Luciana Vieira Tomaz

Mestra em Ensino de Biologia pela Universidade de Brasília (2020), graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Brasília (2003), especialização em Educação Inclusiva pela Faculdade de Águas Emendadas (2007). Atualmente é professora de Biologia e Ciências da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, atua com atendimento educacional especializado, em sala de recursos generalista. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: vírus, enfoque inclusivo, contextualização, sala de recursos e propriedades da água.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em PROFBIO

2018 - 2020

Universidade de Brasília, UnB
Título: Uma proposta de ensino do tema Ecologia para estudantes do Ensino Médio, atendidos em sala de recursos generalista, Ano de Obtenção: 2020
Ana Júlia Lemos Alves Pedreira.Palavras-chave: Educação Inclusiva; Biologia; Sequência didática; Atividades Investigativas.Grande área: Ciências Biológicas

Especialização em Educação Especial para Escola Inclusiva

2006 - 2007

Faculdade das Águas Emendadas
Título: As artes visuais como meio facilitador para o desenvolvimento sensorial, cognitivo e social de pessoas com deficiência visual
Orientador: Maria Darci Colares Siqueira

Graduação em Ciências Biológicas

1999 - 2003

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB
Título: Compostos Vegetais secundários: o tabaco e outras plantas tóxicas
Orientador: Marcelo X. A. Bizerril

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1997

Centro Educacional 01

Formação complementar

2022 - 2022

Altas Habilidades / Superdotação. (Carga horária: 180h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto do Parnaíba, FATAP, Brasil.

2021 - 2021

O novo ensino médio -As novas diretrizes para o ensino médio no DF. (Carga horária: 90h). , Escola e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.

2021 - 2021

Estágio Obrigatório Supervisionado das Licenciaturas na UnB. (Carga horária: 62h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2021 - 2021

Formação de professores no ensino de botânica numa perspectiva dialógica. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

2019 - 2019

Grupo de Aprendizagens Inclusivas: Mediações Inclusivas em Sala de Recursos. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

2019 - 2019

Aprender sem Parar - Anos Finais. (Carga horária: 180h). , Escola e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.

2018 - 2018

Aprendizagem, Reabilitação e Inclusão. (Carga horária: 12h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2017 - 2017

Introdução à Libras. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2017 - 2017

Organização Escolar para o 3o Ciclo: Concepções e Práticas. (Carga horária: 180h). , Escola e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.

2017 - 2017

Semestralidade Ensino Médio: Concepções e Práticas na Organização Escolar. (Carga horária: 180h). , Escola e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas- 6a edição. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2014 - 2014

Educando com Tecnologias - Proinfo Integrado. (Carga horária: 180h). , Escola e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.

2013 - 2013

Curso: Currículo em Movimento - Elaboração da Proposta para o 3o Ciclo. (Carga horária: 120h). , Escola e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.

2013 - 2013

Curso Básico: Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2002 - 2002

Estágio em Estudos de Toxicologia Animal. (Carga horária: 920h). , Bioagri Laboratórios Ltda (filial - DF), BIOAGRI, Brasil.

2002 - 2002

Estágio em Estudos de Toxicologia Animal. (Carga horária: 920h). , Bioagri Laboratórios Ltda (filial - DF), BIOAGRI, Brasil.

2000 - 2001

Estágio Supervisionado em Fitopatologia. (Carga horária: 1276h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.

Participação em eventos

II Congresso Nacional de Práticas Inclusivas. Um enfoque inclusivo no estudo da relação entre o fogo e as plantas do Cerrado. 2020. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • CHARCHAR, M. J. D. ; ANJOS, J. R. N. ; GOMES, A. C. ; TOMAZ, L. V. ; AKIMOTO, A. K. ; KARIA, C. T. . Avaliação de Acessos de Stylosanthes spp. em Relação à Antracnose, em Condições de Campo, no Distrito Federal, Brasil. BOLETIM DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (EMBRAPA CERRADOS) , v. 1, p. 5, 2002.

  • CHARCHAR, M. J. D. ; ANJOS, J. R. N. ; TOMAZ, L. V. ; AKIMOTO, A. K. . Ferrugem e Mancha-Foliar em Milheto (Pennisetum glaucum) no Cerrado do Brasil Central. Documentos. Embrapa Cerrados , v. 1, p. 7, 2001.

  • TOMAZ, L. V. . Roda de Conserva sobre: História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

TOMAZ, L. V. ; PEDREIRA, A. J. L. A. . Aplicação da Sequência Didática: 'Substância Vital', para estudantes com deficiência intelectual. 2019. (Aplicação em sala de aula do ensino médio com produção de pôster).

TOMAZ, L. V. ; PEDREIRA, A. J. L. A. . Um enfoque inclusivo no estudo da relação entre o fogo e as plantas do Cerrado.. 2019. (Aplicação de Atividade em sala de aula do Ensino Médio com produção de Pôster).

TOMAZ, L. V. ; NUNES, Carla Araújo de . A Contextualização dos Conceitos sobre os Vírus, em Sala de Recursos Generalista. 2018. (Aplicação de Atividade em Sala de Aula do Ensino Médio com Produção de Pôster).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Inclusão, Educação e Psicologia: mediações possíveis na escola e na universidade, Descrição: Descrição: Inclusão, Educação e Psicologia: mediações possíveis na escola e na universidade é um projeto de pesquisa que nasce vinculado ao Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) da Faculdade UnB Planaltina (FUP), que se concretizará a partir da construção de contextos educacionais promotores de inclusão escolar e social, entendendo por inclusão o fenômeno social que garante o pertencimento da pessoa a um determinado contexto, garantindo a ela possibilidades de agir com os outros sociais de maneira autônoma e cidadã. O objetivo geral do projeto é desenvolver competências docentes relacionadas à prática da inclusão na universidade, na escola e entre elas, na perspectiva de um ser humano mais reflexivo no seu fazer social e profissional, com conhecimento e habilidade para o exercício da cidadania e da ética em contextos diversos, complexos e fluídos. Para tanto, será utilizada a metodologia qualitativa, com delineamento de pesquisa-ação. Todo o processo de investigação consistirá na atuação conjunta entre estudantes e professores da educação básica e da educação superior, por meio de equipes de trabalho que terão, como atividade inicial, a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para participação em pesquisa. Para técnicas de construção de dados serão utilizados: observação, diário de campo e entrevista episódica. Para a análise de dados, será utilizada a análise dialógica temática. Esperamos que os resultados deste projeto evidenciem as possibilidades de formação docente inicial, em serviço e continuada no âmbito da educação inclusiva, que emergem do trabalho colaborativo, potencializado pela metodologia da pesquisa-ação, por meio da relação universidade-escola. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Vieira Tomaz - Coordenador / Juliana Eugênia Caixeta - Integrante / Patrícia Monteiro Silva - Integrante / Raimunda Leila José da Silva - Integrante / Samuel Loubach da Cunha - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora