ALEXANDRE MARCOLINO ALVES

Mestre em Engenharia de Software pelo CESAR School e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (2010). Atualmente é desenvolvedor - Tribunal Regional Federal da 5 Região. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas (Backend e Frontend) e Inteligência Artificial.

Informações coletadas do Lattes em 21/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Engenharia de Software

2021 - 2023

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife
Título: SIMPLIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE TEXTOS JURÍDICOS EM PORTUGUÊS USANDO APRENDIZAGEM DE MÁQUINA, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: André Câmara Alves do Nascimento
Palavras-chave: Simplificação de texto; Simplificação automática; Aprendizagem de máquina; Língua portuguesa; Texto jurídico.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.

Graduação em Ciência da Computação

2004 - 2010

Universidade Católica de Pernambuco
Título: Projeto de Sistemas
Orientador: Almir Pires

Curso técnico/profissionalizante em Programação Computacional

2003 - 2004

Faculdade de Tecnologia IBRATEC

Curso técnico/profissionalizante em Projeto de Sistemas de Informação

2002 - 2003

Faculdade de Tecnologia IBRATEC

Formação complementar

2018 -

Inglês. (Carga horária: 288h). , PROLINFO - Programa de Línguas e Informática, PROLINFO/UPE, Brasil.

2020 - 2020

PHP7. (Carga horária: 50h). , Softblue cursos online, SOFTBLUE, Brasil.

2020 - 2020

Angular. (Carga horária: 12h). , Udemy, UDEMY, Brasil.

2020 - 2020

Elasticsearch. (Carga horária: 12h). , Udemy, UDEMY, Brasil.

2020 - 2020

Spring Boot - APIs RESTful. (Carga horária: 5h). , Udemy, UDEMY, Brasil.

2019 - 2019

ArcGIS1: Introdução ao GIS e ArcGIS2: Fluxos de trabalho essenciais. (Carga horária: 40h). , Imagem Geosistemas e Comércio, IGC, Brasil.

2018 - 2018

Java Web com Servlets e JSPs. (Carga horária: 60h). , Softblue cursos online, SOFTBLUE, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Java Web com JSF, PrimeFaces e JPA. (Carga horária: 60h). , Softblue cursos online, SOFTBLUE, Brasil.

2018 - 2018

Fundamentos de Java. (Carga horária: 40h). , Softblue cursos online, SOFTBLUE, Brasil.

2018 - 2018

Java Avançado. (Carga horária: 60h). , Softblue cursos online, SOFTBLUE, Brasil.

2015 - 2015

Instalação e Configuração da Plataforma de Coleta de Dados Pluviométricos. (Carga horária: 16h). , Ativa Soluções Tecnológicas, Indústria e Comércio, ATIVA SOLUÇÕES, Brasil.

2015 - 2015

Análise de Pontos de Função. (Carga horária: 16h). , Fatto - Medição, Estimativa e Requisitos de Software, FATTO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Sistemas (Backend e Frontend).

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Análise de Sistemas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Métricas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Banco de dados relacionais e NoSQL.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Gerenciamento de Projetos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Núcleo de Desenvolvimento e Inovação (NDI). , Cais do Apolo, s/n - Edifício Ministro Djaci Falcão, Bairro do Recife, 50030908 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 997056646, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - 2019

Agência Pernambucana de Águas e Clima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador de Informática do Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI/APAC. Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas em Java, PHP, CSS HTML5, JQuery, JavaScript, Leaflet, Open Street Maps (OSM) OpenLayers (OL), Apache, Tomcat e Wildfly. Administração de Banco de Dados PostgreSQL/Postgis e MySQL. Integração de sistemas (Interoperabilidade): Microserviços JSON. Análise de Pontos de Função. Criação de projeto de Banco de Dados. Administração de Portais (CMS Joomla) e integração de serviços. Análise de sistemas. Gestão de Projetos.

2012 - 2015

Departamento Estadual de Trânsito

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente de Trânsito, Carga horária: 30

Outras informações:
Também atuei como examinador.

2006 - 2010

NetMake Soluções em Informática

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador Pleno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Cargos: Supervisor de Suporte ao Desenvolvimento. Principais atividades: Exerci a chefia do setor, cuja função era gerenciar e auxiliar a equipe de suporte na resolução de problemas relacionados ao desenvolvimento de sistemas utilizando a ferramenta ScriptCase. Cargos: Programador Pleno. Principais atividades: Desenvolver Funcionalidades inerentes ao ScriptCase e intranet da empresa. Cargos: Analista de Sistemas / Consultor Técnico. Principais atividades: Realizar Consutoria nas empresas (IN COMPANY e pela Internet), para apoio ao processo de desenvolvimento de Software com o ScriptCase e linguagem PHP. Atuei nos setores público e privado, dentre eles: Trinunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Agro Indústrias do Vale do São Francisco S/A (Agrovale), Agência Estadual de Tecnologia da Informação de Pernambuco (ATI) e Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF).

2010 - 2011

Overalt Tecnologia

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2004

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Desenvolvimento de Software, Carga horária: 30

2019 - Atual

Tribunal Regional Federal da 5ª Região, TRF/5ª Região

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvedor Full Stack. Tecnologias utilizadas: Java Spring Boot, Angular, JavaScript/TypeScript, CSS, HTML, Elasticsearch, PHP7, PostgreSQL e Oracle. Criação de EndPoints (Microserviços), Interfaces de Usuário e documentação.