Berto de Tácio Pereira Gomes

Berto de Tácio Pereira Gomes é graduado em Licenciatura em Informática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão - CEFET / MA . Possui Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica, com área de concentração em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Foi um dos vencedores do Prémio FAPEMA de 2007, na categoria Inovação Tecnológica, tendo recebido ainda menções honrosa por destaque na área científica. Concluiu diversos cursos de capacitação em Gestão e Planejamento, além de cursos de capacitação na área de Computação. Foi servidor público efetivo do Tribunal de Justiça do Maranhão - TJMA, onde atuou como Técnico Judiciário Especialidade Apoio Administrativo, entre maio de 2006 e janeiro de 2011. Atualmente, é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA / Campus São Luís - Maracanã, na área de Informática, onde atua desde janeiro de 2011. No IFMA, além de sua atuação nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, exerceu as funções de Coordenador Adjunto de Cursos Técnicos e Coordenador Adjunto Sistêmico de Normas e Legislação no Programa Nacional Acesso Ensino Técnico e ao Emprego - PRONATEC, entre fevereiro de 2015 e março de 2017. Atuou como Diretor de Gestão de Infraestrutura da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), de março de 2017 à dezembro de 2020. Entre dezembro de 2020 e novembro de 2022, exerceu o cargo de Diretor de Administração da Pró-Reitoria de Administração. Enquanto Diretor, atuou também como Pró-Reitor de Administração substituto em períodos de afastamento dos titulares. Integrou diversas comissões e grupos de trabalho no IFMA, além de liderar projetos estratégicos institucionais. Possui várias publicações em importantes periódicos e congressos das áreas de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica. Jamais respondeu a qualquer processo judicial ou administrativo.

Informações coletadas do Lattes em 08/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Elétrica

2013 - 2017

Universidade Federal do Maranhão
Título: Uma Abordagem de Middleware com Suporte à Qualidade de Contexto voltada para Aplicações da Internet das Coisas
, Ano de obtenção: 2017. Francisco José da Silva e Silva. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Engenharia Elétrica

2009 - 2012

Universidade Federal do Maranhão
Título: AGST (Autonomic Grid Simulation Tool): uma ferramenta para modelagem, simulação e avaliação de abordagens autonômicas para grades de computadores
, Ano de Obtenção: 2012.Francisco José da Silva e Silva.Palavras-chave: grades de computadores; Computação Autonômica; Simulação Computacional.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Sistemas Distribuidos. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Grades de Computadores.

Graduação em Licenciatura em Informática

2004 - 2009

Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão
Título: Implementação de Algoritmos de Exclusão Mútua Distribuída Para Coordenar a Troca de Mensagens Em Chat Com Dispositivos Móveis Para a Educação a Distância
Orientador: Omar Andres Carmona Cortes

Formação complementar

2022 - 2022

Noções de Planejamento para aquisições Plano de Contratações Anual - 2022. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2022 - 2022

Java COMPLETO Programação Orientada a Objetos +Projetos. (Carga horária: 52h). , Udemy, UDEMY, Brasil.

2021 - 2021

Elaboração de planilha de custos e formação de preços. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2021 - 2021

Gestão de Riscos e Controles Internos. (Carga horária: 16h). , Controladoria Geral da União, CGU, Brasil.

2021 - 2021

Gestão e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2020 - 2020

Fiscalização de Projetos e Obras de Engenharia. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

PGC- Planejamento e Gerenciamento de Contratações 2019/2020. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2019 - 2019

Ética no Serviço Público. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2019 - 2019

Gestão, Fiscalização e Ética nos Contratos Administrativos. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2019 - 2019

Regime Diferenciado de Contratação ? RDC. (Carga horária: 24h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação na Metodologia de Gestão de Projetos (MGP) - PLANNER. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2018 - 2018

Monitorando a Estratégia - Steinbeis-SIBE. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2017 - 2018

Termo de Referência para Líderes de Projetos Estratégicos. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2017 - 2017

Gerindo o Portifólio - Steinbeis-SIBE. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2017 - 2017

Painel de Indicadores e Metas - Steinbeis-SIBE. (Carga horária: 24h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2017 - 2017

AQUARIUM - Steinbeis-SIBE. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2017 - 2017

Traduzindo a Estratégia - Steinbeis-SIBE. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2017 - 2017

AQUARIUM - Steinbeis-SIBE. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2017 - 2017

Modelo de Gestão da Estratégia - Steinbeis-SIBE. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2017 - 2017

Modelando o Processo - Steinbeis-SIBE. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2017 - 2017

Portifólio de Projetos - Steinbeis-SIBE. (Carga horária: 14h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2016 - 2016

Entendendo a Gestão Estratégica - Steinbeis-SIBE. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2016 - 2016

Missão, Visão e Valores - Steinbeis-SIBE. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2010 - 2010

Excelência no Atendimento. (Carga horária: 20h). , Serviço Nascional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2010 - 2010

Técnicas de Arquivo. (Carga horária: 20h). , Serviço Nascional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2009 - 2009

Redação Oficial. (Carga horária: 20h). , Serviço Nascional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2008 - 2008

Programação de Jogos Para Dispositivos Portáteis. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2008 - 2008

Programação Orientada à Aspectos Utilizando ApectJ. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2008 - 2008

Introdução as Grades Computacionais e ao Integrade. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2008 - 2008

Montando Sistemas de Realidade Virtual. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2008 - 2008

Dialeto SQL. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2006 - 2006

Conectividade Cisco. (Carga horária: 2h). , Conect Redes Telecom e Treinamento, CONECT, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em RESOLVEDORES SAT. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2002 - 2002

Empreendorismo. (Carga horária: 24h). , SEBRAE-MA, SEBRAE-MA, Brasil.

2000 - 2000

INFORMÁTICA BÁSICA (ATUALIZAÇÃO). (Carga horária: 110h). , APREND INFORMÁTICA, APREND, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Licitação e Contratos.

Organização de eventos

GOMES, Berto de T. P. ; Conceição, W. L. F. . Fórum de Administração e Infraestrutura (FADIN) do IFMA. 2017. (Outro).

GOMES, Berto de T. P. ; SA, J. M. M. . Semana de Educação Ciências e Tecnologia do IFMA - Campus São Luís - Maracanã. 2013. (Exposição).

GOMES, Berto de T. P. . I Encontro Acadêmico dos Cursos Superiores do IFMA - Campus São Luís - Maracanã. 2012. (Outro).

GOMES, Berto de T. P. . Maratona de Programação da Semana de Informática do CEFET-MA. 2008. (Outro).

Participação em eventos

16ª International Conference on E-Health, Networking, Application & Service (Healthcom?14). 2014. (Congresso).

IX Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste (IX CONNEPI). 2014. (Congresso).

XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2014). 2014. (Congresso).

1º Seminário de Inovação e Pesquisa Aplicada (SEMIP) do IFMA. 2013. (Seminário).

VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovacão - CONNEPI. 2013. (Congresso).

I Encontro Acadêmico dos Cursos Superiores do IFMA - Campus São Luís - Maracanã.Implantação de um Repositório Digital Institucional para o IFMA - Campus São Luís - Maracanã utilizando Softwares Livres. 2012. (Encontro).

II Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (SEPPIE) do IFMA.Avaliação do Uso Software Livre no ensino das Ciências Agrárias: Um estudo de caso utilizando softwares do repositório Agrolivre no curso técnico em Agropecuária do IFMA - Campus São Luís - Maracanã.. 2012. (Seminário).

Seminário de Iniciação Científica Jr. da FAPEMA - SEMIC Jr..Implantação de um Repositório Digital Institucional para o IFMA - Campus São Luís - Maracanã utilizando Softwares Livres. 2012. (Seminário).

VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - VII CONNEPI. Levantamento, Análise e Seleção de Softwares Livres Para Serem Aplicados Como Ferramenta de Auxílio no Processo de Ensino-Aprendizagem em Disciplinas dos Cursos do IFMA - Campus São Luís - Maracanã. 2012. (Congresso).

VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. Implantação de um repositório digital institucional para o Campus São Luís - Maracanã do IFMA utilizando softwares livres. 2011. (Congresso).

22º Simpósio Internacional De Arquitetura de Computadores e Computaçao de Alta Performance / 11º Simpósio em Sistemas Computacionais (WSCAD-SSC).Scheduling Strategies Evaluation for Opportunistic Grids. 2010. (Simpósio).

20º Simpósio Internacional De Arquitetura De Computadores E Computação De Alta Performance (SBAC-PAD) / IX Workshop Em Sistemas Computacionais De Alto Desempenho (WSCAD-SSC).M-SynchroTalk: Um Chat para EAD com Exclusão Mútua Distribuída Para Coordenar a Troca de Mensagens Entre Dispositívos Móveis. 2008. (Simpósio).

III Congresso De Pesquisa E Inovação Da Rede Norte Nordeste De Educação Tecnológica. M-SynchroTalk: Uma Ferramenta para Ensino a Distância Baseada Em Computação Móvel e Exclusão Mútua Distribuída. 2008. (Congresso).

II Jornada de Informática do Maranhão. 2008. (Congresso).

IV Seminário de Iniciação Científica do CEFET-MA.Uma Ferramenta Para Ensino a Distância Baseada Em Computação Móvel. 2008. (Seminário).

Semana de Informática do CEFET-MA. 2008. (Encontro).

XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Computação. 2008. (Congresso).

25º Simposio Brasileiro De Redes De Computadores E Sistemas Distribuídos. 2007. (Simpósio).

II Ciclo de Palestras do Departamento Acadêmico de Informática CEFET-MA. 2007. (Seminário).

II Congresso De Pesquisa E Inovação Da Rede Norte Nordeste De Educação Tecnológica. Aplicação De Técnicas De Tolerância A Falhas Em Um Sistema Distribuído Para Educação A Distância. 2007. (Congresso).

