Ana Leticia Mafra Salla

Possui graduações em JORNALISMO (2005) e em RELAÇÕES INTERNACIONAIS (2009) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestrado em HUMAN RIGHTS PRACTICE pelas Universidades de Gothenburg (Suécia), Roehampton (Reino Unido) e Tromso (Noruega) pelo programa Erasmus Mundus da Comissão Europeia. Possui quase dez anos de experiência atuando no campo dos direitos humanos no terceiro setor focando sua atuação nos últimos anos na temática de empresas e direitos humanos. Atuou em organizações como UNESCO, Anistia Internacional, Conectas Direitos Humanos, Institute for Human Rights and Business, Instituto Pólis, Instituto Ethos e Fundação Getúlio Vargas. Se formou em Facilitação de Processos Conversacionais. Principais áreas de atuação: - Gestão de projetos: Elaboração, coordenação e acompanhamento de execução orçamentária - Construção e articulação de redes e parcerias estratégicas, estratégias de mobilização e de advocacy - Facilitação de processos conversacionais - Desenvolvimento institucional e captação de recursos. Monitoramento e avaliação. - Pesquisa, levantamento e análise de dados

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Human Rights Practice

2011 - 2013

University of Gothenburg
Título: Bolsa Familia Program: a case study of Brazil?s Conditional Cash Transfer Program and its concepts of poverty,Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Hauwa Mahdi
Bolsista do(a): European Commission, EC, Suécia. Palavras-chave: Poverty; multidimensional poverty; Brazil; conditional cash transfer program; Bolsa Familia; public policy. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Graduação em RELAÇÕES INTERNACIONAIS

2005 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas e a Política Externa brasileira: a atuação do Brasil na antiga Comissão e no Conselho de direitos humanos
Orientador: FLAVIA DE CAMPOS MELLO

Graduação em JORNALISMO

2002 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O Sempre-Amor
Orientador: JULIO WAINER

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Gerenciamento de projetos. (Carga horária: 60h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Direitos Humanos.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: ADVOCACY.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comunicação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Organizações Internacionais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Flávia de Campos Mello

Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas e a Política Externa brasileira: a atuação do Brasil na antiga Comissão e no Conselho de direitos humanso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Flavia de Campos Mello;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SALLA, A. L. M. ; SANTOS, G. . STONEWALL GLOBAL WORKPLACE BRIEFINGS BRAZIL. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SALLA, A. L. M. ; CUSTODIO, A. L. M. ; SOARES, J. ; BENTO, C. ; GONCALVES, G. ; ROGERIO, M. . Indicadores Ethos-CEERT para Promoção de Equidade Racial. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

SALLA, A. L. M. ; ODA, P. ; FERRO, M. M. . Sistema de Integridade Nacional - Brasil, 2000-2015. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

SALLA, A. L. M. ; CUSTODIO, A. L. M. ; SOARES, J. . Indicadores Ethos - MM360 para a Promoção da Equidade de Gênero. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

SALLA, A. L. M. ; LUIZ, J. C. . Caderno de Orientações - Presidente Amigo da Criança. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

SALLA, A. L. M. . Bolsa Familia Program: A case study of Brazil?s Conditional Cash Transfer Program and its concepts of poverty. 2013. (Relatório de pesquisa).

SALLA, A. L. M. . SISTEMA DE DIREITOS HUMANOS DAS NAÇÕES UNIDAS E A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA: A Atuação do Brasil na Antiga Comissão e no Conselho de Direitos Humanos. 2009. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Full Scholarship, Erasmus Mundus Master Program - European Commission.

2009

International Leaders Awards, The Washington Center for Internships and Academic Seminars.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2018

    Fundação Getúlio Vargas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Plena, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Pesquisadora Plena ? Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas Projeto ?Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil?, cujo objetivo geral é colaborar com a construção de um ambiente jurídico-institucional mais seguro e favorável para a atuação das organizações da sociedade civil no Brasil. - Coordenar a frente de pesquisa de caráter sociocultural, com a realização do mapeamento de estudos e pesquisas sobre características socioculturais dos doadores individuais no Brasil e em outros países, notadamente para avaliar em que medida, incentivos fiscais conseguem, de fato, estimular novos padrões sociais. - Preparar artigo com principais achados que servirá de insumo para análise em workshop com especialistas. Preparar relatório final a ser publicado com resultados e análises da pesquisa.

