Evandro Moreno da Costa Júnior

Técnico em Agroecologia, Graduando em Licenciatura da Computação

Informações coletadas do Lattes em 12/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Computação

2020 - Atual

Instituto Federal da Bahia

Ensino Fundamental (1º grau)

2012 - 2016

COLÉGIO ADVENTO

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.ACAPELA - APARELHO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA PESSOAS COM ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA. 2019. (Seminário).

Intel Internaticonal Science and Engineering Fair. Alternative Communication Device for People with Amyotrophic Lateral Sclerosis. 2019. (Feira).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Aparelho de Comunicação Adaptado a Portadores de Esclerose Lateral Amiotrófic, Descrição: A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), ou doença de Lou Gehrig, é uma das mais enigmáticas doenças em termos de entendimento da sua patogênese (MITCHELL; BORASIO, 2007). ELA é uma doença degenerativa. Os portadores de ELA apresentam sintomas severos. A expectativa de vida de pessoas com ELA varia, geralmente, de 2 a 5 anos. O astrofísico britânico Stephen Hawking foi diagnosticado portador de ELA aos 21 anos, doença com a qual conviveu até seus 76 anos. Os médicos consideram sua longevidade um mistério, pois a doença não tem cura. O único músculo que ele conseguia movimentar servia para sua comunicação por meio de um computador que interpretava seus gestos faciais e os traduzia para uma voz eletrônica. Este projeto visa desenvolver um aparelho para que pessoas que sofrem de ELA sejam capazes de se comunicar a partir do piscar de seus olhos, tornando-se uma ferramenta extremamente útil para pessoas com tais limitações. Será desenvolvida uma linguagem baseada apenas no ?piscar de olhos?, assim, o aparelho desenvolvido irá interpretar os comandos e montar as sentenças, facilitando a comunicação e melhorando a qualidade de vida dos portadores da doença. O dispositivo a ser desenvolvido neste trabalho é uma tecnologia assistiva que, segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015), são produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Evandro Moreno da Costa Júnior - Integrante / Saulo Marcos Silva Curty - Integrante / Hillary Nunes Santos - Integrante / Leandro Silva Teixeira - Coordenador / Gustavo de Araújo Sabry - Integrante.

Prêmios

2019

2° Lugar em Ciências Exatas e da Terra, InovaUSP - Centro de Inovação da Universidade de São Paulo,.

2019

Prêmio Destaque Unidades da Federação - Bahia, InovaUSP - Centro de Inovação da Universidade de São Paulo,.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Vínculo: , Enquadramento Funcional: