS TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS VERNACULARES NO LAGO TEFÉ, AMAZONAS, BRASIL. In: 3ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Sociedade, Cultura e Poder, 2022, Porto. Actas Completas da 3ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Sociedade, Cultura e Poder. Porto, Portugal: Cravo, 2021. p. 987-1004.
-
OLIVEIRA, F. R. ; RIBEIRO, K. N. B. ; MONTEIRO, G. P. . PATRIMÔNIO FLUTUANTE: RELAÇÃO ENTRE RIBEIRINHOS E AS TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS VERNACULARES NO LAGO TEFÉ, AMAZONAS.. In: 3 Seminário Arquitetura Vernácula/Popular, 2021, Diamantina-MG. Anais do Seminário Arquitetura Vernácula/Popular. Salvador-BA: Even3, 2021.
-
RIBEIRO, K. N. B. . AS TRADIÇÕES QUE NARRAM O PASSADO: Trajetória, resistências, memórias e narrativas. In: XIV Encontro Nacional de História Oral, 2018, Campinas, São Paulo.. Anais do XIV Encontro Nacional de História Oral - História Oral e a expansão do registro audiovisual, 2018.
-
RIBEIRO, K. N. B. . Sobrevivência na Amazonia Brasileira: organizações de mulheres na reserva extrativista do rio Cajarí no Amapá. In: VIII Jornada de Alunos do PPGA/UFF, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VIII Jornada de Alunos do PPGA/UFF, 2014.
-
RIBEIRO, K. N. B. . As mulheres dos Castanhais e a Sobrevivência na Amazônia Brasileira:Organizações de Mulheres na reserva Extrativista do Rio Cajarí no Amapá. In: XVIII Encontro da REDOR, 2014, Recife. Anais do XVIII Encontro da REDOR, 2014.
-
RIBEIRO, K. N. B. ; FILOCREÃO, A. S. M. . Desafios na Amazônia brasileira: a organização de mulheres na reserva extrativista do Rio Cajarí no Amapá. In: XXIX Congresso da Associação Latinoamericano de Sociologia, 2013, Santiago, Chile. Acta cientifica do XXIX Congresso da Associação Latinoamericano de Sociologia, 2013.
-
FILOCREÃO, A. S. M. ; RIBEIRO, K. N. B. . Do campo à luta: A gênese da organização política dos trabalhadores rurais agroextrativista no Amapá.. In: 6 Encontro Nacional da ANPPAS, 2012, Belém. Anais do 6 Encontro Nacional da ANPPAS, 2012.
-
RIBEIRO, K. N. B. . ?MUSEU DA MINHA FAMÍLIA?: REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. In: III Simpósio Nacional de Pesquisa do Doutorado Interinstitucional em Educação-UERJ/UEA; Ciclo Nacional de Debates Interdisciplinares CEST/UEA; Seminário EDUCA; Semana da Pedagogia; Mostra da Residência Pedagógica de Tefé e PIBID-CEST-UEA, 2019, Tefé. Anais do Simpósio Nacional de Pesquisa do Doutorado Interinstitucional em Educação-UERJ/UEA; Ciclo Nacional de Debates Interdisciplinares CEST/UEA; Seminário EDUCA; Semana da Pedagogia; Mostra da Residência Pedagógica de Tefé e PIBID-CEST-UEA, 2019.
-
RODRIGUES, L.G. ; RIBEIRO, K. N. B. . ESTALEIROS ARTESANAIS: PRÁTICAS ECONÔMICAS E CULTURAIS NA FOZ DO RIO AMAZONAS. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA DO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM EDUCAÇÃO-UERJ/UEA; II CICLO NACIONAL DE DEBATES INTERDISCIPLINARES CEST/UEA; III SEMINÁRIO EDUCA; SEMANA DA PEDAGOGIA; MOSTRA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE TEFÉ E PIBID-CEST-UEA, 2019, Tefé. Anais do Simpósio Nacional de Pesquisa do Doutorado Interinstitucional em Educação-UERJ/UEA; Ciclo Nacional de Debates Interdisciplinares CEST/UEA; Seminário EDUCA; Semana da Pedagogia; Mostra da Residência Pedagógica de Tefé e PIBID-CEST-UEA, 2019.