II Forum Latino Americano De Software Livre. 2007. (Seminário).

III Seminário De Iniciação Científica Do CEFET-MA.Métodos de Sincronização Em Uma Ferramenta Computacional Auxiliar Para o Ensino a Distância. 2007. (Seminário).

II Jornada Nacional Da Produção Científica Em Educação Profissional E Tecnológica. SynchroTalk: Um Software De Comunicação Para Ead Com Recursos De Coordenação Da Troca De Mensagens. 2007. (Congresso).

18º Simpósio Internacional De Arquitetura De Computadores E Computação De Alta Performance (SBAC-PAD) / VII Workshop Em Sistemas Computacionais De Alto Desempenho (WSCAD-SSC).Sincronização Em Uma Aplicação Distribuída Para O Ensino A Distância Utilizando Recursos Do Middleware Proactive. 2006. (Simpósio).

I Ciclo de Palestras do do Departamento Acadêmico de Informática do CEFET-MA. 2006. (Seminário).

II Seminário de Iniciação Cientifica do CEFET-MA.Métodos de Sincronização Em Uma Ferramenta Computacional Auxiliar Para o Ensino a Distância. 2006. (Seminário).

Maratona de Programação: Etapa Regional (Maranhão). 2006. (Outra).

Seminário De Inclusão Digital De Itapecuru Mirim. 2006. (Seminário).

I Forum Latino Americano de Software Livre. 2005. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Ana Gardênia Lima Martins Mendes

GOMES, BERTO DE TÁCIO PEREIRA; Teles, Ariel Soares; SANTOS, D. V.. Tecnologias digitais e formação de professores: percepções e relatos de experiências de alunos do curso de Especialização em Informática na Educação - IFMA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Maranhão - Centro de Referência Tecnológica.

Aluno: LEANDRO ANTÔNIO CHAVES OLIVEIRA

LOPES, A. C. C. B.;GOMES, Berto de T. P.; LIMA, C. F. L.. Tecnologias educativas e aprendizagem cooperativa na Escola U.I.M. Herculana Vieira do Município de Cururupu ? MA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Janaina Fonsêca Oliveira

LOPES, A. C. C. B.; LIMA, C. F. L.;GOMES, Berto de T. P.. A aprendizagem de lógica de programação na educação básica de forma colaborativa com o uso do Scratch. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Iran Charles Pereira Belfort

LOPES, A. C. C. B.; LIMA, C. F. L.;GOMES, Berto de T. P.. Uso da robótica como instrumento de ensino multidisciplinar para alunos da prefeitura de Santa Rita ? MA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

BARROS, M. L. S.; LIMA, J. L. R.;GOMES, Berto de T. P.. PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO - ÁREA/DISCIPLINA INFORMÁTICA -. 2014. Instituto Federal do Maranhão - Campus Zé Doca.

GOMES, Berto de T. P.; OLIVEIRA, M. G.; SOUSA, U. S.. PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO - ÁREA/DISCIPLINA INFORMÁTICA -. 2013. Instituto Federal do Maranhão - Campus - Bacabal.

Orientou

Victória Alves Nogueira

Investigação e Avaliação de APIs REST na Agropecuária; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; (Orientador);

DANIELLE PEREIRA PONTES

Codifica IFMA: um grupo de estudos introdutórios em lógica e linguagens de programação de computadores no âmbito do Instituto Federal do Maranhão; ; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Instituto Federal do Maranhão; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; (Orientador);

Lays Regina Serra Costa

Educação do campo na era digital: contextos, avanços e formação docente; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Thiellem Cunha de Sousa

Desenvolvimento de uma Infraestrutura de Software para o Monitoramento de Pacientes em Ambientes Inteligentes; 2017; Iniciação Científica - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Antonio Marcos de Oliveira Lima

Desenvolvimento de uma Infraestrutura de Software para o Monitoramento de Pacientes em Ambientes Inteligentes; 2017; Iniciação Científica - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Marcos Vinicius Pereira Moraes

Desenvolvimento de uma Infraestrutura de Software para o Monitoramento de Pacientes em Ambientes Inteligentes; 2017; Iniciação Científica - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Marcos Claudio Soares Nobre

Desenvolvimento de um Repositório Digital Institucional Para o Acervo Histórico-Documental do IFMA ? Campus São Luís - Maracanã utilizando Softwares Livres; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Cláudio Henrique Silva Sousa

Desenvolvimento de um Website para a Divulgação de Conteúdos e Ações do Grupo de Pesquisa e Extensão em Aquicultura do Estado do Maranhão utilizando Softwares Livres; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Ruan Charlen Meneses

Desenvolvimento de um Website para a Divulgação de Conteúdos e Ações do Grupo de Pesquisa e Extensão em Aquicultura do Estado do Maranhão utilizando Softwares Livres; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agroindustria) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Armindo Buaes Neto

Desenvolvimento de um Website para a Divulgação de Conteúdos e Ações do Grupo de Pesquisa e Extensão em Aquicultura do Estado do Maranhão utilizando Softwares Livres; 2013; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação e Técnologia do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Jaqueline da Silva Rumão

Desenvolvimento de um Website para a Divulgação de Conteúdos e Ações do Grupo de Pesquisa e Extensão em Aquicultura do Estado do Maranhão utilizando Softwares Livres; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agroindustria) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Armindo Buaes Neto

Implantação de um repositório digital institucional para o Campus São Luís - Maracanã do IFMA utilizando softwares livres; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Caroline Marques Soares Ferreira

Avaliação do uso do Software Livre no ensino das Ciências agRárias: Um estudo de caso utilizando softwares do repositório Agrolivre no curso Técnico em agropecuária do IFMA - Campus São Luís - Maracanã; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

João Victor Lima da Costa

Implantação de um repositório digital institucional para o Campus São Luís - Maracanã do IFMA utilizando softwares livres; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Hugo Cesar Mendes Viegas

Projeto de Manutenção, Ampliação, Melhoria e Dinamiação do Acervo Documental - Histórico do IFMA - Campus São Luís ?Maracanã; 2014; Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Elizabeth Veronica Lopes Gomes

Projeto de Manutenção, Ampliação, Melhoria e Dinamiação do Acervo Documental - Histórico do IFMA - Campus São Luís ?Maracanã; 2014; Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Caroline Marques Soares Ferreira

2º CURSO DE CAPACITAÇÃO NO USO DE SOFTWARES LIVRES VOLTADOS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena e Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Leonardo Célio Alves Dias dos Santos

2º CURSO DE CAPACITAÇÃO NO USO DE SOFTWARES LIVRES VOLTADOS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Luciana da Graça Carvalho

2º CURSO DE CAPACITAÇÃO NO USO DE SOFTWARES LIVRES VOLTADOS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ; 2013; Orientação de outra natureza; (Técnico em Cozinha) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Larissa Kelly Nogueira Nogueira

2º CURSO DE CAPACITAÇÃO NO USO DE SOFTWARES LIVRES VOLTADOS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ; 2013; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Elizabeth Veronica Lopes Gomes

2º CURSO DE CAPACITAÇÃO NO USO DE SOFTWARES LIVRES VOLTADOS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ; 2013; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Caroline Marques Soares Ferreira

1º CURSO DE CAPACITAÇÃO NO USO DE SOFTWARES LIVRES VOLTADOS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Elizabeth Veronica Lopes Gomes

1º CURSO DE CAPACITAÇÃO NO USO DE SOFTWARES LIVRES VOLTADOS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ; 2012; Orientação de outra natureza; (Tecnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Elizabeth Veronica Lopes Gomes

Programa de Assistência ao Aluno Carente (PAEC); 2012; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Luciana Carvalho

Programa de Assistência ao Aluno Carente (PAEC); 2012; Orientação de outra natureza; (Técnico em Cozinha) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Marcia Lima Mendes

Programa de Assistência ao Aluno Carente (PAEC); 2012; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroindustria) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Leonardo Célio Alves Dias dos Santos

1º CURSO DE CAPACITAÇÃO NO USO DE SOFTWARES LIVRES VOLTADOS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ; 2012; Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Edson Buaes Pereira

Programa de Assistência ao Aluno Carente (PAEC); 2011; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Francisco Sousa

Programa de Assistência ao Aluno Carente (PAEC); 2011; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Leonardo Célio Alves dos Santos

Programa de Assistência ao Aluno Carente (PAEC); 2011; Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Bruna Karine Costa

Programa de Assistência ao Aluno Carente (PAEC); 2011; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Berto de Tácio Pereira Gomes;

Produções bibliográficas

  • GOMES, BERTO ; MUNIZ, LUIZ ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO ; DOS SANTOS, DAVI ; LOPES, RAFAEL ; COUTINHO, LUCIANO ; CARVALHO, FELIPE ; ENDLER, Markus . A Middleware with Comprehensive Quality of Context Support for the Internet of Things Applications. SENSORS , v. 17, p. 2853, 2017.

  • GOMES, BERTO DE TÁCIO PEREIRA ; MUNIZ, LUIZ CARLOS MELO ; da Silva e Silva, Francisco José ; RÍOS, LUIS EDUARDO TALAVERA ; ENDLER, Markus . A comprehensive and scalable middleware for Ambient Assisted Living based on cloud computing and Internet of Things. Concurrency and Computation , v. n/a, p. n/a-n/a, 2016.

  • RIBEIRO FILHO, JOSÉ DANIEL PEREIRA ; da Silva e Silva, Francisco José ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; GOMES, BERTO DE TÁCIO PEREIRA . MHARS: A mobile system for human activity recognition and inference of health situations in ambient assisted living. JOURNAL FOR APPLIED COMPUTING RESEARCH , v. 5, p. 44-58, 2016.

