Marília Ferranti Marques Scorzoni
Doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) . Possui Mestrado em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), especialização em Teoria e Crítica Literária pela Universidade estadual Júlio de Mesquita Filho ( UNESP); especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Uniseb. Graduada em Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ),Autora de livros e materiais didáticos para graduação e pós graduação EAD nas áreas de Políticas Públicas e Legislação educacional, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Alfabetização e Letramento. Atualmente é docente dos cursos de Pedagogia e Letras do Centro Universitário Barão de Mauá. Coordenadora do curso de pós-graduação Lato sensu em Alfabetização e Letramento e docente do curso de pós-graduação Lato sensu em Psicopedagogia Institucional, atuando nas disciplinas Letramento e alfabetização. Docente dos cursos de Pedagogia e Letras, na modalidade EAD, do Centro Universitário Estácio. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo-GEPEFOR/FFCLRP/USP.
Informações coletadas do Lattes em 31/10/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação
2020 - Atual
Faculdade de Filosofía, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Título: Formação do professor universitário no âmbito da pós-graduação: as dimensões histórica, política e institucional dos programas e propostas formativas na Universidade de Ribeirão Preto
Noeli Prestes Padilha Rivas.
Mestrado em ciências
2012 - 2013
Universidade de São Paulo
Título: O espaço da formação docente nos programas de pós-graduação em Enfermagem;uma revisão sistemática da literatura, Ano de Obtenção: 2013
Sônia Maria Vilella Bueno.
Especialização em GESTÃO EM EDUCAÇÃO
2007 - 2009
Faculdades COC
Título: Educação no Brasil : uma leitura através da contextualização histórica das políticas públicas.
Orientador: Prof. DR. Marina Cáprio
Especialização em Teoria e Crítica Literária
2002 - 2003
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: As aventuras de Narizinho e as reinações de Lobato, na obra infantil Reinações de Narizinho
Orientador: Prof. DR. Maria de Lourdes O. Grandini Baldan
Graduação em Pedagogia
2012 - 2016
Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: As contribuições do Ensino à Distância para Formação Docente.
Orientador: Profa. Dra. Luciani Dalmaschio.
Formação complementar
2019 - 2019
Práticas Reflexivas para tutoria. , Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação docente EAD videoaulas e roteiros. , Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação docente EAD videoaulas e roteiros. , Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
2018 - 2018
Não consigo acompanhar as aulas nem focar minha atenção Inclusão. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
2017 - 2017
Práticas Reflexivas em Educação a Distância. (Carga horária: 60h). , Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
2017 - 2017
Programa de Formação Continuada - ProfCon. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação em ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
2016 - 2016
Semana Pedagógica. , Estácio Uniseb, UNISEB, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação Docente: Modelos Educacionais. (Carga horária: 3h). , Estácio Uniseb, UNISEB, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação Docente: Rotinas de Trabalho EAD. (Carga horária: 3h). , Estácio Uniseb, UNISEB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Introdução à Educação a Distância. (Carga horária: 40h). , UNISEB INTERATIVO, UNISEB, Brasil.
2013 - 2013
Operação de indicadores lógicos de pesquisa e base. , Centro Universitário Uniseb, UNISEB, Brasil.
2012 - 2012
Tipos de revisão com método. , Escola de enfermagem Ribeirão Preto, EERP USP, Brasil.
2010 - 2010
Pesquisa e formação de professores: algumas aborda. , Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Lingustica aplicada ao Ensino de Português. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Lingua Portuguesa e criatividade. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
1993 - 1996
Inglês. (Carga horária: 480h). , Escola de idiomas FISK, FISK, Brasil.
1995 - 1995
Trabalhando as potencialidades da criança. (Carga horária: 18h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação profissional.
Organização de eventos
SCORZONI, M. F. M. . III Congresso RCI EAD. 2020. (Concurso).
SCORZONI, M. F. M. . Clube do Filme. 2019. (Outro).
MOTA, E C ; MONTAGNANA, M. L. C. ; SCORZONI, M. F. M. . III Halloween Literário. 2017. (Outro).
SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. ; ALMEIDA, E. C. . VIII Congresso de Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, DROGAS E VIOLÊNCIA.Interlocuções entre saberes e prática na Educação e na Saúde. 2012. (Congresso).
SCORZONI, M. F. M. . Congresso de Educação preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, Drogas e Violência: Trabalhando Corpo e Mente.. 2010. (Congresso).
SCORZONI, M. F. M. . I jornada de Formação Docente em Enfermagem. 2009. (Outro).
Participação em eventos
III Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária. DIMENSÃO HISTÓRICA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: marcas e elementos constitutivos das experiências inaugurais em uma Universidade Pública Paulista. 2022. (Congresso).
XXI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.OS SABERES ESTRUTURANTES DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: NOVAS PROPOSTAS, VELHOS DESAFIOS.. 2022. (Encontro).
V Congresso Nacional de Formação de Professores. POLÍTICA DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PAULISTA. 2021. (Congresso).
I Congresso Internacional de educação escolar. 2020. (Congresso).
II Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária. O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE) E A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA NA ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: UM ESTUDO SOBRE AS DISCIPLINAS OFERECIDAS NOS CAMPI DO INTERIOR DE SÃO PAULO.. 2020. (Congresso).
III Congresso Internacional RCI de EaD,. Tribunal literário: o envolvimento do leitor com o texto a partir de dinâmicas em canais digitais de comunicação. 2020. (Congresso).