-
OLIVEIRA, F. R. ; RIBEIRO, K. N. B. ; MONTEIRO, G. P. . PATRIMÔNIO FLUTUANTE: RELAÇÃO ENTRE RIBEIRINHOS E AS TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS VERNACULARES NO LAGO TEFÉ, AMAZONAS.. In: 3 Seminário Arquitetura Vernácula/Popular, 2021, Diamantina-MG. Anais do Seminário Arquitetura Vernácula/Popular. Salvador-BA: Even3, 2021.
-
RIBEIRO, K. N. B. . AS TRADIÇÕES QUE NARRAM O PASSADO: Trajetória, resistências, memórias e narrativas.. In: XIV Encontro Nacional de História Oral, 2018, Campinas, São Paulo.. Anais do XIV Encontro Nacional de História Oral - História Oral e a expansão do registro audiovisual, 2018..
-
RIBEIRO, K. N. B. ; MORAES, I. P. . A Festa do Guerreiro e a Festa da Mãe de Deus da Piedade: patrimônio e identidade de Mazagão Velho ? Amapá, Amazônia. In: V Reunião Equatorial de Antropologia e XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 2015, Macéio. Anais do V Reunião Equatorial de Antropologia e XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 2015.
-
RIBEIRO, K. N. B. . O santo da casa e da festa: pessoas e objetos numa comunidade amazônica, Mazagão Velho no Amapá. In: V Reunião Equatorial de Antropologia e XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 2015, Macéio. Anais do V Reunião Equatorial de Antropologia e XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 2015.
-
RIBEIRO, K. N. B. . Sobrevivência na Amazonia Brasileira: organizações de mulheres na reserva extrativista do rio Cajarí no Amapá.. In: VIII Jornada de Alunos do PPGA/UFF, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VIII Jornada de Alunos do PPGA/UFF, 2014.
-
RIBEIRO, K. N. B. . As Castanheiras: A organização Política das mulheres da Reserva Extrativista do Rio Cajarí no Amapá. In: IV Reunião Equatorial de Antropologia e XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 2013, Fortaleza, CE. IV REA e XIII ABANNE, 2013.
-
RIBEIRO, K. N. B. ; FILOCREÃO, A. S. M. . Do campo à luta: A gênese da organização política dos trabalhadores rurais agroextrativista no Amapá. In: 6 Encontro Nacional da ANPPAS, 2012, Belém. VI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade ? ANPPAS: Livro de resumos. Belém, 2012. p. 05-378.
-
FILOCREÃO, A. S. M. ; RIBEIRO, K. N. B. . A história da organização política dos trabalhadores extrativista no Amapá (Tipologia das organizações Política).. In: 2 Congresso Amapaense de Iniciação Científica., 2011, Macapá. Anais do 2 Congresso Amapaense de Iniciação Científica..
-
FILOCREÃO, A. S. M. ; RIBEIRO, K. N. B. . A história da organização política dos trabalhadores extrativista no Amapá (Gênese da organização).. In: 1 Congresso Amapaense de Iniciação Científica., 2010, Macapá. Anais do 1 Congresso Amapaense de Iniciação Científica., 2010.
