FELIPE FERNANDES DA SILVA
Profissional graduado em Engenharia de Minas, com Especialização em Mineração e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); MBA em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná e Curso Técnico Profissionalizante em Química Industrial. Experiência no segmento da mineração e metalurgia extrativa. Responsável Técnico pelo Departamento de Mineração e Meio Ambiente na empresa R.E.D Graniti Mineração Ltda.
Informações coletadas do Lattes em 12/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização em Mineração e Meio Ambiente
2017 - 2018
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA-PRAD EM ÁREA DE EXPLORAÇÃO DE ROCHA ORNAMENTAL
Orientador: Marcela Rebouças Bomfim
Especialização em MBA em Gestão Ambiental
2016 - 2017
Universidade Norte do Parana
Título: Recuperação de Área Degradada em Atividade de Mineração com o Intuito de Mitigar os Impactos Gerados
Orientador: Mariana Mantelato Neiva
Graduação em Engenharia de Minas
2007 - 2013
Universidade Presidente Antônio Carlos
Título: CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA CINZA DO CARVÃO MINERAL (R.O.M.) A PARTIR DA TÉCNICA DE ESPECTROMETRIA DE FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X.
Orientador: Erivelto Luis de Souza
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química Industrial
2005 - 2006
Formação complementar
2018 - 2018
Licenciamento de Mina II - Projetos Técnicos de Mineração. (Carga horária: 24h). , Instituto Minere, IM, Brasil.
2017 - 2017
Curso Licenciamento de Mina e Processo Administrativo Minerário. (Carga horária: 24h). , Instituto Minere, IM, Brasil.
2017 - 2017
Curso Licenciamento Ambiental para Mineração. (Carga horária: 24h). , Instituto Minere, IM, Brasil.
2016 - 2016
Curso Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais ? CFEM: R. (Carga horária: 24h). , Instituto Minere, IM, Brasil.
2015 - 2015
Introdução ao ArcGIS Desktop. (Carga horária: 20h). , Instrutor GIS, GIS, Brasil.
2013 - 2013
Curso Sobre Avanços Tecnológicos no Desmonte de Rochas com Explosivos em Mi. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
R.e.D. Graniti Mineracao LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de MInas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável Técnico pelo desenvolvimento das atividades do plano de lavra, referentes à prospecção e à pesquisa mineral; lavra de minas; beneficiamento de minérios; seus serviços afins e correlatos; Planejamento e desenvolvimento de médio e longo prazo das jazidas, com trabalhos para otimização do processo, em consonância com as NRM?s; atuação com plano anual, trimestral e mensal de lavra e cálculo de reserva liberada; desenvolvimento de atividades relacionadas a topografia, foto-interpretação, com confecção de plantas de detalhe e planialtimetricas e dimensionamento de depósitos de rejeitos; assegurar que as políticas ambientais sejam aplicadas nas operações; elaboração de trabalhos técnicos para o DNPM (PAE, Plano de Lavra, RAL, Reavaliação de Reserva, fluxo de caixa,etc); eventualmente trabalhos de desmonte de rochas com seus principais avanços e método de lavra na individualização do maciço rochoso em dimensões comercializáveis; gestão de contratos para terceirização de serviços para desenvolvimento da jazida; gestão de licenciamentos ambientais para projetos de mineração, integrado com todos os licenciamentos necessários desde a pesquisa mineral, abertura e operação da jazida até o fechamento e aos planos de recuperação ambiental.
2013 - 2014
Tracomal MineraçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Minas Trainee, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Experiência com elaboração de plano de fogo, desmonte de rochas com explosivos e corte estrutural com fio diamantado. Legalização e cumprimento das leis ambientais e trabalhos com pesquisa mineral. Responsável por coordenar todo o trabalho dentro das pedreiras, vistoriar a manutenção e custos de equipamentos, controlar a qualidade do projeto sob sua responsabilidade e a adequação de sua execução a norma técnica e ao estabelecido em contrato. Gerenciar a atividade de produção dentro do canteiro de obra, administrando o processo, o recurso humano, o material e o equipamento de acordo com a necessidade.
2007 - 2013
Gerdau AçominasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico de Análises e Ensaios III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Experiência em preparação e análise de amostras de minérios finos e granulados em geral, amostras de coque, sinter, carvões, fundentes, cal, ferro-ligas. Determinação de Ferro total, Fe0 em minérios e sinter, análise de cal granulada e cal fina, ferro-ligas (como exemplo FeNb), placas exotérmicas, química da cinza em carvões por Via Úmida. Abertura e determinação de amostras de minério e sinter por ICP Plasma, Fluorescência de Raios-X e Absorção Atômica. Experiência em Laboratório de Águas com determinações de DQO, cianeto, óleo e graxa, nitrato, nitrito, nitrogênio, alcalinidade, dureza, fenol, tiocianato, sólidos suspensos em amostras de águas de caldeira e controle hídrico. Experiência em determinações de cinza, matéria volátil e enxofre de carvões e coque por através de TGA. Determinação de fluidez e dilatação em amostras de carvões.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de FELIPE FERNANDES DA SILVA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?