Rebecca Garcia

Possui graduação em Economia pela Boston University(1996). Atualmente é Diretora de Novos Negócios da GBR componentes. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial.

Informações coletadas do Lattes em 05/08/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Economia

1992 - 1996

Boston University
Orientador: John Silber

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial.

Participação em eventos

3ª Audiência Pública destinada a debater a MP nº 757, de 2016.Atuação da Suframa no Desenvolvimento da Amazônia. 2017. (Outra).

Audiência Pública para debater a "Suframa como Fator de Desenvolvimento Regional" e Discutir a MP 757 de 2016 - TCIF e TS.Suframa como Fator de Desenvolvimento Regional" e Discutir a MP 757 de 2016 - TCIF e TS. 2017. (Outra).

Encontro de Prefeitos.Zona Franca Verde. 2017. (Encontro).

VI Encontro de Negócios da Faculdade La Salle de Manaus.Amazônia: Cenários e Oportunidades. 2017. (Encontro).

166º Encontro com Notáveis - Crise: Janela de Oportunidades.Crise: Janela de Oportunidades. 2016. (Encontro).

3º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado "AMAZONIA BRASILEIRA E PAN-AMAZÔNIA: RIQUEZA, DIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO ?. Zona Franca Verde e sua importância estratégica para o embrião da bioindústria nas áreas econômicas especiais?. 2016. (Congresso).

Abertura da 2ª missão técnica entre Zona Franca de Manaus e Zona Franca Global.. assinatura do "plano de trabalho" do memorando de entendimento SUFRAMA. 2016. (Exposição).

Amazônia Brasileira e Pan Amazônia: Riqueza, Diversidade e Desenvolvimento Humano. Painel 5 - Cadeias globais de valor, Áreas Econômicas Especiais e inserção da Amazônia. 2016. (Congresso).

Apresentação de uma Exposição Técnica que relate a realidade Atual da Suframa e suas perspectivas para o ano de 2017. A realidade Atual da Suframa e suas perspectivas para o ano de 2017. 2016. (Exposição).

Divulgação da ótica: "informe de atividades, desafios e planos futuros".Plano Diretor industrial 2017-2025. 2016. (Outra).

III Debate Produtivo ZF de Manaus, da Amazônia e do Brasil: Acertos, Entraves e Oportunidades.O Papel Da Suframa: O Resgate Institucional. 2016. (Outra).

II Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico.A Área de Livre Comércio no contexto da Zona Franca Verde e Projeto Manta-Manaus. 2016. (Outra).

Participação no Bate-Papo denominado Saia Justa.Programação do Outubro Rosa DEVRY/MARTA FALCÃO.. 2016. (Outra).

Seminário Br-319 Um Caminho para o Futuro Desafios Econômicos, Sociais e Preservação do Meio Ambiente.Viabilidade Econômica BR-319. 2016. (Seminário).

Visita Oficial Da Comissão de Constituição do Parlamento Sueco. Apresentação do Moddelo ZFM. 2016. (Outra).

V Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico ?Zona Franca de Manaus: indústria ? comércio ? agropecuária - prorrogação até 2073?.?Zona Franca de Manaus: indústria ? comércio ? agropecuária - prorrogação até 2073?. 2016. (Outra).

Congresso de Angola. Congresso de Angola. 2011. (Congresso).

Conferência das Partes sobre Biodiversidade. Conferência das Partes sobre Biodiversidade. 2010. (Congresso).

COP-15. COP-15. 2010. (Congresso).

Viagem da Comissão Mista de Mudanças Climáticas. Viagem da Comissão Mista de Mudanças Climáticas. 2007. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • GARCIA, R. . VI Encontro de Negócios da Faculdade La Salle de Manaus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GARCIA, R. . Amazônia Brasileira e Pan Amazônia: Riqueza, Diversidade e Desenvolvimento Humano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

GARCIA, R. . Zona Franca, a boia e a farinha. 2012; Tema: A história do Polo Industrial do Amazonas. (Site).

GARCIA, R. . O Redd+ e os índios.. 2012; Tema: Manutenção do patrimônio florestal. (Site).

Prêmios

2012

Soberana Ordem do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, Senado Federal.

2006

Medalha Amigos da Marinha, Marinha do Brasil.

2005

Homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, por sua atuação como Presidente da ONG Maria Bonita, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

2005

Medalha Tiradentes, Polícia Militar do Estado do Amazonas.

2005

Troféu Destaques Amazônicos 2005, Governo do Estado do Amazonas.

2005

Troféu Social por amor a Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

GBR COMPONENTES

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Diretora de Novos Negócios

2015 - 2017

SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superintendente da Zona Franca de Manaus, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Em sua gestão, a Suframa estruturou o setor de Ouvidoria; elaborou o Plano Diretor Industrial com diretrizes táticas para toda sua área de atuação até o ano de 2025; implementou a Política de Atendimento ao Cidadão, a Política de Gestão de Riscos e o Plano de Logística Sustentável; iniciou a adequação ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que visa ao trâmite digitalizado e informatizado de processos e documentos; e fez a reabertura de postos de atendimento em Rio Preto da Eva (AM) e no complexo do aeroporto internacional Eduardo Gomes. A Suframa também aderiu ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), modelo de excelência de gestão pública adotado pelo governo federal, e assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) para integrar-se à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). Durante a sua gestão foi retomada a regularidade na realização de reuniões do Conselho de Administração da Suframa (CAS) e do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). No caso do CAS, não apenas foram realizadas as seis reuniões ordinárias previstas em 2016 ? algo que não ocorria desde 2012 ?, como também foi retomado, após nove anos, o caráter itinerante dos eventos, com a realização da 279ª Reunião Ordinária, em Macapá (AP), no último dia 12 de maio. O Capda, por sua vez, voltou a realizar reuniões regulares depois de aproximadamente dois anos sem atividades. A dirigente também atuou na articulação e interação com servidores, classe política, entidades de classe e órgãos governamentais, o que garantiu tanto a elaboração e implementação de projetos estratégicos para a instituição ? como é o caso da Zona Franca Verde (ZFV) e da Medida Provisória 757/2016, que institui a Taxa de Controle de Incentivos Fiscais (TCIF) e Taxa de Serviços (TS) ? quanto a revisão de marcos regulatórios relevantes para o Polo Industrial de Manaus e para

2007 - 2015

Câmara dos Deputados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Deputada Federal do Estado do Amazonas, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
1) Lei nº 9.797, de 6 de maio de 1999, que ?dispõe sobre a obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora da mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer?. 2) O projeto de lei que obriga órgãos públicos a fazer atendimento domiciliar a idosos doentes. O projeto modifica o Estatuto do Idoso e acrescenta dois incisos a Lei 10.741/2003, prevendo que o órgão público faça contato com o idoso em sua residência ou o garanta o direito de constituir procurador para representá-lo. Também obriga o INSS ou serviço privado de saúde, contratado ou conveniado que integre o Sistema Único de Saúde (SUS), faça perícia médica na residência do idoso, no caso de necessidade de expedição do laudo de saúde para exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária. 3) A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 195/11, da deputada Rebecca Garcia (PP-AM), que institui o sistema nacional de redução de emissões por desmatamento e degradação, conservação, manejo florestal sustentável, manutenção e aumento dos estoques de carbono florestal (REDD+). A proposta, de caráter conclusivo, seguirá para análise nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.