Diego Matheus Maia Nunes

Atuação profissional nas áreas de Controle Gerencial, Melhoria de Processos e Inovação. Mestrado em Estudos sobre a Europa pela Universidade Aberta de Portugal. Especialização em Gestão Financeira e Controladoria com conhecimento em controle e gestão gerencial. Melhoria dos processos operacionais, dos resultados econômicos, financeiros com modelos de governança e gestão, que atendam aos interesses relacionados ás organizações públicas e privadas. Formação como Multiplicador de Conhecimento em micro e pequenas empresas, com atuação no atendimento de consultoria técnica a empresas. Graduação em Administração com estudo baseado em levantamento e melhoria dos processos de aquisição e armazenamento de materiais aeronáuticos, de indicadores gerenciais gerando resultados e decisões estratégicas. Carreira profissional com contribuições a grandes instituições como ApexBrasil, SEBRAE, Universidade PUCRS, Universidade FEEVALE, Universidade UNISC, TAP PORTUGAL, GEDORE, RENNER. Pesquisador em estudos de mercado que investigam e respondem às exigências suscitadas pela complexidade crescente da vida internacional, orientações sobre a globalização da economia, a interdependência dos sistemas políticos, transnacionalização dos mercados, pela universalização das comunicações, pela difusão das culturas e pela sociabilização do mundo, relacionados com assuntos europeus. Administrador da MAIA NUNES CONSULTING com consultorias em melhoria de processos, finanças e controladoria, tutoria em universidades. Docente nas disciplinas de gestão gerencial, lucratividade e empreendedorismo em pequenos negócios.

Informações coletadas do Lattes em 12/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Mestrado em Estudos sobre a Europa

2023 - Atual

Universidade Aberta, UAb
Orientador: Maria do Céu Martins Monteiro Marques
Palavras-chave: pesquisa.

Especialização em MBA em Gestão Financeira e Controladoria

2019 - 2020

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Artigo: EDUCAÇÃO INTERATIVA PARA MICRO E PEQUENOS EMPREENDEDORES
Orientador: Luis Carlos Pertile

Aperfeiçoamento em Formação de Multiplicadores de Conhecimentos em Micro e Pequenas Empresas M

2019 - 2020

Fundação Instituto de Administração
Título: RELATÓRIO DE CONSULTORIA NO CENTRO DE PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO NAS PSICOSES (CPIP). Ano de finalização: 2020
Orientador: Braulio Oliveira

Graduação em Administração

2013 - 2018

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Mapeamento e Análise dos Processos de Aquisição e de Estocagem de Materiais em Empresa de Manutenção Aérea: Um Estudo de caso
Orientador: Rosa Paula Pires

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Caminhos um jeito de Transformar o mundo. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2019 - 2019

Formação Academia SAP Consultor em Supply Chain Management. (Carga horária: 87h). , SAP CAST GROUP S.A., SAP, Brasil.

2015 - 2016

Extensão universitária em Formação QI FLY English TOEIC. (Carga horária: 140h). , QI Escolas e Faculdades, QI, Brasil.

2009 - 2013

Técnico de Programação e Operação em Centro de Usinagem CNC. (Carga horária: 600h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Processos e Produtos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Controladoria.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Gestão Financeira.

Participação em eventos

Fomatura Administração Unisinos 2019/02.Representante CRA/RS para a banca de entrega de certificados aos formandos. 2019. (Outra).

Formatura Gestão da Produção Unisinos 2019/01.Representante CRA/RS para a banca de entrega de certificados aos formandos. 2019. (Outra).

6º Congresso Internacional de Inovação. Megatendências: Inovação e a Economia da Sustentabilidade. 2014. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • NUNES, D. M. M. . Resolução de problemas complexos / Coordenação e organização. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NUNES, D. M. M. . Oficina de Indicadores de Gestão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NUNES, D. M. M. . Palestra Gestão de Indicadores de Gestão para MPES & MEIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NUNES, D. M. M. . Palestra Gestão de Indicadores de Gestão para MPES & MEIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

NUNES, D. M. M. . Consultoria Gestão de Produção. 2022.

NUNES, D. M. M. . Consultoria Tecnológica em Administração. 2021.

NUNES, D. M. M. . Consultoria em Melhoria de Processos. 2020.

NUNES, D. M. M. . Consultoria Técnica em Administração e Gestão. 2020.

NUNES, D. M. M. . Consultoria em Gestão Empresarial. 2019.

NUNES, D. M. M. . Consultoria Técnica em Administração e Gestão. 2019.

NUNES, D. M. M. . Assessoria em Gestão MEI. 2019.

NUNES, D. M. M. . Aumento do Potencial Empreendedor em Organizações que aprendem gerando valor. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NUNES, D. M. M. . Construção de Autoridade, Performance e Produtividade nos negócios. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NUNES, D. M. M. . Geração de Valor, Posicionamento de mercado e Precificação. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NUNES, D. M. M. . Gestão de Indicadores pessoais. 2020. .

NUNES, D. M. M. . Mini Curso de iniciação a Controladoria. 2019. .

NUNES, D. M. M. . Gestão de Indicadores JCI & CRA-RS. 2019. .

NUNES, D. M. M. . Curso Gestão de Indicadores para MPEs & MEIs. 2019. .

