Fabio Manabu Martins Shimizu
Graduado Farmacêutico pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM; como Gestor Público: Diretor Geral da Policlínica Zeno Lanzini (atual), tendo implementado importantes reformas estruturais e a reativação de serviços, dentre eles o de Raio X; Atuou na Central de Medicamentos do Amazonas - CEMA, onde coordenou a implantação da ISO 9001. Foi Diretor Geral da Policlínica Codajás (8 anos), oportunidade em que implantou a ISO 9001 para todos os processos, tendo Certificado e Recertificado com TUV RHEILAND (Ireland) e BUREAU VERITAS (EUA), implantou serviços Ambulatoriais de Saúde Mental, de Alto Risco para Grávidas, para pós Transplantados Renais, para LGBTQIA+; estruturou serviços nas especialidades médicas pediátricas como Neuropediatria, Gastropediatria e Endócrinopediatria e estabeleceu Convênios com Universidades Públicas e Privadas; geriu o PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL AO DEFICIENTE; o CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO tipo III e iniciou a implantação do CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO tipo IV, inaugurado em 2022. Presidente, Vice Presidente e Conselheiro do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas e Roraima - CRF AM/RR (3 mandatos); Vice Presidente e Conselheiro do Conselho Estadual de Saúde - CES/AM ( 1 mandato). PÓS GRADUADO em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde - Fiocruz; MBA Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde - Ipog/GO; Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde - Ipog/GO. Atuou em projetos de pesquisa clínica multicêntricos desenvolvidos na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado - FMT-HVD, em parceria com National Institute of Health (NIH), FIOCRUZ Rio de Janeiro e Instituto Nacional de Infectologia (INI) - Projetos: MOSAICO; REEF-1; REPRIEVE; CURAVIVAX; G6PD. Outros projetos: ClOROCOVID-19 e METILCOVID, desenvolvidos no Hospital e Pronto Socorro Delphine Rinaldi Abdel Aziz - HPSDRAA. Atuou como membro colaborador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB). Atua como Consultor e Gestor de eCommerce e para Assuntos Regulatórios e de Qualidade na Área da Saúde. Atuou como Farmacêutico da ESAP/PROEXT no PROGRAMA DE EXTENSÃO CUIDADOS FARMACÊUTICOS NO ÂMBITO DA SEMSA MANAUS. Atuou como Farmacêutico Hospitalar no Hospital Universitário Getúlio Vargas - HUGV/UFAM. Atuou como Docente de Cursos de Graduação em Farmácia e Pós Graduação em Citologia Clinica; atuou como Coordenador de Cursos de Pós Graduação na Área de Saúde. Também Pós Graduado em: Atencão e Assistência Farmacêutica; Farmácia Clínica e Hospitalar; Metodologia e Avaliação de Impactos Ambientais e Farmácia Oncológica.
Informações coletadas do Lattes em 17/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Farmácia Oncológica
2021 - 2021
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: ASPECTOS EVOLUTIVOS DO CUIDADO PALIATIVO E A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA ONCOLOGIA.
Orientador: DSc. ANA PAULA RODRIGUES
Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar
2021 - 2021
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: ASPECTOS DA GESTÃO DA FARMÁCIA CLÍNICA E HOSPITALAR NO SUS.
Orientador: DSc. ANA PAULA RODRIGUES
Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde
2015 - 2016
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Avaliação de Desempenho: contribuições para uma proposta de Implantação na Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas
Orientador: M.Sc. Anízia Aguiar Neta
Especialização em MBA Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde
2011 - 2013
Instituto de Pós-Graduação e Graduação
Título: Informação A Ser Incluída
Orientador: Msc. Sandra Papersky
Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde
2007 - 2008
Instituto de Pós-Graduação e Graduação
Título: Não informado
Especialização em Assistência Farmacêutica
2005 - 2006
Centro Universitário do Estado do Pará
Título: Proposta de Conscientização de Prescritores para Utilização da Denominação Genérica em Receituários
Orientador: MSc. Marselle Nobre de Carvalho
Especialização em Metodologia de Avaliação de Impactos Ambientais
1996 - 1997
Universidade Federal do Amazonas
Título: Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Orientador: Resolução No. 12/83 do Conselho Federal de Educação
Graduação em Farmácia
1989 - 1994
Universidade Federal do Amazonas
Orientador: Paulo Roberto Castro da Costa
Formação complementar
2021 - 2021
TOXICOLOGIA GERAL. (Carga horária: 240h). , Centro Universitário Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI, Brasil.