III Fórum de Inovação Docente em Ensino Superior do Programa de Formação Continuada.ADAPTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O MODELO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A PROPOSTA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2020. (Outra).
III Semana de Licenciaturas Educação: tempos e contextos.CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO LITERÁRIO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: A LEITURA, A ESCRITA E O LÚDICO.. 2020. (Outra).
IX Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DO PROFESSOR COORDENADOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE RIBEIRÃO PRETO: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA PROFISSIONALIDADE. 2020. (Congresso).
5 Congresso de Graduação USP. Metodologia Ativa e Interdisciplinaridade:World Café Literário. 2019. (Congresso).
II Café Pedagógico. 2019. (Outra).
III Semana de Letras ? Linguagens e Culturas: Reflexões Teórico-práticas.Projeto de extensão Clube de Leitura nas escolas. 2019. (Outra).
IV Jornada de História: Direitos Humanos e Divesidade. 2019. (Outra).
Mesa Redonda: Metodologia ativa: sala de aula invertida. 2019. (Outra).
Palestra: Da competência à aprendizagem: como organizar, percorrer o caminho e avaliar o aprendizado?liar. 2019. (Outra).
Palestra: Sentidos e desafios da curricularização da extensão. 2019. (Outra).
1 Congresso Internacional RCI de EaD e o 15 Workshop NPT de EaD. 2018. (Congresso).
I Fórum de Inovação docente em Ensino Superior do Programa de formação continuada.O Estatuto da Criança e do adolescente( ECA) em perspectiva lúdica: protagonismo para ensinar e aprender. 2018. (Outra).
Mesa Redonda: Direitos Humanos e diversidade. 2018. (Outra).
Mesa Redonda "Direitos Humanos: Diversidade Cultural". 2018. (Outra).
Palestra: Metodologias ativas no ensino superior. 2018. (Outra).
Palestra: Saúde Mental na Universidade. 2018. (Outra).
Sarau do Curso de Letras. 2018. (Outra).
6 Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da ABT. AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. (Congresso).
Mesa Redonda: Direitos Humanos: Gêneros e Etnia. 2017. (Outra).
Mesa Redonda: Direitos Humanos: Imigrantes e Refugiados. 2017. (Outra).
Semana de Planejamento. 2017. (Outra).
Encontro Pedagógico. 2015. (Encontro).
II Jornada de Educação de Pedagogia e Letras. 2015. (Outra).
Semana Pedagógica 2013/2. 2015. (Outra).
Semana Pedagógica 2015/2. 2015. (Outra).
Semana Pedagógica. 2013. (Encontro).
Semana Pedagógica. 2013. (Outra).
Congresso de Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, DROGAS E VIOLÊNCIA.tRABALHANDO Corpo e Mente.. Reflexões sobre sexualidade infantil: do desenvolvimento humano à prática pedagógica na educação sexual.. 2010. (Congresso).
EDUCASUL 2010:LUGARES E DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO.. Os desafios da prática docente na Contemporaneidade: Reflexões sobre os novos paradigmas educacionais. 2010. (Congresso).
I Forum de Idéias : Pesquisa - Ação na Educação para Saúde. 2009. (Outra).
I Jornada de Formação Docente em Enfermagem.Educação no Brasil: Uma Leitura através da contextualização Histórica das política públicas. 2009. (Outra).
I Jornada de Formação Docente em Enfermagem.A gestão democrática e a Importância da LDB. 2009. (Outra).
IV Jornada em diversidade sexual: Artesc e saberes construindo possibilidades. 2009. (Outra).
Seminário de Pesquisa Ação e sua Aplicabilidade na Pesquisa em Saúde em Ebfermagem. 2009. (Seminário).
XXXI Semana de Letras. 2001. (Simpósio).
XXX Semana de Letras - "Linguagens: um olhar sobre o ensino". 2000. (Simpósio).
XXIX Semana DE Letras - "A Pesquisa e o Ensino De Língua e Literatura". 1999. (Simpósio).
III EHUNI - Encontro de Humanas da Uni - Mauá. 1998. (Encontro).
Encontro de Normalistas da Região de Ribeirão Preto. 1996. (Encontro).
