Cintia Luciano Machado

Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui graduação em Pedagogia e em Informática, além de MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua há mais de 10 anos como consultora e docente na área de desenvolvimento humano, integrando experiência acadêmica, tecnológica e educacional. Com mais de 15 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, desenvolveu carreira em cargos de liderança em empresas de diferentes portes e segmentos, incluindo multinacionais e setores como petróleo e gás e seguros. É formada em coaching pelo Pro-fit e pelo INAP, com certificação em Mediação Empresarial pelo CBMA. Exerceu os cargos de Diretora Executiva e Conselheira na ICF-RJ, reforçando seu engajamento com a comunidade de coaching. Sua experiência inclui atuação como coach executivo e de carreira, mediadora e facilitadora em processos de desenvolvimento de líderes e equipes, com foco em habilidades sociais e gestão de conflitos. Na área educacional, desenvolve ações voltadas à formação de educadores e à promoção de competências socioemocionais no ensino fundamental, com ênfase nos anos iniciais, além de atuar em contextos corporativos como instrutora de cursos voltados à liderança. Sua abordagem multidisciplinar e sua prática docente conectam teoria e prática, promovendo transformação nas relações interpessoais em contextos profissionais, educacionais e organizacionais.

Informações coletadas do Lattes em 27/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia Social

2022 - 2024

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Treinamento de Habilidades Sociais como Recurso para Resolução de Conflitos, Ano de Obtenção: 2024
Adriana Benevides Soares.

Especialização em MBA em Gerência de Projetos

2004 - 2005

Fundação Getúlio Vargas
Título: Estudo de caso - Implementando uma metodologia de Gerência de Projetos de Software
Orientador: Mário Luis Sampaio Pereira

Graduação em Pedagogia

2020 - 2025

Universidade Estácio de Sá
Título: O impacto da formação docente na mediação de conflitos entre alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Orientador: Marilia Cammarosano

Graduação em Informática

1994 - 1997

Universidade Veiga de Almeida
Título: Análise da Maturidade em Gerenciamento de Projetos
Orientador: Carlos Alberto Salles

Formação complementar

2017 - 2017

Formação e Capacitação em Mediação Empresarial. (Carga horária: 60h). , Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem, CBMA, Brasil.

2017 - 2017

Certificação para diagnóstico de personalidade - WorkPlace Big Five. (Carga horária: 24h). , Integração Escola de Negócios, IEN, Brasil.

2014 - 2014

Magistere coach. (Carga horária: 136h). , Pro-Fit Coaching & Treinamento, PRO-FIT, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Gerência de Projetos com CMMI. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Interpessoais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Treinamento de Pessoal.

Participação em eventos

RH-Rio - Congresso de Recursos Humanos. 2025. (Congresso).

9º Seminário Internacional de Habilidades Sociais e 1º Congresso Internacional de Relações Interpessoais e Habilidades Sociais. Percepções De Professores Sobre Treinamento De Habilidades Sociais Para Mediação De Conflitos. 2024. (Congresso).

Congresso de Gestão de Pessoas - RH Rio.World Café - Rumo a Transformação. 2022. (Oficina).

ACTO Global Conference: Re-Imagining Coach Education. 2020. (Congresso).

Congresso de Gestão de Pessoas - RH Rio. 2018. (Congresso).

Congresso de Gestão de Pessoas - RH Rio. Oficina de Inovação - Atuação como facilitadora de grupos de trabalho. 2017. (Congresso).

Congresso de Gestão de Pessoas - RH Rio. 2014. (Congresso).

International Coach Federation Global Conference - Latin America. 2014. (Congresso).

Congresso Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa - CONITEC. 2013. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Monica Lins Avila Esteves

MACHADO, C. L.. ANÁLISE DOS RESULTADOS DO COACHING EXECUTIVO: INVESTIGAÇÃO EM EMPRESA BRASILEIRA REESTRUTURADA DO VAREJO DE ELETROELETRÔNICO E UTILIDADES DO LAR. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.

Produções bibliográficas

  • MACHADO, C. L. ; SOARES, A. B. . Percepções de Professores Sobre Treinamento de Habilidades Sociais Para Mediação De Conflitos. PSICOLOGIA EM PESQUISA (UFJF) , 2025.

  • MACHADO, C. L. ; SOARES, A. B. . Percepções De Professores Sobre Treinamento De Habilidades Sociais Para Mediação De Conflitos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, C. L. . Seja Protagonista de Sua Carreira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, C. L. . Diálogos Construtivos: A arte de comunicar de forma saudável. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACHADO, C. L. . Sou Gestor da minha Carreira?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, C. L. . Oficina de carreira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACHADO, C. L. . Oficina de Inovação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

MACHADO, C. L. . Sem forçar amizade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, C. L. . Mindfulness para estudantes universitários. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

MACHADO, C. L. . Oficina de Mindfulnes. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACHADO, C. L. . Neurociências e Habilidades Sociais para Líderes. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOARES, A. B. ; MACHADO, C. L. . Como exercer comportamentos assertivos na universidade. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

MACHADO, C. L. . Treinamento de habilidades sociais para universitários. Edição 1. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACHADO, C. L. . Treinamento de habilidades sociais para universitários. Edição 2. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2024

    Treinamento de Habilidades Sociais como recurso para a Resolução e Mediação de Conflitos, Descrição: Projeto do curso de Mestrado do Programa de pós-graduação em Psicologia Social sob orientação da Prof Adriana Benevides Soares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cintia Luciano Machado - Coordenador / Adriana Benevides Soares - Integrante.