  • VASCONCELOS, R. O. ; ENDLER, Markus ; GOMES, Berto de T. P. ; Silva, F. J. da Silva e . Design and Evaluation of an Autonomous Load Balancing System for Mobile Data Stream Processing Based On a Data Centric Publish Subscribe Approach. International Journal of Adaptive, Resilient and Autonomic Systems , v. 5, p. 1-19, 2014.

  • VASCONCELOS, R. O. ; ENDLER, Markus ; GOMES, Berto de T. P. ; Silva, F. J. da Silva e . Autonomous Load Balancing of Data Stream Processing and Mobile Communications in Scalable Data Distribution Systems. International Journal On Advances in Intelligent Systems , v. 6, p. 300-317, 2013.

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. . SynnchroTalk: Uma Ferramenta Síncrona Para o Ensino a Distância. INFOCOMP (UFLA) , v. 6, p. 83-89, 2007.

  • Pinheiro, Dejailson Nascimento ; Teles, Ariel Soares ; de Tácio Pereira Gomes, Berto ; da Silva e Silva, Francisco José . A Middleware for Developing Context-Aware Mobile Applications in Low-Cost Acquisition Devices. Lecture Notes in Electrical Engineering. : Springer Berlin Heidelberg, 2015, v. 330, p. 419-424.

  • VASCONCELOS, R. O. ; RIOS, L. E. T. ; RORIZ, M. ; ENDLER, Markus ; GOMES, Berto de T. P. ; Silva, F. J. da Silva e . An Adaptive Middleware for Opportunistic Mobile Sensing. In: 11th International Conference on Distributed Computing in Sensor Systems, 2015, 11th International Conference. Proceedings of the 11th International Conference on Distributed Computing in Sensor Systems, 2015.

  • GOMES, Berto de T. P. ; Silva, F. J. da Silva e ; RIOS, L. E. T. ; ENDLER, Markus . A Comprehensive Cloud-based IoT Software Infrastructure for Ambient Assisted Living. In: International Conference on Cloud Computing Technologies and Applications - CLOUDTECH 2015, 2015, Marrakesh, Marrocos. Proceedings of the International Conference on Cloud Computing Technologies and Applications - CLOUDTECH 2015, 2015.

  • RIBEIRO FILHO, J. D. P. ; Silva, F. J. da Silva e ; COUTINHO, L. R. ; GOMES, Berto de T. P. . Sistema Móvel de Reconhecimento de Atividades em Ambient Assisted Living. In: 7º Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva - SBCUP 2015, 2015, Recife. Anais do 7º Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva - SBCUP 2015, 2015.

  • VASCONCELOS, R. O. ; ENDLER, Markus ; GOMES, Berto de T. P. ; Silva, F. J. da Silva e . Towards Autonomous Load Balancing for Mobile Data Stream Processing and Communication Middleware based on Data DIstribution Service. In: The Ninth International Conference on Autonomic and Autonomous Systems (ICAS 2013), 2013, Lisbon, Portugal. Proceedings of the Ninth International Conference on Autonomic and Autonomous Systems (ICAS 2013). Lisbon, Portugal: IARIA, 2013. p. 7-13.

  • Ferreira, C. M. S ; GOMES, Berto de T. P. ; SANTOS, L. C. A. D. ; GOMES, E. V. L. ; Sousa, Cláudio Henrique Silva . O SOFTWARE LIVRE E AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO IFMA: as experiências de pesquisa e extensão no Campus São Luís - Maracanã envolvendo esse tipo software como ferramenta pedagógica. In: VIII Congresso da Rede Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI, 2013, Salvador. Anais do VIII Congresso da Rede Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI. Salvador - BA: IF Bahia e IF Bahiano, 2013.

  • SANTOS, L. C. A. D. ; Ferreira, C. M. S ; GOMES, Berto de T. P. ; Vieira, Larrisa Kelly Nogueira ; Carvalho, Luciana da Graça . ANÁLISE DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: A IMPORTÂNCIA DA DISPONIBILIZAÇÃO DE SOFTWARES. In: VIII Congresso da Rede Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI, 2013, Salvador. Anais do VIII Congresso da Rede Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI. Salvador - BA: IF Bahia e IF Bahiano.

  • Viana, A. E. B. ; GOMES, Berto de T. P. ; Silva, F. J. da Silva e . Uma Abordagem Autonômica para Tolerância a Falhas na Execução de Aplicações em Desktop Grids. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos / II Workshop on Autonomic Distributed Systems (WoSiDA 2012), 2012, Ouro Preto-MG. Proceedings of Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems / II Workshop on Autonomic Distributed Systems (WoSiDA 2012), 2012. p. 39-42.

  • Martins, M. R. M ; GOMES, Berto de T. P. ; Silva, F. J. da Silva e . Execution Management of Applications with Runtime Restrictions on Opportunistic Grids Environments.. In: Second International Conference on Performance, Safety and Robustness in Complex Systems and Applications (PESARO 2012), 2012, Chamonix - France. n Proceedings of the The Second International Conference on Performance, Safety and Robustness in Complex Systems and Applications (PESARO 2012), 2012. p. 1-7.

  • Ferreira, C. M. S ; Alves, Lernardo Célio ; GOMES, Berto de T. P. . Levantamento, Análise e Seleção de Softwares Livres Para Serem Aplicados Como Ferramenta de Auxílio no Processo de Ensino-Aprendizagem em Disciplinas dos Cursos do IFMA - Campus São Luís - Maracanã. In: VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - VII CONNEPI, 2012, Palmas-TO. Anais do VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - VII CONNEPI, 2012.

  • GOMES, Berto de T. P. ; José da Silva e Silva, F. . AUTONOMIC GRID SIMULATION TOOL - A Simulator of Autonomic Functions based on the MAPE-K Model. In: 1st International Conference on Simulation and Modeling Methodologies, Technologies and Applications (SIMULTECH 2011), 2011, Noordwijkerhout, The Netherlan. Proceedings of 1st International Conference on Simulation and Modeling Methodologies, Technologies and Applications (SIMULTECH 2011), 2011. p. 354-359.

  • Viana, A. E. B. ; GOMES, Berto de T. P. ; Silva, F. J. da Silva e . Design and Evalutation of Autonomic Fault Tolerance Strategies Using the AGST Autonomic Grid Simulator.. In: Latin American Conference on High Performance Computing (CLCAR), 2011, Colima, México. Proceedings of Latin American Conference on High Performance Computing (CLCAR). Colima, Mexico: Instituto Tecnológico de Colima, 2011. p. 74-81.

  • COSTA, J. V. L. ; GOMES, Berto de T. P. . Implantação de um repositório digital institucional para o Campus São Luís - Maracanã do IFMA utilizando softwares livres. In: VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica (CONEPI), 2011. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica (CONNEPI) - Ciências Exatas. Natal - RN, 2011.

  • Gomes, BERTO DE_TACIO PEREIRA ; Cunha Filho, Gilberto ; RAMOS CAMPOS, IGOR ; FIGUEREDO GONCALVES, JESSEILDO ; JOSE DA SILVA E SILVA, FRANCISCO . Scheduling Strategies Evaluation for Opportunistic Grids. In: 2010 11th Symposium on Computing Systems (WSCADSCC), 2010, Petropolis. 2010 11th Symposium on Computing Systems. p. 88-95.

  • GOMES, BERTO DE TACIO PREIRA ; CORTES, OMAR ANDRES CARMONA ; LOPES, RAFAEL FERNANDES . Using Distributed Mutual Exclusion for Coordinating Virtual Meeting in an Ubiquitous Chat System. In: 2009 International Conference on Mobile, Hybrid, and Online Learning (ELML), 2009, Cancun. 2009 International Conference on Mobile, Hybrid, and On-line Learning. p. 84-89.

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. ; Rafael Fernandes Lopes . M-SynchroTalk: Uma Ferramenta para Ensino a Distância Baseada Em Computação Móvel e Exclusão Mútua Distribuída. In: III Congresso De Pesquisa E Inovação Da Rede Norte Nordeste De Educação Tecnológica, 2008, Fortaleza-CE. Anais do III Congresso De Pesquisa E Inovação Da Rede Norte Nordeste De Educação Tecnológica, 2008.

  • Silva, Jefferson Amaral da ; SILVA, J. A. da ; GOMES, Berto de T. P. . Modelagem De Um Framework Para O Desenvolvimento de Jogos Com a Linguagem de Programação Java Usando Conceitos da Orientação A Aspectos. In: III Congresso De Pesquisa E Inovação Da Rede Norte Nordeste De Educação Tecnológica, 2008, Fortaleza-CE. Anais do III Congresso De Pesquisa E Inovação Da Rede Norte Nordeste De Educação Tecnológica, 2008.

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. . Aplicação De Técnicas De Tolerância A Falhas Em Um Sistema Distribuído Para Educação A Distância. In: Anais do II Congresso De Pesquisa E Inovação Da Rede Norte Nordeste De Educação Tecnológica, 2007, João Pessoa-PB. Anais do II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Técnológica, 2007.

  • PINHEIRO, D.C ; GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. . Métodos De Detecção Inteligente De Falhas Em Uma Ferramenta De Educação À Distância. In: II Congresso De Pesquisa E Inovação Da Rede Norte Nordeste De Educação Tecnológica, 2007, João Pessoa-PB. Anais do II Congresso De Pesquisa E Inovação Da Rede Norte Nordeste De Educação Tecnológica, 2007.

  • FEITOSA, R.M ; GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. . Uma Metodologia Para Avaliação Da Participação De Alunos Em Uma Ferramenta De Ensino A Distância Utilizando Inteligência Artificial. In: II Congresso De Pesquisa E Inovação Da Rede Norte Nordeste De Educação Tecnológica, 2007, João Pessoa-PB. Anais do II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Técnológica. João Pessoa-PB: RedeNet, 2007.