2021 - 2021
SAÚDE MENTAL E GERONTOLOGIA. (Carga horária: 240h). , Centro Universitário Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI, Brasil.
2020 - 2020
Transporting Dangerous Goods Training. (Carga horária: 20h). , Mayo Clinic Minnesota, MCM, Estados Unidos.
2020 - 2020
Good Clinical Practice. (Carga horária: 20h). , NIDA Clinical Trials Network, NIDA, Estados Unidos.
2020 - 2020
Essentials for Clinical Research Coordinators. (Carga horária: 20h). , Medidata Academy - EUA, MEDIDATA, Estados Unidos.
2009 - 2009
CAPACITAÇÃO DE RDs - ISO 9001:2008. , BSI Management Systems - Brazil, BSI, Brasil.
2009 - 2009
FORMAÇÃO DE ANALISTA DO SGI. , MB Consultoria, MB CONSULTORIA, Brasil.
1992 - 1992
Isolamento de Streptomyces Produtores de Antibióticos. , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Foi orientado por
Sistemática de Bactérias originadas de solo; 1984; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Angela Libia de Melo Pereira Cardoso;
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2020
Estudo de fase IIb para avaliar eficácia e segurança do difosfato de cloroquina no tratamento de pacientes hospitalizados com síndrome respiratória grave no âmbito do novo coronavírus (SARS-CoV2): um ensaio clínico, duplo-cego, randomizado., Descrição: Ensaio clínico, duplo-cego, randomizado controlado com placebo. Um total de 440 indivíduos de ambos os sexos, com idade acima 18 anos, com diagnóstico de doença respiratória grave, hospitalizados em um dos Hospitais participantes do estudo, com suspeita de SARS-CoV2, serão randomizados em dois grupos de tratamento, na razão de 1:1, sendo o Grupo 1 CQ 600mg 2 vezes ao dia por 10 dias e o Grupo 2 CQ 450mg 2 vezes ao dia no primeiro dia e 450mg 1 vez ao dia nos 4 dias seguintes. Por se tratar de um estudo cego, no Grupo 2 no D1 o participante receberá um comprimido de placebo 2 vezes ao dia e de D2 a D5 1 comprimido de placebo 1x ao dia + 4 comprimidos de placebo 1x ao dia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Fabio Manabu Martins Shimizu - Coordenador / Marcus Vinicius G. de Lacerda - Integrante / Fernando Fonseca de Almeida e Val - Integrante / Maria Paula Gomes Mourão - Integrante / Gisely C Melo - Integrante / Quique Bassat - Integrante / Monique Freire - Integrante / Luiz Carlos de Lima Ferreira - Integrante / Marcelo A.M. Brito - Integrante / Djane Baía-da-Silva - Integrante / Mayla Borba - Integrante / Marcia Almeida de Araújo Alexandre - Integrante / Felipe Gomes Naveca - Integrante / Mariana Simão Xavier - Integrante / Ludmila Abrahão Hajjar - Integrante / Maria Eduarda Leão de Farias - Integrante / Bernardino Cláudio de Albuquerque - Integrante / Gustavo Romero - Integrante / Cor Jesus - Integrante.