-
RIBEIRO, K. N. B. ; TAMANAHA, E. K. ; LIMA, M. N. . O tempo vivo das materialidades no Médio Solimões. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, F. R. ; RIBEIRO, K. N. B. ; MONTEIRO, G. P. . PATRIMÔNIO FLUTUANTE: RELAÇÃO ENTRE RIBEIRINHOS E AS TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS VERNACULARES NO LAGO TEFÉ, AMAZONAS, BRASIL.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, F. R. ; RIBEIRO, K. N. B. ; MONTEIRO, G. P. . PATRIMÔNIO FLUTUANTE: RELAÇÃO ENTRE RIBEIRINHOS E AS TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS VERNACULARES NO LAGO TEFÉ, AMAZONAS.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, K. N. B. . A CIDADE DE TEFÉ COMO SÍTIO ARQUEOLÓGICO: REFLEXÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES EDUCATIVAS DO PATRIMÔNIO MATERIAL NO MÉDIO SOLIMÕES, ESTADO DO AMAZONAS.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GAMA, L.C. V. ; RIBEIRO, K. N. B. ; OLIVEIRA, E. C. ; LIMA, M. N. . Desafios e perspectivas da pesquisa arqueológica no médio Solimões, estado do Amazonas.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, K. N. B. . Território e Educação: REFLEXÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES EDUCATIVAS DO PATRIMÔNIO MATERIAL NO MÉDIO SOLIMÕES, ESTADO DO AMAZONAS.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, K. N. B. . MUSEU DA MINHA FAMÍLIA?: REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, L.G. ; RIBEIRO, K. N. B. . ESTALEIROS ARTESANAIS: PRÁTICAS ECONÔMICAS E CULTURAIS NA FOZ DO RIO AMAZONAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RIBEIRO, K. N. B. . Antropologia e demarcação de territórios quilombolas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, K. N. B. . AS TRADIÇÕES QUE NARRAM O PASSADO: Trajetória, resistências, memórias e narrativas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, K. N. B. . Recriando Artefatos Arqueológicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, K. N. B. . Vivências negras: Narrativas e materialidades de um patrimônio cultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, K. N. B. . Brincando com argila -recriando artefatos do primeiro museu visitado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, K. N. B. . O santo da casa e da festa: pessoas e objetos numa comunidade amazônica, Mazagão Velho no Amapá. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, K. N. B. . A Festa do Guerreiro e a Festa da Mãe de Deus da Piedade: patrimônio e identidade de Mazagão Velho ? Amapá, Amazônia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, K. N. B. . Antropologia e fotografia: o papel da fotografica nas politicas públicas culturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, K. N. B. ; COSTA, A. C. S. . O IPHAN e a Fortaleza de São José de Macapá. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, K. N. B. . Patrimônio Cultural na Escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, K. N. B. . A importância das metodologias participativas na preservação do patrimônio cultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, K. N. B. . Sobrevivência na Amazonia Brasileira: organizações de mulheres na reserva extrativista do rio Cajarí no Amapá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, K. N. B. . As mulheres dos Castanhais e a Sobrevivência na Amazônia Brasileira:Organizações de Mulheres na reserva Extrativista do Rio Cajarí no Amapá.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, K. N. B. . O IPHAN e os instrumentos de Preservação de Patrimônios Culturais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, K. N. B. . Educação patrimonial: o uso da metodologia de Inventário pedagógico no ensino escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, K. N. B. . O papel do IPHAN na socialização de sítios arqueológicos na Amazônia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, K. N. B. . Patrimônio cultural e Política de Preservação no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, K. N. B. . As Castanheiras: A organização Política das mulheres da Reserva Extrativista do Rio Cajarí no Amapá. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FILOCREÃO, A. S. M. ; RIBEIRO, K. N. B. . Do campo à luta: A gênese da organização política dos trabalhadores rurais agroextrativista no Amapá. In: Anais 6 Encontro Nacional da ANPPAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FILOCREÃO, A. S. M. ; RIBEIRO, K. N. B. . A história da organização política dos trabalhadores extrativista no Amapá (Tipologia das organizações Política).. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, K. N. B. ; s.a . A história da organização política das populações extrativistas no Amapá. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, K. N. B. . Sociologia como estudo da realidade social: Surgimento da sociologia e uma visão histórica das relações homem-sociedade.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
RIBEIRO, K. N. B. . Relatórios Antropológicos (Caracterização Histórica, Econômica, Ambiental e Sociocultural) referentes à Comunidade Quilombola de São Miguel do Macacoari (Itaubal-AP).. 2018.
RIBEIRO, K. N. B. . Planos de Ações na área da educação patrimonial. 2015.