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. . Métodos De Sincronização Em Uma Ferramenta Computacional Auxiliar Para O Ensino A Distância. In: I Congresso De Pesquisa E Inovação Da Rede Norte Nordeste De Educação Tecnológica, 2006, Natal-RN. Anais do I Congresso De Pesquisa E Inovação Da Rede Norte Nordeste De Educação Tecnológica, 2006. v. 1.

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. . M-SynchroTalk: Um Chat para EAD com Exclusão Mútua Distribuída Para Coordenar a Troca de Mensagens Entre Dispositívos Móveis. In: 20º Simpósio Internacional De Arquitetura De Computadores E Computação De Alta Performance (SBAC-PAD) / IX Workshop Em Sistemas Computacionais De Alto Desempenho (WSCAD-SSC), 2008, Campo Grande-MS. Anais WSCAD-SSC 2008 / IX Workshop Em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho, 2008.

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. . Sincronização Em Uma Aplicação Distribuída Para O Ensino A Distância Utilizando Recursos Do Middleware Proactive. In: 18º Simpósio Internacional De Arquitetura De Computadores E Computação De Alta Performance (SBAC-PAD) / VII Workshop Em Sistemas Computacionais De Alto Desempenho (WSCAD-SSC), 2006, Ouro Preto-MG. Anais WSCAD 2006 / VII Workshop Em Sistemas Computacionais De Alto Desempenho, 2006. p. 179-182.

  • COSTA, J. V. L. ; GOMES, Berto de T. P. . Implantação de um repositório digital institucional para o Campus São Luís - Maracanã do IFMA utilizando softwares livres. In: II Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (SEPPIE), 2011, São Luís - MA. Anais do II Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (SEPPIE), 2011.

  • Ferreira, C. M. S ; GOMES, Berto de T. P. . Avaliação do uso de Softwares Livres no Ensino das Ciências Agrárias: um Estudo de Caso Utilizando Softwares do Repositório Agrolivre no Cursos Técnico em Agropecuária do IFMA - Campus São Luís - Maracanã. In: II Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (SEPPIE), 2011, São Luís - MA. Anais do II Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (SEPPIE), 2011.

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. ; LOPES,R.F . Synchrotalk: Um Software De Comunicação Para Ead Com Recursos De Coordenação Da Troca De Mensagens. In: II Jornada Nacional Da Produção Científica Em Educação Profissional E Tecnológica, 2007, São Luís-MA. LIvro de Resumos da II Jornada Nacional Da Produção Científica Em Educação Profissional E Tecnológica, 2007. p. 162-162.

  • PINHEIRO, D.C ; GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. . Sistema Especialista Para Detecção Inteligente De Falhas Em Uma Ferramenta De Educação a Distância. In: II Jornada Nacional Da Produção Científica Em Educação Profissional E Tecnológica, 2007, São Luís-MA. Livro de Resumos da II Jornada Nacional Da Produção Científica Em Educação Profissional E Tecnológica, 2007. p. 265-265.

  • FEITOSA, R.M ; GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. . Uma Metodologia Para Avaliação Da Participação Em Ferramentas Sincronas Utilizando A Lógica Nebulosa. In: II Jornada Nacional Da Produção Científica Em Educação Profissional E Tecnológica, 2007, São Luís-MA. Livro de Resumos da II Jornada Nacional de Produção Científica em Educação Profissional e Técnológica. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Técnológica do Ministério da Educação, 2007. v. 1. p. 163-163.

  • BUAES NETO, A. ; GOMES, Berto de T. P. . Implantação de um Repositório Digital Institucional para o IFMA - Campus São Luís - Maracanã utilizando Softwares Livres. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Ferreira, C. M. S ; GOMES, Berto de T. P. . Avaliação do uso de softwares livres no ensino das ciências agrárias: um estudo de caso utilizando softwares do repositório agrolivre no curso técnico em agropecuária do IFMA - Campus São Luís - Maracanã. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, J. V. L. ; GOMES, Berto de T. P. . Implantação de um repositório digital institucional para o Campus São Luís - Maracanã do IFMA utilizando softwares livres. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, Berto de T. P. ; Cunha Filho, Gilberto ; Gonçalves, Jesseildo Figueredo ; Campos, Igor Ramos ; Silva, F. J. da Silva e . Scheduling Strategies Evaluation for Opportunistic Grids. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. ; Rafael Fernandes Lopes . M-SynchroTalk: Uma Ferramenta para Ensino a Distância Baseada Em Computação móvel e Exclusão Mútua Distribuída. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. ; LOPES,R.F . M-SynchroTalk: Um Chat para EAD com Exclusão Mútua Distribuída Para Coordenar a Troca de Mensagens Entre Dispositívos Móveis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. ; LOPES,R.F . Um Ferramenta Para o Ensino a Distância Baseada em Computação Móvel.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. ; LOPES,R.F . Aplicação De Técnicas De Tolerância A Falhas Em Um Sistema Distribuído Para Educação A Distância. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. ; LOPES,R.F . SynchroTalk: Um Software de Comunicação Para Ead Com Recursos de Coordenação da Troca de Mensagens. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. . Métodos de Sincronização Em Uma Ferramenta Computacional Auxiliar Para o Ensino a Distância. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. ; FEITOSA, R.M . Uma Metodologia Para Avaliação da Participação em Ferramentas Sincronas Utilizando Lógica Nebulosa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. . Sincronização Em Uma Aplicação Distribuída Para O Ensino A Distância Utilizando Recursos Do Middleware Proactive. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. ; LOPES,R.F . Métodos de Sincronização Em Uma Ferramenta Computacional Auxiliar Para o Ensino a Distância. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES, Berto de T. P. . Sistemas Distribuídos Utilizando Tecnologias Java. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, Berto de T. P. . Programação em Rede utilizando Tecnologias Java. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

GOMES, Berto de T. P. . SCR - SISTEMA DE CONTROLE DE REGISTROS. 2007.

GOMES, Berto de T. P. ; Pereira, J. E. S ; Gomes, P. F. . Elaboração do Plano de Contratações Anual (PCA) utilizando o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC). 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES, Berto de T. P. ; LOPES,R.F ; CORTES, O. A. C. . Relatório Final de Projeto de Pesquisa "Uma Ferramenta Para Ensino a Distância Baseada Em Computação Móvel". 2008. (Relatório de pesquisa).

GOMES, Berto de T. P. . Mini Curso de Programação Distribuída Utilizando Java Rmi. 2007. .

GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. . Relatório Final de Projeto de Pesquisa "Métodos de Sincronização Em Uma Ferramenta Auxiliar Para o Ensino a Distância (Renovação da Bolsa)". 2007. (Relatório de pesquisa).

GOMES, Berto de T. P. ; Silva ; Silva . Tendências da Web 2.0. 2007. (Palestra).

GOMES, Berto de T. P. ; CORTES, O. A. C. . Relatório Final de Projeto de Pesquisa "Métodos de Sincronização Em Uma Ferramenta Auxiliar Para o Ensino a Distância". 2006. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Desenvolvimento de um software livre para realização de cálculos de compostagem adaptado contexto agrícola do Brasil, Descrição: A compostagem é um processo natural de decomposição de resíduos orgânicos, como restos de alimentos, folhas, aparas de grama e esterco, realizado por microrganismos aeróbicos. Durante esse processo, os materiais orgânicos são transformados em um composto rico em nutrientes chamado composto orgânico, que pode ser utilizado como fertilizante para o solo. O cálculo da proporção das matérias-primas utilizadas nas misturas de compostagem geralmente causa dúvidas nas pessoas que começam a fazer o processo em suas casas ou em propriedades rurais. Visando ajudar essas pessoas, algumas soluções tecnológicas foram propostas nos últimos, tais como planilhas eletrônicas em Microsoft Excel ou softwares similares. Como exemplo dessa abordagem, temos a planilha de cálculo de compostagem desenvolvida pela Embrapa. Porém, apesar de ser uma solução de fácil acesso, a utilização de planilhas eletrônicas para realização de cálculos de compostagem pode apresentar desvantagens significativas em comparação softwares aplicativos dedicados para cálculos de compostagem. Uma das limitações das planilhas é sua falta de flexibilidade e personalização para lidar com as nuances dos processos de compostagem. Isso pode resultar em estimativas imprecisas ou inadequadas, especialmente ao lidar com diferentes tipos de resíduos orgânicos ou condições de compostagem específicas. Além disso, as planilhas podem ser limitadas em termos de recursos mais avançados, como armazenamento de histórico de cálculos, análises detalhadas e geração de relatórios. Um software aplicativo dedicado ao cálculo de compostagem pode oferecer uma solução mais abrangente, com funcionalidades específicas para esse tipo de atividade, interface intuitiva e suporte para aprimoramentos contínuos, proporcionando uma experiência mais eficiente e produtiva para os usuários. Atualmente, a maioria dos aplicativos de cálculo de compostagem disponíveis no mercado não são softwares livres, mas sim soluções proprietárias. Portanto, essas soluções podem apresentar algumas desvantagens significativas para os usuários e a comunidade em geral. Em primeiro lugar, a falta de acesso ao código-fonte do software limita a capacidade dos usuários de compreender completamente como os programas funcionam e de adaptá-los às suas necessidades específicas. Isso pode resultar em uma falta de transparência e confiança, pois os usuários ficam dependentes dos desenvolvedores do software para correções de bugs, atualizações de segurança e suporte técnico. Além disso, a dependência de fornecedores proprietários pode levar a problemas de interoperabilidade e portabilidade, dificultando a integração com outros sistemas e aplicativos e restringindo a liberdade dos usuários para escolher as melhores soluções. Nesse contexto, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é desenvolver um software livre para realização de cálculos de compostagem, que considere questões, contextos e requisitos específicos do Brasil que influenciam no processo de compostagem, a fim de superar algumas limitações encontras em planilhas eletrônicas e softwares aplicativos proprietários disponíveis no mercado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Coordenador / José Daniel Pereira Ribeiro Filho - Integrante / Delineide Pereira Gomes - Integrante / LIVIA CHRISTINA VIANA PEREIRA - Integrante / João Gabriel Siqueira Viola - Integrante.