  • 2017 - 2024

    Como vivenciar situações interpessoais na Universidade: relações entre expectativas acadêmicas, habilidades sociais, motivação para aprender e estratégias de enfrentamento, Descrição: Recentemente as características dos estudantes que frequentam a universidade se modificaram visto a novas ofertas de vagas no sistema privado de ensino e também devido a abertura de vagas em regime especial de cotas. Hoje há muito mais estudantes assalariados e com escolaridade deficiente e com condições bastante diferenciadas do adolescente recém saído do Ensino Médio. Estas mudanças originaram uma heterogeneidade de estudantes, com demandas sociais e cognitivas diferentes para adaptarem-se e serem bem sucedidos. Neste sentido, é importante conhecer quais as motivações, habilidades relacionais e estratégias de coping para superar as dificuldades a serem enfrentadas na Universidade são utilizadas pelos estudantes e o quanto estas variáveis explicam a adaptação do estudante a Universidade. Diversos autores têm repertoriado que situações interpessoais acadêmicas estressantes podem levar o aluno a ter mais dificuldades adaptativas e que um bom repertório de habilidades sociais, a motivação para aprender e estratégias de enfrentamento positivas podem ser preditoras do sucesso acadêmico. Sendo assim, este projeto tem como meta um conjunto de 3 estudos com os seguintes objetivos: 1) a) relacionar os construtos expectativas acadêmicas, motivação, habilidades sociais e adaptação acadêmica, b) verificar o impacto dos três primeiros na adaptação à universidade; 2) a construção e validação de uma escala de enfrentamento para estudantes universitários brasileiros em situações interpessoais consideradas difíceis; 3) a) identificar as relações entre habilidades sociais, adaptação a Universidade e estratégias de coping em estudantes universitários, b) verificar as relações entre as situações interpessoais e as formas de enfrentamento realizado, c) identificar as estratégias de enfrentamento mais utilizadas, de forma geral e de forma específica a cada situação estudada e d) verificar se habilidades sociais e coping são preditoras da adaptação a Universidade... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cintia Luciano Machado - Integrante / Adriana Benevides Soares - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

CM Educação para carreira e diálogos

Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Diretora Executiva

Outras informações:
Desenho e condução de palestras, treinamentos e oficinas para desenvolvimento de competências ligada à carreira e liderança. Assessoria individual e em grupo. Mediação de conflitos para resolução de disputas de forma não adversarial.

2018 - 2019

CM Educação para carreira e diálogos

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Diretora Executiva

Outras informações:
Desenho e condução de um projeto piloto para desenvolvimento socioemocional para responsáveis e educadores de crianças assistidas por A Obra do Berço, uma instituição de assistência social, sem fins lucrativos, de utilidade pública, fundada em 1928, que desenvolve um programa socioeducativo e de proteção, em regime de fortalecimento de vínculos. O projeto envolveu 8 educadores e 6 mães que participaram do programa entre abril e agosto de 2019.

2023 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 4

Outras informações:
Instrutora no curso de extensão Neurociências e Habilidades Sociais para Líderes, com responsabilidade pela elaboração e ministração dos conteúdos relacionados às habilidades sociais, em parceria com outra profissional responsável pela parte de neurociências. O curso, com duração de 24 horas, foi promovido pela Coordenação Central de Extensão da PUC-Rio (CCE), com turmas realizadas sob demanda. Última edição: Julho de 2024.

2025 - 2025

Instituto Brasil Estados Unidos

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio obrigatório, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio não remunerado na área de Educação Corporativa, com atuação no planejamento e desenvolvimento de programas de formação para onboarding e atualização de colaboradores, alinhados às demandas institucionais.

2025 - 2025

Colegio Eleva Educacao Ltda

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio obrigatório, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio não remunerado com atuação na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão Escolar, incluindo observação e apoio às práticas pedagógicas, planejamento docente e rotinas da gestão.

2022 - 2023

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 3

Outras informações:
Estágio docente supervisionado, realizado como parte obrigatória do Mestrado em Psicologia. Atuação em aulas da disciplina Memória e Resolução de Problemas, no curso de graduação em Psicologia da UERJ, sob supervisão da Profa. Dra. Adriana Benevides Soares.

2015 - 2022

Colégio Logosófico González Pecotche

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Utilização da pedagogia logosófia para docência de alunos do ensino fundamental I - Disciplina: Aprendendo a pensar.

2019 - 2019

International Coach Federation

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheira Fiscal

2017 - 2018

International Coach Federation

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Diretora Executiva

2010 - 2010

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE - CHAPTER RIO

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Mentora, Carga horária: 4

Outras informações:
Mentoria em grupo: Orientação sobre as melhores práticas de gestão aos participantes da capacitação em Gerenciamento de Projetos do Terceiro Setor para elaboração de um projeto para implantação de um Centro de Cultura.