    Atividades

    • 10/2017 - 01/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , FGV São Paulo, Escola de Direito de São Paulo.,Linhas de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Humana Sustentável

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Empresa livre com gestão horizontal, aberta e participativa que atua como uma rede de consultores em sustentabilidade que busca mudanças de paradigma no mundo. - Elaborar conteúdo e propostas para editais. Participar do desenvolvimento institucional da Humana enquanto catalizadora e empreendedora. Elaborar novos produtos baseados em novos modelos de negócios sociais, como gestão horizontal e atuação em rede.

  • 2015 - 2016

    Instituto Ethos

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenadora de projetos de Práticas Empresarias e Políticas Públicas - Coordenar os projetos de empresas e direitos humanos Fundo Newton (oferecido pelo Conselho Britânico, com foco em equidade de gênero e raça), Magna Carta (oferecido pelo governo britânico, com foco em empresas e direitos humanos) e projeto sobre erradicação de trabalho infantil (parceria com a Organização Internacional do Trabalho). - Coordenar o Grupo de Trabalho (GT) do Grupo de Trabalho sobre Empresas e Direitos Humanos e do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção (até agosto 2016). Organizar e conduzir as reuniões mensais dos GTs. - Exercer a responsabilidade primária de elaboração de estratégias de gestão e de comunicação relacionadas à produção de conteúdo. Elaborar textos e coordenar produção com pesquisadores para publicações. - Preparar estratégias de advocacy e de posicionamento para o Instituto Ethos e os Grupos de Trabalho. Monitorar políticas públicas e iniciativas da sociedade civil. - Representar o Instituto Ethos em eventos e reuniões. Formulação de conteúdo de direitos humanos da Conferência Ethos. - Acompanhar execução financeira, de cronograma, dos planos de trabalho e contratos de projetos. Auxiliar na prospecção e aplicação para editais internacionais de financiamento. Realizar levantamento de indicadores e elaboração de relatórios de atividades para os financiadores internacionais. Articular e coordenar com organizações parceiras dos projetos.

  • 2014 - 2015

    Institute for Human Rights and Business

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projetos, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Coordenadora no Brasil do Projeto Megaeventos Esportivos e Direitos Humanos - Apoiar no desenvolvimento do estudo conjunto do IHRB e da Reporter Brasil (pesquisas, entrevistas e compilação de dados). - Gerenciar relacionamentos com parceiros no Brasil e promoção do projeto. Identificar oportunidades de networking no Brasil e representar o Instituto em reuniões, workshops e eventos. - Identificar e levantar dados de exemplos de boas práticas / estudos de caso / comentários dos principais intervenientes brasileiros sobre os impactos da Copa do Mundo FIFA 2014 sobre os direitos humanos. - Identificar e abordar potenciais financiadores. Apoiar a preparação e gestão de propostas de financiamento do projeto, potencialmente com parceiros. - Elaborar relatório e interpretar em reuniões bilaterais para equipe do IHRB durante a reunião da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) com o Pontos de Contato Nacional e empresas brasileiras.

  • 2014 - 2014

    Institute for Human Rights and Business

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projetos, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Coordenadora no Brasil do Projeto Megaeventos Esportivos e Direitos Humanos - Traduzir conteúdos e r elatórios a serem integradas ao site www.megasportingevents.org. - Apoiar oficinas sobre megaeventos esportivos realizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro para levantamento de dados sobre os impactos dos megaeventos esportivos nas cidades e no país. Apoiar e acompanhar visita à comunidade afetada por obras de megaeventos esportivos (Copa do Mundo FIFA). Conversar com moradores da comunidade local e interpretar para a equipe do IHRB.

