Dalton Moisés Teles

Hoje como professor SEDUC-SP não fazia ideia do que de fato do impacto que eu tinha por atuar por 20 anos como gestor do setor imobiliário. A partir de uma pesquisa iniciada em 2016 com pesquisadores na UFMG e aprimorada em uma pós graduação em análise espacial e geoprocessamento que realizei na PUC-MG onde analisei dados coletados em estudos estatísticos realizados pelo CRECI SP e CRECI MG, venho confirmando uma suspeita que tinha há quase 20 anos atuando no setor: Grande parte dos centenas de milhares de técnicos corretores de imóveis que atuam nesta área não conseguem se manter financeiramente exercendo apenas a profissão de corretor imóveis. Muitos desses profissionais passam meses sem realizar uma única venda; e infelizmente são eles que têm suas vidas desestruturadas, os quais auxiliam milhões de brasileiros na aquisição do bem mais caro e possivelmente mais importante de um cidadão, o imóvel.Recentemente ingressei como aluno regular do curso de mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento na Universidade Federal da Integração Latina Americana (UNILA). E também faço parte do grupo do CNPQ (Geolocalização e Geocolaboração) coordenado pelo professor Dr Sandro Laudares (PUC-MG). Tenho feito parceiros que colaboram para que eu possa desenvolver uma pesquisa mais rigorosa.Atuei por pouco mais de 20 anos no segmento imobiliário, mas não tenho mais muito orgulho disso. Hoje conheço um pouco mais das ilusões e desigualdades geradas pelo sistema. Minha experiência no mercado imobiliário se iniciou quando eu ainda tinha 13 anos. De captador até gestor de uma rede imobiliária, ao longo de muitos anos, plantei e cultivei relacionamentos fortes com grandes líderes do setor em Minas e no Brasil, o que me ajuda em minha pesquisa acadêmica, pois obter dados das transações desse segmento é um enorme desafio. Em 2001 em função de inúmeros sérias dificuldades decorrentes da escassez de crédito imobiliário, fundamos com a parceria de outros diretores imobiliários a REDE IMOB Contagem, a qual se tornou um dos primeiros grupos do segmento em Minas. Nosso objetivo na rede sempre esteve pautado em uma união forte, ética e justa. Entre grandes inovações geradas para o mercado Mineiro, criamos um jornal imobiliário e um sistema de software exclusivo.

Informações coletadas do Lattes em 18/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO

2020 - 2023

Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Título: ESTUDO SOBRE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO NO MERCADO IMOBILIÁRIO NA CIDADE DE SÃO PAULO/SP, Ano de Obtenção: 2023
Gilson Batista de Oliveira.Coorientador: Patrícia Silva Zandonade.

Especialização em andamento em Gestão de Projetos

2017 - Atual

Universidade de São Paulo

Especialização em Psicopedagogia

2018 - 2020

Instituto Pedagógico de Minas Gerais
Título: Psicopedagogia
Orientador: Psicopedagogia

Especialização em Geoprocessamento

2017 - 2019

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: GEOPROCESSAMENTO: Uma ferramenta essencial ao mercado imobiliário, porém, pouco utilizada no Brasil devido a grande escassez de dados
Orientador: Sandro Laudares

Graduação em andamento em Licenciatura em LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

2022 - Atual

Instituto Pedagógico de Minas Gerais

Graduação em Licenciatura em História

2021 - 2022

Faculdade Única de Ipatinga

Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação

2005 - 2018

Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio RibPreto

Graduação interrompida em 2017 em Sociologia

2017 - Atual

Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio RibPreto
Ano de interrupção: 2017

Graduação em Negócios Imobiliários

2014 - 2017

Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio RibPreto
Título: Tecnólogo em Gestão de Negócios Imobiliários
Orientador: Pedro Thompson Landeira de Oliveira

Formação complementar

2016 -

Extensão universitária em Jutiça. , HarvardX, EDX, Estados Unidos.

2016 -

Extensão universitária em Liderando o desenvolvimento sustentável das cidades. , IDBx Program Manager, EDX, Estados Unidos.

2016 - 2016

Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a domina. , University of California San Diego, UC SAN DIEGO, Estados Unidos.

2015 - 2015

Gerenciando seu Funil de Vendas. , Instituto Empreender Endeavor Brasil, IEE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Produções bibliográficas

  • TELES, D. M. . Jornal Imovelg. Imovelg, Conagem MG, p. 01 - 05, 01 set. 2018.

  • MACEDO, D. D. R. ; CUNHA, A. R. R. ; FREITAS, A. P. O. ; TELES, D. M. ; TELES, D. M. . Estudo espacial da possível implantação do aluguel social em Contagem-MG 2017 (Geografia).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2006 - Atual

Geoimob

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Gestão do Sistema

2002 - 2006

Talisma Imoveis Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 60

1996 - 1999

Talisma Imoveis Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Corretor de Imóveis

1994 - 1996

Talisma Imoveis Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Captador de Imóveis

1992 - 1994

Talisma Imoveis Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo

Atividades

  • 02/2002 - 02/2006

    Direção e administração, Talisma Imóveis Ltda.,Cargo ou função, Diretor Geral.

  • 02/1996 - 02/1999

    Serviços técnicos especializados , Talisma Imóveis Ltda.,Serviço realizado, Corretor de Imóveis.

  • 02/1994 - 02/1996

    Estágios , Talisma Imóveis Ltda.,Estágio realizado, Captador de Imoveis.

2002 - 2005

Rede Imob

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Geral

Outras informações:
Fui um dos fundadores da REDE IMOB Contagem, que foi um dos primeiros grupos de imobiliárias de Minas Gerais. Participei ativamente de propostas recebidas para fusões do nosso grupo com a rede Netimoveis e posteriormente com a Rede Morar.

2018 - Atual

UDEMY

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor