Leandro de Miranda Baptista

Graduado em Sistemas de Informação, MBA em Gerenciamento de Projetos e Especialista Scrum. Atua na área de tecnologia há 14 anos, onde iniciou sua carreira na área de redes de computadores e infraestrutura. Nos últimos 11 anos vem se dedicando às áreas de software e gestão de projetos (tradicionais e ágeis), atuando como Arquiteto de Software, Analista de Negócios e Requisitos, Gerente de Projetos, Product Owner e Scrum Master. Possui ampla visão sistêmica, com foco em solução e entrega de valor. Domínio em lógica de programação, levantamento de requisitos, modelagem de banco de dados, diagramação, prototipação e teste de software. Participou de projetos de software para gestão de comércios, indústrias, clínicas, cursos, departamentos jurídicos, escritórios jurídicos, imobiliárias e outros. Profissional comprometido com a empresa, incentivador e cumpridor de metodologias e metas, proativo, de comunicação clara e adequada à situação, de bom relacionamento interpessoal, hábil em negociação e administração de conflitos. Inglês intermediário. Disposto a mudar de cidade. Disponibilidade para viajar.

Informações coletadas do Lattes em 12/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos

2012 - 2014

Universidade Veiga de Almeida
Título: Desenvolvimento de Software Jurídico
Orientador: Alexandre Cesar Motta de Castro

Graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação

2005 - 2008

Centro Universitário Carioca
Título: Segurança em VoIP
Orientador: Gustavo Neves Dias

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Formação complementar

2017 - 2017

Gerenciamento de Projetos PMBOK® v5. (Carga horária: 50h). , RJPROJ Consultoria e Treinamento PMP, RJPROJ, Brasil.

2007 - 2007

CERTIFICAÇÃO - CISCO CCNA. (Carga horária: 280h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2019

UNLOCK SISTEMAS

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Analista de Negócios / GP / Product Owner, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Funções desempenhadas ao longo de 11 anos: Analista de Negócios e Requisitos, Arquiteto de Software, Gerente de Projetos, Product Owner e Scrum Master, exercendo atividades tais como: - Levantamento, análise, especificação e validação de requisitos; - Modelagem estrutural e comportamental de sistemas com UML; - Prototipagem de sistemas; - Criação de novos produtos e soluções; - Elaboração de padrões para o desenvolvimento e de planos de teste, manutenção e evolução de sistemas; - Desenvolvimento de query, Modelagem e Administração de banco de dados SQL e Oracle; - Implantação e Migração de sistemas; - Participação em time Scrum, atuando como Product Owner ou Scrum Master (conforme o projeto), elaborando e transmitindo a visão do projeto, organizando backlog, explicando as user stories, validando as entregas e retirando impedimentos; - Liderança e acompanhamento de projetos desenvolvidos no modelo tradicional, aplicando ? adaptativamente ? conhecimentos do PMBOK e atuando como centralizador e facilitador para a equipe, sendo também responsável por tomada de decisão; - Planejamento do escopo, tempo, custo, risco e outros; - Elaboração de documentação de projeto, de sistema e de usuário; - Interação frequente com o cliente e Controle de SLA; - Constantemente pensando na qualidade do produto e do atendimento; - Participação ativa em reuniões e Apresentação dos produtos para novos clientes; - Treinamento e Apoio à equipe de suporte ao cliente; - Administração dos servidores (enquanto analista de infraestrutura), na plataforma Microsoft, com mais 100 sistemas hospedados.

2007 - 2008

Tamoyo Internacional

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Analista de TI, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela TI na filial da empresa, localizada no COB (Comitê Olímpico Brasileiro), exercendo atividades tais como: - Configuração e Manutenção de computadores, servidores Windows, redes cabeadas e wireless, administração de e-mails, elaboração de backups e planos de contingência, apoio aos usuários e outros; - Implantação e administração da infraestrutura de redes e computadores em todos os postos da empresa nos jogos pan-amaricanos e parapan-americanos do Rio 2007, como também no mundial de judô 2007.

2005 - 2007

Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Universitário de TI, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio nas áreas de Redes de Computadores e Segurança da Informação, exercendo atividades tais como: - Administração e Suporte de computadores, infraestrutura de redes e servidores; - Suporte à implementação de rede; - Aplicação e controle da Segurança da Informação (firewall, proxy, controle de tráfego IP, antivírus, certificado digital, entre outros); - Elaboração de planos em projetos das áreas mencionadas acima; - Pesquisas focadas em resoluções de problemas, novas tecnologias e novos projetos nas áreas de infraestrutura e segurança da informação.