  • 2024 - Atual

    Desenvolvimento de um sistema de banco de dados especializado para análises de solos, Descrição: A análise de solos desempenha um papel crucial na agricultura, fornecendo informações essenciais sobre a composição química, física e biológica do solo. Dessa forma, análise de solos permite avaliar uma série de características, incluindo pH, textura, teor de nutrientes, capacidade de troca catiônica e presença de elementos tóxicos. Embora a análise de solos seja uma prática consolidada na agricultura, o armazenamento de dados provenientes dessas análises, muitas vezes, ainda é realizado de maneira rudimentar. Por exemplo, muitos agricultores e instituições agrícolas ainda dependem de métodos manuais, como planilhas do Microsoft Excel, tabelas no Microsoft Word (ou softwares similares) ou até registros em papel, para armazenar e consultar os resultados de análises de solos. No entanto, esses métodos têm várias limitações, incluindo a falta de padronização, a propensão a erros humanos e a dificuldade de acessar e compartilhar informações de forma eficiente. Como resultado, o potencial dos dados de análises de solos para subsidiar a tomada de decisões agrícolas, muitas vezes, não é totalmente realizado. O desenvolvimento de sistemas de bancos de dados especializados para análises de solos pode desempenhar um papel crucial na agricultura moderna. Isso porque, além de fornecer um repositório centralizado para os dados de análises de solos, os bancos de dados especializados oferecem uma série de outras vantagens significativas. Nesse contexto, o objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver um sistema de banco de dados especializado para análise de solos. Esse banco de dados terá como finalidade principal armazenar, organizar e disponibilizar os dados relacionados às análises de solos, facilitando assim o acesso e a interpretação dessas informações pelos agricultores e profissionais da área agrícola. As etapas do projeto incluem o levantamento bibliográfico para revisão do estado da arte em sistemas de banco de dados para análise de solos, o aprendizado e exploração de tecnologias fundamentais, como Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs) e Linguagem SQL, o levantamento de requisitos dos usuários finais, a definição e projeto da estrutura do banco de dados, a implementação, a integração, os testes e as validações do sistema, bem com a elaboração da documentação técnica. O projeto visa alcançar resultados significativos para a gestão agrícola, proporcionando uma solução tecnológica eficiente para o gerenciamento de análises de solos. Espera-se que, ao final do projeto, os agricultores, consultores agrícolas e pesquisadores tenham acesso a um sistema de banco de dados eficiente e intuitivo, capaz de armazenar, organizar e disponibilizar dados de análises de solos de forma centralizada e acessível. Com isso, espera-se melhorar a qualidade das tomadas de decisão relacionadas à gestão agrícola, promovendo um aumento da eficiência e produtividade no setor, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental e econômica das atividades agrícolas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Coordenador / Fernando Alberto Moraes Campos - Integrante.

  • 2023 - 2024

    Investigação e Avaliação de APIs REST na Agropecuária, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar as APIs REST utilizadas na área da agropecuária. As APIs REST são um tipo de interface de programação de aplicações que permitem a comunicação entre diferentes sistemas de software através da internet. Elas utilizam um conjunto de princípios e protocolos, incluindo o protocolo HTTP, para permitir que aplicativos web e móveis possam acessar e compartilhar informações com facilidade e eficiência. Para alcançar o objetivo deste projeto, serão selecionadas APIs relevantes utilizadas na área da agropecuária e avaliadas de acordo com critérios estabelecidos na literatura. Os critérios selecionados para avaliar as APIs REST incluem a qualidade da documentação, desempenho, segurança, facilidade de uso, tipo de informações providas e nível de adesão aos princípios REST. A qualidade da documentação refere-se à clareza, precisão e completude das informações disponíveis para os usuários das APIs. O desempenho diz respeito à velocidade e eficiência com que as APIs processam as solicitações e respondem aos usuários. Já a segurança aborda aspectos relacionados à autenticação, autorização e proteção contra ataques de segurança. A facilidade de uso se refere à facilidade de uso das APIs pelos usuários e desenvolvedores, enquanto o tipo de informações providas considera a relevância das informações para a área da agropecuária. Por fim, o nível de adesão aos princípios REST se refere à conformidade das APIs com os princípios estabelecidos na literatura. Para realizar a avaliação das APIs, serão utilizadas técnicas de teste de software e ferramentas de análise de desempenho e segurança. Os resultados desse estudo poderão fornecer informações valiosas para desenvolvedores de aplicativos web e móveis que desejam utilizar APIs REST na área da agropecuária. Com uma avaliação detalhada da qualidade e eficácia das APIs REST, os desenvolvedores poderão selecionar as melhores opções para seus aplicativos, melhorando a qualidade e a eficiência de seus projetos. Além disso, os resultados desta pesquisa podem contribuir para o avanço da tecnologia na área da agropecuária, ajudando a aumentar a produtividade e eficiência dos processos agropecuários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Coordenador / José Daniel Pereira Ribeiro Filho - Integrante / Marcelo Henrique Monier Alves Júnior - Integrante / Delineide Pereira Gomes - Integrante / VICTORIA ALVES NOGUEIRA - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2023 - Atual

    Pesquisa de campo sobre uso de tecnologia da informação e comunicação nas empresas de Pinheiro, Descrição: O município de Pinheiro, localizado no estado do Maranhão, é um importante centro comercial e de serviços na região. No entanto, pouco se sabe sobre o uso da tecnologia da informação pelas empresas locais. A compreensão da utilização de tecnologia pelas empresas de Pinheiro pode contribuir para a identificação de oportunidades de aprimoramento de seus processos e para estabelecer uma posição de destaque no mercado. Nesse sentido, o objetivo deste projeto de pesquisa é investigar a utilização de tecnologia da informação e comunicação (TIC) pelas empresas situadas na cidade de Pinheiro que atuam no ramo do comércio e serviços. Serão aplicados questionários com as empresas para compreender como a tecnologia é empregada em suas atividades. Com base nos resultados obtidos, espera-se compreender como é utilizada a tecnologia nas empresas e elaborar estratégias para a informatização de processos críticos, aprimorando sua eficiência e competitividade no mercado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / José Daniel Pereira Ribeiro Filho - Coordenador / Luis Diego Silva Franca - Integrante / Alícia Gabriele Rodrigues Sabino - Integrante / Pedro Lucas Pimenta Pinheiro - Integrante / TAMIRES DE JESUS RAMOS RIBEIRO - Integrante / Paulo Roberto Santos Oliveira - Integrante / Thiago Damasceno Castro - Integrante / Laiza Larissa Sousa Silva - Integrante / Ricardo Arthur Garcia Ferraz - Integrante.

  • 2017 - 2020

    Desenvolvimento de uma Infraestrutra para o Processamento Semântico de Fluxos de Dados de Contexto para Ambientes Computacionais Móveis de Larga Escala, Descrição: Sistemas Ciber-Fı́sicos (Cyber-Physical Systems - CPS) são sistemas fı́sicos e de engenharia, cujas operações são monitoradas, coordenadas, controladas e integradas por um núcleo de computação e comunicação. Aplicações que exigem o monitoramento e controle de processos fı́sicos no mundo real podem ser desenvolvidas para diversos domı́nios, como sistemas de transporte e de saúde. A Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) constitui uma das bases para a construção de CPS. A IoT propõe a expansão da atual estrutura da Internet para uma rede de objetos interligados que não apenas colhem informações do ambiente mas que também interagem com o mundo fı́sico utili- zando padrões de Internet existentes para prestar serviços de transferência de informação, análises, aplicações e comunicações. Uma das técnicas mais utilizadas para a análise dos dados provenientes dos objetos presentes em um espaço fı́sico em sistema de IoT e CPS é o Processamento de Eventos Complexos (Complex Event Processing - CEP). O uso de motores CEP para a análise dos dados em IoT e CPS se mostra uma abordagem natural, tanto por ser uma tecnologia concebida para dar vasão ao processamento de grandes fluxos de dados em tempo próximo ao real, quanto pela expressividade das linguagens empregadas que permitem a especificação de regras para a desco- berta de padrões nos fluxos de eventos respeitando-se restrições de causalidade e temporalidade. No entanto, as abordagens atualmente existentes lidam principalmente com o processamento sim- plesmente sintático dos eventos de baixo nı́vel (dados de sensores). O uso de modelos semânticos para os eventos pode melhorar a qualidade do processamento e elevar o grau de consciência sobre os estados dos sistemas e os fatores fı́sicos sobre os quais operam. Desta forma, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é explorar o uso combinado do Processamento de Eventos Complexos com Técnicas de Representação de Conhecimento que permitam a especificação de regras e inferência de situações complexas em sistemas voltados à Internet das Coisas (IoT) e Sistemas Ciber-Fı́sicos (CPS). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / Rafael Fernandes Lopes - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Ariel Soares Teles - Integrante / Vitor Pinheiro de Almeida - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Markus Endler - Integrante / Marcelo Henrique Monier Alves Júnior - Integrante / Eduardo Devidson Costa Bezerra - Integrante / Anderson Soares Costa - Integrante / Allan Fábio de Aguiar Barbosa - Integrante / Rodolfo Sobreira Alves - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2017