Participação em bancas
GONÇALVES,Juliana Brasslatti;SCORZONI, M. F. M.. A gestão Educacional da escola do Campo como emancipação social e política dos sujeitos em formação. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
LOPES, Mario Marcos;SCORZONI, M. F. M.. A pré-escola e o Letramento de crianças. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
TEIXEIRA,R. C.C;SCORZONI, M. F. M.. Uma reflexão acerca do Fracasso escolar. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
TEIXEIRA, S. C. P.;SCORZONI, M. F. M.. A importância dos projetos, sequências didáticas e atividades permanentes no processo de ensino e aprendizagem. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
TEIXEIRA, S. C. P.;SCORZONI, M. F. M.. A inclusão de crianças autistas em sala de aula. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
TEIXEIRA, S. C. P.;SCORZONI, M. F. M.. Psicopedagogia: uma reflexão sobre a importância das interferências psicopedagógicas na inclusão do deficiente visual no ambiente escolar. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
LOPES, M. M.;SCORZONI, M. F. M.. A construção do projeto político pedagógico: um desafio para as escolas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
TEIXEIRA, S. C. P.;SCORZONI, M. F. M.. Um novo olhar sobre a alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista nas escolas de ensino regular. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato sensu em Educação especial inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; SOBREIRA, L. C.. Os impactos da dimensão afetiva no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; LEON, D. S.. A Catedral de São Sebastião como espaço não formal de ensino para a aprendizagem da história. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; LEON, D. S.. Alfabetização nos anos finais da educação infantil. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; LOPES, M. M.. O psicopedagogo e a gestão participativa: o desafio do psicopedagogo e da gestão escolar na construção de um ensino de qualidade. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; LOPES, Mario Marcos. A inclusão educacional diante dos desafios no processo de aprendizagem e a construção de uma cidadania digna. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato sensu em Educação especial inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; TEIXEIRA, S. C. P.. A prática pedagógica na era da inclusão: da perspectiva histórica às conquistas atuais. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato sensu em Educação especial inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; MORAIS, P. C.. A criança deficiente visual na escola. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; Mendonça, C P. A inclusão de crianças com deficiência intelectual no sistema regular de ensino. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato sensu em Educação especial inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; LOPES, M. M.. Estratégias de Leitura eficiente nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MOTA, E C;SCORZONI, M. F. M.. O lúdico no processo de aprendizagem. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; ROSA, C. P. P. B.;SCORZONI, M. F. M.. Educação a distância e ensino superior:estamos preparados ? Considerações sobre a formação e preparação do professor de ensino superior na modalidade a distância.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a distância) - Centro Universitário Uniseb.
André Luiz Alselmi; MOTA, E C;SCORZONI, M. F. M.. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ?A CARTOMANTE? E ?MARIANA?, DE MACHADO DE ASSIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SOBREIRA, L. C.; ZACCARO, R M C R;SCORZONI, M. F. M.. UM PANORAMA DO FANTÁSTICO PELA LITERATURA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
ZACCARO, R M C R; FELIX, R.;SCORZONI, M. F. M.. Representações sobre o curso de Letras nas redes sociais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MOTA, E C;SCORZONI, M. F. M.; TEIXEIRA,R. C.C. O poder da voz e do silêncio em Hibisco Roxo, Romance de Chimanda Ngozi Adichie. 2018.
MOTA, E C;SCORZONI, M. F. M.; TEIXEIRA,R. C.C. O Fantástico e a intertextualidade em Coraline. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MOTA, E C;SCORZONI, M. F. M.; TEIXEIRA,R. C.C. O universo Fantástico e simbólico no Romance InfantoJuvenil Sete minutos depois da meia noite. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MOTA, E C;SCORZONI, M. F. M.; SCATENA, R. M.. Jogos Vorazes e seu diálogo com o Senhor das Moscas e 1984. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
MOTA, E C;SCORZONI, M. F. M.; TEIXEIRA,R. C.C. Harry Potter: um novo movimento de leitura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; ZACCARO, R M C R; TEIXEIRA,R. C.C. Uma análise de questões de compreensão e interpretação de textos em livros didáticos de Língua Portuguesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; SCATENA, R. M.; SOBREIRA, L. C.. O desenvolvimento do desenho da criança e a formação do Educador. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; MELLO, R. C.; TEIXEIRA,R. C.C. O faz de conta: do real ao imaginário para pensar o movimento da escrita e da leitura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; RIBEIRO, M. A. S.; TEIXEIRA,R. C.C. Perspectiva Histórica do Ensino de Língua Portuguesa: Reflexões a partir das diferentes concepções de linguagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; MOTA, E C; VEIGA, P E B. A representação Feminina nos livros de Jane Austen: Orgulho e Preconceito e Emma. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; MOTA, E C; MONTAGNANA, M. L. C.. Fantástico Poe: De Berenice ao Príncipe Próspero Perante um coração de Malsim. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; VEIGA, P E B; ZACCARO, R M C R. A Bela e a Fera: uma análise do conto Maravilhoso Intemporal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
RODRIGUES, L A; ZACCARO, R M C R;SCORZONI, M. F. M.. Produção Textual em segunda Língua( L2) dos surdos e suas especificidades.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; RODRIGUES, L A; ZACCARO, R M C R. Minoria Linguística: o surdo bilíngue na inclusão educacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; MOTA, E C. Teorias e práticas: o inglês como segunda Língua. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; VEIGA, P E B; ZACCARO, R M C R. A presença da Gramática Normativa no ENEM:um estudo sobre as questões de Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
SCORZONI, M. F. M.; RODRIGUES, L A; ZACCARO, R M C R; MOTA, E C. O Conto de Fadas Cinderela: comparação linguística da literatura em Língua de Sinais Brasileira e a Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Orientou
Formação docente e o ensino de Literatura: contribuições do Letramento Literário; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; (Orientador);
As diferentes possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento no contexto da educação infantil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
A importância dos gêneros discursivos para a Educação Infantil'; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
A Leitura a um passo de Letramento; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Educação de Jovens e adultos: um estudo sobre a formação docente; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
O lúdico na intervenção psicopedagógica de crianças com dificuldades de aprendizagem; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