-
2020 - 2020
Estudo de fase IIb para avaliar eficácia e segurança de succinato sódico de metilprednisolona injetável no tratamento de pacientes com sinais de SRAG, no âmbito do novo coronavírus (SARS-CoV2): um ensaio clínico, duplo-cego, randomizado., Descrição: Ensaio clínico, duplo-cego, randomizado, controlado com placebo sobre a eficácia e segurança do uso de succinato sódico de metilprednisolona (SMP) injetável em pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no âmbito de COVID-19. Um total de 420 indivíduos de ambos os sexos, acima de 18 anos, com sintomas sugestivos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), ou com diagnóstico de SRAG, hospitalizados no Hospital e Pronto- Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz (HPSDRAA), com suspeita clínica e radiológica de SARS- CoV2, serão randomizados em dois grupos de tratamento, na razão de 1:1, um com SMP (0,5mg/kg de peso de 12h em 12h, por 5 dias) e outro com placebo (solução de salina sem princípio ativo de 12h em 12h por 5 dias). Registro Clinical Trials: NCT04343729. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (3) . , Integrantes: Fabio Manabu Martins Shimizu - Integrante / Marcus Vinicius G. de Lacerda - Integrante / Fernando Fonseca de Almeida e Val - Coordenador / Djane Baía-da-Silva - Integrante / Mayla Borba - Integrante / Marcia Almeida de Araújo Alexandre - Integrante / Mariana Simão Xavier - Integrante / Welton M. Monteiro - Integrante / Gisely Cardoso de Melo - Integrante.
-
2018 - 2021
Um estudo randomizado, comparativo para avaliar a eficácia e a tolerabilidade de tratamento de esquizonticidas sanguíneos, com Eurartesin versus a Cloroquina, para malária não complicada por monoinfeccão por Plasmodium Vivax., Descrição: Este estudo Clínico será realizado na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), que é um centro de saúde em Manaus (AM) que há muitos anos trata pessoas com Malária. Neste estudo, serão acompanhadas aproximadamente 460 pessoas com malária, todas com mais de 6 meses de idade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fabio Manabu Martins Shimizu - Coordenador / Kelry Mazurega de Oliveira Dinelly - Integrante / Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda - Integrante.
-
2018 - 2021
ImPrEP - Implementação da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV para homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e pessoas transgênero (TG): Um projeto demonstrativo no contexto da prevenção combinada no Brasil, México e Peru., Descrição: Nesse estudo serão estudados no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros aspectos, o processo de decisão de usar PrEP, tempo de uso, a adesão ao medicamento, ocorrência de infecção sexualmente transmissíveis, incluindo a infecção pelo HIV.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fabio Manabu Martins Shimizu - Coordenador / Kelry Mazurega de Oliveira Dinelly - Integrante / Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda - Integrante.
-
2017 - 2020
Implementação da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV: Um estudo demonstrativo., Descrição: Estudo aberto, multicêntrico, nacional, desenhado para avaliar a aceitabilidade, segurança e viabilidade da profilaxia pré-exposição (PrEP) para o HIV entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres transexuais em risco de contrair a infecção pelo HIV. Estudo realizado inicialmente em três centros de pesquisa, um no Rio de Janeiro e dois em São Paulo, e mais tarde iniciado em Manaus e em Porto Alegre, todos com extensa experiência de trabalho com essa população e com pesquisa clínica. O presente estudo incluiu mais de 400 HSH em um estudo aberto, não-randomizado da implementação da PrEP utilizando FTC/TDF (Truvada) durante 12 meses. Todos os participantes receberão um amplo serviço de prevenção contra o HIV. O estudo irá avaliar os padrões e correlações da implementação e adesão à PrEP e monitorar as alterações nos comportamentos de risco entre os participantes que recebem PrEP. A justificativa para realização dessa pesquisa se baseia em três pilares fundamentais: 1) Precisamos urgentemente de novas ferramentas de prevenção da infecção pelo HIV, particularmente entre os HSH; 2) Os dados apoiam veementemente a conclusão que os medicamentos podem ter até 90% de eficácia no bloqueio da transmissão para aqueles que os tomam diariamente; e 3) Que o uso dos medicamentos em não infectados pelo HIV parece ser seguro. Nessa chamada está sendo solicitado apoio para a condução do estudo apenas no IPEC/Fiocruz, os outros grupos serão financiados por recursos próprios de cada instituição. A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfaticamente recomenda que os países desenvolvam estudos de demonstração da implementação dessa estratégia de prevenção a fim de que possam ser identificados e adequadamente encaminhados os problemas para a implementação dessas estratégias em larga escala. Os dados produzidos a partir de estudos de demonstração como esse irão subsidiar as ações para a introdução da PrEP nos programas de prevenção do HIV, tanto nos países de alta prevalência como nas epidemias concentradas como as que afetam os HSH em muitos países, tais como o Brasil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fabio Manabu Martins Shimizu - Coordenador / Kelry Mazurega de Oliveira Dinelly - Integrante / Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda - Integrante.
