Ualisson José da Silva
Farmacêutico-Bioquímico formado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), na Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação, fiz iniciação científica na área de nanotecnologia. Desenvolvi e caracterizei nanopartículas lipídicas sólidas e líquidos cristalinas para o tratamento de dermatite atópica, realizei o desenvolvimento e validação do método analítico, fiz estudos de permeação cutânea em membrana biológica e ensaios em cultura de células.
Fiz estágio na área de Pesquisa e Desenvolvimento de suplementos alimentares utilizando nanotecnologia, por meio de nanoemulsões, lipossomas, nanopartículas lipídicas sólidas e nanocarreadores estruturados.
Atualmente trabalho como Pesquisador, desenvolvendo projetos com encasulamento de ativos e biomoléculas para diversos fins e também realizando estudos de permeação para ensaios de bioequivalência tópica.
Informações coletadas do Lattes em 25/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Farmácia e Bioquímica
2017 - 2022
Universidade de São Paulo
Título: Desenvolvimento e caracterização de nanopartículas líquido- cristalinas para co-entrega tópica de acetato de dexametasona e siRNA para o tratamento de doenças cutâneas
Orientador: Maria Vitoria Lopes Badra Bentley
Formação complementar
2012 - 2013
Técnico em Administração. (Carga horária: 1200h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2021
Desenvolvimento e caracterização de nanopartículas líquido-cristalinas para co- entrega tópica de dexametasona e small interfering RNA, Descrição: A dermatite atópica (DA) é uma inflamatória pruriginosa crônica da pele de ordem multifatorial e poligênica. As opções terapêuticas atuais ainda apresentam controle insatisfatório dos sintomas e altos índices de reincidência e efeitos colaterais. Devido a isso, o presente projeto tem como objetivo desenvolver e caracterizar nanopartículas líquido- cristalinas (NLCs) para a co-entrega de acetado de dexametasona (DMA) e small interfering RNA (siRNA) direcionado a citocina fator de necrose tumoral-alfa (TNF-). Desta forma, hipotetizamos que a combinação do corticosteroide DMA, comumente utilizado na DA, e a terapia gênica via siRNA produzirão efeitos aditivos ou sinérgicos que promoverão o controle da inflamatório e imunológico envolvido na cascata patológica da DA. As NLCs serão produzidas e investigadas quanto aos seus aspectos estruturais e coloidais por meio de técnicas físico-químicas, como espalhamento de luz dinâmico e eletroforético, eficiência de encapsulação, perfil eletroforético do siRNA e determinação da cinética de liberação e permeação em célula vertical de difusão de Franz. O desenvolvimento tecnológico das NLCs sugerida neste projeto resultará em um estudo de viabilidade tecnológica e terapêutica de cristais líquidos multifuncionais para a terapia tópico da DA e outras doenças cutâneas de ordem inflamatória.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ualisson José da Silva - Integrante / Fabíola Silva Garcia Praça - Integrante / Ana Vitória Pupo Silvestrini - Integrante / Maria Vitoria Lopes Badra Bentley - Coordenador.
-
2020 - 2021
Desenvolvimento e caracterização de nanopartículas lipídicas sólidas com carga superficial positiva para co-administração de acetato de dexametasona e siRNA para terapia tópica da dermatite atópica, Descrição: Desenvolvimento e caracterização de nanopartículas lipídicas sólidas com carga superficial positiva para co-administração de acetato de dexametasona e siRNA para terapia tópica da dermatite atópica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ualisson José da Silva - Coordenador / Fabíola Silva Garcia Praça - Integrante / Ana Vitória Pupo Silvestrini - Integrante / Maria Vitoria Lopes Badra Bentley - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
LIPID Ingredients & Technologies. , Avenida Doutora Nadir Aguiar - de 2000 a 2498 - lado par, Jamil Seme Cury, 14056665 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 33159925
Experiência profissional
2014 - 2017
Droga NoriVínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Atendente de Farmácia, Carga horária: 43
2022 - Atual
LIPID Ingredients & TechnologiesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 40
2022 - 2022
LIPID Ingredients & TechnologiesVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 25
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ualisson José da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?