O lúdico na intervenção psicopedagógica de crianças com dificuldades de aprendizagem; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
A democratização do ensino no Brasil: uma abordagem histórica; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
A importância do Lúdico como incentivo da leitura infantil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
As contribuições doscontos de fadas no contexto da educação infantil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato sensu em Educação especial inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
O papel do pedagogo na dificuldade de alfabetização; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Formação do Professor de Literatura _ o letramento Literário em Pauta; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
PRÁTICAS DOCENTES NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE GRAMÁTICA?,; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
O ensino de Língua Inglesa nos documentos legais: breve contextualização histórica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
O ensino de Língua Portuguesa nos documentos oficiais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Monteiro Lobato e sua concepção de Gramática: diálogos possíveis a partir da obra Emília no país da gramática; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Literatura, formação de leitores e o livro didático: diálogos possíveis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Perspectiva Histórica do Ensino de Língua Portuguesa: Reflexões a partir das diferentes concepções de linguagem e gramática; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Utilização da tecnologia e recursos digitais em sala de aula: reflexões sobre a pedagogia dos multiletramentos; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Considerações sobre o papel da família na vida escolar de seus filhos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Construção de Brinquedos industrializados; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Bullyng: Preconceito, covardia, violência e assédio moral nas escolas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
D; de Oliveira; Déficit de Atenção e Hiperatividade: conhecer para buscar soluções; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
As dificuldades de inclusõ do aluno surdo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Reflexões sobre a deficência auditiva; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
A inclusão e o desenvolvimento do aluno portador da sindrome de Down na Educação Infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Diagnóstico da Educação Especial no Brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
A inclusão na Educação Infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
A importância do brincar no processo de inclusão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Desafio da inclusão escolar do aluno surdo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Atividades lúdicas na Educação Infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Autismo na Educação Infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Deficit de atenção e o processo de alfabetização; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
de Souza; Bullying: problema nacional; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Atuação do psicopedagogo no processo de inclusão escolar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Psicopedagogia e Psicologia: contribuições para a inclusão social; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb; Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni;
Produções bibliográficas
-
SCORZONI, M. F. M. ; SCHIABEL, D. ; RIVAS, N.P.P . Brazilian Journal of DevelopmentISSN: 2525-87615401Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.1, p.5401-5411jan. 2022.O núcleo docente estruturante enquanto espaço de gestão pedagógica: Possibilidades e desafios. https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-364 , v. 8, p. 5401-5411, 2022.
-
CANTANO, MÁRCIA MENDES RUIZ ; SCORZONI, MARÍLIA FERRANTI MARQUES ; GENEROSO, JULIA BARBOSA ; RIVAS, NOELI PRESTES PADILHA . A formação do professor para a educação superior: dilemas e possibilidades entre o ensino e a pesquisa / Teacher training for higher education: dilemmas and possibilities between teaching and research. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 54858-54877, 2021.
-
MOTA, E C ; SCORZONI, M. F. M. ; André Luiz Alselmi . Projeto de extensão ?Clube de Leitura nas Escolas?: uma experiência pautada no letramento literário. REVISTA ILUMINART , v. unico, p. 127-138, 2019.
-
RODRIGUEZ, A. M. M. M. ; SILVA, M. M. ; RODRIGUES, L. B. B. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . Victória Secaf: Contribuições para a Educação em Enfermagem. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change , v. 4, p. 100-105, 2014.
-
SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . O espaço da formação docente no âmbito da Pós graduação em Enfermagem: uma revisão sistemática da literatura.. Interface (Botucatu. Online) , v. 17, p. 491, 2013.
-
SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. ; COSCRATO, Gisele . Curriculo e as implicações dos novos paradigmas educacionais na formação do enfermeiro. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change , v. 4, p. 11-15, 2013.
-
SCORZONI, M. F. M. ; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . O papel do educador frente as manifestações da sexualidade infantil no contexto escolar. Psicologia e educação , v. IX, p. 57, 2010.
-
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . A importância do lúdico como instrumento na promoção da saúde. Psicologia e educação , v. IX, p. 101, 2010.
-
BUENO, S. M. V. ; SCORZONI, M. F. M. ; GOMES, C. F. . As contribuições da Educação na promoção da saúde: desafios e possibilidades. Psicologia e educação , v. IX, p. 86, 2010.
-
SCORZONI, M. F. M. ; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . O processo histórico do ato de cuidar contextualizando a educação para saúde. Cuidarte. Enfermagem , v. 4, p. 92, 2010.
-
SCORZONI, M. F. M. ; CASTRO, L. F. R. F. . Conteúdo Metodologia e Prática da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Sesses, 2015. 136p .
-
SCORZONI, M. F. M. ; GODINHO, M. . Politicas Públicas e Organização da Educação Básica. 1. ed. Rio de Janeiro: SESES, 2014. 120p .
-
GENEROSO, J.B. ; SCORZONI, M. F. M. ; CANTANO, M. M. R. . A formação do professor universitário no contexto da Universidade de São Paulo: tessituras a partir do programa de aperfeiçoamento de ensino.. In: Noeli Prestes Padilha Rivas; Glaucia Maria da Silva Degrève; Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin-Franchi. (Org.). Diálogos sobre Formação de Professores e Currículo no Ensino Superior e na Educação Básica. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. , p. 209-2026.
-
TOMAZELLI, A.C. ; SCORZONI, M. F. M. ; FERREIRA, M.C.T. . O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura enquanto espaço formativo para a docência: possibilidades e desafios decorrentes do isolamento social. In: Eloisa Maria Gatti Regueiro; Marlene de Cássia Trivellato Ferreira; Milena da Silveira Pereira; Patrícia Maria Barbosa Jorge Sparvolli Costa; Patricia Rodrigues Miziara Para; Priscilla de Freias Lima; Valéria Thomás de Aquino Paracchini. (Org.). Práticas Inovadoras no Ensino Superior. 1ed.Ribeirão Preto: Edições Barão, 2022, v. 1, p. 96-112.
