Mateus Candido Dos Santos
Mestrando do programa de pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco, com uma sólida atuação em projetos relacionados ao desenvolvimento tecnológico de recursos educativos na área da saúde. Atualmente, exerço a função de Consultor de Tecnologia e sou estudante na área de Ciência da Informação, com foco em Gestão da Informação. Além disso, estou concluindo um MBA em Data Science and Analytics pela Universidade de São Paulo, onde participei de projetos com impacto significativo na mobilidade urbana. Meus interesses de pesquisa concentram-se na gestão da informação e do conhecimento, políticas de informação, inovação e informação em saúde.
Informações coletadas do Lattes em 27/10/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Ciência da Informação
2024 - Atual
Universidade Federal de Pernambuco
Orientador: Célio Andrade de Santana Júnior
Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Vegetal / Especialidade: Tecnologia de Processos e Produtos.
Aperfeiçoamento em Applied Data Science with Python Specialization
2022 - 2023
University Of Michigan
Título: Applied Data Science with Python Specialization. Ano de finalização: 2023
Graduação em Gestão da Informação
2017 - 2021
Universidade Federal de Pernambuco
Título: ANÁLISE DO PERFIL D E UNIVERSITÁRIOS EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO DA UFPE: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DAS MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO. Recife, 2020
Orientador: Silvio Luiz de Paula
Formação complementar
2021 - 2021
Strategic Thinking. (Carga horária: 2h). , Havard ManageMentor, HVD, Estados Unidos.
2020 - 2020
Gestão de Projetos. (Carga horária: 40h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2020 - 2020
Estratégia de Negócios. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2020 - 2020
PLANEJAMENTO DO GERENCIAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS EM PROJETOS. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2020 - 2020
Banco de Dados - MYSQL. (Carga horária: 40h). , Curso em Vídeo, CEV, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Fontes de Informação para Negócios. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Criatividade. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Fontes de Informação para Negócios. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2019 - 2019
Criatividade. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à Lógica de Programação. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Gestão da Informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ciência da Informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Gestão do Conhecimento.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Ciência aberta.
Organização de eventos
SANTOS, M. C. . IX Encontro sobre Ciência, Tecnologia e Gestão da Informação. 2019. (Congresso).
SANTOS, M. C. . InteraGI (Estrutura de dados + SQL | Ux Design | Criatividade. 2019. (Outro).
SANTOS, M. C. . InteraGI. 2018. (Outro).
SANTOS, M. C. . Semana de Integração de Gestão da Informação. 2018. (Outro).
SANTOS, M. C. . Expo UFPE. 2018. .
SANTOS, M. C. . VIII ENEGI ? Encontro sobre Ciência, Tecnologia e Gestão da Informação,. 2018. (Congresso).
SANTOS, M. C. . Processos criativos? Cocriação e construção de sentidos. 2017. (Outro).
Participação em eventos
II ExpoROI. FOLKSONOMIA: UMA ANÁLISE DE SENTIMENTOS SOBRE O PROGRAMA FUTURE-SE. 2019. (Exposição).
IX Encontro sobre Ciência, Tecnologia e Gestão da Informação. 2019. (Congresso).
UFPE no mercado. 2018. (Feira).
VIII Encontro sobre Ciência, Tecnologia e Gestão da Informação.GECOPU: À Gestão do Conhecimento nas Organizações Públicas de Ensino. 2018. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
PAULA, S. L. ; SANTOS, M. C. ; MACHADO, H. D. P. ; SILVA, L. S. . InovaBiblio: estratégias de gestão para unidades de informação. Convergências em Ciência da Informação , v. 2, p. 251-276, 2019.
-
SANTOS, M. C. ; BRITO, T. H. S. . GECOPU: À Gestão do Conhecimento nas Organizações Públicas de Ensino. In: VIII ENEGI ? Encontro sobre Ciência, Tecnologia e Gestão da Informação,, 2018, Recife. Indústria da Informação: Inovação e Tecnologia no século XXI. Recife: Nectar, 2018. p. 192-196.
