Vinicius Vaz Vieira

Atualmente Fisioterapeuta Autônomo - Presidente Prudente. Tem experiências nas áreas de: Terapia manual miofascial; Biomecânica Postural; Musculação; Reabilitação física; Pilates; Isostretching e; Ventosaterapia. Quanto a formação: Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade do Oeste Paulista (2022), Pós Graduando Especialização em Dor para Fisioterapeutas pela Fisio em Ortopedia (2023).

Informações coletadas do Lattes em 12/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Especialização em Dor para Fisioterapeutas

2023 - Atual

Fisio em Ortopedia

Graduação em Fisioterapia

2018 - 2022

Universidade do Oeste Paulista
Título: EFEITOS DO USO DE MÁSCARAS FACIAIS NO RENDIMENTO CARDIORRESPIRATÓRIO DE PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS AERÓBICOS: ESTUDO CROSSOVER
Orientador: Claudio Spinola Najas

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

Escola Estadual Porto Primavera

Formação complementar

2023 - 2023

Educação em Dor: Aplicações Práticas. (Carga horária: 5h). , Fisio em Ortopedia, FISIO EM ORTO, Brasil.

2023 - 2023

Inibição da Dor - Através a Terapia Manual. (Carga horária: 20h). , FisioWork, FISIOWORK, Brasil.

2023 - 2023

MICP ll - Reestruturação Postural e Pilates. (Carga horária: 20h). , Cris Ribeiro, MICP, Brasil.

2023 - 2023

Fundamentos da Fisioterapia Esportiva por Cinética. (Carga horária: 1h). , Aplicativo Cursa, CURSA, Brasil.

2023 - 2023

Fisioterapia Respiratória: Desafios nos Pacientes com COVID-19. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2023 - 2023

Principais Erros que Você Não Quer Cometer em Pacientes Ortopédicos. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2023 - 2023

Prática Baseada em Evidências, na Atuação Multidisciplinar. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2023 - 2023

Liderança em Tempos de Incerteza. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2023 - 2023

Atendimento Emergencial de Traumas e Fraturas. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em XXX JORNADA DE FISIOTERAPIA E III SIMPÓSIO DE LIGAS ACADÊMICAS DO CURSO DE. (Carga horária: 20h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2022 - 2022

MICP l - Eixo Crânio Sacral e Biomecânica Postural. (Carga horária: 20h). , Cris Ribeiro, MICP, Brasil.

2022 - 2022

ATENDIMENTO VOLUNTÁRIO: COLABORAÇÃO NAS ATIVIDADES DE GESTÃO NA CLÍNICA. (Carga horária: 15h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2022 - 2022

Monitoria em: BASES E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO EM FISIOTERAPIA. (Carga horária: 28h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em XXIX JORNADA DE FISIOTERAPIA E II SIMPÓSIO DE LIGAS ACADÊMICAS DO CURSO DE. (Carga horária: 11h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO DE ATLETAS AMADORES DA UNIVERSIDADE. (Carga horária: 45h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Xll Simpósio de Ortopedia e Medicina Esportiva. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Mostra Científica do Curso de Fisioterapia. (Carga horária: 2h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em I Congresso Nacional Multidisciplinar de COVID-19. (Carga horária: 30h). , IFMSA BRAZIL UNICEPLAC, IFMSA BRAZIL, Brasil.

2021 - 2021

AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA. (Carga horária: 16h). , Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Fisiologia do Exercício: Aplicações no Esporte e Fitness. (Carga horária: 22h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em 5º Congresso de Ortopedia e Medicina Esportiva da UFJF. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em XIV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO OESTE PAULISTA (SEFOP). (Carga horária: 28h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em 1º CONGRESSO DE MEDICINA DO EXERCÍCIO E ESPORTE. (Carga horária: 36h). , Faculdade Faceres, FACERES, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Liga Acadêmica de Fisioterapia Cardiorrespiratória - LAFCAR. (Carga horária: 6h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em XXVIII JORNADA DE FISIOTERAPIA E I SIMPÓSIO DE LIGAS ACADÊMICAS DO CURSO DE. (Carga horária: 15h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. (Carga horária: 24h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2020 - 2020

Liberação Miofascial Manual. (Carga horária: 40h). , Acqua Star, ACQUA STAR, Brasil.