-
MOTA, E C ; NETTO, J. F. S. G. ; SCORZONI, M. F. M. . O Programa de Residência Pedagógica enquanto espaço formativo para a docência: contributos e desafios na perspectiva das orientadoras institucionais. In: Andrea Cristina Tomazelli; Janaina Gonçalves Netto; Marelene Trivellato Ferreira. (Org.). Programa PBID e Residência Pedagógica: Articulação entre teoria e prática na Formação docente. 1ed.Ribeirão Preto: Edições Barão, 2022, v. 1, p. 68-87.
-
SCORZONI, M. F. M. ; MOTA, E C . Base Nacional Comum Curricular e Ludicidade: uma experiência no processo de formação do docente de Língua Portuguesa. In: Emerson Benedito Ferreira; Mario Marcos Lopes. (Org.). Pesquisas em Educação: cidadania, ensino e sociedade.. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2020, v. 1, p. 51-62.
-
SCORZONI, M. F. M. . Reflexões sobre sexualidade infantil: do desenvolvimento humano à prática pedagógica. In: Bueno,S.M.V; CORRAL-MULATO, S.; MOKWA, V.F.N.. (Org.). No cenário da Educação para Saúde , os coadjuvantes da sexualidade: resgatando a formação integral e humanistica na área. Ribeirão Preto: FIERP, 2010, v. 1, p. 12-21.
-
SCORZONI, M. F. M. ; CANTANO, MÁRCIA MENDES RUIZ ; RIVAS, NOELI PRESTES PADILHA . POLÍTICA DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PAULISTA. In: V Congresso Nacional de Formação de Professores e XV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2022, São Paulo. Anais [do] V Congresso Nacional de Formação de Professores e XV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. São Paulo: UNESP, 2022. v. 4. p. 149-160.
-
SCHIABEL, D. ; COLOMBINI, F.P. ; SCORZONI, MARÍLIA FERRANTI MARQUES ; RIVAS, NOELI PRESTES PADILHA . ESPAÇOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO: PÓS-GRADUAÇÃO E GEPEFOR EM FOCO. In: V Congresso Nacional de Formação de Professores e XV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2022, São Paulo. Anais [do] V Congresso Nacional de Formação de Professores e XV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. São Paulo: UNESP, 2022. v. 4. p. 181-191.
-
SCORZONI, MARÍLIA FERRANTI MARQUES ; RIVAS, NOELI PRESTES PADILHA . DIMENSÃO HISTÓRICA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: marcas e elementos constitutivos das experiências inaugurais em uma Universidade Pública Paulista. In: III Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária, 2022, Rio Claro. Anais do III Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária. Campinas: Galoá, 2022. v. 3. p. 1-16.
-
SCORZONI, M. F. M. ; RIVAS, NOELI PRESTES PADILHA . OS SABERES ESTRUTURANTES DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: NOVAS PROPOSTAS, VELHOS DESAFIOS.. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, 2022, Uberlândia. Anais Eixo 9 - "A Didática da Educação Superior". Uberlândia: FACED/UFU, 2022. v. 9. p. 422-428.
-
SCORZONI, M. F. M. ; SCHIABEL, D. ; RIVAS, NOELI PRESTES PADILHA . O NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE ENQUANTO ESPAÇO DE GESTÃO PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. In: XV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2021, Curitiba. ANAIS INSPIRAÇÕES, ESPAÇOS E TEMPOS DA EDUCAÇÃO. Curitiba: Ana Maria Eyng e Reginaldo Rodrigues Costa, organizadores, 2021. v. I. p. 10288-10297.
-
MARCOMINI, Inês Aparecida Bolandin ; SCORZONI, M. F. M. ; RIVAS, NOELI PRESTES PADILHA . A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DO PROFESSOR COORDENADOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE RIBEIRÃO PRETO: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA PROFISSIONALIDADE. In: IX Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2021, João Pessoa. IX Colóquio Internacional de Políticas Curriculares - POLÍTICAS CURRICULARES E AS INOVAÇÕES (NEO)CONSERVADORAS: (trans)bordamentos, desafios e ressignificações. Recife: Even3, 2020. p. 1-13.
-
SCORZONI, M. F. M. ; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE OS NOVOS PARADIGMAS. In: EDUCASUL, 2010, Florianopolis. Anais Educasul 2010, 2010.
-
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . O CURRICULO, A CULTURA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. In: EDUCASUL, 2010, Florianopolis. Anais Educasul 2010, 2010.
-
SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. ; GOMES, C. F. . O papel do educador frente às manifestações da sexualidade infantil no contexto escolar. In: 3 Congresso Nacional de Educação para a Saúde / 1 Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde: educação, 2010, Covilhã. 3 Congresso Nacional de Educação para a Saúde / 1 Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde: educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado., 2010. p. 500-510.
-
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . A importância do lúdico como instrumento na promoção da saúde.. In: 3 Congresso Nacional de Educação para a Saúde / 1 Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde, 2010, Covilhã. 3 Congresso Nacional de Educação para a Saúde / 1 Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde: educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado., 2010. p. 552-561.