  • 2014 - 2015

    Instituto Pólis

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Assessora de projeto, Carga horária: 30

    Outras informações:
    - Coordenar a comunicação e a produção de documentos e textos do grupo de organizações proponentes para o Encontro Internacional sobre Direito à Cidade e para a Plataforma Global sobre o Direito à Cidade. Coordenar a construção da agenda e plano de ação que guiará a atuação da Plataforma nos próximos anos. - Auxiliar na organização e planejamento do Encontro Internacional sobre o Direito à Cidade (traduzir documentos de/para Português / Espanhol / Inglês) e apoiar outras tarefas logísticas.

  • 2014 - 2014

    Fundação Abrinq / Save The Children

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Técnica Plena, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Assistente Técnica Plena do Projeto Presidente Amigo da Criança - Desenvolver atividades especificas de seleção, coleta, manuseio e análise de indicadores sociais para o monitoramento de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Elaborar relatórios técnicos. Reelaborar formato e escopo da 4a Edição do Projeto Presidente Amigo da Criança. - Desenvolver atividades de planejamento, monitoramento e gerenciamento de ações do projeto. Coordenar atividades da equipe. - Planejar e realizar atividades de articulação e mobilização visando à adesão dos candidatos à Presidência da República ao Projeto Presidente Amigo da Criança. - Rearticular e coordenar atividades (produção técnica, disseminação de informação e incidência política) da Rede de Monitoramento Amiga da Criança, composta por diversas organizações parceiras. - Dialogar com poder público e sociedade civil e realizar atividades de mobilização e de advocacy.

  • 2012 - 2012

    Anistia Internacional

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio ? International Advocacy Programme, Carga horária: 20

    Outras informações:
    - Pesquisar sobre posicionamentos os países e histórico de votos no contexto da ONU em diversas questões de direitos humanos. Criar ferramenta para mapeamento de relações internacionais e de posicionamento de países em questões de direitos humanos de acordo com prioridades de trabalho da Anistia Internacional. - Realizar diagnóstico sobre a Intergovernmental Organization Coordinators Network - IOCN (entrevistas e elaboração de questionários para coordenadores de seções da Anistia em diversos países). Apoiar elaboração do treinamento de capacitação para a IOCN.

  • 2017 - Atual

    Empodera - Transformação Social pelo Esporte

    Vínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Membro Fundadora, Carga horária: 10

    Outras informações:
    OSC que visa o empoderamento de meninas através do esporte mediante elaboração e participação em programas e projetos educacionais e esportivos junto à população em situação de vulnerabilidade social (foco: questões de gênero, identidade e orientação sexual e questões sociais). - Participar de reuniões do conselho. Apoiar desenvolvimento institucional e estratégico.

  • 2009 - 2009

    Conectas Direitos Humanos

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Apoiar na elaboração do ?Anuário 2008. Direitos Humanos: o Brasil na ONU? (pesquisa sobre o sistema de direitos humanos da ONU, preparação e revisão de textos). - Organizar reunião do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa. Elaboração de conteúdo do encontro (além da preparação logística e elaboração de relatório final). - Apoiar na preparação de ações em defesa (advocacy) de direitos humanos, focadas na atuação do Conselho de Direitos Humanos em países como Sudão, Sri Lanka e Mianmar.

  • 2010 - 2011

    Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

    Vínculo: National Staff, Enquadramento Funcional: Programme Assistant, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Assistente de Projeto da Área de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - UNESCO (Brasília) - Organizar encontros nacionais e internacionais, como o I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos em João Pessoa (20 a 23 de julho 2010) e o Curso de Gestão Social de Políticas Educacionais (outubro e novembro 2010). - Articular com instituições parceiras, outras instituições dentro da UNESCO e distintas agências da ONU, no âmbito nacional e internacional, bem como departamentos governamentais e secretarias nacionais. - Apoiar publicação de livros e documentos do setor de educação e no planejamento de estratégias de comunicação. Realizar tramites admnistrativos e financeiros de projetos da área de EJA. - Participar de missões e reuniões técnicas ligadas às áreas de EJA e cooperação Sul-Sul.

  • 2009 - 2009

    Organização Panamericana de Saúde

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40