-
SANTOS, M. C. ; SILVA, G. B. ; SILVA FILHO, G. O. . FOLKSONOMIA: UMA ANÁLISE DE SENTIMENTOS SOBRE O PROGRAMA FUTURE-SE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, C. P. ; SANTOS, I. R. ; SANTOS, M. C. . AVALIAÇÃO DA USABILIDADE E DA ACESSIBILIDADE DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2023
SUPERSUS PICS e ODS: PARA INOVAR O CUIDADO E A PARTICIPAÇÃO POPULAR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, Descrição: O objetivo geral é desenvolver e gerar novos processos de comunicação em saúde para promoção da saúde por meio das Práticas Integrativas e Complementares em saúde (PICS) no cuidado. Os objetivos específicos são 1) gerar novos usos e conhecimento acerca dos limites e possibilidades da comunicação e educação em saúde com o uso de jogos para o público jovem a partir avaliação do SuperSUS; 2) desenvolver jogos analógicos que gerem reflexão acerca da inovação do cuidado com a oferta das PICS no SUS, com profissionais de saúde e jovens do ensino médio; 3) criar novos mini- jogos para o jogo SuperSUS e mecanismos de sustentabilidade e expansão... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mateus Candido dos Santos - Coordenador / Islândia Maria Carvalho de Sousa - Integrante.
-
2020 - Atual
Inteligência informacional, Midiatização e Comportamento Político no Contexto Universitário., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sílvio Luiz de Paula em 26/02/2020., Descrição: O objetivo desse trabalho é Identificar a percepção de universitários sobre as formas de expressão do comportamento político e a utilização dos mecanismos informacionais da sociedade da midiatização. O projeto está cadastrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), processo n.23076.004370/2020-29. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mateus Candido dos Santos - Integrante / Sílvio Luiz de Paula - Coordenador / Bruno Campello de Souza - Integrante / Jaélison Rodrigues de Souza - Integrante / Henrique Dornelas de Paula Machado - Integrante / Claudinete de Fátima Silva Oliveira Santos - Integrante / Gabriel Barbosa da Silva - Integrante / Luan Felipe da Costa - Integrante.
-
2017 - 2019
Competência Informacional no Século XXI: conceituação, condicionantes e impactos no contexto de tecnologia., Descrição: O objetivo geral desse trabalho é construir um conceito operacional e funcionalista para inteligência informacional, com base tanto na literatura quanto em investigação empírica de modo a explorar os seus condicionantes impactos entre estudantes de graduação em uma instituição de ensino superior federal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mateus Candido dos Santos - Integrante / Sílvio Luiz de Paula - Coordenador / Bruno Campello de Souza - Integrante / Jaélison Rodrigues de Souza - Integrante / Henrique Dornelas de Paula Machado - Integrante / Paula Roberta Callado Bezerra de Mello - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2018 - Atual
Projeto Semeando, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Thiago Henrique da Silva Brito em 24/05/2019., Descrição: O Projeto Semeando, é um projeto em fase experimental que visa o desenvolvimento de projetos inovadores no Ensino médio. Nosso objetivo é compartilhar conhecimento. O projeto surge a partir da necessidade de espalhar ciência e de motivar os estudantes do Ensino médio a serem cientistas, seja social, político, cultural... ser cientista no sentido de sonhar, planejar, desenvolver e melhorar o mundo. Atualmente a Ciência se encontra cada vez mais ?perdida?, a demanda social de estudantes de Ensino Médio que ingressão no Ensino Superior está cada vez mais reduzida, fazendo com que o desenvolvimento cientifico perca força e visibilidade e as altas taxas de desemprego e desalentados aumentem no País. Visamos: Através da ciência incentivar jovens a produzir e mover o mundo; Através do conhecimento abraçar jovens negros, de periferias e com baixo incentivo educacional e mostrar que sim, é possível sonhar e se destacar no mundo; Através da Ciência, mudar vidas; Através de vidas, mudar o mundo! Assim, com essas visões definidas fomos em busca de projetos inovadores no Ensino médio, que estavam travados devido a necessidade de ferramentas, informações e/ou algum tipo de conhecimento, nessa busca encontramos o ?Projeto Água?. Desenvolvido na cidade de Itapissuma ? PE, pela Prof. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Cristiane Jussara, o projeto visa o desenvolvimento de uma UEPs, através deste projeto a professora visa conscientizar a cidade, a partir da vivência dos alunos, para com a preservação do Canal de Santa Cruz. O canal de Santa Cruz, desde 1964 com a Emancipação da cidade de Itapissuma, tem sido a principal fonte de renda da Região, no entanto com a modernização e a expansão da cidade, as ruas foram ficando mais sujas e a Maré foi se tornando fonte para o esgoto. O próprio poder público faz uso da maré como viela para despejo de dejetos. Assim vendo biossistema da região morrendo, Cristiane Jussara iniciou o projeto em sala para levar os alunos a Maré para conhecimento da necessidade de manutenção daquele ecossistema, haja vista o mesmo ser a fonte de renda de tantos pais de famílias, como também a vida do próprio planeta. O projeto foi todo desenvolvido pela professora e seus alunos, nós que desenvolvemos o Projeto Semeando tivemos como ação no projeto, a criação de ferramentas de gerenciamento e armazenamento de informações através das plataformas Trello e Pipefy, como também o desenvolvimento de um Protótipo para aplicação de testes em mobile para os alunos participantes, referente ao assunto trabalhado no projeto. Como etapa final, nós do Projeto Semeando, temos como missão a inovação e a pluralidade de informação, assim propõe-se o desenvolvimento de um QUIZ que possa apresentar a sociedade a importância da preservação desse espaço.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Mateus Candido dos Santos - Integrante / Thiago Henrique da Silva Brito - Coordenador / Cristiane Jussara da Silva - Integrante / Wilson Dias de Oliveira - Integrante / Aline Santana do Nascimento Pereira - Integrante.
-
2018 - Atual
Projeto Semeando, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Thiago Henrique da Silva Brito em 24/05/2019., Descrição: O Projeto Semeando, é um projeto em fase experimental que visa o desenvolvimento de projetos inovadores no Ensino médio. Nosso objetivo é compartilhar conhecimento. O projeto surge a partir da necessidade de espalhar ciência e de motivar os estudantes do Ensino médio a serem cientistas, seja social, político, cultural... ser cientista no sentido de sonhar, planejar, desenvolver e melhorar o mundo. Atualmente a Ciência se encontra cada vez mais ?perdida?, a demanda social de estudantes de Ensino Médio que ingressão no Ensino Superior está cada vez mais reduzida, fazendo com que o desenvolvimento cientifico perca força e visibilidade e as altas taxas de desemprego e desalentados aumentem no País. Visamos: Através da ciência incentivar jovens a produzir e mover o mundo; Através do conhecimento abraçar jovens negros, de periferias e com baixo incentivo educacional e mostrar que sim, é possível sonhar e se destacar no mundo; Através da Ciência, mudar vidas; Através de vidas, mudar o mundo! Assim, com essas visões definidas fomos em busca de projetos inovadores no Ensino médio, que estavam travados devido a necessidade de ferramentas, informações e/ou algum tipo de conhecimento, nessa busca encontramos o ?Projeto Água?. Desenvolvido na cidade de Itapissuma ? PE, pela Prof. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Cristiane Jussara, o projeto visa o desenvolvimento de uma UEPs, através deste projeto a professora visa conscientizar a cidade, a partir da vivência dos alunos, para com a preservação do Canal de Santa Cruz. O canal de Santa Cruz, desde 1964 com a Emancipação da cidade de Itapissuma, tem sido a principal fonte de renda da Região, no entanto com a modernização e a expansão da cidade, as ruas foram ficando mais sujas e a Maré foi se tornando fonte para o esgoto. O próprio poder público faz uso da maré como viela para despejo de dejetos. Assim vendo biossistema da região morrendo, Cristiane Jussara iniciou o projeto em sala para levar os alunos a Maré