Anna Laura Bueno de Camargo

Atualmente é mestranda em microbiologia agrícola na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ ESALQ-USP, possui graduação em Tecnologia em Biocombustíveis, pela Fatec Piracicaba (2018). Possui titulo de técnico em química pela ETEC "Coronel Fernando Febeliano da Costa" (2012). Tem experiência na área de laboratório Físico-químico e Microbiológico, com ênfase em Controle de Qualidade, Processo e Microbiologia Industrial e de Fermentação.

Informações coletadas do Lattes em 12/08/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Agronomia (Microbiologia Agrícola)

2019 - Atual

Universidade de São Paulo
Orientador:Luiz Carlos Basso.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Biocombustíveis

2016 - 2018

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Título: AVALIAÇÃO DA FERMENTAÇÃO DE LEVEDURAS DO MINI BANCO DE GERMOPLASMA DA FATEC PIRACICABA VISANDO PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO
Orientador: Profª. Dra. Daniela Defavari do Nascimento

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudanç. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2019 - 2019

Técnicas Moleculares aplicadas a Microbiologia. (Carga horária: 12h). , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ ESALQ-USP, ESALQ-USP, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Biocombustíveis e Sustentabilidade Energética. (Carga horária: 21h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Industrial/Especialidade: Biocombustíveis.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Industrial/Especialidade: Bioprocessos.

Participação em eventos

1° Encontro da Pós-Grduação da Universidade de São Paulo - "Elas Fazem Ciência". 2020. (Encontro).

1 Webinar ESALQTEC: Os Desafios do Empreendedor Tecnológico. 2020. (Seminário).

2 WEBINAR - A ciência de elaborar e publicar artigos. 2020. (Seminário).

I Congresso Biotecnologia Brasil. 2020. (Congresso).

Workshop em Estatística Aplicada - Esalq/USP. 2020. (Seminário).

1 FaTEDtec ?Cervejas Artesanais?. 2019. (Encontro).

IV Simpósio de Microbiologia Agrícola. 2019. (Simpósio).

Workshop Scopus, ScienceDirect e Mendeley na USP Piracicaba. 2019. (Encontro).

II SEMINÁRIO SOBRE MÉTODOS ANALÍTICOS AVANÇADOS EM MICROBIOLOGIA. 2018. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: ALINE APARECIDA N

CAMARGO, A. L. B.; VIANA, N. C.. DA SILVA; JÚLIA WESSELKA G. DA SILVA.Criopreservação de calos embriogênicos de pinhão manso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biocombustíveis) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Aluno: Cássio de Souza Almeida

CAMARGO, A. L. B.; VIANA, N. C.. UTILIZAÇÃO DA PAPAÍNA NA DESFLOCULAÇÃO DA Saccharomyces cerevisiae CAUSADA POR CONTAMINAÇÃO DE Lactobacillus fermentum. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biocombustíveis) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Aluno: Fabio Sousa Guedes Silva

CAMARGO, A. L. B.; VIANA, N. C.. AVALIAÇÃO DA FERMENTAÇÃO DE LEVEDURAS VISANDO PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biocombustíveis) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Comissão julgadora das bancas

Erika Maria Roel Gutierrez

NASCIMENTO, D. D.;GUTIERREZ, E. M. R.. Avaliação da fermentação de leveduras do mini banco de germoplasma da Fatec Piracicaba visando produção de bioetanol de segunda geração. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biocombustíveis) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Daniela Defavari do Nascimento

NASCIMENTO, D. D.; GUTIERREZ, E. M. R.; Mendes, P.C.D.. Avaliação da fermentação de diferentes linhagens de leveduras do mini banco de germoplasma da Fatec Piracicaba visando produção de etanol de segunda geração. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biocombustíveis) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Foi orientado por

Daniela Defavari do Nascimento

Avaliação da fermentação de leveduras do mini banco de germoplasma da Fatec Piracicaba visando produção de etanol de segunda geração; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biocombustíveis) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Orientador: Daniela Defavari do Nascimento;

Luiz Carlos Basso

Seleção de Saccharomyces cerevisiae para a produção de etanol celulósico mediante processo de fermentação batelada alimentada com reutilização de células; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Microbiologia Agrícola)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    INICIAÇÃO CIENTIFICA, Descrição: O projeto tem como objetivo identificar as linhagens de leveduras, armazenadas a -80°C nos ultrafreezers da Fatec Piracicaba, que tenham capacidade de fermentar biomassa para produção de etanol de segunda geração, obtendo assim, linhagens de leveduras que não tenham o seu metabolismo fermentativo inibido pela presença dos açúcares de cinco carbonos, em especial, a xilose.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Anna Laura Bueno de Camargo - Coordenador.

Prêmios

2019

Prêmio Lavoisier - Melhor Aluno do Curso de Tecnologia em Biocombustíveis, no período de 2016 a 2018., CRQ-IV.

2019

Prêmio SIMESP - Aluno destaque, SIMESP - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Piracicaba e Região.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2019

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio

2018 - 2019

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ ESALQ-USP

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Planejamento dos experimentos relacionados com avaliação da eficiência da fermentação alcoólica. Preparo de reagentes e dos meios de crescimento de levedura e fermentação, esterilização de materiais, manutenção das culturas de leveduras e bactérias, condução das fermentações com reciclo. Análises microbiologicas (determinação da viabilidade celular e contagens ao microscópio), análises químicas (quantificação de etanol, sacarose, glicose, frutose, xilose, glicerol e ácidos orgânicos) envolvendo técnicas de colorimetria e cromatografia liquida.

2014 - 2018

RAÍZEN Energia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Laboratório Etanol de 2ª Geração

Outras informações:
Atuação no monitoramento e acompanhamento das análises dos laboratórios de etanol de segunda geração garantindo a qualidade dos resultados. Responsável pelo funcionamento e manutenção dos cromatógrafos líquido e iônico, bem como desenvolvimento e otimização das metodologias cromatográficas. Monitoramento de fermentação alcoólica de etanol de segunda geração, através de analises cromatográficas de açúcar, ácidos orgânicos e etanol, microbiológicas (plaqueamento, viabilidade e contaminação) e fisioquímicas. Desenvolvimento e validação de metodologias, controle de insumos e reagentes, calibração e validação de equipamentos, geração de dados de fechamento de produção, através de sistema SAP e demais atividades laboratoriais. Experiencia com biossegurança. Manipulação, controle e preservação de OGM's.

2018 - 2019

Bioagri Ambiental

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório

Outras informações:
Preparo de amostras semivoláteis de solo e água para análise em cromatografia.