2020 - 2020

Primeiros Socorros. (Carga horária: 50h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2020 - 2020

Monitoria em Cinesioterapia l. (Carga horária: 30h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2020 - 2020

Diretor de Esportes da Associação Atlética Fisioterapia de Presidente P.. , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2020 - 2020

Voluntário do programa Veterano Solidário. , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Liga Acadêmica de Fisioterapia Desportiva ? LAFD. (Carga horária: 60h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em XXVII JORNADA DE FISIOTERAPIA DO OESTE PAULISTA. (Carga horária: 16h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em HIPOTERAPIA. (Carga horária: 36h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em XXVI JORNADA DE FISIOTERAPIA DO OESTE PAULISTA. (Carga horária: 14h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2018 - 2018

ATUAÇÃO DO FISIOTERAPÊUTA NO MERCADO DE TRABALHO NA EUROPA. (Carga horária: 2h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Organização de eventos

PAULISTA, U. O. ; DIGIOVANI, R. A. B. ; VAZ, V. V. . MUTIRÃO PELA VIDA - O PARQUE É DAS CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES. 2022. (Outro).

Participação em eventos

l Congresso online do Portal Fisio em Ortopedia - Reabilitação Ortopédica. 2023. (Congresso).

ll Congresso online do Portal Fisio em Ortopedia - Reabilitação da Dor Musculoesquelética. 2023. (Congresso).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE.RELATO DA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NA COLABORAÇÃO DAS ATIVIDADES DE GESTÃO ADMINISTRATIVA NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNOESTE. 2022. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE.EFEITOS DO USO DE MÁSCARAS FACIAIS NO RENDIMENTO CARDIORRESPIRATÓRIO DE PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS AERÓBICOS: ESTUDO CROSSOVER. 2022. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE.RELATO DA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA EM ATIVIDADES DE GESTÃO NA INFRAESTRUTURA DE UMA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA. 2022. (Encontro).

I Congresso Nacional Multidisciplinar de COVID-19. 2021. (Congresso).

Xlll Simpósio de Ortopedia e Medicina Esportiva. 2021. (Simpósio).

1º CONGRESSO DE MEDICINA DO EXERCÍCIO E ESPORTE. 2020. (Congresso).

5º Congresso de Ortopedia e Medicina Esportiva da UFJF & 1° Congresso Multidisciplinar de Ciências do Esporte. 2020. (Congresso).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2020).COMPARAÇÃO DA VENTOSATERAPIA E MASSOTERAPIA NO RENDIMENTO DE ATLETAS AMADORES DE CORRIDA DE RUA. 2020. (Encontro).

XIV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO OESTE PAULISTA (SEFOP). 2020. (Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2022

