Maria Eduarda Cordeiro Gomes

Psicóloga (CRP 02/23184) Graduada pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Gestalt- terapeuta em formação pela ETHOS- Estudos e Psicologia Clínica, pós graduanda em Docência do Ensino Superior pela FACIBA- Faculdade de Ciências Aplicadas da Bahia. Atualmente é docente do Instituto de Educação Medianeiras da Paz e Psicóloga da equipe multiprofissional de monitoramento do Covid - 19 em Araripina, Pernambuco. Tem experiência em Psicologia Organizacional, Hospitalar e Saúde Mental.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Docência do Ensino Superior

2020 - Atual

Faculdade de Ciências Integradas da Bahia

Aperfeiçoamento em andamento em Formação Clínica em Gestalt-Terapia

2020 - Atual

Ethos - Estudos e Psicologia Clinica

Graduação em Psicologia

2015 - 2019

Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
Título: Psicologia Organizacional e do Trabalho: Estigmas e praticas destinadas aos psicólogos organizacionais na Região Metropolitana do Cariri
Orientador: Larissa Vasconcelos Rodrigues

Formação complementar

2017 - 2017

Curso de Extensão Intervenções Psicológicas em Emergências e Crises. (Carga horária: 100h). , Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Diversidade a Mesa Debatendo Sobre Diferenças e Preconceitos. 2019. (Outra).

II Encontro de Filosofia e Sociologia: Ter Consciência. 2019. (Encontro).

IV Mostra de Ludoterapia. 2019. (Exposição).

Setembro Amarelo: Saúde Mental e Perspectiva de Cuidado. 2019. (Encontro).

Unileão Científico - Trabalhos. Níveis de ansiedade em uma instituição privada de Ensino Superior no interior do Ceará. 2019. (Exposição).

VI Mostra de Prática de Pesquisa em Psicologia.A percepção de empresários da Região do Cariri acerca da atuação do psicólogo. 2019. (Outra).

I Amostra de Tanatologia. O luto de idosos diante das perdas do envelhecimento e da aposentadoria. 2018. (Exposição).

I Fórum de Prevenção ao Suicídio da Unileão. 2018. (Outra).

III Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2018. (Encontro).

I Mostra Científica da Psicologia e Intervenções de Situações de Crise.A atuação do profissional de Psicologia frente a situação de abuso infanto-juvenil.. 2018. (Outra).

I Simpósio de Saúde Integral para a Diversidade. 2018. (Simpósio).

Mesa redonda - Atuação do Psicólogo em Situações de Crise. 2018. (Outra).

Em defesa da Resolução do CFP 001/99: conhecendo e entendendo. 2017. (Oficina).

I Encontro de Psicologia e Diversidade Sexual e de Gênero. 2017. (Encontro).

II Encontro de Psicologia organizacional e do Trabalho. 2017. (Encontro).

III Encontro de Saúde Mental no Cariri. 2017. (Encontro).

Suicídio - Interfaces, Preconceito e Prevenção. 2017. (Encontro).

I Encontro de Avaliação Psicológica. 2016. (Encontro).

I Encontro de Psicologia e Políticas Públicas: O Trabalho do Psicólogo na Saúde e na Assistência Social. 2016. (Encontro).

I Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho - Múltipla Jornada de Trabalho. 2016. (Encontro).

II Mostra de Ludoterapia: Múltiplos Saberes e Fazeres sobre as Infâncias Contemporâneas. 2016. (Encontro).

VI Sarau de Psicopatologia.O Mágico de Oz- Dorothy. 2016. (Encontro).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Saúde Mental em Estudantes de Graduação, Descrição: O projeto intitulado Saúde mental em estudantes de graduação investigará os fatores associados ao bem estar e ao sofrimento psíquico de estudantes de graduação da região do Cariri. Atualmente estudantes universitários tem apresentado sintomas como ansiedade, insônia, pânico e depressão, diante de situações comuns da vida universitária como nas aulas e durante as avaliações. Variáveis como etnia, situação sócio econômica e o curso que frequenta podem estar associados a um maior índice de sofrimento psíquico. Diante disso se faz necessário investigar em profundidade como esses fatores se apresentam na região do Cariri. Para isso será realizada uma pesquisa exploratória abordando os estudantes de graduação da UNILEÂO, utilizando como instrumento de coleta de dados um Questionário socioeconômico, o Inventário de depressão de Beck e o Inventário de ansiedade de Beck.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Eduarda Cordeiro Gomes - Coordenador / Emilia Suitberta de Oliveira Trigueiro - Integrante / Lucas Freitas dos Santos - Integrante / Brennda Martinelli Pinho Silva - Integrante / Ítalo Pereira Coelho - Integrante / Kaliane Mantovani Balena - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Prefeitura Municipal Araripina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitoramento do Covid - 19, Carga horária: 20

2020 - Atual

Instituto de Educação Medianeiras da Paz

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente

2018 - 2019

Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Vínculo: Estagiária em Psicologia, Enquadramento Funcional: Psicologia e Processos de Gestão de Pessoas, Carga horária: 8

2019 - 2019

Centro De Atenção Psicossocial- Alcool e outras Drogas

Vínculo: Estagiária em Psicologia, Enquadramento Funcional: Processos de Prevenção e Promoção de Saúde, Carga horária: 8

2019 - 2019

Hospital e Maternidade São Lucas

Vínculo: Estagiária em Psicologia, Enquadramento Funcional: Processos de Prevenção e Promoção de Saúde, Carga horária: 8