-
FERREIRA, M.C.T. ; TOMAZELLI, A.C. ; SANTOS, J.F.A. ; SCORZONI, M. F. M. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA: uma proposta de reestruturação para a formação docente. In: XII Encontro Internacional de Formação de Professores/as e Estágio Curricular Supervisionado - EIFORPECS, 2020, Uberlândia. ANAIS XII EIFORPECS. Uberlândia: Culturatrix, 2020. v. II.
-
GENEROSO, J.B. ; SCORZONI, M. F. M. ; CANTANO, M.M.R. ; RIVAS, N.P.P . O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE) E A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA NA ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: UM ESTUDO SOBRE AS DISCIPLINAS OFERECIDAS NOS CAMPI DO INTERIOR DE SÃO PAULO.. In: II Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária: Política, Docência e Diversidade: espaços (na/da/para a) a Universidade (II CBPU), 2020, Rio Claro. Anais do II Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária: Política, Docência e Diversidade: espaços (na/da/para a) a Universidade (II CBPU), 2020. v. único.
-
SCORZONI, M. F. M. ; VIANNA, B. H. ; OLIVEIRA, C. M. C. . LEITURA, FORMAÇÃO DE LEITORES E O LIVRO DIDÁTICO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. In: SEMANA DE LETRAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ 2018, 2018, Ribeirão Preto. ANAIS DA SEMANA DE LETRAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ 2018, 2018.
-
SCORZONI, M. F. M. ; KRELING, N. Q. . MONTEIRO LOBATO E SUA CONCEPÇÃO DE GRAMÁTICA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS A PARTIR DA OBRA EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA. In: SEMANA DE LETRAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ 2018, 2018, Ribeirão Preto. ANAIS DA SEMANA DE LETRAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ 2018, 2018.
-
SCORZONI, M. F. M. ; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . Reflexões sobre sexualidade infantil: do desenvolvimento humano à prática pedagógica na educação sexual.. In: . Congresso de Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, Drogas e Violência: valorizando corpo e mente, 2010, Ribeirão Preto. . Congresso de Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, Drogas e Violência: valorizando corpo e mente, 2010. p. 37-38.
-
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . .Educação sexual na adolescência: indicadores na iniciação da atividade sexual. In: Congresso de Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, Drogas e Violência: valorizando corpo e mente, 2010, Ribeirão Preto. Congresso de Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, Drogas e Violência: valorizando corpo e mente, 2010. p. 41-42.
-
SCORZONI, M. F. M. ; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . O lúdico e o material didático: implicações e reflexões.. In: 3 Congresso Nacional de Educação para a Saúde / 1 Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde, 2010, Ribeirão Preto. Congresso de Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, Drogas e Violência: valorizando corpo e mente, 2010. p. 155-156.
-
SCORZONI, M. F. M. ; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . Educação no Brasil: uma leitura através da contextualização histórica das políticas públicas. In: I Jornada de Formação de Docente em Enfermagem, 2010, Ribeirão Preto. I Jornada de Formação de Docente em Enfermagem, 2010. p. 24.
-
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . A gestão democrática e a importância da LDB.. In: I Jornada de Formação de Docente em Enfermagem, 2010, Ribeirão Preto. I Jornada de Formação de Docente em Enfermagem, 2010. p. 27.
-
SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . APLICABILIDADE DE PROJETOS ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÀTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR.. In: I Fórum de idéias: pesquisa-ação na educação para a saúde, 2009, Ribeirão Preto. Anais do I Fórum de idéias: pesquisa-ação na educação para a saúde., 2009.
-
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . DISCIPLINAS E CULTURA NAS PROPOSTAS CURRICULARES: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES ESCOLARES. In: : I Fórum de idéias: pesquisa-ação na educação para a saúde., 2009, Ribeirão Preto. Anais do I I Fórum de idéias: pesquisa-ação na educação para a saúde., 2009.
-
SCORZONI, M. F. M. . Homenagem à Magda Soares, com José Pacheco. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCORZONI, M. F. M. ; RIVAS, NOELI PRESTES PADILHA . DIMENSÃO HISTÓRICA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: marcas e elementos constitutivos das experiências inaugurais em uma Universidade Pública Paulista. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SCORZONI, M. F. M. ; RIVAS, N.P.P . OS SABERES ESTRUTURANTES DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: NOVAS PROPOSTAS, VELHOS DESAFIOS.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GENEROSO, J. B. ; CANTANO, M.M.R. ; SCORZONI, M. F. M. ; RIVAS, N.P.P . PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE): A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PÓS-GRADUANDOS NOS CURSOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCORZONI, M. F. M. ; CANTANO, MÁRCIA MENDES RUIZ ; RIVAS, N.P.P . POLÍTICA DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PAULISTA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHIABEL, D. ; COLOMBINI, F.P. ; SCORZONI, MARÍLIA FERRANTI MARQUES ; RIVAS, NOELI PRESTES PADILHA . ESPAÇOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO: PÓS-GRADUAÇÃO E GEPEFOR EM FOCO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GENEROSO, J. B. ; SCORZONI, M. F. M. ; CANTANO, M. M. R. ; RIVAS, N.P.P . O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) e a formação pedagógica para a docência na área das Ciências Exatas e da Terra: um estudo sobre as disciplinas oferecidas noas Campi do Interior de SP. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARCOMINI, Inês Aparecida Bolandin ; RIVAS, N.P.P ; SCORZONI, M. F. M. . A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DO PROFESSOR COORDENADOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE RIBEIRÃO PRETO: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA PROFISSIONALIDADE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, M.C.T. ; SCORZONI, M. F. M. . ADAPTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O MODELO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A PROPOSTA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SCORZONI, M. F. M. . Palestra:Letramento Literário e os ODS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCORZONI, M. F. M. . Projeto Clube de leitura nas escolas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCORZONI, M. F. M. ; MOTA, E C ; André Luiz Alselmi . Projeto de extensão Clube de Leitura nas Escolas: uma experiência pautada no letramento literário. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, E C ; SCORZONI, M. F. M. . Metodologia Ativa e interdisciplinaridade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCORZONI, M. F. M. ; ZACCARO, R M C R . Palestra: Ensinar língua ou ensinar gramática? O lúdico em sala de aula. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCORZONI, M. F. M. ; MOTA, E C ; André Luiz Alselmi . Sala de aula Invertida, BNCC e a formação docente: protagonismo para ensinar e aprender. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCORZONI, M. F. M. ; FERREIRA, M.C.T. . Concepções de infância: um olhar para as crianças e suas culturas no processo de formação docente.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCORZONI, M. F. M. ; FERREIRA, M.C.T. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA: UMA PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCORZONI, M. F. M. . Debate: Clube de leitura nas Escolas'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCORZONI, M. F. M. ; MOTA, E C . Os gêneros discursivos em ambientes virtuais de aprendizagem: novas possibilidades para leitura e escrita. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SCORZONI, M. F. M. ; MOTA, E C . AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCORZONI, M. F. M. ; ALMEIDA, E. C. ; BUENO, S. M. V. . As contribuições do Programa de aperfeiçoamento de ensino (PAE) para a formação do docente enfermeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. ; COSCRATO, Gisele . AS IMPLICAÇÕES DO CURRICULO E DOS NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTIAGO, Evelyn C.P. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . O LAZER, A ARTE, O LÚDICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO E SAÚDE.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSCRATO, Gisele ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: DOCÊNCIA NA ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E MUDANÇAS DO PARADIGMA EDUCATIVO TRADICIONAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PHILBERT, Larissa ; BUENO, S. M. V. ; SCORZONI, M. F. M. ; ALMEIDA, E. C. ; CARVALHO, Sarah T.R. . Perceção dos académicos da licenciatura em Enfermagem sobre a docência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BUENO, S. M. V. ; SCORZONI, M. F. M. ; ALMEIDA, E. C. . Implicações dos paradigmas educacionais para a saúde física e mental do docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCORZONI, M. F. M. ; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . OS DESAFIOS DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE OS NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . O CURRICULO, A CULTURA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. ; GOMES, C. F. . Os desafios da prática docente na Contemporaneidade: reflexões sobre os novos paradigmas educacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . O curriculo, a cultura e suas implicações no processo ensino - aprendizagem.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCORZONI, M. F. M. ; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . Reflexões sobre sexualidade infantil: do desenvolvimento humano á prática pedagógica na educação sexual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . Educação Sexual na Adolescência: variaveis na Iniciação da atividade sexual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCORZONI, M. F. M. ; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . O lúdico e o material didático: implicações e reflexões.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCORZONI, M. F. M. ; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . . EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA LEITURA ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SCORZONI, M. F. M. ; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A IMPORTÂNCIA DA LDB.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SCORZONI, M. F. M. ; ZACCARO, R M C R . Alfaletrar: as Tessituras Teóricas e o desenvolvimento profissional do professor. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SCORZONI, M. F. M. . Atividades Lúdicas no ensino: pensando a diversidade na formação docente. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SCORZONI, M. F. M. . Atividades lúdicas no ensino. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SCORZONI, M. F. M. . ALICERCES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).
SCORZONI, M. F. M. . PSICOPEDAGOGIA NA ESCOLA: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E MATEMÁTICA. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).
SCORZONI, M. F. M. ; GOMES, C. F. . Oficina: O lúdico e o material didático.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Literatura e letramento literário: contribuições e implicações para a formação do leitor., Descrição: O projeto tem por objetivo ampliar e fomentar experiências de leitura literária aos alunos da educação básica pública por meio de atividades pautadas no letramento literário, possibilitando aos pesquisadores discentes do curso de Letras vivências que articulem os referencias teóricos, práticos, didáticos e metodológicos estudados ao longo do curso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Marília Ferranti Marques Scorzoni - Integrante / Elaine Christina Mota - Integrante / André Luiz Alselmi - Coordenador.
-
2020 - Atual
Formação do professor universitário no âmbito da pós-graduação: as dimensões histórica, política e institucional dos programas e propostas formativas em uma Universidade pública paulista, Descrição: A formação para a docência universitária, no âmbito da pós-graduação, revela fragilidades e enfrenta desafios que decorrem, dentre outros, da ausência de políticas educacionais e amparo legal que legitimem as ações e programas formativos compatíveis com a complexidade do exercício da docência no ensino superior. Os programas e ações formativas estão, assim,sujeitos às iniciativas institucionais que imprimem em suas propostas, interpretações e concepções próprias acerca da docência. Nesse contexto, o objetivo da presente proposta é investigar e analisar os programas e iniciativas institucionais de formação para a docência universitária no âmbito da pós-graduação a partir da perspectiva dos membros da Comissão de Formação Didático Pedagógica da Pró- Reitoria de Pós-Graduação (PRPG-USP), da Comissão Central do Programa de Aperfeiçoamento de ensino (PAE) e de seus respectivos docentes. O percurso metodológico é de natureza qualitativa de cunho descritivo-exploratório que propõe enquanto técnica para coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. Constitui-se, assim, como corpus de análise as Diretrizes, Circulares, Portarias e Editais referentes aos programas institucionais ofertados na Universidade de São Paulo (USP), bem como os dados coletados por meio da entrevista semiestruturada com os diferentes interlocutores dos programas institucionais de formação docente. Para realizar a análise dos dados coletados optou-se pela análise de conteúdo na modalidade temática (MINAYO, 2014; BARDIN, 2016). Espera-se contribuir com a produção de conhecimento acerca da formação docente no âmbito da Pós-graduação, apontando as concepções e motivações políticas e institucionais que sustentam as diferentes e distintas propostas de formação. Palavras-chave: Formação do professor universitário. Programas institucionais de formação docente. Docência Universitária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marília Ferranti Marques Scorzoni - Coordenador / RIVAS, NOELI PRESTES PADILHA - Integrante.