    Desenvolvimento de uma infraestrutura de software para o monitoramento de pacientes em ambientes inteligentes, Descrição: O objetivo da computação pervasiva é criar Ambientes Inteligentes, isto é, trazer a inteligência para os nossos ambientes e torná-los sensíveis a nossa presença. Exemplos de ambientes inteligentes incluem casas inteligentes (Smart Homes) e cidades inteligentes (Smart Cities). Ambientes como esses melhoram a qualidade de vida das pessoas sem que elas tenham consciência explícita das tecnologias de comunicação e computação subjacentes. Na área da Saúde, o termo Ambient Assisted Living (AAL) tem sido empregado para designar um campo de pesquisa multidisciplinar, cujos maiores esforços se concentram no desenvolvimento de sistemas inteligentes de monitoramento remoto que possibilitam aos profissionais de saúde e cuidadores o acompanhamento em tempo-real de mudanças no estado de saúde de pacientes vivendo ou transitando em ambientes inteligentes. Sistemas AAL são compostos por diversas tecnologias: sensores e atuadores, dispositivos portáteis, redes sem-fio heterogêneas, aplicações médicas que podem estar executando em dispositivos móveis, computadores pessoais, ou até na nuvem. Sensores médicos vestíveis ou portáteis coletam dados de sinais fisiológicos dos pacientes (ex.: ECG, pressão sanguínea, frequência respiratória), que são utilizados na detecção de sintomas em tempo real e/ou na construção do histórico de saúde dos pacientes. Já os sensores espalhados pelos ambientes inteligentes coletam informações que ajudam a determinar se as condições ambientais (temperatura, luminosidade, umidade do ar, níveis de CO2) são favoráveis a manutenção do bem-estar desses pacientes. A fusão ou combinação de dados providos por diversos sensores ajudam a inferir a atividade dos pacientes e até detectar situações de emergência. Neste último caso, um alerta pode ser enviado aos profissionais de saúde e/ou a familiares e cuidadores que estejam próximos da localização do paciente. Há vários desafios de pesquisa a serem vencidos em relação ao desenvolvimento de infraestruturas de software que suportem a implantação de sistemas de monitoramento da saúde de pacientes em Ambient Assisted Living. Esses desafios estão relacionados ao atendimento de requisitos, tais como: interoperabilidade, qualidade de serviço (QoS), e privacidade. O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma infraestrutura de software abrangente, que apoie o desenvolvimento de sistemas de monitoramento de pacientes em cenários de Ambiente Assisted Living que atenda esses requisitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Coordenador / Marcos Vinicius Pereira Moraes - Integrante / Thiellem Cunha de Sousa - Integrante / Antonio Marcos de Oliveira Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2015 - 2017

