Luana Elizabeth Moreira

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2017). Lecionou no Ensino Fundamental anos iniciais na rede pública e como psicologa escolar. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em educação da UFPR na linha de pesquisa: "Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação" e professora de Educação Infantil da rede privada de ensino.Tem experiência na área de educação com ênfase em Educação Infantil. Tem interesses nos seguintes temas: direito á Educação Infantil, estudos da infância e Sociologia da infância.

Informações coletadas do Lattes em 09/08/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2019 - Atual

Universidade Federal do Paraná
Orientador:Angela Maria Scalabrin Coutinho.

Graduação em Pedagogia

2013 - 2017

Universidade Federal do Paraná
Orientador: Adriana Aparecida Dragone Silveira

Graduação em Psicologia

2010 - 2014

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: A extensão da Psicanálise é possível? Espaço para o sujeito em uma clínica dia
Orientador: Nancy Grega de Oliveira Carneiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 -

Documentação pedagógica e a prática educativa na Educação Infantil. (Carga horária: 40h). , Parlenda Berçario Escola, PARLENDA, Brasil.

2019 - 2019

Learning by Languages ? Progetare Zerosei.. (Carga horária: 60h). , Cooperativa Sociale Coopselios, COOPSELIOS, Itália.

2015 - 2015

Educação Terapêutica: uma proposta de tratamento e de escolarização de cria. (Carga horária: 40h). , Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica, LV, Brasil.

2014 - 2014

O que a Psicanálise pode transmitir à escola e aos professores?. (Carga horária: 40h). , Associação Psicanalítica de Curitiba, APC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Palestra Cidadania ativa das crianças ou cresce e aparece?. 2018. (Outra).

Seminário Internacional Reggio Emilia: A reinvenção da Educação Infantil. 2018. (Seminário).

Palestra Criança: objeto ou sujeito?. 2016. (Outra).

PNAIC - Alfabetização e letramento: diálogo entre áreas do conhecimento. 2016. (Seminário).

XXXII Encontro Nacional do MIEIB. 2016. (Encontro).

Jornada de Saúde Mental e Psicanálise da PUC/PR. 2014. (Outra).

XI Colóquio da Escola Brasileira de Psicanálise - PR. 2014. (Outra).

Jornada de Saúde Mental e Psicanálise da PUC/PR. 2013. (Outra).

Congresso Internacional sobre autismo. 2011. (Congresso).

EDUCERE Congresso Nacional de Educação. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adriana Aparecida Dragone Silveira

SILVEIRA, A. A. D.; COUTINHO, A. M. S.. A ?PRESSÃO? PARA A AMPLIAÇÃO DE VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO SISTEMA DE JUSTIÇA: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE CURITIBA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Ângela Maria Scalabrin Coutinho

COUTINHO, Angela Scalabrin; SILVEIRA, A. A. D.. A "pressão" para a ampliação de vagas na educação infantil por meio do sistema de justiça: uma análise do município de Curitiba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Adriana Aparecida Dragone Silveira

A ?PRESSÃO? PARA A AMPLIAÇÃO DE VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO SISTEMA DE JUSTIÇA: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE CURITIBA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Adriana Aparecida Dragone Silveira;

Ângela Maria Scalabrin Coutinho

AS DIFERENÇAS INTERMUNICIPAIS NA OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESIGUALDADE DE ACESSO E DE PRÁTICAS EDUCATIVAS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Análise da expansão e da qualidade da oferta de Educação Infantil em três estados brasileiros: Minas Gerais, Paraná e São Paulo, Descrição: Descrição: O projeto tem como objeto de investigação a educação infantil, tanto na creche (0 a 3 anos), quanto na pré-escola (4 e 5 anos), buscando dimensionar o acesso, a oferta, as condições e a qualidade do atendimento e a qualidade da oferta nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. O objetivo é analisar as configurações de acesso e da oferta à referida etapa e suas implicações para a qualidade educacional, mediante o mapeamento da expansão do número de matrículas e do tipo de atendimento ofertado por municípios paulistas, paranaenses e mineiros nos anos de 2014 a 2018, em creches e pré-escolas. Constitui-se como marco orientador da discussão da educação infantil, na perspectiva histórico-legal, o conjunto da produção normativa referente à educação infantil, que inclui a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei n12.796/2013, que estabelece a obrigatoriedade de oferta educacional para crianças de 4 e 5 anos e a Lei n 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE), vigente para o período de 2014 a 2024. O desenvolvimento da pesquisa ocorrerá em três etapas: a primeira é um estudo estatístico descritivo da evolução das matrículas e das condições de acesso e oferta à educação infantil, expressas em termos de dependência administrativa, proporção de instituições conveniadas com os municípios da pesquisa, tipo de instituição que atende a crianças de 0 a 5 anos, formação dos professores e jornada de trabalho e, também, um levantamento bibliográfico de estudos sobre a temática; a segunda etapa será realizada a partir de uma amostra de municípios, e consiste em uma pesquisa documental de planos municipais e dos planos estaduais, com o propósito de conhecer as metas estabelecidas para a educação infantil e a forma como os entes federativos entendem a qualidade, expressa nas propostas e estratégias previstas para a referida etapa de ensino e, finalmente, a terceira etapa prevê um estudo de campo nos municípios da amostra, para aprofundamento do estudo, com vistas a compreender as estratégias utilizadas pelos entes federativos para implementar sua política de educação infantil e a qualidade de atendimento, a ser aferida em unidades de educação infantil. A proposta assume uma perspectiva interinstitucional, na medida em que contempla três instituições de pesquisa: Fundação Carlos Chagas, Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade Federal do Paraná.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Elizabeth Moreira - Integrante / Angela Maria Scalabrin Coutinho - Coordenador / Catarina de Souza Moro - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Efeitos da atuação do Sistema de Justiça no direito à educação infantil: um estudo da judicialização da política educacional em três estados brasileiros, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Elizabeth Moreira - Integrante / Profª Drª Adriana Dragone Silveira. - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

parlenda berçario escola

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil

2017 - Atual

Prefeitura Municipal de Colombo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2015 - 2015

Colégio Passionista Rosário

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 25

2012 - 2014

Colégio Marista Santa Maria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 30