-
2017 - Atual
A formação pedagógica de professores para o ensino superior nos Programas de Pós-Graduação na Universidade de São Paulo, Descrição: Finalidade e Relevância: Este projeto concentra O EIXO PRINCIPAL de pesquisa que se refere à formação de professores para a educação superior. Além disso, incorpora estudos relacionados aos Cursos de Licenciatura, transversalizados pelo currículo. Portanto, as temáticas discutidas no GEPEFOR e em orientações (pós-graduação -stricto sensu e iniciação científica) tem como pressuposto esta temática. A partir de 2017, o Projeto está sendo desenvolvido, sem financiamento. Descrição: Este projeto denominado ?A formação pedagógica de professores para o Ensino Superior nos Programas de Pós-Graduação na Universidade de São Paulo?, foi aprovado pelo CNPQ MCTI/CNPQ/MEC/CAPES N 22/2014- PROCESSO: 472115/2014-6, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS), sendo coordenado pela docente proponente. Aborda a formação pedagógica de professores para o ensino superior, no âmbito do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), da Universidade de São Paulo, consubstanciado no campo do currículo e da formação de professores para o Ensino Superior. Nessa pesquisa reflete-se sobre a formação para a docência universitária no espaço dos cursos de pós-graduação da USP, tendo como questões problematizadoras: Como ocorre a formação de pós-graduandos para a docência universitária na Etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino? Quais os contributos desse Programa na constituição dos pós-graduandos como futuros professores face a sua formação como pesquisador nas diferentes áreas do saber? Espera-se, com este projeto, contribuir para a área da formação pedagógica do professor para a educação superior por meio da produção de conhecimentos que subsidiem estudos e pesquisas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação e Programas Institucionais de Pedagogia Universitária, tendo em vista que a formação do corpo docente se constitui em um dos elementos estruturantes da qualidade do ensino. Objetivo: Investigar a formação pedagógica de professores para o ensino superior oferecida nos cursos de pós-graduação da Universidade de São Paulo, no contexto do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE). Metas :a) Mapeamento das disciplinas referente à etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino, oferecidas nos Programas de Pós-graduação da USP; b) Constituição de um banco de dados sobre as disciplinas de formação pedagógica que são propiciadas aos pós-graduandos na USP; c) Análise das ementas, conteúdos curriculares e bibliografias das disciplinas de formação pedagógica oferecidas, procurando elucidar o tratamento destinado aos conhecimentos relacionados a formação pedagógica do professor do ensino superior; d) Investigação das percepções e das motivações políticas e institucionais dos coordenadores do Programa PAE nas diferentes Unidades de Ensino da USP, visando obter indicadores que contribuam para o aprimoramento do referido Programa; e)Criação e/ou reformulação de disciplinas no âmbito do Programa PAE, nos Cursos de Pós-graduação da Universidade, de modo a fortalecer os processos curriculares e a formação pedagógica de professores do ensino superior. Nesta pesquisa estão envolvidos pesquisadores, estudantes de Pós-graduação em Educação e estudantes de Iniciação Científica. Sem financiamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Marília Ferranti Marques Scorzoni - Integrante / Noeli Prestes Padilha Rivas - Coordenador / Glaucia Maria da Silva - Integrante / Giovanna Ofretório de Oliveira Martin - Integrante / Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques - Integrante / Taciana Cardozo Suarez - Integrante / Júlia Barbosa Generoso - Integrante / Karina De Souza Elias - Integrante / Marcia Mendes R Cantano - Integrante / Nathana Maria C. Lopes - Integrante / Rosimeire Ferreira Mendes - Integrante / Pamela Campos - Integrante / Ariane Pereira Matias - Integrante / Aline Cristina Gimenes Monti - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador dos cursos de Pós graduação EAD
2016 - Atual
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 20
Outras informações:
Docente dos cursos de graduação em Letras ,Pedagogia ministrando as disciplinas:
Políticas Públicas e Legislação Educacional
Legislação da Educação Básica
Educação Infantil: fundamentos, políticas e práticas
Metodologia do ensino de Língua Portuguesa
Prática de ensino de Língua Portuguesa e estágio
2012 - Atual
ESTÁCIO UNISEBVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações:
Docente dos cursos de Letras e Pedagogia, ministrando as disciplinas;
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
Conteúdo Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa
1998 - 2012
SISTEMA COC DE EDUCAÇÃOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: DOCENTE EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marília Ferranti Marques Scorzoni e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?