RIBEIRO, K. N. B. . Pesquisa histórica e antropológica para subsidiar a proposta de Tombamento Estadual da Igreja de São José de Macapá. 2014.
RIBEIRO, K. N. B. . Proposta de criação da ?Revista do Patrimônio Amapaense?.. 2014.
RIBEIRO, K. N. B. . ?Revista do cabo norte: patrimônio cultural para escola?. 2014.
RIBEIRO, K. N. B. . Cultura e Identidade Negra: rastros do passado que refletem no presente. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RIBEIRO, K. N. B. . Reflexões entre o patrimônio cultural do Amapá e o turismo comunitário.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RIBEIRO, K. N. B. . A importância da fotografia nas atividades desenvolvidas pelo IPHAN. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RIBEIRO, K. N. B. . O Iphan e o patrimônio cultural do Estado do Amapá. 2014.
RIBEIRO, K. N. B. . Educação patrimonial e Ambiental. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, K. N. B. . Elaboração de porjetos pedagógicos no campo do patrimônio e arqueologia. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, K. N. B. . Introdução a Designer Gráfico: módulo desenho artístico. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBEIRO, K. N. B. . Brincando com argila -recriando artefatos do primeiro museu visitado. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBEIRO, K. N. B. . Patrimônio Cultural e o inventário pedagógico: Diálogos e reflexões na formação de futuros professores de história. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBEIRO, K. N. B. . Antropologia e fotografia: Duas modalidades de conhecimento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, K. N. B. . ?Revista do cabo norte: patrimônio cultural para escola?,. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).
RIBEIRO, K. N. B. . ? Projeto gráfico de uma Cartilha Técnica para publicação de informações sobre a manifestação cultural amapaense denominada Marabaixo. 2014. (Editoração/Outra).
RIBEIRO, K. N. B. . Sociologia como estudo da realidade social: Surgimento da sociologia e uma visão histórica das relações homem-sociedade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, K. N. B. . A história da organização política dos trabalhadores extrativista no Amapá. 2010. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
O tempo vivo das materialidades no Médio Solimões, Descrição: O objetivo desta pesquisa é compreender as múltiplas relações que os moradores constroem com as materialidades que compõem a cidade de Tefé com intento de contribuir para elaboração de políticas públicas e o desenvolvimeno sustentavél.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Karina Nymara Brito Ribeiro - Coordenador.
-
2016 - 2019
Patrimônio Cultural: memória, identidade e politica, Descrição: Visa abranger os estudos relativos aos patrimônios culturais das comunidades tradicionais do estado do Amapá. Analisa os processos de construção das identidades culturais e buscar possíveis formas de salvaguarda desses bens.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karina Nymara Brito Ribeiro - Coordenador.
-
2009 - 2011
Extrativismo e Capitalismo: a história da organização política das populações extrativistas no Amapá., Descrição: Investiga a organização política dos trabalhadores extrativistas em sua relação com os movimentos ambientalistas envolvidos na criação das Unidades de Conservação do Sul do Amapá. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Karina Nymara Brito Ribeiro - Integrante / Antônio Sergio Monteiro Filocreão - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, GP Arqueologia e gestão do Patrimônio Cultural da Amazônia. , Estrada do Bexiga - de 2162 a 2678 - lado par, Fonte Boa, 69553225 - Tefé, AM - Brasil, Telefone: (97) 33439700, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - Atual
Instituto de Desenvolvimento Sustentável MamirauáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolvimento de ações de educação patrimonial e práticas de arqueologia pública na região do médio Solimões, Amazonas, da Chamada Pública PCI do IDSM n 02/2019.
Atividades
-
07/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.,Linhas de pesquisa
2018 - 2018
centro integrado de formação profissional em pesca e aquicultura do amapaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
PSS/PRONATEC/SEED - Professora de sociologia no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC). Componente Curricular: Abordagem Sociológica dos processos e organização social do trabalho.
