Fernanda Cifali da Cunha Soares

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1999). Atualmente, é orientadora educacional do Colégio Recanto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional. É Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Educação Especial e Neurociência Pedagógica. Possui MBA em Gestão de Pessoas. Atualmente, cursando Mestrado em Neurociências.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Mestrado em Neurociências

2021 - Atual

Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
Orientador: Profa;Dra;Marta Pires Relvas;

Especialização em Pós-Graduação em Neurociência Pedagógica

2020 - 2021

Universidade Candido Mendes
Título: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES FINAIS: COMPREENDENDO O CÉREBRO ADOLESCENTE.
Orientador: Prof. Dr. Fernando Arduíni Ayres

Especialização em MBA em Gestão de Pessoas

2020 - 2021

Universidade Candido Mendes
Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PRIVADA.
Orientador: Prof. Dr. Fernando Arduíni Ayres

Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Educação Especial

2013 - 2015

Universidade Veiga de Almeida
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DO INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE ? UNIDADE JACAREPAGUÁ, ORIENTADA PELO PSICOPEDAGOGO, COMO UMA FERRAMENTA DE INCLUSÃO.
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Castañeda de Araújo

Graduação em Pedagogia

1994 - 1999

Universidade Santa Úrsula
Título: Projeto de Orientação Ecolar
Orientador: Márcia Parga

Formação complementar

2014 - 2016

Pós-Graduação em Psicopedagogia e Educação Especial. (Carga horária: 400h). , Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação Profissional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Coordenadora Pedagógica.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Colégio Recanto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional

2018 - Atual

Colégio Recanto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Experiência: ? Desenvolver projetos que visam as Competências e Habilidades Socioemocionais. ? Fidelizar os alunos através de um atendimento diferenciado e personalizado das famílias. ? Atuar como vínculo integrador tanto da equipe de coordenadores, educadores, funcionários e alunos, como em relação às áreas pastoral e administrativa. ? Planejar a atuação junto aos alunos de acordo com as urgências e necessidades detectadas pela respectiva comunidade educativa, e avaliar periodicamente esta atuação. ? Desenvolver projeto de ensino para alunos com necessidades educacionais especiais; ? Acompanhar o desenvolvimento pedagógico, social e afetivo dos alunos com deficiência. ? Atender coordenadores, docentes e funcionários, no que diz respeito à situações que afetem suas atividades ou o desempenho de seus trabalhos. ? Promover a Formação Continuada dos professores e funcionários. ? Desenvolver Projetos de Educação Socioemocional visando toda a comunidade educativa. ? Atender individualmente aos alunos que apresentam problemas de aprendizagem ou comportamento. ? Desenvolver projetos de orientação educacional com o objetivo de minimizar problemas disciplinares.

2013 - 2016

Instituto Nossa Senhora da Piedade

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Experiência: ? Supervisionar as atividades desenvolvidas pelos setores de minha responsabilidade quanto: grau com que assumem a Espiritualidade da congregação para o setor educacional, conforme Documentos Gerais e o Projeto Educativo do Colégio; trabalhos acadêmicos, assim como as atividades comunitárias, esportivas e complementares desenvolvidas na escola; manter bom fluxo de informação. ? Convocar e presidir as reuniões de responsáveis e de professores. ? Providenciar materiais e prestação de serviços para um bom desempenho das atividades acadêmicas. ? Zelar pelo patrimônio do Colégio. ? Sugerir, implementar e avaliar a execução do calendário geral. ? Comandar o processo de seleção e contratação de educadores, docentes e não docentes, assim como propor e executar demissões quando necessárias. ? Coordenar os processos de Avaliação de Desempenho junto à coordenação, ao corpo docente. ? Coordenar com as coordenações de segmento o processo de seleção dos futuros alunos (as) candidatos (as). ? Determinar a respeito de transferência e afastamento de alunos, após ouvir parecer dos demais coordenadores de segmento. ? Exigir das coordenações de segmento o zelo pelo bom nível acadêmico das provas, bem como de todo o processo educacional desenvolvido no Colégio. ? Coordenar todos os procedimentos do Colégio, desde o acompanhamento personalizado dos alunos, até o sistema de avaliação adotado pela Escola, zelando pela qualidade e desempenho do corpo docente e corpo discente. ? Gerenciar o funcionamento do Colégio e o acompanhamento das normas comunitárias, de acordo com as especificidades e relevância de cada faixa etária atendida. ? Confeccionar um plano de gestão, levando em conta os objetivos e metas que deverão ser atingidos no decorrer do ano letivo. ? Coordenar junto ao corpo de coordenadores projetos pedagógicos bimestrais contemplando a interdisciplinaridade e a atuação do aluno pesquisador. ? Organizar eventos de culminância bimestrais para a apresenta

2011 - 2011

Colégio Marista São José Barra

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2010

Colégio Companhia de Maria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Segmento, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

1990 - 1992

Colégio Companhia de Maria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 25

2002 - 2006

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Consultora

Outras informações:
? Avaliadora do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios. ? Educadora do projeto ?Soldado Cidadão do SEBRAE?.

1996 - 2004

Indep Consultores

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Consultora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Orientação Profissional para alunos do 2 e 3 ano do Ensino Médio. ? Convivência dos Integrantes do Sindicado da Polícia Federal.. ? Educadora do projeto ?Desenvolvimento de Equipes? para motoristas de ônibus da Viação Vila Real e Braso Lisboa. ? Coordenação de projetos de ensino à distância. ? Comercialização de Projetos Educacionais. ? Responsável pela elaboração de cursos sobre Novas Tecnologias e Educação. ? Levantamento, avaliação e propostas de soluções através de projetos para atender às necessidades detectadas em empresas e escolas. ? Elaboração de relatórios de eventos e seminários, em equipe. ? Coordenação de curso de qualificação.