Luisa Evangelista Santos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Tem experiência nas áreas de Percepção Ambiental, Monitoramento de manguezais, monitoramento participativo da pesca artesanal focado em espécies ameaçadas, gestão ambiental e avaliação de impactos ambientais.

Informações coletadas do Lattes em 17/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2013 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: PARQUE MUNICIPAL AGGEO PIO SOBRINHO, BELO HORIZONTE: PERCEPÇÃO DO GESTOR E DE USUÁRIOS SOBRE SEUS OBJETIVOS
Orientador: Maria Auxiliadora Drumond

Formação complementar

2020 - 2020

Avaliação Integrada de Impactos Socioambientais. (Carga horária: 40h). , Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, INEMA, Brasil.

2020 - 2020

Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2019 - 2019

Monitoramento Participativo da Pesca Artesanal em Unidades de Conservação. (Carga horária: 35h). , Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação nos Protocolos dos Alvos Globais do Monitora Componente Mangue. (Carga horária: 40h). , Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.

2013 - 2013

XI Curso de Campo Prof. Mário de Maria. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

Ecologia e Conservação de Baleias Jubarte e Tartarugas Marinhas. (Carga horária: 40h). , Grupo Biocampo, BIOCAMPO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha - ICMBio

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação com monitoramento marinho e de trilhas, uso público e educação ambiental.

2019 - 2022

Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biod. Marinha do Nordeste

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista GEF Mar, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsista GEFMar de apoio Técnico - Cientifico. Auxilio na identificação de melhorias e testes para Módulo Marinho Costeiro do Programa Monitora; Desenvolvimento de formulários ODK para as RESEXs de Cassurubá, Canavieiras e Corumbau Apoio e Fortalecimento da pescar artesanal; Apoio na implementação do Monitoramento Participativo da Pesca Artesanal nas RESEXs de Cassurubá, Canavieiras e Corumbau; Monitoramento de Manguezais - Programa Monitora nas RESEXs de Cassurubá e Canavieiras Apoio na gestão administrativa e financeiro do Projeto Educomunicação Popular; Apoio e fortalecimento comunitários das RESEXs do Sul da Bahia; Participação no Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinha do Brasil (PPPZCM); Projeto de Avaliação de Impactos Ambientais na RESEX de Cassurubá

2018 - 2019

Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biod. Marinha do Nordeste

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20

Outras informações:
Voluntária de pesquisa, educação ambiental e monitoramento - focado no alvo global manguezal do programa Monitora.

2022 - 2022

Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Apoio Administrativo, Carga horária: 40

Outras informações:
Apoio Administrativo; Criação do caderno de Automonitoramento da RESEX; Desenvolvimento de formulários ODK para as RESEX tanto na versão gratuita do aplicativo, com o banco de dados hospedado no Google Drive, quanto para o modelo do SisMonitora; Apoio e Fortalecimento da pescar artesanal e das comunidades; Apoio na implementação do Monitoramento Participativo da Pesca Artesanal e treinamento continuado dos bolsistas de campo; Participação e organização das reuniões de conselho; Mobilização Comunitária; Apoio à gestão socioambiental.

2023 - Atual

NGI Abrolhos - RESEX de Cassurubá e PARNAM Abrolhos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Temporário Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
ATA de Uso Público, com atuação mais direcionada ao Turismo de Base Comunitária