Bruna Carneiro Silva
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (2018). Durante sua trajetória profissional, adquiriu sólida experiência na área de Biotecnologia e Microbiologia, com ênfase em Controle Biológico. Na Embrapa Milho e Sorgo, atuou como estagiária, onde se especializou na produção de biopesticidas à base do microrganismo Bacillus thuringiensis. Também auxiliou na criação de insetos considerados pragas agrícolas, incluindo Spodoptera frugiperda, Spodoptera eridania, Helicoverpa armigera e Diatraea saccharalis.Em 2021, trabalhou como Técnica de Laboratório no Instituto Mato-Grossense do Algodão, no setor de prospecção de banco de genes de Bacillus thuringiensis, contribuindo para a pesquisa e desenvolvimento de soluções biológicas para o manejo de pragas.Atualmente, exerce a função de Consultora de Controle de Qualidade em processos de multiplicação de produtos onFarm. Nesse papel, é responsável por garantir a eficácia e segurança no uso de bioinsumos para o manejo sustentável, atuando na gestão da produção de insumos biológicos em fazendas parceiras, monitorando e auditando processos de controle de qualidade, supervisionando o recebimento e armazenamento de insumos, além de oferecer treinamentos e reciclagens sobre os processos relacionados ao LabFarm.
Informações coletadas do Lattes em 13/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Ciências Biológicas
2014 - 2018
Centro Universitário de Sete Lagoas
Título: PRODUÇÃO DE Bacillus thuringiensis PARA CONTROLE DE Spodoptera eridania
Orientador: Fernando Hercos Valicente
Formação complementar
2024 - 2024
Comunicação Assertiva. (Carga horária: 8h). , FM2S Educação e Consultoria, FM2S, Brasil.
2024 - 2024
Tratamento de não conformidades (TNC). (Carga horária: 5h). , FM2S Educação e Consultoria, FM2S, Brasil.
2024 - 2024
Fundamentos da Gestão da Qualidade. (Carga horária: 9h). , FM2S Educação e Consultoria, FM2S, Brasil.
2024 - 2024
Produção em Controle de Qualidade. (Carga horária: 24h). , SoluScience, SULUBIO, Brasil.
2024 - 2024
Gestão de Processos. (Carga horária: 15h). , FM2S Educação e Consultoria, FM2S, Brasil.
2024 - 2024
Amostragem e Ensaios. (Carga horária: 5h). , FM2S Educação e Consultoria, FM2S, Brasil.
2024 - 2024
Elaboração de POP - Procedimento Operacional Padrão. (Carga horária: 4h). , FM2S Educação e Consultoria, FM2S, Brasil.
2023 - 2023
Produção e Comtrole de Qualidade de Bioinsumos - Fungo. (Carga horária: 40h). , SoluScience, SULUBIO, Brasil.
2017 - 2017
1º Congresso Online Nacional de Biologia.. (Carga horária: 20h). , Biologia para Biológos, CONABIO, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento básico em utilização de equipamentos d laboratórios. (Carga horária: 4h). , Embrapa Milho e Sorgo, EMBRAPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Controle de Qualidade.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Sustentabilidade.
Orientou
PRODUÇÃO DE Bacillus thuringiensis PARA CONTROLE DE Spodoptera eridania; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Bruna Carneiro Silva;
Produções bibliográficas
-
MARTINS, J. L. A. ; PINHEIRO, C. R. ; SILVA, B. C. ; PEREIRA, A. C. P. ; OLIVEIRA, C. R. ; VALICENTE, F. H. . Análise da diversidade genética de cepas de Bacillus thuringiensis provenientes do município de Sete Lagoas, MG.. In: 15º Simpósio de Controle Biológico, 2017, Ribeirão Preto. Siconbiol - 15º Siconbiol, 2017.
-
SILVA, B. C. ; MELO, I. V. ; SANTOS, L. H. R. ; ZARDO, M. L. . Efeito tóxico de proteínas expressas em fase vegetativa de crescimento de Bacillus thuringiensis sobre Spodoptera frugiperda. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, B. C. ; PONTELLO, F. L. S. ; ARAUJO, J. B. T. ; RODRIGUES JUNIOR, J. ; MARTINS, J. L. A. ; VALICENTE, F. H. . Eficácia de Bacillus thuringiensis para controle de Spodopeta frugiperda.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
SOLUBIO TECNOLOGIAS AGRICOLAS. , Área Rural, Área Rural de Jataí, 75809899 - Jataí, GO - Brasil, Telefone: (64) 30144365
Experiência profissional
2016 - 2018
Embrapa Milho e SorgoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio Profissional, Carga horária: 40
Outras informações:
Auxiliar em experimentos de laboratórios com cepas de Bacillus thuringiesis; Auxiliar na contagem de esporos de Bt em Câmera de Newbauer; Auxiliar no preparo e avaliação de bioensaios em milho Bt; Auxiliar nas reações de PCR de cepas de Bt; Auxiliar em testar meios alternativos e baratos de crescimento de Bt em fermentação líquida em fermentador de bancada; Auxiliar na multiplicação de Bactéria em meio sólido; Isolamento de cepas; Auxiliar na criação de Chrysodeixis includens, Anticarsia gemmatalis, Spodoptera frugiperda, Spodoptera eridania, Spodoptera cosmioides, Diatrea saccharalis, Helicoverpa armigera em laboratório; Auxiliar na produção de dietas artificiais para criação dos insetos em cativeiro.
2019 - 2021
Instituto Mato-Grossense do AlgodãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Laboratório, Carga horária: 56
Outras informações:
Condução de atividades de laboratório de Controle biológico. Isolamento de Bacillus thuringiensis a partir de amostras de solo, agua e planta. Extração e amplificação de DNA das cepas encontradas com preservação e manutenção das mesmas. Realização de bioensaios e criação de Anthonomus grandis.
2021 - Atual
SOLUBIO TECNOLOGIAS AGRICOLAS, SoluBioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora de Controle de Qualidade, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Monitorar e Auditar os processos de Controle de Qualidade OnFarm através de check-lists; vistoriar o recebimento e armazenamento dos insumos; auditar o LabFarm quanto as condições de armazenamento e segurança. Dar treinamentos e reciclagens sobre processos envolvendo o LabFarm Coleta, envio e devolutiva ao cliente de amostras de produtos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruna Carneiro Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?