Projetos de desenvolvimento

  • 2020 - Atual

    EDITAL DINOVA 01/2019 ASPEUR, Descrição: O Programa SEBRAEtec, visa ampliar o acesso das micro e pequenas empresas à inovação e tecnologia, aumentar a competitividade por meio da inovação e tecnologia, visando, entre outros aspectos, à redução de desperdícios, ao aumento da produtividade, à segurança dos empregados e à adequação de produtos para competir no mercado interno e externo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Diego Matheus Maia Nunes - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    EDITAL DINOVA 01/2019 ASPEUR, Descrição: O Programa SEBRAEtec, visa ampliar o acesso das micro e pequenas empresas à inovação e tecnologia, aumentar a competitividade por meio da inovação e tecnologia, visando, entre outros aspectos, à redução de desperdícios, ao aumento da produtividade, à segurança dos empregados e à adequação de produtos para competir no mercado interno e externo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Diego Matheus Maia Nunes - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    EDITAL DINOVA 01/2019 ASPEUR, Descrição: O Programa SEBRAEtec, visa ampliar o acesso das micro e pequenas empresas à inovação e tecnologia, aumentar a competitividade por meio da inovação e tecnologia, visando, entre outros aspectos, à redução de desperdícios, ao aumento da produtividade, à segurança dos empregados e à adequação de produtos para competir no mercado interno e externo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Diego Matheus Maia Nunes - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2021

Faculdades Integradas de Taquara FACCAT

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Instutor

2019 - Atual

MAIA NUNESCONSULTING LTDA

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio Administrador

Outras informações:
Empreendedorismo prático, vivência empresarial em apoio a empresas de médio, pequenos e micro porte. A MNC aproxima empreendedores, e suas questões de enfrentamento aos desafios de ser empresário, com soluções em gestão ágeis, colocadas em prática com resultado econômico e financeiro. Consultorias em melhoria de processos, qualidade e finanças com atendimento a clientes como o SEBRAE-RS, SEBRAEtec, faculdades e universidades. Atendimento as empresas do Brasil e de Portugal. Treinamentos gerenciais e empresariais para empresas.

2019 - Atual

Universidade Feevale

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor e docente

Outras informações:
Consultor em melhoria de Processos e inovação com atendimento a micro e pequenas empresas, através do edital Dinova. Docente de cursos para alunos e público geral através do projeto Pílulas de Inovação.

Atividades

  • 09/2019

    Ensino, Pílulas de Inovação, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Geração de valor, posicionamento de mercado e precificação;, Construção de autoridade, performance e produtividade nos negócios, Organizações que aprendem gerando valor

2019 - 2020

Escola de Gestão Pública

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Docente nas disciplinas de indicadores de gestão, indicadores financeiros para micro empreendedores individuais, para empresas de micro e pequeno porte.

2019 - 2020

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Professor instrutor, Enquadramento Funcional: Professor Instutor

Outras informações:
Curso e palestras de indicadores para micro e pequenas empresas.

2014 - 2018

TAP Manutencão e Engenharia Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Planejamento de Produção

Outras informações:
A TAP agregou conhecimento único, diferencial que a aviação proporciona, em qualidade de atendimento e tratamento de gestão e qualidade gerencial. Planejamento e controle de produção, elaborando projetos para melhorias no setor de materiais aeronáuticos acessórios. Como assistente de gerência de logística, com atribuições de controle de indicadores e análise de dados gerenciais, desenvolvendo atividades de criação de novos indicadores estratégicos e processos de redução de custos e aumento de lucratividade. Sua contribuição foi essencial a formação em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com dois trabalhos científicos realizados.

2009 - 2013

Ferramentas Gedore do Brasil S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de turno Montagem, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Indústria com filosofia Alemã. Líder Montador de Jogos na Ferramentas GEDORE do Brasil S.A. Conhecimento industrial com atuação em controle estatístico de processos e aprimoramento dos processos de montagem de kits de ferramentas, uso do sistema TOTVS A empresa GEDORE, agregou, qualificou e contribuiu em aprendizado em melhoria contínua e Inovação.

2005 - 2009

Lojas Renner

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fiscal, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Nesta empresa despertou o interesse em conhecimento em gestão. Com seus indicadores sempre expostos, amplamente divulgados em Programas de Participação (PPS). Fiscal de Loja, atuação em aberturas de novas lojas, cursos na universidade RENNER, participação como presidente da CIPA e no GAP, Grupo de Alta Performance. Na universidade RENNER os cursos voltados para atendimento de clientes, gestão de negócios e controle gerencial. O encantamento de clientes que a empresa tem como seu diferencial carrego como ponto positivo.

2002 - 2002

Grupo de Artilharia e Campanha Auto Propulsado, 16º GAC AP

Vínculo: Soldado Exército Brasileiro, Enquadramento Funcional: Soldado

Outras informações:
Soldado do Exército Brasileiro,.

2023 - Atual

Atlantic Summit Lda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

Outras informações:
Consultor de Internacionalização de empresas do Brasil para Europa.

2018 - Atual

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Inovação

Outras informações:
Consultor de programas do SEBRAE, SEBRAETEC e editais de desenvolvimento de consultorias em inovação, gestão estratégica e finanças.

2024 - Atual

Agência de Promoção de Exportações do Brasil

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Processos Internacionais

Outras informações:
Consultoria em processos internacionais e mercado com foco na Europa.