    EFEITOS DO USO DE MÁSCARAS FACIAIS NO RENDIMENTO CARDIORRESPIRATÓRIO DE PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS AERÓBICOS: ESTUDO CROSSOVER, Descrição: Introdução: Desde que foi identificada no final de 2019, a propagação da COVID-19 foi muito acelerada, e em pouco mais de oito semanas tornou-se uma pandemia mundial. Sabemos que tanto as máscara tripla cirúrgica facial quanto às de tecido podem reduzir efetivamente a propagação do vírus, porém é necessário analisar se há base fisiológica para a polêmica sobre o uso da máscara. São necessários estudos para investigar se existe alteração na respiração durante o uso da máscara facial, o qual através da ergoespirometria poderá evidenciar possíveis alterações. Justificativa: O estudo busca evidenciar se a utilização da máscara tripla cirúrgica facial (Kestal Tech 3) durante a realização do exercício físico aeróbico, gera redução do consumo de O2. Objetivos: Comparar uso de máscara facial (cirúrgica tripla) e o não uso durante o exercício físico aeróbico. Métodos: Os indivíduos em primeiro contato irão ler e preencher o termo de consentimento livre e esclarecido e posteriormente seus dados pessoais em uma ficha de avaliação. Após o preenchimento das fichas, o individuo terá seus sinais vitais aferidos e se estiverem apresentados dentro da normalidade, serão submetidos a um sorteio para que de forma randomizada seja decidido a qual teste ele será primeiramente submetido. Se todos os pré-requisitos forem atendidos o indivíduo já iniciará o teste na qual foi sorteado a ele e, após uma semana da primeira avaliação, deverão retornar a clinica e realizar novamente o mesmo teste, porém desta vez será feito o teste antagonista ao primeiro. Será usado o protocolo de rampa como base experimental para mensuração dos parâmetros do ergoespirômetro, e a Escala de Borg para mensuração do nível de exaustão. Análise de Dados: Os dados serão analisados pelo software estatístico (GraphPad Prism). Para análise de normalidade dos dados será aplicado teste de Shapiro Wilk. Para análises não pareadas será aplicado teste T de Student não pareado ou Mann Whitney de acordo com a distribuição dos dados. Dados serão expressos em média e desvio padrão para dados contínuos e frequências e porcentagens para dados categóricos. O nível de significância utilizado será de 5. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vinicius Vaz Vieira - Integrante / Claudio Spinola Najas - Coordenador / José Leonardo Duela - Integrante / SAMUEL VICTOR BRASILINO FEITOSA - Integrante / ELOISA TEIXEIRA MAZZINI - Integrante / LEONARDO SANTOS RAMOS - Integrante / PEDRO HENRIQUE DA SILVA CANDIDO - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2020 - 2021

    EFEITOS DO USO DA VENTOSATERAPIA NO RENDIMENTO DE ATLETAS DE VELOCIDADE, Descrição: Introdução: Em atletas de velocidade ocorrem diversas sobrecargas em estruturas musculoesqueléticas, principalmente em membros inferiores, que geram tensões musculares, dor, sensação de desconforto e redução do rendimento. A ventosaterapia é um recurso que visa tratar tensões musculares através da acoplação de copos de vidro ou acrílico sob uma área de dor. A massoterapia é um dos tratamentos mais utilizados após o exercício físico para controle da dor. Objetivo: O objetivo deste estudo será analisar os efeitos da ventosaterapia e da massoterapia no rendimento de atletas de corrida de velocidade. Métodos: Na avaliação inicial será verificado o tempo de 21 atletas no tiro de 100 metros e aplicada a Escala Adaptada de Borg. Em seguida, os atletas serão divididos de forma randomizada e distribuídos igualmente em três grupos: controle, ventosaterapia e massoterapia em deslizamento superficial. As intervenções serão realizadas nos músculos isquiotibiais, tríceps sural e quadríceps. Os atletas submetidos a alguma intervenção responderão a Escala Visual Analógica de Satisfação para verificação da satisfação. Após 48 horas será realizada a reavaliação nos mesmos moldes da avaliação inicial. Os dados serão analisados pelo software estatístico GraphPad Prism. Para análise de normalidade dos dados será aplicado teste de Shapiro Wilk. Para análise pareada será realizado Anova One-Way seguido do pós teste Tukey. Em caso de não pareado o teste de Kruskal-Wallis seguido do pós teste Dunns. O nível de significância utilizado será de 5.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vinicius Vaz Vieira - Integrante / LINCOLN DE MORAES LUIZ - Integrante / RÚBIA STEFANY MOREIRA GALVÃO - Integrante / THIAGO RICHELIE PIRES DE OLIVEIRA - Integrante / THAOAN BRUNO MARIANO - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

CLÍNICA VIDA ATIVA

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 11, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - 2022

Universidade do Oeste Paulista

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Monitor Socorros de Urgência e Biossegurança, Carga horária: 5

2022 - 2022

Universidade do Oeste Paulista

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Monitoria em Bases e métodos de avaliação, Carga horária: 4

2020 - 2020

Universidade do Oeste Paulista

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Monitoria em Cinesioterapia l, Carga horária: 4