    MobileAMP: Uma Infraestrutura Autônoma de Software para Detecção de Padrões de Atividade e Deslocamento em Ambientes Móveis de Larga Escala, Descrição: O entendimento de diversos aspectos da dinâmica das complexas cidades modernas é uma tarefa desafiadora. A análise de padrões de atividade e deslocamento (Activity-Mobility Pattern - AMP ) tem sido utilizada como uma das ferramentas mais úteis para o entendimento da rotina de vida dos moradores de uma cidade, e é utilizada em vários domı́nios como planejamento urbano, geografia, e transportes. Os AMPs modelam onde pessoas e veı́culos estão localizados, como eles se movimentam em áreas urbanas e quais atividades eles realizam nos lugares pelos quais passam através de certos padrões. Dado a sua importância prática, organizações governamentais tem periodicamente observado e estudado AMPs em termos do uso espaço-temporal das cidades por seus cidadãos. Estas observações muitas vezes são realizadas através de questionários e anotações, requerendo grande quantidade de tempo, esforço e recursos. O avanço nas tecnologias de computação móvel e pervasiva abrem a oportunidade para o monitoramento em tempo real de AMPs. Este monitoramento em tempo real irá melhorar significativamente a escala e o tempo de resposta da análise de AMPs em comparação a métodos convencionais. É ainda mais relevante o fato deste monitoramento também abrir espaço para a criação de novos serviços urbanos baseados em AMPs. Por exemplo, serviços de avisos para ambientes móveis se tornarão mais eficientes e efetivos na escolha de seus clientes através da observação de seus AMPs. Muitas outras aplicações podem se beneficiar de AMPs, como escalonamento de veı́culos de transporte público, previsão de demanda para lojas de varejo e planejamento e gerenciamento dinâmico de distritos urbanos. Para que o monitoramento e análise em tempo real de AMPs possam ser realizados, muitos desafios de pesquisa devem ser superados. Em particular, deve-se prover um modelo computacional que permita modelar as atividades realizadas nos diversos espaços urbanos em termos de seu uso espaço-temporal pelos residentes da cidade. Além disto, deve-se prover tecnologias escaláveis e eficientes que permitam abordar: a complexidade da semântica do monitoramento de AMPs; uma maciça quantidade de atualizações de dados de contexto como a localização de unidades móveis; e o processamento e a realização de consultas sobre os fluxos de dados de contexto gerados pelos nós móveis. O presente projeto de pesquisa tem como foco o desenvolvimento de software que permita a análise em tempo real de AMPs a partir do processamento de fluxos de dados de contexto gerados a partir de nós móveis. Como diferencias desta proposta com relação ao estado da arte constante da literatura da área destaca-se a descoberta em tempo real de AMPs, dado que a maior parte dos trabalhos anteriores utilizam uma abordagem estatı́stica de dados armazenados e processados de forma off-line. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Ariel Soares Teles - Integrante / Markus Endler - Integrante / Marcos Paulino Roriz Junior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Gerenciamento Autônomo de Protocolos de Transporte de um Middleware Publish/Subscribe em Ambientes Dinâmicos de Larga Escala, Descrição: Atualmente diversos setores de atuação como negócios, comércio, serviços e entretenimento têm se beneficiado largamente do uso de tecnologias de computação móvel. Essas tecnologias têm modificado a forma com que os usuários interagem entre si e com as instituições, criando novas oportunidades econômicas. No entanto, os sistemas de computação móvel requerem a existência de recursos de comunicação e de processamento de grandes quantidades de dados produzidos por milhares de nós móveis, os quais podem ser veículos, pessoas ou qualquer objeto com sensores embarcados. Para garantir uma experiência adequada aos usuários do sistema, torna-se necessário garantir propriedades mínimas de qualidade de serviço (Quality of Service - QoS) para as comunicações. Essas propriedades são, entretanto, difíceis de serem atendidas, por conta da grande dinamicidade dos ambientes de computação móvel (e.g., mudanças de localização e flutuações na quantidade e tipo de fluxos de dados) e das redes de comunicação móvel. Esse constitui um grande desafio, pois políticas de QoS são tipicamente estabelecidas de forma estática, não atendendo às especificações de todos os possíveis cenários a serem estabelecidos. Dessa forma, torna-se necessário incorporar recursos de adaptação dinâmica dos protocolos de transporte (e de seus parâmetros de operação) aos sistemas de distribuição de dados, de forma a garantir o autogerenciamento dos parâmetros de QoS do sistema. Assim, este projeto visa desenvolver um arcabouço que realizará o gerenciamento autonômico dos protocolos da camada de transporte em um middleware publish/subscribe: o Scalable Data Distribution Layer (SDDL) desenvolvido em parceria pelo LAC (Laboratory for Advanced Collaboration) da PUC-Rio e pelo LSD (Laboratório de Sistemas Distribuídos) da UFMA. O processo de gerenciamento autônomo visa o atendimento de políticas de QoS em ambientes dinâmicos de larga escala. Com este arcabouço, métricas de rede importantes como confiabilidade (taxa de perda), latência média, jitter e largura de banda utilizada serão monitorados e avaliados para realizar a adaptação dos protocolos de rede utilizados de acordo com as características do ambiente e com intervenção humana mínima... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / Omar Andrés Carmona Cortês - Integrante / Rafael Fernandes Lopes - Coordenador / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Gedson Rios Lopes - Integrante / Ramon Cantanhede Gusmão - Integrante / Edenilton Michael de Jesus - Integrante / ernando Castelo Branco Gonçalves Santana - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Ambiente Pervasivo para o Acompanhamento Personalizado de Portadores de Doenças Crônica, Descrição: A pesquisa em Ambient Assisted Living tem conduzido ao desenvolvimento e uso de aplicações computacionais voltadas para monitoramento e acompanhamento individual da saúde do paciente. Tais aplicações são comumente denominadas de sistemas de pHealth. Sistemas de pHealth incluem dispositivos ou sistemas médicos portáteis projetados especificamente para diagnóstico e suporte a terapia (de longo prazo) em casa ou em ambientes móveis. Antes, esses dispositivos eram encontrados apenas nos hospitais, mas hoje eles estão mais acessíveis a população em geral, o que tem levado a uma transição do modelo tradicional de atendimento a saúde centrado nas organizações (hospitais, postos de saúde), para um modelo no qual predominam serviços individuais em domicílio centrados no paciente. Nesse contexto, este projeto de pesquisa tem com objetivo geral investigar duas questões centrais: (1) como obter e distribuir com qualidade informações de contexto (i.e., localização, velocidade, batimento cardíaco, etc) de pacientes crônicos em tratamento, e (2) como inferir a situação (i.e., atividades físicas e estado clínico) de pacientes a partir das informações contextuais obtidas de tal modo a ajudar os profissionais de saúde a melhor acompanhar os pacientes crônicos em tratamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / José Daniel Pereira Ribeiro Filho - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Marcelo Henrique Monier Alves Júnior - Integrante / Samyr Béliche Vale - Integrante / Luiz Carlos Muniz - Integrante / Salvino Pedro Duarte Júnior - Integrante / Jairo Ferreira Rocha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de um Repositório Digital Institucional Para o Acervo Histórico-Documental do IFMA ? Campus São Luís - Maracanã utilizando Softwares Livres, Descrição: Um repositório institucional permite a disponibilização livre na Internet de literatura de caráter acadêmico ou científico, permitindo a qualquer utilizador ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos. O IFMA - Campus São Luís ? Maracanã, enquanto instituição produtora de conhecimento sente já há algum tempo a necessidade de disponibilizar parte do conteúdo que produz de forma online, com o objetivo de preservar sua produção documental e intelectual em longo prazo, promover a interoperabilidade com outras instituições e proporcionar acesso fácil a aos conteúdos. O objetivo deste projeto é criar uma base dados organizada de conhecimento, documentos, vídeos, entre outros arquivos institucionais produzidos pelo Campus São Luís Maracanã do IFMA. Desse modo será possível compartilhar o conteúdo armazenado com a comunidade e com outras instituições, em especial as de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, o repositório digital institucional facilitará o processo de construção do acervo histórico-documental da instituição, provendo um local único para armazenamento, indexação e recuperação das informações. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Coordenador / Marcos Claudio Soares Nobre - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    Investigação e Avaliação de Softwares Livres do Setor Agrário para serem aplicados como Ferramentas Pedagógicas no Curso Técnico Em Agropecuária do IFMA ? Campus São Luís ? Maracanã, Descrição: Software Livre é o termo utilizado para designar aplicações informáticas que podem ser utilizadas, copiadas, estudadas, modificadas e redistribuídas sem nenhuma restrição. O Software Livre pode ser um recurso valioso na educação. Não só por ser técnica ou pedagogicamente superior às alternativas proprietárias, mas também porque seus princípios básicos, que envolvem a liberdade e a cooperação são os mesmos que os da educação em um ambiente democrático. O crescimento da utilização do software livre no setor agropecuário brasileiro é, portanto uma realidade, e sendo assim não pode ser ignorado pelos cursos técnicos e superiores do nosso país ligados a esse setor. No Maranhão, por exemplo, o IFMA - Campus São Luís Maracanã oferece o curso Técnico em Agropecuária e também o curso superior de Ciências Agrárias. No entanto, a utilização de softwares livres no processo de ensino-aprendizagem desses cursos é praticamente inexistente, uma vez que a maioria dos docentes ligados às ciências agrárias ainda não conhecem os benefícios do software livre e/ou ainda não possuem o conhecimento técnico-pedagógico para a desses softwares em suas disciplinas. Nesse contexto, este projeto de pesquisa consiste em investigar e avaliar repositórios softwares livres do setor agrário. O objetivo dessa avaliação é permitir a seleção de um subconjunto de softwares livres que tenham potencial para serem utilizados como ferramentas pedagógicas em disciplinas do Curso Técnico em Agropecuária do IFMA ? Campus São Luís ? Maracanã. Como resultado, espera-se adquirir tanto o conhecimento técnico-científico dessas ferramentas, como o conhecimento pedagógico que permita elaborar uma proposta pedagógica que contemple o uso do software livre como ferramenta de destaque na educação profissional e tecnológica. Acredita-se que este projeto ajudará significativamente na conscientização da comunidade acadêmica acerca da importância do uso da tecnologia da informação no setor agrário e na educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Coordenador / Christiane Ferreira Lemos Lima - Integrante / JARDENY DOS SANTOS ARAÚJO - Integrante / FLAEZIO VIEIRA BARBOSA - Integrante / JOSE ANTONIO ALVES CUTRIM - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Um Modelo de Segurança e Privacidade para Redes Sociais Móveis, Descrição: As Redes Sociais Móveis (RSM) compreendem uma estrutura social cujo os membros se relacionam em grupos e as interações são realizadas através de dispositivos de computação móvel com acesso a tecnologias de rede sem fio, permitindo que interações sociais ocorram a qualquer momento e lugar e com a adição de uma variedade de informações contextuais. Um aspecto a ser levado em consideração no projeto, implementação e uso de RSM são questões de segurança e privacidade. Políticas de privacidade gerais frequentemente aplicadas a Redes Sociais não são suficientes para RSM. Isso ocorre devido a uma variedade de informações de contexto coletadas a partir de sensores integrados a dispositivos móveis estarem normalmente disponíveis em tempo real. Além disso, em muitos casos a agregação de informações de contexto a conteúdos publicados ocorre sem o usuário está ciente. Em aplicações de RSM existem maiores dificuldades com a provisão de segurança, uma vez que em ambientes móveis a conectividade sem fio é intermitente e a largura de banda é tipicamente baixa. Então, mecanismos de segurança necessitam ser adequados a essas circunstâncias, não aumentando significativamente o fluxo de dados na rede e oferecer recursos para situações de desconexão e fraca conectividade. Além disso, a quantidade de usuários acessando recursos, podendo chegar até centenas de milhares de nós, também influencia no projeto e implementação de mecanismos de segurança desses sistemas móveis. Este projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver um modelo se segurança e privacidade contendo mecanismos e técnicas adequadas a resolver questões em RSM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Ariel Soares Teles - Coordenador / Dejailson Nascimento Pinheiro - Integrante / José Daniel Pereira Ribeiro Filho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    MobileHealthNet - Redes Sociais Móveis Voltadas ao Atendimento à Saúde, Descrição: As Redes Sociais Móveis (RSM) compreendem uma estrutura social cujo os membros se relacionam em grupos e as interações são realizadas através de dispositivos de computação móvel com acesso a tecnologias de rede sem fio, permitindo que interações sociais ocorram a qualquer momento e lugar e com a adição de uma variedade de informações contextuais. Uma área onde é possível aplicar os conceitos de RSM é a saúde, onde aplicações podem ser utilizadas para promover o intercâmbio de informações, colaboração e integração social entre os diversos agentes envolvidos no processo de atendimento à saúde. O projeto MobileHealthNet - Redes Sociais Móveis Voltadas ao Atendimento à Saúde, proposto pelo Laboratório de Sistemas Distribuídos da Universidade Federal do Maranhão e a ser desenvolvido com a colaboração do Laboratory of Advanced Collaboration da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tem por objetivo geral avançar o estado da arte em sistemas de middleware para RSM, e usar a infraestrutura de software a ser desenvolvida para a criação de serviços e aplicações voltados à área da saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Markus Endler - Integrante / Ariel Soares Teles - Integrante / Vitor Pinheiro de Almeida - Integrante / Dejailson Nascimento Pinheiro - Integrante / Eider Matheus Costa Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Projeto de Manutenção, Ampliação, Melhoria e Dinamiação do Acervo Documental - Histórico do IFMA - Campus São Luís ?Maracanã, Descrição: O objetivo geral deste projeto é organizar, automatizar, gerir e divulgar o acervo documental ? histórico e educacional do IFMA - Campus Maracanã, ampliando as atividades de rotina desse acervo com incorporação de tecnologias adequadas para a conservação dos documentos, de interesse histórico e presente, com o implemento da digitalização e armazenamento desses em repositório institucional, além da criação de procedimentos arquivísticos que no futuro proporcionará a toda sociedade maranhense, o desenvolvimento de pesquisas sobre a participação dessa Escola na Historia da Educação Maranhense e outros fins, além de melhorar a qualidade dos serviços ora ofertados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / RAFAELA BRAGA MONTEIRO - Coordenador / HERLITON RODRIGUES NUNES - Integrante / MICHELLE SILVA PINTO - Integrante / RÔMULO FERNANDO LEMOS GOMES - Integrante / JEAN MAGNO MOURA DE SÁ - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Gerenciamento Autônomo de Sistemas de Monitoramento Móvel e Processamento de Fluxo de Dados em Larga Escala, Descrição: Os setores público e privado têm investido de forma crescente em sistemas monitoramento móvel, tais como: Transporte e Tráfego para Smart Cities, Gerenciamento de Frotas e Resposta à Emergências. Esses sistemas têm como requisitos em comum o monitoramento e processamento de grandes quantidades de dados produzidos por milhares de nodos móveis, os quais podem ser veículos, pessoas ou qualquer objeto inteligente com sensores embarcados. A descoberta de informações relevantes sobre o sistema móvel monitorado requer a execução de análises complexas e funções de correlação sobre o fluxo de dados ? em tempo real ? que precisa ser realizada por uma infraestrutura computacional com alta disponibilidade e desempenho, tais como clusters ou clouds. Apesar disso, os atuais sistemas de monitoramento móvel não apresentam características essenciais para o suporte a larga escala de usuários e grandes quantidades de dados. Em particular, a implantação de operações 24/7 da infraestrutura de processamento confronta com dois desafios: (i) lidar com grande e variável quantidade de dispositivos móveis monitorados, e (ii) se adaptar dinamicamente a variações no volume de dados produzidos. Poucas soluções agregam capacidades adaptativas à sistemas de processamento de fluxo de dados, dificultando o gerenciamento de grandes infraestruturas computacionais. A falta de autonomia no gerenciamento de sistemas requer grande intervenção humana, o que implica em elevado custo na contratação de profissionais especializados em gerenciamento 24 horas. Além disso, nem sempre o tempo da reação humana é eficaz, principalmente quando muitas variáveis devem ser consideradas na tomada de decisão. Portanto, desenvolver sistemas capazes de se autogerenciar de forma eficiente constitui grande desafio. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é desenvolver um arcabouço que facilite a implementação de mecanismos autônomos de gerenciamento para sistemas de monitoramento móvel e processamento de fluxo de dados em larga escala. Esse arcabouço será integrado ao SDDL, um middleware de comunicação que permite adicionar novas máquinas na infraestrutura computacional dinamicamente para distribuir a carga de processamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Coordenador / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Christiane Ferreira Lemos Lima - Integrante / Ariel Soares Teles - Integrante / Gedson Rios Lopes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Desenvolvimento de um Website para a Divulgação de Conteúdos e Ações do Grupo de Pesquisa e Extensão em Aquicultura do Estado do Maranhão utilizando Softwares Livres, Descrição: Este projeto tem o intuito de desenvolver um website para a divulgação das ações do Grupo de Pesquisa e Extensão em Aquicultura do Estado do Maranhão. Assim como outros, esse grupo de pesquisa ainda não possui um instrumento midiático de referência para a divulgação de suas ações. Acredita-se que esse website ampliará o acesso da comunidade científica e da população em geral a conhecimentos em aquicultura produzidos no Maranhão, mas que são pouco divulgados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Coordenador / Armindo Buaes Neto - Integrante / Cláudio Henrique Silva Sousa - Integrante / Ruan Charlen Meneses - Integrante / Deniílson Carvalho Santos - Integrante / IZABEL CRISTINA DA SILVA ALMEIDA FUNO - Integrante / Jesseildo Figuêredo Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2013