2017 - 2017
Escola Sucesso - Ensino infantil e fundamental I e IIVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
Outras informações:
Disciplina: Cidadania, moral e ética para o ensino fundamental I e II (Sociologia e filosofia).
2017 - 2018
DEMACAMP Planejamento Projeto e ConsultoriaVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Antropóloga, Carga horária: 30
Outras informações:
Realizou trabalhos de antropóloga, fazendo levantamentos em campo, pesquisas etnográficas, bibliográficas e documentais, organização e análise das informações coletadas, construção e apresentação dos Relatórios Antropológicos. Estes trabalhos fez parte de contrato da empresa com o INCRA-AP.
2016 - 2018
Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do AmapáVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Antropóloga, Carga horária: 15
Outras informações:
Coordenação de projeto de pesquisa, participação em projetos técnicos e orientações.
Atividades
-
09/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá (CEPAP/ UNIFAP).,Linhas de pesquisa
2013 - 2015
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico NacionalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2015
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico NacionalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acompanhamento técnico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2013 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento, INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL - DF - Brasil.,Linhas de pesquisa
-
11/2013 - 07/2015
Serviços técnicos especializados , INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL - DF - Brasil.,Serviço realizado, Proposta de criação da ?Revista do Patrimônio Amapaense?, publicação anual da superintendência do IPHAN no Amapá. O projeto tinha como objetivo contribuir com a relação do Iphan e a sociedade, tendo como fio condutor a promoção e valorização do patrimônio; Projeto gráfico de uma Cartilha Técnica para publicação de informações sobre a manifestação cultural amapaense denominada Marabaixo (entregue como produto PEP) - 2014.; Planos de Ações na área da educação patrimonial para promover o diálogo entre o Iphan e os moradores da Vila de Serra do Navio (2014) e Vila de Mazagão Velho (2015).; ?Revista do cabo norte: patrimônio cultural para escola?, para promover e divulgar os patrimônios locais com uma linguagem para uso como material didático - 2014/2015; Pesquisa histórica e antropológica para subsidiar a proposta de Tombamento Estadual da Igreja de São José de Macapá ? 2014/2015; Registros fotográficos de patrimônios culturais do estado do Amapá para compor acervo da superintendência do IPHAN no Amapá ? 2013/2015. ; Palestras, minicursos e entrevistas na Cidade de Macapá.
2013 - 2015
Universidade Federal do AmapáVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Discente de pós graduação
2009 - 2011
Universidade Federal do AmapáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica SETEC/UNIFAP, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto de pesquisa: Extrativismo e Capitalismo: a história da organização política das populações extrativistas no Amapá.
Atividades
-
09/2014 - 09/2015
Extensão universitária , PROEAC/ UNIFAP.,Atividade de extensão realizada, Elaboração e execução do Projeto de extensão universitária - As mulheres dos castanhais da Reserva Extrativista do rio Cajari no Amapá.
-
09/2012 - 09/2013
Ensino, Universidade da Maturidade, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Sociologia
-
08/2012 - 01/2013
Extensão universitária , PROEAC/ UNIFAP.,Atividade de extensão realizada, Monitora da disciplina de Sociologia no Projeto de extensão universitária: Universidade da Maturidade (UMAP).
-
01/2010
Extensão universitária , PROEAC/ UNIFAP.,Atividade de extensão realizada, Elaboração e execução do Projeto de extensão Universitária - Semana Universitária da Mulher..
-
08/2009 - 08/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação.,Linhas de pesquisa
-
01/2009
Outras atividades técnico-científicas , Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação.,Atividade realizada, Analises sobre a constituição do movimento social rural do Amapá.
-
01/2009
Extensão universitária , PROEAC/ UNIFAP.,Atividade de extensão realizada, Elaboração e execução do Projeto de Extensão Universitária - Congresso de Ciências Sociais do Amapá.
2022 - Atual
ONG Rede Conexões AmazônicasVínculo: Colaboradora voluntaria, Enquadramento Funcional: Educação patrimonial, Carga horária: 15
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Karina Nymara Brito Ribeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?