Lucas de Carvalho Lyra Ribeiro

Estudante de Direito do 7º período na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e estagiário da QS Tributos. Pesquisador do Projeto de Iniciação Científica "Teorias de Justiça", monitor da disciplina de Direito de Empresa e com produção científica nas áreas de Bioética, Teoria Geral do Direito e Processo Civil. Técnico em informática pelo SENAI e Inglês avançado com programa de imersão. Atualmente, para além do Direito, estudo o Mercado de Capitais e Fusões e Aquisições.

Informações coletadas do Lattes em 11/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2018 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

CAT HÉLCIO REZENDE DIAS

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito societário.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teorias de Justiça.

Participação em eventos

III Congresso de Processo Civil Internacional. 2018. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • LYRA, Lucas de Carvalho ; Zaganelli, Margareth Vetis ; Da Silva, Vandeir José . O DILEMA DA APOTEMNOFILÍA SOB A ÉGIDE DO CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E DA AUTONOMIA DA VONTADE. HUMANIDADES & TECNOLOGIA EM REVISTA (FINOM) , v. 14, p. 199-212, 2018.

  • LYRA, Lucas de Carvalho ; KRAUSE, Beatriz Oliveira ; BERGER, D. . Princípio da liberdade de associação. In: Dora Berger. (Org.). Princípio da liberdade de associação. 1ed.Chisinau: Novas Edições Acadêmicas, 2021, v. 1, p. 349-372.

  • LYRA, Lucas de Carvalho . A necessidade de cooperação entre o poder estatal e os juízos arbitrais. In: IV Congresso de Processo Civil Internacional, 2019, Vitória. PRINCÍPIOS TRANSNACIONAIS DO PROCESSO CIVIL À LUZ DA HARMONIZAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Vitória: Editoração Eletrônica João Carlos Furlani, 2019. v. 1. p. 338-349.

  • KRAUSE, Beatriz Oliveira ; LYRA, L. C. . Princípio da Fundamentação das decisões judiciais como consectário do Estado Democrático de Direito à luz das mudanças do Novo Código de Processo Civil. In: III Congresso de Processo Civil Internacional, 2018, Vitória. A jurisdição e a cooperação jurídica internacional e os métodos adequados de tratamento de conflitos na América Latina. Vitória: João Carlos Furlani, 2018. v. 1. p. 49-59.

  • LYRA, Lucas de Carvalho ; KRAUSE, Beatriz Oliveira . Princípio da fundamentação das decisões judiciais como consectário do Estado Democrático de Direito á luz das mudanças do Novo Código de Processo Civil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    Teorias de Justiça, Descrição: Pesquisa acerca da influência de Kant sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas de Carvalho Lyra Ribeiro - Coordenador / Brunela Vieira Vincenzi - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitor da disciplina de Direito de Empresa para os cursos de Direito e Ciências Contábeis.

2020 - 2021

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

Outras informações:
Projeto de Iniciação Científica intitulado "Da filosofia kantiana aos procedimentos de efetivação de direitos humanos da ONU: uma análise juris-filosófica", vinculado ao Grupo de Pesquisa "Teorias de Justiça".

2019 - 2019

Fórum de Vila Velha

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Direito, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio jurídico em gabinete cível.

2019 - 2021

Mendonça e Machado advogados

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25

Outras informações:
Estágio em escritório de advocacia focado em operações societárias e negociais, cujas atividades compreendem a elaboração de petições diversas cíveis e tributárias, recursos, assim como acordos de sócios, contratos sociais, protocolos de intenções, contratos de investimentos e demais documentos societários; prática de negociações e reuniões de alinhamento com advogados contrários e clientes; diligências em cartórios e gabinetes; reuniões de captação de propects.

2021 - Atual

Quality Support Serviços Empresariais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25

Outras informações:
Estagiário nas áreas de Direito Societário e Tributário.