Mariana Andrade Medeiros

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande. Membro do ARBOR-Grupo de Estudos (Pensamento Complexo e Ciências da Vida) desde 2019. Técnica em Manutenção e Suporte em Informática integrado ao ensino médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (2016).

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2017 - 2022

Universidade Federal de Campina Grande
Título: Despencando rumo ao país das maravilhas: Um mergulho na compreensão daquele que aprende.
Orientador: Prof. Dr. Jair Moisés de Sousa

Curso técnico/profissionalizante em Manutenção e Suporte em Informática

2013 - 2016

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Educação e Pandemia: Um Estudo Complexo Sobre o Regime Especial de Ensino Implantado pela Secretária de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Brasil., Descrição: A pandemia, causada pelo coronavírus, ocasionou a suspensão das aulas presencias no estado da Paraíba. Por meio da Portaria Nº 418, de 17 de abril de 2020, foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, o Regime Especial de Ensino. A referida Portaria orientou, no âmbito da rede estadual de ensino, junto aos demais documentos, entre eles, o Plano de Estratégias, as atividades pedagógicas e o uso de tecnologias educacionais digitais no âmbito do regime especial, assim como a realização de curso de formação docente. Porém, é necessário considerar o negligente processo de formação de professores existente em nosso país, que ocasionou a deficiente introdução de tecnologias digitais em sala de aula. O objetivo desta pesquisa tem como foco a compreensão da concepção de professores do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, do município de Patos, estado da Paraíba, quanto ás dimensões e conseqüências pedagógicas do Regime Especial de Ensino. Para alcançar tal objetivo será aplicado um questionário aos professores. As informações levantadas serão usadas como argumento, com base, principalmente, nas ciências da complexidade e nas ideias de Paulo Freire para construção do conseqüente cenário criado pela implantação do Regime Especial de Ensino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Mariana Andrade Medeiros - Integrante / Jair Moisés de Souza - Coordenador / Erich de Freitas Mariano - Integrante / Elzenir Pereira de Oliveira - Integrante / Janine Vicente Dias - Integrante / Juana Thaynar de Souza Oliveira - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Avaliação do Efeito de Revestimentos Comestíveis a Base de Quitosana e Quercetina na Qualidade Microbiológica de Queijo de Coalho, Descrição: Este projeto tem como objetivo avaliar o efeito de revestimentos a base de quitosana e quercetina na qualidade microbiológica, físico-química e sensorial de queijo coalho durante o tempo de prateleira. Levando em consideração que o queijo de coalho é um produto muito consumido no Nordeste, e que a cada dia ocorre um aumento da sua comercialização e consumo, essa pesquisa é extremamente importante. As oportunidades que se abrem nesta tentativa, se bem-sucedidas, podem levar à otimização de técnicas de revestimentos para um produto regional com elevado potencial econômico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariana Andrade Medeiros - Integrante / Rosália Severo de Medeiros - Integrante / Maria Luiza Oliveira Diniz - Integrante / Marthyna Pessoa de Souza - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Campina Grande. , Avenida Universitária, Santa Cecília, 58708110 - Patos, PB - Brasil, Telefone: (83) 35113000

Experiência profissional

2019 - 2020

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - Atual

Prefeitura Municipal de Patos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 30

2025 - Atual

Instituto Educacional Vera Cruz

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 16