Guilherme Nascimento Soares

Graduando do curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de São João da Boa Vista, Brasil. Desenvolvendo pesquisa de Iniciação Científica em análise melhorias no processo de manutenção aeronaves operando em empresas FAR 121 , participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. Participa também de atividades extra curriculares como a Associação Atlética Acadêmica UNESP São João da Boa Vista, como Diretor de Relações Externas (2017/2019), e da Liga Interuniversitária de Esportes Universitários (L.I.E.U. - UNESP) na comissão de Gabinete (2018/2019). Interesse nas seguintes áreas: Manutenção Aeronáutica; Custo do Ciclo de Vida.

Informações coletadas do Lattes em 12/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Aeronáutica

2016 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação interrompida em 2015 em CFOAV - Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica

2014 - interrompida

Academia da Força Aérea Brasileira
Ano de interrupção: 2015

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Escola Preparatória de Cadetes do Ar, EPCAr

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Materiais e Processos para Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Sistemas Aeroespaciais/Especialidade: Manutenção de Sistemas Aeroespaciais.

Participação em eventos

V Encontro Sanjoanense de Engenharia e Tecnologia. 2019. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SOARES, G. N. ; OLIVERA, J. A. . ANÁLISE DE MELHORIAS NO PROCESSO DE REVISÃO DE COMPONENTES NO PROCESSO DE MANUTENÇÃO DE AERONAVES OPERANDO EM EMPRESAS FAR 121. In: VI Encontro Sãojoanense de Engenharia e Tecnologia, 2019, São João da Boa Vista. VI Encontro Sãojoanense de Engenharia e Tecnologia, 2019.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    ANÁLISE DE MELHORIAS NO PROCESSO DE REVISÃO DE COMPONENTES NO PROCESSO DE MANUTENÇÃO DE AERONAVES OPERANDO EM EMPRESAS FAR 121, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo identificar e propor melhorias ao processo de manutenção mais impactante na eficiência operacional e econômica de uma aeronave operada por uma empresa de linha aérea FAR 121, de modo que a eficiência global da operação da aeronave seja melhorada. A identificação será realizada utilizando técnicas e Análise do Custo de Ciclo de Vida e de Custo operacional e econômico em dados coletados através de visitas in loco a oficinas e/ou empresas de manutenção aeronáutica FAR 43 que prestem serviços a linhas aéreas FAR 121. Essas visitas, junto de entrevistas semiestruturadas para contextualização das análises serão utilizadas como base para a escolha da aeronave a ser estudada, bem como o processo de manutenção a ser identificado e melhorado. Uma coleta de logs e demais dados quantitativos sobre o processo de manutenção serão realizados junto as empresas e somados aos dados qualitativos obtidos para, através de análises estatísticas e de escalonamento, propor melhorias ao processo identificado. Estes resultados empíricos servirão de fundamentação para melhorias deste e demais processos produtivos similares, visando aumentar a eficiência econômica e operacional da linha aérea, uma vez que essas operam com uma baixa margem de lucro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guilherme Nascimento Soares - Integrante / José Augusto de Olivera - Coordenador / murilo sartorato - Integrante., Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa - Unesp - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Graduando no Curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Experimental de São João da Boa Vista.

Atividades

  • 08/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus Experimental de São João da Boa Vista, .,Linhas de pesquisa

  • 10/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Experimental de São João da Boa Vista, .,Cargo ou função, Representante Discente do Conselho Diretor do Campus.

  • 03/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Experimental de São João da Boa Vista, .,Cargo ou função, Diretor de Relações Externas na Associação Atlética Academica Unesp São João da Boa Vista.

2014 - 2015

Academia da Força Aérea Brasileira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cadete Aviador, Regime: Dedicação exclusiva.