RAFAEL TIMOTEO RODRIGUES

Tenho Especialização lato senso em Neuro psicopedagogia e Psicanálise da Educação (2017). Prática do Ensino de Filosofia e Sociologia (2018), Psicopedagogia Institucional e Clínica (2019), Pós-graduando em Gestão, coordenação e inspeção escolar (2022), ambas pela Faculdade de Ensino Regional Alternativo - FERA. E Pós-graduado em AEE- Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva, pela FAVENI - (2022). Tenho Graduação em Licenciatura em Química pela Faculdade São Vicente de Pão de Açúcar - FASVIPA (2013), Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2017). E atualmente Graduando-se em letras Filosofia pela FAVENI. Tenho experiência na área da educação, com ênfase no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior. Tenho experiência no ensino fundamental II de 6° ao 9° ano do com as disciplinas de Ciências, Geografia e Matemática e coordenação pedagógica. E já trabalhei, como Facilitador/Tutor da UNINTA ead no polo de Santana do Ipanema - AL. e São José da Tapera-AL. Presto Serviços a Assessoria e Treinamento Educacional - ASTE e atualmente sou professor de ciências e matemática do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental no Centro Educacional Barão de Alagoas e coordenador pedagógico da Creche Lenita e Escola Pedro Francisco das Chagas de 1° ao 5° ano. que fica localizadas no município de São José da Tapera - AL.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Psicopedagogia Institucional e Clínica

2019 - Atual

FACULDADE DE ENSINO REGIONAL ALTERNATIVA

Especialização em AEE e Educação Inclusiva

2019 - 2020

Faculdade Venda Nova do Imigrante
Título: A sala de Recurso: O papel do Professor na Educação Inclusiva
Orientador: Maria José Herculano Ferreira

Especialização em Praticas do Ensino de Filosofia e Sociologia

2018 - 2019

Faculdade de Ensino Regional Alternativo
Título: A Utilização das Mídias nas Aulas de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio
Orientador: Maria José Herculano Ferreira

Especialização em Neuropsicopedagogia e Psicanálise da Educação

2017 - 2018

Faculdade de Ensino Regional Alternativo
Título: A Importância da Comunicação entre o Docente e o Discentes no Processo Educativo
Orientador: Prof; José Clebson dos Santos

Graduação em andamento em Filosofia

2022 - Atual

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Graduação em Pedagogia

2014 - 2017

Universidade Estadual de Alagoas
Título: Memorial
Orientador: Tony Fábio Silva das Neves

Graduação em Química

2011 - 2013

Faculdade São Vicente
Título: A ludicidade como subsídio para o desenvolvimento do ensino/aprendizagem de química em sala de aula
Orientador: Daniela Costa Barbosa

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2010

Escola de 1º e 2º grau João Paulo II

Formação complementar

2019 -

Curso Básico II de LIBRAS. (Carga horária: 60h). , Centro de Atendimento Às Pessoas Com Surdez, CAS, Brasil.

2020 - 2020

Desenvolvimento e Aprendizagem. (Carga horária: 100h). , Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.

2019 - 2019

Curso Básico I de LIBRAS. (Carga horária: 60h). , Centro de Atendimento Às Pessoas Com Surdez., CAS, Brasil.

2018 - 2018

Formação pedagógica. (Carga horária: 22h). , Organização Amigos do Bem, OAB, Brasil.

2017 - 2017

Formação pedagógica. (Carga horária: 40h). , Organização Amigos do Bem, OAB, Brasil.

2017 - 2017

A alfabetização no currículo da escola organizada. (Carga horária: 28h). , Leamcafe Ensino Online, LEO, Brasil.

2016 - 2017

Entretenimento pedagógico. (Carga horária: 76h). , Leamcafe Ensino Online, LEO, Brasil.

2016 - 2017

Educação Infantil: concepções e práticas de alfabetização e letramento. (Carga horária: 32h). , Leamcafe Ensino Online, LEO, Brasil.

2016 - 2016

Formação pedagógica. (Carga horária: 22h). , Organização Amigos do Bem, OAB, Brasil.

2012 - 2012

Química, lixo tecnológico e reciclagem. (Carga horária: 40h). , Faculdade São Vicente, FASVIPA, Brasil.

2011 - 2011

Água para as cidades. (Carga horária: 20h). , Faculdade São Vicente, FASVIPA, Brasil.

2011 - 2011

Química: desenvolvendo e inovando. (Carga horária: 25h). , Faculdade São Vicente, FASVIPA, Brasil.

2010 - 2010

Instituto Alfa e Beto. (Carga horária: 10h). , Secretária Municipal de Educação de São José da Tapera, SEMED, Brasil.

2007 - 2010

Informática Básica. (Carga horária: 80h). , Escola de 1º e 2º Grau João Paulo II, EJS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Pedagogia.

Participação em eventos

II Colóquio Internacional da Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA que possui o tema: Em educação, saúde, e cultura: conectando saberes entre teoria e prática. A ludicidade como subsídio para o desenvolvimento do ensino/aprendizagem de química em sala de aula. 2018. (Congresso).

II Colóquio Internacional da Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA que possui o tema: Em educação, saúde, e cultura: conectando saberes entre teoria e prática. 2018. (Outra).

VI Congresso Científico Nacional da Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA que possui o tema: Em educação, e prática social: uma reflexão interdisciplinar. 2018. (Congresso).

I Congresso Cientifico da Faculdade de Ensino Regional Alternativo. 2013. (Congresso).

IV Seminário Local de Integração do IET. 2013. (Seminário).

II Semana de Química - Química e o lixo tecnológico e reciclagem. 2012. (Outra).

II Semana da água - Águas para a cidade. 2011. (Outra).

II Semana de Química da FASVIPA - Química desenvolvendo e e inovando. 2011. (Outra).

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, R. T. . A ludicidade como subsídio para o desenvolvimento do ensino de aprendizagem de química em sala de aula. In: II Coloquio Internacional em Educação, Saúde e Cultuta: conectando saberes entre a teoria e a prática, 2018, Arapiraca. II Coloquio Internacional em Educação, Saúde e Cultuta: conectando saberes entre a teoria e a prática, 2018.

  • RODRIGUES, R. T. . A importância das aulas práticas para o ensino de aprendizagem na disciplina de ciências no ensino fundamental II. In: II Coloquio Internacional em Educação, Saúde e Cultura: Conectando Saberes entre a Teoria e a Prática, 2018, Arapiraca. II Coloquio Internacional em Educação, Saúde e Cultura: Conectando Saberes entre a Teoria e a Prática, 2018.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

CENTRO EDUCACIONAL AMIGOS DO BEM

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

2011 - 2011

Escola de 1º e 2º grau João Paulo II

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

2011 - 2011

Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Imaculada Conceição

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

2012 - 2012

Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Valeriano Timóteo Pereira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

2013 - 2013

Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Frei Damião

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

2014 - 2015

Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Vieira Linto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto

2016 - Atual

escola estadual José Soares Filho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto

2018 - Atual

Assessoria e treinamento educacional

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador do UNINTA EAD