-
2017 - Atual
Estudo randomizado para prevenir eventos vasculares em HIV - REPRIEVE (A5332), Descrição: Estudo multicêntrico conduzido em centros de estudos nos EUA e em centros internacionais selecionados, com desenho prospectivo, duplo-cego, randomizado, controlado com placebo, multicêntrico, de eficácia, com 6.500 participantes, sendo que cada participante será acompanhado por até 72 meses tratando com Pitavastatina 4 mg por via oral diariamente ou placebo de pitavastatina para determinar os efeitos da pitavastatina como estratégia de prevenção primária para eventos cardiovasculares adversos maiores (MACE) no HIV.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fabio Manabu Martins Shimizu - Integrante / Marcus Vinicius G. de Lacerda - Coordenador / Kelry Mazurega de Oliveira Dinelly - Integrante.
Prêmios
2018
Certificado de Honra ao Mérito, Câmara Municipal de Manaus/AM - 17a. Legislatura.
2016
Honra ao Mérito, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas.
2016
Conselheiro, Conselho Estadual de Saúde do Amazonas - CES/AM.
2007
Vice Presidente, Conselho Estadual de Saúde do Amazonas - CES/AM.
2006
Presidente, Conselho Regional de Farmácia do Amazonas e Roraima - CRF AM/RR.
2006
Conselheiro Titular, Conselho Estadual de Saúde do Amazonas - CES/AM.
2004
Presidente, Conselho Regional de Farmácia do Amazonas e Roraima - CRF AM/RR.
2003
Vice Presidente, Conselho Regional de Farmácia do Amazonas e Roraima - CRF AM/RR.
1994
Vice Presidente, Diretório Central dos Estudantes - DCE/UFAM.
1992
Membro Titular Discente do Conselho Universitário - CONSUNI, Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
1990
Presidente, Centro Acadêmico de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - 2020
Pronto Socorro Delphina Rinaldi AzizVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Farmacêutico de Pesquisa Clínica, Carga horária: 30
2019 - 2021
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira DouradoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Farmacêutico de Pesquisa Clínica, Carga horária: 30
2017 - 2019
Instituto de Especializacao do Amazonas LtdaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Pós Graduação, Carga horária: 20
2016 - 2019
Instituto de EspecializaçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 20
2001 - 2018
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO AMAZONASVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 30
2009 - 2017
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO AMAZONASVínculo: Função Pública, Enquadramento Funcional: Diretor Geral PoliCodajás- Média/Alta Compl., Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2006
Secretaria Municipal de Saúde de Manaus/AMVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 30
1999 - 2001
Amazon Ervas Laboratório FarmacêuticoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico Coordenador da Qualidade, Carga horária: 40
1994 - 1998
J.Macedo - Grupo GarantiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Microbiologista, Carga horária: 40
2007 - 2008
Faculdades Cathedral de Ensino SuperiorVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2021 - 2021
Hospital Universitário Getúlio Vargas/Ebserh, HUGV-Ufam/EbserhVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico Hospitalar, Carga horária: 40
Você é Fabio Manabu Martins Shimizu?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabio Manabu Martins Shimizu e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?