para conhecimento da necessidade de manutenção daquele ecossistema, haja vista o mesmo ser a fonte de renda de tantos pais de famílias, como também a vida do próprio planeta. O projeto foi todo desenvolvido pela professora e seus alunos, nós que desenvolvemos o Projeto Semeando tivemos como ação no projeto, a criação de ferramentas de gerenciamento e armazenamento de informações através das plataformas Trello e Pipefy, como também o desenvolvimento de um Protótipo para aplicação de testes em mobile para os alunos participantes, referente ao assunto trabalhado no projeto. Como etapa final, nós do Projeto Semeando, temos como missão a inovação e a pluralidade de informação, assim propõe-se o desenvolvimento de um QUIZ que possa apresentar a sociedade a importância da preservação desse espaço.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Mateus Candido dos Santos - Integrante / Thiago Henrique da Silva Brito - Coordenador / Cristiane Jussara da Silva - Integrante / Wilson Dias de Oliveira - Integrante / Aline Santana do Nascimento Pereira - Integrante.
-
2021 - Atual
Desenvolvimento, ampliação e inovação do aplicativo Onde está o dinheiro da Saúde?, Descrição: O aplicativo Onde está o dinheiro da Saúde? (https://dinheirosaude.fiocruz.br/) foi desenvolvido e 2018 pela Fiocruz-PE, com objetivo de transformar os dados contábeis e as informações da administração pública contidos no SIOPS em uma linguagem simples e acessível a qualquer cidadão. Em sua primeira versão o aplicativo traduziu dados contábeis e informações da administração pública contidos no SIOPS direcionadas aos municípios brasileiros, tais como: os investimentos efetuados em cada município; por habitante/dia e por habitante/ano; investimentos nos diversos níveis de atenção e setores, percentual investido por cada ente federativo, bem como comparativo de investimentos entre municípios, investimentos por grupos de despesas, além de outras funcionalidades. Assim, a proposta de uma nova versão visa aprimorar e desenvolver outras funcionalidades, assim como a criação do módulo Estado e União, cadastro de usuários, criação de um sistema Web de gerenciamento e conexão direta com os sistemas de governo: SIOPS, IBGE e Datasus. A intenção é de traduzir os dados e continuar gerando informações de forma rápida, simples e acessível no que confere o financiamento da saúde pública, tendo em vista que para democratizar a informação não basta oferecer o acesso, é necessário que os dados sejam compreensíveis ao entendimento da sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mateus Candido dos Santos - Coordenador / Islândia Maria Carvalho de Sousa - Integrante.
-
2021 - Atual
SuperSUS Vaccine, Descrição: Vaccine SuperSUS, o fio condutor do jogo é a necessidade de estimular os jovens a compreenderem a importância de estarem vacinados e incitarem sua família e comunidade a atualizarem o cartão de vacina. Devido à queda na cobertura vacinal e o aumento das fake news sobre o tema. A hesitação se tornou um problema de saúde pública e os jovens são estratégicos para o SUS vencer este desafio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mateus Candido dos Santos - Coordenador / Islândia Maria Carvalho de Sousa - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2019
Procuradoria Regional da Republica - 5 RegiaoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2019 - 2019
InFoco Consultoria JúniorVínculo: Diretor de Comunicação e Mkt, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 30
2018 - 2018
InFoco Consultoria JúniorVínculo: Voluntario, Enquadramento Funcional: Análista de Marketing, Carga horária: 20
2019 - 2020
Impacto Auditoria e ConsultoriaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2020 - Atual
Deloitte ConsultingVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Business Analyst, Carga horária: 44
2023 - Atual
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 10
Outras informações:
Atividades de pesquisa relacionada a ciência aberta e tecnologia da informação em saúde.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mateus Candido Dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?