Danusa Lima de Mesquita
Docente da Rede Estadual de Educação no município de Cristalina Goiás. Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2004) e Pós-graduação em Geografia. Atualmente leciona a disciplina de Geografia no Ensino Fundamental e no Ensino Médio do Colégio Estadual Adelvina Flores Ribeiro na cidade de Cristalina GO. Lá, desenvolve em suas aulas, um projeto voltado para intensificar a aprendizagem dos conteúdos da ciência geográfica. Este projeto faz parte das atividades desenvolvidas para contribuir e auxiliar os conteúdos do Currículo de referência. Portanto, visa reunir os principais temas da geografia atual, os artigos mais importantes, as imagens mais marcantes, curiosidades e notícias sobre o mundo dinâmico em que vivemos, bem como garantir qualidade acadêmica, incluindo a formação ética e cultural e o desenvolvimento da autonomia intelectual e pensamento crítico em consonância com suas necessidades e interesses dos seus projetos de vida, condição essencial para atuar no mundo do trabalho de maneira competente, solidária e autônoma no contexto social, pessoal e produtivo. Tem como objetivo Mostrar ao aluno caminhos diferentes dos habituais em situações problemas, ajudar o aluno a tomar consciência de si mesmo, dos outros e da sociedade; permitir aos alunos fazer escolhas diferentes em seu dia-a-dia. Sendo assim este trabalho busca valorizar a aprendizagem dos alunos, estimulando o desenvolvimento lógico a partir da vivencia de situações e práticas lúdicas e motivadoras ,estimulando o aluno para que tenha interesse em aprender cada vez mais. Atualmente é aluna do Mestrado Programa de Pós-graduação em Educação ? PPGEDUC da Universidade Federal de Goiás em Catalão GO onde vem construindo o Projeto de pesquisa com o tema ?Sentidos do Ensino Médio para os Estudantes de uma Escola Pública? , sob a orientação da Profª. Drª. Maria Zenaide Alves. Na linha de pesquisa: Leitura, Educação e Ensino de Língua Materna, e Ciências da Natureza.Seus estudos tem sido desenvolvidos a partir de uma perspectiva Sociológica e bibliográfica com articulações com a Etnografia. Seus estudos estão voltadas para Juventude e Escola, Sentidos da Escola para Juventude, discurso no cotidiano de salas de aula de Ciências da Humanas, mais recentemente, considerando também intersecções com processos de escolarização e contextos para além da escola, assim como relações temporais entre acontecimentos em Educação e apoiando-se em contribuições da Microetnografia.
Informações coletadas do Lattes em 27/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Ensino da Geografia
2015 - 2016
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: As contribuições do Ensino De Geografia na Formação do cidadão
Orientador: Ana Paula Rodrigues
Graduação em Letras - Português e Inglês
2001 - 2004
Universidade Estadual de Goiás
Título: As contribuições do Ensino de Geografia na Formação do Cidadão
Orientador: Ana Paula Rodrigues
Formação complementar
2014 - 2015
Extensão universitária em Formação Continuada do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2004 - 2004
Relações humanas. (Carga horária: 20h). , Instituto Pedagógico de Desenvolvimento Agrosocial, INPAC, Brasil.
2001 - 2001
Projeto Sol. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação de cristalina, SME - CRISTALINA, Brasil.
1999 - 1999
Inteligência Emocional. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Goiás, SEBRAE/GO, Brasil.
1998 - 1998
I Encontro Pedagógico do Município de Águas Lindas. (Carga horária: 40h). , Fundação ProEducar Informática Educacional, PROEDUCAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Participação em eventos
Colóquio Gaia Livre ? Laboratório de Pesquisa em Gênero, Etnicidade e Diversidade UFG/Regional de Catalão GO.. 2019. (Outra).
CONPEEX. 2019. (Congresso).
I Congresso de Pós-Graduação em Educação da UFG. 2019. (Congresso).
Projeto de Extensão e Cultura : Lutas e Resistências. 2019. (Encontro).
Roda de Conversa Juventude Universitária com a palavra discentes e regressos da UFG, UFCAT.. 2019. (Outra).
XV Simpósio Histórias Sociais X Simpósio Nacional de Ciências Sociais. 2019. (Simpósio).
XV Simpósio Histórias Sociais X Simpósio Nacional de Ciências Sociais. 2019. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
MESQUITA, D. L. ; ALVES, M. Z. ; MESQUITA, D. L. . Os Sentidos do Ensino Médio para os Jovens Estudantes de uma Escola Pública. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MESQUITA, D. L. ; ALVES, M. Z. . Oficina : Olhares para a pesquisa em educação e processos educativos - Os sentidos da escola para jovens de uma escola pública de cristalina-go.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MESQUITA, D. L. ; ALVES, M. Z. ; MESQUITA, D. L. . A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM DURKHEIM E ALTHUSSER. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Prêmios
2017
Prêmio Projetos Estudantis, CMC.
2016
Comenda do Centenário Cristalinense Evangelino Caetano de Souza Cristalina 100 ANOS, Câmara Municipal de Cristalina GO.
2010
Título Cidadã Cristalinense, Câmara municipal de Cristalina.
2006
Colaborador Emérito, Igreja Batiosta da Paz.
Histórico profissional
Experiência profissional
2007 - Atual
CEPI Zulca Peixoto de PaivaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora PIII
2005 - 2007
Escola Estadual Alfredo NasserVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 60
2000 - 2004
Colégio Estadual Olga Aguiar MohnVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
1999 - 1999
Colégio Estadual Olga Aguiar MohnVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
1999 - Atual
Secretaria Estadual de Educação de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Danusa Lima de Mesquita e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?