    Implantação de um repositório digital institucional para o Campus São Luís - Maracanã do IFMA utilizando softwares livres, Descrição: O objetivo deste projeto é criar uma base dados organizada de conhecimento, documentos, videos, entre outros arquivos institucionais produzidos pelo Campus São Luís ? Maracanã do IFMA. Desse modo será possível compartilhar o conteúdo armazenado com a comunidade e com outras instituições, em especial as de ensino, pesquisa e extensão. Além disso o repositório digital institucional facilitará o processo de construção do acervo da instituição provendo um local único para armazenamento, indexação e recuperação das informações;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Coordenador / Armindo Buaes Neto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Avaliação do Uso Software Livre no ensino das Ciências Agrárias: Um estudo de caso utilizando softwares do repositório Agrolivre no curso técnico em Agropecuária do IFMA - Campus São Luís - Maracanã, Descrição: Os objetivos deste trabalho são: I) Avaliar os resultados da utilização de softwares livres do repositório Agrolivre como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem das Ciências Agrárias e II) Elaborar uma proposta pedagógica de utilização do software livre no curso Técnico em Agropecuária e no Curso Superior de Licenciatura em Ciências Agrárias do IFMA ? Campus. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Coordenador / Caroline Marques Soares Ferreira - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Desenvolvimento de mecanismos Autonômicos para Grades Computacionais, Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver mecanismos de autogerenciamento em grades de computadores inspirados em técnicas de computação autonômica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Eduardo Bernardes Gonçaves Viana - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2008

    Uma Ferramenta de Ensino a Distância Baseada Em Computação Móvel, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Omar Andres Carmona Cortes em 07/01/2013., Descrição: Neste projeto foi desenvolvido um sistema de bate-papo (chat) para dispositivos móveis no qual é possivel que o tutor a partir de um celular ou PDA possa coodenar as trocas de mensagens entre os particpantes utilizando técnicas de baseadas em exclusão mútua distribuída. O sistema utiliza as tecnologias Java (SE e ME). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / Omar Andrés Carmona Cortês - Coordenador / Rafael Fernandes Lopes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2005 - 2007

    Métodos De Sincronização Em Uma Ferramenta Computacional Auxiliar Para o Ensino A Distância, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Omar Andres Carmona Cortes em 01/01/2013., Descrição: Neste projeto foi desenvolvido um sistema de bate-papo (chat) desktop para a educação a distancia com implementação de tecnicas de coordenação da troca de mensagens entre os usuário. As técnicas são baseadas em Exclusão Mútua Distribuída, sendo os implementados os algoritmos centralizado e token-ring. Foram implementados ainda técnicas de tolerância a falhas para garantir a disponibilidade dos serviços diante de problemas de hardware ou software. O sistema utiliza a tecnologia JavaSE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / Omar Andrés Carmona Cortês - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Projetos de desenvolvimento

  • 2023 - Atual

    Vaso inteligente: Um dispositivo IOT para cultivo doméstico adaptado para espécies da baixada maranhense., Descrição: O cultivo de plantas pode resultar em benefícios como a promoção da conservação ambiental, o cultivo de alimentos orgânicos e a redução das emissões de gases de efeito estufa. No entanto, essa prática pode apresentar desafios para pessoas que não possuem experiência no cultivo de plantas. É importante que políticas públicas incentivem e apoiem a agricultura urbana de subsistência, assim como pesquisas que identifiquem os melhores métodos de cultivo em áreas urbanas.Os habitantes de áreas urbanas têm interesse em cultivar plantas e produzir alimentos orgânicos em suas residências. Entretanto, essas atividades podem ser desafiadoras, uma vez que é necessário ter conhecimento específico acerca das necessidades de cada espécie, como a quantidade necessária de luz, irrigação e nível de dióxido de carbono produzido. Ademais, nem todos possuem disponibilidade de tempo ou conhecimento adequado para cuidar adequadamente de suas plantas.O uso de dispositivos IoT (Internet das Coisas) tem sido explorado como uma solução para o cultivo de plantas em ambientes hurbanos. A IoT pode ser uma alternativa viável e escalável para a produção de alimentos em pequenos ambientes, permitindo que as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis e frescos, independentemente de onde moram. A análise automatizada das condições ambientais e a disponibilização de informações para os usuários podem incentivar a preservação do meio ambiente e o cultivo de alimentos orgânicos em áreas urbanas, contribuindo para a promoção da conservação ambiental e a redução das emissões de gases de efeito estufa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / José Daniel Pereira Ribeiro Filho - Coordenador / Luis Diego Silva Franca - Integrante / Pedro Henrique do Carmo Pinheiro - Integrante / Adrian kaua Martins Abreu - Integrante / Claudomir Cardoso de Carvalho Junior - Integrante / Alícia Gabriele Rodrigues Sabino - Integrante / ANDRE PINHEIRO GONZAGA - Integrante.

Prêmios

2013

BEST PAPER AWARD - Prêmio de Melhor Artigo do ICAS 2013 -Ninth Internacional Conference On Autonomic and Autonomous Systems., Internation Academy, Research and Industrial Association - IARIA.

2013

Aprovação em 1º Lugar em Concurso Público para provimento de Cargo da Carreira do Magistério Superior, aberto por meio do Edita l n o. 22 / 2012 ? PROEN/UFMA, área de Engenharia de Software, Universidade Federal do Maranhão.

2010

Aprovação em Concurso Público Para carreira do Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Informática/Software Livre (1º Lugar), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/COPEAC).

2009

Aprovação em Concurso Público Para carreira do Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Informática/Software Livre (6º Lugar), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/COPEAC).

2008

Menção Honrosa de Trabalho Destaque no 21o Simpósio Internacional de Arquitetura de Computadores e Computação de Alta Performance (SBAC-PAD), Comissão de Processamento de Alto Desempenho da Sociedade Brasileira de Computação.

2007

Premio Fapema de Inovação Tecnológica do Maranhão (2º Lugar), Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão.

2006

Mensão Honrosa Por Participação na Maratona de Programação (Etapa Regional - Maranhão) - 3º Lugar, ACM / UFMA / IBM.

2006

Aprovação em Concurso Público para o Cargo de Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão - Comarca de São José de Ribamar (3º Lugar)., TJMA/FESAG.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luis - Maracanã. , Av. dos Curios s/n Vila Esperança, Maracanã, 65095-460 - Sao Luis, MA - Brasil - Caixa-postal: 433, Telefone: (98) 33138585, Ramal: 201, Fax: (98) 33138504, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - Atual

Instituto Federal do Maranhão - Reitoria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2020

Instituto Federal do Maranhão - Reitoria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Gestão de Infraestrutura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2017

Instituto Federal do Maranhão - Reitoria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Sistêmico de Normas e Legislação, Carga horária: 15

2015 - 2015

Instituto Federal do Maranhão - Reitoria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Adjuntos de Cursos Técnicos, Carga horária: 10

Outras informações:
Coordenação exercida no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego - PRONATEC

2011 - Atual

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS SÃO LUIS - MARACANÃ

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Bás. Tec. e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de Informática/Software Livre

2013 - 2013

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS SÃO LUIS - MARACANÃ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Escola no Seletivo do IFMA, Carga horária: 20

Outras informações:
Foi coordenador de escola no seletivo de acesso aos cursos da educação profissional do IFMA. Exerceu a coordenação no Centro de Ensino Médio Barjonas Lobão, Cohatrac, São Luís-MA.

2012 - 2013

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS SÃO LUIS - MARACANÃ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor do PRONATEC - Aquicultura, Carga horária: 4

Outras informações:
Autou como professor da disciplina Fundamentos de Informática para o curso técnico em aquicultura.

2011 - 2011

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS SÃO LUIS - MARACANÃ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Seletivo do IFMA, Carga horária: 20

Outras informações:
Foi coordenador de escola no seletivo de acesso aos cursos da educação profissional do IFMA. Exerceu a coordenação no Centro de Ensino Médio Barjonas Lobão, Cohatrac, São Luís-MA.

2011 - 2011

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS SÃO LUIS - MARACANÃ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor do PROCAMPO, Carga horária: 60

Outras informações:
Atuou como professor da disciplina de Tecnologia da Informação para os Curso Superior de Educação do Campo.

2006 - 2011

Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Judiciário, Carga horária: 30

2011 - 2011

Instituto Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como professor pesquisador no programa E-Tec Brasil por meio do Departamento de Ensino a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

2010 - 2010

Instituto Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como professor pesquisador no programa E-Tec Brasil por meio do Departamento de Ensino a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Atividades

  • 08/2010 - 09/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Informática Básica

2014 - 2014

Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bosista (BIC para Professor Jovem Cientista), Carga horária: 20

2012 - 2013

Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (BIC para Prof. Jovem Ciêntista), Carga horária: 4

Outras informações:
Atuou como coordenador do projeto "Implantação de um Repositório Digital Institucional para o Campus São Luís Maracanã do IFMA utilizando softwares livres. O projeto foi aprovado pelo edital PROCIÊNCIA 2012/20123

2009 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Membro de Equipe de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

2005 - 2008

Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Ciêntifica, Carga horária: 20

2005 - 2005

Escola Renascer Kids

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor de Informática (Turmas de 1o Grau), Carga horária: 20

2003 - 2004

YES-INFORMÁTICA

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor - Informática Básica, Carga horária: 20

2000 - 2000

APREND Informática

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20